Ir para conteúdo

Estreia do Cuda


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Chegou o fds e finalmente consegui colocar o bichinho na agua.

O local escolhido foi o meu rio do coração, Paraíba do Sul na altura de Batatal, Distrito de Itaocara – RJ.

É mais o relato de uma aventura do que de pesca, pois quase não teve peixe e os poucos foram no bait. Vamos lá...

No sábado tive monte de coisas pra resolver e só consegui sair da casa tarde por volta das 15hrs...

Já estava conformado em coloca-lo na agua somente no domingo mas graças ao horário de verão, o sol ainda estava sorridente às 18hrs.

EstreiaCuda121.jpg

Chegando... ao fundo a imponente Serra da Bolívia.

Mas o tempo ruge! E a estreia teve que ser na ultima horinha de luz do dia... e foi sensacional, num rio maltratado como o Paraíba, que pescamos o dia todo pra ter uma ou duas ações, o que aconteceu foi realmente um presente de estreia... em uma horinha só no ladinho de casa bateu 4 piabanhas e duas fotografei. Porém, devido a hora avançada e a inexperiência com o caiaque não levei o fly... só uma varinha de bait e umas isquinhas.

O meu projeto de estreia real era no domingo descer o lado de dentro da ilha grande.

EstreiaCuda1220.jpg

o original e o meu trajeto

EstreiaCuda1219.jpg

Este trecho do rio me deu muitas alegrias por volta de 2007, antes de ser derramado o veneno que, mais uma vez, matou o Paraíba. Este trecho tinha muito tucunaré, robalo e dourado. Nada grande mas já pude capturar e dias diferentes, as 3 espécies no mesmo pontinho.

Na época que pescava lá usava um botinho de madeira emprestado e colocava o elétrico nele... pois neste trecho não dá pra pescar de bote de alumínio já que é muito cheio de pedras e raseiras... quando pensei no caiaque foi pra cobrir este tipo de situação em que o barco de alumínio não funciona.

Ponto de partida foi um local onde tiram areia do rio e daria pra eu desembarcar tranquilo...

EstreiaCuda129.jpg

A patroa me deixou lá e eu desceria até a casa onde ela estava.

EstreiaCuda125.jpg

EstreiaCuda126.jpg

EstreiaCuda127.jpg

O trajeto foi muito tranquilo.

EstreiaCuda122.jpg

EstreiaCuda123.jpg

Este trecho do rio é raso e nas corredeiras fiquei com medo de rasgar o fundo nas pedras então desci todas na cordinha.

EstreiaCuda128.jpg

EstreiaCuda1215.jpg

EstreiaCuda1213.jpg

Como eu disse, barco a motor nem sonha passar...

EstreiaCuda1216.jpg

O caiaque é muito estável pesquei em pé tranquilo...

EstreiaCuda1212.jpg

EstreiaCuda1211.jpg

Remei da proa...

EstreiaCuda1214.jpg

Usei cadeira no alto, no baixo....

Fiz tudo até capotar!KKKKkk

Pois é teve caldo, na maior panelagem do Brasil...

Depois de descer as corredeiras cheguei num ponto onde o rio forma umas lagoas e fiquei de pé tranquilo pescando...

Nisso chega um barquinho perto com meu primo e uns conhecidos... Eles nem sabiam que eu estaria ali, foi coincidência nos encontrarmos daí parei pra conversar e eles vendo o caiaque, papo vai papo vem... me virei pra pegar uma agua atrás e tchbum... Homem ao mar! Ou melhor, panela na agua...

O bicho rodou que nem vi nada...

Putz mas na frente da galera um capote destes! brincadeira...

E pra minha infelicidade foi pro fundo o conjuntinho de bait que estava usando nesta hora... a todo momento parava de pescar e ia remar eu prendia o conjunto, nesta hora como ia ficar parado ali só coloquei ele solto no porta vara... bye bye...

