Ir para conteúdo

Tamanho do leader x arremesso


Postagens Recomendadas

Boa noite, galera

Eu sou bem iniciante na modalidade, pesco em poucas oportunidades de fly, não sou exemplo de técnica nem nada, mas uma constatação me deixou intrigado: o tamanho do leader atrapalha tanto assim no arremesso de streamers (no caso era um clouser com olho de tungstênio nada muito pesado não, material #8).
Tenho essa dúvida pq sempre usei um leader de uns 2,20m mais um tippet de fluor de uns 30 cm, e os arremessos fluíam bem. Ai fui trocar o tippet e resolvi deixar o leader com pouco menos de 2m, talvez 1,90m, e não consegui mais executar um arremesso minimamente descente. Não testei novamente depois, e nem troquei o clouser por algo "sem peso" depois, mas gostaria de algumas opiniões de moqueiros de verdade!
Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Começa que arremessar Clouser é uma desgraça. O cast fica todo esquisito pois a vara "carrega" com o soco da isca, tanto pra frente quanto pra trás.

Teoricamente, se nada mudou na sua forma de castear,esses 30cm a menos de líder não deveriam ter feito tanta diferença quanto a que você está relatando.

Aí algumas perguntas:

Qual o seu equipamento? Numeração?

Que tipo de líder você tinha quando arremessava bem? Que tipo de líder você está usando agora?

Arremessou só com clouser? Tentou outra isca desde que postou isso?

Respondendo a essas perguntas a gente pode começar a tentar te ajudar melhor... :)

Seja bem-vindo, por sinal... vejo que foi sua primeira postagem. Temos grandes figuras no fórum... aproveite e divirta-se.

Grande braço.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Estes 30cm era o responsável por dissipar(amortecer) a energia gerada pela virada do leader(turn over), este é um dos motivos que não gosto de usar leaders curtos.

Note que a função desaceleradora é o tamanho da seção média do leader.

Parabens pela observação e o auto policiamento em fazer as coisas certas, mesmo que simples, mas certas. Pescar não é só "jogar" a isca!!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sem uma descrição precisa do que seria "não consegui mais executar um arremesso minimamente descente", eu continuo achando esquisito 30cm de líder ser a causa de tamanho problema.

Se a questão for apresentação, concordo inteiramente com você, Gerson.

Mas até aí, meu grau de evolução no cast é tipo o de uma tatuíra comparada com um ser humano (Gerson). :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Como o Felipe é iniciante na modalidade, vejo mais o problema como sendo a isca com olhos de tungstênio, pois agora ele começou a arremessar um objeto muito mais pesado. Como fica a dúvida, é melhor voltar o líder ao comprimento anterior e verá que vai até mesmo piorar a situação, pois se já está difícil com o líder um pouco mais curto, quando alongar vai piorar mais ainda.

Quanto ao turn over que o Gerson nos explicou, sim ele nos deu uma aula prática em um de seus cursos e provou na prática. :okok:

Felipe Gerson é instrutor de arremessos e sua observação é ponto relevante. ;)

Seja bem vindo ao fórum com sua primeira participação. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Isso ai mesmo! mas tive o mesmo problema só que foi com Poppers.

outro ponto bom para discutir

No popper, ao contrário das moscas lastreadas, acho que o problema não é exatamente o peso, mas o volume da mosca e sua aerodinâmica ruim. Nesse caso, talvez o problema não seja a falta de linha suficiente para "dissipar(amortecer) a energia gerada pela virada do leader(turn over)", como ressaltado pelo Gerson. Talvez seja pouca aceleração e aí o líder não está esticando como deve no back cast

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sou novato no fly e tenho feito vários testes com iscas variadas X comprimento do leader X espessuras de linhas(nylon,fluor).

Meus problemas com o conjunto #8 utilizando os poppers ou clousers são estes. Sendo que fatores como vento e pressa influenciam ainda mais no aumento ou ausência dos mesmos. Normalmente 80% dos arremessos saem bons ou regulares quando faço os loops mais abertos, mas se quero arremessos mais longos e loops fechados ai dá problema.

