Ir para conteúdo

Líderes apodrecem...


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Gurizada medonha

Ontem fui tentar a sorte em uns costões aqui em Garopaba. Nada de peixe e uma constatação. Líderes apodrecem. Perdi umas cinco moscas devido a rompimento do tippet (mono ou fluor 20 lb). O rompimento não parece ser associado ao tipo de nó pois rompeu tanto quando atado com alça como quando atado sem alça e ambos bem salivados.

Atei esses líderes um ano atrás e usei em Cuba e em Três Marias. Um deles aguentou uma peleia com um tarpon de 20-30 kg (aquele com o Maurício Kaeru que o guia não foi atrás com o barco...). Os leaders ficam guardados em uma carteira própria ao abrigo da luz e umidade.

Ou isso pode ser efeito de muito doble haul? Vara e linha 10 sinking.

Vocês já vivenciaram situação parecida? O que fazer? Vou trocar o tippet por outro que ainda está na bobina mas que está armazenado nas mesmas condições e pelo mesmo tempo.

E o mesmo vale para os líderes que pretendo levar para a Patagônia...

PS: correção no título: é apodrecem. Moderação, corrige o título, please.

Editado por Fausto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Creio que não Sérgio, é Nylon e Nylon apodrece sim. :(

Isso é facilmente percebido nos tippets e troco sempre de um dia para o outro, pois já perdi peixes assim. Não confio nada nada em usar um tipper de um dia para o outro e troco durante o dia de pesca também, principalmente os mais finos.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Lembrando que o nylon absorve água, o que é um fator a favorecer o "apodrecimento". Fluorocarbono não absorve água mantendo suas caracteristicas por mais tempo.

Esse é o ponto exato da questão

E nem precisa de um ano para "apodrecer". Eu pesquei em fevereiro em Cuba e, quando fui pescar no mexico, em julho, inventei de usar com bonefishes o mesmo último lider que usei em cuba e que já estava atado na linha. No primeiro peixe só com uma fisgadinha leve o lider se rompeu no meio como se fosse uma linha de costura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Moçada, uma das coisas que mais envelhece o nylon é degradação fotoquímica (reações químicas causadas pela luz, não necessariamente ultravioleta, mas geralmente por ela).

Usou o líder pra pescar (sol - luz ultravioleta) e guardou por muito tempo? A chance dele quebrar em outra pescaria é alta.

mesma coisa com tippets. Tippet tem tempo de validade, geralmente alguns meses a um ano. Tippet velho vai romper igual líder velho. Para nós pescadores de trutas que vão apenas uma vez por ano pra Patagônia, vale a grana de substituir todos os carretéis de tippets quando chegar pra pescar.

Os FC (fluorocarbonos) tem composição muito menos lábil que o nylon e resistem mais. Não tenho notado degradação significativa dos meus tippets de FC conforme o tempo passa. Ainda assim, pelo sim, pelo não, compro novos rolinhos de tippet FC toda vez que chego na patagônia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos Neumann e amigos, Por ser de mono filamento (Nylon),

muitas as vezes ficam pendurados dentro do saquinho muitos anos ou messes pegando calor e claridade,

e muitas as vezes estragam, tem uma forma quando se compra líder e tippet se coloca dentro de um saco escuro (preto) que pode quadrar,

as linhas de Nylon podem estragar na claridade e temperaturas altas principalmente os Nylons mais finos.

Se alguém não acredita teste. isto é fato não sou eu e sim fabricante de linhas de Nylon.

E muitas as vezes na loja um pescador pode ter trocado o líder de um pacote para o outro,

acontece muito isto mesmo lá fora,

quem já trabalhou em lojas de artigos de pesca como eu via muito disso mesmo com americanos,

tem muitos pescadores enrolados em qualquer pais do mundo.

Abraços.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Já experimentei várias vezes o apodrecimento de líderes.
O mais marcante foi em Los Roques, onde perdi um tarpon grande pelo rompimento

de um líder artesanal de 80 libras fornecido em kit de três unidades pela Rio.
O líder rompeu na alça composta de quatro pernas (Bimini twist) ao invés de romper

no class tippet de 20 libras.

Depois disto, ato meus próprios lideres de fluorcarbono em data próxima à pescaria, com

material previamente testado, ainda que empiricamente.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá camaradas. Feliz 2014 para todos.

Herr Neumann, chama-me a atenção que tu comentas ao respeito dum líder ou tippet de 20 Lb. Não é como para estar apodrecido como para romper tão facilmente.

