Ir para conteúdo

Escolhendo uma câmera digital para pescarias


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Amigos Mosqueiros,

Preciso de uma camera digital para levar nas pescarias e de uso geral.

As profissionais alem de caras, são grandes e pesadas!

As compactas ficamos limitados em lentes e configuraçoes

Estou namorando as quartro terços (four thirds) que tem o tamanho de um celular Iphone com lentes de acordo com as necessidades individuais.

Estou completamente pendido a comprar uma Olympus OM-D E-M5 com lente 12-50mm

Algum amigo tem alguma sugestão?

Editado por Gerson
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Entendi que você está pensando a princípio em uma câmera com objetivas intercambiáveis e maior possibilidade de customização. Também valorizo isso demais, mas acho que para pesca no mar é preciso se render à praticidade de uma compacta waterproof, o que no caso é possível fazer sem muita perda de qualidade. Máquinas com objetivas intercambiáveis já requerem cuidados adicionais mesmo em condições mais controladas. No mar é risco demais ...

Estou usando a Olympus TG-1, que é a mesma compacta que o Kenji e o Yutaro usaram lá em Cuba. Excepcional ótica, ótimo sensor, muitos recursos, inclusive tendo GPS, e permitindo muitos ajustes (para uma compacta), além de ser à prova d'água e muito resistente a choques (tolera quedas de 2m). A qualidade da imagem é excelente

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caro Mestre

Saudações, já tive este tipo de dilema quando minha câmera digital "bebeu água" numa pescaria. Decidi que só compraria um WATERPROOF !!!!!

Na época meus objetos de desejo eram : Nikon AW100, Canon D20 ou uma Lumix waterproof, cujo modelo não me lembro. Acabei comprando uma Fujifilm XP30, a qual não se compara com nenhuma das acima mencionada, mas tem até GPS, o que considero, hoje em dia importante.

Hoje mesmo vi um modelo, mais em conta da Nikon (S30), é mais simples, e é uma Nikon. Tudo depende de quanto pretenda gastar.

Estou desatualizado quanto aos modelos lançados atualmente, mas se fosse adquirir uma câmera para pescaria iria escolher uma dos três objetos desejo acima mencionados, ou novos modelos substitutos das mesmas, caso tenham sido lançados. Acho que qualquer destas servem (também) para fotos corriqueiras, tipo all purpose.

Grande abraço

Henrique

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não compre a Nikon S30, ela não vai lhe atender, tem que ser algo mais para você. Tenho essa câmera e mesmo com seu nini zoom ótico 3x ela deixa muito a desejar para o que pretende fazer. Gosto dela, mas é apenas aceitável. Ideal para registros simples, nada demais e para crianças na piscina é bem indicada.

Na prática gostei da câmera do Beto e do Jost que é da Panasonic Lumix.

T+

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A Lumix é o bicho... andei comparando umas máquinas "básicas" à prova d'água aqui em Brasília. Sentei no chão da FNAC e estudei uma a uma em detalhes por mais de uma hora.

Sem sombra de dúvida a Lumix TS3 ou TS4 é de longe a melhor delas.

Possui mais funções, a melhor lente, etc. A ergonomia é excelente, o peso bem adequado e o tamanho ótimo pra colocar num bolso de wader ou chest pack.

Estou pensando em comprar outra.

Recomendo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tenho a ts4 (quase a mesma coisa que ts3)...

Pra foto de pesca acho excelente!

Coloca no bolso da camisa, ta sempre a mão....

Quando pesco em agua doce levo uma lumix fz150... Muito mais recursos mas não é waterproof e nem cabe no bolso...

Se é pra pescar e se é pro mar ia de ts3/4

Agora, aquela camera do Kenji parece porreta.... Seria legal analisar!

Como disse o Beto, compara no dpreview....

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Entendi que você está pensando a princípio em uma câmera com objetivas intercambiáveis e maior possibilidade de customização. Também valorizo isso demais, mas acho que para pesca no mar é preciso se render à praticidade de uma compacta waterproof, o que no caso é possível fazer sem muita perda de qualidade. Máquinas com objetivas intercambiáveis já requerem cuidados adicionais mesmo em condições mais controladas. No mar é risco demais ...

