Ir para conteúdo

Réveillon na Fragária


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Srs.,

Depois de um adiamento forçado por conta das chuvas em novembro, finalmente fui conhecer a Fragária, afinal de contas nada melhor do que fechar o ano e iniciar o outro pescando! :D

Parti com a esposa para a Pousada Fragária no sábado (29/12) pela manhã, até Itamonte tudo tranquilo, estrada vazia, tempo bom, sem problemas. Daí até a Fragária a coisa complica um pouco, a estrada é bem castigada, apesar de estar com cascalho em boa parte, não dá pra sair da 2ª marcha.

Logo na chegada fomos muito bem recebidos com uma feijoada e no caminho pro nosso chalé, vi que meu "vizinho" também estava mal intencionado com as trutas do local. Logo fizemos amizade e acho que em breve ele estará aqui no fórum para compartilhar conosco toda a sua experiência, ele se chama Juan Costa, é venezuelano, mosqueiro convicto, foi instrutor de arremessos formado pela Orvis, conversamos muito e pescamos juntos, mas vou deixar que ele mesmo conte mais sobre si.

Depois do almoço fui com a esposa fazer o reconhecimento do "terreno", desci até a pousada Cachoeira da Pedra (dos mesmos donos da Fragária) e conversei um pouco com o Andrés sobre as condições de pesca. O Aiuruoca passa ao lado e ao longo da pousada, desde o Poção da Cachoeira da Pedra até o poço logo após receber as águas do rio João Vieira. Esse trecho (entre os dois poços) é composto de corredeiras que se alternam com córregos proporcionando vários pontos ideais para tentar umas fisgadas. Subi de volta para a Pousada Fragária e a chuva nos pegou no caminho (ainda bem pois a subida de 700 metros é bem puxada e uma aguinha ajudou bastante). :)

Aiuruoca.JPG

Os trechos alternados do Aiuruoca (corredeiras e córregos)

No dia seguinte acabei acordando tarde e não fui pescar pois segundo informações do Andrés, as trutas estavam mais ativas na parte da manhã até às 10:00h e à tarde a partir das 16:00h. Fiz uma revisão do material, montei mais alguns leaders e treinei uns arremessos na grama pela manhã. Após o almoço, lá pelas 15:30h, desci novamente para a 1ª tentativa. Quando cheguei lá o Juan já estava no poço após o encontro dos rios sacando suas trutas. Decidi que iria começar a partir do encontro dos rios pescando rio acima, tentado me lembrar de tudo que aprendi aqui. Ainda havia a expectativa da estréia do material de vadeio e da pesca de trutas "selvagens" (apesar de já ter capturado trutas antes no Ecoparque, em rio o negócio é diferente).

Joao%2520Vieira%2520Aiuruoca.JPG

O encontro dos rios João Vieira e Aiuruoca. Ao fundo, Juan sacando suas trutas

Coloquei uma Adams clarinha atada em um anzol #14 e após o terceiro arremesso (ainda só com as "canelas" molhadas), tive a recompensa por todas as horas gastas com vídeos, textos, depoimentos e dicas de todos aqui do fórum, e graças a vocês fisguei a minha primeira truta "selvagem" de rio. :yahoo:

Truta%25205.JPG

Minha primeira truta "selvagem" de rio

Pra mim foi a prova de fogo, pois usei tudo o que aprendi, como identificar os locais pro arremesso, como vadear e pescar upstream, todo o equipamento foi escolhido e montado por mim (vara e carretilha escolhidas, backing, linha, leader montado, tippet e iscas atadas). Foi também a estréia do meu wader, botas de vadeio, carretilha Albatroz Fênix que em minha humilde opinião de principiante casou muito bem com uma Classic Trout #3 7'6" da Redington). Enfim, ver tudo o que estudei e aprendi se transformando em realidade foi muuuito recompensador. :)

Truta%25207.JPG

Apesar de meus toscos arremessos, que melhoraram um pouco após o treino e a observação do Juan (que casteia muito bem), um pouco acima do ponto da primeira captura, consegui fisgar mais uma. Minha esposa estava na margem me acompanhando e pode registrar todos os momentos.

