Ir para conteúdo

Meu primeiro tucunaré no Fly


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Caros Amigos,

Surgiu uma oportunidade e pela segunda vez na vida fui pescar tucunarés. Ou seja, é uma pescaria sobre a qual não tenho qualquer experiência e, assim, o papel do guia ganha maior relevância. Quero, a propósito, parabenizar e agradecer ao Fernando Romani (paulista de Piracicaba), guia de pesca em Palmas - TO, que presta um serviço realmente diferenciado e muito (mas muito mesmo!) acima do padrão a que estamos acostumados no Brasil. Desde a recepção no aeroporto e convite para jantar no melhor restaurante da cidade, até a atividade de pesca - onde foi incansável, das 6 da manhã às 7 da noite - só temos elogios à qualidade do atendimento.

Pescamos apenas um dia e meio (seriam 3 dias) em razão de perdermos um vôo, o que quase fez com que não pudéssemos pescar. Por sorte, contornamos a situação e ainda pudemos jogar nossas moscas.

Pescamos apenas na represa do rio Tocantins, na altura de Palmas, em razão da exiguidade do nosso tempo disponível. Pescaria muito difícil, debaixo de muito vento, que na parte da tarde deu uma trégua.Tudo ficou lindo e sereno e, na hora mágica, tivemos várias ações. Já hoje, dia 9, o vento foi "pauleira" e a pesca ainda mais difícil.

Eis algumas fotos:

Colocando o barco na água: um Quest muito novo, com motor de 175hp, elétrico de 80 libras (com controle remoto e "I Pilot", sistema que permite que o elétrico trabalhe sozinho, mantendo o barco na posição) e duas tremendas plataformas que facilitam a pesca com mosca.

DSC03794.jpg

DSC03798.jpg

Alguns peixes:

DSC03812.jpg

DSC03823.jpg

DSC03808.jpg

DSC03800.jpg

DSC03841.jpg

Abraços

Tio Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

PArabéns Tio Luiz, bela pescaria de tucunas!!!!!!!

Show de barco!!!!!!

Abração e linhas tensas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu pessoal!

Fausto, de fato pescar nessa lancha faz toda a diferença. Navega a 110 km/h com segurança, então você passa muito mais tempo pescando, pois chega aos points em minutos. Além disso a plataforma acarpetada é tudo de bom.

Carlos, usei a Rio Outbond Short #8F/I Tropical a maior parte do tempo. Em conjunto com vara rápida, lança um frango com qualquer vento.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Devo comprar uma linha #9 para pescar dourado, estou pesquisando...baita dúvida.

Tem que ser sinking, lançar andinão e tal...

Obrigado Tio Luiz e Gama

Pode comprar! Lança andinão, frango, fusca...O que você colocar no tippet ele lança em conjunto com uma cana potente. E lança com um false cast. Agora, se você usa Winston ou outras canas de alma truteira, esquece essa linha. Totalmente hardcore!

Outra coisa: a razão de afundamento é lenta. Cerca de 5 cm por segundo.

Abraços

Tio Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pode comprar! Lança andinão, frango, fusca...O que você colocar no tippet ele lança em conjunto com uma cana potente. E lança com um false cast. Agora, se você usa Winston ou outras canas de alma truteira, esquece essa linha. Totalmente hardcore!

Outra coisa: a razão de afundamento é lenta. Cerca de 5 cm por segundo.

Abraços

Tio Luiz

Pensei em mandar um mp e trocarmos idéias, mas minha dúvida pode ajudar outros panelas :p

O senhor já usou essa linha com alguma Scott ? Procuro linha para uma #9 S4S.

É, intermediate já é um probleminha para pescaria de dourado aqui na região. Algumas corredeiras bem fortes.

Sinceramente não sei, nunca pesquei dourado com intermediate.

Acho que uma sinking com razão baixa seria mais interessante.

Alguém mais pode ajudar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Carlos

Eu jamais usaria essa linha com uma Scott, mesmo a S4S, que é rápida, mas é macia...Ou seja, é uma cana de pesca com mosca que atende aos padrões clássicos...E que não é a minha onda para pesca bruta.

Estou usando essa Outbond Short com uma Sage Xi3. Casou que foi uma beleza! Tem muita gente que diz que isso nem é fly! :D

Tô nem aí! :p

Abraços

Tio Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Já que Tio Luiz esta dando essa orientação a Carlos, vai minha pergunta...

O que acha destes conjuntos:

Vara Intergreen #8

Linha OutBond #8F/I

Carreta Konic 3.0

Ou:

A mesma vara com;

Linha TT BA 8F

Carreta SLV

E uma vara montada por Eliseu com blank Kowa #8 10'.5" (Switch)

Linha SWRBS8F Royal Wulff

Carreta Assteka 9/12

Já recebi críticas sobre estes conjuntos, então pode criticar à vontade... :laugh: mais são os que estão me dando muito prazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gama,

Não me considero habilitado a orientar coisa alguma, pois sou um casteador cheio de vícios e tenho um modo próprio de lançar, que funciona bem, mas muito distante do que recomenda a boa técnica.

