Ir para conteúdo

Curiosidade nas cores - Dark Blue - Pesquisa


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Senhores,

Um amigo que parou de pescar a alguns anos me passou todo o material de atado que ele tinha, e pude comprovar que a preferencia das cores que ele tem é bem diferente da minha.

Antes de entrar pro fly, eu não usava iscas pretas e muito menos roxas! Hoje, principalmente depois de pescar tarpons na PB, já as uso com bastante frequência.

Mas o que me intriga é a predileção do mesmo para a com Dark Blue em vários itens como saddles, bucktails e marabous....

Ele explicou que usava muito no parana, pra saicangas, uns 15 ou 20 anos atras e sempre foram mais produtivas, porém, aqui no forum e ainda mais nas maos dos amigos com quem ja pesquei, nao costumo ver dessa cor nas caixas alheias.

Alguem mais poderia me falar um pouco mais sobre isso???

Sei que cores sao ao gosto do pescador e etc... Mas queria ouvir de algum entusiasta dessa ai...

Contasse os motivos e etc!

Se falar em saltwater, melhor ainda, mas na fresh tbm será de GRANDE valia!!!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Esses tempos eu estava conversando sobre esse tópico de cor de iscas com o Kelven, durante uma pescaria no lago, aqui em Brasilia.

Basicamente o que ele me disse foi que os peixes predadores atacam por contraste: águas escuras = iscas claras; águas límpidas = iscas escuras.

Essa regra tem funcionado para minhas ninfas aqui no lago. Se a água do lago está límpida e o sol a pino, geralmente as tilápias atacam mais as ninfas escuras (creme, cáqui, marrom claro, marrom escuro, etc). Conforme a água fica mais turva e/ou o sol começa a seguir para o horizonte, as tilápias param de atacar a ninfa escura e somente atacam a ninfa mais clara (chartreuse, branca, prateada).

Minha experiência com peixes de mar é nula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esses tempos eu estava conversando sobre esse tópico de cor de iscas com o Kelven, durante uma pescaria no lago, aqui em Brasilia.

Basicamente o que ele me disse foi que os peixes predadores atacam por contraste: águas escuras = iscas claras; águas límpidas = iscas escuras.

Essa regra tem funcionado para minhas ninfas aqui no lago. Se a água do lago está límpida e o sol a pino, geralmente as tilápias atacam mais as ninfas escuras (creme, cáqui, marrom claro, marrom escuro, etc). Conforme a água fica mais turva e/ou o sol começa a seguir para o horizonte, as tilápias param de atacar a ninfa escura e somente atacam a ninfa mais clara (chartreuse, branca, prateada).

Minha experiência com peixes de mar é nula.

Interessante o seu caso nas tilápias.

No meu caso na pesca de traíras ou blackbass nos lagos e de saicangas nos rios ocorre o contrario. Se a água está turva ou a luz incidente é menor

as moscas que funcionam melhor são as escuras ( verde escuro, oliva, dark blue, etc) e no caso de águas claras e ou com muita luz funcionam melhor as claras ( brancas, chartreuse, amarelas, etc) especialmente em dries ou moscas que afundam pouco.

Esta situação fica ainda mais evidente com as saicangas nas corredeiras dos rios, quando a água está clara elas atacam pequenos streamers de cores claras com vontade, nos remansos e com águas não tão claras preferem moscas mais escuras ou misturas de cores claras com escuras com predileção pelo vermelho/chartreuse, vermelho/amarelo ou vermelho/branco. Talvez tenha a ver com o mimetismo dos pequenos peixes forrageiros que tendem a ter as cores em tons mais próximos da cor da água do local que estão.

Quanto ao dark blue, tenho utilizado com sucesso em streamers em águas mais fundas, pelo comprimento de onda da cor tem maior visibilidade em maior profundidade, em qualquer tipo de água.

No meu pensamento a relação de cores sempre foi... águas escuras/pouca luz, iscas escuras....águas claras/muita luz, iscas claras.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu acho que as tilápias atacam o brilho na água turva, daí a maior efetividade das moscas claras e brilhantes na água turva e/ou com menos luminosidade.

Já se a água está muito limpa ou o dia com sol, elas não atacam nada muito brilhante, inclusive dando preferência a uma mesma mosca sem o beadhead, que uma com o brilho do latão.

