Ir para conteúdo

SOT x SIT


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Porque um caiaque SOT ?

Carlos, o termo SOT (Sit On Top) usado para os caiaques abertos (que na verdade são fechados), que se senta encima, são os mais indicados para a Pesca por 2 principais motivos:

O primeiro porque é mais prático para se entrar e reentrar pois caso vire, alem de não entrar água nele, é mais fácil sua reentrada.

Por ser uma bolha fechada, sua flutuabilidade é garantida e não necessita nem de saia e nem de Bombinha para evitar a entráda de água ou escoá-la.

Segundo porque é mais confortável para as várias modalidades de Pesca pois em um caiaque SIT (Sit In Top), as tralhas teriam que ser transportadas dentro. Imagine ter de tirar a saia para pegar uma vara, Estojo, Alicate Grip e etc? ;)

Editado por Tuã Torres Sessa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Carlos, o termo SOT (Sit On Top) usado para os caiaques abertos (que na verdade são fechados), que se senta encima, são os mais indicados para a Pesca por 2 principais motivos:

O primeiro porque é mais prático para se entrar e reentrar pois caso vire, alem de não entrar água nele, é mais fácil sua reentrada.

Por ser uma bolha fechada, sua flutuabilidade é garantida e não necessita nem de saia e nem de Bombinha para evitar a entráda de água ou escoá-la.

Segundo porque é mais confortável para as várias modalidades de Pesca pois em um caiaque SIT (Sit In Top), as tralhas teriam que ser transportadas dentro. Imagine ter de tirar a saia para pegar uma vara, Estojo, Alicate Grip e etc? ;)

Hummm...sei não.

Fiz a pergunta para colocar uma pulga atrás da orelha dos futuros remadores.

Tuã, a entrada nos caiaques fechados é tão fácil quanto nos abertos. Existem inúmeras técnicas para isso.

Inclusive em situação de corredeira, mar agitado, represa (em situação de vento) com marola, os fechados se comportam muito melhor que os abertos para se fazer uma entrada molhada.

Os caiaques fechados tb tem flutuabilidade. Nos oceânicos/turismo existem os compartimentos estanques para isso e nos de águas brancas existem bóias que são alocadas internamente na popa e proa. (acontece que água branca é outra categoria...o pau pode estar quebrando, o mundo acabando, o caldo comendo na alta...a última coisa que vc deve fazer é ejetar do caiaque).

A marinharia só se faz necessária no cockpit, os fechados não afundam, também.

Existem vários modelolos de SIT com compartimentos bem interessantes. É possível acessá-los na popa e proa sem sair do cockpit, tampouco necessário tirar a saia.

SOT tem estabilidade primária, mas pouca secundária. Ao contrário dos SIT (ocêanico/turismo, ww, etc...). E faz uma senhora diferença na água.

Aí que muitos iniciantes gastam grana e não aproveitam o esporte.

Exemplo 1) Moro na praia -> Quero pescar no mar?

2) Moro na beira do São Franciso -> Vou pescar nas corredeiras?

3) Moro do lado de Furnas -> Vou remar muito? Quero me deslocar rapidamente?

4) E pescaria com muito sol, muito calor -> Qual melhor equipamento ?

Agora, se você não vai usar o remo como principal ferramenta de locomoção...aí tudo bem. Vai de SOT e coloca o m.elétrico, usa o "pedalinho", "barbatana"....

O grande negócio do SOT é que compro e saio remando, se virar eu tô safo (teoricamente...e que pode ser a grande cagada).

No SIT, a primeira frase é: "E se virar?! Vou morrer aí preso...não dá pra voltar...tá doido...isso não dá pra pescar!!!"

Falta instrução, em especial na compra/venda desses brinquedinhos (...tão caros...)

Brasil é paraíso: No geral, clima bom e água agradável.

E justamente aqui o esporte não é explorado.

Uma pena...

Acredito, seriamente, que os futuros remadores devem fazer uma boa comparação entre SIT x SOT.

Muitos aspectos devem ser levados em conta nessa escolha.

Meu intuito aqui não é afirmar que SIT é melhor ou pior, mas tá faltando um olhar mais técnico para essas crianças.

Seria interessante que esse post ajudasse os futuros remadores a aproveitar o máximo esse esporte e ECONOMIZAR UMA BOA GRANA.

A brincadeira começou para pescar e caçar:

http://www.seawolfkayak.com/wp-content/uploads/2010/10/kiliii-bcover1-300x200.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Hummm...sei não.