8wn4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Concordo! Arremessar popper é outro papo, mas nãou sou referência, ainda tenho muito o que treinar e melhorar meu cast. Mesmo assim já vi alguns mosqueiros mais experientes terem mais dificuldades com poppers.

Felipe, primeiramente seja muito bem-vindo! :)

Mais um mosqueiro (mesmo que não seja em tempo integral) em NikityCity. :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Seria interessante mostrar as fotos das moscas que você usava antes e o próprio clouser. Como bem disse o Jost, com mais informações ficará mais fácil tentar identificar o que pode estar influenciando essa diferença, além do que observou o mestre Gerson.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O que percebi na minha observação, que quando a mosca tem um peso na hora dos arremessos perde energia na frente e a mosca fica lenta é por isto que a melhor forma é arremessar soltando a linha aos poucos procurando ter a melhor energia para o arremesso que se torna os arremessos diferentes mas corretos para a mosca contribuir na hora. o que o nosso amigo Gerson disse é perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Também sou novato no fly e tenho feito vários testes com iscas variadas X comprimento do leader X espessuras de linhas(nylon,fluor).

Meus problemas com o conjunto #8 utilizando os poppers ou clousers são estes. Sendo que fatores como vento e pressa influenciam ainda mais no aumento ou ausência dos mesmos. Normalmente 80% dos arremessos saem bons ou regulares quando faço os loops mais abertos, mas se quero arremessos mais longos e loops fechados ai dá problema.

8wn4.jpg

No seu caso brother, experimente usar um nylon bem macio na parte grossa do leader.

Loops abertos ou fechados influência apenas no tempo do turn over, quanto mais aberto mais demora... Loops fechados tendem a enroscar a isca na linha, por isto uso loops em "V" inclinado, mostrei ao Celio em nosso ultimo encontro, evita até nó de vento hahaha

O importante é colocar a isca onde vc quer e como vc quer, não importa se seu loop é aberto...

Um dos maiores símbolos do nosso esporte, Billy Pate usava loops bem (muiiito) abertos, pois segundo ele, era mais fácil para ver onde a mosca iria pousar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

No caso de poppers é ou dry fly atadas com hackle de cerdas compridas, o turn over é o contrário das iscas pesadas, experimentem diminuir a seção média do leader...

Experimente Popper: 1.5m 50lbs + 1m 40lbs + 50cm 30lbs ou 20lbs

Iscas pesadas: 1m 50lbs + 1.5m 40lbs+ 1m 30lbs + 50cm 20lbs

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de poppers é ou dry fly atadas com hackle de cerdas compridas, o turn over é o contrário das iscas pesadas, experimentem diminuir a seção média do leader...

Experimente Popper: 1.5m 50lbs + 1m 40lbs + 50cm 30lbs ou 20lbs

Iscas pesadas: 1m 50lbs + 1.5m 40lbs+ 1m 30lbs + 50cm 20lbs

Vou testar na próxima vez. Por algumas dicas que li fiz o oposto, partindo de 3 m de leader para 1.5m , gradativamente.

Valeu !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meus camaradas, moscas mais pesadas ou mais volumosas, precisam dum class tippet dum diâmetro maior e ou um material um pouco mais rígido.

Há muitos anos conheci os tippets da Mason, que são dum monofilamento que para a mesma resistência têm um diâmetro maior comparado aos das outras marcas. Além disso o monofilamento da Mason é mais rígido que o monofilamento comum. Eu adoro usar esse material e praticamente uso ele em todas as minhas pescarias, bem menos quando pesco trutas porque ai pelo pequeno tamanho das moscas não é necessário um tippet tão rígido.

