Ir para conteúdo

Tainha - Peixe intrigante


Kelven

Postagens Recomendadas

  • Administrador

Ainda sou da proposta de cevar com pão e pescar no Fly usando também um pedaço de pão do anzol. :natal_tongue:

Tudo bem.. tudo bem... isso é simplesmente pescar e não praticar a pesca com mosca em sua essencia, mas vi em 2004 (creio eu), em um dos programas do Nelson Nakamura, ele cevando com miolo de pão um pier próximo de Angra dos Reis e pescando divertidamente os partis que estavam próximos. Na época ele usava uma boia de arremesso da Deconto e um conjunto de bait ultra light. No nosso caso faríamos o mesmo, cevar com pão para que elas se animem em comer e quem sabe uma delas não entra também num pesado de bora sacadura. :natal_laugh:

Podemos ir em um local mais tranquilo, com água parada e menos suja, para não termos dor de cabeça tentando limpar a linha de Fly depois da pescaria. :natal_happy:

Se dá certo com as tilápias em pesque e pagues da vida... deve dar certo com os paratis também. :natal_wink:

Escolha o local e vamos lá! :natal_thumbup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É cevam mesmo, eles querem é pescar! :laugh:

Vi um programa do Nelson no canal de Bertioga que ele cevava com ração de coelho e pescava com miolo de pão e miçanga branca.

Lá no clube dá pra pescar sem problemas, a linha não fica suja, já fui lá algumas vezes e foi tranquilo limpar. :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Então que seja no clube! :natal_biggrin:

Depois que sentirmos o gosto com os paratis pegando na broa sacadura, vamos tentar capturar eles com o que conseguirmos atar com nossa imaginação, mas o básico é cevar para que possam se confundir com o que jogarmos na água, creio que isso é o básico para pescar paratis ou até mesmo tainhas e quem sabe pode até ser que um chumaço de algodão atado no anzol dê resultado. :natal_wink:

Chegamos cedo e saímos cedo para uma bela bacalhoada. :natal_happy:

T+ :natal_smile:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
  • Administrador

Obrigado mestre Beto,

Alguns desses links eu já havia consultado, e também já testei algumas dessas iscas, devo estar fazendo alguma coisa errado, pois os peixes simplesmente as ignoram.

A impressão que tenho é que existe alguma janela de tempo para a alimentação e ainda não a acertei, porque peixe tem aos montes, meus casts não os estão espantando, mas eles simplesmente não se interessam pelas iscas.

Keep Trying... :frusty:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Na BASE NAVAL DO RIO DE JANEIRO as tainhas ficam na descarga dos navios comendo M.... Os funcionários que lá trabalham usam miolo de pão amassado. Eles conseguem bons resultados, principalmente com as grandes.

É incrivel como taínhas gostam de cocô, nesses lugares elas sempre estão ativas.

Há uns quinze anos, na Praça XV, sob a estação do aerobarco, havia um tubulão de esgoto, com uma vazão absurda, sua correnteza se extendia mar a dentro. Da mureta os pescadores se revezavam, num sistema de rodízio, para ter o direito de fazer suas bóias pião, com um anzol 1/0 iscado com minhoca passar na frente das taínhas que ficavam nadando contra a correnteza nutritiva. Eram muitas taínhas fisgadas. Elas estavam num frenezi alimentar tamanho que nem percebiam o material ignorante.

Depois que fecharam o esgoto a pescaria acabou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É incrivel como taínhas gostam de cocô, nesses lugares elas sempre estão ativas.

Há uns quinze anos, na Praça XV, sob a estação do aerobarco, havia um tubulão de esgoto, com uma vazão absurda, sua correnteza se extendia mar a dentro. Da mureta os pescadores se revezavam, num sistema de rodízio, para ter o direito de fazer suas bóias pião, com um anzol 1/0 iscado com minhoca passar na frente das taínhas que ficavam nadando contra a correnteza nutritiva. Eram muitas taínhas fisgadas. Elas estavam num frenezi alimentar tamanho que nem percebiam o material ignorante.

Depois que fecharam o esgoto a pescaria acabou...

