Ir para conteúdo

Pantanal aos 40 do segundo tempo


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Mosqueiros, aí vai uma aventura pantaneira.

Sei que o enfoque do fórum não é o Pantanal, tanto que não há espaço específico para ele, como ocorre com a Amazônia.

Porém, como sou amante da região há um bom tempo, admiro seus peixes, e considero que por lá é possivel fazer pescarias tão boas, ou às vezes melhores (embora, claro, gosto seja algo pessoal), que em outros tantos locais, faço questão de compartilhar esta aventura.

Não uma qualquer.

Uma bem especial.

Tive o prazer de pescar com os grandes mosqueiros Maurício Velho e MAtheus, que foi com seu pai.

Meu primo Ivan também foi, mas só para fotografar.

Meses de ansiedade por causa da cheia que este ano foi muito peculiar (estagnou no ponto máximo por mais de dois meses), causando reflexos no comportamento dos peixes, o que se somou à passagem de uma dequada no rio Paraguai de março a maio.

Bom, enfim o dia chegou e lá estávamos, àvidos por pescar.

Os dois primeiros dias foram difíceis. Achamos apenas algumas piraputangas isoladas em pontos distantes e um douradinho.

O desânimo já tomava conta de todos.

Infelizmente, neste ínterim, Matheus precisou regressar, por acometido de forte gripe, assim como seu pai.

O fato nos entristeceu, mas não nos retirou de combate.

Disse ao Maurício que ficasse tranquilo, pois o pantanal nunca havia me abandonado.

Embora eu estivesse bem preocupado com a falta de peixes, minha esperança realmente estava viva. Sempre foi assim.

No terceiro pro quarto dia disse pro Maurício: topa amanhã moer gasolina até quase acabar?

A resposta veio em forma incondicional: SIM!!!!!

Aí mudou nossa sorte.

No dia seguinte navegamos por um dos tributários do Paraguai por quase duas horas rio acima, a uma velocidaqde de cruzeiro bem rápida.

O resultado....

Bem, o resultado vocês conferem abaixo.

Foi impossível tirar fotos de todos os peixes, assim, como postar todas aas tiradas.

Foi também a pescaria em que mais perdi peixes, e segundo o Maurício, com ele também ocorreu o mesmo.

Aí vão as fotos:

A natureza exuberante do Pantanal.

Casal de tuiuús.

tuiuiustcninho.jpg

Ariranha;

ariranhatcportomanga.jpg

Primeiros dias: poucos peixes e muita vontade.

Obrigado Bata pelo magnífico popperzinho...

pirapopperbatatc.jpg

IMG_8110.jpg

piramvelho.jpg

IMG_8209.jpg

Ainda assim saiu esta bela pira.

IMG_8116.jpg

douradomvtc.jpg

Pausa para um relax num hotel na beira do rio.

relaxemportomanga.jpg

Com o tempo a coisa começa a melhorar, mas timidamente.

PiraPopperTC.jpg

pirasecamvdetalhesriot.jpg

PiraTC.jpg

E melhora mais...

o Maurício disse que ia pegar um pacu na miçanga. Dito e feito...

IMG_8212.jpg

Cachorra que mais parece do Xingu...

IMG_8226.jpg

De noite, fomos presenteados com uma aula de atado de Maurício e Matheus

mvematheusatandotc.jpg

matheusatando.jpg

mvematheusatandotc.jpg

moscamatheustc.jpg

Júnior, filho do caseiro, dando sua opinião sobre a mosca.

mvatandojbdiscutindot.jpg

Matheus mandando bem.

LOOPMATHEUSTC.jpg

Navegar é preciso.

matheuseivannavegandotc.jpg

ivannavegandot.jpg

OS barcos também descansam...

lanchasatracadasportomangat.jpg

De repente a coisa melhora "duma vez"...... :D:D

Como que recompensando tanta ansiedade e esforço, eu e Maurício fomos presenteados com ataques de dourados a lambaris, piraputangas batendo na superfície como loucas, praias com drop offs, etc...

