Ir para conteúdo

Truta Marrom no Brasil


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Amigos.

Primeiramente quero me desculpar se alguém achar o tópico inútil ou deveras lógico mas tenho uma dúvida que para uns pode parecer boba.

Porque não temos ou nunca foi inserida a Truta Marrom nos nossos rios serranos?

Existe a criação comercial dessa espécie aqui no Brasil? Já tentaram algo nesse sentido?

Nossos rios não fornecem as qualidades básicas para sobrevivência e reprodução dessa espécie?

Novamente peço desculpas se essas questões são tolas ou algo assim, mas procurei alguma coisa a respeite e não consegui nada de conclusivo.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Salati,

Não é pergunta boba, e só sei responder em partes devido já ter conversado com pessoas da extinta SUDEPE que presenciaram/participaram da introdução, em reuniões pretéritas de outros temas.

Porém, a truta foi inserida no Brasil para fins de cultivo criação, por volta da década de 60-70. Na época, o pacote zootécnico de cultivo estava mais avançado a da arco iris, logo houve a apropriação deste pelo Brasil.

Quanto as necessidades ou exigências biológicas (marron # arco iris) não entendo nada de trutas. Além das defumadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

tb acho que é uma questão quase casual, pois as arco iris e marrons compartilham muitos ambientes em vários países e me parece que onde uma se adapta, a outra tb. Poderia ser qualquer uma ou ambas, mas, adotando a ótima resposta do Kelven, acabou sendo só a arco iris por questão circunstancial

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Também não tenho todas as respostas, mas de tudo o que já li, inclusive artigos acadêmicos, posso repassar o seguinte:

- A truta arco-iris foi introduzida no Brasil por volta dos anos 50 e o objetivo era promover o peixamento de rios teoricamente "inférteis" (ausência de espécies nativas) e oferecer através da pesca, uma alternativa de alimento de qualidade aos ribeirinhos. Após essa ação de peixamento é que se despertou o interesse pela criação comercial. Particularmente, acho que a espécie escolhida foi a arco-íris por conta da sua grande distribuição mundial e consequente maior facilidade de obtenção de ovos embrionados.

- Acho que não temos truta marrom nos rios justamente por essa questão de disponibilidade da época.

- Desconheço a existência de criação dessa espécie aqui no Brasil. Acho que e única prova da existência de marrons aqui no Brasil foi uma foto que vi de uma pescada em um sítio ou fazenda e mesmo assim nem me lembro onde foi, acho que em Minas.

- Curiosamente, pelo que li, a marrom suporta melhor as temperaturas mais elevadas, acho que seria perfeitamente viável do ponto de vista de condições que tivessem optado pela marrom ao invés da arco-íris, não fosse pela questão da disponibilidade.

Vai criar? :whistle:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Também não tenho todas as respostas, mas de tudo o que já li, inclusive artigos acadêmicos, posso repassar o seguinte:

- A truta arco-iris foi introduzida no Brasil por volta dos anos 50 e o objetivo era promover o peixamento de rios teoricamente "inférteis" (ausência de espécies nativas) e oferecer através da pesca, uma alternativa de alimento de qualidade aos ribeirinhos. Após essa ação de peixamento é que se despertou o interesse pela criação comercial. Particularmente, acho que a espécie escolhida foi a arco-íris por conta da sua grande distribuição mundial e consequente maior facilidade de obtenção de ovos embrionados.

- Acho que não temos truta marrom nos rios justamente por essa questão de disponibilidade da época.

- Desconheço a existência de criação dessa espécie aqui no Brasil. Acho que e única prova da existência de marrons aqui no Brasil foi uma foto que vi de uma pescada em um sítio ou fazenda e mesmo assim nem me lembro onde foi, acho que em Minas.

- Curiosamente, pelo que li, a marrom suporta melhor as temperaturas mais elevadas, acho que seria perfeitamente viável do ponto de vista de condições que tivessem optado pela marrom ao invés da arco-íris, não fosse pela questão da disponibilidade.

Vai criar? :whistle:

Ao contrario - McLane´s Fishing Encyclopedia

The species is less tolerant of warm water than the raibow trout.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ao contrario - McLane´s Fishing Encyclopedia

The species is less tolerant of warm water than the raibow trout.....