É incrivel como taínhas gostam de cocô, nesses lugares elas sempre estão ativas.

Há uns quinze anos, na Praça XV, sob a estação do aerobarco, havia um tubulão de esgoto, com uma vazão absurda, sua correnteza se extendia mar a dentro. Da mureta os pescadores se revezavam, num sistema de rodízio, para ter o direito de fazer suas bóias pião, com um anzol 1/0 iscado com minhoca passar na frente das taínhas que ficavam nadando contra a correnteza nutritiva. Eram muitas taínhas fisgadas. Elas estavam num frenezi alimentar tamanho que nem percebiam o material ignorante.

Depois que fecharam o esgoto a pescaria acabou...

Não é só tainha - ja viu o tamanho dos marimbas pescados na saida do emisário em Ipanema?

Editado por Beto Saldanha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pode ser feio e a isca mais feia ainda, se eu conseguir fisgar os que tem por aqui, não quero outra vida! :)

Minhas pesquisas no fórum britânico já estão rendendo algumas boas informações, existe um sujeito pelas bandas de lá chamado Colin MacLeod (será um highlander imortal do clã dos MacLeods? :blink:) que parece ter achado a fórmula para o fly, pelo menos em sua região. Ele até se refere às tainhas como os "Bonefishes Britânicos" (pois as pega por lá em locais parecidos com flats), segue a matéria que achei com algumas boas informações:

CHASING THE BRITISH BONEFISH

mull2.JPG

http://eat-sleep-fish.co.uk/content/2013/02/chasing-british-bonefish

E lá vamos nós... :p

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrei de um post do outro fórum, sobre pesca de tainhas com um tipo de isca "incomum". No caso, a sugestão é usar um pedacinho de látex(preservativo ou luva cirurgica) que imitará vários tipos de alimentos como péle de frango, vermes, etc.. imagino.

Aqui está o tópico... que em certos momentos fugiu um pouco do foco, mas não custa tentar tbm. http://www.barracudateam.com.br/foruns/viewtopic.php?f=19&t=838&hilit=tainha

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

"British bonefish" foi realmente uma grande sacada :D

De uma forma ou de outro, parece mesmo com um, com seu corpo fusiforme e rabo avantajado, além de ser extremamente forte e também sair em disparada quando fisgada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pois é, acho que vai ficar mesmo pra 2014! :wacko:

Acabei de voltar do clube, como as previsões teoricamente eram boas, resolvi tentar a sorte e fechar o ano com um peixinho, depois de quase uma hora tentando fazer os robalos se interessarem por minhas moscas sem sucesso, resolvi tentar mais uma vez com as tainhas. Até iria voltar amanhã pra tentar novamente, mas a água estava muito suja, além do lixo, muito turva e escura, nem dá prazer pescar num visual desses. :(

Já havia jogado pão na água logo que cheguei, metade molhei e fiz uma pasta amassando e jogando em torno de onde eu estava, a outra metade cortei em pequenos pedaços e joguei também no entorno. Não vi um peixe sequer tocar no pão, nem tainha, nem sardinha, nem mamarreis, nada mesmo. :dry:

Mas elas estavam por lá em toda parte, coloquei um maggot (larva de mosca) e graças aos treinos e dicas do mestre Gerson, pude finalmente arremessar dignamente e apresentar a mosca onde ele deveria cair, mas o problema é que as tainhas não fizeram o que deveriam, ou o que eu gostaria que fizessem. :dry:

Ragworm_Maggot.JPG

Os Maggots (os branquinhos aí de baixo)

Recolhi tudo e fui dar uma volta pelos ancoradouros na esperança de identificar algum comportamento semelhante a alimentação, pelo que vi acho que basicamente essas locais se alimentam de 2 formas diferentes:

1- Rodando em cardume e filtrando a água, muitas vezes na superfície com o "nariz" pra fora da água, alguns indivíduos chegam a "cuspir" de volta um jato d'água.