E, sei lá, Gama...Essa coisa também é um tanto pessoal.

Quanto aos seus conjuntos, eu nunca tive essas canas em mãos.

Em relação ao primeiro, as duas linhas são com peso concentrado na frente (a TT BA é uma linha para Bass, mas tem o peso certo; já a Outbond é mais pesada que a sua numeração indica).

Então, se a Intergreen for uma cana potente, creio que o conjunto funciona para os seus objetivos de pesca de robalos, carregando com pouca linha de fora e tendo butt para não deixar o peixe ir pros galhos. Se bem que nas suas mãos, de excelente casteador, qualquer conjunto irá funcionar bem.

Quanto ao segundo, nem sei do que se trata.

mas o mais importante você colocou ao final: "são os conjuntos que estão me dando muito prazer" :okok: E isso é o que importa. mande os críticos às favas, pois quem o conhece sabe que você lança prá caramba; pesca mais ainda e, prá completar, sempre que necessário encontra tempo e disposição para o trabalho social e voluntário em prol da comunidade onde vive.

Abração

Tio Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado Luiz, a intergreen, dizem que não serve, mais no meu ponto de vista, ela pode não servir para pescaria de truta, por ser um caniço muito forte, tanto que suporta bem esta linha. E pescaria de robalos, piabanhas, doradinhos, e tucunas, não depende muito de suavidade na apresentação, são peixes mais brutos, assim quinemkieu, além disto depende de espichar mais os arremessos.

No geral, agradecido pela opinião, estou até acanhado com Ç...230129.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Luiz!

No final, foi uma bela estréria!

E com estilo, inclusive náutico!!

O tucunaré é um peixe jóia de se pescar. Pra mim (e gosto é gosto, claro), não é um dourado (nem mesmo o açu se compara a um dourado), mas proporciona excelentes ataques pela voracidade.

Espero que numa próxima tenha ainda mais sorte na superfície, que é a essência da pesca deste peixe.

Quanto ao barco, realmente é algo extraordinário.

Muito ao longe de configurar exibicionismo ou coisa que o valha (embora haja exceções...), ele é uma ferramenta imbatível de pesca em determinados locais em que se precisa navegar bastante.

Sem falar o conforto, absolutamente incomparável, e à segurança, mesmo em ondas, que não se compara a nenhum barco ou lancha da alumínio.

Bass boat é coisa de americano, que, em termos náuticos (e em tantos outros), não brinca em serviço.

Eu já estou na fossa por ter que vender o meu.

Mas é por uma boa causa... icon_mrgreen.gif

Um grande abraço!

PS: nossas agendas precisam fazer as pazes!! icon_lol.gif

Vc precisa pescar um dourado pantaneiro no popper ou no diver... icon_eek.gificon_eek.gif

Um grande abraço e mais uma vez parabéns por participar ao fórum mais esta engordada no seu já elástico CV!

abração.

Gui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parabéns Tio Luiz, belo relato!

Já vi muitos vídeos espetaculares de tucunarés, tenho muita vontade de pescá-los mas nunca tive a oportunidade, quem sabe agora no Fly...

Show de bola!!!

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Luiz!

No final, foi uma bela estréria!

E com estilo, inclusive náutico!!

O tucunaré é um peixe jóia de se pescar. Pra mim (e gosto é gosto, claro), não é um dourado (nem mesmo o açu se compara a um dourado), mas proporciona excelentes ataques pela voracidade.

Espero que numa próxima tenha ainda mais sorte na superfície, que é a essência da pesca deste peixe.

Quanto ao barco, realmente é algo extraordinário.

Muito ao longe de configurar exibicionismo ou coisa que o valha (embora haja exceções...), ele é uma ferramenta imbatível de pesca em determinados locais em que se precisa navegar bastante.

Sem falar o conforto, absolutamente incomparável, e à segurança, mesmo em ondas, que não se compara a nenhum barco ou lancha da alumínio.

Bass boat é coisa de americano, que, em termos náuticos (e em tantos outros), não brinca em serviço.

Eu já estou na fossa por ter que vender o meu.

Mas é por uma boa causa... icon_mrgreen.gif

Um grande abraço!

PS: nossas agendas precisam fazer as pazes!! icon_lol.gif

Vc precisa pescar um dourado pantaneiro no popper ou no diver... icon_eek.gificon_eek.gif

Um grande abraço e mais uma vez parabéns por participar ao fórum mais esta engordada no seu já elástico CV!

abração.

Gui.

Caro Gui,

Ainda conheço muito pouco de tucunaré - na verdade, quase nada - para firmar uma convicção, mas tendo a coincidir com o seu ponto-de-vista.