é ... tb imaginava isso, mesmo pq naqueles rios mais frios, tipo no Colorado, as marrons predominam

Essa questão deve ser muito relevante para criadouros

Porém, no MDC acho que a água nunca fica tão quente ao ponto de incomodar qualquer tipo de truta :whistle:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ao contrario - McLane´s Fishing Encyclopedia

The species is less tolerant of warm water than the raibow trout.....

Curioso :hum:, o livro que estou lendo (Guide to Small Stream Fly Fishing - Tom Rosenbauer) cita o seguinte:

...though in comparison with other "trout", this specie has a somewhat higher temperature preference of about 60-65°F, or 15.5-18.3°C...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Legal a discussão pessoal...

Achei esse artigo técnico sobre as trutas.

http://www.senasa.gov.ar/Archivos/File/File3392-environmental-requirements-rainbow-trout.pdf

Acho que vai ajudar na discussão sobre a temperatura de cada espécie.

ANDRÉ... Não pretendo criar não amigo, só quero entender mais sobre a truta aqui no Brasil, porque não temos condições boas para o desenvolvimento das trutas (características morfológicas dos cursos d´água, matança, etc) e porque ninguém pensou em colocar trutas marrons aqui ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Por esse artigo realmente as marrons são mais intolerantes que as arco-íris. :yes:

Condições temos, acho que o principal empecilho é a "ameaça" que essa especie exótica representa aos nossos rios e às espécies nativas. :dry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

No livro "Salmónidos en Patagônia" volume I de Daniel Wegrzyn & Silvia Ortubay com a colaboração de Mel Krieger, encontrei a seguinte nota :

"Entre os requisitos ambientais, a truta marron aceita uma faixa de tolerância às temperaturas entre os 4 e 19 *C, com valores ótimos entre os 10 e 15 *C.
O limite inferior de sua temperatura letal é de 0 *C e o superior compreendido entre 25 até os 30 *C, de acordo com a temperatura de aclimatação.
Seus requisitos de habitat são similares ao resto dos salmonídeos, mas podem viver com temperaturas mais elevadas, águas mais turvas e fundos limosos.
Gostam de águas correntes, mas preferem as águas menos turbulentas."
O problema de introdução de espécies exóticas como pontuado acima pelo André, não está vinculado tão somente em relação a adaptabilidade e aclimatação das espécies introduzidas, mas principalmente com relação ao impacto produzido à biota nativa.
Muitos naturalistas, biólogos e mesmo pescadores estudiosos envolvidos com a pesca na Patagônia defendem que a introdução das trutas na Patagônia no inicio do século passado (1904) foi um grande erro ambiental.
Efrain Castro que é guia de pesca, instrutor de pesca com mosca e interessado no tema ambiental, afirma que as trutas são responsáveis pelo desaparecimento de 50% dos macro invertebrados aquáticos que existiam na Patagônia antes de sua introdução.
Além disto , para a introdução de espécies exóticas é preciso considerar a concorrência por alimento com as espécies nativas, levando em conta o que se chama de "Capacidade de Carga Ambiental".
Nos dias atuais, as trutas são conservadas na Patagônia e mesmo preservadas em alguns ambientes, por conta da dificuldade e impossibilidade de sua erradicação e principalmente pelo interesse econômico motivado pelo negócio do turismo de pesca.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

A resposta é simples,

A truta foi trazida para o Brasil primeiramente para abate, e tambem, para ser introduzida em corpos dagua que nao havia outros peixes de valor esportivo. Justificativa da época do Prof. Ascanio.

Assim, conforme as pesquisas, a truta arco-íris é quem mais teria valor economico para ser cultivada.

E realmente, parece que ela engorda mais rapido e se adapta melhor ao cativeiro (porquinho).

Não teria problema algum de soltar marron em nossos rios, elas iam se adaptar super bem, e pelo fato de nossos rios serem mais curtos, talvez seriam até mais aconselhadas por serem mais territoriais.

Tambem, elas toleram mais a temperatura.

Pesquei em rios de montanha muito parecidos com os nossos na europa tapados de marron.