Truta%25206.JPG

Um pouco mais acima outra pequena, todas na seca, os arremessos eram curtos, tentei manter a linha sempre esticada, a apresentação das moscas estava boa, mas mesmo assim perdi algumas fisgadas. Devo confessar que foi difícil coordenar o equilíbrio na água, vestindo toda aquela roupa, em um rio estreito cheio de árvores e arremessar, mas no final acho que não me saí mal. Neste primeiro dia pesquei durante umas 2 horas, na saída ainda peguei mais uma pequenina que engoliu a mosca, procurei tirar com o máximo de cuidado, esperei bastante pra ela se recuperar, saiu nadando por si própria, mas não tenho certeza de que sobreviveu (espero que sim). :sad:

Saldo final de 4 trutas, esperei o Juan que também estava subindo de volta, ele conseguiu capturar 6 trutas. Durante o caminho viemos trocando informações sobre as moscas usadas e pontos de pesca. Falei com ele que iria voltar no dia seguinte pela manhã e tentar o Poção da Cachoeira.

Po%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520Cachoeira.JPG

O Poção da Cachoeira, à esquerda pedras e à direita areia

No dia seguinte às 06:15h já estava com a linha na água, o Poção da Cachoeira parece ser bem profundo no meio (em torno da queda d'água ficando mais raso na frente e nas laterais. Olhando de frente para a cachoeira à esquerda observa-se um fundo de pedras e à direita areia, onde a água segue para a parte onde havia pescado no dia anterior (corredeiras e córregos).

Resolvi experimentar uma Royal Wulff também em anzol #14, primeiro nas partes rasas e depois tentando uns arremessos mais longos bem próximos ao paredão. Logo no início várias ações de superfície, ainda estava um pouco escuro (e eu de óculos escuros), não conseguia enxergar o peixe que atacava minha mosca, mas via nitidamente o rebojo na superfície. Mudei de lado e tentei mais perto do paredão, a mesma coisa. Resolvi ficar com a linha bem esticada e enfim consegui descobrir "quem" estava atacando com tanta voracidade: :huh:

Lambari%25201.JPG

Eles mal deixavam a isca bater na água, eram muitos, acredito que não consegui fisgar mais por conta do tamanho do anzol, apesar de serem tão esganados que mesmo tendo boca pequena, partiam pra cima com fome de gente grande.

Lambari%25202.JPG

Depois de um tempo apanhando muito, foquei os arremessos bem próximos ao paredão no lado direito, deixando a mosca derivar pela correnteza até um pouco antes da parte mais rasa do poço (imediatamente antes do primeiro córrego), aí sim consegui minha primeira fisgada matinal. :)

Truta%25203.JPG

Insisti nessa fórmula e saquei mais uma. :)

Truta%25204.JPG

Logo depois os ataques pararam por completo, ainda insisti um pouco com a Royal Wulff, mas não tive mais ações. Coloquei uma Pheasant Tail e fiz nova tentativa no lado esquerdo, no terceiro arremesso, um macaco safado me tomou ela. :blink:

Quando abri a caixa novamente me lembrei dos Scuds, coloquei um laranja e insisti no lado esquerdo, nada! Voltei pro lado direito e depois de alguns minutos consegui fisgar mais uma, fisgou e correu tão rápido que me enrolei com a linha, consegui recuperar mas quase na hora de passar o net ela se foi. :huh:

Como o Juan não apareceu e já passava das 08:00, voltei pra pousada pra garantir o café!

Soubemos que o almoço neste dia seria na Pousada Cachoeira da Pedra, já descemos eu e o Juan com o equipamento na sacola. Ele nem esperou pelo almoço e foi logo pra água. Achei melhor esperar, pois ainda era cedo e depois da barriga cheia, lá pelas 15:00 fui pra água. O Juan ficou no mesmo poço após o encontro dos rios, desta vez tentei com uma Kebari (sempre em anzol #14), fiz alguns arremessos no mesmo poço (pelo lado oposto de onde ele estava) e reconheci os ataques que estavam acontecendo pra todo lado. Voltei pro encontro dos rios e mais uma vez segui rio acima. Muitos arremessos e nada, troquei pra uma Light Cahill, mas nem sombra de truta. Depois de muito insistir abri a caixa novamente e optei por uma Elk Caddis. Dois arremessos e fisguei a primeira da tarde (essa vai pro novo avatar).

Truta%25201.JPG

Não tardou e apareceu a segunda.