Fiz a pergunta para colocar uma pulga atrás da orelha dos futuros remadores.

Tuã, a entrada nos caiaques fechados é tão fácil quanto nos abertos. Existem inúmeras técnicas para isso.

Inclusive em situação de corredeira, mar agitado, represa (em situação de vento) com marola, os fechados se comportam muito melhor que os abertos para se fazer uma entrada molhada.

Os caiaques fechados tb tem flutuabilidade. Nos oceânicos/turismo existem os compartimentos estanques para isso e nos de águas brancas existem bóias que são alocadas internamente na popa e proa. (acontece que água branca é outra categoria...o pau pode estar quebrando, o mundo acabando, o caldo comendo na alta...a última coisa que vc deve fazer é ejetar do caiaque).

A marinharia só se faz necessária no cockpit, os fechados não afundam, também.

Existem vários modelolos de SIT com compartimentos bem interessantes. É possível acessá-los na popa e proa sem sair do cockpit, tampouco necessário tirar a saia.

SOT tem estabilidade primária, mas pouca secundária. Ao contrário dos SIT (ocêanico/turismo, ww, etc...). E faz uma senhora diferença na água.

Aí que muitos iniciantes gastam grana e não aproveitam o esporte.

Exemplo 1) Moro na praia -> Quero pescar no mar?

2) Moro na beira do São Franciso -> Vou pescar nas corredeiras?

3) Moro do lado de Furnas -> Vou remar muito? Quero me deslocar rapidamente?

4) E pescaria com muito sol, muito calor -> Qual melhor equipamento ?

Agora, se você não vai usar o remo como principal ferramenta de locomoção...aí tudo bem. Vai de SOT e coloca o m.elétrico, usa o "pedalinho", "barbatana"....

O grande negócio do SOT é que compro e saio remando, se virar eu tô safo (teoricamente...e que pode ser a grande cagada).

No SIT, a primeira frase é: "E se virar?! Vou morrer aí preso...não dá pra voltar...tá doido...isso não dá pra pescar!!!"

Falta instrução, em especial na compra/venda desses brinquedinhos (...tão caros...)

Brasil é paraíso: No geral, clima bom e água agradável.

E justamente aqui o esporte não é explorado.

Uma pena...

Acredito, seriamente, que os futuros remadores devem fazer uma boa comparação entre SIT x SOT.

Muitos aspectos devem ser levados em conta nessa escolha.

Meu intuito aqui não é afirmar que SIT é melhor ou pior, mas tá faltando um olhar mais técnico para essas crianças.

Seria interessante que esse post ajudasse os futuros remadores a aproveitar o máximo esse esporte e ECONOMIZAR UMA BOA GRANA.

A brincadeira começou para pescar e caçar:

http://www.seawolfkayak.com/wp-content/uploads/2010/10/kiliii-bcover1-300x200.jpg

Carlos, vou responder baseado em sua escrita:

Tuã, a entrada nos caiaques fechados é tão fácil quanto nos abertos. Existem inúmeras técnicas para isso. Correto, mas como você colocou, é fácil, mas exige técnica. Nos Caiaques SOT (para Pesca) a estabilidade primária é mais importante que a secundária porque a prática da Pesca exige maior mobilidade interna que os SIT .

Inclusive em situação de corredeira, mar agitado, represa (em situação de vento) com marola, os fechados se comportam muito melhor que os abertos para se fazer uma entrada molhada. Como você citou Carlos, essas situações não combinam com a prática da Pesca com Caiaque. São situações de risco ainda mais com equipamentos como Varas, Linhas, Anzóis, Facas entre outros que são utensílios para a prática da Pesca.

Não contexto as qualidades dos Caiaques SIT para as situações acima citadas, mas sim porque elas não são coerentes com a prática da Pesca, mas sim para outras práticas esportivas como o Touring e o Rafting, situações que exigem mais a estabilidade Secundária.

Uma observação:

Não só uma boa conformação da estrutura do caiaque, oferece uma boa estabilidade secundária. Ela depende do fator equilíbrio e 'Jogo de Cintura' do condutor para conseguí-la.

A estabilidade Primária não, só depende da estrutura (Quanto mais larga e plana, mais estabilidade primária possui).

O Caiaque Hunter Fishing não é muito indicado para mar por essa questão pois o mesmo tem maior estabilidade Primária que secundária.