Confesso que os dois últimos dias foram daqueles que ficaram, sem sombra de dúvidas, na memória como alguns dos melhores da minha vida.

Até o vento, que vinha me perseguindo, deu uma trégua relativa.

douradomvultimodiat.jpg

Volta pra casa rei.

IMG_8242.jpg

Falei que essa mosca ia sair na foto com um amarelo...

douradolgmoscamatheustc.jpg

"Duble":

DUBLEPIRASSECATC.jpg

Seca feita pelo MAurício que durava um zilhão de piraputangas...

pirasecaiscamvt.jpg

Dá-lhe pira na mosca do Maurício atada uma dia antes...

pirastreamerMVtc.jpg

No popper saltwatewr do LE

pirapoppersaltt.jpg

Lapa de pira na mosca na seca.

piraputangamvsecat.jpg

Outra:

piramvsecat2.jpg

Outra no streamer do Matheus (olha a cor da pira).

PiraStreamerMATHEUS.jpg

Mais na seca:

MVPiraT.jpg

Douradinhos no popper salt.

douradopoppersalttc2.jpg

douradopoppersaltt.jpg

No streamer do Le

piratultimodia.jpg

Na mosca atada pelo MAurício no dia anterior.

douradofazendamvtc.jpg

Idem.

douradomoscamvt.jpg

MAis Pira.

pirastreamermatheus3.jpg

pirastreamerletc.jpg

piramoscamvtc3.jpg

piramoscamatheustc.jpg

O momento mais emocionante pra mim.

Depois de desconfiarmos de uma estrutura de praia com drop off, favorável ao vadeio, atracamos devagar, de esgueio, e, no primeiro pincho saiu esse dudlê.

dubledouradosvadeandot.jpg

DouradopraiaTC.jpg

DouradoMVpraiatc.jpg

Nada como decidir onde pescar.

Escolhemos os pontos nos locais desconhecidos (dois últimos dias) de acordo com os nosso critérios, e isso dá prazer dobrado.

Considerações finais:

Gostaria de agradecer os amigos que participaram desta aventura.

Foi realmente muito bacana estar com vocês.

Pena que o Matheus precisou voltar mais cedo e não pode desfrutar da parte final da pescaria.

Maurício: você pesca muito.

Conto nos dedos algo parecido que tenha visto.

Agradeço também ao Júnior, filho do caseiro.

Normalmente, ele só vai no barco pra pilotar o elétrico, preparar o churrasco, etc.

Mas desta vez foi diferente.

Foram inúmeros os atalhos que pegávamos, andamos muito, muito longe. Desta vez, depois de 35 anos de Pantanal, eu não voltaria pro rancho sozinho.

Iguais a este aqui, havia tantos outros. Nada de anormal, se tudo fosse perto e de dia.

IMG_8206.jpg

Só que pescaria não é assim.

No nosso caso, subíamos tanto um dos rios, com tantos atalhos, que realmente pra voltar sozinho..., no escuro.... :mrgreen:

Fora quando na volta, por causa da correnteza mais vento, o rio estava todo fechado, com taquaras às centenas e camalotes por todo lado... :evil: :evil: :evil: :evil:

Cansamos de empurrar isso tudo na marra.

Sem o Júnior, não iríamos. Ou iríamos e não voltaríamos.

Faço questão de enaltecer esta situação porque pouco importa se a pessoa é letrada, analfabeta, culta, inculta, aculturada, enfim, ..., sempre ela pode ter algo a agregar. Cada um tem seu valor, e um valor não é melhor que outro.

Um abraço também a meu primo, que agora nem pesca, só fotografa (criei um monstro).

E ao Matheus e seu pai, pessoas fantásticas que nos deram a honra da presença e que, certamente, nso acompanharão em outras aventuras!!!

Como sempre, peço a Deus que me permita outras tantas aventuras de pesca.

Material (meu):

Varas:

Sage Z Axis #8 com linha WFI e WFF (quebrou :evil: :evil: :evil: ).