O que normalmente acontece com os tippets "usados" é que eles têm raspado nas superfícies de pedras e outros materiais nas estruturas e acabam a ficar com pontos fracos por onde quebram mesmo, independentemente da resistência.

Eu só um pescador maluco que usa tippets de baixa resistência para pescas de qualquer tipo, e dai que uso tippets de 8 Lb como para pescar o xaréu do meu avatar e tippets de 6 Lb para pescar tucunas. Isto é a minha loucura, mas curto muito desse desafio.

O assunto é, toda vez que usares um líder, revisa o ponto mais fraco que é o tippet. Passa os dedos por ele e se sentires rugosidade, já era, então deves trocá-lo, porém caso não tiver atrito e ser armazenado a temperatura não maior aos 30°C, ele poderá ser usado de novo. Já usei líderes com tippets velhos de mais de um ano, e peguei bons peixes com eles.

Outro assunto é na hora de atar os nós. A saliva ou água são lubrificantes necessários para que o nylon ou o fluorocarbono não se esquentem. Assim que eles se esquentarem ao atar o nó, podes ter certeza que eles romperão por ai; prometo meu amigo.

Adicionalmente, após o uso em água de mar, deves mergulhar a tralha toda em água para remover os resíduos. O sal e areia que possa ficar também rasparão o material e ai a quebra.

Espero estas dicas te ajudem.

Abração

Juan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu paticularmente uso liders e tippets que sao realivamente velhos mais de 4 meses. se os amigos repararem nas embalagens nao existe datas de validades para os mesmos. Regras que uso sempre cheque o lider e o tippet para poidos e abrasoes, mude o tippet durante a pesca assim que tiver curto depois de ter trocado varias moscas, ou usado por varias horas de pesca, use tippets e lider de acordo com as espescies que estejam pescando como tambem o tipo de tippet e lider adequado para as moscas que vai usar. Liders e tippets de Florocarbonos nao sao recomendados para moscas secas pois afundam rapido e dificultam na apresentacao. Sempre umedeca linha ao apertar os nos.. Como tambem use o no adequado para a mosca que esta usando. Em varios anos pescando especies de bom porte em varias aguas e varios locais ,eu nunca perdi peixes por causa de liders/tippets velhos e sim poidos por abrasoes e principalmente no mal dado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se formos seguir a regra que foi mencionada acima, de validade pra tippets/liders, se segundo relatos leva-se varios meses pra conseguir as encomendas vindas dos EUA para o Brasil, colegas voces estao comprando liders/tippets vensidos/prazo de validade expirado!!!!!!!!!!!1???????????????????? Vamos deixar de tecnicologia e vamos e pescar mais pois as melhores lembrancas de pescarias sao as dos peixes que fojem|!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fui pescar, ou melhor, arremessarnovamente (nenhuma ação...) apôs ter trocado os líderes. Um deles com mono Orvis com etiqueta dizendo "best used by Ago. 20 2011".l e outro FC Maxima 15 lb. Nós bem salivados. O Orvis rompeu. O Maxima comprado em 2012 não rompeu. Ambas bobinas guardadas no mesmo local.

Depois do uso, eu nunca lavava os líderes. Eu os removia da linha e os guardava direto na carteira de líderes. Isso deve ter sido fator decisivo para a deterioração do lider. Portanto, lavar se for usar em breve. Ao menos trocar o tippet após longo período estocado (meu caso).

A validade deve ser respeitada mas como saber? Testando antes? Como testar? Dar uns puxões e trancos na linha ainda no carretel?

Outra observação. Tanto mono como fc perdem flexibilidade. Eles não rebentaram no corpo o que sugere poucaou nenhuma redução da resistência à tração. Eles romperam nas dobras o que sugere perda de flexibilidade ou aumento da rigidez.

Obrigado a todos pelas observaçōes.

Editado por Neumann
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega Neuman, o que a Orvis tenta dizer nos envelopes e bobinas de liders/tippets e que produto tem melhor qualidades se for usado ate data imprimida, mas nao significa que va apodrecer se passar daquela podemoos continuar usando e so textar sempre que for trocar o lider/tippet ,antes de usar de uma esticada no material eforce um pouco pra ver a resistencia. Pode ter avido uma contaminacao . Grande inimigo de materias de liders e tippets sao os protetores solares com repelnte pra mosquito. Em outra mao, eu uso produtos da Maxima que sao mais resistentes para o fabico de liders, desde de quando comecei a pescar com moscas e raramente tenho problemas uso Maximas que teen mas de ano . Um dois sinas de enfraquecimento e a perda do brilho na cor do lider/tippet. Espero que tenha ajudado. Abracao e Tight Loops! <*(((((((><!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Neumann,

As vezes nas quais me deparei com lideres ou tippets fragilizados, a constatação sempre

foi bastante evidente.

