Ir para conteúdo

Estação de atado peba...


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Tem o óleo de tungue, muito usado para coronhas, braço de guitarra ... óleo de linhaça também, mas este demora para curar ... acabamento semi-brilho para acetinado ....

Seção Marcenaria!!!! Essa foi boa!

Editado por Mauro Cba
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fred, minha mão ta coçando aqui, todas aquelas gavetas ... qual fica mais claro, acabamento em cera ou verniz?

Vou mandar um email para a loja ....

Opa Mauro. hehehe...já temos quase acertada a primeira encomenda! Por enquanto não posso dizer o nome do futuro felizardo, o que posso dizer é que vou ver um bom artesão que faça uma plaquinha - de preferência em estanho - com o número de série 0001 e o nome do fly tier...chique, né?!

O acabamento em cera incolor fica mais claro. Um meio termo - e com proteção a umidade - é a aplicação de selador e depois a cera incolor. O verniz incolor sempre escurece a madeira, não adianta. Particularmente, eu aprecio demais o acabamento com os restos de tinta originais da madeira usada (de demolição) ou uma pátina fraquinha com cera incolor. E sem tirar as imperfeições da madeira, pra dar mais identidade à peça.

Pode me mandar um e-mail com todas as suas dúvidas, vocês estão em casa! E este preço é só para os amigos daqui... afirmo que esta mesa de atado é peça pra valer mais de R$ 1.600,00 fácil, fácil... Muito trabalhosa e de acabamento demorado, e ainda em peroba-rosa.

Estou à disposição dos amigos.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Verniz protege da exposição direta a líquidos, coisa que a cera não faz.

No caso do gaveteiro da minha mesa de atado, o verniz estava com algum problema e não estava curando. Fui obrigado a remover todo o verniz com um pano molhado em solvente. O que ocorreu foi que parte dele ficou na madeira, selando-a e deixando ela bem fosca.

No fim das contas foi um erro feliz.

Isso aí, Jost. Uma opção que usamos principalmente em mesas de jantar é a aplicação de selador e depois a cera. Conforme a madeira vai sendo encerada, vai ficando melhor a resistência à água.

Depende do verniz, aquele extra brilho, tipo Nitro, tem muito pouca resistência à água. Os que resistem mais são o marítimo e poliuretano, mas nesse caso não passe seladora embaixo, só verniz.

O ruim do verniz é esse, rachou, estragou, tem que tirar tudo, normalmente com um thinner, esperar secar bem a aplicar novamente em tudo.

Com a cera, perdeu o brilho, aplica novamente e cera impermebiliza temporáriamente, se o móvel for encerado, caiu algum líquido, enxugue rápido, não dá é pra deixar uma "poça" por muito tempo. :)

Se o verniz utilizado for o marítimo, a aplicação de selador antes melhora em muito o resultado final. O que fazemos aqui é aplicar o selador, lixar com uma lixa bem fina, aplicar a primeira demão de verniz, lixar novamente e aplicar a segunda demão de verniz. Mas normalmente usamos o fosco pra não tirar o charme da madeira de demolição...

O Boss já deve estar preocupado, xiiii daqui a pouco vão solicitar a seção marcenaria. :laugh::laugh::laugh:

Eu apóio essa ideia...kkkkkk....

Só me ausentei do fórum umas horinhas e já rolou todo esse assunto?! :D

Quando o gato sai....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Prefiro a minha cadeira sem braços, assim os cotovelos ficam livres na hora de atar sem forçar os ombros... e eu gosto de cruzar as pernas feito índio rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tem razão Jost e Mauro,

Não havia pensado no fato dos braços atrapalharem os cotovelos. Além disso, essa cadeira viria do sul, o sujeito me cobrou um frete abusivo, metade do preço da cadeira! :wacko:

De volta à pesquisa. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tem razão Jost e Mauro,

Não havia pensado no fato dos braços atrapalharem os cotovelos. Além disso, essa cadeira viria do sul, o sujeito me cobrou um frete abusivo, metade do preço da cadeira! :wacko:

De volta à pesquisa. :)

André, frete de móveis é um absurdo.

Tava querendo vender uma escrivaninha grande e antiga que tenho. O frete para 500-600km sai na faixa de R$ 500, não vale a pena. Acho que o fato de não ser desmontável prejudica bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Depois que havia relaxado e deixado de lado a questão da cadeira, tanto pelo preço absurdo do frete quanto do próprio móvel (pq uma cadeira custa mais caro que a própria mesa :wacko:), em um despretencioso passeio no final de semana, parei na minha própria cidade, em uma loja de móveis de MG, olhei, nada que me chamasse a atenção.

Vi uma mesa de jantar com algumas cadeiras no entorno e outra do lado com cadeiras iguais, sem nem mesmo reparar muito, perguntei ao sujeito se vendia uma cadeira separada, ele disse que sim, perguntei quanto era, muuuuuito barato! :) Olhei as cadeiras e à primeira vista gostei, ele me explicou que eram móveis de demolição, a cadeira em específico era de um segundo aproveitamento, primeiro aquelas tábuas eram de uma porteira de fazenda, foram recuperadas e transformadas em um armário de cozinha e agora eram assentos dessas cadeiras.