O Barracuda embóra tenha boa estabilidade Primária, devido sua conformação de casco, oferece um melhor equilíbrio secundário, por isso ele é mais indicado para o mar. (Tenho um relato a respeito dessa informação).

Falta instrução, em especial na compra/venda desses brinquedinhos (...tão caros...) Carlos, nós Brasileiros estamos mal acostumados em relação a termos tudo na mão. Ninguém quer correr atrás para buscar informação e conhecimento, quer tudo na boquinha e para piorar, o Orgulho impede o exercício da Humildade em perguntar. Contra partida, os empresários não se interessam em ter em um quadro de equipe, pelo menos um CONSULTOR DE VENDA dos produtos que a loja oferece. Este profissional é o responsável pela elucidação e satisfação de compra do cliente.

Digo isso porque Sou um Consultor de Compra e Venda dos setores de Pesca Esportiva e todo o seu envolvente mercado, mas NINGUÉM, nenhum empresário quer custear este profissional.

Quando entrei no Caiaque Pesca, procurei todas as informações necessárias para sua prática (segurança, desempenho, estrutura e manutenção).

Hoje temos uma gama grande dessas informações na NET (Paginas informativas e Sociais como Grupos e Fóruns).

Penso que o mais importante no uso do Caiaque e que deveria ser obrigatório através da Industria e Revenda, ser anexado um informativo de conservação e manutenção do equipamento.

Acredito, seriamente, que os futuros remadores devem fazer uma boa comparação entre SIT x SOT. Sim Carlos, mas o próprio mercado já nos dá a deixa de que equipamento é melhor para cada categoria. É só ver suas especificações. quanto aos modelos em cada categoria, devemos optar por aqueles que atendem mais as nossas características físicas, estruturais locais e esportivas. Como no Brasil isso é praticamente IMPOSSÍVEL de se encontrar nos pontos de revenda, existem pessoas como o PAPAI AQUI prá ajudar :yes: :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Como já vi no passado, em outros fóruns de pesca e caiaque, volta a ocorrer uma disputa "do que é melhor" ou "eu sei mais".

Enveredou, justamente, para onde não deveria.

Muitos conceitos completamente incorretos e sem ponderação.

O fórum perde com isso.

Carlos, vou responder baseado em sua escrita:

Tuã, a entrada nos caiaques fechados é tão fácil quanto nos abertos. Existem inúmeras técnicas para isso. Correto, mas como você colocou, é fácil, mas exige técnica. Nos Caiaques SOT (para Pesca) a estabilidade primária é mais importante que a secundária porque a prática da Pesca exige maior mobilidade interna que os SIT .

Inclusive em situação de corredeira, mar agitado, represa (em situação de vento) com marola, os fechados se comportam muito melhor que os abertos para se fazer uma entrada molhada. Como você citou Carlos, essas situações não combinam com a prática da Pesca com Caiaque. São situações de risco ainda mais com equipamentos como Varas, Linhas, Anzóis, Facas entre outros que são utensílios para a prática da Pesca.

Não contexto as qualidades dos Caiaques SIT para as situações acima citadas, mas sim porque elas não são coerentes com a prática da Pesca, mas sim para outras práticas esportivas como o Touring e o Rafting, situações que exigem mais a estabilidade Secundária.

Uma observação:

Não só uma boa conformação da estrutura do caiaque, oferece uma boa estabilidade secundária. Ela depende do fator equilíbrio e 'Jogo de Cintura' do condutor para conseguí-la.

A estabilidade Primária não, só depende da estrutura (Quanto mais larga e plana, mais estabilidade primária possui).

O Caiaque Hunter Fishing não é muito indicado para mar por essa questão pois o mesmo tem maior estabilidade Primária que secundária.

O Barracuda embóra tenha boa estabilidade Primária, devido sua conformação de casco, oferece um melhor equilíbrio secundário, por isso ele é mais indicado para o mar. (Tenho um relato a respeito dessa informação).

Falta instrução, em especial na compra/venda desses brinquedinhos (...tão caros...) Carlos, nós Brasileiros estamos mal acostumados em relação a termos tudo na mão. Ninguém quer correr atrás para buscar informação e conhecimento, quer tudo na boquinha e para piorar, o Orgulho impede o exercício da Humildade em perguntar. Contra partida, os empresários não se interessam em ter em um quadro de equipe, pelo menos um CONSULTOR DE VENDA dos produtos que a loja oferece. Este profissional é o responsável pela elucidação e satisfação de compra do cliente.

