Ir para conteúdo

Faquinha$$$ da Orvis


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Por acaso, pois não é muito a minha praia, entrei na seção de facas e canivetes de edições limitadas da Orvis e fiquei espantado com os preços a que alguns itens podem chegar, passando dos 3 mil dólares :ohmy:

Essas "limited" são em geral feitas, pintadas e assinadas a mão e normalmente são pouquíssimas as unidades produzidas

Para os Professores Pardais do forum (Jost, Beto e mestre Odimir) e artistas (Marco Aurelio) pode ser a chance de ganhar fortuna :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

A arte da cutelaria artesanal é cara,dominar a forja de lâminas como a damasco é difícil e em muitos casos passada de pai para filho, o acabamento em chifre de animais e prata, muitas vezes são únicos, verdadeiras joias. Dai o preço elevado. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Credo! :eek:

Outra coisa que acho caro são os alicates. Não na mesma proporção, mas ainda assim não acho que valham o valor. Não sei o que têm demais pra custar 150 Obamas! :wacko:

O problema de fazer essas coisas artesanais é que dão um bom trabalho e depois ninguém valoriza, não sei se tem público pra isso, a Orvis consegue vender as peças muito pela marca também. É claro que a qualidade é quase sempre ótima, mas o valor da peça acaba sendo ditado muito mais pelo lado artístico que pelo lado funcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

A arte da cutelaria artesanal é cara,dominar a forja de lâminas como a damasco é difícil e em muitos casos passada de pai para filho, o acabamento em chifre de animais e prata, muitas vezes são únicos, verdadeiras joias. Dai o preço elevado. :ok:

é por aí mesmo, Sergio. Essa arte é multimilenar. Gosto de facas, mas não o suficiente pra pagar mais que alguns reais por elas

Credo! :eek:

Outra coisa que acho caro são os alicates. Não na mesma proporção, mas ainda assim não acho que valham o valor. Não sei o que têm demais pra custar 150 Obamas! :wacko:

O problema de fazer essas coisas artesanais é que dão um bom trabalho e depois ninguém valoriza, não sei se tem público pra isso, a Orvis consegue vender as peças muito pela marca também. É claro que a qualidade é quase sempre ótima, mas o valor da peça acaba sendo ditado muito mais pelo lado artístico que pelo lado funcional.

As facas não são exatamente da orvis, mas vendidas por ela. São feitas por artesãos diversos, sendo alguns do Canadá, outros da Europa, outros mais dos próprios EUA etc, mas, concordo, a orvis é uma vitrine poderosa e pro cara ganhar muito com isso precisa mesmo ter uma "história" nessa área

Sobre os alicates, tenho que discordar :p Esses alicates de 150 doletas são em geral forjados em barra de alumínio aeronáutico e anodizados em várias camadas, ou seja, são leves, precisos e duram a vida do pescador e mais alguma coisa. As lâminas de corte e jaws são em aço e podem ser trocadas depois de muito uso por valores "módicos", entre 15 e 20 dólares. E ainda há alguns de titaneo, como os da VanStaal, virtualmente indestrutíveis

No final das contas, vc gasta os 150 obamas uma vez na vida e mais, se muito, uns 15 ou 20 de 5 em 5 anos e carrega um equipamento de ponta que nunca te deixará na mão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Estes preços não me surpreendem, e em algumas situações podem ser elevados acima de

U$10000 e até mesmo U$20000, como algumas peças de um antigo cuteleiro chamado Bob Loveless.
No passado colecionei facas e canivetes e até mesmo cheguei a fabricar alguns itens, como o mostrado

no link abaixo.

http://www.caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=87951

Alguns materiais podem elevar o preço final de uma peça acabada, mas o fator de maior peso

na composição do preço final é a cotação do cuteleiro no ranking de mercado.
Tenho vários amigos cuteleiros no Brasil, e o Ricardo Romano de Itajubá - MG é um dos que vem

se destacando nas feiras realizadas nos EUA, motivo pelo qual suas peças vem se valorizando e

o agendamento de encomendas demandam cada vez um tempo maior.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bela faca Odimir, também tenho uma peça do Romano.

Independente de ser cutelaria, instrumentos musicais ... peças exclusivas, feitas a mão, são mais caras mesmo. Pode ser só luxo, só o nome, qualidade, durabilidade, ou tudo junto.

No caso das facas, veja que algumas tem empunhadura em chifre de mamute, que é um fóssil ... o aço damasco é um terror para ser feito. São dois ou três tipos de aço que são caldeados ( solda termo-mecânica por forja - marreta no aço a 1000ºC ) e dobrados em camadas, 300-600 camadas na média, depois são torcidos, cortados e depois forjados em barra para gerar a peça ... é muito trabalho ... além disso, veja que tem detalhes em ouro, titânio...

Tenho algumas facas que paguei 300 alguns anos atrás, são usadas todos os dias, mas em perfeito estado, já as Tramontinas ...

