Ir para conteúdo

Sobre os atados no Fish TV


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Pessoal, não estou fazendo nenhuma crítica ao Betinho, longe de mim... Mas eu tenho a impressão que em alguns atados, ele usa uns anzóis meio grossos, tipo uns Live Bait pretos, usados para Suport Hook. Num programa, não me lembro qual, mas ele estava atando uma mosca e colocou um anzol desses e disse que era um anzol pesado para funcionar como lastro.

Ou será que seria intensão do programa, não usar materiais bem específicos e usar materiais mais alternativos e simples, para pegar novos adeptos para a modalidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Se for num streamer não vejo problema, até porque os anzóis específicos pra streamers não são bons pra atar todo tipo de mosca, por exemplo as de EP fiber, bend-back, etc. Eles só funcionam bem pras clássicas tipo matuka, zonkers, mickei finn e outros usados principalmente pra trutas. Para predadores maiores acaba se utilizando outros anzóis com gap mais aberto e mais reforçados.

Já numa ninfa eu PREFIRO os tradicionais e pras secas sim é NECESSÁRIO o anzol específico pra atado de dries.

E eu acho que é a intenção do programa mesmo pois o estilo do Betinho é justamente esse, a bandeira que ele levanta é de simplificar e desmistificar o atado e sempre usando muitos materiais alternativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Flavio,

Em nosso encontro de atado de dezembro, tivemos a visita do Betinho, e é bem isso que tu falou, a ideia é divulgar o atado da forma mais simples e prática possível, com a intenção de atrair nosso adeptos e divulgar a modalidade!!

É bem por aí que eu estive pensando viu Lauro! Porque com atados simples, as pessoas poderão pelo menos se interessar pela modalidade e daí, os que realmente gostarem, poderão aprofundar mais na " Arte do Atado".

Valeu pela resposta,

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Flávio/ Lauro

Tudo tem o seu lado positivo e o seu lado negativo.

Veja assisti somente a dois programas do fishtv, relativo a arte do atado.

Logo no primeiro programa, percebi para que lado a linha do programa seguiria e seguiu para o lado alternativo.

Como o Lauro disse, foi uma opção para atrair novos adeptos e mostrar a forma simples.

Porém, fazendo isto, eles esqueceram dos "velhos atadores", assim como eu, vários outros amigos não assistem o programa, porque gostariam de ver um atado de um streamer com bucktail, uma mosca seca feita com uma pena selecionada para o tópico, uma dica de asa de dry com material natural, etc.etc..etc.

Não entendo, o porque não mesclar os programas e oferecer algo que agrade Gregos e Troianos !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flávio/ Lauro

Tudo tem o seu lado positivo e o seu lado negativo.

Veja assisti somente a dois programas do fishtv, relativo a arte do atado.

Logo no primeiro programa, percebi para que lado a linha do programa seguiria e seguiu para o lado alternativo.

Como o Lauro disse, foi uma opção para atrair novos adeptos e mostrar a forma simples.

Porém, fazendo isto, eles esqueceram dos "velhos atadores", assim como eu, vários outros amigos não assistem o programa, porque gostariam de ver um atado de um streamer com bucktail, uma mosca seca feita com uma pena selecionada para o tópico, uma dica de asa de dry com material natural, etc.etc..etc.

Não entendo, o porque não mesclar os programas e oferecer algo que agrade Gregos e Troianos !!!

Talvez até fazer um programa mais "old school" mesmo... Eu, particularmente, não me interesso pelo programa, mesmo ainda sendo novatão no atado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boas Pessoal.

Estou com o Cacosa, sou iniciante e já assisti vários programas, gostei bastante mas se forem só alternativos como vou aprender os originais.

No encontro que tivemos ví muita coisa nova (pra mim), ainda bem que temos amigos com o Flavin, o Cacosa, o Bata, o Marco Aurélio, o Jorge o Sr Odimir e muitos outros que se for citar todos perco a conta, que nos passam seus conhecimentos.

Grato.

