Ir para conteúdo

Tainha - Peixe intrigante


Kelven

Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Tainha - Peixe intrigante

Mugil_hospes,I_RR3075.jpg

Meus caros, o natal está chegando e passando mais um ano, época em que as pessoas ficam mais reflexivas.

Com este clima, me recordo que passa mais um ano e continuo carregando um estigma – tainha um peixe intrigante. Neste ano, tive algumas chances, se somadas, chegam perto de quase três dias consecutivos de tentativas de pescar tainhas e nada... nem umazinha pequena. No máximo umas cheiradas na isca.

Tentei imitações de pão estilo lã Ball como alguns dizem, nada, fiz imitações de algas com diversos materiais, onde as tainhas estavam concentradas comendo, nada. Por fim, pequenas ninfas na deriva da maré tipo wet e nada, mesmo elas (tainhas) estando no visual. NADA.

Vi coisas e pescarias gringas, mesmo reconhecidamente sendo de outras espécies que as nossas, basicamente apresentam o mesmo hábito alimentar, logo podemos fazer algum tipo de aproximação, porém as dúvidas permanecem e, NADA. Só o insucesso sem tirar o dedo do buraco.

Bem, alguém conhece alguma técnica, isca, trabalho ou mesmo magia, mandinga, macumba ou qualquer outra coisa que se aproxime de pescar tainhas tupiniquins com mosca.

Feliz Natal e um ótimo ano de 2014 para todos os mosqueiros!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Nem me fale! :dry:

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=6652&hl=tainha&page=3

Eu já nem sei mais quantas vezes tentei e nada, nem a cheiradinha, pelo contrário, desviam descaradamente de qualquer coisa que eu consiga castear bem na cara (caminho) delas.

No FFB tem um tópico de várias páginas onde postei as diversas "moscas" que tentei usar em vão. A galera lá de Natal também fez várias tentativas sem sucesso, o Blatt as persegue há anos (não é exagero). :wacko:

Na última vez que estive no clube, onde aparecem com regularidade em grande número (dezenas e dezenas), só consegui avistar uma, mas estimo que deveria ter pelo menos uns 5 Kg! :ohmy::ohmy::ohmy:

Lá é comum avistar uns exemplares desse porte que não andam em grandes cardumes, geralmente 3 a 4 indivíduos.

Na semana passa mesmo no almoço convocado pelo mestre Hajime, conversei sobre esse assunto com o Alfredo Negaça e com o mestre Beto Saldanha. :ph34r:

As famigeradas tiram sarro com a minha cara! :(

Acho que só no tiro mesmo! :2guns::2guns::2guns:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tarrafa. Infalível.

Brincadeiras à parte, já tentei muitas vezes pescá-las até com isca natural (a famosa alga) atrás do Santos Dumont, há alguns anos atrás. Tentei com pão, alga, minhocas artificias (elas adoram um tal de ragworm, uma espécie de minhoca ou lesma ou sei-lá-o-que que vive na lama de mangues e baixios de baías), uma infinidade de técnicas. Na baía de Guanabara tinha um senhor do Governador Iate Clube que pegava elas aos montes com esse bicho da lama, era só tainha bruta! Brabo devia ser pegar os bichos com a lama até o joelho atrás da cabeceira da pista do AIRJ, conforme me relataram.

Enfim, tentei de tudo e resultado semelhante: NADA. Aliás, elas nadam muito mesmo, em volta das iscas, para longe de nós, pra tudo que é lado. No anzol sem o bicho só vi tirarem na grosseria de cima da ponte da falecida Perimetral do cais do porto, surreal.

No fly eu nem me atrevo ainda, mal sei usar a tralha, vou tentar pegar essas danadas que nada... Mas que deve ser uma bela briga, isso sim!

Editado por Fred Mancen
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nem me fale! :dry:

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=6652&hl=tainha&page=3

Eu já nem sei mais quantas vezes tentei e nada, nem a cheiradinha, pelo contrário, desviam descaradamente de qualquer coisa que eu consiga castear bem na cara (caminho) delas.