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu vivo dizendo que estão complicando o que é simples - agora estão simplificando o que é muito complicado - para quem tiver paciência - são 28 paginas escritas por quem deve saber do que estão falando

http://www.senasa.gov.ar/Archivos/File/File3392-environmental-requirements-rainbow-trout.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aparentemente a Marrom é mais sensível a temperaturas altas mesmo, muito bem ponderado no documento postado também, é a sinergia entre os fatores de qualidade da água.

De toda forma, seria muito legal se tivéssemos também as marrons em nossos rios.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Livro SALMONIDEOS EN PATAGONIA

Capitulo sobre truta marron, pagina 53:

El limite inferior de su temperatura letal es de 0º y el superior de 25°C y hasta 30°C, de acuerdo a la temperatura de aclimatación. Sus requisitos de habitt son similares al resto de los salmonideos, pero puedem vivir en temperaturas más elevadas, aguas más turbias, con fondos limosos.

Seguindo.

Texto publicado no moscanagua, pelo Alejandro Antunes, pondendo ser checadas as fontes:

A “Marrom” não é um peixe fácil de criar, mas a
grande vantagem é que ela não tem a mesma
necessidade instintiva das “Arco-Íris” de migrar
para o mar. Portanto, elas são um bom
investimento de longo prazo, muito diferente da
proposta de “colocar-e-pescar”, geralmente feita
com a “Arco-Íris”, onde ela deve ser capturada
num período relativamente curto de tempo
(algumas semanas) antes que desapareça do rio.
As “Marrons” prosperam em águas com
temperaturas relativamente altas, onde outras
trutas não poderiam sobreviver. Elas podem
desovar e criar populações sustentáveis em
águas que são lentas demais ou assoreadas
demais para as “Arco-Íris”.

Ou seja, pela temperatura podemos ter marrons sem problema.

A questão volto afirmar, é que a arco-íris tem valor comercial (abate) e por isto é o salmonideo produzido no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Jamanta - se o único fator fosse a temperatura seria simples. Mas de uma lida no artigo - são muitos os fatores que influenciam a vida das trutas, marrons ou arco iris - é coisa muito complicada. Uma coisa é criar esses bichos em tanques outra é o estabelecimento de uma população selvagem e saudável - Uma coisa é a temperatura limite de sobrevivência outra é a temperatura para existência de uma população sustentável. Vide o que acontece no Silveira - experimenta não soltar peixe ....La no Macaé depois da construção da represa que acabou com um trecho raso e cheio de seixos pequenos ( local onde sempre se via boa quantidade de alevinos, nunca mais se viu peixe, da represa até a ponte, mesmo tendo sido soltas boa quantidade de peixes por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Lendo tudo isso nesse tópico e por já ter tido a oportunidade de pescar as marrons no velho mundo (França), realmente me "dói o coração" não ter essa espécie aqui.

Mas me dói mais ainda ver que o pouco que temos é "atacado" sem nenhuma dó ou senso de preservação. Eu costumo pescar muito na região da Serra da Bocaina e, mesmo sendo um lugar de acesso muito complicado, ainda assim existem matadores que não perdoam a população das trutas.

Esses dias estava pescando por lá e encontrei dois sujeitos pescando com spinners. Eu parei para conversar com eles e, não grande a minha surpresa, ao notar que eles estavam com pelo menos 30 trutinhas (de não mais que 25cm) dentro de uma sacola dessas de supermercado. Comecei a conversar e questionar sobre os peixes e eles foram categóricos ao afirmar que o rio já não é mais o mesmo, que antes havia muito mais truta e agora só restaram as pequenas e tudo mais. Também pudera, eles mesmos estão acabando com tudo. Ainda assim o rio ainda sobrevive embora eu ache que a situação só tende a piorar se nada for feito. Repeixamentos é algo importante, mas eu acredito que somente isso não é suficiente para manter a saúde psícola de um curso d'água, é preciso ter ações muito mais globais no sentido de preservação do que já está lá.

Aproveito para citar o exemplo de SC e RS com a ROTA DA TRUTA, eu acho que somente iniciativas como essa que podem dar algum futuro para a pesca de salmonídeos em nossas águas, para daí, quem sabe num futuro próximo, pensarmos em povoar alguns rios com BOAS matrizes de truta marrom (embora o ceticismo de ambientalistas nesse sentido, dificilmente permitiria algo nesse sentido).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É uma informação um tanto controversa, o Rosenbauer diz que as marrons e as arco-íris toleram temperaturas mais altas, por isso são encontradas nas partes mais baixas dos rios e as brook sempre mais pra cima, perto das cabeceiras, e ainda há aquela indicação que citei que aponta as marrons como a espécie mais tolerante.

