Ir para conteúdo

Rio São Francisco / 3 Marias - 2013


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Boa tarde Pessoal.

Alguem pensando ou planejando de pescar no São Francisco/3 Marias este ano?

Por mais que não dê para pescar todos juntos ou ficar na mesma pousada/rancho, podemos marcar uma data em comum para combinarmos um almoço ou jantar para juntar o povo.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Também quero ir, não sei em qual data ainda, dia 26/09 é aniversário da patroa, teria que ir depois.

Antes, porém, é preciso saber como andam as chuvas e a água por lá. Alguém tem notícias?

Editado por Samuel Antero
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Também quero ir, não sei em qual data ainda, dia 26/09 é aniversário da patroa, teria que ir depois.

Antes, porém, é preciso saber como andam as chuvas e a água por lá. Alguém tem notícias?

Rio transparente, patagônico!

Tem feito muito frio e a água está gelada. Além disso, nessa época venta muito.

O dourado não está subindo para comer.

Come no fundo, em peixes brancos (vivos), na rodada.

As matrinxãs tb. não estão comendo.

Tem que esperar, no mínimo, até setembro.

A temperatura tem que subir um pouco e alguma chuva de primavera será bem-vinda.

Abraços

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Set e out a água fica patagônica, gin-clear, muito bonita pra se olhar, mas a meu ver, ruim pra pescar. Os peixes mais criados ficam bem mais ariscos. E os grandes dourados ainda não começaram a subir o rio nessa época de rio seco e limpo. Mas a filhotada tem bastante, sempre, e pode agradar a quem busca qtd de ações, mesmo que seja de miudeza. Já para matrinxã não presta. O bicho já é naturalmente arisco. Com água clara demais, esquece. Enxergam de longe a gente, e não mordem. Ao menos na sua pescaria clássica, de dry. Já pelo fundão, até pode ser, mas aí descaracteriza totalmente sua linda pesca na superfície. A meu ver, o bom é qdo começam as primeiras chuvas fortes de verão, começando a turvar um pouco o rio. e aí começa tb a subida dos dourados maiores. E com água um pouco turva, os peixes pegam bem melhor, sem tanta frescura, principalmente as matrinxãs. Difícil é acertar os ponteiros entre a data que dá pra folgar no serviço (feriadões), com o regime das águas e chuvas. Mas a princípio, começo de novembro é qdo começa a pintar essas condições de rio / chuva / começo das subidas dos peixes. E a favor da gente, em teoria, tem menos pescadores nessa época de defeso, qdo se próibe a pesca na linguiça. Durante o defeso, só pesque-solte é permitido naquele rio. Com menos tarrafeiros e linguicenros no rio, em teoria sobra mais peixe pra gente kkkk. Mas tudo isso em teoria. Na prática, é difícil acertar exatamente o dia certo, que coincida todas as condições favoráveis. Mas com água isso ou aquilo, incrível como sempre dá peixe naquele lugar, apesar de toda a pressão de tudo que é prática ilegal. Ah, em set e out, com água gin-clear, cuidado pra não atropelar os "patinhos". Os caras abusam naquele rio. Mergulham no meio do rio, sem sinalização alguma, junto a barragem, em cachoeiras, em tudo que é canto. Depois a gente atropela eles de barco ou fisga no anzol, é a gente que leva a culpa.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Boa tarde pessoal, confirmei a pescaria de 23 a 29/09. Quinta e sexta eu saio com Piloteiro e vou até o rio Abaeté atras de dourado. Nos outros dias fico sozinho por ali mesmo, pescando matrinxã no material #3.

Quem animar, o convite esta feito. Será uma satisfação pescarmos por lá.

Caso nao dê para pescar junto, também podemos combinar de beber uma gelada.

O rio eu acho que ainda está claro, mas as primeiras chuvas já começaram por aqui. Bom, fé é o que não falta, fazendo a coisa certa acredito que a diversão seja garantida! Hehehe.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vontade é o que não falta, o problema é o alvará. A melhor pescaria que fiz por lá foi quando deu a primeira chuva. Pesquei uma semana e nos dois primeiros dias a água estava um cristal, na madrugada do terceiro dia deu uma boa chuva de madrugada que fez a água sujar na cor ideal. Além disso houve uma revoada monstro de insetos. Até dourado bom peguei na chernobil pescando matrinxas.

Pena que para ir daqui de SP a logistica é complicada, não é essa boiada que o pessoal do rio tem.