Eu sou um pescador chato que gosta de desafio, então tenho o hábito de pescar com tippets relativamente fracos para o tamanho do peixe. Por exemplo, pro réu do meu avatar, usei um class tippet de 8 Lb Mason, com um shock tippet de fluorocarbono de 40 Lb, porque esses xaréus ou outros peixes embora de não terem dentes, têm uma lixa na boca que pode raspar e arrebentar o class tippet. Lá em Tocantis em Janeiro usei também class tippet de 8 Lb Mason pros tucunas. Por outro lado, também o desafio depende se o local permite ao peixe correr. Esse xaréu foi pego no mar, no Pacífico Mexicano, mas pra um tucuna da Amazônia, do mesmo tamanho, não daria pra usar um class tippet de 8 Lb, mas daria para usar 12 ou 16 Lb, nada mais porque pessoalmente considero que o class tippet deve ser o ponto mais fraco da tralha pra arrebentar caso o peixe levar muita mais linha do que o sistema ter. Uma vez pescando xaréus na praia peguei um de 2,5 Kg com tippet de 8 Lb que levou embora tanta linha que chegou o momento que decidi arrebentá-lo mas para sorte minha o bicho nesse momento parou e consegui domininá-lo e depois tirar a foto com ele (meia hora depois).

O leader que normalmente uso para arremessar poppers e moscas relaticamente volumosas ou lastradas, já com anzois # 2, 1, 1/0 ou maiores, é composto de 4 a 5 pés (1,20 a 1,50 m) de linha 0,60 mm (que pode ser fluorocarbono quando quero que afunde). Faço um loop na ponta. Dai ato um tippet com uns 30 a 35 cm torcido e deixo no mínimo 50 cm livres como class tippet reglamentar, mais o pedaço com que atarei o shock tippet ou só pra atar a mosca. Dependendo do peixe posso usar um shock tippet de 25, 40 ou 50 Lb de fluorocarboro ou mono no caso dos poppers. Caso for para dentudos, aumento ao shock um troço de arame de titânio ou cabo de aço de 15 a 20 Lb, ou incluso algumas vezes pulo direto do class tippet pro cabo de aço.

As moscas pesadas ou volumosas costumo arremessá-las com um loop fechado normalmente para conseguir distância, porém quando a distância não é necessário, ai dá para usar um loop aberto e às vezes uso um arremesso tipo 8 ou arremessando para cima, afim de abrir o loop, mas sempre dependerá de onde o vento vier.

Os nós de vento, que me acontecem, além de puderem vir do desbalanço do diâmetro e rigidez do class tippet, podem também vir por maus hábitos que por não pescarmos todos os dias, podemos pegar. Também o vento nas costas pode causar esses nós de vento.

Espero estas informações possam ser de ajuda.

Grande abraço a todos

Juan

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Meus camaradas, moscas mais pesadas ou mais volumosas, precisam dum class tippet dum diâmetro maior e ou um material um pouco mais rígido.

Há muitos anos conheci os tippets da Mason, que são dum monofilamento que para a mesma resistência têm um diâmetro maior comparado aos das outras marcas. Além disso o monofilamento da Mason é mais rígido que o monofilamento comum. Eu adoro usar esse material e praticamente uso ele em todas as minhas pescarias, bem menos quando pesco trutas porque ai pelo pequeno tamanho das moscas não é necessário um tippet tão rígido.

Opa, Juan

Tem um tippet da Rio que é mais duro ainda que o Mason, o Rio Hard Alloy, e ainda tem menos brilho e menos memoria.

Experimente que vc vai gostar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meus camaradas, moscas mais pesadas ou mais volumosas, precisam dum class tippet dum diâmetro maior e ou um material um pouco mais rígido.

Há muitos anos conheci os tippets da Mason, que são dum monofilamento que para a mesma resistência têm um diâmetro maior comparado aos das outras marcas. Além disso o monofilamento da Mason é mais rígido que o monofilamento comum. Eu adoro usar esse material e praticamente uso ele em todas as minhas pescarias, bem menos quando pesco trutas porque ai pelo pequeno tamanho das moscas não é necessário um tippet tão rígido.