Seria como comprar uma carretilha Abel, Tibor ... pra vida toda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Estes preços não me surpreendem, e em algumas situações podem ser elevados acima de

U$10000 e até mesmo U$20000, como algumas peças de um antigo cuteleiro chamado Bob Loveless.

No passado colecionei facas e canivetes e até mesmo cheguei a fabricar alguns itens, como o mostrado

no link abaixo.

http://www.caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=87951

Alguns materiais podem elevar o preço final de uma peça acabada, mas o fator de maior peso

na composição do preço final é a cotação do cuteleiro no ranking de mercado.

Tenho vários amigos cuteleiros no Brasil, e o Ricardo Romano de Itajubá - MG é um dos que vem

se destacando nas feiras realizadas nos EUA, motivo pelo qual suas peças vem se valorizando e

o agendamento de encomendas demandam cada vez um tempo maior.

Grande abraço

Odimir

Oi, Odimir, faltou um zero! Gosto muito de canivetes, tendo uma predileção pelo design dos franceses (Thiers, principalmente).

Dei uma busca no Ebay para ver as facas desse Bob Loveless e veja o que descobri: http://www.ebay.com/itm/Bob-Loveless-Fighter-Bowie-Sub-Hilt-Knife-Loveless-Parke-logo-ONE-OF-KIND-/360852038299?pt=Collectible_Knives&hash=item540475229b

US$ 100.000,00!!!! Caraca!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Celio, pra mim, os canivetes mais legais que estão nesse link da Orvis são os da Case e da Boker. No Ebay tem bastante coisa dessas cutelarias. Vários modelos interessantíssimos.

Outra que é muito boa é a Great Eastern - Tidioute. Muito legais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bela faca Odimir, também tenho uma peça do Romano.

Independente de ser cutelaria, instrumentos musicais ... peças exclusivas, feitas a mão, são mais caras mesmo. Pode ser só luxo, só o nome, qualidade, durabilidade, ou tudo junto.

No caso das facas, veja que algumas tem empunhadura em chifre de mamute, que é um fóssil ... o aço damasco é um terror para ser feito. São dois ou três tipos de aço que são caldeados ( solda termo-mecânica por forja - marreta no aço a 1000ºC ) e dobrados em camadas, 300-600 camadas na média, depois são torcidos, cortados e depois forjados em barra para gerar a peça ... é muito trabalho ... além disso, veja que tem detalhes em ouro, titânio...

Tenho algumas facas que paguei 300 alguns anos atrás, são usadas todos os dias, mas em perfeito estado, já as Tramontinas ...

Seria como comprar uma carretilha Abel, Tibor ... pra vida toda!

:):):)

O Romano é meu amigo pessoal e juntos estudamos alguns procedimentos relativos à tratamentos térmicos.

Algumas de suas laminas em aços como AISI 420/ 440 C, ATS 34, AISI D-2/D-6, Cr Mo V...são tratadas por um amigo comum em fornos especiais à vacuo.

Embora suspeito para opinar, considero o Ricardo Romano um dos melhores cuteleiros da atualidade, principalmente pela sua seriedade, dedicação, profissionalismo e humildade !

Parabéns por possuir uma de suas laminas !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Oi, Odimir, faltou um zero! Gosto muito de canivetes, tendo uma predileção pelo design dos franceses (Thiers, principalmente).

Dei uma busca no Ebay para ver as facas desse Bob Loveless e veja o que descobri: http://www.ebay.com/itm/Bob-Loveless-Fighter-Bowie-Sub-Hilt-Knife-Loveless-Parke-logo-ONE-OF-KIND-/360852038299?pt=Collectible_Knives&hash=item540475229b

US$ 100.000,00!!!! Caraca!

:):):)

Ola Alexandre, obrigado pela correção !

Há bom tempo deixei de colecionar peças e me dedicar à cutelaria, por este motivo é visível a minha defasagem.

Cheguei a possuir cerca de 250 peças entre facas e canivetes industrializados e artesanais, todos no estado "mint".

Hoje tenho cerca de meia duzia de peças de caráter estritamente utilitário.

O curioso sobre as facas do Bob Loveless, e que são de estilo relativamente simples, sem adornos, mas primorosamente trabalhadas !

Curioso também, que nos tempos nos quais eu acompanhava este desenvolvimento nas publicações especializadas, os principais compradores das facas do Loveless eram os japoneses, que diga-se de passagem possuem uma cutelaria maravilhosa !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Prezados,

Também aprecio facas, mais precisamente canivetes. Embora admire a arte da cutelaria acima citada, estou mais para canivetes modernos e, evidentemente, não tão caros. Acho que sou mais a praia do Célio. Para os que curtem esses materiais não tão artesanais vai dois links interessantes.

http://survival.outdoorlife.com/blogs/survivalist/2013/07/tactical-knives-18-best-folding-knives-self-defense

http://www.gerbergear.com.br

Abç

Doug

Editado por Douglas
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Prezados,

Também aprecio facas, mais precisamente canivetes. Embora admire a arte da cutelaria acima citada, estou mais para canivetes modernos e, evidentemente, não tão caros. Acho que sou mais a praia do Célio. Para os que curtem esses materiais não tão artesanais vai dois links interessantes.

http://survival.outdoorlife.com/blogs/survivalist/2013/07/tactical-knives-18-best-folding-knives-self-defense

http://www.gerbergear.com.br

Abç

Doug

:):):)

Também gosto destes canivetes !

