Ir para conteúdo

Pescaria no Rio Macaé


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Olá Pessoal,

Neste sábado passado fui pescar no Rio Macaé pra baixo da localidade de Barra do Sana são exatos 1 hora de carro de minha casa. O Rio Macaé em sua parte baixa já no final da estrada Serra Mar é bem grande chegando até uns 40 metros de largura, ideal para que queira praticar arremessos longos. É um rio com muitas pedras e corredeira de águas claras e esverdeadas, um verdadeiro cartão postal, que possibilita bem vadeio, mas cuidado como é um rio que nasce na Serra fique sempre de olho nas montanhas.

P7200335_zps5745e296.jpg

Sai de casa bem cedo pela manhã para aproveitar bem queria pescar o dia inteiro para ver quais são os melhores horários, um detalhe importante na noite de sexta choveu muito o que é bom para pescar robalos segundo alguns amigos aqui de Friburgo.

Já nos primeiros arremessos percebo a presença de peixes tenho pelo menos três batidas utilizado uma mosca imitando um lambari de dorso azul fico insistindo na mesma corredeira até que entra um belo jacundá.

ba08d134-22b2-4029-a26f-1be4e6973836_zps

Seguido de outro menor que não também não resistiu.

5e13c15d-59dc-4d6d-8b26-0ad81f3f97b5_zps

Após uma manhã de muitas ações e poucos peixes que pousaram para fotos, almocei na Dona Maria de Lurdes, que faz uma comida caseira maravilhosa bem do lado da estrada pertinho do rio, após um breve descanso voltei a pescar subindo o rio e a partir das 15:00 da tarde começou os lambaris a subir e com eles as Bocarras.

P7200336_zps67db9bbc.jpg

Essa foi a primeira do dia e a maior mediu com cerca de 30 cm, brigou bastante e até saltou umas 3 vezes. No detalhe podemos ver seus dentes e os maxilares serrilhados que cortam fácil o tippet.

b5589c7a-5885-427a-a0e8-d17bb3ff1a05_zps

Para terminar bateram mais algumas pequenas mas só consegui fisgar mais essa aqui,

f44335c7-29ce-451e-a393-3a7dd1349cb0_zps

Bem foi assim meu dia de pesca no Rio Macaé com muita ação e aprendizado não apareceram os robalos mas Jacundás, Bocarras e lambaris salvam a pescaria com certeza.

Vale apena dar uma dica após a fisgar Bocarras verifique sempre o Tippet pois ele fica todo poido e deve ser trocado.

Boas Pescarias,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Daniel muito bom ver o amigo pescando, a sim esta época dos nossos amigos Robalos descerão do rio é época dos robalos reproduzir e por isto que você não enganou, simplesmente eles não comem. O local é muito bonito gostei é um paraíso Natural.

Parabém meu amigo continua assim.

Agraços a todos.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Que beleza! :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Como está o acesso ao rio, parou na estrada ou em algum ponto específico? Foi muito pra baixo do "Encontro dos Rios" depois de Lumiar?

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Pessoal,

Valeu pelos comentários,

André o trecho que pesquei é mais embaixo depois de Barra do Sana já no final da estrada Serra Mar indo para Casimiro de Abreu.

Att,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Belos peixes,gostei de ver os jacundas,que estao com uma cor muito viva.

Acredito que quem queira pescar neste trecho do rio,para quem esteja vindo do RIO,seja entrando em Casimiro de Abreu,na estrada Serra Mar e ir em direcao a Sana.Em Sana,tem um riozinho bem sinpático e la teem muitas pousadas e restaurantes bem legais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala Luciano e Fausto,

Vale muito apena sim pescar no Rio Macaé perto do Sana pois ali já houvi falar de Bocarras grandes e lambaris com mais de 15 cm.

