Ir para conteúdo

Tamanho do leader x arremesso


Postagens Recomendadas

Boa noite, galera

Eu sou bem iniciante na modalidade, pesco em poucas oportunidades de fly, não sou exemplo de técnica nem nada, mas uma constatação me deixou intrigado: o tamanho do leader atrapalha tanto assim no arremesso de streamers (no caso era um clouser com olho de tungstênio nada muito pesado não, material #8).
Tenho essa dúvida pq sempre usei um leader de uns 2,20m mais um tippet de fluor de uns 30 cm, e os arremessos fluíam bem. Ai fui trocar o tippet e resolvi deixar o leader com pouco menos de 2m, talvez 1,90m, e não consegui mais executar um arremesso minimamente descente. Não testei novamente depois, e nem troquei o clouser por algo "sem peso" depois, mas gostaria de algumas opiniões de moqueiros de verdade!
Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Começa que arremessar Clouser é uma desgraça. O cast fica todo esquisito pois a vara "carrega" com o soco da isca, tanto pra frente quanto pra trás.

Teoricamente, se nada mudou na sua forma de castear,esses 30cm a menos de líder não deveriam ter feito tanta diferença quanto a que você está relatando.

Aí algumas perguntas:

Qual o seu equipamento? Numeração?

Que tipo de líder você tinha quando arremessava bem? Que tipo de líder você está usando agora?

Arremessou só com clouser? Tentou outra isca desde que postou isso?

Respondendo a essas perguntas a gente pode começar a tentar te ajudar melhor... :)

Seja bem-vindo, por sinal... vejo que foi sua primeira postagem. Temos grandes figuras no fórum... aproveite e divirta-se.

Grande braço.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Estes 30cm era o responsável por dissipar(amortecer) a energia gerada pela virada do leader(turn over), este é um dos motivos que não gosto de usar leaders curtos.

Note que a função desaceleradora é o tamanho da seção média do leader.