Meu canivete de uso utilitário é um Gerber modelo E-Z Out, com lâmina em aço japonês ATS-34 produzido pela Hitachi (fantástico !).

Não recomendo facas ou canivetes da tradicional Buck.

Durante décadas enganaram o público afirmando que suas laminas eram fabricadas a partir de aço AISI 440 C modificado

Na verdade suas laminas são fabricadas com aço AISI 420, tratados com dureza acima da recomendada 58/60 HRC, o que as tornam excessivamente quebradiças e sem retenção de corte.

Este é o mesmo aço utilizado pela Tramontina na fabricação de facas de cozinha comuns, porém com dureza mais baixa.

Abração

Odimir

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sr. Odimir,

E essa marca. Teria alguma informação. Achei esse bonitinho !

16. Utilitac II Joe Pardue JPT 3R

For those who are looking for a less expensive folder for self-defense, consider the Joe Pardue Utilitac II - JPT 3R Knife (Ontario Model 8902). For a folder retailing around the $35 price range, the JPT 3R brings together good design, sturdy craftsmanship and affordability. The JPT 3 is a medium-sized knife, just under 6 ounces, with a 3.2 inch, drop-point AUS-8A blade that's .115 inches thick. Dual thumb studs offer one-hand opening from either side, and a reversible pocket clip lets you change from right-handed to left-handed carrying. The liner lock is very strong and clicks into place halfway across the opening, farther than most knives. This knife has a lanyard hole at the butt of the handle and is packaged with a 2-foot black cord. Overall, its a solid choice for a self-defense knife and its also a handy EDC knife. The JPT 3R is made in Taiwan. MSRP: $33

post-98-0-11985400-1393462574_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Douglas,

Não conheço especificamente esta marca, mas posso dar algum direcionamento :

- Joe Pardue possivelmente é o designer do canivete.
- A cutelaria produzida em Taiwan é de ótima qualidade (CRKT, Cold Steel...).
- AUS -8 é um aço soberbo de especificação japonesa (alta dureza, retenção de corte e tenacidade).

- O preço é muito confortável e representa um ótimo custo-beneficio.
- A contrapartida parece ser o peso um pouco alto (6 onças).

Abração

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Gostei da discussão. Alto nível!

Nesse estilo de faca/canivete eu só tenho uma SOG, mas é das mais simples, fabricada na china

http://www.sogknives.com

Tenho um daqueles alicates multifunções da Buck que gosto muito. Está comigo há uns 20 anos. Usei bem, mas está como novo

Estou de olho agora num facão pq quero fazer umas aventuras no mato com meus filhos. Vi um legal da gerber. Quando voltar de cuba vou ver se encomendo um. Vcs têm alguma sugestão de loja online pra comprar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aproveitando a disscussão vou contar uma breve história. A uns 20 anos atrás, quando a Varig ainda tinha vôo direto para Zurich. Comprei lá um canivete victorinox desse tradicionais cheio de funções. Naquele tempo ainda não tinha isso por aqui e todos eram montados na Suíça.

Pois bem cheguei no Brasil e fui viajar com uma namorada que tinha na época. Levei meu super mega canivete. Ao tentar abrir um vinho com o saca rolhas do mesmo, na primeira força que fiz a ferramenta soltou e ficou presa na rolha. Fiquei injuriado. Na época mandei uma carta (email nem existia eu acho) pra fábrica explicando a situação e mandei o canivete junto. Ele e a rolha com a ferramenta presa.

Alguns meses depois recebi em casa uma caixa vinda da Suíça. Nela havia uma carta de agradecimento por eu reportar a falha do canivete. Pediram desculpas e explicaram que aquilo só acontecia em um de vários milhões de unidades pois o controle de qualidade deles era muito rigoroso. Junto mandaram o meu canivete concertado e mais10 modelos diferentes de canivete com os quais presenteei vários amigos.

Doug

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Aproveitando a disscussão vou contar uma breve história. A uns 20 anos atrás, quando a Varig ainda tinha vôo direto para Zurich. Comprei lá um canivete victorinox desse tradicionais cheio de funções. Naquele tempo ainda não tinha isso por aqui e todos eram montados na Suíça.

Pois bem cheguei no Brasil e fui viajar com uma namorada que tinha na época. Levei meu super mega canivete. Ao tentar abrir um vinho com o saca rolhas do mesmo, na primeira força que fiz a ferramenta soltou e ficou presa na rolha. Fiquei injuriado. Na época mandei uma carta (email nem existia eu acho) pra fábrica explicando a situação e mandei o canivete junto. Ele e a rolha com a ferramenta presa.

