Ir para conteúdo

Estojo de viagem para várias varas


Jost

Postagens Recomendadas

  • Moderador

Show de bola Jost, minha única dúvida é quanto a dessipação de calor...

Bem seu Gama, acredito que será quase a mesma coisa que os tubos metálicos de fábrica, afinal o material é o mesmo.

Uma diferença é que o meu estojo não é hermético, enquanto que os cilíndricos de fábrica o são. Se levar isso no barco, vai molhar as meias dentro do estojo. Eu concebi esse estojo para viajar de avião, basicamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tá explicado, fiquei em dúvida porque fiz um de PVC, sai pra pesca o o deixei dentro do carro, o sol foi tão quente que de reto virou um C sorte que não tinha nada dentro, os equipos estavam no barco... Mais seu invento ficou muito legal. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

um macete que aprendi: com dois tubos originais de PVC, por exemplo, e não muito finos, dá pra levar 4 varas sem aperto e sem risco. É só colocar todos os butts num tubo só (dois com reel seat pra baixo e dois pra cima) e todas as demais partes das varas, em suas respectivas meias, no outro tubo

Assim levei minhas varas para 3 Marias sem qualquer problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então moçada... depois de um tempo resolvi tentar fazer o tão esperado porta-varas de alumínio.

Comecei com alguns materiais básicos:

3E366FC8-4FC1-4892-AA23-5C7DCD27146F-1321-000004CA655F8FF4.jpg

E cheguei nisso:

5B6B6262-ABF4-4D87-998C-516DCADAA1BE-1321-000004CA80299142.jpg

Possui sistema de fechamento por cadeado:

D44F078A-2796-44BF-A232-B86A23585D0C-1321-000004CAB41E694C.jpg

Que (evidentemente) só abre após o cadeado ser removido:

200D0F10-3707-4A85-98DC-A0A1AF182AEB-1321-000004CAC144C27B.jpg

A tampa é articulada. Reparem que eu coloquei umas abas internas no tubo grande (motivo pelo qual existem 3 rebites grandes na lateral do tubo) e que ficam ressaltadas em direção à tampa. Decidi colocar isso para estabilizar a tampa no lugar e evitar que algo se quebrasse por um movimento de torção entre a tampa e o tubo:

BE390FF6-E1F9-465A-96FA-B77274DCF280-1321-000004CA8D78CE9C.jpg

A dobradiça no lado oposto ao fecho. Inicialmente tinha pensado em colocar aquelas dobradiças que se desencaixam, de modo que a tampa poderia ser removida do tubo, mas depois mudei de ideia:

1086B132-D096-4CF9-96CD-CBB24378C25D-1321-000004CAD18B9580.jpg

Em seu interior cabem quatro varas com suas respectivas meias. Isso é no limite do aperto. Três varas fica muito bom:

26209B7B-4BC8-4CEA-BC04-8BF3A9DC491E-1321-000004CA9B44BCA2.jpg

Dessas aí de cima, duas são #4, uma é #6 e a outra é #9. A #6 e a #9 possuem fighting butt, o que torna ajeitar as varas dentro do estojo meio que um quebra-cabeças. Ele está com 93cm, o que é um tanto maior que o necessário para varas normais de 9 pés e 4 partes. Isso é devido ao fato que a meia cáqui envolve uma vara de 10 pés, daí o tamanho extra.

No lado de dentro ficaram os ressaltos dos rebites e achei que isso complicaria as coisas, mas logo vi que não. As meias entram meio que pegando nos rebites, mas depois de inseridas os rebites ajudam a manter tudo no logar e as varas não ficam chocalhando dentro do tubo, o que poder ser útil numa viagem de avião nas mãos dos delicados carregadores de bagagens.

Com certeza ficou resistente e relativamente seguro. Se você passar um cadeado e um lacre no encaixe e um lacre em volta da alça do fecho, é possível identificar se o estojo foi arrombado. Afora isso o cara vai ter que destruir o estojo para tirar o que tem dentro. Evidente que nada é à prova de roubo, mas acho que consegui meu intento que eram 4 varas dentro de um mesmo estojo com cadeado.