Simplesmente passei a olhar aquela cadeira com outros olhos, imaginando toda a vida daquele pedaço de madeira e me apaixonei por ela! :wub:

Perguntei se seria possível um tratamento pra escurecer e ele prontamente me deu algumas opções, escolhi a mais rústica, pra combinar com o móvel, queimá-lo! Isso mesmo, chamuscar com fogo e depois aplicação de seladora e cera. Ela chegou ontem e já está devidamente colocada em seu lugar fazendo par com a escrivaninha.

foto%25201.JPG

foto%25202.JPG

Mais um belo achado pro meu cantinho! :)

Obrigado pelas dicas dos senhores, sem braços é bem melhor. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Curioso que tudo no mosqueirismo vira história :)

Depois posta uma com você sentado á mesa, pra dar um quadro geral da coisa :happy:

Tá de parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O sujeito não pesca nada né? Acaba fazendo "relato" de outros eventos. :p

Mas amanhã na madruga partirei pra 6 dias em Itamonte, vamos ver se mudo esse cenário. :happy:

Providenciarei a foto. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Esse feriado vi essa escrivaninha, fiquei gamado nela.

IMG_4154_zps47b7adf1.jpg

Não sei o pais de procedência, só sei que é européia de do séc. XIX. Tudo é encaixado, metal só nas fechaduras e nos puxadores.

Essa é no estilo xerife (ou sheriff), muitas fábricas como a CIMO (a mesma da minha), Pelosini e outras do Sul faziam móveis nesse mesmo modelo:

Fotos%5C9811-1.JPG

P6087022-300x243.jpg

Não deve ser muito difícil de encontrar uma reformada. Acredito que a "cristaleira" em cima, onde estão os livros, seja uma peça separada. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

André, este é o grande charme de móveis em madeira de demolição: identidade! Pena que um monte de marcenarias envelhece a madeira por processos diversos e vende como se fosse madeira velha, com história. Me recuso a oferecer isso; acompanho a chegada de madeira com meu compadre e o tio de minha esposa e a madeira sempre é velha de fato, quando é nova acho que é um dever falar a verdade. Sua cadeira é realmente produzida com madeira velha; vê-se pela profundidade dos sulcos.

Já tivemos algumas peças montadas com madeira beeem antiga aqui, fica muito bacana. Uma foi uma mesa de centro, com marcas de fogo, outras foram dois bancos de fazenda com peroba com mais de 50 anos de uso. Muito bonito.

Rusllon, estamos à disposição, amigo.

Editado por Fred Mancen
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Depois posta uma com você sentado á mesa, pra dar um quadro geral da coisa :happy:

Meu canto. Por enquanto... :whistle:

DSCN6738.JPG

Com migo

DSCN6737.JPG

Sem migo :p

Comprei uma placa de corte da Olfa pra evitar arranhões no tampo e ter que mudar de local quando precisar cortar alguma coisa com estilete. Coloquei uma pequena lixeirinha e completei (por enquanto) com referências a dois belos locais de pesca:

foto%25201.JPG

um desejo que se concretizará em breve

DSCN6728.JPG

uma boa lembrança

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

André, este é o grande charme de móveis em madeira de demolição: identidade! Pena que um monte de marcenarias envelhece a madeira por processos diversos e vende como se fosse madeira velha, com história. Me recuso a oferecer isso; acompanho a chegada de madeira com meu compadre e o tio de minha esposa e a madeira sempre é velha de fato, quando é nova acho que é um dever falar a verdade. Sua cadeira é realmente produzida com madeira velha; vê-se pela profundidade dos sulcos.

Já tivemos algumas peças montadas com madeira beeem antiga aqui, fica muito bacana. Uma foi uma mesa de centro, com marcas de fogo, outras foram dois bancos de fazenda com peroba com mais de 50 anos de uso. Muito bonito.

Rusllon, estamos à disposição, amigo.

Sem dúvidas Fred, :yes:

Em algumas peças pode ser difícil descobrir, mas nesta, estava literalmente "na cara". ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Meu canto. Por enquanto... :whistle:

DSCN6738.JPG

Com migo

DSCN6737.JPG

Sem migo :p

Comprei uma placa de corte da Olfa pra evitar arranhões no tampo e ter que mudar de local quando precisar cortar alguma coisa com estilete. Coloquei uma pequena lixeirinha e completei (por enquanto) com referências a dois belos locais de pesca:

foto%25201.JPG

um desejo que se concretizará em breve

DSCN6728.JPG

uma boa lembrança

;)

Muito bom :D

O que é esse mat verde debaixo da morsa?

Muita gente fala de energia e coisa e tal, nem sei se isso existe. Só sei que quando eu sento no meu canto de atado, ou na minha oficina, minha mente muda de frequência...

Tá de parabéns :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É mesmo, parece que a "chave" muda e todas aquelas sensações que antecedem e sucedem a pescaria voltam a nossa mente e nos inspiram a atar.

Muito bom ter um cantinho pra isso. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.