Ir para conteúdo

Faquinha$$$ da Orvis


Postagens Recomendadas

  • Patrono

:):):)

Carlos,

Conheço vários dispositivos e ferramentas para o posicionamento de lâminas durante a afiação e pessoalmente adquiri alguns, sendo que o último foi um do tipo que mantem as pedras cerâmicas em "V", fabricado pela Spyderco (USA).

Confesso que nenhum deles funcionou a contento no que tange à afiação de facas e canivetes, razão pela qual prefiro afiar minhas facas de maneira totalmente manual.

Recomendo sim, uma boa pedra do tipo Arkansas de granulometria média para acabamento final e um suporte ou dispositivo para manter a pedra em posição firme durante a afiação.

Em contrapartida, existem dispositivos para afiação de lâminas de plainas e formões que funcionam muito bem, mesmo os mais baratos de concepção mais simples.

Em alguns casos estes dispositivos são fundamentais para que se obtenham afiações com geometrias corretas, como é o caso das lâminas para plainas do tipo "block plane ", usadas na fabricação dos blanks para varas de bambu.

Tenho uma oficina bastante completa em casa e sou proprietário de uma empresa de ferramentaria que atende diversos segmentos de mercado, mas principalmente as empresas fornecedoras das montadoras automobilísticas, com setor de projetos e desenvolvimento próprios.

Não consegui desenvolver algo que pudesse atender melhor que a afiação manual como venho fazendo.

Grande abraço

Odimir

Muito obrigado, Sr.Odimir.

Procurando as pedras...

Se prepara para tirar alguns escorpiões do bolso, se for comprar essas pedras de afiar de qualidade.

Passeando em Paris, me deparei com algumas pedras japonesas numa loja que vendia facas alemãs... variavam entre 200 e 500 EUROS cada uma!

Se for esse o caso, acho que as afiadoras diamantadas são uma escolha mais em conta.

Carrrrrrrrvalho, tô vendo isso.

E mais...tem louco pra tudo. Galera alucinada em alguns fóruns, torram uma grana preta.

Começando achar Orvis H2 com carretilha Tibor baratim baratim.

comprei os dois afiadores top da tramontina, um o diamantado de dupla face (360 e 600) e outro o de pedra (400 e 1000). Fiz uns testes com um canivete antigo que tenho e consegui um bom fio com ambos, exceto na região perto da ponta. E a região desbastada da lâmina está longe de estar bem uniforme. Tudo isso é culpa minha mesmo. Os afiadores são ótimos, mas não me acertei totalmente em manter a inclinação durante toda a passada. Sigo treinando ...

x2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

comprei os dois afiadores top da tramontina, um o diamantado de dupla face (360 e 600) e outro o de pedra (400 e 1000). Fiz uns testes com um canivete antigo que tenho e consegui um bom fio com ambos, exceto na região perto da ponta. E a região desbastada da lâmina está longe de estar bem uniforme. Tudo isso é culpa minha mesmo. Os afiadores são ótimos, mas não me acertei totalmente em manter a inclinação durante toda a passada. Sigo treinando ...

:):):)

Celio,

Acertar a angulação e a uniformidade do gume desbastado realmente é uma habilidade que se obtém com treinamento.

Meu amigo cuteleiro Ricardo Romano de Itajuba - MG, percebeu que o desbaste de suas laminas feitos em lixadeiras de cinta, ficavam comprometidos e desiguais de um lado, quando usava a mão esquerda.

Passou a treinar a mão esquerda com tanto afinco e dedicação, que o lado comprometido passou a ser o lado feito com a mão direita.

Foi preciso fazer um novo treinamento para equalizar a destreza das duas mãos....

Abaixo algumas de suas facas desbastadas e acabadas inteiramente à mão.

Grande abraço

Odimir

fernandojacarandaacute.jpg

martmo2.jpg

madresergio4.jpg

bowierandall12JPG.jpg

skiser.jpg

dhr.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:):):)

Celio,

Acertar a angulação e a uniformidade do gume desbastado realmente é uma habilidade que se obtém com treinamento.

Meu amigo cuteleiro Ricardo Romano de Itajuba - MG, percebeu que o desbaste de suas laminas feitos em lixadeiras de cinta, ficavam comprometidos e desiguais de um lado, quando usava a mão esquerda.

Passou a treinar a mão esquerda com tanto afinco e dedicação, que o lado comprometido passou a ser o lado feito com a mão direita.