Agora, quanto ao barco, é exatamente o que você colocou: espetacular! Se eu tivesse um lugar decente para pescar aqui no Rio, compraria um. Ainda mais com esse lançamento do "I Pilot", que eu não sei se você já conhece e que, talvez, já possa estar à venda na feira náutica de São Paulo. A cabeça do motor elétrico é dotada de um GPS ultra-preciso (dentro da melhor possibilidade para uso amador e civil) e conectada a um processador. Assim, ao se posicionar o barco (usando controle remoto para guiar o elétrico, é claro) e o considerando em posição ideal, basta apertar o botão do I Pilot que a partir daí o elétrico trabalha sozinho, corrigindo a posição em razão de vento, corrente, ligando e desligando quando necessário. SHOW!!!! E, mais que isso, grava 5 posições específicas. Ou seja, você se desloca para outro ponto da represa. Depois, retorna para onde estava. E o controle de memória o coloca no mesmo exato ponto onde pescou anteriormente. O Romani comprou o dele no mês passado na Bass Pro. Comprou só a cabeça que pode ser conectada ao seu elétrico, um Minnkota de 80 libras.

Posso entender seu pesar em vender o seu Quest, mas a causa é prá lá de nobre. icon_biggrin.gificon_biggrin.gificon_mrgreen.gif

Gui, você sabe que estou lcada vez mais ansioso para pescar aí no Pantanal com você e que agradeço os reiterados convites, mas é aquilo: só posso viajar em feriados, emendando eventualmente um diazinho aqui, ou acolá. Mas, com certeza, em 2013 vou aí conhecer os dourados do pantanal.

Abração do amigo carioca

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns Tio Luiz, belo relato!

Já vi muitos vídeos espetaculares de tucunarés, tenho muita vontade de pescá-los mas nunca tive a oportunidade, quem sabe agora no Fly...

Show de bola!!!

Grande Abraço

Olá André,

Agradeço o seu post e, como já mencionei, valeu a brincadeira, pois o esquema lá é muito bom e da forma que gosto: nada de PDI ! :okok:

Eu já tive e tenho muitas oportunidades para ir pescar tucunarés, pois sou amigo pessoal de um excelente operador na Amazônia. Ou seja, posso ir "de boa" quando quiser. Mas, até hoje ainda não me animei a enfrentar o calorão, trilhões de insetos (uma das razões pelas quais também não tenciono visitar o Alaska) e malária endêmica. Mas, como ele agora está com um barco-mãe muito bacana, talvez eu mude de idéia. E, caso você queira pescar por lá, passo os contatos de meu amigo, sobre quem assino embaixo em relação à qualidade dos serviços.

Abraços

Tio Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boa introdução ao mundo dos tucunarés!

Sem dúvida, a embarcação utilizada não poderia ser melhor...

Eu mesmo, sou fã inveterado dos bocudos e não troco uma pescaria de tucunarés por uma de dourado ( gosto é gosto!).

O que faltou foi aquele festival de explosões na superfície e alguns bocudos 5up na ponta da linha! Mas oportunidade para isso não faltará !

O importante mesmo foi o...curti!!!! O resto é conversa de boteco!!!

Quanto a equipamentos , no caso dos tucunas, já achei o meu ideal...sage bass 290! E sempre com linha floating!

Não há o que pague ver um tucunão criado sair do nada e atacar aquele streamer num piscar de olhos! O coração vai na boca!

Parabéns Luiz, foste apresentado aos tucunas no melhor estilo! Agora é fazer mais algumas e deixar a paixão crescer!!!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pensei em mandar um mp e trocarmos idéias, mas minha dúvida pode ajudar outros panelas :p

O senhor já usou essa linha com alguma Scott ? Procuro linha para uma #9 S4S.

É, intermediate já é um probleminha para pescaria de dourado aqui na região. Algumas corredeiras bem fortes.

Sinceramente não sei, nunca pesquei dourado com intermediate.

Acho que uma sinking com razão baixa seria mais interessante.

Alguém mais pode ajudar ?

Converse com o Thiago sobre as novas linhas da Rio POWER FLY (floating p/ água doce) e INTOUCH (Sinking)

Parabéns pela pescaria Tio Luiz!!!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boa introdução ao mundo dos tucunarés!

Sem dúvida, a embarcação utilizada não poderia ser melhor...

Eu mesmo, sou fã inveterado dos bocudos e não troco uma pescaria de tucunarés por uma de dourado ( gosto é gosto!).

O que faltou foi aquele festival de explosões na superfície e alguns bocudos 5up na ponta da linha! Mas oportunidade para isso não faltará !

O importante mesmo foi o...curti!!!! O resto é conversa de boteco!!!

Quanto a equipamentos , no caso dos tucunas, já achei o meu ideal...sage bass 290! E sempre com linha floating!

Não há o que pague ver um tucunão criado sair do nada e atacar aquele streamer num piscar de olhos! O coração vai na boca!

Parabéns Luiz, foste apresentado aos tucunas no melhor estilo! Agora é fazer mais algumas e deixar a paixão crescer!!!

Abraços!

Caro Mariz,

Agradeço suas palavras e incentivo e bem sei que você é um grande conhecedor - e entusiasta - da pesca dos tucunarés.

E foi justamente como você disse: curti! Curti especialmente a beleza do peixe, suas nadadeiras azuis dentro d'água e o ambiente ao redor. Imagina, ali em frente a Palmas, vimos vários casais de araras, revoadas de maritacas. Com certeza, em muito breve, voltarei à Palmas, pois também curti a cidade, seus bares de caldinho e um Mercado do Produtor muito legal.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.