Ir para conteúdo

Shock Tippets para Matrinxãs e Dourados


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Brycon não é moleza, isso que você relatou é regra e não exceção. Se quiser a grande tem de arremessar no lugar certo e fazer a "passada" da mosca de forma correta.

Que saudades das matrinxas.

Aproveitando Mauricio, o que tem utilizado para evitar que as matracas cortem o tippet no dente? Fluorcarbon mais espesso? Shock tippet wire? Pequeno empate?

O problema é que atrapalham bastante na apresentação da isca...

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aproveitando Mauricio, o que tem utilizado para evitar que as matracas cortem o tippet no dente? Fluorcarbon mais espesso? Shock tippet wire? Pequeno empate?

O problema é que atrapalham bastante na apresentação da isca...

Abs,

Em 3M como a água costuma ser clara, uso um pequeno empate de aço de 10lb de 5 cm de comprimento.

O melhor material que tenho para fazer empate eu nem sei a marca, ganhei há muitos anos do Tuba. É uma linha braided com a alma de aço. É fina, resistente e muito maleável. Pena que já está acabando e como não sei quem fabrica não consigo achar para comprar.

Outra marca muito boa é o American Fishing Wire (AFW) de 11 lbs. Em substituição ao aço você pode usar um pedaço de 5 cm de fireline de 50lb. Se a água não estiver muito clara pode usar um cabinho de aço flexivel em libragens maiores.

Mas em qualquer situação de pesca o tippet mais grosso que uso é um 0,30.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Olá amigos, temos usado há bastante tempo nas nossas pescarias de piraputangas com sucesso este
normal_IMG_0041_%28640x427%29.jpg
Aguenta pra caramba, é um multifilamento mais duro, bem maleável e não dá torção. Já peguei até dourado com ele, mas é mais apropriado para piraputanga e matrinxa. É top!
Espero ter ajudado
Abraço
Mauricio Kaeru

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá amigos, temos usado há bastante tempo nas nossas pescarias de piraputangas com sucesso estenormal_IMG_0041_(640x427).jpg

Aguenta pra caramba, é um multifilamento mais duro, bem maleável e não dá torção. Já peguei até dourado com ele, mas é mais apropriado para piraputanga e matrinxa. É top!

Espero ter ajudado

Abraço

Mauricio Kaeru

Qual a libragem e cor que vc usa?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá amigos, temos usado há bastante tempo nas nossas pescarias de piraputangas com sucesso este

normal_IMG_0041_%28640x427%29.jpg

Aguenta pra caramba, é um multifilamento mais duro, bem maleável e não dá torção. Já peguei até dourado com ele, mas é mais apropriado para piraputanga e matrinxa. É top!

Espero ter ajudado

Abraço

Mauricio Kaeru

Excelente, vou usar na próxima vez!

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Qual a libragem e cor que vc usa?

Grato

Olá Luiz, a libragem é coisa bruta, pode observar que os 39mm aguenta 27kg!

Mas o mais importante para nós, é que a espessura de 39mm é a que mais aguenta os dentes das danadas mais tempo!!

Nós já usamos mais fino e não aguentaram. Elas cortam fácil, e lá se foi um pera com brinco.

Eu uso coisa de 5 a 7 cm, na cor cinza.

Abraço

Kaeru

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Luiz, a libragem é coisa bruta, pode observar que os 39mm aguenta 27kg!

Mas o mais importante para nós, é que a espessura de 39mm é a que mais aguenta os dentes das danadas mais tempo!!

Nós já usamos mais fino e não aguentaram. Elas cortam fácil, e lá se foi um pera com brinco.

Eu uso coisa de 5 a 7 cm, na cor cinza.

Abraço

Kaeru

Valeu, Kaeru!

Vou experimentar em minha próxima ida a Três Marias.

Costumo utilizar o fio de aço com revestimento de nylon da Rio. Experimentei todas as marcas norte-americanas e esse é o melhor para dar nós e também não torce. Muito show, bem macio. Mas, ainda assim, é um fio de aço e a menor libragem que encontrei foi de 15 libras. Estive em Três Marias a coisa de um mês e o mais fino que tinha disponível era de 20 libras. Putz! Ficava uma coisa bruta com a mosca. Pesquei algumas matracas, mas a minha impressão é que atrapalha o trabalho da mosca e, principalmente, a ferrada. Vou experimentar a Fireline e outros multifilamentos ainda mais trançados e macios, como o Varivas, que tenho em casa.

Depois conto o resultado.

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Porque Carlos? Pois ele foi a solução dos nossos problemas aqui!! Mas não aguenta Pacu, ele corta na hora.

Abraço

Kaeru

Então, Maurício...durante um curso com o Rubinho ele sugeriu a utilização do fireline para os dourados e peras.

Certa vez encontrei um cardume de dourados na barra do Piquiri com Cuiabá...perdi todos. Nenhum!!!