Truta%25202.JPG

Depois de tê-la liberado coloquei a isca no mesmo lugar (o ponto me pareceu promissor), e ainda consegui mais uma no mesmo ponto! O cansaço começou a cutucar minhas costas e depois que vi o Juan voltando decidi parar também. Ele fez a festa com o pequeninos mas não conseguiu nenhuma truta nessa tarde.

Bom gente, é isso! Foram dias muito agradáveis e recompensadores, pude aproveitar bastante os ensinamentos do Juan, que me deu uma aula de nós e involuntariamente melhorou meus arremessos. O pessoal da Pousada foi muito acolhedor e estava tudo perfeito, a comida nem se fala é excepcional, a festa e a ceia do Réveillon nos surpreendeu, foi nota 1.000!

Dizem que o que você faz no último dia do ano, se repetirá muito no ano seguinte. Não acredito muito nessas coisas, mas sinceramente espero que em 2013 possa repetir esses dias.

Grande Abraço :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parabéns Amigo André !!!!

Lindas fotos, o lugar e muito bom com certeza !!!

Grande Abraço,

Telles

Obrigado Telles,

Realmente vale a pena, o lugar é maravilhoso.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parabéns que lugar lindo.

Fica quantos Km de Volta Redonda?

Abração

Valeu Chileno,

É mesmo sensacional. Se não me engano fica a uns 170 km de Volta Redonda.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parabéns André, escolheu um rio difícil para pegar as suas primeiras trutas selvagens e fez bonito. :ok:

Valeu Beto,

Obrigado pelo incentivo! Aí fica ainda mais recompensador.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parabéns amigo, a Fragário é show de bola e terminar o ano por lá é tudo de bom.

Cacosa

Obrigado Cacosa,

Foi um Réveillon inesquecível, mas acho que a Fragária é especial em qualquer época do ano!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom Andre, já percebi que voce já esta pronto para pescar na Patagônia.

Quando que voce presente um dia ir para o paraíso.

Abraços.

Valeu Professor,

Mas sou um mero aprendiz, ainda tenho alguns estágios a galgar antes da Patagônia (MDC, Ausentes,...), tenho que comer muito feijão ainda! :D :D :D

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Valeu grande André, belas fotos... :okok:

Obrigado mestre Gama,

Os créditos das fotos são todos da minha fotógrafa (e esposa) que me acompanha sempre em todas essas "furadas".

O mestre iria se fartar lá com os pequeninos e com as trutas!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

PARABÉNS André!

Seu relato passa toda a sua satisfação em ver que a teoria aprendida deu certo na prática.

E não se engane: pescar no Aiuróca e no MDC é um desafio para qualquer mosqueiro, mesmo os experientes.

Então valorize bem o seu desempenho, pois como diz nosso amigo PC: quem pesca nesses riozinhos de montanha com sucesso, pesca em qualquer rio de trutas do mundo.

Agora, como disse o Neumann, tem que explorar mais. Além do Francês dá para subir mais uns 800 metros, com ótimos pontos. E rio abaixo, após a Igreja, o mesmo, com recantos lindos e áreas mais abertas para lançar.

E uma última observação: quanto a essa coisa de que a estrada não permite que se ande além da 2ª marcha, lhe digo que há controvérsias :devil2: :devil2: :devil2: (Indo comigo, Dramin é recomendado :natal_w00t: )

Abração

Tio Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom André, li o relato e gostei da forma que o fez! :ok:

Fiquei mais motivado ainda em ler como tudo começou, desde a aprendizagem para comprar o conjunto e para atar as moscas. Parece que o fórum participou disso tudo é é muito gratificante.

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Boa história. São esses momentos que marcam a vida do mosqueiro.

Uma vez o Mariz me falou que mais de 50% da pescaria de fly acontece em casa e, na verdade, descobri que é mais que isso. É boa demais essa fase de estudo e preparação, assim como é boa a fase pós-pescaria, de mais estudo e avaliações com a formulação de planos futuros.

Fico feliz pelas suas capturas, muito embora você deva ser um cara fleumático, pois mal aparece um sorriso em seu rosto :happy: ... me lembrou o Sylvio Lestat haha

No aguardo de novos relatos... grande abraço e feliz ano novo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mandou bem... Tem de voltar e pescar no francês..

Neumann,

Agradeço e muito a você, seus tópicos foram muito importantes pra essa pescaria, acho que os li e re-li umas 100 vezes.