Alguns meses depois recebi em casa uma caixa vinda da Suíça. Nela havia uma carta de agradecimento por eu reportar a falha do canivete. Pediram desculpas e explicaram que aquilo só acontecia em um de vários milhões de unidades pois o controle de qualidade deles era muito rigoroso. Junto mandaram o meu canivete concertado e mais10 modelos diferentes de canivete com os quais presenteei vários amigos.

Doug

O mais legal disso é que, sabendo a tradição da marca, quando vc começou a contar a história eu já sabia qual seria o final :yes:

Aproveitando: já ouviram falar das facas Kabar?

p.s. logo eu que comecei o tópico dizendo que não pagaria mais que alguns reais por uma faca, fui visitar os sites que vcs indicaram e a mão já tá coçando :whistle:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Aproveitando: já ouviram falar das facas Kabar?

Galera outdoor curte bastante.

Tenho uns conhecidos, uns loucos que curtem bushcraft, e todos falam muito bem da BK2.

Já usei uma e, relamente, é bem interessante: Para PDI'zão bravo, aonde não dá pra levar muita coisa é uma ferramenta e tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Meio off topic, mas no conetúdo... :ph34r:

Pedras para amolar/afiar.

Alguma marca recomendada?

Tá aí uma ciência de louco...não é pra qualquer um deixar o corte de uma faca nos trinques

Editado por Carlos Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

tb dei uma olhada nessa, mas estou pensando mais nessa outra (BK10) ou até nessa aqui (BK9)

Vamos ver :whistle:

Meio off topic, mas no conetúdo... :ph34r:

Pedras para amolar/afiar.

Alguma marca recomendada?

Tá aí uma ciência de louco...não é pra qualquer um deixar o corte de uma faca nos trinques

Estou de olho nas respostas a essa dúvida. Afio minhas facas com uma pedra própria, mas bem básica, e não fica nenhuma maravilha. Sei que há uns óleos próprios pra essa operação e pedras com várias faces, cada uma com granulação diferente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Meio off topic, mas no conetúdo... :ph34r:

Pedras para amolar/afiar.

Alguma marca recomendada?

Tá aí uma ciência de louco...não é pra qualquer um deixar o corte de uma faca nos trinques

Pedras adiamantadas DMT! As vezes aparece no Mercadolivre, algumas lojas e ebay sempre tem .... Vale cada centavo... tenho 3 granas: Corse, medium e fine.

Afiação tradicional, empurrando a lâmina para frente em um angulo determinado. 15º para sashimi, fatiar ... 20-23º para cortes em geral e 30º para cutelos e facas de campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

fui numa cutelaria tradicional aqui do centro do RJ e acabei comprando uma faquinha :whistle:

Tinha facas de todas as partes do mundo, inclusive kabar, colt, gerber, moela, criolla e talz ... mas eu acabei comprando uma nacional incrível, feita pela estatal IMBEL (Indústria de Material Bélico do Brasil)

Comprei a modelo AMZ (Amazônia), que é a faca usada por todas as forças armadas do Brasil. Carinha para o meu entendimento (até hoje :p ), mais até que a maior parte das importadas, mas parece valer cada centavo.

Gostei da brincadeira. Vou olhar com mais carinho pras facas

Abaixo, o vídeo do teste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pô Célio,

Sem querer vc acabou criando um tópico de um assunto de grande interesse dos amigos mosqueiros.

Na verdade tava na cara né. Não tem como mosqueiro não gostar de faca.

Pelo jeito vamos ter que pedir para o Boss criar um espaço só pra isso.

Ah, quer mais faquinhas baratas. bassproshop.com

Abç

Doug

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não sei se esse espaço será criado, mas certamente dado o conteúdo e interesse despertado, já merece estar no mínimo em uma seção mais adequada que "Off-Topic", movi o tópico para "Área Técnica - Equipamentos - Acessórios" ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pedras adiamantadas DMT! As vezes aparece no Mercadolivre, algumas lojas e ebay sempre tem .... Vale cada centavo... tenho 3 granas: Corse, medium e fine.

Afiação tradicional, empurrando a lâmina para frente em um angulo determinado. 15º para sashimi, fatiar ... 20-23º para cortes em geral e 30º para cutelos e facas de campo.

opa, mauro

Na loja onde comprei a minha faca tinha essa diamantada e tb uma de três cores, ambas da tramontina, cada uma a 160~170 reais. Carinho isso, hein?

Pô Célio,

Sem querer vc acabou criando um tópico de um assunto de grande interesse dos amigos mosqueiros.

Na verdade tava na cara né. Não tem como mosqueiro não gostar de faca.

Pelo jeito vamos ter que pedir para o Boss criar um espaço só pra isso.

Ah, quer mais faquinhas baratas. bassproshop.com

Abç

Doug

Verdade, Douglas. Acho que esse interesse tava meio escondido em mim :p Quando abri o tópico eu realmente queria apenas compartilhar meu espanto com os altos preços de algumas facas ...