Foi preciso fazer um novo treinamento para equalizar a destreza das duas mãos....

Abaixo algumas de suas facas desbastadas e acabadas inteiramente à mão.

Grande abraço

Odimir

É isso, Mestre

Lindíssimas facas. Como a gente faz pra ter uma obra de arte dessa? :whistle:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É isso, Mestre

Lindíssimas facas. Como a gente faz pra ter uma obra de arte dessa? :whistle:

:):):)

Celio,

O Ricardo Romano pode ser contatado através do e mail : cutromano@yahoo.com e do telefone (035) 3622-5896 (Itajuba - MG)

Se disserem que são meus amigos, certamente terão algumas coisas facilitadas e outras nem tanto como por exemplo o prazo de entrega, pelos motivos que explico:

- O Romano tem sua agenda de pedidos tomada por longa data.

- Parte de sua produção é reservada para suas participações em feiras e exposições nos EUA, onde tem venda assegurada, inclusive com pedidos agendados.

- Dependendo do material, algumas laminas recebem tratamento térmico feito por ele em suas instalações.

Alguns materiais modernos e aços inoxidáveis são enviados para tratamento em modernos fornos à vácuo na empresa de um amigo comum.

Para justificar os custos deste tipo de tratamento é necessário acumular algumas laminas de um mesmo tipo de material porque além do preço (alto) do custo do tratamento, paga-se também o preço de abertura de uma ordem de serviço por tipo de material, somados aos custos de envio e retorno das laminas.

Passando a pista do que se pretende, o Ricardo enviará fotos para facilitar a escolha da faca, machete, canivete...pretendido.

Além da escolha do modelo da lamina e tipo de empunhadura pretendidas, também é possível escolher os materiais aplicados como :

- Empunhadura - chifres, madeiras exóticas, compósitos de última geração, couro, materiais exóticos (madrepérola)....etc

- Guardas, pomos e rebites - latão, nickel silver, aço inoxidável, aluminio, prata...etc

- Bainhas - diversos materiais e couros.

O Ricardo é uma pessoa extremamente simples e acessível e sua humildade diretamente proporcional a sua elevada competência e honestidade.

Grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sr. Odimir encomendou a 1 ano uma faca para mim da fotos acimas! A primeira do post dele! Aí da para ver o tanto é difícil e demorado conseguir uma jóia destas! Sr. Odimir também com toda a modéstia que lhe é peculiar já forjou excelentes peças de cutelaria!!

Editado por Orzil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Opa, mestre Odmir

Lindíssima a sua criação. Muitíssimo obrigado pelo contato e por toda atenção. Difícil mesmo, ainda mais para quem entende nada do assunto, escolher algo que nem mesmo existe, mas vou amadurecer a ideia e entrar, sim, em contato com o Sr. Romano. Hoje, sem pensar muito eu iria na linha das duas últimas facas entre as que o senhor postou. São de tirar o sono

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

A 1ª faca é um modelo que sempre procuro para levar dentro do caiaque nas expedições. (jeitão meio buschcraft, pequena e acima de tudo pesada, beeeeeemmmmmm pesada). Equação difícil essa, ainda mais quando entra a variante $.

Já vi comentários sobre as facas do Sr.Romano, sempre fiquei babando.

Enfim, pedrinhas made in Japan trotando pro MT :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ô Carlos, não é nessa sua terra que termômetro de rua pega fogo?

Termômetro pega fogo

Licitação para uma obra da Copa, ocorrendo hoje, valor de 1,3mi com prazo de execução =60 dias

Viadutos inacabados

Um tal de VLT que só pode ser daquele filme Fábrica de Chocolates

Ruas que são só buracos

.

.

.

Cara, tô p da vida hoje!!!

Esse país é um lixo!!!

em tempo

http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2014/03/20/ibope-mostra-estabilidade-e-dilma-mantem-expectativa-de-vitoria-no-1o-turno/

Sei que tudo é manipulado, principalmente a imprensa.

Vontade de ser o Cel.Nascimento esmurrando

Editado por Carlos Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sr. Odimir encomendou a 1 ano uma faca para mim da fotos acimas! A primeira do post dele! Aí da para ver o tanto é difícil e demorado conseguir uma jóia destas! Sr. Odimir também com toda a modéstia que lhe é peculiar já forjou excelentes peças de cutelaria!!