Tinha ótimas referências do Francês, já havia inclusive conversado com o Andrés e ele me indicou o local e explicou como chegar. Porém o Juan havia estado lá justamente no dia em que cheguei na Pousada, logo que falei com ele sobre a pescaria ele relatou que lá estava cheio de galhos e folhas, disse que teve até que adaptar um anti-enrosco pois tinha que parar toda hora pra desprender as moscas. Me disse também que não pegou nenhuma truta lá, aí fiquei desanimado. Mas em outra oportunidade certamente irei lá.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

PARABÉNS André!

Seu relato passa toda a sua satisfação em ver que a teoria aprendida deu certo na prática.

E não se engane: pescar no Aiuróca e no MDC é um desafio para qualquer mosqueiro, mesmo os experientes.

Então valorize bem o seu desempenho, pois como diz nosso amigo PC: quem pesca nesses riozinhos de montanha com sucesso, pesca em qualquer rio de trutas do mundo.

Agora, como disse o Neumann, tem que explorar mais. Além do Francês dá para subir mais uns 800 metros, com ótimos pontos. E rio abaixo, após a Igreja, o mesmo, com recantos lindos e áreas mais abertas para lançar.

Obrigado Tio Luiz,

Foi extremamente gratificante constatar que tudo o que foi estudado está muito bem fundamentado! Espero que eu consiga sedimentar bem o que foi aprendido e seguir progredindo, um dia chego lá. :)

Sei que lá ainda tinha muitas áreas pra explorar e gostaria muito de ter conhecido mais desse belo rio. Mas no final das contas foi até bom ficar "limitado" nesse trecho, procurei "esquecer" um pouco dos peixes e colocar em prática o que havia estudado, foi um aprendizado muito valioso.

E uma última observação: quanto a essa coisa de que a estrada não permite que se ande além da 2ª marcha, lhe digo que há controvérsias :devil2: :devil2: :devil2: (Indo comigo, Dramin é recomendado :natal_w00t: )

Abração

Tio Luiz

:D :D :D

Dramin pra mim não seria necessário, talvez um ISORDIL...

O problema maior foi a chuva, a lama e o risco de derrapagem em uma estrada estreita, cheia de curvas e buracos e em alguns trechos nenhuma proteção lateral. Havia uma outra família na Pousada que chegou pelo caminho do Parque, como estavam descendo resolveram acelerar mais, estavam de Pajero (4x4), uma das pedras (cascalho) foi jogada pelos pneus contra a parte debaixo do carro e afetou o sistema de refrigeração (imagina se fosse o freio) :blink: . Acho que nessas situações todo cuidado é pouco.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom André, li o relato e gostei da forma que o fez! :ok:

Fiquei mais motivado ainda em ler como tudo começou, desde a aprendizagem para comprar o conjunto e para atar as moscas. Parece que o fórum participou disso tudo é é muito gratificante.

T+ :bye:

Obrigado Boss,

Sem sombra de dúvidas todos vocês foram fundamentais para o resultado dessa pescaria. Tenho que agradecer muito a todos pelas informações, dicas e tutoriais.

A diferença entre os arremessos da primeira vez e essa são gritantes (e ainda está ruim pra chuchu). As moscas também melhoraram bastante (apesar de ainda serem monstrengos). De certo não sou um pescador iniciante, mas no Fly estou apenas engatinhando (ainda há muuuito chão pela frente).

Sendo um mero aprendiz, não tenho como avaliar a pesca de outras espécies (mesmo porque é apenas a 3ª vez que pesco com Fly), mas segundo tudo o que li essa é uma pescaria técnica (ainda mais em rios desse tipo), não fosse tudo o que li e aprendi nesses 8 meses de estudo, não teria sequer visto a cara de uma truta. :huh:

O fórum foi muito importante, apesar de ter lido bastante em livros e artigos, a informação contida aqui passada por pescadores experientes e que praticam de fato a pesca com mosca não tem preço. Os livros não possuem informações sobre o local e as especificidades regionais, essas valiosas informações só aqui no fórum.

Mais uma vez, muito obrigado a todos! :mestre:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Boa história. São esses momentos que marcam a vida do mosqueiro.

Uma vez o Mariz me falou que mais de 50% da pescaria de fly acontece em casa e, na verdade, descobri que é mais que isso. É boa demais essa fase de estudo e preparação, assim como é boa a fase pós-pescaria, de mais estudo e avaliações com a formulação de planos futuros.

