Ir para conteúdo

Inaugurando uma BSaldanha Especial


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Enfim, chegou o dia de testar a Bambu nova.

Confesso que não sabia o que esperar. Eu havia arremessado com apenas 4 varas dessas na vida e havia sido duas experiências trágicas e duas mágicas, de modo que na média ficava um ponto de interrogação. Quem me conhece sabe que gosto de varas de ação rápida, de modo que havia ampla margem para um desastre. Porém, depois de azucrinar o Beto por um mês que queria uma vara de ação rápida (heresia no caso de bambu), chegou a varinha e parecia muito boa, mas somente ontem pude testá-la a caráter.

A aventura começou em casa, pois estou a um passo de terceirizar o atado de minhas ninfas:

P1040885_zps16bccdc8.jpg

Aí o mais velho, usando sua ferramenta favorita, terminando o atado de uma ninfa: o whip finisher --> curioso como o whip finisher atrai a curiosidade dos incautos... aquele negócio de gira-gira-gira e plim! o nó tá pronto, sempre causa espécie... dá pra ver no rosto das pessoas: :blink::huh::hum: ...

Ele estava preparando o material para a pescaria:

P1040889_zps84b2cf9c.jpg

Enfim, cheguei no clube, encaixei a Abel com linha #4 de cabeça longa para trutas, coloquei um tippet FC 0.18", a tal ninfa e fui para os trapiches. Dia nublado, levemente ventoso e chuvendinho, características que geralmente representam má pescaria nesse clube.

Agora sobre a vara.

Arremesso?

Eu não sei bem que tipo de magia negra tem nessas varas, mas de todos os jeitos que arremessei a linha desenrolou o líder todinho ao final do cast! A ação dela é bem estranha: não é exatamente rápida, mas tem uma rigidez meio doida que permite loops BEM abertos E loops bem fechados. E, naqueles arremessos que você tem certeza (com uma vara de carbono) que a linha embolaria toda a 5m de distância, ela arremessa todo comprimento (mesmo com um loop abertão esquisito), estica a linha e vira o líder... a transferência de energia é super esquisita mas extremamente eficiente... meio surreal de ver! :huh:

Se eu faço um snap com a ponta da vara, ela faz spey e switch direitinho! Isso pra mim é importante para fazer arremesso nos rios da Patagônia durante o vadeio e gostei muito de saber que ela faz isso sem problemas.

Se eu faço um hauling bem tranquilo e no timing certo, ela arremessa que é uma beleza, com esforço zero: fffffffffft lá se vai a linha toda e o líder esticado no final do arremesso. O curioso é que mesmo com um cast esquisito, ela nunca fez "splash" com a ninfa... é sempre uma apresentação suave ao final... legal isso!

MAS consegui fazer o Tuck cast, que é aquele que você força no arremesso pra ninfa dar uma guinada rápida no ar e mergulhar com certa violência na água pra afundar rápido. Também consegui fazer arremessos laterais sem dificuldade, com a isca guinando 90º para circundar estruturas e cair atrás delas.

Distância? Eu não sou do time dos grandes arremessadores, mas foi bem fácil fazer arremessos consistentes de 20m e relativamente fácil arremessar 25m, marca a partir da qual ficou complicado para minha técnica (a falta dela, na verdade). Tenho certeza que um arremessador melhor que eu conseguiria facilmente arremessar 30m ou mais com ela. Não que a Bambu seja feita pra isso, mas era um teste que eu queria fazer e, ademais, ela tem apenas 7 pés! 20 metros pra 7 pés tá bom demais! 15 metros é mega tranquilo, mesmo com essa linha de cabeça longa que demora um cisco pra carregar.

Precisão? Tanto na distância quanto no alvo. Arremesso com a varinha na vertical, tranquila: ploc! Ninfa no lugar certo e com o mínimo de barulho. Não testei precisão com grandes distâncias, mas até uns 15m foi bem certeira.

Trabalho com o peixe? Bem, vocês verão abaixo que eu não peguei nenhuma lapa, de modo que deu apenas pra ver que a ponta flexível trabalhou direitinho. Raras vezes, especialmente nas tilápias maiores, a segunda seção flexionou de leve. Donde concluo que não estou nem perto de saber o potencial de briga da vara.

Enfim, chega de borracha e vamos aos peixes. Muitas espécies compareceram à inauguração :happy:

A Primeira tilápia (nilótica):

P1040895_zps07c05683.jpg

Foi seguida por um IMENSO jacundá (digno de aquário esse):

P1040893_zps17be2520.jpg

E depois por um Pumpkinseed (que quero colocar em aquário no futuro):

P1040897_zps227eb24d.jpg

E mais tarde começaram a entrar as rendalis (essa nem está muito pigmentada, mas acho que é uma rendali sim):

P1040898_zps5b1bd596.jpg

No total uns 30 peixes em 3 horas de pesca... bom demais para os padrões do lago.

