Ir para conteúdo

Curiosidade não mata.... atrai


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Olá Amigos do MR, peço vossa licença para adentrar neste privilegiado espaço da Pesca com Mosca :mestre:

Me chamo Ronaldo e atualmente resido na cidade de Araçatuba, sendo bancário por necessidade e pescador por paixão :D Desde que me conheço por gente sempre gostei de pescar e nos últimos 3 anos retornei a ativa na pesca na modalidade bait casting de caiaque ( de caiaque porque me aproxima da natureza e posso me deslocar e avançar onde barcos não entram e sem consumo de combustível e com maior facilidade de transporte da embarcação - e bait casting porque sempre fui fã da pesca de arremessos com iscas artificiais e do Rubinho e Nakamura) devido a proximidade, praticamente no meu quintal do Rio Tietê onde é abundante a presença de diversas espécies de peixes, principalmente o tucunaré, meu predileto, às vezes faço algumas pescarias no lago da represa Sérgio Motta próximo a Campinal em Presidente Epitácio, onde meu sogro tem um "ranchinho" Sempre via alguns amigos ( Padovan, Bonow, agora mais recentemente o amigo Douglas) que já pescavam de Fly e com o passar do tempo a curiosidade foi aumentando e agora já chega ser uma vontade de aprender e entrar para modalidade. É uma modalidade muito técnica e que exige muita dedicação e estudo e gostaria de contar com o apoio dos amigos dessa casa no sentido de engrenar nesta fascinante modalidade, atando inclusive. Se tudo der certo no final deste mês farei um curso com o Beto Vaucher aqui mesmo em Araçatuba e espero a partir daí dar efetivamente o pontapé inicial com orientações adequadas, visando poder evoluir na técnica do arremesso e evitar lesões. Estou cheio de dúvidas principalmente em que equipamento comprar neste início ( Conjunto Pursuit da Rendigton ou Streamline da Orvis) mas não sei se este é o local adequado para levantar este tipo de questão.

No mais um grande abraço a todos e espero poder fazer bons amigos nesta casa :mestre::ok::okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Se é amigo do 'Vinólia' é meu amigo!

Ronaldo começa usando o equipo dos colegas de pesca e escutando as suas dicas e atentando para a correção de movimento devido aos vícios do bait.

Aí, até as dúvidas serão sanadas com mais facilidade.

Abraço e bem vindo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá Ronaldo, bem-vindo ao fórum.

Minha sugestão se alinha com a do Giuliano. Inicialmente veja se gosta da modalidade pegando emprestado o conjunto de um amigo, de preferência na numeração #6.

Testou, pescou e gostou? OK, segundo passo.

Se gostou, você está correto na sua decisão quanto ao conjunto a comprar. Nada muito caro, mas de boa qualidade. Tanto o Redington quanto o Orvis lhe darão um excelente custo-benefício. Escolha a numeração #6. Abaixo dela você tem varas mais leves e, dependendo da numeração, bastante mais técnicas. Acima da #6 são varas mais pesadas que podem, por vício de arremesso ou na fase de aprendizado, lhe machucar o pulso ou o ombro. Vara 6 é a ideal para começar. Vais servir perfeitamente para pegar os peixes que você gosta.

Sugiro também que você não gaste demais em equipamento logo de início. É uma tentação muito grande e você pode facilmente gastar milhares de reais numa única compra... tenha pragmatismo e concentre no que você tiver nas mãos, antes de mais nada: dê tempo de aprender um pouco a técnica antes de zarpar rumo ao desconhecido.

Supondo que você goste da modalidade, aí vai depender de você: onde e o que você vai querer pescar? Como e quando? --> tudo isso vai definir sua vida dentro do fly, momento a partir do qual você procurará outros amigos que fazem o mesmo tipo de pesca que você deseja e aí a coisa toma vida própria. Aqui no fórum você verá de tudo: pescadores de truta, tarpão, saltwater, freshwater, peixe grande, peixe pequeno, represa, rio... enfim, com certeza você terá alguém de quem se aproximar e trocar informações.

Vai querer fazer suas próprias iscas? Se sim, bem... isso é outro universo a parte do equipamento de pesca, e tão caro quanto, dependendo do que você quer fazer. Nesse ponto o fórum poderá lhe trazer muita informação. Novamente minha sugestão: vá com calma, decida o que você quer pescar, verifique qual isca é utilizada para abordar esses peixes e então consulte alguém aqui no fórum para saber como e com que materiais se ata aquilo que você quer.

Enfim, sugestões que me foram passadas quando iniciei no fly e que, em maior ou menor grau, surtiram efeito.

Grande abraço.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bem vindo Ronaldo,

Posso afirmar por experiência própria que encontrará aqui tudo o que procura: bons amigos e muita informação que não se acha em livro nenhum!