Digo isso porque Sou um Consultor de Compra e Venda dos setores de Pesca Esportiva e todo o seu envolvente mercado, mas NINGUÉM, nenhum empresário quer custear este profissional.

Quando entrei no Caiaque Pesca, procurei todas as informações necessárias para sua prática (segurança, desempenho, estrutura e manutenção).

Hoje temos uma gama grande dessas informações na NET (Paginas informativas e Sociais como Grupos e Fóruns).

Penso que o mais importante no uso do Caiaque e que deveria ser obrigatório através da Industria e Revenda, ser anexado um informativo de conservação e manutenção do equipamento.

Acredito, seriamente, que os futuros remadores devem fazer uma boa comparação entre SIT x SOT. Sim Carlos, mas o próprio mercado já nos dá a deixa de que equipamento é melhor para cada categoria. É só ver suas especificações. quanto aos modelos em cada categoria, devemos optar por aqueles que atendem mais as nossas características físicas, estruturais locais e esportivas. Como no Brasil isso é praticamente IMPOSSÍVEL de se encontrar nos pontos de revenda, existem pessoas como o PAPAI AQUI prá ajudar :yes::okok:

Sucesso, Tuã.

Conhecimento e humildade você tem de sobra.

Editado por Carlos Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, vou responder baseado em sua escrita:

Tuã, a entrada nos caiaques fechados é tão fácil quanto nos abertos. Existem inúmeras técnicas para isso. Correto, mas como você colocou, é fácil, mas exige técnica. Nos Caiaques SOT (para Pesca) a estabilidade primária é mais importante que a secundária porque a prática da Pesca exige maior mobilidade interna que os SIT .

Inclusive em situação de corredeira, mar agitado, represa (em situação de vento) com marola, os fechados se comportam muito melhor que os abertos para se fazer uma entrada molhada. Como você citou Carlos, essas situações não combinam com a prática da Pesca com Caiaque. São situações de risco ainda mais com equipamentos como Varas, Linhas, Anzóis, Facas entre outros que são utensílios para a prática da Pesca.

Não contexto as qualidades dos Caiaques SIT para as situações acima citadas, mas sim porque elas não são coerentes com a prática da Pesca, mas sim para outras práticas esportivas como o Touring e o Rafting, situações que exigem mais a estabilidade Secundária.

Uma observação:

Não só uma boa conformação da estrutura do caiaque, oferece uma boa estabilidade secundária. Ela depende do fator equilíbrio e 'Jogo de Cintura' do condutor para conseguí-la.

A estabilidade Primária não, só depende da estrutura (Quanto mais larga e plana, mais estabilidade primária possui).

O Caiaque Hunter Fishing não é muito indicado para mar por essa questão pois o mesmo tem maior estabilidade Primária que secundária.

O Barracuda embóra tenha boa estabilidade Primária, devido sua conformação de casco, oferece um melhor equilíbrio secundário, por isso ele é mais indicado para o mar. (Tenho um relato a respeito dessa informação).

Falta instrução, em especial na compra/venda desses brinquedinhos (...tão caros...) Carlos, nós Brasileiros estamos mal acostumados em relação a termos tudo na mão. Ninguém quer correr atrás para buscar informação e conhecimento, quer tudo na boquinha e para piorar, o Orgulho impede o exercício da Humildade em perguntar. Contra partida, os empresários não se interessam em ter em um quadro de equipe, pelo menos um CONSULTOR DE VENDA dos produtos que a loja oferece. Este profissional é o responsável pela elucidação e satisfação de compra do cliente.

Digo isso porque Sou um Consultor de Compra e Venda dos setores de Pesca Esportiva e todo o seu envolvente mercado, mas NINGUÉM, nenhum empresário quer custear este profissional.

Quando entrei no Caiaque Pesca, procurei todas as informações necessárias para sua prática (segurança, desempenho, estrutura e manutenção).

Hoje temos uma gama grande dessas informações na NET (Paginas informativas e Sociais como Grupos e Fóruns).

Penso que o mais importante no uso do Caiaque e que deveria ser obrigatório através da Industria e Revenda, ser anexado um informativo de conservação e manutenção do equipamento.

