Ir para conteúdo

Blue Damsel (1º ensaio)


Odimir

Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

Ola pessoal,

Carrego em minha caixa de moscas algumas imitações de odonatos atadas por amigos ou mesmo adquiridas em fly shops na Patagônia.
Recentemente decidi atar minhas próprias imitações e desenvolver um padrão que atenda a algumas premissas, como :
- ter um realismo aceitavelmente convincente e ser apto para pescar.

- transmitir a aparência leve e delicada de uma damsel fly (zigóptera).

- ser fácil de atar.

- utilizar materiais facilmente encontráveis, que contemplem algumas características como flutuabilidade e reflita um brilho "metalizado" destes insetos.
Para o desenvolvimento do padrão e aplicação destes materiais, tomei como referência um padrão conhecido de blue damsel, de autoria de Gary Borger.
Na verdade já fui um pouco além do que é mostrado abaixo e tão logo tenha chegado ao padrão que considero definitivo, retornarei ao tema.
Abaixo os primeiros resultados que chamei de 1o. ensaio.

Grande abraço

Odimir

Imagem037.jpg

Imagem043.jpg

Imagem049.jpg

Imagem040.jpg

Imagem038.jpg

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Mestre Odimir

Pergunta: FLUTUA??????

Ola Jamanta,

Esta libélula foi desenvolvida com materiais que possibilitam 3 níveis de flutuação, a saber :

- flutuação plena sobre o filme da água

- flutuação plena de perfil baixo (spent), com asas de ethafoam que as tornam insubmergíveis.

- semi submersa para imitar as libélulas presas ao filme da água, após retornarem da postura de ovos na qual estiveram submersas.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tb gostei muito mestre, esse brilho metalizado deu um aspecto muito realista as libélulas, em um dia de pescaria com céu claro as trutas vão querer sair da água como no vídeo postado pelo André, parabéns!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ficaram excelentes mestre Odimir!

Por favor, quando chegar à receita final, nos presenteie com um passo a passo. :)

:mestre: :mestre: :mestre:

Ola Andre, obrigado !

Meu amigo Acácio de Salles é apaixonado com a pesca de trutas em lagos da Patagônia usando imitações de libélulas.

O Acácio já conseguiu avanços notáveis nos seus desenvolvimentos, inclusive com a transferência de brilhos "metalizados", a partis de filmes para superfícies de EVA.

Decidimos agora juntar nossos esforços em busca de um padrão satisfatório.

quando chegarmos à esse padrão, a ideia é compor um passo à passo ou mesmo um vídeo e compartilhar com os amigos.

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tb gostei muito mestre, esse brilho metalizado deu um aspecto muito realista as libélulas, em um dia de pescaria com céu claro as trutas vão querer sair da água como no vídeo postado pelo André, parabéns!

Ola Samuel, obrigado !

Como citei, teremos mais novidades sobre este tema !

Grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O vídeo postado pelo André e mais uma fly box como essa, ficamos até cheio de esperança de uma dia pescar assim. :okok:

Parabéns seu Odimir, o atado está muito legal. :ok:

T+ :)

Ola Fausto, obrigado !

Hoje um amigo me passou um link de uma matéria sobre a pesca com libélulas em lagos da Patagônia chilena.

Coincidentemente já pesquei neste mesmo lago, porém utilizando outros tipos de imitações porque estas pescarias sempre aconteceram no inicio de temporada e a ocasião não era propicia para o uso de imitações de libélulas.

Segue o link : http://www.lavaguada.cl/

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Na minha época de criança dava o nome de zique e zaque a Libélula.

Parabéns mestre Odimir esta muito legal.

Abraço.

:):):)

Grande Marcelo, obrigado por comentar 1

As libélulas se utilizam de um recurso que as fazem parecer paradas quando voando, e arremetem

rápido sobre as vitimas.

Esta estratégia foi muito utilizada pelos pilotos de caça durante a segunda guerra mundial.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Então vai arrebentar....

Mete ela nos lagos e depois nos conta.

Manda a receita e os materiais para copiar.

Obrigado Jamanta !

Estas libélulas representam um primeiro ensaio.