Ferreira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boa noite pessoal,

Estive na loja do Betinho em Janeiro e passei o dia todo lá com ele, e qualquer elogio a pessoa dele seria pouco para o descrever. Rasgação de seda aparte, ele tem materiais naturais em sua loja sim, mas não é o foco do programa (acredito eu), embora ele já tenha usado diversas vezes penas genéticas em seus programas.

Acredito que com o passar do tempo, a complexidade das moscas e a técnica deverá ser mais abordada.

Abraços

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Como eu disse antes, acredito que o programa seja para captar novos adeptos. Eu tenho observado que a procura de morsas baratas, materiais de atado tem sido crescente, principalmente no Facebook, onde fico on line quase que diariamente. Também vejo alguns comentários nos links do programa do Betinho.

Como o Cacosa disse, eu acho também que uma hora ou outra, podia fazer um atado mais bem elaborado. Um dos primeiros vídeos, tem um atado de uma missanga XXGGGG-ULTRA em um anzol 2/0. Pow, fiquei na dúvida se era para bait ou para um equipo de #10 acima!

Vamos vendo a evolução do programa!

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pessoal, não estou fazendo nenhuma crítica ao Betinho, longe de mim... Mas eu tenho a impressão que em alguns atados, ele usa uns anzóis meio grossos, tipo uns Live Bait pretos, usados para Suport Hook. Num programa, não me lembro qual, mas ele estava atando uma mosca e colocou um anzol desses e disse que era um anzol pesado para funcionar como lastro.

Ou será que seria intensão do programa, não usar materiais bem específicos e usar materiais mais alternativos e simples, para pegar novos adeptos para a modalidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos,

Eu estou começando no atado agora, e tinha entendido que o objetivo inicial do Programa FISHTV seria ensinar, com materiais de fácil acesso, todos os pescadores a atar, improvisar as vezes (usando a criatividade e material disponível em casa), etc. Inclusive os anzois, alguns grandes, mas para facilitar a visualização.

Eu sei que o programa não atende os atadores mais velhos, com anos de experiência e materiais infindáveis, mas é bom lembrar que é um trabalho pioneiro no Brasil. Nunca ensinaram atado na TV ou Internet brasileira.

As sugestões, troca de idéias, ponto de vista são sempre bem-vindos.

Parabéns pela abertura do tópico e discussão.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Flavio,

Eu acho que a procura de materiais vai ser crescente por muito tempo ainda, e principalmente por materiais baratos, até porque ninguém quer começar errando com material caro, mas tenho visto que os preços de forma geral tem abaixado.

Posso falar por mim mesmo, quando comecei a atar só queria saber de materiais baratos e 100% alternativos, mas já ha algum tempo venho tendo a necessidade de ter materiais de mais específicos, porém, mesmo com o preço mais acessível, a oferta ainda é escassa. Meio ovo de Colombo isso, não sei se quem tem vende rápido demais, ou se as lojas não se estocam adequadamente.

E acredito que quanto mais se falar de Fly e atado, melhor. Eu vejo pelo pessoal de Brasília mesmo, aumentou demais o interesse por materiais e por conhecimento. Acredito que tanto os fóruns como videos e programas de tv tem sua importância nesse aspecto.

No mais, nós iniciantes estamos ávidos por mais relatos, técnicas, e dicas de pessoas como vocês (Betinho, Cacosa, Odimir, Flavio, e tantos outros).

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O mais importante é que foi dado o primeiro passo !!

Para um setor que até pouco tempo atrás não tinha nada, já é uma grande conquista.

E no mais como já disse anteriormente, agradar Gregos e Troianos é difícil.

Cacosa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Betinho!

Parabéns pelo programa e pela tua explicação.

Como iniciante no atado, os teus programas tem sido úteis no meu aprendizado, mas acho que se mesclasse os atados alternativos com as moscas clássicas, seria bastante interessante. Uma das grandes dificuldades do iniciante é conhecer os materiais usados nas receitas das clássicas, nisto o programa poderia ajudar muito, nos apresentando estes materiais.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O mais importante é que foi dado o primeiro passo !!

Para um setor que até pouco tempo atrás não tinha nada, já é uma grande conquista.

E no mais como já disse anteriormente, agradar Gregos e Troianos é difícil.