2 - Mariscando. Já havia visto uma vez esse mesmo comportamento em outro local com condições semelhantes ao clube, nos atracadouros das barcas que fazem a travessia Rio-Niterói, mas no clube nunca tinha visto, fiz algumas fotos e um vídeo (desculpem a má qualidade, estava contra a luz e com o braço esticado pra chegar mais perto):

Tainha%25201.jpg

Enfileiradas, enchendo o bucho!

Tainha%25202.jpg

Como podem ver, existem outros peixes em sua companhia mariscando, acho que era uma capareba.

Tainha%25203.jpg

Agora sim, dá pra ver melhor as famigeradas!!!

O vídeo está péssimo, mas dá pra ter uma noção da movimentação delas no casco.

Acho que são essencialmente filtradores, será difícil conseguir fazer alguma mosca que as incentive a morder, talvez insistir nas imitações de algas e limo nas cores verde claro, musgo e marrom. :huh:

Ou continuar a tentar a ceva de pão. :ph34r:

Bem, ano vem que tem mais tentativas. :p:p:p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Você também, hein Kelven? Na hora que o pessoal tá acalmando e esquecendo o assunto você vem e dá uma cutucada :D

kkkkk

Em fevereiro terei um encontro com elas.

MAs será rápido, dois dias, mas não será excusivo e dependerá da maré etc... e não terei muito tempo para testas as iscas e fazer outras. Assim evoluiria com base em alguma informação positiva.

Como está facil para alguns acredito que já devam ter algum avanço. Andrééééééééééééééééééééééééééééééééé

Ah se o Paranoá tivesse tainha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Nada ainda, mas consegui algumas informações adicionais lá no National Mullet Club, o próprio Colin trocou algumas mensagens comigo e fez recomendações, outros membros que também a pescam com fly deram umas dicas, estou anotando tudo pra tentar na próxima vez que for lá (talvez semana que vem). :cool2:

As moscas que me indicaram foram:

Diawl Bach (com cabeça vermelha)
Pheasant Tail (com cabeça vermelha)
Flexi Shrimp (Scud)
Blood Worm
Ghost Buster
Red Tag
Todas em anzol #12 ou #14
Vamos ver se funciona, nunca imaginaria usar mosca de truta pra pegar tainha, mas vá lá, vai que... :whistle:
Todos disseram também pra fazer uma "ceva", com pão molhado, dentro de um saco de malha fina (tipo daqueles de legumes) e amarrá-lo próximo ao local onde se vai pescar. A essa "gororoba" pode-se acrescentar carne de peixe moída.
E tem os que dizem pra esquecer o fly (pelo menos no início) e usar o método mais eficaz, bóia e isca de pão, ou se insistirem em não comer o pão, pedacinhos de carne de peixe (mas tem que ser sem pele :wacko2:).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
E tem os que dizem pra esquecer o fly (pelo menos no início) e usar o método mais eficaz, bóia e isca de pão, ou se insistirem em não comer o pão, pedacinhos de carne de peixe (mas tem que ser sem pele :wacko2:).

:2guns: bala nelas.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

ghost buster passo a passo

Feinha pra chuchu né? Mas se funcionar, ótimo. :yes:

Parece aquela baratinha das pedras. :happy:

Esse foi o cara que me passou as dicas, Colin MacLeod. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Patrono

Lembrei desse tópico vendo isso no flydreamers....

o cara pesca na região de Kiel no mar Baltico alemão. Será que as tainhas de lá tem outro comportamento?

1200w520h1mimg_5315f24a515e6.jpg

1200w520h1mimg_5315f217ae459.jpg

1200w520h1mimg_5315f251bce14.jpg

1200w520h1mimg_5315f222b06eb.jpg

1200w520h1mimg_5315f227e8fa9.jpg

os responsáveis pelas capturas segundo o autor:

1200w520h1mimg_5315f216139ce.jpg

fonte:http://www.flydreamers.com/en/album-66179?title=chasing-mullet-german-baltic-coast

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Lembrei desse tópico vendo isso no flydreamers....

o cara pesca na região de Kiel no mar Baltico alemão. Será que as tainhas de lá tem outro comportamento?

1200w520h1mimg_5315f251bce14.jpg

os responsáveis pelas capturas segundo o autor:

fonte:http://www.flydreamers.com/en/album-66179?title=chasing-mullet-german-baltic-coast

imagina esse peixe na ponta da linha...