Fico feliz pelas suas capturas, muito embora você deva ser um cara fleumático, pois mal aparece um sorriso em seu rosto :happy: ... me lembrou o Sylvio Lestat haha

No aguardo de novos relatos... grande abraço e feliz ano novo :)

Valeu Jost,

Sem dúvidas não esquecerei essa pescaria.

Pois é, concordo plenamente! Não sei se por conta da demanda por uma dedicação maior ou por causa da infinidade de informações do entorno da pesca com Fly e por ser uma modalidade muito técnica, essas fases (pré e pós) pescaria são muito intensas, envolventes e prazerosas.

Quanto aos sorrisos, apesar de estar envelhecendo e ficando rabugento, sou muito palhaço, acho que a falta deles foi devido à tensão e à concentração. :D :D :D

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fala André!

Beleza de relato, espero que este ano ainda conheça este lugar.

Abraços.

Obrigado Marco,

Faço votos que consiga! E reserve mais do que apenas um final de semana, o lugar é espetacular!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:) :) :)

Ola André,

Parabéns pela estréia com as trutas na natureza, especialmente num lugar maravilhoso como

a Fragaria !

Relato muito bem narrado e ilustrado com ótimas fotos !

Se soubesse de tua ida, teria dado uma esticada até a Fragaria para conhece-lo pessoalmente.

Grande abraço e feliz 2013 !

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

:) :) :)

Ola André,

Parabéns pela estréia com as trutas na natureza, especialmente num lugar maravilhoso como

a Fragaria !

Relato muito bem narrado e ilustrado com ótimas fotos !

Se soubesse de tua ida, teria dado uma esticada até a Fragaria para conhece-lo pessoalmente.

Grande abraço e feliz 2013 !

Odimir

Obrigado mestre Odimir,

O mérito das fotos são todos da minha fotógrafa preferida (minha esposa). :D

Na verdade eu iria em Novembro, mas por conta das chuvas acabei remarcando meio em cima da hora pro Réveillon. Os ensinamentos e dicas do mestre foram muito importantes nessa pescaria, consegui uma boa fisgada com um Scud atado segundo a sua receita (infelizmente essa não pousou pra foto). :huh:

Que prazer poder contar com a companhia do mestre, não sei se mereço tanto. Espero que surjam outras oportunidades, a honra será toda minha.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo André é na pratica que aprende bastante, o que você tirou de (observação) desta pescaria no rio, e qual foi alguma dificuldade que voce teve na realidade todos mosqueiros teve uma dificuldade, mas sabem sair dela com facilidade isto é pratica de pescar. Bom de saber que tem uma região com um rio desses para praticar.

A sim MosqueirodoRio também é uma escola. :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Abraço vai em frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bacana, André!!!

Isso sim é catiguria!!!

Obrigado Carlos,

Lembrei muito do seu tópico sobre Mendoza, principalmente quando escolhia qual mosca iria atar ao tippet, de imediato me vinha à mente a parte da "micro-nano-ninfa" :D :D :D

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

He, he, he, coragem ir lá nessa época de chuvas!!

Parabéns pelo relato, reveillon top!!

Abs.

Pois é DGSantos,

Em Novembro a coisa estava pior com aquelas chuvas, como agora próximo ao final do ano deu uma estiada, resolvi encarar! :huh:

Obrigado!!!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Boa André, show de lugar! É uma pescaria q requer muita técnica. Parabéns!

Abs

Valeu MCAzeredo,

O lugar é sensacional, só indo lá pra ter a exata noção. É vero! Mas a satisfação pelo resultado também é enorme!!!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Boa André, show de lugar! É uma pescaria q requer muita técnica. Parabéns!

Abs

Valeu MCAzeredo,

O lugar é sensacional, só indo lá pra ter a exata noção. É vero! Mas a satisfação pelo resultado também é enorme!!!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá camaradas pescadores.

André, parabéns pelo post, fotos e o conteudo do relato. Obrigado pelos comentários sobre mim e meus arremessos. Embora não tivemos oportunidade para conversar especificamente dos arremessos, vi os teus e para ser iniciante eram muito bons. Prometo que em breve estarás arremessando como todo um mestre.