Cacosa

2x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Betinho, caso vc esteja acompanhando o tópico e já que você pediu algumas sugestões, aí vai uma!

Pelo que eu assisti, e me parece que vi quase todos, eu acho que seria fundamental, ou seja, seria no primeiro programa, abordar sobre o mais básico de tudo, que é apresentar o equipamento.

- VARA: tamanho, ação e numeração

- LINHA: modelos e classificações

- Montagem do equipamento, desde a colocação do backing até o tippet

- Escolha do equipamento correto para cada tipo de pescaria

Acho que essas informações seriam fundamentais para o pessoal que está iniciando na modalidade.

Bem, eu acho que é isso...

Abraços e sucesso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Estava conversando sobre esse assunto com os amigos durante a pescaria na Patagônia.

Acho complexo competir com os excelentes canais do youtube sobre atado tradicional. Tem pelo menos uns 5 deles que são de classe internacional.

Acho que o Betinho está certo nesse sentido. O importante é mostrar que o fly existe e que o atado é parte integrante de nossa arte. Não creio que visar os atadores experientes seja benéfico. O público leigo é um alvo mais importante, pois os atadores experientes podem perfeitamente buscar outras fontes de informação. Mesmo porque o atado é basicamente auto-explicativo e a barreira da língua não é algo intransponível, tanto que um dos meus favoritos no YouTube é russo.

Minha visão sobre o assunto.

Abraço a todos.

Jost

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu assisti muitos programas da FishTV e o único que continuei a assistir foi o do Betinho.

Assisti a todos os episódios do "A Arte do Atado", já foram sim apresentadas moscas clássicas, mas é notório que o enfoque é para o atado utilizando materiais comuns e não convencionais, particularmente gosto muito de usar outros materiais, tenho o livro do Jay Fullum: "Fly Tying with Common Household Materials" é muito bom. E lembrando o que o mestre Odimir sabiamente mencionou em um outro tópico no qual se discutia o uso de materiais específicos ou não para atar: "Na verdade praticamente todos os materiais convencionais e clássicos hoje usados no atado, de certa forma um dia foram materiais alternativos."

Minha única ressalva ao programa é o enquadramento das imagens, me lembro de uma mosca atada para lambari em um anzol pequeno (#20 se não me engano), simplesmente não deu pra ver nada, talvez se a transmissão fosse em HD poderia ser melhor, mas sem dúvida um enquadramento com um close maior resolveria a questão.

Comecei no Fly (fishing and tying) a menos de um ano, li bastante e vi bastante vídeos, e sem dúvidas o programa do Betinho me ajudou muuuuito!

Quanto aos outros, não tenho assistido mais recentemente, porém até um tempo atrás ainda estavam na velha fórmula arremessa, fisga, festeja, mostra o peixe e arremessa novamente. Quase não há informações sobre como fazer o arremesso, como retirar o peixe da água, como montar o equipamento. Acho que isso é importante, inclusive pra quem já pesca. O Rubinho faz isso de forma magistral. Também gosto muito do Nelson Nakamura e do Joel Datena ("Coração de Pescador"), sempre passam informações técnicas sobre os equipos e sobre os locais.

Mas, apesar de achar que os outros programas estão decepcionando um pouco, é bem melhor ter um canal dedicado à pesca do que ficar catando aquelas coisas horríveis que transmitem nas TVs a cabo.

Grande Abraço ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Betinho, caso vc esteja acompanhando o tópico e já que você pediu algumas sugestões, aí vai uma!

Pelo que eu assisti, e me parece que vi quase todos, eu acho que seria fundamental, ou seja, seria no primeiro programa, abordar sobre o mais básico de tudo, que é apresentar o equipamento.

- VARA: tamanho, ação e numeração

- LINHA: modelos e classificações

- Montagem do equipamento, desde a colocação do backing até o tippet

- Escolha do equipamento correto para cada tipo de pescaria

Acho que essas informações seriam fundamentais para o pessoal que está iniciando na modalidade.

Bem, eu acho que é isso...

Abraços e sucesso!

Flávio,

Como o programa do Betinho é sobre "atados", eu acho que quem deveria falar sobre Vara, Ação, Númeração, Iscas usadas, Lideres para cada tipo de peixe, etc, era o KID OCELOS no programa "Na Pegada do Fly".

