Ir para conteúdo

Dourados no Fly - Aberta a temporada 2011


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

História:

DSC_8985-3.jpg

Conhecemos o São Francisco no ano de 2007, especificamente no mês de setembro.

Enlouquecemos com suas águas cristalinas, suas bravas corredeiras, seus lindos Dourados e Matrinchãs. Naquele ano foi muito bom de peixe, então logo na primeira pescaria por aquelas águas, matamos o nosso desejo de fisgar douradinhos com mosca, pois em um dia de pesca era possível capturar mais de cem exemplares por barco.

Voltamos lá em 2008 e 2009 diversas vezes, porém foram anos ruins de peixe, com poucas capturas e quase sempre de pequenos exemplares.

A partir de 2010, cansados de ver tanta matança, resolvemos passar a pescar lá só a partir de novembro, pois pela legislação que rege sobre o defeso naquela Bacia, é justamente quando abre a temporada da pesca para nós, pescadores esportivos, pois não é permitido o abate e os matadores em sua maioria somem do local. É claro que ficam alguns vagabundos matando as escondidas, mas essa história a gente já conhece (os “brasileiro” malandro) e não vale a pena citar aqui.

Ano passado chegamos por lá em 04 de novembro embaixo de muita chuva então, após constatarmos que o rio não iria limpar de jeito nenhum, voltamos para nossa cidade.

Já neste ano 2011 a história foi diferente...

A Pesca:

DSC_9043-23.jpg

Após colhermos informações com nosso piloteiro Marquinho sobre as condições de pesca e da água (transparência), resolvemos que iríamos pinchar lá por três dias.

Ao chegarmos notamos que a água estava muito limpa e esse era um bom sinal. Possivelmente a pesca estaria boa abaixo da boca do Abaeté, localizado a 35 km rio abaixo da barragem, onde os grandes dourados aguardam as primeiras chuvas para a desova.

Logo de cara fomos parados e fiscalizados pela Polícia Militar Ambiental, o que nos encheu de alegria e satisfação. Ficamos torcendo para que eles peguem os “sem vergonhas" que pescam e matam por lá na Piracema.

DSC_8676-6.jpg

No período da manhã procuramos o peixe nas águas limpas (margem direita rio abaixo) e encontramos apenas pequenos exemplares.

DSC_8684-23.jpg

DSC_8997-3.jpg

DSC_8820-23.jpg

DSC_8971-3.jpg

No período da tarde partimos para a margem esquerda, onde a água se encontrava levemente turvada, que consideramos ideal para pesca com mosca, pois os grandes predadores sempre mais ariscos não percebem tanto a presença do barco. E foi justamente nessas águas que encontramos melhores peixes.

DSC_9017-23.jpg

Os voadores...

DSC_9006-22.jpg

DSC_9005-44.jpg

Como disse anteriormente em 2007 matamos toda a nossa vontade de douradinhos no Fly, então sempre que vamos ao Chico, buscamos os grandes exemplares. Para isso é fundamental que a linha vá ao fundo para desentocar os amarelões.

DSC_9038-23.jpg

DSC_9025-3.jpg

A velocidade em que o rio corre por lá é muito grande, portanto naquelas águas, para conseguirmos a profundidade correta de trabalho da mosca, só funcionam linhas full sinking com cabeça de 9 metros, razão de afundamento entre 5 a 7 polegadas por segundo, conectadas ao monofilamento tipo amnésia. Linhas de densidade compensada são ineficazes, pois após os nove metros que afundam, a outra parte é grossa demais e cria um arrasto na água devido a forte correnteza, não permitindo que a mosca atinja a profundidade ideal.

Os dois primeiros dias foram muito produtivos com muitos peixes razoáveis e alguns bons exemplares.

DSC_8982-23.jpg

No decorrer do terceiro dia o rio variou bastante seu nível o que fez com que o peixe mudasse o seu comportamento, resultando em poucas capturas.

DSC_8686-23.jpg

DSC_8679-4.jpg

DSC_9072-3.jpg

A Piapara (coitada!!!) tinha uns dois quilos, então pelo tamanho da bocada dá para imaginar o monstro amarelo que causou o estrago.

DSC_8990-22.jpg

Essa foto para mim é a melhor, pois o amigo, pescador e fotógrafo Juvenal conseguiu capturar o exato momento em que o peixe se desvencilhou da mosca.

DSC_9060-22.jpg

As matrinxãs esse ano decepcionaram, pois só saíram exemplares pequenos.

DSC_9400-2.jpg

Será que vai chover???

DSC_9406-2.jpg

Aves:

DSC_9375-3.jpg

DSC_9310-2.jpg

DSC_9329-2.jpg

Material Utilizado:

Varas de ação extra rápida #8, linhas citadas acima, streamer Articulado M´Longo atado com anzol 3/0, com muiiiiiiiito brilho e aproximadamente 12 cm de comprimento.

