Ir para conteúdo

Arremesso de distância


Postagens Recomendadas

  • Patrono

show!

reparei que ele não mantem a linha num "anel" formado pelos dedos indicador e polegar enquanto a mesma se projeta. Sei que você tende a perder um tanto do controle se fizer isso, mas se acertar o tempo dá pra arremessar assim sem problemas, com significativo ganho na distância por motivos óbvios. Contrariando os mestres, tenho me acostumado a arremessar assim, pelo menos nas pescarias no mar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

a linha que aparece é uma Rio Tournament. Veja quanta linha já está fora e ainda tem no carretel. Esta linha é diferente.

Feita para arremessar loooooooooooooooooooooooonge.

http://www.lojamestre.com.br/lojas/lojafsb/produtos.asp?produto=225&categoria=22&inf=3&a1=linhas+&a2=rio&nome=linha+rio+tournament.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bacana também quando ele explica o pequeno movimento de derivação tanto para trás (back cast), quanto para frente (forward cast), aprendi a fazer isso com o Marco Valério no curso que fiz com ele em 2004 creio eu. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Administrador

Nem imagino o que possa ser essa tal de "drift", isso porque o Marco Valério se referiu ao "derivar" o cast, mas pode ser a mesma coisa, só que não compreendo bem o que o rapaz fala, entendo apenas alguns trechos do que ele diz. Vejo aos 3:46 a tal técnica de "derivação" que pode ser o mesmo que "drift".

Veja se é isso mesmo o tal de "drift". :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nem imagino o que possa ser essa tal de "drift", isso porque o Marco Valério se referiu ao "derivar" o cast, mas pode ser a mesma coisa, só que não compreendo bem o que o rapaz fala, entendo apenas alguns trechos do que ele diz. Vejo aos 3:46 a tal técnica de "derivação" que pode ser o mesmo que "drift".

Veja se é isso mesmo o tal de "drift". :ok:

T+ :)

'E isso mesmo Fausto! E' o movimento (ou reposicionamento) que se faz apos a pausa abrupta tanto no arremesso pra tras quanto no arremesso pra frente. Esse reposicionamento permite carregar a vara melhor para o proximo arremesso (por exemplo: o drift no arremesso pra tras ajuda a reposicionar a linha e a vara para o arremesso pra frente). Esse garoto faz um "drifting" poderoso mantendo a vara alta no arremesso pra tras, seguido de um acompanhamento de ponta de vara com a caida da linha, para atirar a linha no arremesso pra frente. Alguns mestres em arremesso chegam a soltar a linha bem rapido durante a caida para carregar o arremesso ainda com mais linha pra frente (apos recapturar a linha com a mao da linha 'e claro rsrsrs). Quem me ensinou isso foi o Bill Spicer, mestre certificado pela FFF que mora aqui em Ontario. Se o camarada conseguir fazer isso de forma bem correta, ficara impressionado com a distancia que se atinge. O rapaz do video tambem menciona o "squeeze", que se trata da pressao (expremida) aplicada com o polegar no final do arremesso que ajuda a criar um loop ainda mais fechado e atirar a linha mais longe. E' necessario bastante treino para se conseguir perfeitos arremesso de distancia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim é isso mesmo seu Gama, aprendi como derivar e não como drift, mas é o mesmo movimento. :ok:

Agora vou interpretar o squeeze! :D

Ou será que me ensinaram o squeeze com nome de drift? :blink:

São nomes e movimentos que ainda não vi algum dos amigos aplicar e me mostrar na prática. :blush:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu traduzo o drift como AMORTECER a força/velocidade EXCEDENTE usada para fazer a virada da alça (TURN OVER), ao virar com velocidade a linha volta para o pescador deixando a linha frouxa e perdendo o PESO.

Eu utilizo soltar linha e ou amortecer com a ponta da vara ou levando o braço como mostra no vídeo.

Utilizando o braço teremos a vantagem de também obter um MAIOR PERCURSO para acelerarmos a linha(stroke).