Ficar só arremessando e pagando peixe, é pouco para um programa de fly. Acho que competiria ao Kid Ocelos falar sobre isso.

Como a FishTV está entrando para a TV à Cabo, ela terá que se adaptar aos programas de TV normais. Isto é, não pode ser só o "apresentador" falando. Fica monótono. Tem que ter convidados (entrevistados) falando sobre assuntos técnicos variados.

É uma sugestão minha para ele. Nenhuma crítica pessoal, ok?

Um abraço a todos.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Flávio,

Como o programa do Betinho é sobre "atados", eu acho que quem deveria falar sobre Vara, Ação, Númeração, Iscas usadas, Lideres para cada tipo de peixe, etc, era o KID OCELOS no programa "Na Pegada do Fly". Fica só arremessando e pagando peixe, é pouco para um programa de fly. Acho que competiria ao Kid Ocelos falar sobre isso.

É uma sugestão minha para ele. Nenhuma crítica pessoal, ok?

Um abraço a todos.

Eu já falei isso para o KID, mas também acho que deveria ter um episódio dedicado a isso, independente que quem for apresentar. Acho fundamental.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Antes de ter o FishTV eu fazia atados com os materiais que eu tinha um acesso mais "fácil", e ficava me perguntando, "será que só eu quem faz moscas com linha de costura, com lãs, com penas de periquito, pêlos de cachorro??" porque os vídeos que via no youtube eram de materiais especiais e únicos. As minhas moscas sempre tiveram eficiência, mas ficava com uma certa vergonha em mostrá-las pois não eram da sociedade real.

Com o programa do Betinho foi como se tirasse um fardo de preocupação, nossa foi muito legal ver e aprender mais ainda com os atados do Betinho. Vi que não necessito de precisamente aquela pena de saddle encontrada somente em pacotes internacionais e posso sim, usar as penas do frango que a vó matou para o almoço.

Acho muito produtivo o programa.

Uma única sugestão: uma câmera com o zoom fixo no anzol mostrando os detalhes, não o tempo todo, mas naqueles momentos em que é necessário.

Enfim, parabéns pelo programa Betinho, sou digno de te pedir bença quando encontrá-lo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Antes de ter o FishTV eu fazia atados com os materiais que eu tinha um acesso mais "fácil", e ficava me perguntando, "será que só eu quem faz moscas com linha de costura, com lãs, com penas de periquito, pêlos de cachorro??" porque os vídeos que via no youtube eram de materiais especiais e únicos. As minhas moscas sempre tiveram eficiência, mas ficava com uma certa vergonha em mostrá-las pois não eram da sociedade real.

Com o programa do Betinho foi como se tirasse um fardo de preocupação, nossa foi muito legal ver e aprender mais ainda com os atados do Betinho. Vi que não necessito de precisamente aquela pena de saddle encontrada somente em pacotes internacionais e posso sim, usar as penas do frango que a vó matou para o almoço.

Acho muito produtivo o programa.

Uma única sugestão: uma câmera com o zoom fixo no anzol mostrando os detalhes, não o tempo todo, mas naqueles momentos em que é necessário.

Enfim, parabéns pelo programa Betinho, sou digno de te pedir bença quando encontrá-lo.

Abraços.

acho que esse é o espírito.

pra quem tá começando é ótimo e pra quem já sabe é bom pra quebrar preconceitos, começar a olhar os materiais com outros olhos.

quanto ao zoom mostrando os detalhes, bastaria uma aula de cada técnica (por exemplo, colocar o tail, fazer dubbing, dubbing loop, palmer hackle, prender lastro, finalizar e etc...) que no decorrer do atado, mesmo sem zoom, o espectador vai identificar a técnica usada no momento e em caso de dúvidas revê a aula específica.

um abraço

Igor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

pessoal o negocio tá ficando tão cheio de meandros ,que estou pensando em parar de pescar

Brincadeira

mas que o atado esta virando uma odissea isso está , é lã sintetica da caverna da tunisia com linha da sobrancelha do bode e fru fru fru

para com isso,acho que o Betinho esta bem quando simplifica e abre a possibilidade para um atado mas barato e eficaz

buenas ,não sou contra a tecnologia ,o aprimoramento e aperfeiçoamento das coisas ,mas tem momentos que se trabalha d+ isso,diga-se publicidade enquanto os ganhos reais são irrisórios

vamos é divulgar e atar com o que estiver disponivel

e o peixe decide,

;)

abraço!! a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Betinho meu caro!

