Ir para conteúdo

Um sábado para relaxar


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Olá pessoal

Sábado (08/09/12) sem nada para fazer combinei com minha esposa, e fomos no Hode Luã para distrair.

Levei as tradicionais rações de cortiça e umas feitas com linha Fast, da Cisne.

Quando cheguei pedi logo um saco de ração do próprio pesqueiro para a ceva, e me foi fornecido uma ração flutuante cilíndrica, miúda, escura, e com um cheiro muito ativo.

A forma e cor eram totalmente diferentes das rações artificiais que levei mas, fui a luta com o que tinha levado (que jeito).

Abaixo a ração fornecida pelo Hode Luã

RaoHodeLu.jpg

Os peixes recusavam as rações de cortiça, independente do anzol estar para cima ou para baixo (rações com chumbo, conforme orientação do amigo Medeiros).

Como tinha feito as rações com linha Fast marrom escura, e como estas se assemelhavam um pouco a ração que me foi fornecida, parti para elas.

Tinha feito estas rações Fast de 2 tipos:

- apenas com linha Fast, para afundar;

- uma base "tirinha" de EVA enrolada na haste do anzol, e linha Fast por cima, na tentativa delas flutuarem (não teu certo, também afundavam porem mais lentamente).

Foi ai que tive uma ideia.

Tentei um "dropper rig", usando uma ração de cortiça para a superfície, e uma ração de linha Fast marrom + EVA que ficava a apenas uns 5 cm da superfície.

Foi assim que após insistir, testar, adaptar, capturei uma "tilapinha" de 2,250 kg.

Foto2-1.jpg

Foto1-1.jpg

Foto5-1.jpg

Na foto acima pode-se ver, próximo ao cabo, o sistema "dropper rig" montado

Equipamento.

- conjunto Pursuit da Redington #6, com 9" de comprimento.

- linha WF6F.

- leader 60/20/20 (0,50/0,40/0,30mm) com 2,00 m de comprimento.

Abç a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

bela tilapia deve ter sido uma brincadeira e tanto

obrigado por compartilhar conosco a experiencia

abraço e continue pescando e principalmente soltando os nossos queridos parceiros ,os peixes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

bela tilapia deve ter sido uma brincadeira e tanto

obrigado por compartilhar conosco a experiencia

abraço e continue pescando e principalmente soltando os nossos queridos parceiros ,os peixes

Olá Cristiano e Sylvio

Obrigado pelo incentivo.

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Gostaria de entender melhor vendo fotografias dessas duas versões de iscas que fez uso (rações Fast), pois nem imagino como são.

Gostei de ver a tilapona! :okok:

Olá Fausto

Fiz as minhas baseadas neste link

http://www.brasilpes...55/la-ball.aspx

Elas ficaram assim

Lball_foto1.jpg

LBall_foto2.jpg

Estas acima não tem EVA no interior, mas são exatamente iguais as com EVA.

Entenda, cortei uma tirinha de uns 2 mm de EVA marrom, e a enrolei na haste do anzol.

Depois atei a linha Fast (da Cisne) por cima.

A esperança era que ela flutua-se, mas não teu certo.

Talvez tenha colocado pouco EVA, sei lá.

Caso vc vá fazer para testar lá no Hode Luã, não as faça com o corpo tão longo como as minhas.

Acho que se ela parecer com uma bolinha de uns 8mm fará muito mais sucesso.

A propósito.......... Eu também gostei da TiIapona. :D :D :D :D

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Uma pescaria relaxa, mais fisgar uma tilapona dessa, é adrenalina pura...

Show... :ok:

Olá Gama

Vc tem razão, a adrenalina vai a mil.

Mas eu fico bem calmo nesta hora, pois veja como eu encaro a situação:

- se eu conseguir captura-la, vou tirar umas fotos e devolve-la;

- se ela escapar não faz mal, eu ia solta-la mesmo.

Veja bem que pensando assim não há o porque ficar nervoso. :ok:

Tenho acompanhado seus relatos, principalmente os de Lambaris pois adoro pesca-los, e pelo que vejo vc entende bem de adrenalina.

Vc tem capturado uns belos exemplares. :okok:

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É Costa, por falar em lambari faz tempo que não faço este tipo de pescaria, e já estou com saudades, há quem não goste. mais eu adoro pescaria de lambari, pq são muito expertos, não são tão fáceis de capiturar como a gente imagina...

Adrenalina em mim, funciona como um choque, só na hora da fisgada, depois é só alegria, peixe bateu, eu fisguei, ai adrenalina se transforma em uma dose de marácujina, o resto é curtição, a parto pra galera... :yahoo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Olá Fausto Fiz as minhas baseadas neste link http://www.brasilpes...55/la-ball.aspx Elas ficaram assim Lball_foto1.jpgLBall_foto2.jpg Estas acima não tem EVA no interior, mas são exatamente iguais as com EVA. Entenda, cortei uma tirinha de uns 2 mm de EVA marrom, e a enrolei na haste do anzol. Depois atei a linha Fast (da Cisne) por cima. A esperança era que ela flutua-se, mas não teu certo. Talvez tenha colocado pouco EVA, sei lá. Caso vc vá fazer para testar lá no Hode Luã, não as faça com o corpo tão longo como as minhas. Acho que se ela parecer com uma bolinha de uns 8mm fará muito mais sucesso. A propósito.......... Eu também gostei da TiIapona. :D :D :D :D Abç

Costa,

Primeiramente parabéns pela bela tilápia!