Todos cortaram o fireline.

E não foi nó mal feito, era visível que os amarelos cortaram o dito cujo.

Perdi peras com ele também.

Tanta raiva que joguei o carretel fora. E era um absurdo de caro na época.

Vendo você comentar, eu devo ter navalhado em algum ponto. O mais provável seja libragem inadequada.

:hum:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Então, Maurício...durante um curso com o Rubinho ele sugeriu a utilização do fireline para os dourados e peras.

Certa vez encontrei um cardume de dourados na barra do Piquiri com Cuiabá...perdi todos. Nenhum!!!

Todos cortaram o fireline.

E não foi nó mal feito, era visível que os amarelos cortaram o dito cujo.

Perdi peras com ele também.

Tanta raiva que joguei o carretel fora. E era um absurdo de caro na época.

Vendo você comentar, eu devo ter navalhado em algum ponto. O mais provável seja libragem inadequada.

:hum:

Para as peras funciona bem, mas para os dourados não arrisco não. É aço na certa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu, Kaeru!

Vou experimentar em minha próxima ida a Três Marias.

Costumo utilizar o fio de aço com revestimento de nylon da Rio. Experimentei todas as marcas norte-americanas e esse é o melhor para dar nós e também não torce. Muito show, bem macio. Mas, ainda assim, é um fio de aço e a menor libragem que encontrei foi de 15 libras. Estive em Três Marias a coisa de um mês e o mais fino que tinha disponível era de 20 libras. Putz! Ficava uma coisa bruta com a mosca. Pesquei algumas matracas, mas a minha impressão é que atrapalha o trabalho da mosca e, principalmente, a ferrada. Vou experimentar a Fireline e outros multifilamentos ainda mais trançados e macios, como o Varivas, que tenho em casa.

Depois conto o resultado.

Abraços

Luiz

Fio de aço, eu também já testei, mas ele dá aquela afundadinha antes da mosca, fazendo com que ela mergulhe quando queremos dar aquela patinada perto da estrutura. O Fireline é mais leve, aí a mosca sustenta mais na superficie.

E para mim é a patinada que tira as danadas lá do meio da galhada, e principalmente as maiores.

Abraço

Mauricio Kaeru

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Carlos Gomes, em 13 Nov 2013 - 06:46, disse:

Então, Maurício...durante um curso com o Rubinho ele sugeriu a utilização do fireline para os dourados e peras.

Certa vez encontrei um cardume de dourados na barra do Piquiri com Cuiabá...perdi todos. Nenhum!!!

Todos cortaram o fireline.

E não foi nó mal feito, era visível que os amarelos cortaram o dito cujo.

Perdi peras com ele também.

Tanta raiva que joguei o carretel fora. E era um absurdo de caro na época.

Vendo você comentar, eu devo ter navalhado em algum ponto. O mais provável seja libragem inadequada.

:hum:

Com Dourado é fria meu amigo. Pode usar nas peras que vc não vai se arrepender.

Abraço

Kaeru

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Também já tentei os firelines e não tive sucesso,as matrinchas cortaram facilmente.Mas não usei estes de espessura maior sugerido pelo Kaeru.Vou tentar da próxima vez.

Na realidade para as matrinchans e necessário um segmento muito curto de fio de aço(3a4cm),e se usamos um destes bem finos da rios por exemplo,funcionam muito bem e até sustentam a isca na superfície para a primeira patinada.O problema todo,e que para cada peixe,tem que trocar o aço,tendo que fazer dois nos novamente,um pra unir o aço a isca e outro para unir ao líder,que tomam o maior tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

e se usamos um destes bem finos da rios por exemplo,funcionam muito bem e até sustentam a isca na superfície para a primeira patinada.

Oi Luciano, qual tippet wire se refere? O mais fino que conheço da RIO é de 0,40 mm. Mas estou atrás de um bem mais fino.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se quiser aço mais fino, procure os da AFW.:

http://www.afwhiseas.com/v/vspfiles/assets/images/smuchart.jpg

Esse é até mais fino:

http://www.afwhiseas.com/v/vspfiles/assets/images/surfstrandmuchart.jpg

Editado por Mauricio Velho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Patrono

Revendo esse tópico,gostaria de saber se alguém tem usado apenas fluorcarbom 70 a 80 lb pros dourados.Vi varias pessoas usando e dizendo que eles nao cortam de jeito nanhum,mas tenho minhas reservas e acho que tem chance de cortar sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

pros dourados já estou resolvido: usei aquele tippet de aço "knotable" da Rio e adorei. Os dourados não refugam, e o tippet aguenta bem, mesmo sendo de 20lb, como o que usei

pras piraputangas (mais ou menos como as matrinxãs de 3M) experimentei o multifilamento na última pescaria e não gostei, especialmente com streamers, pois volta e meia enroscava na mosca. Então, passei a usar só o tippet de fluor fino mesmo. Não sei se aguenta, pois a água sujou e não tive mais ações das peras. Na próxima eu certamente vou pescar só com um tippet de fluor na casa dos 17lb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Revendo esse tópico,gostaria de saber se alguém tem usado apenas fluorcarbom 70 a 80 lb pros dourados.Vi varias pessoas usando e dizendo que eles nao cortam de jeito nanhum,mas tenho minhas reservas e acho que tem chance de cortar sim.