Escrevi isso em outro post ao Jamanta à poucos minutos... mas cabe a você também!

Parabéns e força, a pesca com mosca é grata a você pela popularização e divulgação do atado para milhares de pescadores esportivos e não pescadores do Brasil, é imensurável o benefício que seu programa está trazendo no desenvolvimento da pesca com mosca no Brasil!

Forte abraço, sucesso e desejo continuidade sempre.

Kelven

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É gente, num é fácil não... querem que o homi chupa cana, assovia, toca moda de viola e escala paredão ao mesmo tempo...

Brincadeira, força de expressão.

Todos aqui merecem respeito e admiração, pois fazem parte de uma família mosqueira que sempre preza o respeito.

Gosto bastante do atado do Betinho e mais ainda de sua pessoa.

O foco não é mostrar marcas, que nem mesmo patrocina o programa.

Moscas clássicas...hummm...tb num sei...teria um tempeiro meio americanizado...

adoro as técnicas estrangeiras, adoro o fly, mas não acho que devemos esquecer nossas raízes, nossa cultura e nossa criatividade.

O Betinho representa muito bem esse meu ponto de vista.

Analiso pelo GO FLY, nunca postamos uma mosca clássica, pelo contrário, são bem alternativas e temos recebido boas criticas, mesmo dos mais puristas.

Boa sorte Betinho, boa sorte FISH TV, grande abraço a família MDR!!

OBS: Betinho, ata aquele nosso gafanhoto GO FLY que atamos aí em sua casa??? seria uma grande honra ao GO FLY!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O atado alternativo pode ser melhor que o atado tradicional e não é invenção nossa. Na revista Fly Tying, tem uma seção inteiramente voltada ao atado alternativo. O cara que a escreve é o mesmo que ilustra a revista e inclusive lançou um livro sobre o assunto:

51F-a6zXHiL._BO2,204,203,200_PIsitb-sticker-arrow-click,TopRight,35,-76_AA300_SH20_OU01_.jpg

Minha trajetória foi do alternativo para o tradicional, mas hoje em dia eu sou 50% de cada e consigo moscas muito melhores a um custo muito menor com os materiais alternativos que pesquisei. Vide a seção de atado alternativo e verão vários posts meus por lá.

Isso posto, acho que o trabalho do Betinho nesse sentido é inovador, por estar na TV, e inspirador. Acho que críticas à forma de filmar são muito válidas, mas não quanto ao material em si.

Abraço a todos.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Concordo plenamente! A meu ver a única coisa que falta é melhorar o enquadramento.

Acabei de ler este livro, achei fantástico. Estou preparando algumas iscas e em breve postarei algumas idéias simples e geniais do Jay.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Patrono

É pessoal, esta do Leandro ali em cima foi boa.

Esta dicotomia classicoxalternativo esta passando pela cabeça de inumeros mosqueiros mundo a fora.

Eu sou de uma formação bem classica, e como sabem, gosto de pescar truta... paciência, gosto é que nem c_ , cada um tem o seu. Ainda tenho muita dificuldade, mas já estou usando um EVA aqui, uma fibra ali. Acho que é um processo natural.

Dizem que o mundo vai caminhar para o alternativo. Existem linhas de pensamento dentro do Fly já, ditada por grandes instructores, de que não é aceitavel que um animal morra alguem atar uma mosca.

Não to defendo isto ou aquilo, apenas estou passando o que eu ouço.

E daí meus amigos, se esta corrente esta certa, e o mundo vai mesmo para o alternativo, o Betinho arrancou 10 anos na frente de todo mundo.

Este mérito é dele, faz muito tempo que ele vem trazendo esta proposta e gostando ou não, mais uma vez eu dou os parabens a ele por uma iniciativa que tanto desenvolveu o fly.