Não ficou tããão pesado quanto imaginei inicialmente: vazio é 1,642kg. Com as varas e meias deve ficar menos de 2kg. Tá decente.

Não fiz acabamento... é pra ser um protótipo/gambiarra. Vamos ver como ele se comporta na viagem para a Patagônia :)

Caso fosse fazer sob encomenda, o preço de venda de um desses seria da ordem de R$ 350,00 a R$ 450,00 (frete por conta do comprador), a depender do custo do material e da escolha da pintura. É um produto artesanal, cada um vai sair levemente diferente do outro.

Pé de boi como o acima? :hum:... R$ 300,00 (frete por conta e à escolha do comprador, cadeado não incluso). 50% na encomenda, o resto após postagem.

Abraços a todos.

Jost

Muito boa Ideia, Parabéns

Grande abraço

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

um macete que aprendi: com dois tubos originais de PVC, por exemplo, e não muito finos, dá pra levar 4 varas sem aperto e sem risco. É só colocar todos os butts num tubo só (dois com reel seat pra baixo e dois pra cima) e todas as demais partes das varas, em suas respectivas meias, no outro tubo

Assim levei minhas varas para 3 Marias sem qualquer problema

Essa é boa em Célio, vou tentar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 anos depois...
  • Moderador

O estojo segue firme e forte, mesmo depois de uns trancos e várias viagens. Mostrou-se BEM resistente. Apesar de todo arranhado, riscado e sujo (marcas de batalha, as quais não limpo nem dou acabamento :D), sua estrutura está basicamente intacta. Nas flotadas Patagônicas seguidas vezes ficou submerso e as frestas existentes nas pontas permitiram o escoamento de água sem problemas.

Fiz apenas três alterações no projeto original:

  • a alça da tampa que se insere na argola do cadeado era curva e eu a deixei reta. Isso permite fechar o estojo, prender o cadeado e depois prender o corpo do cadeado contra o corpo do estojo com fita Silver Tape, mantendo ele quieto ali e evitando quebrar ou entortar o cadeado por pancada durante o transporte em bagageiros e porões;
  • adicionei uma alça retrátil de borracha para facilitar o transporte;
  • numa das laterais eu passei uma lixadeira com lixa bem grossa, deixando a superfície áspera e ideal para ali escrever meu nome e dados de contato com marcador permanente.

Afora isso, nem pintar eu pintei. :happy:

IMG-20160124-WA0005.thumb.jpeg.230797889

Prevejo uma vida longa e útil a esse estojo. Baita mão na roda. Um dos melhores investimentos de tempo e trabalho que já fiz no fly.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Uma informação atualizada: no formato atual e com 4 varas dentro, o estojo pesa exatos 2.1kg

Para conseguir colocar as 4 varas ali dentro, tive que encomendar umas meias de TNT, pois as meias originais, de tecido grosso, inviabilizam a inserção das 4 varas no estojo. De quebra, as meias de TNT são muito mais leves que as originais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Muito legal

Tenho um case de alumínio da Sage, onde posso carregar de 4 a 6 varas, dependendo das numerações. Pesa exatamente 2kg, como o teu. Tem a desvantagem de não ter sistema para cadeado e acho que nem dá pra adaptar. Quanto às meias, gostei da ideia das de TNT, mas o que faço é colocar o butt das varas fora das meias originais, pois eles não precisam de proteção. Então, nos espaços que sobram eu coloco as partes de uma das varas. Com isso, uso três meias para 4 varas de numeração alta (tipo 10 a 12wt), por exemplo. Para trancar e proteger, coloco numa bolsa acolchoada que parece ter sido feita sob medida (90 x 20cm), mas na verdade é para tripé. É da Alhva. Com isso despacho até em voos internacionais e chega bem.