Editado por Fernando Oliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Mosqueiro

Eles cevam na cara dura. :natal_biggrin:

floaty1.jpg

O motivo deles manterem a "ceva" na água, e meio longe, seria por sua "catinga" ou...? :laugh:

...No final desse vídeo o cara mostra o que parece ser uma ninfa ( :natal_thumbup::natal_thumbup::yahoo::yahoo: ) com beadhead branco... êêêêhehehehehe:

Com zóio de gato, o "J.Ninfeiro" pode mesmo se animar. Além de um bom informe do Kelvem, temos:

"...Moscas

...Mullet são vegetarianos, mas acrescentam invertebrados menores para a sua dieta, o que abre caminho para a mosca pescador.

Uma chave para o sucesso com mullet parece ser pequenas moscas. Pequeno vontade aqui tamanho médio gancho 10 ou menor - o que é extremamente pequeno para os peixes que podem crescer até 10 quilos (20 lbs.).

As moscas bem sucedidos são normalmente bastante sem caráter - principalmente ninfa como moscas dublado em cores claras verdes ou brancas. Muitas das moscas são ponderados para trazê-los para o fundo, mas alguns pescadores dinamarqueses preferem pescar tainha com emerger como padrões flutuantes.

Muitos dos padrões conhecidos para pesca do córrego provavelmente será bem adequado para mullet - larvas, ninfas e emergers - mesmo padrões Scud..." http://globalflyfisher.com/global/denmark/species/mullet.html

( precária tradução do Windows ou Google, n lembro... )

Percebe-se gde variação de dieta, cf região , e até mesmo em diferentes partes ou épocas em mesmo local.

Cativam-me profundamente os desafios do tipo, por mais improváveis que sejam os resultados; certamente contribuindo para que jamais se esgote o baita tópico, Kalvem !

Entre nós, quem já tá se dando bem pra cima das tainhas, tinha que ser "Ele", o nosso Master Guru " Odimir " ( vídeo seguinte ) ! Ou não ? :D :D

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Lembrei desse tópico vendo isso no flydreamers....

o cara pesca na região de Kiel no mar Baltico alemão. Será que as tainhas de lá tem outro comportamento?

Grande Fernando,
Essa espécie não tem ocorrência no Brasil e, aparentemente apresentam um comportamento distintos das especies que ocorrem aqui, bem como, no atlântico sul.
Tentei por duas oportunidades pesca-las mas sem sucesso. Um a o tempo foi ruim muito vento e elas subiam na superfície com muito custo o outro, não consegui nada nem chamar a atenção delas com iscas de marabous imitando algas etc... Pena que moro longe (brasília) delas senão tinha tentado mais outras iscas e estrategias.
Certeza é um desafio tainha na mosca.
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Enquanto os colegas não fazem assim : http://globalflyfisher.com/video/saltwater-fly-fishing-kerry

:

Imagino já termos alguns assim: http://vimeo.com/24868672 ? :laugh:

http://vimeo.com/24868672

Editado por Ilza
Inserir vídeo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá turma,

Pessoal o Rio Macaé está cheio de Paratis e Tainhas subindo, é só esperar as chuvas de Novembro e Dezembro que élas começam a subir ai quem sabe uma imitação de limo com marabu verde oliva e verde limão talvez funcione.

Boa Sorte,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Mosqueiro

No curto tempo disponível, renovei cobrança para ajudas familiares na "minha" antiga busca de dados científicos ( conteúdo estomacal no RJ; em Cananéia / SP; a comida da "Turvança" citada no lit No de SP e Ne, ) e outros ( vídeos , conhecimentos de ribeirinhos, etc). 

O prazer, certamente seria captura "sem ceva";  de modo  a se repetir, qdo empregarmos a mesma técnica  em contexto que  "parecesse" semelhante. "Teríamos" conseguido identificar o objeto de desejo das meninas, e apresentá-lo de modo atraente; além da encrenca de domá-las até nossa mão.