A mosca me picou no ano passado e desde então foi uma revolução em minha trajetória de mais de 30 anos de pesca amadora, não há nenhuma outra modalidade que se compare com o fly.

Sinta-se à vontade!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mais um aqui em Araçatuba !!

Maravilha!!!

Ronaldo qualquer coisa que precisar é só me ligar!!

Abs

Ps: trabalho nesse sábado , no domingo se quiser dar uma olhada no equipo , dar uns arremessos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Alô Ronaldo, benvindo oa nosso fórum aqui é o lugar certo para aprender e fazer novas amizades. Eu e minha esposa aprendemos bastante com o Beto Vaucher iniciando o fly em Ausentes na pesca de trutas e acredito que estás bem assessorado. Como eu comprei alguma coisa do Beto e gostei dos equipamentos te recomendo para início de investimentos as varas da TFO que tem um custo médio dentro do universo dos fabricantes de fly e tem boa qualidade. Fala com o Beto que ele te orienta neste sentido até porque é interesse dele vender TFO. Fique de olho nos classificados do nosso forum, aparece muita coisa boa em bom estado e com preço bom, vale a pena ver!

Abs.

Antonio Zancan(amarelo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se é amigo do 'Vinólia' é meu amigo!

Ronaldo começa usando o equipo dos colegas de pesca e escutando as suas dicas e atentando para a correção de movimento devido aos vícios do bait.

Aí, até as dúvidas serão sanadas com mais facilidade.

Abraço e bem vindo!

Olá Giuliano, grato pela recepção e pelas dicas amigo, mas fiquei curioso por saber quem é o Vinólia???? É o padovan??? Fiquei mais curioso anda para saber porquê Vinólia :hum::D

Gde abç e mais uma vez grato pela receptividade :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Ronaldo, bem-vindo ao fórum.

Minha sugestão se alinha com a do Giuliano. Inicialmente veja se gosta da modalidade pegando emprestado o conjunto de um amigo, de preferência na numeração #6.

Testou, pescou e gostou? OK, segundo passo.

Se gostou, você está correto na sua decisão quanto ao conjunto a comprar. Nada muito caro, mas de boa qualidade. Tanto o Redington quanto o Orvis lhe darão um excelente custo-benefício. Escolha a numeração #6. Abaixo dela você tem varas mais leves e, dependendo da numeração, bastante mais técnicas. Acima da #6 são varas mais pesadas que podem, por vício de arremesso ou na fase de aprendizado, lhe machucar o pulso ou o ombro. Vara 6 é a ideal para começar. Vais servir perfeitamente para pegar os peixes que você gosta.

Sugiro também que você não gaste demais em equipamento logo de início. É uma tentação muito grande e você pode facilmente gastar milhares de reais numa única compra... tenha pragmatismo e concentre no que você tiver nas mãos, antes de mais nada: dê tempo de aprender um pouco a técnica antes de zarpar rumo ao desconhecido.

Supondo que você goste da modalidade, aí vai depender de você: onde e o que você vai querer pescar? Como e quando? --> tudo isso vai definir sua vida dentro do fly, momento a partir do qual você procurará outros amigos que fazem o mesmo tipo de pesca que você deseja e aí a coisa toma vida própria. Aqui no fórum você verá de tudo: pescadores de truta, tarpão, saltwater, freshwater, peixe grande, peixe pequeno, represa, rio... enfim, com certeza você terá alguém de quem se aproximar e trocar informações.

Vai querer fazer suas próprias iscas? Se sim, bem... isso é outro universo a parte do equipamento de pesca, e tão caro quanto, dependendo do que você quer fazer. Nesse ponto o fórum poderá lhe trazer muita informação. Novamente minha sugestão: vá com calma, decida o que você quer pescar, verifique qual isca é utilizada para abordar esses peixes e então consulte alguém aqui no fórum para saber como e com que materiais se ata aquilo que você quer.

Enfim, sugestões que me foram passadas quando iniciei no fly e que, em maior ou menor grau, surtiram efeito.

Grande abraço.