Eu sou um pescador chato que gosta de desafio, então tenho o hábito de pescar com tippets relativamente fracos para o tamanho do peixe. Por exemplo, pro réu do meu avatar, usei um class tippet de 8 Lb Mason, com um shock tippet de fluorocarbono de 40 Lb, porque esses xaréus ou outros peixes embora de não terem dentes, têm uma lixa na boca que pode raspar e arrebentar o class tippet. Lá em Tocantis em Janeiro usei também class tippet de 8 Lb Mason pros tucunas. Por outro lado, também o desafio depende se o local permite ao peixe correr. Esse xaréu foi pego no mar, no Pacífico Mexicano, mas pra um tucuna da Amazônia, do mesmo tamanho, não daria pra usar um class tippet de 8 Lb, mas daria para usar 12 ou 16 Lb, nada mais porque pessoalmente considero que o class tippet deve ser o ponto mais fraco da tralha pra arrebentar caso o peixe levar muita mais linha do que o sistema ter. Uma vez pescando xaréus na praia peguei um de 2,5 Kg com tippet de 8 Lb que levou embora tanta linha que chegou o momento que decidi arrebentá-lo mas para sorte minha o bicho nesse momento parou e consegui domininá-lo e depois tirar a foto com ele (meia hora depois).

O leader que normalmente uso para arremessar poppers e moscas relaticamente volumosas ou lastradas, já com anzois # 2, 1, 1/0 ou maiores, é composto de 4 a 5 pés (1,20 a 1,50 m) de linha 0,60 mm (que pode ser fluorocarbono quando quero que afunde). Faço um loop na ponta. Dai ato um tippet com uns 30 a 35 cm torcido e deixo no mínimo 50 cm livres como class tippet reglamentar, mais o pedaço com que atarei o shock tippet ou só pra atar a mosca. Dependendo do peixe posso usar um shock tippet de 25, 40 ou 50 Lb de fluorocarboro ou mono no caso dos poppers. Caso for para dentudos, aumento ao shock um troço de arame de titânio ou cabo de aço de 15 a 20 Lb, ou incluso algumas vezes pulo direto do class tippet pro cabo de aço.

As moscas pesadas ou volumosas costumo arremessá-las com um loop fechado normalmente para conseguir distância, porém quando a distância não é necessário, ai dá para usar um loop aberto e às vezes uso um arremesso tipo 8 ou arremessando para cima, afim de abrir o loop, mas sempre dependerá de onde o vento vier.

Os nós de vento, que me acontecem, além de puderem vir do desbalanço do diâmetro e rigidez do class tippet, podem também vir por maus hábitos que por não pescarmos todos os dias, podemos pegar. Também o vento nas costas pode causar esses nós de vento.

Espero estas informações possam ser de ajuda.

Grande abraço a todos

Juan

Juan: deu confusão na minha cabeça...... por favor explique melhor, se possivel até mais detalhado, sobre o tippet torcido(e como obte-lo ou confecciona-lo), os 50 cm livres como class tippet regulamentar e por ai em diante.

Um abraço, obrigado, ADAUTO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juan: deu confusão na minha cabeça...... por favor explique melhor, se possivel até mais detalhado, sobre o tippet torcido(e como obte-lo ou confecciona-lo), os 50 cm livres como class tippet regulamentar e por ai em diante.

Um abraço, obrigado, ADAUTO.

Se me permite, Adauto. Salvo engano da minha parte.... rsrs

Pelo que entendi da explicação do Juan, esta parte intermediária do leader e já emendada no tippet seria mais ou menos assim. E tbm utilizo esta receita algumas vezes. Bastando conectá-la ao butt com um loop to loop.

utg0.jpg

Gde abç

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se me permite, Adauto. Salvo engano da minha parte.... rsrs

Pelo que entendi da explicação do Juan, esta parte intermediária do leader e já emendada no tippet seria mais ou menos assim. E tbm utilizo esta receita algumas vezes. Bastando conectá-la ao butt com um loop to loop.

utg0.jpg

Gde abç

Marcelo: vou ler com mais detalhes e atenção para entender.

Um abraço, obrigado, ADAUTO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

DRTrute, desculpa meu português que às vezes não sai tão direto nas explicações quanto gostaria, mas prometo que irei a melhorar.

O Marcelo_90 explicou bem melhor. Obrigado amigão.

Só pra esclarecer, na pesca com mosca, e como eu aprendi seguindo as regras da IGFA, existe o leader, o class tippet e o shock tippet. Esclareço que aprendi mais orientado à pesca no mar do que às trutas, por isso os truteiros podem discordar dalgumas das colocações. Para trutas os leaders devem ser mais afunilados. Pesco trutas também mas não são a minha pesca mais freqüente.