Mas onívora, aparentemente com grande capacidade de adaptação a diferentes ambientes ( vide textos e vídeos mundo a fora), parece tender aos mais variáveis cardápios. Alguns,  microscópios "inatavéis" e fora de questão, independente de se filtrados na superfície ou de substratos do leito de mares e rios ou do limo das pedras; onde, qdo  muito, se possa atar as estruturas onde aderidos os alimentos realmente procurados. Some-se a variedade da familia Mugilidae, podendo ampliar a variedade de comportamento , especialmente o alimentar, que nalguns espécimes, já se sabe alterar-se cf época do ano ( os links citados pelos amigos já parecem trazer os dados acima. Assim, vou me poupar de procurar e citar as fontes de cada) . Nossos litorais, com tamanha  depredação e alteração das orlas e mangues, teriam levado as tainhas a ampliarem variedade de comportamento e alimentação _ além de sua rica diversidade já comentada _  de modo a dificultar ainda mais suas capturas no fly tupiniquim?

Num contexto, bastou uma isca fulera , mal atada com uns fiapos verdes, se misturando às algas disponíveis e abocanhadas _ não recordo se, neste, o contexto onde o  pescador estrangeiro parece ter cevado, liberando ao mar um monte de algas encontradas na margem e, junto a estas, monte de micro larvas . Noutro, uma imitação de baratinha mais feia que a 1ª terrestrial de qualquer iniciante... mas que parece se passar pelo cardápio local , etc. E tudo isto, considerando a veracidade dos vídeos e informes, na expectativa de que o flyfisherman dispense a fama dos pescadores em geral.

Caso um amigo consiga 01 Captura, não espantará se o fato não se repetir, deixando-o mais encafifado ou desgostoso. Concluirá que a captura se deu ao acaso , afastando a impressão de haver descoberto algum padrão de isca potencial  no contexto experimentado. 

Lembro de quando, ainda menina, observava as bitelas que lambiam as pilastras do R.Muriaé que cortava minha cidade, onde diziam não cair em anzol. Nos retornos e afastamentos da pesca, tenho anotado infinidade de iscas . Desde naturais ( para mero embasamento), fiapinhos de lã vermelha ou tirinhas finas de guarda-chuva na ponta do anzol ( semelhante ao que ingleses já pareciam usar séc atrás); miçangas e até anzol amarelado puro. Cada qual em seu contexto; mas quase sempre  com alguma ceva para atrair o peixe, e depois tentar fisgá-lo, não necessariamente com isco semelhante: o que já é um tanto controverso. 

Enfim, só aumenta o mistério. E com ele, a curiosidade e intrigante desafio.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 18/12/2013 at 15:27, André Ribeiro disse:

E essas são fichinha perto das que tem lá no clube. :blink:

IMG_2116.JPG

Vendo essa foto (do começo do tópico) do meu xará é quase impossível não gerar aquela vontade de pegar um leader de uns 10 pés com um tippet "o mais fino possível que aguente o tranco" e jogar uma seca ou emerger em anzol #16 ou #18 com a delicadeza necessária para uma truta...só pra ver o que acontece...:whistle:

Editado por André Vergara
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
2 horas atrás, André Vergara disse:

Vendo essa foto (do começo do tópico) do meu xará é quase impossível não gerar aquela vontade de pegar um leader de uns 10 pés com um tippet "o mais fino possível que aguente o tranco" e jogar uma seca ou emerger em anzol #16 ou #18 com a delicadeza necessária para uma truta...só pra ver o que acontece...:whistle:

Já fiz isso. O resultado foi esse:

fish.gif

 

:laugh: :laugh: :laugh: 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
32 minutos atrás, André Ribeiro disse:

Já fiz isso. O resultado foi esse:

fish.gif

 

:laugh: :laugh: :laugh: 

Orra...baita falta de respeito dos peixes!!! Nem pra morder a isca só pra fazer o pescador feliz...

Editado por André Vergara
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
19 minutos atrás, Kelven disse:

kkkkkkk A captura das tainhas está nas mãos do Jost! Questão de tempo

E o pior é que a façanha será com uma ninfa! :bag: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.