No FFB tem um tópico de várias páginas onde postei as diversas "moscas" que tentei usar em vão. A galera lá de Natal também fez várias tentativas sem sucesso, o Blatt as persegue há anos (não é exagero). :wacko:

Na última vez que estive no clube, onde aparecem com regularidade em grande número (dezenas e dezenas), só consegui avistar uma, mas estimo que deveria ter pelo menos uns 5 Kg! :ohmy::ohmy::ohmy:

Lá é comum avistar uns exemplares desse porte que não andam em grandes cardumes, geralmente 3 a 4 indivíduos.

Na semana passa mesmo no almoço convocado pelo mestre Hajime, conversei sobre esse assunto com o Alfredo Negaça e com o mestre Beto Saldanha. :ph34r:

As famigeradas tiram sarro com a minha cara! :(

Acho que só no tiro mesmo! :2guns::2guns::2guns:

Valeu André!

Não tinha conhecimento deste topico aqui no MDR.

O bom que minha frustração, não é só minha kkkkk!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tentei com pão, alga, minhocas artificias (elas adoram um tal de ragworm, uma espécie de minhoca ou lesma ou sei-lá-o-que que vive na lama de mangues e baixios de baías), uma infinidade de técnicas.

Já tentei isso também:

Ragworm_Maggot.JPG

Ragworms e Maggots

SJWW%252001.jpg

San Juan Worm = (San Juan + Woolly Worm) - apelação total!!! :natal_mad:

E nada! Absolutamente nada!!! :frusty::frusty::frusty:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Cara, se não me engano quem pegou umas foi o Jorge, atador lá de POA.

Me lembro de um relato ou algo assim...

Valeu Vasconcellos... vou dar uma olhada.

Lembrando as do Itiberé são enormes... além de mutantes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pra dar mais água na boca...

Eu tenho esse vídeo, fiz até uma cópia pro Blatt, tem umas que quando fisgam dão umas arrancadas que quase quebram a vara, nunca peguei um bonefish, mas pelos vídeos as arrancadas são semelhantes. :blink:

Essa é uma das moscas que o sujeito usa no vídeo, as outras são variações sobre o mesmo tema:

Só pra constar, já tentei essa mosca também, sem sucesso! :frusty:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Viu a grossura da vara do sujeito? O que é aquilo? Uma vara #10?

A "mosca" do cara é um lixo!

No outro tópico sobre tainhas, não sei quem falou que as pescava aí pelo Rio usando um anzol preto nu, tipo Chinu ou algo similar. Alguém já tentou isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Viu a grossura da vara do sujeito? O que é aquilo? Uma vara #10?

Pois é e a bicha verga que nem bambu verde. Não saco nada de Norsk (acho que o sujeito é dinamarquês), então não entendi patavina do que ele disse. :natal_tongue:

A sua irmã não ia morar na Dinamarca? O vídeo é filmado lá. Já tem PDI programado quando for visitá-la. :natal_happy:

A "mosca" do cara é um lixo!

Sim, mas funciona! Se soubesse de alguma "frankenfly" que funcionasse aqui, ataria centenas! :natal_cool:

No outro tópico sobre tainhas, não sei quem falou que as pescava aí pelo Rio usando um anzol preto nu, tipo Chinu ou algo similar. Alguém já tentou isso?

Essa ainda não tentei só falta isso funcionar. Na próxima visita ao clube eu experimento.

Já tentei algumas iscas pretas, sem sucesso. :natal_dry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Essa ainda não tentei só falta isso funcionar. Na próxima visita ao clube eu experimento.

Já tentei algumas iscas pretas, sem sucesso. :natal_dry:

O "não sei quem" que falou disso foi enfático: anzol preto liso e brilhante.

Será que a tainha pensa que é um verme ou algo do estilo?

Leva o kit de atado... assim você pode testar 40 iscas numa tarde... quem sabe não descobre a roda? E não esquece de tentar as cores mais estranhas possíveis!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Essa tentativa e erro é que mata! :(

Tenho uma caixa (não é fly box) pela metade de moscas que tentei e repeti o teste, trocar 40 vezes de mosca em uma só tarde é complicado, só com snap. :mellow:

Já fiquei um bom tempo também observando as maledetas e não vi nenhum movimento das mesmas se alimentando, o ideal seria descobrir o que elas comem.

