Ir para conteúdo

Dourados gigantes


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Amigos,

Nao sei se este seria o espaço mais adequado para postar sobre o que vou escrever abaixo.

Hoje, 09/12/2011 é um dia em que todos devemos comemorar o que pode ser considerado, para mim, o inicio de uma nova era de pensamento ambiental por parte da política local. O prefeito da cidade de Corumba/Ms, cidade onde resido, sancionou a lei que proíbe o "assassinato" do Dourado. Resumindo: somente esta liberado o pesque e solte dessa espécie nos rios pertencentes ao município de Corumba a partir de 01/01/2012 (que por sinal é imenso, um dos maiores municípios do Brasil em área, creio eu). Nem mesmo a pesca comercial esta liberada. Somente a pesca para subsistência, se comprovada pela autoridade pertinente, esta autorizada.

O pantanal tem um imenso potencial para ser uma das regiões mais piscosas do mundo. Quem conhece sabe. Entretanto, a pesca predatória impera por aqui. Mesmo assim a natureza AINDA esta dando conta do recado. Hoje, houve uma singela (singela se compararmos com a gravidade do problema) mudança de atitude. Tomara que isso impere e se perpetue.

Desejo que em 2012 os dourados, meu peixe favorito, façam parte das nossas capturas e que esta espécie maravilhosa possa se desenvolver em paz aqui nos rio do pantanal. Resolvi escrever este post nessa seção de relatos para que se torne o primeiro de um novo tempo.

Nao sei se todos já sabiam dessa noticia, mas para os que Nao sabem, fica o aviso. Em especial ao Gui por ser viciado nesse peixe assim como eu e por me passar umas "manhas" valiosas quando comecei a pescar com mosca em especial o Dourado.

Em 2012, VENHAM MAIS VISITAR O PANTANAL SUL-MATOGROSSENSE.

Abraços

Administradores: se acharem correto mudar o post de seção por favor peço que o façam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

bela noticia, mas infelizmente a fiscalização ainda carece de equipamentos e preparo para coibir as penalidades.

E ainda pior, muitas vezes nossas autoridades implementam leis para poder se beneficiar das mesmas através de propinas e facilitações,enquanto não houver investimento em educação e desenvolvimento cultural não acredito nas medidas paleativas,de qualquer forma é um bom começo.

obrigado pela noticia e boas festas recheadas de pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

A notícia é fantástica André!!!
Embora concorde que há muito desrespeito à legislação, é um excelente começo, principalmente porque a vedação inclui o transporte, o que já intimida bastante o pescador de matar. Por outro lado, essa Lei, ao contrário de muitas outras, decorreu da vontade puramete popular, e do próprio setor turístico, já que havia um movimento em Corumbá e região visando ao pesque e solte do dourado mesmo sem lei alguma.
Já se começou a perceber que o dourado vale mais vivo que morto (o que a Argentina sabe muito bem...).
Ou seja, devagar, a questão cultural vai se alterando, aquele orgulho da foto do dourado morto vai se transformando em constrangimento, a coisa vai pegando, no tranco mas vai.
Observo também que a medida do dourado já foi de 50cm para captura, depois passou para 55, depois para 60 e antes desta lei era de 65cm, o que já é um senhor dourado (e justamehte por isso tenho visto dourados grandes, como não via há quase 30 anos, na região. O sujeito pega um dourado de 64 cm e acaba soltando, e esse dourado cresce...).
Torço para que tudo dê certo.
Parabéns André pela diivulgação da notícia.
abraço.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fazendo um adendo:

Há alguns anos , não sei precisar ao certo , foi proibido abater pacu na minha região( Araçatuba , interior de SP), acredito que a lei seja estadual .

O resultado já pode ser visto e pescado, no Rio Tietê é possível fazer boas pescarias desse peixe!!!

É realmente impressionante a capacidade de recuperação da natureza!!!( muito desses pacus vêm de programas de repovoamento da CESP), se a legislação for cumprida o futuro de Corumbá será sem maravilhoso!!

Façamos a nossa parte de cidadãos , educando, denunciando , exercendo nossos direitos e deveres!!

Saúde e Feliz Natal a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.