Jost

Caro Jost, primeiramente gostaria de agradecer de coração a receptividade e as orientações que está me passando, pois, são essenciais para quem está fase de iniciação. Então a idéia é justamente essa: testar alguns equipamentos de amigos e após o curso me decidir sobre qual equipamento comprar. Fiz algumas pesquisas e estes combos de entrada tipo: Crosswater e Pursuit da Rendigton o Streamline da Orvis, o Okuma Cascade.... são muito recomentados para iniciantes, com uma leve preferência pelo Crosswater pelo motivo da vara ser de ação média-rápida o que no inicio ajuda a "sentir" mais o "loop", mas já ouvi dizer que pra iniciar até um Martin dá conta do recado..... Percebi também que é quase unânime que se começe por um equipamento #6 por ser um equipamento intermediário. Contudo, também li que para pesca de tucunarés com o uso de streamers, popper's etc..( o que provavelmente será meu foco) dado ao peso dessas "iscas" um conjunto #8 também seria ideal, pois facilitaria o arremesso dessas "iscas" sem falar que atende bem a pesca não só de tucunarés, mas pacu's, dourados etc.. peixes desta região. Mas como pra mim tudo é novidade tenho que fazer como me aconselha, procurar contato com algum mosqueiro já experiente e se valer de sua experiência. Também nõ tenho interesse em comprar nenhum equipamento caro, mas um que tenha um bom custo benefício e que seja meio que "coringa" ( se é que isso é possível :D ) pois, só depois que estiver mais maduro na modalidade é que pretendo comprar algum equipamento mais específico. Nisso, eu penso, baseado no que pesquisei até agora que os combos que citei acima devem me atender nesse propósito.

Agora se tem uma coisa que me "encanta" até mais que toda beleza e "plasticicidade" que envolve a pesca com mosca e seus diversos arremessos é a arte do atado...... pra mim pegar um peixe com uma isca confeccionada por mim seria algo pra lá de emocionante..... atar é algo que muito em cativa e atrai também e nesse ponto fui meio "afoito" e já encomendei um Kit de atado com morsa tipo "vise" http://www.ebay.com/...om=R40 não é um equipamento de primeira, mas penso que vai me atender no início dos atados :D

Bom é isso aí se puder me dar mais algumas dicas sempre estarei aberto a novos conhecimentos fiquei felliz de saber que o Dr. Fernando Portolani também é membro desta casa quem sabe já não posso adquirir mais conhecimento e dicas do amigo que mora aqui "pertim" de mim.

gde abraço Jost e mais uma vez grato pela receptividade e disposição em compartilhar sua experiência comigo :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

ÊEEEEHHHEEEEEEE, Ronaldão. Mais um PESCAIAQUEIRO e agora simpatizante das moscas :laugh: Caiaque e moscas combinam :ok: TENKARA, FLY ou os dois, escolha a opção.

Seja bem vindo ao FFB :okok:

Faaaalaaaa meu amigo Tuã :mestre: então parece que as moscas estão com os "ferrões" afiados, estão picando todo mundo :D demorei um pouco mais porquê quiz sentir de não era apenas uma empolgação, agora penso que é uma grande vontade mesmo.... Então amigo a Tenkara também é uma possibilidade sim, é uma maneira mais simples, porém não menos importante de adentrar ao mundo do Fly, sem falar que compartilho da opinião do Blatt de que o futuro pertence a tenkara, uma vez que com a "matança" que vemos hoje nos rios é bem possível que num futuro não muito distante os peixes grandes serão cada vez mais escassos, lamentavelmente :ohmy:

Gde abç amigo e vamos trocar figurinha hein, estou feito "cego em meio de tiroteio" :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bem vindo Ronaldo,

Posso afirmar por experiência própria que encontrará aqui tudo o que procura: bons amigos e muita informação que não se acha em livro nenhum!

A mosca me picou no ano passado e desde então foi uma revolução em minha trajetória de mais de 30 anos de pesca amadora, não há nenhuma outra modalidade que se compare com o fly.

Sinta-se à vontade!

Grande Abraço ;)

Caro André, grato pela acolhida amigo, realmente o fly parece ser único, não sei qual amigo me me disse dias atrás que o Fly é o mais alto nível que um pescador pode chegar e concordo com ele, ver toda plástica que envolve o arremesso do Fly faz parecer fácil, mas vai lá fazer :D tem que ter muito treino e dedicação. Mas se algum amigo daqui souber de alguma literatura em português ( pode ser livro ou vídeo) para me indicar ficarei grato.

Gde abç André :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Seja bem vindo Ronaldo e que faça boas amizades por aqui! :ok:

Logo estará se identificando com os amigos e pode contar com a ajuda da comunidade. :)

T+

Caro Fausto, meu interesse em me cadastrar nesse espaço é simplesmente esse ter contato com a modalidade e fazer bons novos amigos, e quem sabe um dia ser capaz de compartilhar algum conhecimento, como o que estão fazendo comigo agora...

Pode ter certeza de que necessitarei demais da ajuda dos amigos daqui e caso cometa algum equívoco sinta-se a vontade para me orientar sobre as regras do fórum.

gde abç e grato pela acolhida :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mais um aqui em Araçatuba !!

Maravilha!!!

Ronaldo qualquer coisa que precisar é só me ligar!!

Abs

Ps: trabalho nesse sábado , no domingo se quiser dar uma olhada no equipo , dar uns arremessos....