Estou usando a Olympus TG-1, que é a mesma compacta que o Kenji e o Yutaro usaram lá em Cuba. Excepcional ótica, ótimo sensor, muitos recursos, inclusive tendo GPS, e permitindo muitos ajustes (para uma compacta), além de ser à prova d'água e muito resistente a choques (tolera quedas de 2m). A qualidade da imagem é excelente

Celio,

Vi no site que essa TG 1 e a nova TG 2 aceitam acessórios interessantes, como uma lente fish-eye e um teleconverter. Acho que tem um adaptador para outras lentes intercambiáveis também. Fantástico!:

http://www.olympus-global.com/en/news/2013a/nr130130tg2e.jsp

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Celio,

Vi no site que essa TG 1 e a nova TG 2 aceitam acessórios interessantes, como uma lente fish-eye e um teleconverter. Acho que tem um adaptador para outras lentes intercambiáveis também. Fantástico!:

http://www.olympus-global.com/en/news/2013a/nr130130tg2e.jsp

isso mesmo, Ale

Existe um acabamento em volta da lente que pode ser facilmente removido com 1/4 de volta, dando lugar a vários acessórios (lentes e filtros)

E, como vc viu, acabaram de lançar a TG2, que, embora praticamente idêntica TG 1 na forma, deve ter algumas melhorias

A única coisa que eu gostaria que essa câmera tivesse (mas, até onde sei, nenhuma compacta WP tem) é a possibilidade de gerar arquivos RAW. De resto, 100% satisfeito ...

Editado por Fausto
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tambem Fiquei impressionado com aquela camera Olympus do Kenji, principalmente naquelas fotos noturnas da churrasqueira e dos pratos na mesa, só a camera dele não usava flash (não estava usando ISO elevado) parece que a lente e o software compensava o uso do flash...

Perguntei a ele e me sugeriu a TG-2 pelo custo/beneficio mas estou querendo uma com mais controle tanto de profundidade como de efeitos de distorção ótica (hahaha quem não pega peixe grande tem que saber fotografar hahaha)

Estava babando pela Olympus OM-D E-M5 mas agora vou analisar todas as câmeras que vocês indicaram e comparar.

Muito obrigado amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tambem Fiquei impressionado com aquela camera Olympus do Kenji, principalmente naquelas fotos noturnas da churrasqueira e dos pratos na mesa, só a camera dele não usava flash (não estava usando ISO elevado) parece que a lente e o software compensava o uso do flash...

Perguntei a ele e me sugeriu a TG-2 pelo custo/beneficio mas estou querendo uma com mais controle tanto de profundidade como de efeitos de distorção ótica (hahaha quem não pega peixe grande tem que saber fotografar hahaha)

Estava babando pela Olympus OM-D E-M5 mas agora vou analisar todas as câmeras que vocês indicaram e comparar.

Muito obrigado amigos!

Saquei, Mestre. De fato com as compactas não é possível trabalhar a profundidade de campo. Para explorar totalmente a profundidade de campo só mesmo com as DSLRs, preferencialmente as full frame, e com objetivas com grande abertura.

A linha TG tem abertura máxima do diafragma de f/2, o que ajuda demais nas fotos com pouca luz e é inédito nas compactas, mas, em razão do tamanho do sensor e da proximidade do mesmo em relação ao fundo da objetiva, faz com que o campo de nitidez seja quase infinito, como em todas as compactas.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Celio, o Kenji tem 3 cameras olympus, uma grande SLR uma quatro terços (que me impressionou) e uma compacta TG.

A grande é muito caro e tem melhores no mercado (pouca opção de lentes tb)

A compacta é campeã mas sinto muito a falta de poder ajustar a captação de imagem como ajusto nas SLR

A quatro terços, esta no meio dos 2 mundos (SLR e campactas)

Sony, Panasonic e olympus estão detonando nesta categoria.

Olympus é weather proof (Kenji lava as 3 cameras dele no chuveiro ou torneira depois da pescaria)

Particularmente eu gosto das full frame SLR mas não estou querendo andar com um monte de lentes como eu andava antes nem disposto a gastar tanto para adquirir uma SLR que usa minhas lentes (full frame).

As compactas, são bacanas, hoje em dia tem algumas opções de filtro para trabalhar as distorções em grande angular e macro, mas gostaria de trabalhar um pouco as fotos como trabalhava na SLR de filme (Canon EOS-1).