Alguns amigos também desenvolveram alguma coisa em paralelo e vamos juntar o que puder

melhorar o padrão.

Testaremos e postaremos um passo à passo completo.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Novata ignorante, adoro quando, além de apreciar ato ou ação, estes nos chegam com seus fundamentos e, ás vezes , históricos ; como fartamente nos brindas, Mestre.

Em h calma, atentarei à indicada matéria do "lavaguada" ; já tendo me deliciado com os filmes que a acompanham, por mais que "boie" na tradução.

+ 01 x : Mt obrigado p compartilhar!

Me pergunto se já não existiriam , nas gdes papelarias e lojas de artesanato , tintas brilhantes destinadas ao EVA...

Gde abç.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Como já citei em posts anteriores, MESTRE É MESTRE, e esperamos que senhor coloque um passo a passo pra podermos aprender mais com sua vasta experiência, grande abraço...

Editado por Milton Bueno
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Novata ignorante, adoro quando, além de apreciar ato ou ação, estes nos chegam com seus fundamentos e, ás vezes , históricos ; como fartamente nos brindas, Mestre.

Em h calma, atentarei à indicada matéria do "lavaguada" ; já tendo me deliciado com os filmes que a acompanham, por mais que "boie" na tradução.

+ 01 x : Mt obrigado p compartilhar!

Me pergunto se já não existiriam , nas gdes papelarias e lojas de artesanato , tintas brilhantes destinadas ao EVA...

Gde abç.

:):):)

Ola Ilza, muito obrigado !

É possível que exista algum tipo de tinta cintilante para aplicação em EVA, contudo desconheço até o momento.

Coincidentemente meu amigo Acácio de Salles gentilmente me enviou algumas moscas que vem atando e entre elas uma libélula revestida com uma película extraída de um filme cintilante, através de um processo que ele vem desenvolvendo.

Também tenho alguns desenvolvimentos além do que foi mostrado acima e tão logo tenhamos concluído nossas experiências compartilharemos prazerosamente .

Juntamente com as moscas também recebi um minúsculo girador importado, muito leve e resistente, para evitar que o giro da libélula torça o líder durante os lançamentos.

Grande abraço

Odimir

Imagem051.jpg

Imagem064.jpg

Imagem058.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Como já citei em posts anteriores, MESTRE É MESTRE, e esperamos que senhor coloque um passo a passo pra podermos aprender mais com sua vasta experiência, grande abraço...

:):):)

Ola Milton, muito obrigado pelos comentários !

Assim que concluirmos nossas experimentações, postarei um passo a passo completo.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:) :)

Gde.,

Mt. Oportuna a dica/ micro girador. Uso um "Girador Snap Celta nº12" ( o menor que já vi por SP) em situações mt específicas nas minhas raras pescas. Mas imagino que um micro girador, p. ex., entre o tippet e lider, permita melhor apresentação e posicionamento da mosca, além de não alterar-lhe a estética. E com a vantagem de facilitar-nos a troca do tippet.

Edu ( marido) supõe que, com um pco de sorte, se consegue criar micro artifício que impeça um micro girador metálico afundar, mesmo em trabalhos e águas lentas, evitando que comprometa a apresentação.

Duvido que as tintas metálicas aplicáveis em EVA ( Ex: "Decorfix" _usada em isopor_ ou alguma da "Acrilex") traga resultado ao menos próximo ao que nos mostras. Estão linnndas!!! :bs-aplauder:

"...

Imagem040.jpg

..."

"...

Imagem064.jpg

"...

(grifei)

Se são meros ensaios; ao final sairão voOOaandooo... :yes::laugh:

Abç.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ola Ilza, obrigado !

O girador mostrado na foto não é flutuante, mas é bastante leve.
Segundo instruções do fabricante este girador é montado entre o líder e o tippet.
Se montado corretamente conforme instruções ficará perfeitamente balanceado e o fabricante afirma que poderá ser lançado um helicóptero sem torcer o tippet.... :)

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Naquele mesmo dia, ou nos imediatos, tb ousamos um "1º ensaio" :

Ficou brutona d+ e acanhei-me em postar ( ainda mais ao lado das do Mestre) . Mas só como registro das motivações com que nos contamina, e tendo muito que melhorar :

6aef5b8e-988e-4dc7-9953-fc865a072ca1.jpg0842b54c-11b4-4b3e-8aa8-1a97be60eb79.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Ola Ilza,

Está no caminho certo !