Editado por Mauricio Velho
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vontade é o que não falta, o problema é o alvará. A melhor pescaria que fiz por lá foi quando deu a primeira chuva. Pesquei uma semana e nos dois primeiros dias a água estava um cristal, na madrugada do terceiro dia deu uma boa chuva de madrugada que fez a água sujar na cor ideal. Além disso houve uma revoada monstro de insetos. Até dourado bom peguei na chernobil pescando matrinxas.

Pena que para ir daqui de SP a logistica é complicada, não é essa boiada que o pessoal do rio tem.

Ué, leva a muié também! Além da pescaria que é muito boa, lá também é um local de lazer, passeio, turismo... Eu mesmo vou com a minha. Ainda mais ficando uma semana...

Mas a primeira chuva (de verdade) lá, vai cair exatamente no meio da semana que vem (eu espero) Hehehe.

Quanto à logística, se ajudar, podes dormir no meu sítio, que fica no caminho, pouco depois de BH. Eu mesmo vou dormir lá de Domingo para Segunda, já adianta quase 1 hora de viagem.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ué, leva a muié também! Além da pescaria que é muito boa, lá também é um local de lazer, passeio, turismo... Eu mesmo vou com a minha. Ainda mais ficando uma semana...

Mas a primeira chuva (de verdade) lá, vai cair exatamente no meio da semana que vem (eu espero) Hehehe.

Quanto à logística, se ajudar, podes dormir no meu sítio, que fica no caminho, pouco depois de BH. Eu mesmo vou dormir lá de Domingo para Segunda, já adianta quase 1 hora de viagem.

Abs,

Agradeço o convite, mas seguramente não vai dar. Além da esposa que infelizmente não pesca (ou felizmente dependento do ponto de vista) tenho diversos compromissos profissionais assumidos, ficando assim difícil de conciliar a pescaria. Quando pesco em 3M vou de avião até Confins e de lá sigo de carro alugado até a pousada. Para a viagem não ser cansativa e compensar $$ tenho que ficar no mínimo 3 dias por lá. Se morasse no rio seguramente faria uso do esquema do busão leito, que é uma mão na roda. Aí com certeza daria para ir pescar somente no final de semana.

Abs

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tou indo tb, mas mais pra frente, de 25-27out, com um grupo de amigos daqui do Rio. Se mais alguém tiver a fim, é só se juntar a nós. Preferia ir já em novembro, mas alguns colegas só podiam ir se fosse em outubro. Paciência. Ao menos teremos mais farra com mais amigos indo juntos! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá amigos.

Parabéns pela pescaria. Espero ver as fotos.

Tenho interesse em ir pescar lá. Poderiam me partilhar informações de hoteis ou pousadas e nomes e telefones de guias/piloteiros??

Eu moro em Sorocaba, pelo qual imagino que idealmente seria ir de avião, mas não conheço a região e agradecerei todas as informações que possam me encaminhar.

Grande abraço a todos e muito obrigado

Juan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Juan,

estaremos pescando por lá entre 25/27 out, caso queira se juntar, tá mais que convidado.

Para facilitar, reproduzo abaixo as dicas fornecidas pelo Ken quando do relato do nosso encontro por lá em 2011.

Melhor maneira de ir para quem é do Rio/capital, na minha opinião (+cômodo, +econômico, +prático) é de busun, linha Rio-Paracatu-Brasília. Tem 2 cias que fazem essa rota, a Util (www.util.com.br) e a Itapemirim (www.itapemirim.com.br). O melhor horário pra ir é no carro da Util das 20:30 que chega em TM lá pelas 7:00. Pouco antes de TM, os ônibus, tanto da Util como da Itapemirim, param no Posto Mar Doce, pra descanso e troca de motorista. É só pedir pro motorista novo pra saltar logo adiante, após cruzar a ponte sobre o Velho Chico (a 8km dali do Mar Doce). Não esquecer de tirar a bagagem nessa parada, pq na beira do asfalto, não costumam abrir bagageiro (nada que um bom choro não resolva, mas aí vai de cada motorista). Dali do final da ponte, é só caminhar de volta uns 300m até a beira do rio, sob a ponte, onde ficam monte de pousadas e os barqueiros. Na volta, pegamos o busun no mesmo Posto Mar Doce. O melhor horário de volta é o que sai de Brasília às 16:30 (tanto Util como Itapemirim), ou 19:30 de Paracatu (é o mesmo busun que faz a linha Brasília-Rio, mas somente a Util vende o trecho menor Paracatu-Rio, que pode ou não ser mais barato que Brasilia-Rio, convém pesquisar, pq existem promoções que podem fazer sair mais barato pagar o trecho completo Brasília-Rio, idem na ida, Rio-Paracatu x Rio-Brasília). Não tem horário fixo deles pararem no Mar Doce, então é bom chegar antes e ficar esperando. Geralmente passam lá pelas 22:30 em diante (tem dias que passam só lá pra meia noite, vai depender dos atrasos na estrada). A gente costuma pedir pro Sr. Norberto dar carona até o Mar Doce lá pelas 20:00 e ficar aguardando o busun passar, jantando no restaurante anexo, que tem boa comida, tanto self-service como a La carte. Convém dar algum trocado de agradecimento ao Sr.Norberto pela carona, apesar dele não pedir. O custo da passagem varia conforme o dia, horário, tipo de bus (conv/exec/semileito) e nível de ocupação dos assentos. Qto antes comprar, costuma sair +barato, pq os primeiros assentos são vendidos a preços chamativos. A média é de uns R$100 por perna, mas desta vez paguei somente R$39 (Rio-Paracatu, carro convencional da Util) na ida e R$85 na volta (Brasília-Rio, carro executivo da Util, melhor e bem mais barato que Itapemirim, na minha opinião). De carro são umas 8h de viagem (~700km) e a estrada é bem perigosa, principalmente sob chuva. Só nessa viagem presenciamos um monte de acidentes feíssimos. Então, pra quem for dirigindo, tomem muito cuidado. Na BR040 (BH-BSB) passam muiiiiita carreta gigante e são um perigo, pq a pista é simples. Já o trecho inicial Rio-BH é pista dupla, bem mais tranquila.

