Ir para conteúdo

Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Beleza Pessoal

Acabei de voltar de uma, senão a melhor pescaria da minha vida. Muitos peixes, mas vários mesmo, lugar lindo, posada e guias impecáveis, comida excelente, nenhum contratempo, em suma, todos os requisitos necessários para uma grande pescaria.

No fly, muito tucunaré, bicuda, pacus e jacundas. E na linguiça, pirararas (pequenas mas muitas), cachorras, cacharas, barbados e corvinas.

Vou descarregar as fotos e depois posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala aí Mauricio! Antes de tudo, gostaria de agradecer pela excelente companhia (tanto sua, como a do sogrão...- grande pescador!).

De fato, aquela região é umas das melhores do Brasil para a prática da pesca com mosca, senão a melhor (pelo menos na minha opinião). Fartura e variedade de peixes, além das diversas possibilidades de pesca (embracado, desembarcado, vadiando...etc)

Pro ano que vem estamos pensando em organizar um grupo apenas de mosqueiros. Conto com você!

Fica aqui o convite para todos (gostaria de poder realizar isso... um grupo de pescadores de mosca, numa viagem inesquecível) e aproveito para dizer que em breve estaremos abordando esse assunto com mais profundidade...

E que estamos reorganizando e reestruturando nosso site também!

abração a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala Vélho... bela pescaria, amigo. Parabéns pela realização!

O Professor MARCO... quando rola a "aula" de pesca de traíras no fly???? (desculpe... sei que traíra não tem comparação com Xingú, hê, hê..)

Abraço

Régis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza João

De fato são da mesma "espécie", mas lá tem cada amarelão. Esse daí tem +ou- 3,5kg. Mas vi outros bem maiores. Quem dera que tivesse uns bichões desses lá.

Quanto ao resto das fotos vão ter que esperar mais um pouco. Estou enrolado com o escritório e com um trabalho da pos graduação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A pescaria foi realizada no rio Xingu, na região do Belo Monte (aquele lugar onde querem construir a hidrelétrica), município de Altamira - PA. Lá o rio tem uma característica peculiar, ele se divide em inúmeras ilhas, canais, corredeiras, etc. O leito é todo de pedra. Lugar muito bonito. O interessante lá é que pescamos tucunarés na corredeira, água rápida mesmo. Em alguns pontos pescamos até mesmo nos pé de uma cachoeira. Algumas situações lembram muito a pesca da truta nas flotadas.

Aí vão algumas fotos.

Bicudas

user posted image

Pirarara na linguiça

user posted image

No JJ

user posted image

Cachorra. Todo final de tarde era uma farra só. Pena que não peguei nenhuma no fly. Só tomava porrada nos poppers e streamers. A danada é difícil de fisgar até mesmo na linguiça.

user posted image

Depois posto a outra parte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bacana mesmo, foi um sucesso essa pescaria! smile.gif

O tucunão lá de cima, muito grande mesmo e ainda mais no rio Xingú!

Pergunta básica:

Qual o trecho do rio Xingú vocês fizeram essa pescaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A região é o baixo Xingu (acho que posso chamar assim), depois que o Xingu recebe o Iriri. É bem longe de onde o pessoal geralmente pesca, que é no MT perto da Reserva Indígena do Xingu. A pousada fica proximo da cidade de Altamira - PA, + ou - uns 90km da cidade. São as últimas cachoeiras do rio. É pura pedra. Esse tramo fica bem no meio de duas grandes cachoeiras, portanto o único acesso é pela pousada. Fica um pouco pra cima do Belo Monte, trecho onde o rio se estreita e onde a trans amazônica atravessa o rio.

Dos locais que pesquei é um dos melhores, senão o melhor. Os guias são excelentes, tem um ótimo conhecimento de fly além de conhecer demais o rio e as outras modalidades de pesca. Para ter noção, em 5 dias de pescaria, o rapaz não triscou o helice do motor em nenhuma pedra sequer.

Ainda falta postar a melhor pescaria: Pacus no fly. E um tesão. O peixe que mais briga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ultima parte do relato:

Sairam dois tipos de pacu nesta pescaria. O branco e o curupetê. Foram os peixes que mais gostei de pescar, primeiro pela força e depois pela técnica.

A pescaria do pacu branco é a mais técnica de todas. Pesca-se só de manha cedinho. Enormes cardumes ficam nos poços se alimentando de frutas insetos e outras tranqueiras que caíram no rio e se acumulam justamente nestes locais (poços). Eles ficam boiando nos poços neste horário, da pra ver o lombo do bicho saindo pra fora d´agua. É mais ou menos igual a pesca da truta, você localiza o peixe boiando e joga a mosca na frente do dele. Parece fácil, mas não é. O peixe é arisco e como o barco fica rodando eles se espantam facilmente, sem falar nas fisgadas perdidas, linha que cai errado na água. Se fisgar um então, o cardume se dispersa rapidinho e demora pra voltar a atividade. Como o tempo da pescaria é curto o máximo que consegui pegar em um dia foram 3 pacus, mas a média ficou em 2.

As moscas usadas foram imitações de coquinhos feitas de deer hair e de bucktail, imitações de gafanhotos, moscas secas grandes e moscas de EVA (chernobil, aranhas). Estas últimas renderam melhores resultados.

Já o curupetê é fisgado nas corredeiras com streamers. Esse é o que mais briga, toma linha, backing e se o barco não rodar atrás a coisa fica feia.

Pacu Branco

user posted image

user posted image

user posted image

Curupetê

user posted image

Espero que tenham gostado do pequeno relato.

Abraços

Mauricio Velho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mauricio parabéns pela pescaria, para mim que sou iniciante no fly e demais ver isso..hehehe

Seria possível vc relatar os equipamentos utilizados nessa pescaria ?

Seria bem legal p mim saber esses dados para ir aprendendo.

Abraços e mais uma vez parabéns

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Usei basicamente 2 conjuntos um #6 com linha floating(pacus, tucunas, bicudas) e outro #8, com linha floating, intermediate e uma sinking tip (rio dc 24ft). Esta ultima muito util para os tucunares na hora do sol quente. Moscas: os mais variados tipos de streamers. Leaders sem muita frescura, do tamanho da vara para linha floating, na #8 - 0,60, 0,50 e 0,40 - na #6 0,50, 0,40 e 0,30. Com intermediate e sinking tip, meio metro de 0,50 + 0,40.

De uma olhada nesta matéria do Marcao, explica direitinho a pescaria neste ponto do Xingu.

http://www.pescacommosca.com.br/xingu.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Show de pescaria!!!!!!!!

Parabéns Mauricio este lugar é um sonho de mosqueiro!!!!!!!

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.