Sage Bass com linha Sinking Tip e a linha própria.

TFO TICRx #8 com WFI

Sage VAntage #6 com linha WFF pras piraputangas na seca.

Um abraço a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabens amigos! Como o Pantanal é rico! Mesmo sofrendo tanta pressao de pesca comercial, ainda é valente!

Essa semana fui pescar no MT, no Rio Arinos com o Rio Claro, 4 dias de pescaria, e nao pegamos nada! Dei mais valor ainda ao nosso Pantanal. Imaginem só se conseguirmos fechar a pesca comercial nele por apenas 3 a 5 anos. Vamos torcer pra que isso aconteça, será um lugar de facil acesso pra qualquer amante da pesca vir pescar.

Mais uma vez parabéns meu grande amigo Mauricio! Senti por nao poder estar lá.

Mauricio Kaeru

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Parabens amigos! Como o Pantanal é rico! Mesmo sofrendo tanta pressao de pesca comercial, ainda é valente!

Essa semana fui pescar no MT, no Rio Arinos com o Rio Claro, 4 dias de pescaria, e nao pegamos nada! Dei mais valor ainda ao nosso Pantanal. Imaginem só se conseguirmos fechar a pesca comercial nele por apenas 3 a 5 anos. Vamos torcer pra que isso aconteça, será um lugar de facil acesso pra qualquer amante da pesca vir pescar.

Mais uma vez parabéns meu grande amigo Mauricio! Senti por nao poder estar lá.

Mauricio Kaeru

Perto de São José do Rio Claro?

Pegou piloteiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Muito bacana a pescaria. Sempre tive vontade de conhecer o pantanal, mas ainda não tive oportunidade. Quem sabe um dia... Agora, fiquei curioso com os peixes que vcs pegaram, quase todos com rabo comido. Tem tanta piranha assim ? Já vi fotos de pescarias de tucunas tb com quase todos os rabos comidos. Será algum desequilíbrio que vem crescendo nos rios pantaneiros ? Uma pena tanta mutilação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Perto de São José do Rio Claro?

Pegou piloteiro?

Ficamos no encontro do Rio Arinos com o Rio Claro. Subimos o Rio Claro até a ponte, dava uns 35 minutos de motor 20 hp, é descemos de rodada. E nada de peixe, pensamos que poderia ser que mais de um barco no rio os peixes ficavam ariscos pela movimentação, mas não era pois nos tres dias seguintes só subia um barco no Rio claro e nada, e olha que eramos 8 caras, dois em cada barco e todos pescam bem e tem isca de monte que foram testadas! E eu só de fly, e fui o que menos pegou!

Mas para nós o problema do rio claro e o Arinos naquela região é a ceva, ceva e mais ceva, daí os peixes ficam só na boa, esforçar pra que? Mas tambem pode ser a epoca pois a agua estava 23graus!

Amigo, não pegamos piloteiro, acho que naquela região não é necessario, pois como nós so pescamos de rodada que se torna uma caça, então se tiver comendo vc vai pegar! E para navegar sem problema, mas já é costume nosso não pegar piloteiro. Olha que pedalamos! Era uma hora rio Arinos acima ou abaixo para começarmos a pescar! Mas valeu. Mês que vem vamos no Rio Aripuanã perto de Colniza, o amigo conhece?

Abraço

Kaeru

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo, primeiramente meus parabéns!!! O Pantanal é um sonho de criança que ainda não realizei. A foto do duble ficou ótima mesmo. Outro destaque é o Pacu, que já é bom de briga em P&P, imagino em ambiente selvagem! Os barquinhos também me pareceram arranjados, vocês alugam no rancho mesmo ou levaram com vocês? Aliás se pudesse compartilhar mais detalhes do esquema do rancho seria bom para aqueles que por ventura pensarem em lá se aventurar! Os dois últimos dias foi desses que com certeza qualquer pescador gostaria de estar em seu lugar :mestre:

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ficamos no encontro do Rio Arinos com o Rio Claro. Subimos o Rio Claro até a ponte, dava uns 35 minutos de motor 20 hp, é descemos de rodada. E nada de peixe, pensamos que poderia ser que mais de um barco no rio os peixes ficavam ariscos pela movimentação, mas não era pois nos tres dias seguintes só subia um barco no Rio claro e nada, e olha que eramos 8 caras, dois em cada barco e todos pescam bem e tem isca de monte que foram testadas! E eu só de fly, e fui o que menos pegou!