Editado por Celio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Moderador

Poderia sim, mas não acho que o alumínio retirado diminuiria muito o peso, visto ser já um metal muito leve. Também não acho que a perda de peso justifique deixar parte das varas à vista ou suscetíveis a impactos pelas aberturas efetuadas... ainda que sejam furos pequenos... ou aos olhares bisbilhoteiros dos delicados "gerenciadores de bagagens" dos aeroportos... :p

Frequentemente eu coloco outras coisas nesse estojo além das varas: linhas, pequenas caixas de iscas, envelopes de líderes, buffs, luvas, etc, para preencher o espaço vazio junto da tampa. Isso pode complicar com furos extras.

Por fim, não é um trabalho exatamente fácil fazer furos simétricos e elegantes em um estojo desse tamanho... se você tiver acesso a uma fresa de longo curso a coisa muda de figura, mas não é meu caso.

No frigir dos ovos, não acho que o trabalho compense... mais fácil deixar o resto da bagagem menos pesado :)

Mas isso é só o que penso... :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É uma tranquilidade colocar as varas dentro desse estojo...travar o cadeado e despachar para embarque.

Podem jogar várias malas pesadas por cima, pode rolar nas esteiras dos aeroportos e as varas estão bem seguras contra possíveis danos e/ou furtos.

De resto é só se preocupar em tomar um Chivas Regal Royal Salute, na primeira classe.

Jost, se eu quisesse encomendar um com vc qual seria o preço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, Eduardo Albuquerque disse:

Jost, se eu quisesse encomendar um com vc qual seria o preço?

Não sei Eduardo... teria que pesquisar os materiais e ver quanto daria isso... qual sua pressa no projeto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Em 23 de fevereiro de 2016 at 10:36, Jost disse:

O estojo segue firme e forte, mesmo depois de uns trancos e várias viagens. Mostrou-se BEM resistente. Apesar de todo arranhado, riscado e sujo (marcas de batalha, as quais não limpo nem dou acabamento :D), sua estrutura está basicamente intacta. Nas flotadas Patagônicas seguidas vezes ficou submerso e as frestas existentes nas pontas permitiram o escoamento de água sem problemas.

Fiz apenas três alterações no projeto original:

  • a alça da tampa que se insere na argola do cadeado era curva e eu a deixei reta. Isso permite fechar o estojo, prender o cadeado e depois prender o corpo do cadeado contra o corpo do estojo com fita Silver Tape, mantendo ele quieto ali e evitando quebrar ou entortar o cadeado por pancada durante o transporte em bagageiros e porões;
  • adicionei uma alça retrátil de borracha para facilitar o transporte;
  • numa das laterais eu passei uma lixadeira com lixa bem grossa, deixando a superfície áspera e ideal para ali escrever meu nome e dados de contato com marcador permanente.

Afora isso, nem pintar eu pintei. :happy:

IMG-20160124-WA0005.jpeg

Prevejo uma vida longa e útil a esse estojo. Baita mão na roda. Um dos melhores investimentos de tempo e trabalho que já fiz no fly.

Grande Jost,

Gostei muito do estojo cara! 

A propósito quais as medidas internas livres dele?

Obrigado.

Um forte abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
17 horas atrás, Jost disse:

Não sei Eduardo... teria que pesquisar os materiais e ver quanto daria isso... qual sua pressa no projeto?

Veja o custo sem compromisso, pressa não tenho.

Para mim teria que ser um pouco maior de forma que coubessem as varas com as luvas originais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
41 minutos atrás, Mário Cardin disse:

A propósito quais as medidas internas livres dele?

Nesse meu modelo, cabem varas de até 11 pés em 4 partes (se não me engano, 93cm de comprimento livre interno). Na verdade não se trata de medir as dimensões internas pq os rebites ficam saltados para dentro, tomando de certa forma o espaço interno... isso é e não é assim, pois as luvas se ajeitam dentro dos espaços dos rebites. Por outro lado, fica difícil colocar o número limite de varas dentro do estojo pq as luvas não escorregam facilmente devido a eses mesmos rebites saltados. Há que se ter paciência e jeito na hora de guardar o número limite de varas. Para 4 é desse jeito... para 3 já entra bem folgado.