Elas estão presentes também, inclusive com o mesmo comportamento, nas barcas, que pego todos os dias pra atravessar a BG e trabalhar no Rio, um vez as vi "mariscando" no casco da barca, parece que estavam raspando algas ou outro bicho preso no casco, mas não consegui identificar o que era. :frusty:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olha a lepa de peixe aí, André!

(o filme comprova que é possível pegar esses peixes no fly...)

Pensa que pescaria joia: para no meio da cidade, desce pro nível do rio e pesca umas cavalas na chuva... ai ai :natal_happy:

No final desse vídeo o cara mostra o que parece ser uma ninfa ( :natal_thumbup::natal_thumbup::yahoo::yahoo: ) com beadhead branco... êêêêhehehehehe:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olha a lepa de peixe aí, André!

E essas são fichinha perto das que tem lá no clube. :blink:

IMG_2117.JPG

IMG_2116.JPG

Essas são as fotos das pequenas. :dry:

(o filme comprova que é possível pegar esses peixes no fly...)

Isso eu já sei, mas cumé qui pega! :huh:

Pensa que pescaria joia: para no meio da cidade, desce pro nível do rio e pesca umas cavalas na chuva... ai ai :natal_happy:

Penso nisso quase todo dia! O clube fica a 5 min de casa (de carro), tem toda a infra, segurança, tainhas em abundância e isso sem mencionar que é um peixe que ninguém pesca.

Torçam pra eu não descobrir como pegá-las, senão vai ser tanto relato de tainha aqui que vocês vão enjoar! :p

No final desse vídeo o cara mostra o que parece ser uma ninfa ( :natal_thumbup::natal_thumbup::yahoo::yahoo: ) com beadhead branco... êêêêhehehehehe:

Mais uma pra lista! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pois é e a bicha verga que nem bambu verde. Não saco nada de Norsk (acho que o sujeito é dinamarquês), então não entendi patavina do que ele disse. :natal_tongue:

A sua irmã não ia morar na Dinamarca? O vídeo é filmado lá. Já tem PDI programado quando for visitá-la. :natal_happy:

Sim, mas funciona! Se soubesse de alguma "frankenfly" que funcionasse aqui, ataria centenas! :natal_cool:

Essa ainda não tentei só falta isso funcionar. Na próxima visita ao clube eu experimento.

Já tentei algumas iscas pretas, sem sucesso. :natal_dry:

Vídeo muito interessante!

Sem dúvida aumentou muito a vontade de pescar estas tainhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vídeo muito interessante!

Sem dúvida aumentou muito a vontade de pescar estas tainhas.

Rapaz, se tu vê o vídeo todo vai pirar igual eu e o Blatt. :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Dei uma vasculhada rápida na literatura cientifica e vi em alguns poucos trabalhos de conteúdo estomacal destes bichos e há presença de poliquetas (vermes de areia quando grandes, porém em maior quantidade vivem no lodo de matéria orgânica). Onde esses vermes e anzois lisos podem ser ótimas alternativas.

Porém são filtradoras na maior parte do tempo.

Vamos lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Dei uma vasculhada rápida na literatura cientifica e vi em alguns poucos trabalhos de conteúdo estomacal destes bichos e há presença de poliquetas (vermes de areia quando grandes, porém em maior quantidade vivem no lodo de matéria orgânica). Onde esses vermes e anzois lisos podem ser ótimas alternativas.

Porém são filtradoras na maior parte do tempo.

Vamos lá.

Sim, por isso fui atrás de uma receita de ragworm, mas não funcionou. :(

Também achei essa informação que eram filtradoras, mas atar plâncton não dá! :p

Já estou penando com as moscas de lambaris em anzol #20! :laugh::laugh::laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

André, vamos primeiro em águas limpas, se não funcionar, vamos lá para o canal da Ilha da conceição, vou rever a maré que ocorre a "ressurgência", (kkkkk) dai vamos de anzol com uma fia de EVA, coberto com marabou verde oliva, imitação do "plâncton" que surge lá, e vamos ver no que dá... topas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

André, vamos primeiro em águas limpas, se não funcionar, vamos lá para o canal da Ilha da conceição, vou rever a maré que ocorre a "ressurgência", (kkkkk) dai vamos de anzol com uma fia de EVA, coberto com marabou verde oliva, imitação do "plâncton" que surge lá, e vamos ver no que dá... topas?