Acredito, seriamente, que os futuros remadores devem fazer uma boa comparação entre SIT x SOT. Sim Carlos, mas o próprio mercado já nos dá a deixa de que equipamento é melhor para cada categoria. É só ver suas especificações. quanto aos modelos em cada categoria, devemos optar por aqueles que atendem mais as nossas características físicas, estruturais locais e esportivas. Como no Brasil isso é praticamente IMPOSSÍVEL de se encontrar nos pontos de revenda, existem pessoas como o PAPAI AQUI prá ajudar :yes::okok:

:yes: .... Tuã lembro de 2 anos atras quando comecei a pescar com caiaque eu não sabia de nada aprendi muito com você e continuo aprendendo :graduado: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Como já vi no passado, em outros fóruns de pesca e caiaque, volta a ocorrer uma disputa "do que é melhor" ou "eu sei mais".

Enveredou, justamente, para onde não deveria.

Muitos conceitos completamente incorretos e sem ponderação.

O fórum perde com isso.

Sucesso, Tuã.

Conhecimento e humildade você tem de sobra.

Humildade talvez sim Carlos, mas conhecimento nunca terei todo.

Só tento evitar que as pessoas passem pelas mesmas duvidas e experiencias que passei justamente por falta de informação.

Conhecimento é algo que se adquire com os erros dos outros e os próprios erros (cada caso é um) de forma a não repeti-los.

Friso aos amigos que minhas experiencias são baseadas nas minhas observações, experimentações e experiencias de meus amigos tanto positivas como negativas.

Tenho um amigo que trabalha com produção e venda de caiaques SOT em Fibra (essa é outra polêmica rsrsrsrs).

Eu já orientei a ele em dois aspéctos:

Um no que diz respeito a um Shape que acomode sistemas e acessórios ao estilo Caiaque Pesca e o outro o porque de não haver um dreno eficaz (não tem dreno) se o mesmo tem um sistema de bolina muito bom.

Pois bem, se ele fizer essas adaptações eu sou o primeiro a comprar o caiaque pois eu o conheço.

Isso fará o patamar de vendas decolar pois o que impede sua aceitação no mercado é justamente esses quesitos.

Os caiaques de Fibra hoje são tão seguros, versáteis e leves quanto os de polietileno com 2 vantagens muito importantes.

Tem um deslizamento de remada inigualável alem da resistência a atritos e de facilidade de reparos, mas há que rebata essas vantagens.

Não é uma questão de quem conhece mais ou menos, mas é da questão de questionar e experimentar do ser humano mesmo, mas que algumas coisas são melhores para umas coisas e outras para outras, isso é verdade rsrsrsrsrs

Abração Carlos ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

SOT x SIT vai virar um tópico e esses posts serão movidos para lá. ;)

Aqui nesse tópico o assunto fica bem melhor e os amigos podem aprender mais sobre as características de cada um. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

SOT x SIT vai virar um tópico e esses posts serão movidos para lá. ;)

Aqui nesse tópico o assunto fica bem melhor e os amigos podem aprender mais sobre as características de cada um. :ok:

T+ :)

Boa Fausto, colocando informações por seções, fica mais fácil o entendimento :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Você está agindo com excelência e isso faz a diferença Tuã. ;)

Parabéns meu camarada! :bs-aplauder:

Aos demais amigo que estão acompanhando o tópico:

Procurem em qualquer página de nosso fórum se há algum banner de propaganda e não verão, aqui não se puxa a sardinha para a brasa de ninguém, seja vendedor, comerciante ou fabricante, aqui temos liberdade para expressar nossas observações sobre qualquer fabricante de caiaque e suas boas ou más características, pois aqui eles não opinam, são meros membros se assim quiserem assim ser. :cool:

Se a pessoa A ou pessoa B divergem sobre alguma questão, isso é apenas a opinião das partes e todos vão se respeitar. Não há disputa de quem sabe mais ou quem sabe menos, apenas cada um diz o que acha de melhor num modelo ou em outro, assim a comunidade pode colher e filtrar as informações. :book:

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Patrono

Joaquim, boa tarde.

Prometi pra mim mesmo que não ia comentar mais nada no que diz respeito à canoagem. Já tomei um sacode do Fausto lá no inicío...mas não me aguentei. (kkk...burro não aprende, acostuma)

Vamos lá, novamente. (lembre-se: Não vendo, não sou dono, não represento, não importo, não sou patrocinado, não tenho familiar dono de qq negócio ligado a canoagem...apenas remo).