Enfim, não é fácil pescar esses bichos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pessoal,

Já usei purple, e black em situações (em especial na PB) e, ao trocar pra dark olive, nao ter mais ações (iscas IGUAIS).
Meu problema é que nunca vi nada em dark blue.

Concordo 100% com agua clara, isca clara e agua escura, isca escura...

Fausto,

A do Isaac é Purple (roxo) e dessa cor eu ja usei e pega muito bem.

Ainda ansioso por alguem com sucesso em dark blue!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Essa questão é muito interessante, a visão das espécies é bastante diferente e muitas vezes exige um aparato para que a nossa espécie (homem) consiga entender como as outras espécies (peixes) enxergam as coisas. Tem um texto excelente, "A Visão dos Peixes", do Dr. Keith Jones, diretor de pesquisa do Berkley Fish Researche Center, que cita aspectos que devem ser considerados para entender essa questão.

Um desses aspectos, destaca que existem diferenças marcantes na visão de algumas espécies de peixes, as trutas por exemplo, têm três tipos de células cônicas nos olhos, assim como nós, o que as faz enxergar de forma razoavelmente semelhante ao homem, com algumas diferenças de sensibilidade. Outros peixes como o bass, só possuem 2 cones de pigmentos em seus olhos (vermelho e verde), que é o suficiente para que eles enxerguem cores, mas pesquisas sugerem que estes peixes enxergam muito pouco o azul e nenhum violeta. Já a carpa possui 4 cones, além dos três que possuímos (verde, vermelho e azul), elas têm um quarto cone que lhes permite enxergar a luz ultra-violeta. Outros ainda, como o marlin e muitas espécies marinhas, apesar de possuírem 3 células conicas, só enxergam cores na faixa verde-azul do espectro.

É bastante razoável pensar que a cor Dark Blue tenha um destaque na visão desses peixes e seja percebida de forma mais fácil (como já foi dito), além de provavelmente ser uma cor que esteja presente nos alimentos desses peixes.

Nesse sentido, procurei alguma origem no uso dessa cor em atados e encontrei informações e referências que apontam que essa cor era muito usada no passado, talvez por conta de materiais naturais, penas e pelos, usadas em iscas de salmão e trutas.

Uma das referência que achei, citam uma receita clássica de salmão chamada "The Switcher", que era atada com pêlos de porco e/ou de cavalo de coloração cinza azulada chamada de Dark Blue. Alguns tons semelhantes também eram utilizados em substituição/combinação ao Dark Blue e de forma genérica seriam descritos como variantes do padrão Blue Dun.

tumblr_n219toTV2F1qg8e5ko1_r1_1280.jpg

The Switcher

blue-roan-1.jpg

Cavalo com pelagem Blue Roan

Um outro artigo que li cita alguns materiais usados em atados e essa cor é apresentada como sendo uma das cores naturais de hackles:

Hackle Colors - Dyed hackle colors are generally standardized, e.g. silver doctor blue, scarlet, yellow, Highlander green, etc. They can be made from pale hackle feathers by washing in detergent to eliminate the oils in the cape, and dying them with either fabric dyes or specialized fly tying material dyes.

Natural colors are described by convention. They include the following:
.
.
.
Dark blue dun - thunder cloud bluish gray

.

.

.

Outra referência que achei foi a mais uma receita clássica, dessa vez para a pesca da truta, a Blue Dun. Essa mosca foi criada na tentativa de imitar o estágio de spinner da Callibaetis (um gênero de mayfly).

mayfly_callibaetis_dun.jpg

A Callibaetis

Esse padrão se tornou popular e de acordo com o estágio do inseto, variantes dessa cor e combinações passaram a ser utilizadas na tentativa de representá-la mais fielmente.

iron-blue-dun-16-s.jpg

Dry Blue Dun

BlueDun_Wet__99269.1374521654.1280.1280.

Wet Blue Dun

Enfim, pelo que pude levantar, essa era uma cor muito usada no passado por conta da coloração natural de certos materiais e muito provavelmente se mostrou efetiva em algumas situações, tornando-se um padrão. Com o advento dos sintéticos deve ter cedido lugar a cores mais atrativas tanto ao peixe quanto aos pescadores.

Grande Abraço ;)

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Obrigado pelo esforço e pela pesquisa, Andre! :book:

Quanto aos Blue Dun, não são exatamente próximos do dark blue (EU ACHO que essa cor é mais um cinza afrescalhado rsrs).