Eu também fiz algumas rações artificiais para pescar no Hode Luã, pretendia inclusive fazer minha estréia no Fly lá, mas acabei iniciando em outro lugar e postergando o teste das minhas rações.

Utilizei um cortador de couro, de 11mm, para produzir discos de eva e rolha (cortiça natural e artificial), dependendo da espessura dos materiais colei um em cima do outro com cola de cianoacrilato (viscosidade 3, acho mais fácil de manipular).

Depois de formada a ração na espessura desejada, fiz um corte no meio (até antes da metade da espessura) e colei (com a mesma cola) um anzol com linha enrolada só para dar mais firmeza e não girar. O resultado:

IMG_2040.JPG

IMG_2046.JPG

Em algumas usei também um marcador permanente marrom, pra fazer uma face mais escura.

Ainda não pude testá-las pra verificar a eficiência com os peixes, mas a flutuabilidade é garantida (pra afundar tem que adicionar relativa quantidade de lastro). Espero que te ajude aí nos experimentos. ;)

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Olá André

Obrigado pela dica.

Achei legal essa "tal de" cianocrilato de baixa viscosidade.

Pelo que entendi ela tem um tempo de colagem diferente das "Super Bonder" da vida.

Será que consigo achar essa que vc citou em papelarias?

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá André

Obrigado pela dica.

Achei legal essa "tal de" cianocrilato de baixa viscosidade.

Pelo que entendi ela tem um tempo de colagem diferente das "Super Bonder" da vida.

Será que consigo achar essa que vc citou em papelarias?

Abç

Costa,

Na verdade é de alta viscosidade, mais viscoso, pode ser achado nos graus de viscosidade 1, 2 ou 3 (1 mais líquido, 3 mais viscoso).

O tempo de colagem é o mesmo de uma Super Bonder, aliás até o nome é igual TekBond http://www.tekbond.c...=1&id_produto=1 Só é mais fácil de dosar e de manipular.

Certamente achará com facilidade em papelarias, comprei na Casa Cruz. ;)

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Legal o link

Parece similar ao Bonder Gel

Vou ou comprar.

Obrigado

Abç

Costa,

Com relação à viscosidade acho que é bem semelhante, mas se não me engano a Bonder Gel possui borracha na composição e torna o ponto de colagem flexível (pelo menos promete isso). :hum:

A TekBond, mesmo na viscosidade 3, gera um ponto de colagem "duro" e "frágil" (pouco maleável) sujeito a quebras por impacto e deformação. Mas acho que para o uso que você pretende (colar iscas), essa característica não a desabonará. ;)

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Uso essas colas ciano-acrilato somente para colar o anzol na fenda feita na ração artificial e para colar as placas das camadas de EVA, uso cola de contato tipo Covulfix. Nesse caso colo antes as placas, deixo secar bastante tempo e depois entro com o vazador de couro para fazer os cortes nas medidas que desejo.

Dá menos trabalho fazer assim, pois colar cada camada da ração de EVA uma a uma, ração por ração, dá muito mais trabalho. Não costumo colar a placa de EVA inteira, corto em duas parte para assim facilitar o manejo. Geralmente as placas de EVA são vendidas com 60 cm e cortando no meio fica mais fácil até para depois guardar. Faço várias colagens (montagens) e tenho EVA para cortar e fazer rações por muito tempo. Cada fileira cortada com vazador gera aproximadamente 20 rações.

Já testei as colas cianoacrilato com algum tipo de viscosidade, mas não são tão boas para colar o anzol na ração de EVA quanto as colas de baixa viscosidade. Tenho o costume de trabalhar colocando seis ou mais gotas sobre um taco de madeira que tenho, esse taco é cheio de furos e vou enchendo cada um dos furos, um a um, com a quantidade de gostas necessárias e de acordo com a quantidade de anzóis que vou colar, assim não preciso me preocupar em limpar o recipiente. Para aplicar a cola faço uso do bodkin para aplicar a cola.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tens razão Fausto,

Colar a placa antes de cortar dá muito menos trabalho, se bem que no meu caso, nesta primeira experiência, usei placas de tamanhos diferentes e expessuras diferentes também, além de fatias de rolha natural e sintética. Fiz também rações mistas EVA-Rolha.

Achei a cola com mais viscosidade mais fácil de manipular, eu desenrosco o bico e uso um "palito de manicure" todo de inox, bem parecido com um bodkin, só é mais comprido e tem 2 pontas. Como uso o próprio vidro de cola, só preciso de um bombril pra passar a ponta do palito a cada colagem pra tirar o excesso de cola.