Barqueiros: podem ser reservados através do Sr. Norberto (38-3563-3031/9984-0315), que toma conta dos barcos e mora na beira do rio, ao lado das pousadas todas. Ali tem monte de piloteiros e ainda não deu pra experimentar todos, mas dentre alguns que já pegamos, destacam o Vavá, Piolho, Formiga e Marquinho, como melhores. Cada qual tem motor próprio que varia de potência. Como a distância a percorrer, no caso de querer ir pra baixo do Pontal é bem longa, se tiver pressa, pode optar por quem tenha motor mais possante. Mas se quer mais economia, opte por menor. O barco tava custando R$200 o dia (para até 2 pescadores a bordo) e gasolina/óleo 2T à parte, que acresce uma média entre 20 e 40L conforme o qto navegar, ao custo de R$3/L, já com o óleo. Pra redondeza somente da pousada, gasta-se 20L ou menos por dia. Pra Pontal, uns 30L. E pra abaixo dele (onde dizem que tem mais douradões e matrinchãs graúdos, melhor reservar >30L. Pra pegar a miudeza, o melhor trecho é acima da ponte, até a barragem. Menos de 5min de navegação desde o Sr. Norberto. Dependendo da época, ali mesmo dá douradão tb.

Pousadas: tem um monte uma ao lado da outra, na beira-rio, junto à ponte. A mais prática e de boa infra é a Pousada Canto do Rio (38-3563-3100/www.pousadacantodorio.com), que fica colado ao Sr Norberto. Ali um qto duplo estava custando R$148 (sem varanda) e R$158 (com varanda), com café, agora em nov/11. Pra ficar em grupo, há acomodações maiores que comportam até 5 no mesmo qto, que proporcionalmente saem mais em conta (R$42 cada pessoa adicional). Outras opções são o Restaurante Hotel Belas Águas (38-3563-3051), bem junto à ponte e Pousada Doce Rio (38-3563-3045). Fora eles ,ainda tem um monte ao redor, mas não pesquisei os contatos. Sempre fico na Canto do Rio, por conveniência de se localizar ao lado do Sr.Norberto.

Restaurantes: o restaurante da pousada Canto do Rio tem comida ótima e bom preço (~R$46 um prato que dá tranquilo pra 3). Outra excelente opção é o Rei do Peixe, bem junto da ponte da BR, que serve pratos de pintado muito saborosos, a um custo um pouco superior, mas num ambiente mais aconchegante, e o Restaurante Hotel Belas Águas, tb junto da ponte, que tem um deck sobre o rio, com vista muito boa (vendo os peixes se alimentando debaixo), e ótima comida. O prato comercial ali é super farto e barato, a R$16. Boa opção pra almoço. E qdo tiver pescando lá pelo lado do Pontal, pode pedir pro piloteiro contatar ainda cedo pela manhã reservar almoço em uma das várias casas à beira rio que servem comida caseira, a preço entre R$10-15, pra não perder tempo voltando até a civilização. Pontal fica a quase 1h30 de distância. Mas é preciso reservar antes.