Maior velocidade mais distancia, porém, o segredo da distancia esta no tempo em que a linha leva virando a alça no ar, assim, utilizamos fazer false cast com uma maior quantidade de linha (hang over ex: quando usamos 15m de linha no false cast temos cerca de 9m de barriga e 6m de running) se a linha percorrer uns 10m durante a virada (TURN OVER) e uns 5m depois de esticada teremos 30m..

Velocidade, angulo(45graus), tempo de virada são os pontos que acredito se críticos para obter distancia, obviamente que o DRIFT tem um papel fundamental...

Podemos fazer uns treinos de distancia nos dias 28/29julho se quiserem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu a explicação professor! Tenho estudado bastante a parte teórica do Fly Cast e Spey, e tento colocar em prática nas minhas pescarias. As vezes tiro um domingo só para treinar, mais nunca é como um ensinamento in loco. O problema é que aqui vivo lutando contra tudo e contra todos par divulgar o Fly Fishing, o que é tarefa para super homem. Até os que começaram e estão no B+a Ba, acham que já sabem tudo, no Fly Cast o dia mal raiou para eles, e acham que já estão na parte da tarde.

Mais vamos em frente! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Simplificando tudo, se energia cinética é igual a massa vezes a velocidade ao quadrado sobre dois, se a toda força corresponde uma força de igual intensidade e sentido e de direção oposta, e se é impossível determinar a localização e a velocidade de um elétron ao mesmo tempo...o tamanco é a solução!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nao esquenta muito a cabeca nao pessoal rsrsrsr Postei o arremesso do rapaz apenas por considerar um dos melhores exemplos de arremesso de distancia (e olha que estou comparando com videos de Steve Rajeff, Mel Krieger, Lefty Kreh e etc). Nem todos precisamos arremessar assim, mas acho feio a beca quando vejo videos de pescadores fazendo o arremesso de forma completamente errada e sem estilo nenhum. Ainda assim eles pegam peixe, eu sei, todos pegamos, todos estamos sempre aprendendo, e isto que importa! Nao super egos aqui, don't worry :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Simplificando tudo, se energia cinética é igual a massa vezes a velocidade ao quadrado sobre dois, se a toda força corresponde uma força de igual intensidade e sentido e de direção oposta, e se é impossível determinar a localização e a velocidade de um elétron ao mesmo tempo...o tamanco é a solução!

Grande Mariz, deixou minha cabeça assim. :unsure::blink:

A ideia de Sérgio de comprar meia duzia de tamanco é até boa, mais acho que uma bota salto alto estilo caubói resolveria o problema. :hum:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Este vídeo realmente é uma aula!!

Assisti este vídeo no começo do ano passado e andei treinando uns casts.

Não nego nos primeiros arremessos estourei muitas iscas. Passando alguns minutos analisando minunciosamente o vídeo, consegui decifrar que não é somente a "martelada" da mão que arremessa tão longe, o balanço do corpo influencia e MUITO no arremesso longo. E o sincronismo do drift com o cast não pode passar despercebido, tem que estar tudo nos conforme.

Mas é no swing do corpo, com drift da vara + a maretimidade do sol com a lua + a elevação sinergética do tamanco que seu arremesso atravessará o rio Amazonas. :cool::ok:

Brincadeiras a parte, este vídeo é realmente good!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 9 meses depois...
  • Mosqueiro

Alguém poderia comentar este vídeo?

O que me chamou mais a atenção foi o fato dele não precisar de ter espaço atrás.

A descrição do equipamento diz que ele usou vara peso #5 + DT5F.

Encontrei este vídeo n site: http://www.extremefishing.jp/cast/curso.htm

Desde já, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Alguém poderia comentar este vídeo?

O que me chamou mais a atenção foi o fato dele não precisar de ter espaço atrás.

A descrição do equipamento diz que ele usou vara peso #5 + DT5F.

Encontrei este vídeo n site: http://www.extremefishing.jp/cast/curso.htm

Desde já, obrigado!

Olá Delon,

O babaca do vídeo usava uma DT5 com 9 metros, hoje existe uma ST especial para este tipo de arremesso, chamado Shooting Spey

Que fica muito mais fácil arremessar...

Na verdade é um roll cast

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Impressionante seu lançamento Gerson!