Não me acanharia em usa-la em minhas pescarias e estou certo de faria muito sucesso !

Grande abraço

Odimir

:rolleyes: Esse "bota pilha" msm ! :laugh:

Mesmo sem saber qdo e se, um dia, irei à Patagônia, fiz mais pela curiosidade / desafio mesmo. :) Além de achar lindo o inseto.

Ainda qdo não se chega ao topo da montanha, muitos desafios ou alterações do percurso podem ter um sabor à parte. ;)

Em diálogo antigo c/ o prol. A. Ribeiro, a feliz obs p/ a necessidade de rigidez das asas p que não causem arrasto, invés de planeio. Oportunamente voltaremos a brincar c a questão.

+ 01X , grata p tolerância e incentivo ctte, Mestre.

Abção.

Editado por Ilza
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sr Odimir,

primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela perfeição de seus atados e explicações, sempre muito completas.

Tenho algumas dúvidas:

- Hoje no mercado existem Evas já com brilhos aplicados de fábrica e também existem metalizados, porém apenas na parte de cima, o senhor acha que daria o mesmo resultado ou um bom resultado?

- Quanto às asas, o senhor usou aquelas wing sheets ou fez com algum material diferente e/ou alternativo?

Abraços,

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sr Odimir,

primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela perfeição de seus atados e explicações, sempre muito completas.

Tenho algumas dúvidas:

- Hoje no mercado existem Evas já com brilhos aplicados de fábrica e também existem metalizados, porém apenas na parte de cima, o senhor acha que daria o mesmo resultado ou um bom resultado?

- Quanto às asas, o senhor usou aquelas wing sheets ou fez com algum material diferente e/ou alternativo?

Abraços,

Marcelo

:):):)

Ola Marcelo,

- EVA : as placas de EVA com brilho em um dos lados como as placas sem qualquer aplicação de brilhos, também tem funcionado satisfatoriamente.

Sob o ponto de vista estético e aprovação inicial a decisão fica por conta do pescador.

Quanto a funcionalidade e efetividade, os peixes é que poderão demonstrar pela disposição em atacarem.... :fish: .

Na foto abaixo você verá uma libélula atada em EVA pelo meu amigo Acácio de Salles, que vem desenvolvendo um processo de transferência de películas de brilho para o EVA, o que se necessário pode ser feito em dupla face.

Asas : embora meu projeto de libélulas considere um enfoque com certo realismo, aspectos funcionais como flutuação na posição correta são alvos prioritários.

Estas libélulas ainda estão em fase de desenvolvimento e são protótipos.

Estou testando vários materiais como saddles, kid goat hair, deer hair, mylar, etafoam e avaliando seu comportamento.

tenho alcançado melhores resultados com o uso de saddles, etafoam e alguma adição de fibras bilhantes (glimmer).

Grande abraço

Odimir

Imagem062.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Ola Marcelo,

- EVA : as placas de EVA com brilho em um dos lados como as placas sem qualquer aplicação de brilhos, também tem funcionado satisfatoriamente.

Sob o ponto de vista estético e aprovação inicial a decisão fica por conta do pescador.

Quanto a funcionalidade e efetividade, os peixes é que poderão demonstrar pela disposição em atacarem.... :fish: .

Na foto abaixo você verá uma libélula atada em EVA pelo meu amigo Acácio de Salles, que vem desenvolvendo um processo de transferência de películas de brilho para o EVA, o que se necessário pode ser feito em dupla face.

Asas : embora meu projeto de libélulas considere um enfoque com certo realismo, aspectos funcionais como flutuação na posição correta são alvos prioritários.

Estas libélulas ainda estão em fase de desenvolvimento e são protótipos.

Estou testando vários materiais como saddles, kid goat hair, deer hair, mylar, etafoam e avaliando seu comportamento.

tenho alcançado melhores resultados com o uso de saddles, etafoam e alguma adição de fibras bilhantes (glimmer).