:):):)

Grande Rodrigo,

Obrigado pelos comentários !

Obrigado também pela lembrança e contatarei o Ricardo.

Meu medo é que eu faça uma nova encomenda...... :frusty:

Falaremos por telefone.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Opa, mestre Odmir

Lindíssima a sua criação. Muitíssimo obrigado pelo contato e por toda atenção. Difícil mesmo, ainda mais para quem entende nada do assunto, escolher algo que nem mesmo existe, mas vou amadurecer a ideia e entrar, sim, em contato com o Sr. Romano. Hoje, sem pensar muito eu iria na linha das duas últimas facas entre as que o senhor postou. São de tirar o sono

:):):)

Celio,

Se um dia for efetivar alguma encomenda e necessitar de algum suporte para seleção de materiais, por favor sinta-se à vontade para entrar em contato e perguntar.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:):):)

Celio,

Se um dia for efetivar alguma encomenda e necessitar de algum suporte para seleção de materiais, por favor sinta-se à vontade para entrar em contato e perguntar.

Grande abraço

Odimir

Muito obrigado de novo, Mestre Odimir

Com certeza vou abusar do teu conhecimento

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Grande Rodrigo,

Obrigado pelos comentários !

Obrigado também pela lembrança e contatarei o Ricardo.

Meu medo é que eu faça uma nova encomenda...... :frusty:

Falaremos por telefone.

Grande abraço

Odimir

:):):)

Ola Rodrigo,

Hoje pude conversar com o Romano e além do agendamento longo, ele sofreu um acidente em uma partida de futebol e ficou com a mão comprometida por estes meses.

Já retornou às suas atividades e tua faca está na sequência de trabalhos para ser montada e entregue na próxima semana.

Abaixo foto da lâmina já tratada ao lado das talas de empunhadura em madeira africana (cocobolo).

Não foi necessário que eu fizesse uma nova encomenda porque fui presenteado com uma faca pelo Romano.

Trata-se de surpresa e só saberei a respeito quando recebe-la.

Postarei para que os amigos vejam....

Grande abraço

Odimir

unnamed.jpg

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Quanto aos prazos de agendamento, a situação atual é a seguinte :

O Ricardo produziu várias lâminas de vários modelos e materiais que já receberam tratamento térmico e estão disponíveis.
Se a escolha recair sobre uma destas lâminas, o cliente escolherá os demais componentes de montagem e esta será feita dentro de 30/45 dias.
Para lâminas de desenho inédito ou exclusivo, o prazo minimo de entrega será um ano.

Abração
Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:):):)

skiser.jpg

dhr.jpg

:):):)

Quanto aos prazos de agendamento, a situação atual é a seguinte :

O Ricardo produziu várias lâminas de vários modelos e materiais que já receberam tratamento térmico e estão disponíveis.

Se a escolha recair sobre uma destas lâminas, o cliente escolherá os demais componentes de montagem e esta será feita dentro de 30/45 dias.

Para lâminas de desenho inédito ou exclusivo, o prazo minimo de entrega será um ano.

Abração

Odimir

Opa! Que belezaI

Estou pensando em algo na linha dessas duas acima, com a empunhadura no estilo da primeira e a lâmina no estilo da segunda, com algo na casa dos 22 a 25cm de comprimento e lâmina pesada, com algo entre 4 e 5mm de espessura. Na verdade, essas características seriam apenas uma base, mas eu deixaria o artista bem a vontade para criar e me surpreender

O que acha, mestre? O que mais eu precisaria decidir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Celio,

Contactando o Ricardo, ele te enviará por e-mail fotos das lâminas semi acabadas disponíveis para que escolha.
Neste caso você precisará decidir sobre os materiais complementares :

- Guarda e pomo : latão, alumínio, aço inoxidável, nickel silver.
- Empunhadura ; Chifres ou ossos de diversos animais, compósitos de grafite ou resina fenólica /melamínica (micarta), e madeiras exóticas como, jacarandá da Bahia, jacarandá mineiro, Pau Brasil, roxinho, cocobolo (africano), Lignum Vitae, ébano, zebrawood, rádica, walnut, e a que eu mais gosto que é a Arizona Iron Wood (Pau ferro do deserto de Sonora ).
Caso queira alguma informação mais detalhada sobre qualquer destes materiais basta perguntar.