Articulado M´Longo

DSC_9057-2.jpg

Abraços,

Marcelo Longo

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Maravilha de pescaria ... gosto mais dos dourados médios 3-6kg, eles pulam mais, é mais emoção! Não que eu não goste de um bitelão de 10kg, mas eles pulam menos ...

Parabéns também a Policia de Minas, que esta cumprindo seu papel!

Mauro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caraka, Marcelão, rebentou!!! Será que sobrou algunzinho pra nosotros.... rsrs ??? Tô indo sáb. O problema é que tá indo junto um mega hyper pé frio que só sabe pescar de rã e arpoon, e um outro mais ainda, tal de Hashid... Aiaiaiai. Mas com metade dos teus, já tou contente. E que fotos hein, profissa!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Marcelo, Olá Juvena

Mais uma vez, minha admiração pela pescaria e pelas fotos.

E, novamente, gostaria de lhe pedir autorização para usar a dos dourados saltando para ilustrar o nosso site, que às duras penas estou terminando.

BACANA DEMAIS!!!!!

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Maravilha de pescaria ... gosto mais dos dourados médios 3-6kg, eles pulam mais, é mais emoção! Não que eu não goste de um bitelão de 10kg, mas eles pulam menos ...

Parabéns também a Policia de Minas, que esta cumprindo seu papel!

Mauro

Mauro,

Concordo com você.

De uma maneira geral, peixes até 7 quilos no fly é show, maiores que isso servem mais para aparecer na foto e mostrar para os amigos que você é muito "bão" pescador.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caraka, Marcelão, rebentou!!! Será que sobrou algunzinho pra nosotros.... rsrs ??? Tô indo sáb. O problema é que tá indo junto um mega hyper pé frio que só sabe pescar de rã e arpoon, e um outro mais ainda, tal de Hashid... Aiaiaiai. Mas com metade dos teus, já tou contente. E que fotos hein, profissa!!

Kensuke,

Sobraram sim muitos para vocês.

Este ano tem muito peixe por lá.

Tenho certeza que vocês vão arrebentar.

Abraços e boa pescaria,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala Marcelo!

Beleza de pescaria hein!

Ano que vem estarei indo para estas águas com certeza.

Abraços.

Marco Aurélio,

Não deixe de ir lá.

Se possível faça isso a partir de novembro e enquanto as águas estiverem limpas.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pescaria 10

fotos 10

relato 10

saldo 1000

parabéns... quando eu crescer quero fazer uma assim....

Mas com a pé friagem dos meus parceiros já vi tudo.... dilúvio!!!!!KKKKkkkkkkkkk

Rusllon,

Muito obrigado!

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom, e otimas fotos!

Pelo o que entendi pode pescar na piracema, é isto mesmo?

Se for tô pronto!!!!

Maurício,

A legislação de Defeso na Bacia do São Francisco permite a pesca embarcada durante a Piracema. Mas não pode matar nada.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Marcelo, Olá Juvena

Mais uma vez, minha admiração pela pescaria e pelas fotos.

E, novamente, gostaria de lhe pedir autorização para usar a dos dourados saltando para ilustrar o nosso site, que às duras penas estou terminando.

BACANA DEMAIS!!!!!

Luiz

Obrigado Luiz.

Foto autorizada (MP).

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bela pescaria, belas fotos e presença de fiscalzação. Contando niguém acredita! Eu, particularmente, gostei da foto com o lombo do dourado e o fundo todo azul! PArece um submarino!

Neumann

Neumann,

Nessa época a Polícia bate em cima do pessoal mesmo. O problema é que são muitos sem vergonha para que as autoridades fiscalizar.

Também achei muito legal a foto do "yellow submarine".

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo, muy belo. Ah, os Dourados são simplesmente os peixes mais sensacionais que existe, não apenas pela cor magnifica mas pela sua força e saltos exuberantes. Este tipo de pescaria que faz um pescador ser ainda mais apaixonado pelo esporte.

Parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

Parabéns Marcelo, o Velho Chico merece um relato desses, o que realmente falta é a conciência ecológica e educação do nosso povo. Pescamos contigo durante todo o relato. bs-aplauder.gif

Sérgio,

O Chico é um rio fabuloso, pois mesmo com tanta detonação ele ainda tem muito peixe. Se a destruição aplicada por lá fosse aqui em minha região, creio que os peixes acabavam em uma semana.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Belo, muy belo. Ah, os Dourados são simplesmente os peixes mais sensacionais que existe, não apenas pela cor magnifica mas pela sua força e saltos exuberantes. Este tipo de pescaria que faz um pescador ser ainda mais apaixonado pelo esporte.

Parabéns.

Vinicius,

Realmente os dourados são incriveis motivadores de nosso esporte. Das espécies que já pesquei, são os mais lindos peixes.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

melhor foto relato que já li. R. Valentine Atkinson não faria melhor.

Parabéns.

Thiago,

Vindo de você, citando Valentine Atkinson e ainda dizendo ser um grande foto relato, me sinto lisonjeado.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.