Quanto ao real DARK BLUE, tbm achei alguns exemplos, mas todos em iscas pra SALMÃO (especialmente com double hook, tube fly e iscas pra Spey), mas queria saber dos pescadores aqui do Brasil, se teríamos outras experiencias à acrescentar à que me foi passada pelo ex-flyzeiro.

Acho que vou inflar um pouco meu ego, atar umas nessa cor e testar!

No sucesso, acabarei sendo pioneiro no uso dessa cor! rsrs :whistle::rolleyes:

Acho até que farei umas amanha, só de raiva! rsrs

Mais uma vez obrigado!

Editado por Alberto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Certamente não são exatamente a mesma cor e também concordo com você, o blue dun é um cinza azulado.

Mas, por tudo que achei e li, acho que o Dark Blue "nasceu" do Dun, mais especificamente do Blue Dun na forma de uma de suas variantes (Iron Blue Dun, Light Blue Dun,..., e obviamente Dark Blue Dun). Provavelmente depois passou a ser uma cor usada em outras receitas que não mayflies e perdeu a referência do Dun. Tudo isso é uma grande teoria. :)

Não posso te ajudar quanto às capturas, o máximo que posso dizer é que já usei algum Dark Blue em algumas das moscas que atei, mas eram combinações, como nessa tentativa de imitar um "neón":

Neon.JPG

Funcionou bem pros lambaris, mas não posso dizer que foi o Dark Blue, primeiro porque está combinada com vermelho e depois, os danadinhos atacam qualquer coisa, né? :p

Grande Abraço ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala Alberto!

Já atei algumas moscas com esta cor, mais não daria para fazer uma comparação, pois estavam misturadas com outras cores. Acredito que para ter uma base de maior efetividade ou não, teria de ser atado toda a mosca com somente esta cor ou no máximo com algumas poucas variações.

Uma vez eu um post que coloqueis com moscas atadas em cores azuis, não era somente dark blue, o Sr. Odimir fez esta citação, a qual achei bastante interessante:

"Na verdade a luz responsável por refletir a cor azul é a que possui comprimento
de onda dos mais curtos.
Desta forma não são absorvidas nas camadas superiores, tendo maior penetração
e consequentemente sendo melhor refletidas e visualizadas em profundidades maiores."

Acredito que pouco se vê de atados nesta cor, por não ser uma cor muito atrativa aos olhos do pescador, eu mesmo acho uma cor feia.

Segue algumas fotos de umas moscas que fiz, como mencionei, não são totalmente atadas na cor Dark Blue:

188626_108425675907437_4789658_n.jpg

208973_110588229024515_3403030_n.jpg

200427_110588315691173_5413331_n.jpg

188454_108431172573554_3683040_n.jpg

190758_108430799240258_2584952_n.jpg

Abraços.

Editado por Marco Aurélio
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Belas moscas Marco!

Eu acho o azul muito bonito. Tenho vários materiais nesta cor, mas deixei de usar porque não tive muita sorte.

Acredito que o contraste seja uma boa opção, principalmente em águas turvas.

Um abração,

Matheus

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pra Dourado, freshwater, gosto muito de azul.....

No bait é a isca que mais pega.... No Fly atei um bocado de coisa azul, não tive oportunidade de usar, mas o japanela levou pra uma pesca de Dourado e funcionou....

Recomendo!

Dorso azul, corpo branco e barriga laranja...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos as cores roxa e azul na realidade são cores para ser colocadas no lombo da mosca ou iscas, elas da o mesmo visual das cores escuras, a maioria da cor roxa e azul tem melhores reflexo em baixo da água e o visual muitas as vezes melhor do que o preto, estas cores para muitos pescadores não existe mais tem um visual melhor embaixo da água.

Quem nuca viu uma isca roxa ou azul.

Editado por Marcelo R. S.
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

90% dos tarpons cubanos capturados ou saltados por nossos amigos foram com moscas contendo materiais roxos, geralmente combinados com preto

Eu pessoalmente acho que tanto faz. O vinho, preto, marrom escuro e verde oliva escuro devem fazer o mesmo sucesso

Eu mesmo pesquei bastante com moscas vermelhas e pretas ou totalmente pretas e não tive problemas, mas engatei alguns também nas roxas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.