Ir para conteúdo

Gerando Polêmica


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Gerando polêmica...

Será que quando pescando tucunaré, o fly pega mais quantidade se comparado com bait???? Em contrapartida os maiores entram no bait?

Quero ver a opinão da maioria.

Pelo menos, essa é minha impressão. Sempre que comparo com alguém pescando de bait vejo que quantidade de peixes e ações é muito maior com fly, mas os maiores exemplares entram no bait.

Será???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ho....´Seu Cráudio...Estamos em um forum de mosqueiros...portanto não existe polemica...Se pega mais.... em menos tempo...e também os maiores... isso não que dizer que o bait não tenha os seus momentos, acredito que não dá para tecer comparações... happy.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Depende do dia, hora, moscas, iscas, pescador, peixe....

Já aconteceu do bait pegar mais, do fly pegar mais, do fly pegar o maior, do bait o maior, fly tudo, bait nada, vice versa e dos dois não pegarem absolutamente NADA.

Tudo é relativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Concordo com o vcs, tudo é relativo e não pra comparar, pois vai depender de uma serie de fatores.

Só que comecei com baiting e depois em 95 fui apresentado ao fly, comecei a pescar com fly, hoje só pesco com FLY, por tudo que o fly proporciona e pelo prazer que tenho pescando, fiz esta opção.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

COMO OS OUTROS DIZEM SAO VARIOS FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR

NO MEU CASO EM VARIOS CASO PEGUEI TANTO MAIS QTO MAIORES NO FLY O QUE VARIA E QUE QUANDO OS FATORES ESTAO PROPICIOS O FLY ATRAI MAIS DEVIDO AO MOVIMENTO

E OS MAIORES SAO MAIS FATOS DE SORTE DEVIDO A SUA CELETIVIDADE cool.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não se preocupe Cláudio, não vamos ver esse assunto como polêmico! wink.gif

Tem dias que o bait é a pescaria que deve ser feita e sempre reservo algumas de minhas pescarias de tucunarés p/ ser feita assim, mas não deixo de dedicar ao fly é claro.

Atualmente minhas pescarias estão sempre direcionadas ao fly e se eu escolher o bait, será devido ao fato de ter pouco espaço no barco p/ dividir o fly com outros amigos.

Fly p/ mim é a principal opção de pesca e deixo o bait em segundo plano! wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bom, tecendo alguns comentários, para mim, o bait teve seu lugar há alguns anos atrás, desde 2000 abandonei o bait, me desfiz de todo material (talvez para não ter uma recaída... happy.gif ) e me dediquei exclusivamente em pescar de fly.

Com isso, me obriguei a conhecer mais os pesqueiros, a leitura dos pontos, pressão, etc.

Desde então apesar de ter companheiros pescando de bait, nunca senti nenhuma vontade de voltar ao bait, muito devido ao fato de sempre ter tido muito sucesso nessas pescarias.

Eu diria o seguinte, se vc for um excepcional pescador de bait e um péssimo de fly, o bait será mais produtivo, agora o contrário também é verdadeiro.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Segio (Cráudio) é interessante...

Olá Claudio, eu pesco de bait desde 80 e qualquer coisa, não me lembro, a conclusão que cheguei q tudo na vida tem seu tempo certo, tb como tudo é passageiro, quanto Bait x fly não faço esse tipo de comparação, pq acho isso é para quem quer encher o viveiro, o que não é o meu caso, pesco de fly a pouco tempo sou disípulo de Dr. Luciano e adimiro todos os flyeiros que já tive o previlégio de conhecer, a concepção de pescaria no fly é outra no meu mode de ver, não abandono o bait, mas meu carro chefe ultimamente é o fly e estou muito satifeito.

Obs. Claudio veja o que postei de minha ultima pescaria de piabanha e vai ver,

como diz Serginho é viciante.

Tudo de bom e boa sorte, Gama

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de fazer comparações é preciso definir o que vc quer com sua pescaria? Que iscas vc está comparando, popper no fly e no bait, ou vai comparar outras iscas com o fly-popper?