Como exemplo, adquiri lideres novos em uma fly shop em San Martin de Los Andes que

não resistiam sequer ao aperto de um "improved clinch knot" (salivado) de fixação do anzol.
Outras vezes isto aconteceu com alguns lideres novos que eu tinha guardado, não acontecendo

o mesmo com outros guardados pelo mesmo período de tempo.
Outras vezes, isto aconteceu com determinadas linhas usadas na confecção de lideres, quando

do aperto dos nós de construção, o que foi resolvido mudando-se o tipo de linha.
No caso de linhas ou tippets de pequeno valor de resistência, testo manualmente a sentimento com

as mãos.
Linhas ou lideres de maiores valores de resistência testo entre as mãos ou prendendo uma das extremidades

em um ponto de ancoragem resistente e puxo utilizando um par de luvas de segurança.
Estas luvas são de tecido de algodão e provistas com inúmeros pontinhos emborrachados na palma e nos dedos.
Estas luvas são baratas e facilmente encontradas nas lojas do ramo.
Permitem um agarre firme e sem deslizamentos e também as utilizo para dar aperto em linhas mais grossas.

Por este procedimento não é possível quantificar os valores de resistência, mas permitem avaliar a sentimento

se os lideres suportarão esforços que imaginamos possam ser submetidos, antes da ruptura da vara....
No seu livro "Fly Fishing for Bonefish", Chico Fernandez descreve que juntamente com dois amigos se utilizaram

de um dinamômetro da marca Chatillon (suisso), para comprovar valores de resistência indicados para nós de

construção de lideres e informados pelos fabricantes para as linhas.
Obviamente, este é um equipamento caro e não se justifica sua aquisição.

Grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos a melhor forma é todas as vezes que for pescar usam os líderes, tippets novos.

E se for no mar também, se quiser aproveitar o líderes, tippets usados, toda as vezes que chegar em casa lavam com agua corrente e deixa secar,

passam muito pouco silicone no líderes mas muito pouco e quarada no saquinho no local escuto,

quando for usar passa um pano bem macio para tirar o resido que pode ter, " isto é para uma pescaria" e demora a estragar.

Muitas as vesses não tem jeito é melhor comprar os líderes,tippets novos.

Pode ate ter a data de validade mas não atinada nada,

o fabricante faz líderes, tippets, o lojista compra e coloca um local que ajuda as linhas a estragar mas rabiado ai o comprado compra o líderes, tippets e usa pronto a soma da loja mais o fatos que as linhas passam ter atritos da pescaria do pescador,

validade aonde no casso da linha que é muito castigada. vai pescar, líderes novos é uma forma que evita de estoura a linha. mais sempre vai ser uma interrogação.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não sei em se tratando de Lideres de Fly mas posso afirmar que dentre os fatores de Tensão Mecânica, Abrasividade, Radiação UV, Umidade e Calor, os 2 últimos são sim os mais severos para o apodrecimento da linha.

Digo isso porque quando pescava de competição, eu só utilizava uma linha Mono com cobertura de fluor (Super Linha) Super Raiglon, que é muito resistente e nunca tive problemas com ela até que comprei uma caixa onde ela era acondicionada em local quente e úmido e todos os carretéis estavam podres.

Parece que o calor aliado a umidade, dilata a linha, tornando-a mais leve e menos resistente.

Essa foi outra característica que observei ao trabalhar o diâmetro das linhas para ganhar medida e leveza em linhas para Casting Limitado (Arremesso em Cancha de Lançamento). Periodicamente trocávamos as linhas e repetíamos o processo a cada ano.

Um outro detalhe que observei em conversa com representantes de Linhas para Pesca é que embóra não tenhamos essa referencia, Qualquer linha tem um prazo de validade que deveria constar quanto a data de fabricação e tempo para sua utilização.

Esse é mais um furo que as Industrias e Representantes do segmento Pesca deixam no mercado a merce da credibilidade de seus produtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Redkingfisher você deve saber, quem esta produzindo os lideres sem nós para a Orvis, eu ouvi um amigo dizer que é a Máxima, isto confirma ou não?

Abraço.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Orvis comprou a Scientific Anglers e tambem a Ross Reels, mas a Ross ja foi revendida. As linhas de fly estao sendo feitas pela SA os e tippets/leaders sao feitos por uma cia chamada SUNLINE e Wapsy. As carretilhas novas CFO's estao sendo feitas pela ABEL USA, elas sao sensacionais!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.