Bom, acho que já comentaste suficiente destes dias que partilhamos de vizinhos na pousada. Aproveito para agradecer ao Sr Odimir, quem vi que colocou um comentário, pois graças às informações que ele me passou um tempo atrás, consegui entrar em contato com a Ceila e fazer a reserva para este reveillon. Infelizmente o Otávio, QEPD, está agora em outra dimensão, mas vi que deixou um legado na família que está trabalhando forte para manter esse projeto que ele iniciou.

Da minha pescaria, no primeiro dia que fui até a poça do francês, não deu certo porque estava cheia de galhos boiando num remoinho que se formava pela correnteza do rio e não saiam do meio da poça, complicando a pesca no local e por outro lado a chuva começo a ser mais forte e como escuti os trovões, melhor desmontei a vara e fui embora para não virar de pararraio.

No segundo dia que entrei na poça frente à pousada do rio, onde o André me encontrou depois, comecei com uma mosca montana com linha sinking tip arremessando upstream e deixando afundar para cotucar o fundo da poça e deu certo consegui a primeira captura. Depois tentei com outras ninfas pretas e consegui as outras capturas, mas sempre com a linha sinking tip. No final troquei pra linha floating para tentar na superfície e nenhuma truta apareceu. Total do dia, 6 trutas como o André comentou.

No dia depois só peguei algumas pirapitingas pequenas na superfície mas nada de trutas. Parabenizo ao André por ter ido cedo de manhã na cachoeira e por essas capturas que não tive chance até agora de ver as fotos.

Infelizmente ainda não consigo entrar no album para postar as minhas fotos. Agradeço se puderem me passar mais detalhes de como entrar no album para depois postar as fotos.

Da pousada, concordo que é nota 1000, bem mantida, o atendimento de primeira, pessoal lindo e a comida...extraordinária, tal como lembrava-a. Não ia nessa pousada desde 1998, mas os pães de queijo e o lombo ficaram na minha memória e comentei com minha esposa. Quando tomamos o primeiro café da manhã e ela experimentou os pães de queijo, adorou e depois num jantar experimentamos o lombo, e ela me disse... tu tinhas razão, este lombo é uma delícia...

Adoramos o lugar, a convivência e os novos amigos que fizemos.

Bom pessoal, ainda fico a lhes dever as fotos, espero aprender a mexer com isto em breve e partilhar-lhes essas imagens.

Grande abraço a todos.

Juan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito obrigado amigo Juan,

Pelos comentários, pelos valiosos ensinamentos e pelas preciosas dicas que ajudaram em muito este aprendiz nesses já saudosos dias de pescaria e convivência.

Acho que faltou mesmo a tua presença no poção da cachoeira, por ser uma área mais funda, com uma linha sinking e moscas do tipo montana e wooly bugger irias obter bons resultados. Até pensei em colocar uma mosca dessas, mas tentei nesta pescaria me concentrar nas secas, a única exceção foi o Scud (receita do mestre Odimir). As fotos das capturas do poção da cachoeira são aquelas nas quais não apareço, fui pra lá muito cedo e minha fotógrafa ficou dormindo, tive que me virar com o iPhone mesmo. :p

Quanto às fotos não há necessidade de utilizar o álbum do fórum, eu mesmo parei de usá-lo (já estourei a minha cota :blush:), estou hospedando minhas fotos no picasa e colocando aqui normalmente como explicou o Fausto.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ola amigos André e Juan,

Uma vez mais quero parabeniza-los pela pescaria e por passarem

o reveillon de maneira auspiciosa !

Peço que me avisem da próxima vez que forem à Fragaria.

Moro a apenas 140 Km de Itamonte e será um prazer conhece-los

pessoalmente !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caro André,

Parabéns pelo lindo relato e bela inicialização às trutinhas de rios de serra, que sem dúvida, é das mais técnicas e mais prazerosas que existem. E aquele lugar é realmente um paraíso em terra. A pousada, a paisagem, o rio, as trutinhas, tudo na maior perfeição! Saudades de lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belíssimo relato, André... Confesso que ainda não animei a pescar trutas em rios brasileiros, visto que eu tenho um defeito bem chato... Se for pra pescar, quero ter a possibilidade de tentar pegar sempre um peixe grande... Mas vou tentar mudar isso... Quem sabe um dia eu não comece a pescar trutas com vocês e me anime a ir pra Patagônia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ola amigos André e Juan,

Uma vez mais quero parabeniza-los pela pescaria e por passarem

o reveillon de maneira auspiciosa !

Peço que me avisem da próxima vez que forem à Fragaria.