Posso dizer com certeza, o popper no fly é muito mais efetivo. wink.gif O que não podemos comparar, são iscas diferente, por exemplo comparar iscas com hélices e popper em alguns casos as hélices serão mais efetivas, no entanto o que vc prefere, o prazer de pescar vários peixes o dia inteiro, ou passar o dia inteiro para pegar um, dois ou poucos peixes grandes? mellow.gif

Eu prefiro pegar vários peixes, um a cada arremosso de preferencia, e quem sabe encarrar um grandalão do outro lado... biggrin.gif E se assim for, o melhor será utilizar o Fly, que sem dúvidas na minha opinião além de mais prazerosa, é muito mais efetiva, principalmente em se tratando de tucunaré com popper, agora é claro que concordo com o que já foi dito: Se vc é um exemplar pescador de Bait continue, mas estude mais sobre o fly, pratique mais e sua preferencia com certeza irá mudar, assim como já mudou para muitos aqui...

Mas, não sou tão radical quanto alguns que abandonaram o bait definitivamente, uso e gosto e se me convidarem para pescar de bait nunca vou dizer não, afinal o prazer de ter na outra ponta da linha um peixe ferrado é maravilhoso...

Um veloz abraço... cool.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ótimo! Acho que atingi meu objetivo. Uma polêmica é sempre boa para levantar o assunto.

Claro que depende da situação. Há locais que uma modalidade é claramente mais adequada que a outra. Sem contar a preferência e o prazer que cada uma proporciona para cada um. Para mim, como sempre dou preferência para o fly, meus maiores sempre foram no fly.

Também, é claro que a pergunta é totalmente irrelevante, já que o que importa para uma pescaria ser boa, são diversos fatores em que a quantidade e tamanho podem ser de menor importância.

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Oi Cláudio! Tudo bem com você?

Na minha opinião:

Para estabelecer essa comparação (qualquer comparação, na verdade) antes de mais nada, temos que estabelecer algum parâmetro.

O fly oferece ao pescador mais chances de capturar peixes. O motivo é simples e matemático (estatístico). Com o fly o pescador consegue reposicionar a isca no mesmo ponto cerca de 2,5 vezes mais rapidamente que no bait. Esses números são de pesquisas americanas. Com isso, as chances de captura, logicamente, aumentam no fly.

Pode-se questionar que com o bait o pescador tem a possibilidade de arremessar a isca mais longe e trabalhá-la por mais tempo, aumentando as chances de captura. Sim é verdade, mas também é verdade que a maioria dos ataques ocorre próximo às estruturas, ou local onde a isca caia, e aí independe a distância do arremesso. Nova estatística: 70% dos ataques ocorrem próximo a uma estrutura que o peixe se encontra. 20% ocorrem no meio do caminho (entre 5 e 10 metros de distância do ponto que se arremessou) e apenas 10% dos casos o ataque ocorre numa distância superior a isso. E geralmente, neste caso o peixe já vem acompanhando a isca ou já errou o ataque.

Este é um aspecto.

Outros: Para estabelecer esssa comparação, seria necessário que tivessemos dois pescadores que pescam exatamente iguais (ou seja, que tivessem a mesma habilidade no manuseio do bait ou do fly) o que é imposível de se ter numa mesma situação. Sempre um dos dois será um pouco melhor que o outro e por consequencia excluí-se esse comparativo. a dúvida fica no seguinte sentido: será que o peixe ataca mais o fly porque aquele pescador é mais habilidoso com a tralha do que o parceiro com o bait(ou vice-versa)?

A comparação de qualquer forma, fica prejudicada.

Quanto as iscas: concordo com tudo que foi colocado sobre isso. As iscas de fly têm um nado mais natural, são menos barulhentas e assustam menos os peixes, por terem apenas um anzol (na maioria das vezes) facilitam a fisgada e corre-se menos risco com perda de peixes. Se o peixe meter a boca na isca, dificilmente ele escapa.

Mas existe um outro fator: observe a quantidade de pescadores que usam o fly e a quantidade de pescadores que usam o bait (especialmente na amazonia)!