Não sei se esse espaço será criado, mas certamente dado o conteúdo e interesse despertado, já merece estar no mínimo em uma seção mais adequada que "Off-Topic", movi o tópico para "Área Técnica - Equipamentos - Acessórios" ;)

Faz todo sentido, André :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

No passado tive uma grande paixão por trabalhos de entalhe em madeira e como nos artigos de cutelaria, criei um arsenal de ferramentas de corte representadas por formões, goivas, ferros de plainas, etc...
Em paralelo, como não poderia deixar de ser, um outro tanto de pedras e abrasivos para afiação manual.

Tenho vários kits de blocos diamantados da DMT nas 4 granulometrias básicas, em diversos tamanhos e mesmo formatos e ainda pedras industrializadas e naturais do tipo Wachita/Arkansas.
Contudo utilizo um procedimento de afiação bastante simples, mas que tem funcionado muito bem :
Caso a lamina esteja com o corte muito desgastado ou mesmo arredondado, faço o desbaste em uma pedra industrializada de 8 x 2 polegadas de granulometria grossa, montada em um suporte de aluminio de fabricação nacional (Lufel) usando água abundante como lubrificante.
Estas pedras são fabricadas pela Carborundum, Norton e outras empresas do ramo, mas dou preferência às pedras fabricadas por uma empresa de São Paulo chamada Supercorte.
Estas pedras são relativamente "macias" e também se desgastam durante a afiação, expondo novas arestas de corte removendo material e desbastando com facilidade mesmo as laminas mais duras.
A segunda etapa da afiação também é feita com pedras industrializadas de qualquer marca de granulometria média lubrificadas com água.

Caso as laminas sejam utilitárias de cozinha, termino a afiação com uma pedra industrializada de granulação fina lubrificada com água, que normalmente propicia um corte satisfatório, porem um pouco mais rústico em favor da durabilidade do gume.
No caso de ferramentas e minhas laminas de uso pessoal acrescento ainda uma operação de acabamento feita em pedras naturais do tipo Arkansas de granulação média, lubrificadas com uma mistura em partes iguais de óleo para máquinas do tipo "Singer" e querozene.
Para um super corte, faço o "assentamento" do corte em uma tira de couro e pasta abrasiva de polimento.
Os abrasivos diamantados são excepcionais, mas procuro poupa-los por questões de preço, visto que com o procedimento acima chego nos mesmos resultados.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ótimas dicas, mestre Odimir

Fiz umas pesquisas na net e encontrei o amolador de dupla face diamantado da tramontina por 100 reais. Acho que assim começa a valer a pena ter um

E, enquanto isso, já parti pra minha segunda faquinha ... Agora uma kabar bk16. Decidi que não vou colecionar, mas vou ter facas boas para várias situações. Depois dessa discussão toda, fui dar uma olhada nas facas que uso e achei que estou muito mal servido nesse departamento :p

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Também gosto destes canivetes !

Meu canivete de uso utilitário é um Gerber modelo E-Z Out, com lâmina em aço japonês ATS-34 produzido pela Hitachi (fantástico !).

Não recomendo facas ou canivetes da tradicional Buck.

Durante décadas enganaram o público afirmando que suas laminas eram fabricadas a partir de aço AISI 440 C modificado

Na verdade suas laminas são fabricadas com aço AISI 420, tratados com dureza acima da recomendada 58/60 HRC, o que as tornam excessivamente quebradiças e sem retenção de corte.

Este é o mesmo aço utilizado pela Tramontina na fabricação de facas de cozinha comuns, porém com dureza mais baixa.

Abração

Odimir

Odimir,

Obrigado por essas informações! Eu, como disse, gosto muito de cutelaria, mas não entendo nada sobre metalurgia.

O senhor saberia indicar obde encontrar (ou fazer um pequeníssimo resumo com elas para nós) informações sobre os principais tipos de aços nobres utilizados na cutelaria, seus defeitos e qualidades? E indicar seus preferidos?

Um de meus canivetes preferidos é o francês Opinel: tem um design simples, mas lindo (está na lista dos melhores desigbs do mundo do Victoria & Albert Museum); os meus sempre foram resistentes; são seguros (graças ao simples, mas engenhoso virobloc); tem um corte excepcional e são fáceis de afiar (tanto o tradicional de aço carbono quanto o mais recente inox); e o mais importante, são muito baratos.

Hoje em dia eles têm cabos em diversas opções de madeira (oliveira, carvalho, ébano etc) e um novo para outdoor, sintético (esse modelo ainda não tenho).

O senhor sabe me dizer se, sob o ponto de vista metalúrgico, o aço que ele usam é considerado bom (informações abaixo)? Outras duas coisas: qual é o melhor tipo de lubrificante para conservação de lâminas de carbono ou inox? É possível recuperar o brilho de uma lâmina espelhada só com polimento, ou esse brilho é parte do processo de forja/fundição e não pode ser domesticamente recuperado?

Muitíssimo obrigado. Abraços!