80 lb é equivalente a o que em mm? Uma vez usei fluorocarbon 0.55 para pescar dourados e não teve nem chance, 10 segundos de briga e já cortou a linha, lembro de ela ter ficado tão moída que eu até fofografei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

80 lb é equivalente a o que em mm? Uma vez usei fluorocarbon 0.55 para pescar dourados e não teve nem chance, 10 segundos de briga e já cortou a linha, lembro de ela ter ficado tão moída que eu até fofografei

o de 80lb tem massa ao menos 2,5x maior que esse que vc usou. Dependendo da marca, fica entre 0,80 e 0,90mm

Editado por Celio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mas em minha ultima pescaria,os pescadores de dourados insistiram em afirmar que os dourados nâo cortam o fluorcabom de 70 e 80lb,bem verdade que pescadores de bait, que pescam ha muitos anos e teem conhecimento pra afirmar isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mas em minha ultima pescaria,os pescadores de dourados insistiram em afirmar que os dourados nâo cortam o fluorcabom de 70 e 80lb,bem verdade que pescadores de bait, que pescam ha muitos anos e teem conhecimento pra afirmar isso

pode ser sim, Luciano, mas o fato é que um tippet de 20lb desse de aço da Rio me parece ser uma opção melhor por ser infinitamente mais fino e, portanto, sofrer menos arrasto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá a todos...

Não tenho experiência em pescar dourados...

Por isso, fiquei com uma dúvida...

Posso usar como tippet esse wire da Rio 20lb...

E se ata a mosca diretamente nele?? ou tem algum tipo de snap para isso?

Desde ja obrigado aos amigos mosqueiros..

Abraço a todos...

Bill Constante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Olá a todos...

Não tenho experiência em pescar dourados...

Por isso, fiquei com uma dúvida...

Posso usar como tippet esse wire da Rio 20lb...

E se ata a mosca diretamente nele?? ou tem algum tipo de snap para isso?

Desde ja obrigado aos amigos mosqueiros..

Abraço a todos...

Bill Constante

Esse tippet da Rio aceita todos os nós que damos em monofilamento. Deve ser usado como se fosse mono, atando a mosca diretamente nele ou, se vc preferir, com um snap, que no caso da pesca de dourados não deve prejudicar

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esse tippet da Rio aceita todos os nós que damos em monofilamento. Deve ser usado como se fosse mono, atando a mosca diretamente nele ou, se vc preferir, com um snap, que no caso da pesca de dourados não deve prejudicar

Ok...

Obrigado pela dica...

Abração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...
  • Mosqueiro

Revendo este tópico...

 

O que mais uso atualmente para as matrixãs do são francisco é linha multifilamento (+/- 0,30) como shock tippet. Foi o que melhor funcionou no quesito apresentação e trabalho de isca. De vez em quando é bom renovar, pois os dentes dos peixes vão poindo a linha.

Usando uma madameX de sub superfície com a água levemente turva é batata... 

Inclusive este ano, ao reduzir o volume de chuvas, accredito que vai dar bom. Represa no tampo, com vazão defluente altíssima (parece até que abriram o vertedouro há um tempo atrás). Antes da água clarear completamente deve ficar interessante pra elas. Espero passar por lá na semana santa.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Baita dica Marcelo. 👍

 

Vi o vertedouro aberto num vídeo de novembro de 2022, vários amigos foram pescar no feriado de finados. Creio ter um relato em vídeo do YouTube referente a esse encontro e pescaria. Já esse ano não tenho notícias. 

 

Se referiu a Madam-X trabalhando na sub superfície, tu espera ela encharcar para afundar ou aplica algum produto para fazer isso? 

 

Ela é uma mosca da classe seca e não é comum afundar sem alguma ajuda, mas afunda. 🙂

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Oi Fausto, é uma deste modelo aqui, praticamente idêntica: Madame-X.jpg

 

Não sou muito de atar, mas há um tempo atrás eu até tentei confeccionar umas parecidas, mas não consegui muito bem não. Acho que nela nem vai EVA. A que melhor tive resultado foi um modelo que comprei com o Fernando Varela de BH, depois não consegui mais com ele. A dela era idêntica a esta da foto. Inclusive vou ver aqui se ainda tenho o contato dele, pois pretendo retornar lá no SF na semana santa.

 

Mas via de regra eu nã esperava ela encharcar muito não. De cara ela já afundava um pouco e eu já começava o trabalho.

Editado por MCAzeredo
adição de texto.
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.