11 minutos atrás, Eduardo Albuquerque disse:

Para mim teria que ser um pouco maior de forma que coubessem as varas com as luvas originais.

Para determinar o custo eu preciso do comprimento interno e da quantidade de varas que você deseja transportar. Quanto ao perfil de alumínio, ele vende em dois tamanhos: esse aí que usei, no qual cabem até 4 varas bem espremidas e outro no qual cabem, talvez, 6 varas.

Não precisa dizer, mas o estojo para 6 varas possui paredes mais grossas e vai pesar um bom tanto a mais, especialmente se aumentar o comprimento... é importante ter isso em mente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nesse caso, para mim pode ser igual ao seu para varas de até 11 pés em 4 partes, porém que acomode as 4 varas com as luvas originais delas.

Vc já tentou esmerilhar os rebites com uma micro retífica com alongador/chicote/eixo flexível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
6 horas atrás, Beto Saldanha disse:

Se esmerilhar os rebites eles deixam de rebitar - se não querem nenhuma protuberancia tem que usar parafuso - mas vai dar uma trabalheira enorme abrir o montão de roscas necessárias

Certo Beto, e daí esses parafusos em inox poderiam ser travados com aquela cola "trava-rosca". Ou parafusos em alumínio....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Posso estar enganado, pois não vi pessoalmente o estojo do Jost, pelo comentário dele

7 horas atrás, Jost disse:

Nesse meu modelo, cabem varas de até 11 pés em 4 partes (se não me engano, 93cm de comprimento livre interno). Na verdade não se trata de medir as dimensões internas pq os rebites ficam saltados para dentro, tomando de certa forma o espaço interno... isso é e não é assim, pois as luvas se ajeitam dentro dos espaços dos rebites. Por outro lado, fica difícil colocar o número limite de varas dentro do estojo pq as luvas não escorregam facilmente devido a eses mesmos rebites saltados. Há que se ter paciência e jeito na hora de guardar o número limite de varas. Para 4 é desse jeito... para 3 já entra bem folgado.

Não vi pessoalmente o estojo, porém pelo comentário do Jost "rebites saltados para dentro" eu suponho que os rebites não ficaram como deveriam ficar, ou seja bem justos e pouco salientes em ambos lados, ou seja na parte exterior e na parte interior do estojo. Por isso perguntei se ele tentou esmerilhar os rebites que ficam saltados.

Posso estar enganado e posso ter entendido errado: "rebites ficam saltados para dentro".

Jost é possível vc postar mais fotos detalhadas do estojo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Desculpe, não é preciso postar mais fotos, vi no início do tópico.

Talvez seja possível "reprojetar" a forma de abrir e fechar tampa e substituir os acabamentos dos cantos ou retirá-los, acho que soldando, lixando e polindo eleiminaria muitos rebites.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Possivel é, mas soldar alumínio não é tarefa trivial que possa ser feito em casa . Vai ter que ter usar uma maquina de solda TIG ou MIG . Limar as soldas e polir vai dar um trabalhão dificil de justificar , sem contar que vai acabar custando um dinheirão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Já tinha visto, não tinha comentado mas agora o faço. Ficou show! Muito bem feito, parabéns Jost! Agora só falta forrar com EVA ou algo do tipo por dentro, comprar a tranqueira pra anodizar em várias cores e gravar a laser o nome do feliz proprietário... :p

Fora esses detalhes, vai durar duas gerações.

Brincadeira à parte, tá de parabéns, Jost. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Concordo inteiramente com o Beto. Não vejo motivo algum para complicar o projeto. Desde o início falei que era uma "gambiarra" e gambiarra continuará sendo.

O uso de rebites foi intencional pois é o mais fácil e rápido. No uso que já tenho do estojo (váááárias viagens nacionais e internacionais), não vejo nada de detrimental no fato de existirem uns pininhos saltados para dentro do tubo. Na verdade, eles ajudam a segurar as meias no lugar e evitam que as varas fiquem se debatendo dentro do estojo, o que já acho um ganho em função do excelente cuidado que o estojo recebe nos aeroportos.