Mas para nós o problema do rio claro e o Arinos naquela região é a ceva, ceva e mais ceva, daí os peixes ficam só na boa, esforçar pra que? Mas tambem pode ser a epoca pois a agua estava 23graus!

Amigo, não pegamos piloteiro, acho que naquela região não é necessario, pois como nós so pescamos de rodada que se torna uma caça, então se tiver comendo vc vai pegar! E para navegar sem problema, mas já é costume nosso não pegar piloteiro. Olha que pedalamos! Era uma hora rio Arinos acima ou abaixo para começarmos a pescar! Mas valeu. Mês que vem vamos no Rio Aripuanã perto de Colniza, o amigo conhece?

Abraço

Kaeru

Kaeru, você deve ter ficado na praia ou no rancho do Sr.Hélio. Já estive lá.

Essa época é complicada. O bom é setembro.

Sim, lá tem muito ceva. Mas não é problema. As matracas ficam doidas nos peixinhos.

Se tiver vontade, volte lá. Uma das melhores pescarias que já fiz no que diz respeito a quantidade. Tem muito peixe mesmo.

Teve uma vez que só fiquei na primeira corredeira (casinha do lado esquerdo), subia o barco, esperava uns 30 minutos e descia até a boca do Claro com Arinos. Era batata. Fiquei fazendo isso um dia inteiro. Vai ser bom pra lá!!! (rs)

Infelizmente não conheço o Aripuanã. O que dá lá? Matraca, bicuda, cachorra ?

Abração,

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bacana a pescaria. Sempre tive vontade de conhecer o pantanal, mas ainda não tive oportunidade. Quem sabe um dia... Agora, fiquei curioso com os peixes que vcs pegaram, quase todos com rabo comido. Tem tanta piranha assim ? Já vi fotos de pescarias de tucunas tb com quase todos os rabos comidos. Será algum desequilíbrio que vem crescendo nos rios pantaneiros ? Uma pena tanta mutilação.

Fala Kensuke.

Pra falar que não tinha piranha vi apenas em duas oportunidades elas atacando o peixe fisgado. Pegar piranha não pegamos não, nem ataque na mosca teve. O que vi foi dourado sair da água machucado em decorrencia de ataque de outro dourado do mesmo cardume, isso ocorreu em quase todas as capturas. Mas quem pode esclarecer o assunto é o Gui, que pesca direto na região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo, primeiramente meus parabéns!!! O Pantanal é um sonho de criança que ainda não realizei. A foto do duble ficou ótima mesmo. Outro destaque é o Pacu, que já é bom de briga em P&P, imagino em ambiente selvagem!

Posso atestar que o pacu briga muito mais do que no P&P, pena que só sairam 2, esse da foto e outro menor que escapou na hora do embarque. Foi uma pescaria muito boa e interessante.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bacana a pescaria. Sempre tive vontade de conhecer o pantanal, mas ainda não tive oportunidade. Quem sabe um dia... Agora, fiquei curioso com os peixes que vcs pegaram, quase todos com rabo comido. Tem tanta piranha assim ? Já vi fotos de pescarias de tucunas tb com quase todos os rabos comidos. Será algum desequilíbrio que vem crescendo nos rios pantaneiros ? Uma pena tanta mutilação.

Valeu Kensuke.

Não deixe de ir ao pantanal. É diferente de tudo.

Quanto às nadadeiras da cauda, sempre foi assim. Mas não é só piranha que ataca, dourado e cachorra também. Dificilmente se veem nadadeiras inteiras, mesmo de peixes não fisgados.