Equipamento:

Para douradinhos e matrinchãs na seca, #4 a #6 com linha flutuante basta. É bom que a linha seja para clima tropical. Aquelas de trutas não prestam. Sob o calor, ficam igual espaguete meloso. Líder de uns 3m cônico, com tippet ao redor de 0,30mm tá bom. Não esquecer um pequeno empate de aço bem fininho de uns 5~10cm de aço flexível de umas 5~10lbs e de preferência escura, pq os danadinhos cortam pra valer. Qualquer mosca presta ali, de gafanhotos, chernobil, hopper, popper, sandália, diver, sapo, rato a pequenos streamers. Claro que na superfície a emoção é maior, mas a fisgada é mais certeira dentro da água que em cima.
Para tentar os dourados maiores, uma vara 8 a 10 rápida, com linhas shooting sinking bravo, com running de monofilamento (eu gosto do Rio Slick Shooter 50lb), com streamers med-gde (10-15cm) e empate de aço 20-30lb ~15cm e procurar varrer o fundão entre as pedras, principalmente no meião do rio (tem que tar agarrando pedras toda hora senão tá fazendo errado, pq os douradões gostam de espreitar as presas se escondendo por entre as pedras do fundo), e nos locais onde tem correnteza mais forte seja nas margens ou no meião. É um tipo de pescaria meio chata, pra não dizer muito chata e monótona, pq foge do bom conceito de fly típico, de ver a linha deslizar bonito no ar, ou ver a mosca derivando ao natural e ver o bote do peixe no visual, mas pode render peças maiores. Eu particularmente tenho preferido molinete e bait a fly pra tentar os maiores, pq acho mais prático e prazeroso, principalmente com isconas de superfície, pq os ataques a essas iscas é de arrepiar, coisa que não acontece com fly. Mas cada um tem sua preferência. Pra molinete/bait (prefiro molinete pq onde tem correnteza forte, que é onde os douradões mais gostam de ficar, ter velocidade é fundamental), um conjunto de 17-20lb e 6’6” a 7’0” basta, com multi entre 20-30lb e leader de nylon de 40lb. Não esquecer empate de aço de 20-30lb 15-20cm. Iscas de meia água gde 10-15cm rendem mais, mas uma isca de superfície como zaras, hélices e poppers graúdos proporcionam muito mais emoção com cada ataque fulminante, que rivaliza com os ataques cinematográficos de um tucunão. Somente que os dourados não são muito de acertarem bem na mira, nem de repetirem ataques seguidos até se suicidarem como os tucunas, fora que escapam monte. Pescaria com rendimento beirando a zero, mas emoção mil. Em lugares mais profundos e calmos (poções), iscas de silicone tipo shad são imbatíveis. Só que praticamente cada peixe, uma isca....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Hoje foram dois dourados de aproximados 2kg cada, no meio das corredeiras. e mais algumas mantrinxãs. Infelizmente venta muito e fica difícil manter a linha dentro do barco, mas estamos tentando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

2kg já é bem legal e já parece dourado de verdade!!! Bom sinal, que todo dia tá aumentando de tamanho!!! Amanhã vc pega de 3, depois de 4!!!! E quando eu chegar, já vão tar de 2 dígitos hehehe. Será ??????? :hum::p E o rio, tá patagônico ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tou indo tb, mas mais pra frente, de 25-27out, com um grupo de amigos daqui do Rio. Se mais alguém tiver a fim, é só se juntar a nós. Preferia ir já em novembro, mas alguns colegas só podiam ir se fosse em outubro. Paciência. Ao menos teremos mais farra com mais amigos indo juntos! :)

Dia 28 é feriado para os servidores públicos!!!

Estou pensando em ir, mas acho que vou de avião até BSB e de lá sigo de carro alugado até tres marias, será que vale a pena?

Editado por Beto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beto passei por lá estes dias....

BSB - TM 467km

BH - TM 270km

Esta estrada estando seca é muito boa e tranquila... nesta época que já começou a chover é muito perigosa... fica com oleo d+ e lisa feito sabão...

Ano passado um caminhão rodou na minha frente... igual filme... felizmente nada grave...

ano retrasado tombou uma carreta numa ponte e o pista ficou intransitável por horas...

Pra quem é do Rio o esquema do busão é sem comparação... de avião é mais rápido o trecho mas só os tramites de faz checkin, espera voo, aluga carro, procura caminho, pilota... etc... acaba sendo desgastante do mesmo jeito... e no busu vai monte de gente pra ir contando mentira...

Se eu fosse do Rio ia de busu também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Nóiman, te mando detalhes no emelho. Tava faltando justamente um parceiro pra completar o time. Vc fica com o Daniel Boone. Pode ser ?