Concordo que seria bem legal ter também as marrons por aqui. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Claro que seria, mas isto demanda grande esforço e grana, que talvez nem fossem recompensados. Não seria melhor tentar entender o que acontece com as Pirapitingas do rio Preto, os Tucunares de Ribeirão das Lages, as Saicangas e Lambaris do Macaé, as trutas no Macaé de Cima, as Piabanhas da bacia do Paraiba.....?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Informações controversas podem ser encontradas em diversos estudos quando oriundos de diversas fontes de referência, visto que dependem de uma grande diversidade de fatores na sua elaboração e da forma e época em que foram conduzidos.
Quando se tem em mente a introdução de espécies para utilização e procriação em cativeiros, muitos aspectos além da adaptação e aclimatação devem ser levados em conta, e certamente foram , baseados nos dados disponíveis na ocasião que provavelmente não foram os mesmos que hoje dispomos.
Como pescador amante da pesca de trutas, certamente gostaria de ter todas as espécies disponíveis em nossas águas.
Mas quando se trata de introduzi-las em ambientes naturais, outras considerações podem ser mais importantes e a maior delas acredito que seja o impacto causado ao ambiente no qual sejam introduzidas, mesmo que sejam desprovidos de populações de peixes nativos.
Tudo na natureza tem sua função, e muitos macro invertebrados tem a função de raspadores e fragmentadores, responsáveis pela limpeza dos detritos lançados aos corpos de água e também pela contenção do crescimento e desenvolvimento de algas outros seres do mundo vegetal em proporções desequilibradas.
Estes insetos são os alimentos das trutas....

Abraços

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

O Beto é soda.... agora quebrei um cachimbo e tenho que ir ao rio para levar para ele me arrumar (desculpinha boa para ver os amigos)

Nosso amigo abriu o topico perguntando pq não tinha marron no Brasil e se poderia ter.

Respondi a primeira pergunta baseado nas varias dissertações que existem sobre truta, ou seja, que a truta marron não existe no brasil pq a truta escolhida foi a arco iris por causa do valor economica.

A segunda pergunta, sobre se ela viveria ou não, dei minha opinião, e todo mundo aqui estão dando as suas, pois não existe nenhum estudo sobre isto, logo, ta todo mundo chutando. Se existe um estudo sobre marron nao EUA ou na pqp, pouco importa, pois para ter certeza se pode ou não tem que haver um estudo feito nos rios daqui. NEM SOBRE PEIXES NATIVOS HÁ.

E quanto a pesquisar e investir em outros peixes, ESTA COBERTO DE RAZÃO, tem mais que e investir em outros peixes, mas não há problema nenhum de se investir tempo em truta. Quem gosta de truta, investe o tempo em truta, quem gosta de outros peixes investe em outros peixes. Cada um faz o que gosta. Me parece que não é caso de tirar quem esta investindo em truta para botar a trabalhar em pro de outros peixes, E SIM, arrumar pessoas para cuidar de outros peixes, pq gente tem as pencas, resta começar a se envolver. Tem bastante projeto legal para fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gente, estou entrando aqui rapidamente e vi que as respostas foram bem longas. Tive uma conversa sobre esse mesmo assunto com o Jamanta lá na Patagônia e ele me deu uma verdadeira aula sobre as marrons no Brasil.... Respeito a opinião dos amigos, mas o Jamanta entende muito disso aí.... Abs!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Gente, estou entrando aqui rapidamente e vi que as respostas foram bem longas. Tive uma conversa sobre esse mesmo assunto com o Jamanta lá na Patagônia e ele me deu uma verdadeira aula sobre as marrons no Brasil.... Respeito a opinião dos amigos, mas o Jamanta entende muito disso aí.... Abs!!!

:):):)

Ola Leandro,

Você sabe muito bem pela admiração que tenho por você e também pelo Jamanta, bem como pelo

trabalho que vocês vem desenvolvendo.

Se você ler atentamente cada uma das respostas, perceberá que ninguém questionou este conhecimento

ou fez oposição aos seus comentários.