Vou continuar minhas analises, sempre vejo as fotos de vcs e talves vou largar mão de querer carregar trombolho e optar pelas compactas também hahaha

Quando guiava, andava com uns 5 kgs de equipamento fotografico, fui a Venezuela e Cuba e usei meu celular para fotografar hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tenho uma Nikon P510, não é uma DSLR mas também não é uma compacta, ela é classificada como "bridge", tem bons recursos (mega zoom, macro, etc), mas não tem suporte para troca e objetivas e colocação de filtros. Não exercitei muito dos recursos, uso mais o zoom, o macro e alguma compensação de luz, mas mesmo assim em algumas fotos pode-se ver resultados bem próximos (senão iguais) a uma câmera profissional. Principalmente nas macros a profundidade de campo aparece com freqüência, como nessa foto:

Lagarto%2520Macro.jpg

Ela não tem nenhum recurso de proteção (água, tombos, etc), não é um trambolho, mas não cabe no bolso do wader. Não sei se ajudei ou não ,mas acho difícil equilibrar essa equação de recursos x benefícios x praticidade. :huh:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mestre Gerson,

Era isso que eu também estava procurando, só que essa câmera não tem alguns recursos que considero "desejáveis" (como filtro polarizador, troca de objetivas, etc). Algumas fotos que tirei com ela:

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=6802

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=6840

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=7372

http://500px.com/adsribeiro

Para o vadeio e situações que não quero "expor" a P510, levo outra Nikon, a S30 (á prova d'água, de choque, poeira, mas sem muitos recursos). Algumas fotos feitas com a S30:

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=7635

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Gerson me explica aí, esses dois modelos são resistentes a chuva? :mellow:

Sei que não são waterproof, mas ao pesquisar imagens na Internet vi várias mostrando a câmera molhada e pode ser uma das características desses modelos.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A camera Olympus OM-D E-M5 com a lente 12-50mm é resistente a chuva, o Kenji lava a dele em baixo do chuveiro e me disse que as vezes lava na torneira para tirar água do mar.

Não é pequena como as compactas a prova d'água nem tão grande quanto as SLR, para poder mergulhar com ela tem que comprar uma caixa especial...

Para levar nas minhas pescarias acho que vai servir, vamos ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

E o pessoal abusa dessa característica. :)

p10405821.jpg

1333350720.jpg

olympusOM-D%20EM-5.jpg

Olympus-E-M5-price.jpg

Sendo assim creio que escolheu muito bem, pois fica com um pé na segurança em não estragar o equipamento caso se molhe e com o outro pé na possibilidade de fazer boas imagens. Mas não é uma câmera popular e nada econômica, custa bem acima que as melhores waterproof.

Valeu! :ok:

P/S: Movi aqui para seu tópico, pois assim fica mais fácil para futuras pesquisas sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tambem Fiquei impressionado com aquela camera Olympus do Kenji, principalmente naquelas fotos noturnas da churrasqueira e dos pratos na mesa, só a camera dele não usava flash (não estava usando ISO elevado) parece que a lente e o software compensava o uso do flash...

Perguntei a ele e me sugeriu a TG-2 pelo custo/beneficio mas estou querendo uma com mais controle tanto de profundidade como de efeitos de distorção ótica (hahaha quem não pega peixe grande tem que saber fotografar hahaha)

Estava babando pela Olympus OM-D E-M5 mas agora vou analisar todas as câmeras que vocês indicaram e comparar.

Muito obrigado amigos!

Isto que voce esta querendo é muito fácil de fazer no photoshop - Filtros - blur - field blur. Depois vou postar um exemplo

Arg05070_zpsc33a7455.jpg

Ta muito mal feito, mas da para ter uma ideia

Editado por Beto Saldanha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Alexandre,

Boas não sei, estou arriscando.

Lentes tem algumas, como pode ver neste link http://www.four-thirds.org/en/microft/lense.html

Tem tambem as lentes four thirds (as micro são outra versão) que usa um adaptador para servir nesta OM-D E-M5

Agora, falta achar alguém vindo ou indo aos USA para trazer para mim haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Gerson, a melhor camera que ja usei aqui nos EUA e a linha da Pentax Optio w90 waterproof ou qualquer modelo novo da Pentax Optio series.Sao cameras auto focus com macrozoom pra fotos bem de perto e sao super portateis eu possuo uma w90 que tirei a maioria das mi nhas fotos e carrego no bolso da minha fishing veste. E excepcional!!!!! E e barata. Abracao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.