Da próxima vez que fizer vou experimentar suas dicas. ;)

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Comprei na papelaria Kalunga algumas placas de cortiça com 4 mm de espessura e vou testar a montagem das rações de EVA. A embalagem vem com cinco placas com as medidas de 290 x 290 mm. Sobre essa placa de cortiça vou colar uma placa de EVA com 2 mm de espessura e assim testar para ver o resultado na prática.

Não aplico a cola diretamente do tubo de cola com medo de evaporar rapidamente, pois a cola ciano-acrilato é muito volátil. Raspo também o bodkin depois de uma rodada de colagem, mas como seca (cristaliza) muito rápido, raspo com a lâmina de um estilete mesmo. Deixei de usar a cola de maior viscosidade porque achei menos prática. Uma vez que todos os anzóis estão revestidos com linha, inicio o processo de corte da fenda e colagem dos anzóis.

As vezes consigo montar mais de 150 dessas rações em uma tarde (3 horas) aqui em casa com o Marcelo batendo um papo furado e tomando uns cafezinhos. Quando sozinho faço a montagem de 40 rações escutando e vendo um pouco CSI LA. :D

Comprei as placa de EVA com 4 mm de espessura no Armazém do EVA, mas isso foi no ano passado, hoje não sei se eles tem. Comprei em várias cores, bem como a cola.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Olá André

Comprei um frasco da cola "Tekbond" multiuso 725, para superfícies flexíveis, e testarei neste fim de semana.

Consegui finalmente achar placas de piso em EVA, na Plast Rei (Rua Buenos Aires nº 189 - Centro).

Vai facilitar em muito a confecção de ração artificial, pois não será necessário ficar colando diversas placas de EVA finas.

A placa que comprei tem 10 mm de espessura, e me custou R$ 8,60.

São aquelas placas para se colocar sobre o piso do quarto de crianças.

Muito show.

Pena que não achei marrom escura.

http://www.plastrei....va_tapetes.html

Cheguei a pensar em comprar um desses tapetes para Yoga mas são muito mais caros, alem de serem mais finos

http://www.jmctatame...-yoga-roxa.html

Comprei ainda, na Caçula (Rua Buenos Aires nº 261) umas miçangas esféricas, de madeira.

Achei bem interessantes pois são leves, coloridas, e flutuam.

Acho que pode "dar liga". ;)

Vamos aos testes. :ok:

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Ouso em me intrometer com uma dica. qualquer coisa que flutue. depois molde no formato de ração, cole no anzol bem pequeno para usar com tippet 5 ou 6x para "enganar" as tilápias que já estão acostumadas com rações de outros pescadores. depois, faça com esta isca uma "milanesa" com cola tenaz ou outra parecida e ração verdadeira moída, ou seja: besunte toda a isca com uma camada bem fina de cola e jogue na ração já esfarelada, como se fosse fazer um bife a milanesa. vale experimentar, pois quando quero comer filé de tilápia é desta forma que eu pego. pra mim não falha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Oi pessoal, eu sou de São Paulo e gostaria de dar uma dica.

No bairro do Brás existem várias lojas que vendem tudo para tapeçaria, sapataria etc, ou seja todo tipo de borracha, em várias cores e espessura.

Normalmente o EVA ou Tatami são usados para fazer chinelos tipo havaianas ou tapetes de quarto de criança, flutuadores e boias de piscina, ou seja não dá para enumerar.

Os preços são ainda melhores, não daria para comparar.

Quem tiver a oportunidade de ir se prepare para ficar louco com tantas possibilidades.

O meu conselho é: prepare a sua mulher para ela não brigar com você e vai de Van para trazer o material.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fausto

Fiz as minhas baseadas neste link

http://www.brasilpes...55/la-ball.aspx

Elas ficaram assim

Lball_foto1.jpg

LBall_foto2.jpg

Estas acima não tem EVA no interior, mas são exatamente iguais as com EVA.

Entenda, cortei uma tirinha de uns 2 mm de EVA marrom, e a enrolei na haste do anzol.

Depois atei a linha Fast (da Cisne) por cima.

A esperança era que ela flutua-se, mas não teu certo.

Talvez tenha colocado pouco EVA, sei lá.

Caso vc vá fazer para testar lá no Hode Luã, não as faça com o corpo tão longo como as minhas.

Acho que se ela parecer com uma bolinha de uns 8mm fará muito mais sucesso.

A propósito.......... Eu também gostei da TiIapona. :D :D :D :D

Abç

olá,

primeiramente,muito bela a tilápia que fisgou...

o sistema de droper no pesqueiro funciona muito bem...

E quanto ao EVA enrolado na haste,já tentei fazer de tudo para que flutuasse mas nunca consegui...

dependendo da tensão com a qual se enrola a tira,esse é um material que afunda de veras bem.

acho até que é possível fazer o corpo de ninfas com a técnica(nunca tentei).

mas se fosse atada uma tira mais grossa POR CIMA da linha fast a ração poderia flutuar...

mas enfim,só uma opinião.

ABÇ...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Patrono

Olá Luis

Hoje em dia eu ja faço isto.

De uma olhada no meu blog na postagem "Ração de EVA com chenille".

É uma postagem de dezembro de 2012.

www.costaflyfishing.blogspot.com.br

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.