Se a fishtv não mostra atados que alguns querem ver, fazer o que??? é a proposta deles. Liga no Mcphill e ve. Nunca terá como agradar todo mundo, ainda mais se falando de um lance comercial como é um canal de TV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Moderador

Mas se o FishTV resolve apresentar o atado de Midges #18 e a câmera está a 5 metros de distância, é melhor não fazer o vídeo, porque não deu pra ver absolutamente nada... quem é o maluco que planeja as filmagens? Nunca parou pra ver vídeo de atado na internet, esse cara?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ontem estive na Fishtv, conheci a lenda Nelson Borges e aprendi fazer um besouro genial !!

Agora eles usam 4 câmeras, uma zoom que da detalhes em anzol #10 até coloquei um anzol #30 para ver se tinha definição mas a correria era tanta que nao consegui avaliar....

A segunda temporada (24 episódios) os convidados do Betinho que ata, vai ficar muito interessante.

O "Mané" aqui é "bicho do mato" hahaha trava na frente de câmeras hahaha Colocar uma pena em cima do anzol é muito fácil, mas sei lá o que acontece que na frente da câmera, tudo treme hahahaga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ontem estive na Fishtv, conheci a lenda Nelson Borges e aprendi fazer um besouro genial !!

Agora eles usam 4 câmeras, uma zoom que da detalhes em anzol #10 até coloquei um anzol #30 para ver se tinha definição mas a correria era tanta que nao consegui avaliar....

A segunda temporada (24 episódios) os convidados do Betinho que ata, vai ficar muito interessante.

O "Mané" aqui é "bicho do mato" hahaha trava na frente de câmeras hahaha Colocar uma pena em cima do anzol é muito fácil, mas sei lá o que acontece que na frente da câmera, tudo treme hahahaga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Quanto ao material alternativo, acredito que todos nós começamos atando dessa forma, com o tempo e disponibilidade de material é que vamos utilizando material mais específico. Como o nosso amigo Jost bem definiu, vomos deixar de atar determinada mosca porque não temos o ítem específico para determinado detalhe? É claro que não, vamos procurar um material que faça o mesmo efeito e que esteja ao nosso alcance. Uso muito material alternativo e os peixes agradecem e bolso também. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Concordo com as opiniões emitidas neste tópico. Gostaria de frisar dois pontos de vista para mim relevantes:

(i) por causa do Betinho comecei a atar uns streamers e umas moscas para trutas. Só pego tucunarés com meus streamers, já as trutas.....nem tanto, o que certamente denota bem a qualidade de meus atados ! Enfim, atar serve como uma higiene mental.

(ii) Minha única crítica, construtiva, é quanto ao enquadramento das moscas nas filmagens. Existe uma filmagem, oblíqua, a qual muitas vezes, impossibilita enxergar o que está sendo atado. Na minha modesta opinião o enquadramento tipo Davie Mcphail, ortogonal e aproximado (somente a mosca) num fundo azul claro é o mais proveitoso. Nunca vi o rosto do Davie, somente a parte superior da mandíbula da morsa com anzol e somente escuto aquele scottish accent caracterítico. É tudo o necessário para a devida instrução.

Sds

Editado por HDayan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boa tarde, colegas

Sempre que se quer fazer algo de diferente terão os contentes e os descontentes. Isso faz parte.

Betinho tem um programa impar, porém como falou outro colega forista, a imagem não está legal.

Tem uma tomada da câmera que seria o "close" que usa uma janela lateral de fundo.....Pergunta:

Por que não usar aquele fundo em branco, tipo a dica do papel branco que o próprio betinho divulga?

Numa oportunidade encontrei o Eurivan, reporter da Fish TV e falei isso pros câmeras dele.......

Se molhorar as tomadas de imagens do programa....será um salto de audiência, pois o programa é

bem didático e tem tudo para ser o caminho de entrada para muitos pescadores na modalidade.

Abraço a todos.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Flavio,

Em nosso encontro de atado de dezembro, tivemos a visita do Betinho, e é bem isso que tu falou, a ideia é divulgar o atado da forma mais simples e prática possível, com a intenção de atrair nosso adeptos e divulgar a modalidade!!