Não penso que seja algum desequilíbrio. São peixes extremamente vorazes e que se aproveitam da bobeira do outro pra tirar uma lasca.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu Kensuke.

Não deixe de ir ao pantanal. É diferente de tudo.

Quanto às nadadeiras da cauda, sempre foi assim. Mas não é só piranha que ataca, dourado e cachorra também. Dificilmente se veem nadadeiras inteiras, mesmo de peixes não fisgados.

Não penso que seja algum desequilíbrio. São peixes extremamente vorazes e que se aproveitam da bobeira do outro pra tirar uma lasca.

abs

Pode ser também dos ninhos que os peixes fazem. Aqui no Canadá é comum após a época de desova aparecerem peixes com o rabo detonado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo, primeiramente meus parabéns!!! O Pantanal é um sonho de criança que ainda não realizei. A foto do duble ficou ótima mesmo. Outro destaque é o Pacu, que já é bom de briga em P&P, imagino em ambiente selvagem! Os barquinhos também me pareceram arranjados, vocês alugam no rancho mesmo ou levaram com vocês? Aliás se pudesse compartilhar mais detalhes do esquema do rancho seria bom para aqueles que por ventura pensarem em lá se aventurar! Os dois últimos dias foi desses que com certeza qualquer pescador gostaria de estar em seu lugar :mestre:

abs!

Olá Bruno.

Os barcos são nossos, levamos pra lá.

O rancho: sou sócio, assim como o Ivan.

Há muitos hotéis na região (Corunbá).

Se o Pantanal é seu sonho, vá!! Sou suspeito...

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabens pela pescaria, no Ano passado (agosto) conheci o Pantanal fiquei por lá 10 dias, vendo este tópico lembrei que ja fez um ano.. nem parece eu tenho as lembranças como se fosse ontem, porem ja estou com saudades.

Mega

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Parabens. O pacu deve ter feito um estrago na isca. O pantanal é maravilhoso. Em 2007 pesquei durante 6 dias descendo o rio Aquidauana até o Miranda em uma chalana pequena em 6 pescadores. Este ano levarei a familia toda a Corumba, a criançada vai adorar...

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

Olá, pessoal, tudo bem? Rodrigo Teixeira mostra tudo sobre o Pantanal, neste episódio! Só para lembrar que todas as quartas-feiras, às 22h30, tem episódio inédito de Destinos, com Rodrigo Teixeira, na FishTV! Assista também no nosso site! Abraços.

http://www.fishtv.com/site/programas/episodio.php?id_episodio=452

Propaganda na cara dura é f o d a, o sujeito poderia ao menos se identificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Pessoal, Como já disseram não tem o que comentar! Sensacional!

Gui e Maurício, vcs poderiam me informar qual máquina fotográfica utilizam?

Abraços

Editado por Bernardo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado Pessoal!
Bernardo, as fotos de natureza (as primeiras) eu tirei com uma Canon 7D com uma lente 400mm 5.6 prime série L.

As dos barcos navegando idem.

As dos peixes tiramos com uma d10.

abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 anos depois...
  • Mosqueiro
20 horas atrás, Mário Cardin disse:

Revendo esse post, me deu saudades daquela maravilha, que é o nosso querido pantanal.

Saudades mesmo hein Mário. Pantanal e bons amigos.

Imagino que os rios estejam bem cheios por lá.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

 

8 horas atrás, Matheus disse:

Saudades mesmo hein Mário. Pantanal e bons amigos.

Imagino que os rios estejam bem cheios por lá.

Um abração,

Matheus

Matheus, veja o link abaixo, tá quase 6 metros em Porto Murtinho.....

www.mar.mil.br/ssn-6/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pescaria top Guilherme, parabens

 

eu pesco muito no rio miranda MT, trecho do posto 21.

 A ação de dourados e piraputanga é impressionante, como eu nunca pesquei de fly nesse trecho eu gostaria de saber quais iscas usar.

 

abraço

Guilherme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.