Fechado! Mas preciso antes ver a cara desse "plâncton" pra saber como atar. :natal_laugh::natal_laugh::natal_laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

hehehe... Ri um tanto com os comentários desse papo.

Algo que ninguém nunca tentou, talvez, é fazer o mais simples, naquele esquema como pescar tilápias com capim.

Se o sabiki funcionou em determinado momento com o Beto Saldanha, por que não tentar prender um pedacinho de plástico verde oliva, meio transparente, aumentando um pouco o tamanho daquelas "bandeirinhas" típicas de sabiki? Cortar um pedacinho assim meio despretensioso, disforme, como um pedaço de alga derivando, e atar no anzol... Vai que funciona.

Mal não vai fazer, já que não é uma heresia total, estamos apenas mimetizando o alimento das tainhas com um toque de carroçagem...hehehehe... Pena que estou a 330km do mar, senão ia certamente tentar. Morava a 10 min de carro do Santos Dumont, um dos hot spots de tainhas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

hehehe... Ri um tanto com os comentários desse papo.

Algo que ninguém nunca tentou, talvez, é fazer o mais simples, naquele esquema como pescar tilápias com capim.

Se o sabiki funcionou em determinado momento com o Beto Saldanha, por que não tentar prender um pedacinho de plástico verde oliva, meio transparente, aumentando um pouco o tamanho daquelas "bandeirinhas" típicas de sabiki? Cortar um pedacinho assim meio despretensioso, disforme, como um pedaço de alga derivando, e atar no anzol... Vai que funciona.

Mal não vai fazer, já que não é uma heresia total, estamos apenas mimetizando o alimento das tainhas com um toque de carroçagem...hehehehe... Pena que estou a 330km do mar, senão ia certamente tentar. Morava a 10 min de carro do Santos Dumont, um dos hot spots de tainhas...

Já tentei com uma isca parecida com aquela que o sujeito usou, marabou chartreuse, o efeito foi bem parecido com uma alga, na verdade mais pra "limo", mesmo assim não funcionou. :(

O pior de tudo é que as ditas cujas nem param pra olhar o que é a isca, nem uma olhadinha tipo de lado, o comportamento até agora foi desviar! :wacko:

Como se aquela não fosse a hora de comer, ou avaliar se o que era apresentado era ou não comida. :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

DINAMITE resolve !... eu que sou das terrinhas lá, vi e ouvi sobre varias pessoas com esse mesmo proposito e nada... como ja foi dito, nadam pra cacete... kkkkkkkk

boa sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acho que o que está faltando é "catiguria" mesmo! :wacko:

Lá fora a parada é bem diferente, os caras levam a coisa a sério, só profissa. Tem até clube! :blink:

http://www.thenationalmulletclub.org/

Só pra dar mais uma aguçada nas lombrigas, sugiro uma olhadinha na galeria de fotos http://www.thenationalmulletclub.org/Gallery/index.htm. Alguns exemplos:

garyscriven805.jpg

3,5 Kg :mellow:

stevegannon.jpg

4 Kg :blink:

mattbaldwin1002.jpg

4,5 Kg :ohmy::ohmy::ohmy:

grace2.jpg

Fly ??? :huh::huh::huh:

hookpainted.jpg

Isca ??? :huh::huh::huh:

É claro que já me inscrevi no fórum! :ph34r::ph34r::ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim visitei a página e tudo indica que vai conseguir boas informações sobre as técnicas usadas por eles na pesca da tainha. Depois tu vai nos mostrando o que tem aprendido, pode trazer bons resultados. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Procurei rapidamente na página informações sobre as técnicas usadas por eles, mas ainda não achei nada, a não ser uma foto na galeria que mostra uma boia com um balde dentro que parece ser ceva (engodo). Pelo que pude ver não há uma seção de Fly Fishing, mas isso não quer dizer que não seja possível aprender como eles pescam e adaptarmos ao Fly. ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Já dei uma fuxicada no fórum também :ph34r:, alguns posts sobre cevas, muita pesca no fundo, e nada de fly. :dry:

Se servir pelo menos pra ter mais informações sobre os bichos, tá valendo.

Mas a galeria de fotos é bem boa!!! :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.