Ou seja, o que ocorre, também, é que são poucos os pescadores que praticam a modalidade se comparado com os praticantes do bait e por isso a sensação de sempre se ter menos sucesso.

Outro fator é que muitos pescadores ainda estão iniciando na modalidade e sentem-se inseguros quanto ao uso do fly... sempre carregam uma tralha de bait junto caso a coisa não funcione... e não vai funcionar mesmo! Tem que insistir...

As chances de captura aumentam consideravelmente pela quantidade de pescadores com bait.

Por outro lado, os peixes acabam se acostumando com o barulho das iscas artificiais (barulho do motor do barco, inclusive, por força da pressão de pesca) e passam a ficar mais seletivos.

Aí o fly passa a ser mas interessante também.

Quanto a tamanho dos peixes: aí entra a questão de iscas grandes, tralha reforçada. Tanto no bait como no fly a quantidade de peixes pequenos e sempre maior que a quantidade de peixes grandes.

Outro detalhe - os peixes grandes geralmente caçam sozinhos. em alguas situações você encontra alguns poucos exemplares no meio de um cardume de peixes pequenos. Mas via de regra, os cardumes tem um padrão de tamanho (defesa das espécies).

Nós poderíamos nos alongar nessa discussão que íriamos encontrar N fatores que impedem essa comparação.

Se partírmos para espécies diferentes (comparando espécies) aí é que a coisa não tem fim...

Muito embora algumas sejam mais fáceis de se comparar... (peixes de agua salgada, que são pescados no fundo...) ou peixes de couro... o fly sempre perde.

Pra resumir... Não dá pra comparar...

Na pesca do tucunaré (e algumas outras espécies de agua doce) o fly considero o fly mais eficiente, mas também só pesco com fly...!!!!Independentemente do tamanho dos peixes.

Na pesca de agua salgada a comparação é covardia...

é apenas uma opinião com algumas idéias pra discussão...

abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Só sei de uma coisa... quem começa se engraçar com o fly, vende a tralha de bait, hê, hê, hê.....

Mas, falando sério, o que vale é a emoção, a briga, a diversão. O resto é só detalhe.

Abração para todos

Régis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro
Oi Cláudio! Tudo bem com você?

Na minha opinião:

Para estabelecer essa comparação (qualquer comparação, na verdade) antes de mais nada, temos que estabelecer algum parâmetro.

O fly oferece ao pescador mais chances de capturar peixes. O motivo é simples e matemático (estatístico). Com o fly o pescador consegue reposicionar a isca no mesmo ponto cerca de 2,5 vezes mais rapidamente que no bait. Esses números são de pesquisas americanas. Com isso, as chances de captura, logicamente, aumentam no fly.

Pode-se questionar que com o bait o pescador tem a possibilidade de arremessar a isca mais longe e trabalhá-la por mais tempo, aumentando as chances de captura. Sim é verdade, mas também é verdade que a maioria dos ataques ocorre próximo às estruturas, ou local onde a isca caia, e aí independe a distância do arremesso. Nova estatística: 70% dos ataques ocorrem próximo a uma estrutura que o peixe se encontra. 20% ocorrem no meio do caminho (entre 5 e 10 metros de distância do ponto que se arremessou) e apenas 10% dos casos o ataque ocorre numa distância superior a isso. E geralmente, neste caso o peixe já vem acompanhando a isca ou já errou o ataque.

Este é um aspecto.

Outros: Para estabelecer esssa comparação, seria necessário que tivessemos dois pescadores que pescam exatamente iguais (ou seja, que tivessem a mesma habilidade no manuseio do bait ou do fly) o que é imposível de se ter numa mesma situação. Sempre um dos dois será um pouco melhor que o outro e por consequencia excluí-se esse comparativo. a dúvida fica no seguinte sentido: será que o peixe ataca mais o fly porque aquele pescador é mais habilidoso com a tralha do que o parceiro com o bait(ou vice-versa)?

A comparação de qualquer forma, fica prejudicada.