Depois de descapotar que descobri o que me virou... a bolsa térmica no bagageiro descongelou o gelo e ficou cheia dagua... e uma bolsa dagua com vc num caiaque é tudo pra te jogar na agua... no que fiz o movimento pra um lado e parei e agua dentro da bolsa não parou e continuou na inercia forçando o peso além do ponto de equilíbrio! Pode ser só uma teoria pra panelagem, mas agora vou comprar uma caixa térmica com dreno... derreteu gelo escorre...

Infelizmente também não tem foto do tombo...

No mais foi um dia espetacular...

Uma pena constatar que um lugar que tinha muito peixe até hoje não se recuperou depois do veneno...

Na parte do canal do rio já voltaram a aparecer os dourados, robalos e piabanhas mas nesta parte mais isolada ainda está muito ruim... acho que a recuperação deve ser mais lenta devido ao menor fluxo de agua, comida, oxigênio...

Seguem mais fotos...

Remador galã

EstreiaCuda1217.jpg

boquinha de lagoa onde tinha muito tucuna, agora só sobrou bagre africano! monte boiando...

EstreiaCuda124.jpg

detalhe da pingadeira tabajara que coloquei no remo...

EstreiaCuda1218.jpg

pra fechar o dia....

EstreiaCuda1210.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Espetacular Rusllon, :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Estou me coçando aqui pra comprar um também!

Me diga qual foi a sua impressão da remada com as posições do banco (alto e baixo) e como foi colocar e tirar do teto do carro, fez sozinho? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Espetacular Rusllon, :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Estou me coçando aqui pra comprar um também!

Me diga qual foi a sua impressão da remada com as posições do banco (alto e baixo) e como foi colocar e tirar do teto do carro, fez sozinho? :huh:

André, fiz o topico ontem, no trabalho, tarde, e acabei escrevendo bem menos que gostaria sobre o que interessa... Ou seja, sobre o teste do Cuda...

Minhas opiniões são de alguém totalmente inexperiente no assunto... Mas são impressões sinceras... Não quero vender caiaque... Rsrsrs

O caiaque achei muito estável, e até pensei "pra capotar nisso aqui o cabra tem que ser bem paneleiro!"

Deus castiga! Kkkkkkkk....

Usei mais a cadeira na posição baixa... Principalmente pq achei pior de remar com ela alta.... E como estava fazendo um percurso grande remei bastante...

Na posição mais alta é muito mais confortável, mas no mar não funciona... Com marola acho que vira....

O meu remo achei curto pro Cuda, vou medir e passar pra vcs me darem uma ideia.... Faltou uns 20cm no minimo....

Os compartimentos são muito bons... Fez um golinho dagua na capotagem então o que não pode molhar melhor deixar em saco estanque.... Só deu uma pocinha no interior e uma pocinha dentro daquela caixinha central... Pouca coisa... Mas se tivesse uma camera, um celular, carteira... Poderia ter molhado...

O leme ajuda mas não é primordial... Tenho alguma noção de remada por andar de botes desde criança... Talvez isso ajude...

Mas na maior parte do tempo deixei o leme levantado pra não pegar nas pedras....

Achei o leme legal na hora de pescar, pois com o barco descendo na correnteza vc pode ir acertando com o leme, as vezes não adiante nada, mas em algum momento funciona....

O tamanho dele como falaram não cabe bem uma vara de 9 pés... Levei a sage bass com 7' e ficou excelente.... Cabe certinho com a ponta dentro do compartimento na frente....

O porta vara central achei importantissimo... Parou de pescar coloca ali a vara e trava... E vai remar...

Isso nao impediu de eu perder um conjunto mas foi no momento que nao travei....

Colocar e tirar do carro achei facil, apesar de eu ser pequeno e fraco... Rsrsr dei conta...

Mas no meu carro tenho a opção de subir na caçamba e ir empurrando sobre o SantoAntonio até o bagageiro....