Cada qual colocou suas informações e opiniões sem querer ser o dono da verdade.

Particularmente aprecio estas colocações, pois mostram facetas de um mesmo problema, que até então eu

desconhecia.

Mesmo divergindo das minhas opiniões, é uma forma que vejo como a possibilidade de dar um passo avante e ampliar e enriquecer meu conhecimento.

Abração

Odimir

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mestre Odimir, como passei rapidamente pelo post, não li as argumentações, só quis dar um apoio ao amigo Jamanta pq quando assuntamos esse tema os argumentos dele foram bem convincentes. Realmente, não li os posts, foi só para dar um apoio, coisas de amigo. Sei que esse assusto das marrons produzem inúmeros pontos de vista e só não dei o meu pq com certeza sou o menos entendido desse assunto aqui. Parabenizo todos os amigos pelas excelentes argumentações, acho que todos defenderam muitíssimo bem o seu ponto de vista. Parabéns a todos!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

O Beto é soda.... agora quebrei um cachimbo e tenho que ir ao rio para levar para ele me arrumar (desculpinha boa para ver os amigos)

Me manda uma foto que te digo se vale a pena. Se valer conserto para ti.

Nosso amigo abriu o topico perguntando pq não tinha marron no Brasil e se poderia ter.

Não entendo nada disso – só passei a informação que li na Enciclopédia do MacLane o verbete foi escrito por John Rayner, PhD. Chief, Division of Wildlife Research, Oregon State Game Commision. E no FISHERIES RESEARCH REPORT NO. 130, 2001 – documento que , insisto, você deveria ler. Acho que é gente que tem obrigação de saber do que estão falando.

Respondi a primeira pergunta baseado nas varias dissertações que existem sobre truta, ou seja, que a truta marron não existe no brasil pq a truta escolhida foi a arco iris por causa do valor economica.

A segunda pergunta, sobre se ela viveria ou não, dei minha opinião,

Eu não dei opinião não - só, como disse acima, citei autores

e todo mundo aqui estão dando as suas, pois não existe nenhum estudo sobre isto, logo, ta todo mundo chutando. Se existe um estudo sobre marron nao EUA ou na pqp, pouco importa, pois para ter certeza se pode ou não tem que haver um estudo feito nos rios daqui. NEM SOBRE PEIXES NATIVOS HÁ.

E quanto a pesquisar e investir em outros peixes, ESTA COBERTO DE RAZÃO, tem mais que e investir em outros peixes, mas não há problema nenhum de se investir tempo em truta.

Se ler com atenção pode ver que eu também acho.....só acho que é mais efetivo o investimento nas rainbows que já existem por aqui ou em nossos peixes.– já pensou na complicação que seria importar ovas e/ou alevinos de marrom?

Quem gosta de truta, investe o tempo em truta, quem gosta de outros peixes investe em outros peixes. Cada um faz o que gosta. Me parece que não é caso de tirar quem esta investindo em truta para botar a trabalhar em pro de outros peixes,

. Não quero tirar ninguém de lugar nenhum – mas acho que onde os recursos ( grana e pessoal) são menos do que escassos, mais vale concentrar esforços

E SIM, arrumar pessoas para cuidar de outros peixes, pq gente tem as pencas, resta começar a se envolver. Tem bastante projeto legal para fazer.

Projetar é fácil – Executar é que são elas

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Se for do interesse, leiam abaixo o Resumo (Abstract) de um trabalho científico detalhado sobre a introdução de trutas no Brasil, incluindo histórico e as devidas apreciações ecológicas do assunto em pauta. Só copiei o título e resumo, de um artigo em .pdf com ca. de 10 páginas. Já li o artigo todo e o achei interessante, pois conta a história da introdução, por parte do Dr. Ascânio Farias, da truta no Brasil.

Caso a moderação julgue importante, posso passar o .pdf para ser hospedado aqui, eu não sei fazer isto.

Sds.





Introdução da Truta no Brasil e na bacia do rio Macaé, Estado do Rio de Janeiro: Histórico, Legislação e Perspectivas

Henrique Lazzarotto 1,2,3 & Érica Pellegrini Caramaschi1


1 Laboratório de Ecologia de Peixes, Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Av. Brigadeiro Trompowski, s/n. CCS, Bloco A sala A 010, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP: 21.941-569.