Boas Pescarias,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito legal Daniel, estou na fissura de pescar nessas bandas. :ok:

André vamos pesquisando e assim exploramos o trecho próximo a Sana. ;)

T+ :)

Sim senhor Boss, já estou tomando nota! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sempre tive vontade de pescar nesse rio. Acho de fato muito dificil a possibilidade de trutas nesse trecho pois a temperatura da agua ja 'e muito quente para elas. Seria otimo se tivesse Piabanhas ou Piraputangas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fala canadian!! Segundo conta a lenda, antigamente tinha cada piabanhão de dar medo no Macaé-abaixo. Bichos de 5kg. Dizem....... Mas eu mesmo nunca vi nem um filhote se quer, mas é possível que tivesse sim, nos idos tempos, pq nos outros rios vizinhos todos ainda tem (São João, Macabu, etc). Se bem que fazem repeixamento nesses rios. O que mata é que no rio Macaé, acabaram com toda a mata ciliar das margens e fizeram dele um canalzão reto e limpo, ali no trecho de baixo, onde seria habitat delas (mais quente). Mas ao menos ainda tem outros peixes com robalo, jacundá, bocarra e lamba como bem mostrou o nosso bravo guerreiro Daniel.

E Daniel, faz tempão que não vou lá pra baixo, mas depois do teu relato, deu saudade danada dos bons tempos que a turma toda ía lá e fazia festa no UL com os bobalinhos! Nem sei se ainda existem, mas espero que sim. Na falta deles, ao menos vc mostrou que bocarra, lamba e jacundá ainda tem. Que bom!!! E antigamente tinha tb bocado de tambiús (lambas de palmo). Não achou nenhum não ? No fly deve ser uma beleza pegar esses lambas graúdos!!

Editado por Kensuke
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala Kensuke,

Vi muito peixe e como sempre panelei bastante e muita coisa fugiu não quiseram tirar fotos.

Quando quiser pescar lá embaixo no Macaé é só marcar que estou dentro.

Forte Abraço,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Administrador

Michel são pequenos streamers atados com Craft Fur. ;)

Combine cores de modo que possa ter streamers com dorso claro e escuro, todos com abdômen branco e podendo colocar um detalhe em vermelho como se fossem as guelras. Pode usar olhos pesados (tipo pequenos alteres) ou simplesmente olhos 3D. :ok:

f44335c7-29ce-451e-a393-3a7dd1349cb0_zps

André Ribeiro não precisa se preocupar com um conjunto muito leve para pescar lá, pode usar o #3 mesmo e vamos lá. :)

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

André Ribeiro não precisa se preocupar com um conjunto muito leve para pescar lá, pode usar o #3 mesmo e vamos lá. :)

Se isto é uma provocação, saiba que ela foi aceita! :p

Pode deixar que pra lá levarei o #3 mesmo, mas já está a caminho um #1 pros lambas menores. :)

Os streamers estão prontinhos só esperando pra "sair voando" (como diria o Professor). Já tem data em vista? :cool2:

Que tal 26, 27 ou 28? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Isso André vale sim comprar um conjunto mais leve, não vai se arrepender, até mesmo para ser eventualmente usado em outro tipo de pescaria. Claro que um conjunto muito leve é nocivo demais para ser usado com peixes grandes, pois levaria o bicho a fadiga e possível morte, mas até mesmo para pequenas trutinhas como, por exemplo, as trutinhas do rio Meliquina na Patagônia e aqui no rio Macaé de Cima, está de bom tamanho, mas não é fácil controlar a linha #1 com vento, porém não é impossível. Prefiro pescar as trutinhas com um conjunto não tão leve e aos lambaris do rio Macaé de Baixo essa varinha cairá como uma luva. Com eae nem pensar em tentar longos arremessos, contente-se em casts curtos e maior satisfação na pesca dos pequenos.

Outra questão é quanto ao mercado de venda dessas varas, pois é estatístico que a venda de conjuntos mais pesados é muito mais fácil do que equipamentos assim tão leves. Por isso que há certa dificuldade para encontrar tais conjuntos no mercado interno, porém não é algo impossível, tanto que você deu um jeito. :cool2:

Se fosse em busca de tucunões e douradões não seria tão difícil. :p

Depois combinamos uma data. ;)

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.