O leader é a parte que transmite a energia da linha afunilando o sistema até o class tippet o qual é o ponto mais fraco do sistema antes de chegar à mosca. O class tippet segundo a norma da IGFA pode ser de 20 Lb, 16 Lb, 12 Lb, 8 Lb, 6 Lb, 4 Lb e 2 Lb. Esses são os calibres normalizados. Qualquer coisa acima das 20 Lb já não entra dentro das regras da IGFA. Por isto, com todo o respeito que merece, o camarada Marcelo Campos, quando não usa tippet está pescando fora das regras da IGFA, mas isto é escolha pessoal e não tem nada de errado pular fora das regras da IGFA. A pesca é a mesma. Eu escolhi seguir essas regras por disciplina, desafio na pesca e por mais um motivo mecânico, para mim é muito importante ter um ponto mais fraco no sistema afim de não arriscar a quebra da vara ou perder a linha de fly que não é barata. Já tive experiências que os peixes levaram a linha toda e mais dum 70% do backing e quase perdi tudo até que arrebentei o class tippet e recuperei tudo menos a mosca nem o peixe.

Segundo a IGFA, o class tippet deve ter um mínimo de 1,5 pé, ou seja, 18 polegadas ou perto dos 50 cm e isto é norma para quem pretende reclamar um record na IGFA. Eu normalmente procuro andar no mínimo nas 20 polegadas e por isso falei dos 50 cm (20" x 2,54 cm/1" = 50,8 cm).

O shock tippet é usado quando os peixes tem dentição ou boca "áspera" que pode acabar arrebentando o class tippet. Para peixes como a truta, tilapias, carpas, black bass pequenos e até tucunarés pequenos, não é necessário o shock tippet. O shock tippet pode ser uma linha monofilamento ou fluorocarbono de maior diâmetro (20, 25, 30, 40 ou mais libras de resistência) ou pode ser um arame ou cabo de aço pros dentudos como a traíra, dourados e os redondos.

Usar uma parte torcida ajuda no processo de transmitir a energia da linha até a mosca. Na teoria, a ideia seria ir afunilando progressivamente. Um amigo no México estudou o famoso número do Fibonassi para confecionar os leaders, seguindo o afunilamento da casca do caracol, mas isso é ciência demais. Para mim, seria, como já disse, pega um troço de uns 5 pés de fluorocarbono ou mono de 40 ou 50 Lb, depois com um loop to loop fazes a união com o class tippet que tem a primeira parte torcida, pode ser uns 30 a 40 cm, depois deixar os 50 cm reglamentares da IGFA e na ponta atar o shock tippet ou a mosca.

Tem pescadores que preparam o leader todo até o class tippet com a mesma linha torcida. A primeira parte é torcida dupla a segunda torcida simples e depois o class tippet. Eu não gosto desses leaders por serem muito visíveis e podem acabar afugentando os peixes. Mas cada um com seus gostos.

Não tenho o link mas podes procurar no YouTube um vídeo dum argentino atando um leader torcido. Acho que chama-se "líder torcido para dorados". É bem fácil de fazer. É mais fácil procurares esse vídeo ao que eu te explique com meu português que ainda precisa melhorar muito mais.

De qualquer maneira, vou tentar filmar um vídeo para ver se dá certo e o coloco aqui.

Bom meus camaradas, espero ter sido mais explícito esta vez e desculpem que embora fiz aulas de gramática portuguesa, ainda preciso melhorar a parte de redatar duma maneira mais explícita e mais fácil de entender. Mas com a prática vou melhorar. Adoro a língua portuguesa.

Abração a todos e boas pescarias;

Juan

Editado por Juan Costa
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Oi Célio.

Vou experimentar esses tippets da Rio. São vendidos no Brasil? Qual o modelo ou none comercial?

Abração

Juan

Tem na FSB, loja do Thiago Zanetti

O nome é exatamente esse que citei: Rio Hard Alloy

Para fazer líder grande e usar com mosca pesada, tipo na pesca de permit, e dourados, certamente é uma das melhores opções

abs

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.