Stainless steel

Our stainless steel is Swedish - 12C27 modified (Sandvik). The addition of chrome makes it highly corrosion-resistant. Its carbon content of at least equal to 0.40% gives it an excellent cutting edge.

The blade

Cut out from a strip of steel, the blade is heat-treated to alter the internal structure of the steel, making it very hard. This raw blade then passes through a series of specific grinding wheels in the fully robotised grinding-polishing machines. They give it the unique domed Opinel profile which ensures unrivalled strength and cutting edge.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Odimir,

Obrigado por essas informações! Eu, como disse, gosto muito de cutelaria, mas não entendo nada sobre metalurgia.

O senhor saberia indicar obde encontrar (ou fazer um pequeníssimo resumo com elas para nós) informações sobre os principais tipos de aços nobres utilizados na cutelaria, seus defeitos e qualidades? E indicar seus preferidos?

Um de meus canivetes preferidos é o francês Opinel: tem um design simples, mas lindo (está na lista dos melhores desigbs do mundo do Victoria & Albert Museum); os meus sempre foram resistentes; são seguros (graças ao simples, mas engenhoso virobloc); tem um corte excepcional e são fáceis de afiar (tanto o tradicional de aço carbono quanto o mais recente inox); e o mais importante, são muito baratos.

Hoje em dia eles têm cabos em diversas opções de madeira (oliveira, carvalho, ébano etc) e um novo para outdoor, sintético (esse modelo ainda não tenho).

O senhor sabe me dizer se, sob o ponto de vista metalúrgico, o aço que ele usam é considerado bom (informações abaixo)? Outras duas coisas: qual é o melhor tipo de lubrificante para conservação de lâminas de carbono ou inox? É possível recuperar o brilho de uma lâmina espelhada só com polimento, ou esse brilho é parte do processo de forja/fundição e não pode ser domesticamente recuperado?

Muitíssimo obrigado. Abraços!

Stainless steel

Our stainless steel is Swedish - 12C27 modified (Sandvik). The addition of chrome makes it highly corrosion-resistant. Its carbon content of at least equal to 0.40% gives it an excellent cutting edge.

The blade

Cut out from a strip of steel, the blade is heat-treated to alter the internal structure of the steel, making it very hard. This raw blade then passes through a series of specific grinding wheels in the fully robotised grinding-polishing machines. They give it the unique domed Opinel profile which ensures unrivalled strength and cutting edge.

:):):)

Alexandre,

Vou tentar responder porém não na mesma ordem na qual as perguntas foram feitas.

- Já tive e usei diversos canivetes franceses da marca Laguiole e também Opinel.

Estes últimos são excelentes utilitários, muito leves e com lâminas de ótima qualidade, tanto as de aço carbono como de aço inoxídavel.

Os aços suecos produzidos pelas empresas Sandvik e Uddeholm são de qualidade inquestionável !

Na época do lançamento do aço Sandvik 12C27 laminado e destinado especificamente para aplicações em cutelaria, li vários artigos nas literaturas especializadas enaltecendo suas qualidades, tais como facilidade de afiação, agudeza do gume, sua capacidade de retenção de corte e resistência à corrosão.

Comprovei isto usando uma destas lâminas.

- Não sei dizer qual o melhor óleo de proteção para lâminas, mas acredito que o óleo OM-1 da Starret seja bastante apropriado pois é o que utilizo há décadas em instrumentos de medição, ferramentas e lâminas sem qualquer objeção.

- Restauração do brilho :

As laminas em geral são produzidas por dois processos básicos, quais sejam, forjamento e caldeamento(aço damasco),e usinagem com remoção de material à partir de um bloco laminar (blank).(nunca por processo de fundição)

Os blanks podem ser obtidos por processos de estampagem a frio ou a quente, a partir de aço laminado em bobinas, como é o caso das lâminas dos canivetes Opinel, ou ainda recortados em serras e desbastados em lixadeiras no caso de cutelaria artesanal.

Tanto as laminas forjadas como os blanks deverão passar por uma sequência de desbastes por processos que utilizam diversos tipos de materiais abrasivos para obtenção das dimensões finais e do grau de acabamento desejado.

Para recuperar o brilho de uma lamina originalmente espelhada ou para obter uma superfície espelhada a partir de uma superfície bruta com alto grau de rugosidade em âmbito doméstico é preciso proceder a uma sequência de lixamentos, partindo de uma granulometria mais grossa para uma granulometria mais fina de maneira gradual.

Se a lamina não apresentar rugosidade acentuada, marcas de oxidação profundas ou "pittings", o brilho poderá ser obtido com lixa dágua de granulação fina (granas 400 à 2000).

Á partir da utilização da grana 600, já se obtém um brilho de joia.

Pastas abrasivas de polimento fazem o acabamento final, tanto por aplicação manual ou mecânica (politrizes), usando rodas de brim e flanela.

Uma furadeira manual pode ser improvisada para esta finalidade.

Em uma outra resposta complementarei as informações sobre os tipos de aços e suas aplicações/recomendações.