Grande abraço

Odimir

Imagem062.jpg

Olá Sr. Odimir,

muito obrigado pelas explicações, entendi, achei muito legal a cor que foi passada para libélula, ficaram lindissimas e o senhor matou a charada das asas que eram sobre as duas últimas da sua caixa parecia muito o material que perguntei, nunca vi etafoam, mas acredito que deve ser parecido com o que perguntei.

Mais uma vez obrigado,

Abração,

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá Sr. Odimir,

muito obrigado pelas explicações, entendi, achei muito legal a cor que foi passada para libélula, ficaram lindissimas e o senhor matou a charada das asas que eram sobre as duas últimas da sua caixa parecia muito o material que perguntei, nunca vi etafoam, mas acredito que deve ser parecido com o que perguntei.

Mais uma vez obrigado,

Abração,

Marcelo

:):):)

Marcelo,

Certamente você já viu o etafoam ou ethafoam na forma de filmes para embalagem, principalmente de componentes eletronicos.

Uma das formas de apresentação deste material é um filme de polietileno de célula fechada de pequena espessura (0,8/1 mm).

Este material pode ser recortado com tesoura/estilete, mas tenho utilizado um vazador fabricado pela "River Road Creations, Inc.", modelo "beavertail" (rabo de castor).

Este vazador se destina ao corte de EVA para o atados de "bugs", mas tem o perfil perfeito para o corte de imitações de diversas asas de insetos.

Abraços

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

;)

Agora visualizei melhor o material que o senhor estava falando. Muito obrigado pela clareza nas informações. Conheço esses cortadores, tenho alguns aqui, vou testar com o wing cutter deles (foto abaixo), também usados para fazer asas de libélulas, vai dar um bom resultado, vou achar o material por aqui devo ter com certeza hahaha

Muito obrigado pela aula Sr. Odimir,

Grande Abraço,

Marcelo

uni_wing.JPG?1400941863

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

;)

Agora visualizei melhor o material que o senhor estava falando. Muito obrigado pela clareza nas informações. Conheço esses cortadores, tenho alguns aqui, vou testar com o wing cutter deles (foto abaixo), também usados para fazer asas de libélulas, vai dar um bom resultado, vou achar o material por aqui devo ter com certeza hahaha

Muito obrigado pela aula Sr. Odimir,

Grande Abraço,

Marcelo

uni_wing.JPG?1400941863

Bela, Marcelo !

Também gostei dos pigmentos originais ou acrescidos às asas, deixando-as mais realistas.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bela, Marcelo !

Também gostei dos pigmentos originais ou acrescidos às asas, deixando-as mais realistas.

Esse material já é vendido pronto e próprio para asas!! Elas ficam muito bonitas e tb acho que dao um ar realista

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

;)

Agora visualizei melhor o material que o senhor estava falando. Muito obrigado pela clareza nas informações. Conheço esses cortadores, tenho alguns aqui, vou testar com o wing cutter deles (foto abaixo), também usados para fazer asas de libélulas, vai dar um bom resultado, vou achar o material por aqui devo ter com certeza hahaha

Muito obrigado pela aula Sr. Odimir,

Grande Abraço,

Marcelo

uni_wing.JPG?1400941863

:):):)

Ola Marcelo,

Recebi os corpos de EVA e também as asas de libélulas que me foram enviadas.

Agradeço a gentileza e tão logo retorne a mesa de atado, serão colocadas na morsa para avaliarmos os resultados que de antemão posso deduzir serão excelentes !

Bom saber que dispõe destes materiais para disponibilizar aos mosqueiros atadores !

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Ola Marcelo,

Recebi os corpos de EVA e também as asas de libélulas que me foram enviadas.

Agradeço a gentileza e tão logo retorne a mesa de atado, serão colocadas na morsa para avaliarmos os resultados que de antemão posso deduzir serão excelentes !

Bom saber que dispõe destes materiais para disponibilizar aos mosqueiros atadores !

Grande abraço

Odimir

Que ótimo Sr. Odimir,

estou muito curioso para ver o resultado desses materiais na mão do Sr. tenho certeza que ficarão excelentes e perfeitas,

Grande Abraço,

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.