Quanto as iscas: concordo com tudo que foi colocado sobre isso. As iscas de fly têm um nado mais natural, são menos barulhentas e assustam menos os peixes, por terem apenas um anzol (na maioria das vezes) facilitam a fisgada e corre-se menos risco com perda de peixes. Se o peixe meter a boca na isca, dificilmente ele escapa.

Mas existe um outro fator: observe a quantidade de pescadores que usam o fly e a quantidade de pescadores que usam o bait (especialmente na amazonia)!

Ou seja, o que ocorre, também, é que são poucos os pescadores que praticam a modalidade se comparado com os praticantes do bait e por isso a sensação de sempre se ter menos sucesso.

Outro fator é que muitos pescadores ainda estão iniciando na modalidade e sentem-se inseguros quanto ao uso do fly... sempre carregam uma tralha de bait junto caso a coisa não funcione... e não vai funcionar mesmo! Tem que insistir...

As chances de captura aumentam consideravelmente pela quantidade de pescadores com bait.

Por outro lado, os peixes acabam se acostumando com o barulho das iscas artificiais (barulho do motor do barco, inclusive, por força da pressão de pesca) e passam a ficar mais seletivos.

Aí o fly passa a ser mas interessante também.

Quanto a tamanho dos peixes: aí entra a questão de iscas grandes, tralha reforçada. Tanto no bait como no fly a quantidade de peixes pequenos e sempre maior que a quantidade de peixes grandes.

Outro detalhe - os peixes grandes geralmente caçam sozinhos. em alguas situações você encontra alguns poucos exemplares no meio de um cardume de peixes pequenos. Mas via de regra, os cardumes tem um padrão de tamanho (defesa das espécies).

Nós poderíamos nos alongar nessa discussão que íriamos encontrar N fatores que impedem essa comparação.

Se partírmos para espécies diferentes (comparando espécies) aí é que a coisa não tem fim...

Muito embora algumas sejam mais fáceis de se comparar... (peixes de agua salgada, que são pescados no fundo...) ou peixes de couro... o fly sempre perde.

Pra resumir... Não dá pra comparar...

Na pesca do tucunaré (e algumas outras espécies de agua doce) o fly considero o fly mais eficiente, mas também só pesco com fly...!!!!Independentemente do tamanho dos peixes.

Na pesca de agua salgada a comparação é covardia...

é apenas uma opinião com algumas idéias pra discussão...

abraço a todos.

Olá Marco fly cast! li seu argumento na polêmica flyxbait e me senti enquadrodo no asunto, pesco de fly a pouco tempo, começei este ano, e só estou pescando de fly, nem levou meu material de bait, pois acho q tenho q me aprimorar para chegar o mais proximo possivel da perfeição.

Tenho tido sucesso em minhas pescaria de fly, em novembro fui fazer uma pescaria e apresentar o fly a um pescador de bait (radical) com as piabanhas estão muito sagaz, levei vantagem ele conseguiu fisgar uma piabanhas e eu e meu filho fizemos a festa, es relatado em dois tópicos "começou assim e terminou assado e o outro "Elas roubamram a cena", mais tudo isso é relativo.

Nos rios q pesco o fly leva vantagem por ser arremeços curtos e consequentemente se arremeça + de fly, inclusve fiz uma no rio Muriaé (de robalo) minha primeira pescaria de fly fisguei tres robalos e quinze piabanhas fiquei todo satisfeito, e o fly acabou me cativando devido o prazer de conseguir superar meus limites qt os arremeços e trabalho com as moscas.

É isso ai meu caro!

Innnnnnnnnntééééééééé do paneleiro Gama riso.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, só sei de uma coisa:

Depois que conheci o fly, me arrependi de ter investido

um bom dinheiro no bait... como.gif Até porque, em se

tratando de comparação relativo à equipamentos, hoje,

o bait se torna uma modalidade de pesca relativamente

alta demais, em seu custo financeiro... (Carretilhas, linhas

de multifilamento, iscas artificiais, varas, garatéias, shock

leader, etc...)

Já no fly, não preciso nem falar... Pra quem pratica, sabe

que a coisa é totalmente diferente...

Abraços!!! legal.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.