Deixo em aberto para responder de maneira mais detalhada, qualquer dúvida sobre o que comentei acima.

Grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Este assunto está ficando ótimo, especialmente quando temos a contribuição do quilate da do Mestre Odimir.

Sugiro à moderação criar uma nova seção. Podia ser como no CATERVA, seção CUTELARIA, aonde hospedaríamos todas estas informações.

Desde criança sempre tive uma atração por armas em especial por cutelaria. Muito cedo comecei a adquirir canivetes, facas e facões de mato, mesmo morando em apartamento.

Tratei sempre de reprimir por considerar isto um traço belicoso e agressivo de uma personalidade. Fui reprimido, também, pelos meus pais que nunca deixaram-me “colecionar” muitas facas e canivetes como teria sido minha intenção.

Depois que meu filho nasceu (há 28 anos) tratei ainda mais “sublimar” estas minhas predileções por cutelaria para não dar mau exemplo para a criança. Disfarçava esta minha “tara” comprando, no máximo, um canivete VITORINOX, sempre que me encontrava no exterior, pois aqui no Brasil os preços eram exorbitantes, “um roubo”. Tenho mais de 10 canivetes espalhados (i.e. escondidos) por aí, pois meu filho também gosta de facas !!!!!

Para não andar “armado”, carrego sempre na carteira, misturado com cartões de crédito, uma lâmina (virgem, selada) de bisturi. Passa até em Raios-X de aeroportos. E a pergunta...pra quê isto ? Sei lá...just in case !!!

Com um certo alívio constato, aqui, que existem outros indivíduos que compartilham meu gosto por facas e afins e portanto, eu talvez não precise gastar dinheiro e buscar ajuda da psicanálise para tratar este lado da minha personalidade. Talvez gaste este dinheiro comprando facas e canivetes.

Há muito acalento o desejo de comprar uma faca com aço damasco. Vi uma (Herbertz, alguém conhece ?) numa loja virtual do Paraná, por R$ 80,00, achei muito barata e desconfio que seja um logro.

Vi um anúncio de um curso de cutelaria na UNB, 2 módulos, R$ 3.000,00/cada. Teria ficado tentado, mas....por este dinheiro posso tb, pescar na Amazônia !

Bom fica a sugestão para a moderação, a de criar a seção Cutelaria e coisas afins. Aprendi muito com vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá amigos!

Gostei da discussão aqui, é sempre bom ver coisas diferentes, acho muito bonitas as facas personalizadas, mais digo que não entendo nada do assunto.

Agradeço ao Célio pela citação em relação a parte artística.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Patrono

Para o Sr.Odimir e demais entendidos/prof.Pardal/etc...

Ainda sobre amolação.

Qual sua avaliação sobre a "trapizonga" abaixo:

http://www.google.com.br/url?sa=i&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&docid=AfO517_WHzwZzM&tbnid=sF_pIwtTfSQuCM:&ved=0CAgQjRw4Mw&url=http%3A%2F%2Fpt.aliexpress.com%2Fitem%2FFree-shipping-Kitchen-knife-sharpeners-system-edge-pro-effective-send-4-stone%2F823054410.html&ei=sdIqU9u3IIG3kQfNv4CIAg&psig=AFQjCNFJr343VNm_ixWsOxIewYgv14C1nQ&ust=1395401777603135

Funciona? Algo como "idiot proof", não?!

É um aparato paralelo, pelo que percebi uma cópia da Lansky americana (muito indicada pelo pessoal do segmento; catálogo http://lansky.com/files/5313/9204/9619/Lansky_Catalog_2014_web150.pdf).

Pesquisando em alguns fóruns, não vi nenhuma "contra-indicação", mas o pessoal que realmente trabalha diariamente com facas não usa (indicam para os que uma vez ou outra irão afiar e gostariam de ter certeza de não fazer "caca").

Deu vontade de importar um original, mas gostaria de saber a opinião de quem entende do assunto.

Abração,

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olha só, não sou nenhum afiador profissional de facas, mas acho perda de tempo.

Se você for a única pessoa a afiar as facas de sua casa, o ângulo de afiação pode ser facilmente controlado pelo ajuste de seu punho com relação à pedra, coisa fácil de repetir de uma afiação para outra. Isso garante um grau de repetição de surpreendente qualidade, acredite se quiser.

Ademais, a qualidade de afiação também está muito relacionada com a qualidade da pedra que vocês usar e com a técnica.

Só pra constar, eu tenho uma faca de cortar legumes que eu dou uma passada suave de cada lado na parte grossa da pedra... isso deixa o gume com um micro-serrilhado, como uma faca Ginsu (lembra do 011-14-06?), e esse gume corta MUITO melhor legumes com pele, como cebolas e tomates... enfim, só pra demonstrar que afiação de facas é algo muito personalizável.

Agora se o teu tesão é no aparelho, vai com fé... :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Dentre o pessoal que tem oficinal de metal-mecânica em casa, tem aqueles que constroem coisas e aqueles que constroem ferramentas para construir as coisas...