A pesca e caça é feita sim com caiaques SIT. Inclusive, o caiaque surgiu pra isso. (no início era tudo SIT; tem muita coisa legal na net e tem livro bom tb...São Google ajuda "rapidim rapidim").

O diferencial é que vc não vai fazer as tantas "bricolagens" num SIT. E que vai usar uma saia (quando necessário).

E o principal, vai usar remo.

Espaço, bem...espaço é relativo.

Eu pesco num SIT e não vejo problema. Levo toda a tralha do acampamento dentro e fora do cockpit. (utilizo saque estanque)

Mas como eu disse, é relativo. O que é bom pro João pode ser ruim pro Manuel.

Segurança.

Pode pesquisar em qq revista, qq site, qq profissional: SIT é um zilhão de vezes mais seguro que um SOT.

Requer técnica? No meu ponto de vista, tudo requer técnica...inclusive um SOT.

É uma técnica tão fácil....e como tudo na vida, só requer treino.

Um dia de boa explanação, com profissional da área, qualquer pessoa rema e fica tranquilo num SIT.

Estabilidade? O que encontramos muito é a opinião pessoal. Não que seja inválido, mas fisicamente o "achometro" não tem valor.

Como dizer que caiaque A é mais estavel que caiaque B se não temos dados sobre isso? (dê uma olhada nos produtos brasileiros e veja se consegue conteúdo nesse sentido; se conseguir apresente, é algo muito interessante e só assim podemos dizer qual é mais estável).

Qualquer fabricante, honesto, de caiaque SIT disponibiliza a curva de estabilidade do seu produto.

E como eu disse lá no início, se vc quer usar motor elétrico, pedalinho ou qq outra ferramenta para locomover o barco...bem, aí é SOT.

Para os puristas do fly, colocar uma Rapala num equipamento #6 é algo, educamente dizendo, triste.

Na canoagem é a mesma coisa. Para o purista, caiaque é remo em qualquer situação. Eu sou purista nesse sentido.

Em 2012 tive a oportunidade de participar de um curso com uma lenda da canoagem mundial na Argentina.

O cara é braço direito do Eric Jackson, (um dos donos da Jackson Kayaks), no desenvolvimento de barcos.

Ele mostrou várias fotos das gringa. América, Europa, Ásia...e tinha muita foto de pescaria...todos de SIT.

Na época eu questionei, (já que a JK fabrica SOT para pesca) e a resposta foi rápida: Sot makes money!!!

Joaquim, não quero polemizar ainda mais. O foco nunca foi esse.

Frequento o Mosqueiros desde 2008 e o que sempre me manteve aqui foram as informações. (que para mim, na maioria das vezes não foram tendenciosas)

Sendo assim, acho interessante falar do A e do B (Sit x Sot, no caso).

Lendo os post´s é possível dizer que muitas pessoas estão motivadas a comprar seu primeiro barquinho (Rusllon, Fausto, André..). Não é justo que as informações sejam ponderadas?

Caiaqueiro, boas remadas!!!

Editado por Carlos Gomes
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Como assim SOT X SIT ? Se um caiaque e projetado para pescar no caso do SOT, Por que compraria um SIT se o objetivo e pescar.

Sabemos hoje que o mercado nacional tem caiaques SOT próprios para pesca, mas ao meu ver, estes caiaques são adaptações para pesca de seus próprios Shapes.

SOT X SIT, abre uma lacuna de discussões sobre o assunto Caiaque para Pesca e acho isso muito interessante porque demonstra que mais importante que se ter um produto pronto para o mercado, são as adaptações que podem ser feitas justamente por não haver precedentes no mercado.

É a criatividade em pró da necessidade.

Eu ainda não conheço um Caiaque SIT voltado para a pesca a não ser que seja adaptações e estas também não me foram satisfatórias ao ponto de poder indicá-los.

O importante é que se a pessoa tem e se adapta bem a ele e ele se adapta bem a proposta, porque questionar?

É como os BOTINHOS (como os caiaques infláveis são chamados). Lá fora sei que tem modelos de fábrica voltados para o segmento pesca, mas os vendidos no Brasil são apenas Esportivos e de Aventura ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joaquim, boa tarde.

Prometi pra mim mesmo que não ia comentar mais nada no que diz respeito à canoagem. Já tomei um sacode do Fausto lá no inicío...mas não me aguentei. (kkk...burro não aprende, acostuma)

Vamos lá, novamente. (lembre-se: Não vendo, não sou dono, não represento, não importo, não sou patrocinado, não tenho familiar dono de qq negócio ligado a canoagem...apenas remo).