2 Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ilha do Fundão., Caixa Postal: 68020. Rio de Janeiro, Brasil. CEP: 21941-590.

3 Email: kiko_lazzarotto@yahoo.com.br


RESUMO

Apesar de a espécie estar associada a benefícios econômicos, o processo de introdução da truta Oncorhynchus mykiss frequentemente tem acarretado prejuízos ambientais e sócio-econômicos. A truta foi introduzida no Brasil, pela primeira vez, em 1949, na Serra da Bocaina e no Rio Macaé (RJ) em 1952. Atualmente, a espécie ocorre em todos os estados da Região Sul e Sudeste. As principais razões para sua introdução em rios brasileiros têm sido o incremento da pesca esportiva e do turismo, muitas vezes com o argumento da suposta ausência de outras espécies de peixes nos rios onde foram introduzidas. O caráter ainda recente da proibição em âmbito nacional, aliado aos 50 anos de cultura de introduções de salmonídeos, faz com que novas introduções continuem ocorrendo. Embora historicamente as introduções da truta tenham ocorrido por iniciativa governamental, e a legislação tenha sido leniente, atualmente os principais incentivadores dessas ações são empresários do ramo turístico e pescadores amadores. A truticultura também tem contribuído para reintroduções através da venda de exemplares vivos sem necessidade de obtenção de licença ambiental. Normas ambientais restritivas são muito recentes e pouco divulgadas. Estudos de avaliação de impacto sobre a fauna nativa para subsidiar campanhas educativas e proposição de medidas para manipulação e comercialização da truta são ações recomendadas.


Palavras-chave: Oncorhynchus mykiss, espécie exótica, rios serranos, rio Macaé, truta arco-íris.

Editado por HDayan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

HDayan,

Bastante interessante !
Deve ser um trabalho relativamente recente, pois enfatiza os aspectos de impactação ambiental promovidos pelas introduções.
Obrigado pela contribuição !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sr. Odimir

É um trabalho de 2009, e sim aborda este aspecto, o qual imagino, no tempo do Dr. Ascânio não deve ter sido tão importante. Tomo a liberdade de enviar-lhe por e-mail pois não sei inserir o arquivo.pdf aqui neste espaço.

Gde abraço

Henrique

Editado por HDayan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Infelizmente estou com acesso limitado ao celular. :(

Para disponibilizar, basta anexar o documento à postagem, :)

Assim que tiver uma conexão melhor, tento fazer. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

HDayan,

Acuso o recebimento e agradeço pela atenção !
O trabalho foi salvo para futuras consultas.
Trata-se de um trabalho bastante amplo e muito esclarecedor sobre as motivações e critérios levados a efeito na época das primeiras introduções, bem como considerações bastante atuais sobre estes procedimentos.
Se tivesse sido postado no inicio do tópico, certamente esclareceria todas as dúvidas aqui formuladas.

Novamente obrigado e grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Aí está amigos ;)

Introdução da Truta no Brasil.pdf

Senão me engano, este documento serviu de fonte para o Dossiê da Truta, excelente fonte de informações também. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Respondendo ao Sr. Odimir e ao André:

(i) "Se tivesse sido postado no inicio do tópico, certamente esclareceria todas as dúvidas aqui formuladas."

Sr. Odimir, eu só não fiz isto, porque o assunto era sobre a truta marrom e o texto da trabalho em questão aborda a (truta) arco-íris.

(ii) "Para disponibilizar, basta anexar o documento à postagem,"

André, preciso aprender como se faz esta "anexagem".

Valeu, gde abraço à ambos.

Henrique

Editado por HDayan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

O debate é otimo gente. Esta pluralidade de opinio, todas entre amigos, é o que mostra o quanto o forum esta avancado. A opiniao de todo mundo aqui é valorosa, eu respeito de mais justamente por conhexer pessoalmente cada um.

Se agente quiser mudar as coisas, este é o exercio diario de cidadanania: o debate

Apenas, como nao ha estudos sobre isto, sao opinioes como a minha, que pode estar quadradamente errada.

Eu mais fiz um desbafo, e ninguem aqui tem fi e so pessoalmente explico.