No final do dia, antes de eu ter que sair correndo do clube para buscar a esposa no aeroporto, passei por uma fase UPPA! (Um Peixe Por Arremesso :laugh: ) de uns 30 minutos, o que foi o fecho de ouro do dia... que acabou com um belo entardecer:

P1040900_zps1b692a0a.jpg

No frigir dos ovos, achei a vara excelente: curta, potente e sensível... talvez a primeira de várias.

Valeu Beto.

Abraços a todos :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Que beleza heinnn

Se comportou bem a varinha.

É uma receita interessante,,,, uma hora destas temos que juntar varias destas varas e todo mundo testar, e assim, comparar as receitas diferentes.

A minha é bem mais parabolica, não foi feita para distancia e sim para apresentação. Praticamente corrige seu arremesso sozinha para fazer boa apresentação pois absorve algum excesso de força, coisa que o grafite não faz.

Parabens. Investiu bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Seu caniço tá bem bonito. A Abel casou lagou.

Tenho uma também e "me vi" no seu review da ação do bambú durante o cast.

Sim, o negócio é meio doido, extremamente prazeroso e eficiente. (embora EU falhe muito em condição de vento...)

Um negócio bacana dessas varas que o Beto faz, (além de serem maravilhas na parte técnica), é o apelo visual.

Já cansei de mostrar meus caniços pra galera (pescadores e não pescadores). Tiro todos do tubo e coloco na mesa, a grande maioria vai direto na bambú...nem olham os grafites. Massa.

Parabéns!!!

Editado por Carlos Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sensacional Jost, bela estréia!

Também tenho preferência por varas mais rápidas, apesar de ter gostado daquela do Samuel (mais lenta) que experimentei na clínica de arremesso, aquela que o mestre Gerson se referiu. Muito bom saber que mesmo o bambu com dependendo da receita pode produzir canas de ações diferentes. :)

Mais uma vez parabéns pela escolha e parabéns ao mestre Beto.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Um negócio bacana dessas varas que o Beto faz, (além de serem maravilhas na parte técnica), é o apelo visual.

Minha mulher adorou o look vintage da vara. Vimos algumas parecidas em antiquários de Londres e ela já meio que sabia o que esperar.

Não me espantaria se chegasse um dia em casa e visse ela pendurada fora do tubo na parede da sala... :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Está ficando bom nisso viu? :ok:

:hum:

Valeu... com alguma revisão é tranquilo de escrever um bom texto :happy::p

fiquei feliz de montão ao ver tantos peixes diferentes capturados numa mesma pescaria. :)

Esses tempos, com uma wet, a contagem de espécies foi ainda maior: entraram ainda lambaris e pequenos tucunarés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

E depois por um Pumpkinseed (que quero colocar em aquário no futuro):

P1040897_zps227eb24d.jpg

Maneiro Jost, conjunto de muito bom gosto, parabéns!

Me amarro demais em caçar esses Pumps :)

Qual seria essa ninfa de bead alaranjado que ele resolveu beijar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Uma ninfa #14, beadhead laranjão festa-rave, um corpo escuro com ribbing e sem cauda e um hackle de CDC preto...

Mas já faz um tempo que reparo que eles atacam qualquer ninfa que cruzar em meia-água. No fundo pegam as tilápias e jacundás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu :ok:

De fato eles são bem bravinhos, por isso gosto deles.

Percebi que eles ficam alucinados com ninfas que levam bastante brilho, inclusive alguns já tomaram frente e roubaram a mosca da ''boca'' dos tucuninhas.

Bem discreto esse bead kkkkkkk, escolheu essa ninfa por algum motivo em especial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bem discreto esse bead kkkkkkk, escolheu essa ninfa por algum motivo em especial?

Na verdade o dia estava meio bundão. Nesses dias nublados as tilápias parecem hesitar na hora de escolher o que fazer, especialmente lá no clube, onde o fundo do lago é meio sem feições definidas. As únicas feições são os pilares da marina, os pilares dos trapiches e a parte funda de atraque dos barcos... nada assim radical. Aí, elas nem ficam na margem, nem ficam no fundo, nem atacam direito ninfas de bons rendimentos, nem coisa nenhuma.

Aí eu resolvi colocar essa, que quero testar na patagônia, pra ver no que dava... o único ser que atacou foi esse cabeça de abóbora.

Logo mudei para uma Duracell e a coisa normalizou, por assim dizer rsrs

... e sim, os bichos são bem valentes! :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.