Retirar, soldar, limar, polir, cortar ou qualquer outra etapa no sentido de remover esses pinos internos não fará com que o estojo transporte mais varas: o limite superior continua sendo 4, não importa o que se faça. Além disso, mudar o sistema de construção não vai alterar mais que 5% do peso, de forma que isso também não justifica.

A única diferença perceptível talvez  seja que será um pouco mais fácil inserir e retirar as varas de um suposto estojo com soldas.

Por outro lado, com um pouco de planejamento de como você insere as partes da vara na meia e depois como insere essas meias no interior do estojo, não existe dificuldade quase nenhuma em se colocar 4 varas dentro do estojo... 3 varas sequer necessita de planejamento.

Nada impede de alguém pegar as fotos do estojo que construí e ir numa oficina especializada que faça as soldas a fim de ter todo o estojo sem os rebites.

Isso tudo para dizer que não vou deixar de usar os rebites, no caso de construir mais estojos desse tipo, e que o projeto continua do jeito que está. Gambiarra é, gambiarra ficará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em ‎18‎/‎04‎/‎2013 at 17:40, Eduardo Albuquerque disse:

Excelente na minha opinião, gostei muito, parabéns! :mestre:

Abraço.

Como já tinha comentado anteriormente, não achei gambiarra!!! :mestre:

Só fiz o comentário sobre solda por fazer, não tive nenhuma intenção em desmerecer seu projeto!

Talvez vc tivesse conhecidos que possam ter oficinas que poderiam deixar vc usar máquinas de solda, esmerilhadeiras, etc., na boa.

Eu tinha conhecidos que deixavam eu usar suas marcenarias e não me cobravam nada por isso, eu só comprava madeira e todos os meus materiais, como brocas por exemplo, não tinha e não tenho mais tempo de "trabalhar" com madeira por hobby e coincidentemente meus amigos se aposentaram ou venderam suas marcenarias, por isso parei com meu hobby de trabalhar com madeiras.

Mantenha seu projeto como está que é muito bom, realmente ficou ótimo! :mestre:

Apesar de sua autorização, não vejo nenhum motivo para copiar seu projeto, não tenho mais tempo nem para pescar, tampouco para me dedicar à hobbies, além de que não tenho conhecidos que tenham serralherias.

Minha intenção não foi ofender e caso tenha te ofendido peço desculpas! :blush:

Definitivamente cheguei à conclusão que, pelo menos para mim, comunicação pela internet é às vezes complicada, muitas vezes não entendo o que as pessoas querem dizer e as pessoas não entendem o que digo. Um lance totalmente impessoal que por muitas vezes formamos ideias erradas das pessoas.

Já deixei de postar muito em fóruns e no facebook por causa disso e de agora em diante restringirei mais ainda meus posts em fóruns, no facebook, etc.

Paz Brow Jost!

Fique com DEUS!

:ok:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Em nenhum momento me ofendi, super de boa :)

Longe disso... se eu tivesse acesso a processo de soldagem provavelmente preferiria isso a rebite.

Como não é o caso, rebite nele.

Mas, de novo: é mais uma questão cosmética que realmente funcional.

Quanto ao uso de parafusos, realmente não recomendo. No caso de rosquear o furo a parede é fina demais e vai acabar espanando... no caso de usar porca do outro lado, não existe real vantagem sobre o rebite e em alguns lugares e francamente impossível alcançar.

E volto a dizer: é gambiarra, com muito orgulho rsrs

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Achei grande... e não tem o peso no site.

Todo caso, se retirar a espuma, cabem varas, carretilhas, iscas, wader e mais uma porrada de coisas dentro...

Talvez fosse interessante, mas exige um replanejamento do conjunto mala+estojo pra dividir as coisa e pesos.

Traz um e a gente vê :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.