Editado por Jamanta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Por falar em trutas, não sei se marrom, arco-íris ou o quê. Mas li no O GLOBO que um americano pescou uma truta com ca, de 23,67 kg. O problema é saber se a presa foi capturada nos EUA ou Canadá. O fato é que mataram o bicho, o qual foi confiscado pela autoridade local.

Confira no link ===> http://g1.globo.com/...de-mundial.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

HDayan,

Pela pigmentação da pele parece ser uma truta de arroio (Salvelinus fontinalis).
A matéria também fala de um record anterior pescada em Vermont de13,320 kg.
A maior desta espécie sobre a qual já li, foi uma truta de 7,25 kg capturada durante um torneio de pesca em Manitota, Canada.
O pescador, Tim Matheson optou por soltar este exemplar, razão pela qual não se pode fazer a comprovação da espécie através de procedimentos de analise de contagem pilórica ou mesmo DNA.
Contudo, levantou-se a suspeita de que o exemplar fosse um "splake", hibrido de truta de arroio e truta de lago (Salvelinus Namayacush) ambas presentes no mesmo lago.

Abraços

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sr. Odimir

Tanto melhor que o bicho foi solto. Está escrito que o peixe foi confiscado pelo Departamento de Recursos Naturais de Minnesota, deduzi que o bicho fora congelado. Não tinha ideia que uma truta, em ambiente de água doce (exceto a Taimen da Mongólia), chegasse a ter tal peso.

Grato pela informação.

Gde abraço

Henrique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Essa truta não é uma brook - é uma lake trout ( salvelinus namaycush) e apesar do nome não é uma truta e sim um char. E tambem parece estar longe de ser um recorde - Lake trout are the largest of the charrs; the record weighed almost 46.3 kilograms (102 lb) (netted) with a length of 50 inches (127 cm), and 15– to 40-pound fish are not uncommon. The average length is 24-36 inches (61-92 cm). The largest caught on a rod and reel according to the IGFA was 72 pounds (33 kg), caught in Great Bear Lake in 1995 with a length of 59 inches (150 cm).[5]

Editado por Beto Saldanha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sr. Odimir

Tanto melhor que o bicho foi solto. Está escrito que o peixe foi confiscado pelo Departamento de Recursos Naturais de Minnesota, deduzi que o bicho fora congelado. Não tinha ideia que uma truta, em ambiente de água doce (exceto a Taimen da Mongólia), chegasse a ter tal peso.

Grato pela informação.

Gde abraço

Henrique

:):):)

HDayan,

O peixe solto foi um exemplar de 7,25 kg capturado em 2006 no Canada, sobre o qual havia suspeita de que fosse um hibrido de truta de arroio (Salvelinus fontinalis) X truta de lago (Salvelinus Namayacush).

Fonte : Salmónidos en Patagônia, volume I, pagina 63.

Grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Rapaiz

Esta namaycush eu queria ver.

Na argentina acho q tem e no chile um amigo disse q pescou.

Diz q é linda.

E esta, alguem sabe se daria no brasil? Ja q agente ta se exercitando nesta questao.

Eu nao tenho nenhum material de apoio aqui, lembro de ter lido que vive em aguas profundas e bem geladas.

Em santa catarina eu conheco ao menos ul lago profundo e com agua gelada, mas nem perto da profundidade e temperatuara da patagonia. Coisa de 2o metros eu acho e tenperatura media anual em uns 14.

Que acham pelo conseguem ler por aih?

Editado por Jamanta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Essa truta não é uma brook - é uma lake trout ( salvelinus namaycush) e apesar do nome não é uma truta e sim um char. E tambem parece estar longe de ser um recorde - Lake trout are the largest of the charrs; the record weighed almost 46.3 kilograms (102 lb) (netted) with a length of 50 inches (127 cm), and 15– to 40-pound fish are not uncommon. The average length is 24-36 inches (61-92 cm). The largest caught on a rod and reel according to the IGFA was 72 pounds (33 kg), caught in Great Bear Lake in 1995 with a length of 59 inches (150 cm).[5]

:):):)

Beto,

Você tem razão.

Pelo tamanho é uma truta de lago.

A literatura que disponho também se reporta a um record de 32,6 kg capturada em 1995 no lago Great Bear Lake, North West Territories.