E PORQUE NÃO USAR O ANZOL CERTO ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Hoje, para mim, muito simples: quem não tem cão, ata com gato.

Entretanto, no início, eu cheguei a achar que só se podia atar com o material descrito na receita. Hoje tenho a convicção de que não existe material certo. Ate com o que tiver na mão e que irá funcionar. Para mim esta é a chave, funcionalidade. Se, ao invés de pena de galinha das Smoke Mountains se usar pena de um pombo da Cinelândia e esse material garantir a mesma funcionalidade, beleza. Temos de lembrar que existe, de fato, material que funciona melhor que outro.

Existe também o outro lado. Uma Adams atada com colar de material sintético no lugar da pena de galo não é uma Adams. É uma outra isca que poderá/deverá ser tão efetiva quanto a original mas não é uma Adams...

E também, existe um troço meio metafísico, um sentimento difícil de descrever mas que todo mosqueiro atador tem mas pode não ter se dado conta ainda. Diz respeito aquela satisfação de atar uma mosca com uma receita criada 50 anos atrás por um cara do outro lado do mundo. De certa maneira, honramos a memória dele ao atar ou tentar atar com o material original... Isso dá uma bela ideia de continuidade na pesca com mosca.

Receita de mosca não é dogma religioso. Use o que funcionar. Parte da graça esta em achar o material alternativo que irá funcionar tanto quanto o original.

sds

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se for num streamer não vejo problema, até porque os anzóis específicos pra streamers não são bons pra atar todo tipo de mosca, por exemplo as de EP fiber, bend-back, etc. Eles só funcionam bem pras clássicas tipo matuka, zonkers, mickei finn e outros usados principalmente pra trutas. Para predadores maiores acaba se utilizando outros anzóis com gap mais aberto e mais reforçados.

Já numa ninfa eu PREFIRO os tradicionais e pras secas sim é NECESSÁRIO o anzol específico pra atado de dries.

E eu acho que é a intenção do programa mesmo pois o estilo do Betinho é justamente esse, a bandeira que ele levanta é de simplificar e desmistificar o atado e sempre usando muitos materiais alternativos.

Olá... boa colocação sobre os anzóis... tb penso assim... abraço...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Hehehe adoro estes tópicos, mostram todo o amadurecimento q a pesca com mosca no Brasil esta tendo.

E o momento de ousar é este.

Temos sim q perguntar: " mas tem q ser assim igual a receita " ?????

A resposta tem q vir de uma construção pessoal e depois vai se refletir nestas discussões.

Assim, construiremos as resposta e não só vamos repetir o q esta no livro.

Acredito e aposto no mosqeiro brasileiro, e em breve estarão entre os melhores do mundo. Tenho dito.... Heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sobre os programas do amigo Betinho, os adeptos do mundo do fly, este programa é inédito no nosso mundo e na TV, provavelmente a Fish TV tem a sua programação, é mas fácil os ouvintes do programa conversar diretamente com os programadores do que falar de uma outra forma, se tem comunicação com o amigo Betinho fala diretamente com ele e deixa o programa influir normalmente a própria emissora saber o próprio futuro dela, na minha opinião é uma emissora excelente, pior se não tivesse. deixa a Fish TV trabalhar, se tem uma opinião fala diretamente com Fish TV tenho certeza que eles vão ouvir. :ok:

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sobre materiais alternativos, não sou contra e nei a favor, no meu atado prefiro receitas e materiais originas, sabe por que é bem mas fácil de manusear.

Tem matérias alternativo que não ajuda o atador, mas também tem alternativo que ajuda, quem pode me dizer se os atadores lá de fora não começou com materiais alternativo, eu penso de uma forma quem foi o criador das moscas famosas no mundo todo, todas são de fora é por isto ato com materiais originais, eles estão muito mas avançados do que nos aqui no Brasil. vou só dar um exemplo Marabou original comprado numa empresa famosa nos USA entra na agua e não sai a cor, um Marabou comprado alternativo entra na agua sai a tinta, tanto alternativa ou não vai ter o momento de captura dos peixes isto é fato. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.