Moro a apenas 140 Km de Itamonte e será um prazer conhece-los

pessoalmente !

Grande abraço

Odimir

E mais uma vez agradeço mestre Odimir,

Pra mim será uma honra, tanto conhecer o mestre pessoalmente quanto pescar novamente com o Juan.

Pode ter certeza de que não esquecerei, avisarei com toda certeza!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Caro André,

Parabéns pelo lindo relato e bela inicialização às trutinhas de rios de serra, que sem dúvida, é das mais técnicas e mais prazerosas que existem. E aquele lugar é realmente um paraíso em terra. A pousada, a paisagem, o rio, as trutinhas, tudo na maior perfeição! Saudades de lá.

Obrigado Kensuke,

Estou muito feliz com os comentários de todos, ainda mais partindo de vários membros daqui do fórum que tenho como referência, você é um deles. :okok:

Esse lugar é realmente incrível, só indo lá pra sentir todas as emoções.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Belíssimo relato, André... Confesso que ainda não animei a pescar trutas em rios brasileiros, visto que eu tenho um defeito bem chato... Se for pra pescar, quero ter a possibilidade de tentar pegar sempre um peixe grande... Mas vou tentar mudar isso... Quem sabe um dia eu não comece a pescar trutas com vocês e me anime a ir pra Patagônia?

Obrigado Vitinhow,

Não posso negar que a emoção de fisgar um peixe maior é maior também (claro, sempre tendo o equipamento equilibrado), mas já faz um tempo que não me preocupo mais com o tamanho do peixe, aliás num lugar como esse, praticando esse tipo de pesca, o peixe é muito importante mas não é tudo!

Estava muito relaxado e despreocupado com as capturas, acho que me diverti muito mais, só o prazer de estar lá pescando, aplicando tudo o que aprendi, estreando o equipo, já valeu a viagem!!!

Quando se animar não esqueça de convidar os amigos. :)

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Quanto às fotos não há necessidade de utilizar o álbum do fórum, eu mesmo parei de usá-lo (já estourei a minha cota :blush:), estou hospedando minhas fotos no picasa e colocando aqui normalmente como explicou o Fausto.

Sua cota foi estourada com apenas 46 fotografias, aumentei sua cota para 100 MB, mas para ter esse espaço muito bem aproveitado, é necessário editar as próximas fotografias de modo que fiquem com no máximo 640 x 480 pixels. :ok:

Tem fotos hospedadas por você com quase 900 KB e a mesma foto poderia ser hospedada com apenas 50 KB, é uma questão de redimensionar com um editor de fotografias tipo Photoshop ou Gimp, por exemplo. Agora você tem bastante espaço, que será melhor aproveitado conforme expliquei. Agora você está com uma cota de 100 MB e evite hospedar as imagens da mesma formar que é feita com a câmera digital, pois dependendo da câmera, tem imagem que fica com mais de 5 MB. :ok:

Limito por cota de modo a ter um melhor controle do espaço usado em nosso servidores.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sua cota foi estourada com apenas 46 fotografias, aumentei sua cota para 100 MB, mas para ter esse espaço muito bem aproveitado, é necessário editar as próximas fotografias de modo que fiquem com no máximo 640 x 480 pixels. :ok:

Tem fotos hospedadas por você com quase 900 KB e a mesma foto poderia ser hospedada com apenas 50 KB, é uma questão de redimensionar com um editor de fotografias tipo Photoshop ou Gimp, por exemplo. Agora você tem bastante espaço, que será melhor aproveitado conforme expliquei. Agora você está com uma cota de 100 MB e evite hospedar as imagens da mesma formar que é feita com a câmera digital, pois dependendo da câmera, tem imagem que fica com mais de 5 MB. :ok:

Limito por cota de modo a ter um melhor controle do espaço usado em nosso servidores.

T+ :)

Sorry Boss, :blush: :blush: :blush:

Estás certíssimo, prometo que serei mais "econômico". :happy: Obrigado!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Seja econômico e vai conseguir hospedar mais e mais fotografias e para exibir aqui em nosso fórum, mais do que 640 x 480 pixels é desnecessário. O Kensuke tem 680 fotos hospedadas até o momento e o espaço usado é de 78759 KB. Depois aloco mais espaço para você e para os demais amigos que necessitarem, em função do espaço livre em nossos servidores. Pode hospedar! :D

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.