A pesca e caça é feita sim com caiaques SIT. Inclusive, o caiaque surgiu pra isso. (no início era tudo SIT; tem muita coisa legal na net e tem livro bom tb...São Google ajuda "rapidim rapidim").

O diferencial é que vc não vai fazer as tantas "bricolagens" num SIT. E que vai usar uma saia (quando necessário).

E o principal, vai usar remo.

Espaço, bem...espaço é relativo.

Eu pesco num SIT e não vejo problema. Levo toda a tralha do acampamento dentro e fora do cockpit. (utilizo saque estanque)

Mas como eu disse, é relativo. O que é bom pro João pode ser ruim pro Manuel.

Segurança.

Pode pesquisar em qq revista, qq site, qq profissional: SIT é um zilhão de vezes mais seguro que um SOT.

Requer técnica? No meu ponto de vista, tudo requer técnica...inclusive um SOT.

É uma técnica tão fácil....e como tudo na vida, só requer treino.

Um dia de boa explanação, com profissional da área, qualquer pessoa rema e fica tranquilo num SIT.

Estabilidade? O que encontramos muito é a opinião pessoal. Não que seja inválido, mas fisicamente o "achometro" não tem valor.

Como dizer que caiaque A é mais estavel que caiaque B se não temos dados sobre isso? (dê uma olhada nos produtos brasileiros e veja se consegue conteúdo nesse sentido; se conseguir apresente, é algo muito interessante e só assim podemos dizer qual é mais estável).

Qualquer fabricante, honesto, de caiaque SIT disponibiliza a curva de estabilidade do seu produto.

E como eu disse lá no início, se vc quer usar motor elétrico, pedalinho ou qq outra ferramenta para locomover o barco...bem, aí é SOT.

Para os puristas do fly, colocar uma Rapala num equipamento #6 é algo, educamente dizendo, triste.

Na canoagem é a mesma coisa. Para o purista, caiaque é remo em qualquer situação. Eu sou purista nesse sentido.

Em 2012 tive a oportunidade de participar de um curso com uma lenda da canoagem mundial na Argentina.

O cara é braço direito do Eric Jackson, (um dos donos da Jackson Kayaks), no desenvolvimento de barcos.

Ele mostrou várias fotos das gringa. América, Europa, Ásia...e tinha muita foto de pescaria...todos de SIT.

Na época eu questionei, (já que a JK fabrica SOT para pesca) e a resposta foi rápida: Sot makes money!!!

Joaquim, não quero polemizar ainda mais. O foco nunca foi esse.

Frequento o Mosqueiros desde 2008 e o que sempre me manteve aqui foram as informações. (que para mim, na maioria das vezes não foram tendenciosas)

Sendo assim, acho interessante falar do A e do B (Sit x Sot, no caso).

Lendo os post´s é possível dizer que muitas pessoas estão motivadas a comprar seu primeiro barquinho (Rusllon, Fausto, André..). Não é justo que as informações sejam ponderadas?

Caiaqueiro, boas remadas!!!

Minha intenção não era polemizar. Achava que os SIT não dava para pescar ..

Editado por Joaquim Luz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Para não ficar com a dúvida, adquiri um SIT e um SOT. O SIT um Mistral, uso para passeios curtos e descidas por rios quando empresto meu SOT para uma pessoa me acompanhar. Vejo muitas diferenças entre ambos, não pescaria nunca com um SIT, pois se entrar um peixe bom você vai ficar de cabeça pra baixo. Já como o meu SOT um Barracuda pesco, faço remadas longas (já percorri em 2 dias 116kms), desço pequenas cachoeiras de até 2 metros e corredeiras. Dentro do meu barracuda levo as varas, barraca, colchonete, saco de dormir, bolsa com iscas artificiais e ainda sobra um pouco de espaço. Para mim o SOT é mais polivalente, uma vez emprestei meu caiaque para um amigo descer o Rio Piquiri comigo por 20 kms. não tinha 1 hora de remada e ele precisou fazer pipi, o cara ficou de pe no caiaque e fez pipi, detalhe, nunca havia sentado em um caiaque e ja o meu Mistral uso ele quando quero curtir uma remada sem compromisso só curtindo o vento no rosto. Abraços

post-1995-0-69615100-1434564292_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.