Ainda tenho muito a percorrer nesse mundo do FLY.

Qual foi o seu equipamento usado?

Tem um pesqueiro aqui perto que sempre vejo dois tambaquis/tambacus bem no centro do lago, parados, acho que uns 30/35 metros da margem.

Já vi um pescador com equipamento de praia, lançando salsicha lá no meio... e os bichos sumiam pela barulho daquele HotDog caindo na água e quando voltavam, as tilápias já haviam devorado a salsicha...

O mesmo com iscas artificiais nas carretilhas, só assustavam os bichos.

Agora acho que encontrei um modo de pegá-los. Só falta o treinamento.

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Delon,

Usei um vara K-Bullet WT #5 de 9 pés e o sistema ST5F com running floating, mas qualquer vara com linhas Triangle Taper faz igual.

Quanto aos seus ariscos tambaqui e tambacu, teoricamente o fly deveria ser perfeito, mas na prática costuma ser a mesma coisa hahaha A maneira que acredito ser funcional é usando um leader bem longo, pois a linha de fly perto do peixe também espanta....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gerson me responde uma dúvida, no caso destes arremessos a ação da vara influencia a distancia?

O que influência muito é a linha de fly.

Das WF, Triangle Taper (Royal Wulff) para trutas e Tropical Sniper (Airflo) para isconas, são as melhores que usei

A melhor performance de DISTÂNCIA é a nossa Shooting Taper chamada shooting spey fly line usando uma running line de 20lbs de nylon flutuante..

Acho que ação de vara não é tão influente quanto o RUNNING LINE....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

show!

reparei que ele não mantem a linha num "anel" formado pelos dedos indicador e polegar enquanto a mesma se projeta. Sei que você tende a perder um tanto do controle se fizer isso, mas se acertar o tempo dá pra arremessar assim sem problemas, com significativo ganho na distância por motivos óbvios. Contrariando os mestres, tenho me acostumado a arremessar assim, pelo menos nas pescarias no mar

Celio, o iniciante aqui pergunta

qual o motivo óbvio para ganho de distancia usando o "anel" com os dedos?

Eu arremesso largando a linha completamente, as vezes que tentei com o "anel"achei que a linha ficou com atrito em minha mão e o arremesso ficou mais curto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Adoro aquele arremesso do Gerson ....

Bom, realmente o running conta muito, e nestas demonstrações são especiais, finos, sem memória e bem lubrificados.

Tambem concordo com o Gerson que o lance é aceleração certa. Depois disto, as paradas de vara (tanto atras como na frente) projetam um bom arremesso. A grande maioria abaixa a vara na atras e na frente e matam o arremesso.

Ainda, a grande maioria acha que tem que fazer força e aí deixa de carregar a vara. Justamente este carregamento da vara que é gerado pela aceleração e a parada no ponto e altura correta. Experimente mandar a linha para tras de forma bem rapida e depois de forma bem lenta e veja o quanto vara enverga num e noutro. O que carrega a vara é peso, e peso se gera com peso ou com aceleração.

Muitos se concentram num bom forward cast e fazem um péssimo back cast. Uma boa forma de se ver isto é esquecer o doble hall. Treinar cast sem doble hall, apenas com uma das mãos, isto ajuda a achar o ponto de aceleração da vara. No momento em que se tira quase toda a linha da vara sem doble hall (é possível), a pessoa começa a entender que o é carregamento da vara.

O doble hall é uma baita ferramenta, ajuda, acelera, mas ao meu ver tem que ser dominada depois que a pessoa domina uma vara arremessando apenas com uma das mãos.

Eu acho que ajuda a ter aquela sensibilidade que agente tinha quando usava vara de fibra de vidro. Agente espera ela ir, a vara praticamente grita "me joga pra frente" ... voce sente o carregamento. Hoje esta tudo muito rapido e por isto mais difícil de ver isto. Estamos arremessando em um tempo quase que decorado.

Por derradeiro, arremessar longe é fundamental, mas não queiram saber fazer estes arremessos para pescar trutas nos nossos rios sem antes saber, aproximação, apresentação e deriva.

Mas tudo isto é uma humilde opinião ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.