O bagageiro optei em comprar um resistente, afinal achei o caiaque pesadinho e a ideia da ventosa poderia até amassar o teto do carro.... Além se ser pouco confiável.... Só é bastante feio o bagageiro.... Mas... Dá pra tirar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Beleza, era a impressão que eu tinha, com a cadeira alta, o centro de gravidade também vai estar mais pra cima e a chance de tombar fica maior.

Já observei muitas aulas de iatismo dos moleques lá no clube, na primeira aula de Optimist (aquele menorzinho) eles fica na piscina com o instrutor os derrubando na água pra eles aprenderem como desvirar o barco, subir de volta, tirar a água e continuar velejando, só depois é que eles parte pro mar.

Talvez seja bom fazer um treinamento desses. :)

Quanto ao peso, e dificuldades pra tirar e colocar de volta, acho mesmo que cada um vai ter que achar seu "jeito".

Mais uma vez, parabéns pela "novidade". ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Éhhh panelão!!! O relatex ficou show!! E as auto-fotos da GoPro idem!! Maneiraço o PDI!!! Já a mega-panelagem, nem falo kkkk. O troço é feito pra se ficar sentado, e o caboclo inventando moda, ficando de pé, como se chão firme fosse, aí dá nisso kkkk. Aprendida a lição ? Acho que não, pq ainda conseguiu culpar a coitada da bolsinha com um pouquinho de água, que nem de longe tem centro de gravidade tão alto qto o nego de pé, e ainda torto. Mas, enfim, essa brincadeira aí tá é ficando $algado kkkk. Mas tudo bem, tudo em nome de um pouco de emoção a mais, e neste caso, acho que já se pagou. Afinal, não é todo dia que se pega uma piabanha e das boas, quanto mais quatro, em menos de hora, naquele maltratado rio, que seja de bait de sadia ou de pluminhas. Estréia em grande estilo!!! Parabéns!!! Faltou só colocar a photoshop da criança da bela entréia, mas já providencei aqui para ficar mais completo o relatex da estréia. Sem peixe, não tem estréia. E nem sem um batizado 360graus idem kkkkkk.. Agora sim ficou completasso!!! Só não reparem que foi de bait. Vamos perdoar a pressa do caboclo pela estréia antes que o sol se fosse rsrs.

Piabanha_Rusllon.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Blz panelão... Não foi no fly nem postei... A foto nem ficou boa pq já quase nao tinha luz..... E pra ver que foi do lado de casa, ela foi tirada pela Paty que tava no quintal....

Realmente fiquei muito feliz com estas piabas, principalmente por ver que o riozinho voltou a ter peixes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Outras virão...

Tem seis hunters chegando aqui pra gente fazer umas expedições neste estilo...

Dois dias de descica, com direito a camping e tudo...

Te falo...

Outras virão...

Tem seis hunters chegando aqui pra gente fazer umas expedições neste estilo...

Dois dias de descica, com direito a camping e tudo...

Te falo...

Po To dentro legal!

Quando quiser fazer uns bate volta pelos riozinhos da Rio santos ou qq outra só falar!!

Um abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Po To dentro legal!

Quando quiser fazer uns bate volta pelos riozinhos da Rio santos ou qq outra só falar!!

Um abração

Opa...

Vamos marcar sim...

Aquela região é linda! Vc costuma pescar por lá?

Por ali só pesquei no rio mambucaba... levei barco... bateu nada o dia todo!

Mas um conhecido que tinha lá, vez ou outra achava bons robalos ali...... fica entre Angra e Parati....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Rusllon,

Que baita aventura gostei muito do seu caiaque Show mas não tenho a sua coragem para ter um desses.

A Go-Pró tirou altas fotos ficaram demais.

Daniel

Tá sumido hein?!

Que coragem!? Tem nada d+.... Bora entrar pro time... Encomenda aí o seu....

Gopro é show!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.