Ir para conteúdo

A história do pescador consciente


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

A HISTORIA DO PESCADOR CONSCIENTE

Um dia o João foi pescar no mar perto da sua casa.

Chegando no local apareceu um outro pescador,o João armou a vara colocou a isca e arremessou.

João viu o pescador pescar dois peixes um grande e o outro pequeno, João achou estranho, o pescador soltou os dois no momento que saiu da água.

Logo em seguida.O pescador arremessou e pegou outro peixe médio e colocou no balde e desarmou a tralha e foi na direção do João.

O João achou estranho e perguntou, para o pescador.

Por que você não levou os três que você pescou?

O pescador respondeu: aquele grande vai desovar mas peixinhos para chegar no tamanho daquele segundo que eu pesquei o que eu estou levando é um peixe médio.

Lá em casa é só eu e a minha mulher.

Todos os dias venho pescar um peixe médio e levo para casa.

Já fiz muitas coisas errada na pesca.

Na minha casa tem um lago, três anos atrás este lago tinha muitos peixes, só que eu pesquei tudo num dia.

Fiquei passando fome, e pensei: vou pescar na praia com um pensamento que posso pescar sem destruir a natureza que me oferece comida.

Assim que pesco pensando no futuro da minha alimentação e da pesca que eu gosto muito.

Parei de matar peixe em grande quantidade para ter os peixes sempre que eu venho pescar.

O João achou triste o pescador.

E perguntou, estou vendo que você esta triste?

O pescador falou, eu vi você levar vários peixes de uma vez matando muitos.

O João falou que os quarenta peixes eram para os amigos que estão pescando na outra praia.

O pescador falou: para que matar tanto peixe se você e sua família não vai comer?

Os amigos matarão também, não precisa matar tanta quantidade, leve só para você e a sua família, os amigos já estão pescando?

Não mate peixes com os olhos pesque só o que vai comer, você terá mais peixes para pescar sem destruir a fauna que lhe dá com consciência.

O pescador com a consciência tem mais cabeça porque ele viu que não vale a pena matar muitos peixes, porque mais tarde vai ficar difícil para pescar.

Ai o João ficou pensando o que o pescador falou e começou a pensar melhor. Se todos os pescadores pensassem assim o mundo seria melhor na pesca, qualquer local a onde tivesse água, os melhores peixes entrariam melhor na isca.

Editado por Marcelo R. S.
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bonito relato e mais bonita é a mensagem! Eu me identifiquei com a história porque há muitos anos atrás, quando praticava caça submarina, um parceiro de mergulho me ensinou esta regra: devemos abater o peixe médio para comer e depois ele me explicou as razões. Os peixes em sua maioria são seres que estão sempre crescendo por isto quando se encontra um peixe grande é porque ele é um peixe esperto, que já tem muitos anos de vida porque escapou de todos os perigos que encontrou. Quanto maior o tamanho do peixe maior será sua capacidade reprodutiva, ou seja , uma fêmea grande terá uma quantidade de ovos muito maior que uma fêmea pequena e por esta razão, o pescador que, como eu , gosta de levar um peixe para comer em casa, nunca abaterá o peixe grande porque ele será a garantia que nos próximos anos, naquele lugar, existirão muitos peixes para serem pescados!!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • Mosqueiro

Bela história @Marcelo R. S., valeu muito para conscientizar as pessoas a não praticarem a pesca predatória, a pensarem como seria para o pescador, se os peixes acabassem. 

Editado por Nilson Miranda
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.