Beto, vc não economiza nem tempo nem grana indo de vión. Vai por mim, melhor esquema é o latão mesmo. Mais prático, menos rolos, mais barato. De avião acaba tomando muito mais tempo, a não ser que vc vá dirigir de noite ou de madrugada, o que não acho aconselhável. Mas aí, vc teria que perder um dia inteiro pra ir e outro pra voltar. Indo de busun, aproveita full e não tem que matar dia algum a mais. Com o Nóiman completando a dupla do Daniel, se vc for, teria que arrumar mais um parceiro pra formar dupla. Sozinho terá custo quase dobrado.

Rafa Du PDI, tou estimando 1,2k Dilmas pra 3d, tudo incluso. Se vc for, e o Beto tb, vcs dois poderiam formar mais um par. Tamu em 12 até agora (já com Nóiman). Com vcs 2, 14. Se vcs quiserem que compre o busun, só me avisarem. Toda sexta tou passando na rodoviária e custa nada comprar pra vcs lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Beto passei por lá estes dias....

BSB - TM 467km

BH - TM 270km

Esta estrada estando seca é muito boa e tranquila... nesta época que já começou a chover é muito perigosa... fica com oleo d+ e lisa feito sabão...

Ano passado um caminhão rodou na minha frente... igual filme... felizmente nada grave...

ano retrasado tombou uma carreta numa ponte e o pista ficou intransitável por horas...

Pra quem é do Rio o esquema do busão é sem comparação... de avião é mais rápido o trecho mas só os tramites de faz checkin, espera voo, aluga carro, procura caminho, pilota... etc... acaba sendo desgastante do mesmo jeito... e no busu vai monte de gente pra ir contando mentira...

Se eu fosse do Rio ia de busu também...

O panela tem razão. Melhor esquema pra quem é do Rio-capital/interior é ir de latão mesmo.

Mas panela, vc tb bem pode ir de latão com a gente. Desce com o Daniel e vamu!!! E esquece essa desculpa de q vai trabalhar no fds!!!!! Seu nome já tá na lista, viu!!! Se vc não for, a quem vamu acusar pelo mau tempo ???? :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É como o Rusleca comentou Beto, o transtorno e a perda de tempo não compensa, além do gasto ser beeeem maior, Confins é no c...do mundo, além do transito da 040 de BH até Brasília ser perigoso. Fiz aquele trecho de Esmeralda até Três Marias de carro, porque estava perto. De busão vais dormindo e volta dormindo. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Para quem pensa em ir de avião,tem uns taxis,que fazem uma lotação saindo de Tres Marias p/ BH apartir das 05:30 da manhã e retornam entre 10:00 e 13:00h,que ficam bem em conta e são práticos.Eles pegam e deixam no aeroporto/pousada.Não sei se ainda tem este serviço lá,mas em 2010 e 2011 usei o serviço umas 3 X,e funcionou muito bem.A viagem entre BH e T.M. leva,em média,três horas.Mas se for um grupo grande,4 pessoas, fica mais barato alugar um carro e sair por Sete Lagoas,e a estrada esta bem tranquila,apenas algumas obras na saida do aeroporto.Qualquer GPS torna este trecho tranquilo de ser percorrido,sem problemas.Mas,ainda é mais barato e prático sair de busum e chegar na pousada pela manhã pra pescar.Em termos de aproveitamento de tempo,este sistema é imbatível pra quem esta saindo do Rio.

O Sr Norberto ou a pousada sabem informar se este serviço ainda esta ativo,e podem passar o tel do agente que agrega os taxistas.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Beleza Nóiman,

Vamos pescar juntos novamente.

Desta vez vamos fazer o Churrasco na sexta.

Até lá,

Daniel

Legal Daniel!!! Vc se encarrega do churras na sexta e o Nóiman do arroz carreteiro no sábado, dupla de peso esta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Dá não!

Este ano vou ter que me contentar em ficar aqui torcendo por vcs!

Por vcs pegarem chuva, frio e rio sujo!KKKKKKKKkkkkkkk

Ô panela, deixa de conversa, faz um agrado pra patroa e vamos nessa, seu aluno vai ficar perdido sem a orientação do mestre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beto, sem dúvidas partir de BH e bem melhor, além de ser mais perto a estrada e muito boa, da pra fazer em três horas sem correria,

As vezes fazemos bate e volta, saindo as 5 começando pescar as 8 e retornando as 18 chegando 21:30 em casa. Rssss

Abraço

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beto, sem dúvidas partir de BH e bem melhor, além de ser mais perto a estrada e muito boa, da pra fazer em três horas sem correria,

As vezes fazemos bate e volta, saindo as 5 começando pescar as 8 e retornando as 18 chegando 21:30 em casa. Rssss

Abraço

Que privilégio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.