É um dos parentes mais antigos do primitivo Eosalmo, com surgimento a 10000000 de anos.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Rapaiz

Esta namaycush eu queria ver.

Na argentina acho q tem e no chile um amigo disse q pescou.

Diz q é linda.

E esta, alguem sabe se daria no brasil? Ja q agente ta se exercitando nesta questao.

Eu nao tenho nenhum material de apoio aqui, lembro de ter lido que vive em aguas profundas e bem geladas.

Em santa catarina eu conheco ao menos ul lago profundo e com agua gelada, mas nem perto da profundidade e temperatuara da patagonia. Coisa de 2o metros eu acho e tenperatura media anual em uns 14.

Que acham pelo conseguem ler por aih?

A uns 40 anos atras vi uma pescada em Bariloche - naquela época muita gente pescava esses bichos usando uma engenhoca que parecia um torpedo com umas asas para carregar a isca para as profundezas - na engenhoca prendiam uns corricos enormes . O bicho não era bonito não - muito gordo e deformado. Acho que não tem mais, ou se tem são muito poucos. No Huca Hueney tem uma foto de um deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:):):)

Beto,

Você tem razão.

Pelo tamanho é uma truta de lago.

A literatura que disponho também se reporta a um record de 32,6 kg capturada em 1995 no lago Great Bear Lake, North West Territories.

É um dos parentes mais antigos do primitivo Eosalmo, com surgimento a 10000000 de anos.

Grande abraço

Odimir

A muito tempo atras tive oportunidade de ver uma lake trout em Bariloche não era muito grande, mas me lembro que era muito parecida com uma brook, mas gordona.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Rapaiz

Esta namaycush eu queria ver.

Na argentina acho q tem e no chile um amigo disse q pescou.

Diz q é linda.

E esta, alguem sabe se daria no brasil? Ja q agente ta se exercitando nesta questao.

Eu nao tenho nenhum material de apoio aqui, lembro de ter lido que vive em aguas profundas e bem geladas.

Em santa catarina eu conheco ao menos ul lago profundo e com agua gelada, mas nem perto da profundidade e temperatuara da patagonia. Coisa de 2o metros eu acho e tenperatura media anual em uns 14.

Que acham pelo conseguem ler por aih?

:):):)

Jamanta,

No livro Salmónidos en Patagonia, que você também tem encontrei que é a espécie mais exigente quanto a questão da qualidade da água.

Encontrei também :

"En general no es una especie apreciada por los pescadores deportivos, por su feo aspecto, normalmente flaca,muy cabezona y con dientes temibles.

Otra razón por la que no es estimada es porque no presenta demasiada lucha durante la captura, su carne es de sabor insípido y presenta una gran voracidad sobre espécies de mayor interés."

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Esse tópico está ótimo, cheio de informações! :)

Sem dúvidas deveria ser movido de "Off-Topic" para uma seção mais apropriada, infelizmente acabamos com a seção "Nossos Peixes" justamente por falta de contribuições. Seria o local ideal. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Particularmente fiquei muito feliz com o andamento desse tópico. Quando levantei a questão não imaginava que ficaria tão rico e cheio de informações... Eu aprendi um pouco mais sobre as marrons e fiquei impressionado com o conhecimento técnico/teórico dos amigos sobre as espécies.

Aproveitando o ensejo, gostaria de saber onde consigo as bibliografias citadas nesse tópico a fim de estudar um pouco e aprender mais sobre as espécies de trutas...

Alguém sabe alguma coisa no que diz respeito sobre novas introduções de trutas? Explico... Em Ausentes todo ano "introduzem" novas trutas no Silveiras. Isso do ponto de vista jurídico seria ilegal correto? Sendo ilegal como conseguem permissão? (Conseguem?)... Seria viável introduzir (não necessariamente no Silveiras) as Marrons nos nossos rios? Do ponto de vista legal sei que não é possível mas e do ponto de vista técnico (Obtenção de alevinos via aquaristas, etc...)? Enfim, todos sabemos que é ilegal e tudo mais, mas em um ambiente que já temos as arco-íris, qual a possibilidade de colocar marrons também?

CUIDADO: Não quero fazer nada ilegal, só gostaria de saber do ponto de vista prático como seria.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.