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Ola Rodrigo,

Hoje pude conversar com o Romano e além do agendamento longo, ele sofreu um acidente em uma partida de futebol e ficou com a mão comprometida por estes meses.

Já retornou às suas atividades e tua faca está na sequência de trabalhos para ser montada e entregue na próxima semana.

Abaixo foto da lâmina já tratada ao lado das talas de empunhadura em madeira africana (cocobolo).

Não foi necessário que eu fizesse uma nova encomenda porque fui presenteado com uma faca pelo Romano.

Trata-se de surpresa e só saberei a respeito quando recebe-la.

Postarei para que os amigos vejam....

Grande abraço

Odimir

unnamed.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:):):)

Celio,

Contactando o Ricardo, ele te enviará por e-mail fotos das lâminas semi acabadas disponíveis para que escolha.

Neste caso você precisará decidir sobre os materiais complementares :

- Guarda e pomo : latão, alumínio, aço inoxidável, nickel silver.

- Empunhadura ; Chifres ou ossos de diversos animais, compósitos de grafite ou resina fenólica /melamínica (micarta), e madeiras exóticas como, jacarandá da Bahia, jacarandá mineiro, Pau Brasil, roxinho, cocobolo (africano), Lignum Vitae, ébano, zebrawood, rádica, walnut, e a que eu mais gosto que é a Arizona Iron Wood (Pau ferro do deserto de Sonora ).

Caso queira alguma informação mais detalhada sobre qualquer destes materiais basta perguntar.

Abração

Odimir

muito obrigado, meu caro Odimir

Vou estudar um pouco essas opções para já contatar o Dr. Romano com uma ideia mais definida, pelo menos no que se refere aos materiais do cabo

grande abraço

Celio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Belas facas e bela iniciativa de criação do sub-forum e moderado por quem entende do assunto. Também gosto de facas e facões e tenho algumas peças antigas, outras modernas, algumas com cabo e bainha feitos por mim.

Abraços

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado Sr. Odimir! A faca ficou uma perfeição foi feita em aço 440 C e o cabo Cocobolo! Valeu a espera de quase um ano!! Depois posto uma fotos de umas outras que tenho aqui feitas pelo Antal Bodolay e uns canivetes da spyderco que uso de aço ATS 55 e V30! Abraços!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Seu Odimir como é chamado esse estilo de bainha que cobre bastante a faca? :mellow:

Já vi muitos trabalhos assim, mas nunca soube como me referir. :ok:

T+ :)

Fausto,

De maneira mais simples este tipo de bainha é chamado de pouch sheath.

De acordo com seus atributos funcionais, estéticos ou mesmo relacionados aos materiais com que seja fabricada, pode ser adjetivada criando denominações longas e complexas como, clip belt tooled leather pouch sheath ou ainda crossdraw belt loop tooled....

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

Poxa, fiquei um tempo sem ver o tópico... como caminhou!

Sr. Odimir, muito obrigado pelas explicações quanto ao polimento da lâmina! Lindas as facas do Romano. Tem ideia do custo de um canivete como o da foto postada por você?

Carlos, os Opinel vc acha fácil no EBay. Tem uns outdoors que parecem ser bons pra quem pesca (mas ainda acho os com madeiras nobres mais bonitos). Como disse, muito bons, bonitos e baratos.

Estou doido para adquirir algum canivete da Great Eastern ou alguns modelos da Case (russlock, elephant toe, fisherman etc).

Abraços!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ola Alexandre,

Tenho várias fotos de canivetes que solicitei ao Romano e devo criar um tópico específico para posta-los, visto que são muito bonitos !
O Romano dispunha de uns poucos canivetes para pronta entrega mas creio que já se esgotaram e não tem expectativa de voltar a produzi-los ainda este ano.
O preço de seus canivetes giram em torno de R$1500,00 por peça !!!!!!!!!!!!

Grande abraço
Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

E facas como as postadas? $?

:):):)

Alexandre,

No caso específico do cuteleiro Romano, os preços e os prazos de entrega das facas variam em função de diversos fatores como :

- Tipos de materiais escolhidos para a lamina e componentes.

- Tamanho e modelo.

- Disponibilidade de facas acabadas para pronta entrega ou laminas tratadas e prontas para a montagem.

- No caso de facas artesanais inéditas, o prazo de entrega hoje é superior a um ano.

- De qualquer forma o preço é fornecido mediante consulta e acredito que as mais baratas custem em torno de R$600,00.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.