Caro Dr. Fernando, grato pela acolhida e pela disposição em me ajudar nos primeiros passos desta longa jornada que inicio agora amigo, já sabia que você e o Ricardo pescavam de fly através do seu "tio" o Savério, cheguei até a enviar um e-mail para seu irmão convidando-os para o curso com o Beto Vaucher que será realizado aqui em Araçatuba no fds do dia 23/03/13, mas vocês já são "pró" na modalidade, muito embora pelo que li a respeito do Beto parece que sempre será possível aprender algo com ele. Não quero lhe incomodar principalmente porquê sei que sua agenda diária é desgastante e que os domingos e descansos são "sagrados" mas se for possível " dar uma olhada no equipo , dar uns arremessos...." com certeza irei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Seja bem vindo pescador Ronaldo Teixeira. :ok:

A casa é Mosqueirodo Rio.

Abraço.

Muito grato pela acolhida Marcelo, o Tuã se confundiu com o nome da casa hehehehe é que ela participa de diversos fóruns e com certeza estava on-line em mais de um com certeza :D

Gde abç Marcelo :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Alô Ronaldo, benvindo oa nosso fórum aqui é o lugar certo para aprender e fazer novas amizades. Eu e minha esposa aprendemos bastante com o Beto Vaucher iniciando o fly em Ausentes na pesca de trutas e acredito que estás bem assessorado. Como eu comprei alguma coisa do Beto e gostei dos equipamentos te recomendo para início de investimentos as varas da TFO que tem um custo médio dentro do universo dos fabricantes de fly e tem boa qualidade. Fala com o Beto que ele te orienta neste sentido até porque é interesse dele vender TFO. Fique de olho nos classificados do nosso forum, aparece muita coisa boa em bom estado e com preço bom, vale a pena ver!

Abs.

Antonio Zancan(amarelo)

Caro Antonio, muito obrigado pela acolhida amigo. Então estou tendo a oportunidade de dar os primeiros passos nos arremessos sob a tutela do Beto Vaucher que está pescando no Chile, mas virá para Araçatuba dia 22/03 rever um amigo ( Luis Setúbal) e nos presentear com seus conhecimentos e experiência na arte da pesca com mosca, num cursinho intensivo de dois dias. Pra mim é uma oportunidade única, primeiro pelo nível do professor e segundo porquê cursos de fly não tem em qualquer lugar e para tanto caso eu não tivesse essa oportunidade aqui na minha cidade eu certamente eu teria que me deslocar para um local distante. Estou muito ancioso para que chegue logo esse grande dia e que eu possa absorver o máximo de informações e conceitos. Contudo, como você já participou do curso do Beto, poderia me dar algumas dicas para que eu aproveite da melhor forma o curso. Com relação ao equipamentos vi que a TFO é um excelente custo/benefício mas não sei se já vou adquirir um conjunto desse nível já de ínicio, pois, a tendência é que devido a falta de experiência eu vá ralar muito o equipamento, daí a idéia de adquirir um equipamento mais mediano tipo um Rendigton...

Obrigado mais uma vez Antonio e se puder me dar mais dicas ficarei extremamente grato :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ronaldo , me manda seu fone pra gente combinar alguma coisa amanhã!!!!!!

Meu celular é (18) 9705-6150, mas esqueci ele no trabalho e só o pegarei na 2a., :unsure: o fixo é (18) 3301-0112 :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Seja bem vindo amigão!!!!!!!!

Sou de Lavínia, pertinho de Araçatuba, quem sabe um dia pescamos por aqui!!!!!!!

Qualquer duvida mande MP perguntando..

Abração e linhas tensas!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Seja bem vindo amigão!!!!!!!!

Sou de Lavínia, pertinho de Araçatuba, quem sabe um dia pescamos por aqui!!!!!!!

Qualquer duvida mande MP perguntando..

Abração e linhas tensas!!!!!!!!

Grato pela receptividade e pela disposição em me ajudar a dar os primeiros Bata... terei o maior prazer em acompanhá-lo numa pescaria, ainda mais sabendo que você está pertinho da água-fria, jacaré e outros locais bons para pesca de tucunarés. Contudo, ainda preciso comprar meu equipamento e treinar um pouco de arremesso antes de partir paras as pescarias. Espero logo logo poder lhe enviar uma MP para marcarmos.

Gde abç :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Seja bem-vindo! Tucunaré é o que há! Mas melhor, só se for na superfície...

Abs,

Grato pelas boas vindas Azeredo, também gosto muito de pescar esse peixe, é como você disse: melhor que tucunaré só tucunaré na superfície :mestre:

Gde abç amigo :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Patrono

Ronaldo

Seja bem vindo.

Voce logo chegou e já foi fazendo amizade, marcando pescaria, já sacou o espírito do forum. É isso aí.

Daqui saíram amigos queridos que fazem parte da minha vida hoje, estou torcendo para tu ter a mesma sorte.

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.