Eu sou do grupo dos ferramenteiros e vivo mirabolando gadgets... entendo sua fissura. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Se o interesse for por videos sobre amolação de facas e canivetes, inclusive usando o dispositivo Edge Pro Apex (ou o clone chinês), sugiro consultar no Youtube, os cerca de 20 videos feitos por Hélio Cabral Jr. Ele até apresenta gadgets e testes de ferramentais. Acho que vale a pena conferir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Dentre o pessoal que tem oficinal de metal-mecânica em casa, tem aqueles que constroem coisas e aqueles que constroem ferramentas para construir as coisas...

Eu sou do grupo dos ferramenteiros e vivo mirabolando gadgets... entendo sua fissura. :)

Uma oficina está nos meus planos, pena que a patroa não compartilha da idéia e o galo lá de casa é ela.

Mas que estou pensando seriamente no aparato, estou. Algo meio alemón style parrudão com uma pitada de acabamento swiss...faltou só a oficina. kkkkk

pé na jaca e pau no cartão de crédito :whistle:

Se o interesse for por videos sobre amolação de facas e canivetes, inclusive usando o dispositivo Edge Pro Apex (ou o clone chinês), sugiro consultar no Youtube, os cerca de 20 videos feitos por Hélio Cabral Jr. Ele até apresenta gadgets e testes de ferramentais. Acho que vale a pena conferir.

Valeu pela dica. Checarei hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Para o Sr.Odimir e demais entendidos/prof.Pardal/etc...

Ainda sobre amolação.

Qual sua avaliação sobre a "trapizonga" abaixo:

http://www.google.com.br/url?sa=i&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&docid=AfO517_WHzwZzM&tbnid=sF_pIwtTfSQuCM:&ved=0CAgQjRw4Mw&url=http%3A%2F%2Fpt.aliexpress.com%2Fitem%2FFree-shipping-Kitchen-knife-sharpeners-system-edge-pro-effective-send-4-stone%2F823054410.html&ei=sdIqU9u3IIG3kQfNv4CIAg&psig=AFQjCNFJr343VNm_ixWsOxIewYgv14C1nQ&ust=1395401777603135

Funciona? Algo como "idiot proof", não?!

É um aparato paralelo, pelo que percebi uma cópia da Lansky americana (muito indicada pelo pessoal do segmento; catálogo http://lansky.com/files/5313/9204/9619/Lansky_Catalog_2014_web150.pdf).

Pesquisando em alguns fóruns, não vi nenhuma "contra-indicação", mas o pessoal que realmente trabalha diariamente com facas não usa (indicam para os que uma vez ou outra irão afiar e gostariam de ter certeza de não fazer "caca").

Deu vontade de importar um original, mas gostaria de saber a opinião de quem entende do assunto.

Abração,

Carlos

:):):)

Carlos,

Conheço vários dispositivos e ferramentas para o posicionamento de lâminas durante a afiação e pessoalmente adquiri alguns, sendo que o último foi um do tipo que mantem as pedras cerâmicas em "V", fabricado pela Spyderco (USA).

Confesso que nenhum deles funcionou a contento no que tange à afiação de facas e canivetes, razão pela qual prefiro afiar minhas facas de maneira totalmente manual.

Recomendo sim, uma boa pedra do tipo Arkansas de granulometria média para acabamento final e um suporte ou dispositivo para manter a pedra em posição firme durante a afiação.

Em contrapartida, existem dispositivos para afiação de lâminas de plainas e formões que funcionam muito bem, mesmo os mais baratos de concepção mais simples.

Em alguns casos estes dispositivos são fundamentais para que se obtenham afiações com geometrias corretas, como é o caso das lâminas para plainas do tipo "block plane ", usadas na fabricação dos blanks para varas de bambu.

Tenho uma oficina bastante completa em casa e sou proprietário de uma empresa de ferramentaria que atende diversos segmentos de mercado, mas principalmente as empresas fornecedoras das montadoras automobilísticas, com setor de projetos e desenvolvimento próprios.

Não consegui desenvolver algo que pudesse atender melhor que a afiação manual como venho fazendo.

Grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Se prepara para tirar alguns escorpiões do bolso, se for comprar essas pedras de afiar de qualidade.

Passeando em Paris, me deparei com algumas pedras japonesas numa loja que vendia facas alemãs... variavam entre 200 e 500 EUROS cada uma!

Se for esse o caso, acho que as afiadoras diamantadas são uma escolha mais em conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

comprei os dois afiadores top da tramontina, um o diamantado de dupla face (360 e 600) e outro o de pedra (400 e 1000). Fiz uns testes com um canivete antigo que tenho e consegui um bom fio com ambos, exceto na região perto da ponta. E a região desbastada da lâmina está longe de estar bem uniforme. Tudo isso é culpa minha mesmo. Os afiadores são ótimos, mas não me acertei totalmente em manter a inclinação durante toda a passada. Sigo treinando ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.