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1° parte - Para quem pretende fazer sua vara de bambu


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  • Patrono

Primeiro é bom saber que se o problema de custo é o que esta te motivando a fazer sua vara é bom lembrar que apesar do bambu e as ferragens (ao menos as normais) não serem caros, você vai ter que investir uma grana bem razoável em ferramentas e principalmente vai ter que dispor de um tempo bastante grande. Para umas 2 ou 3 varas sai mais barato comprar as varas prontas.

Mas se o que esta lhe motivando é o prazer de um artesanato bem feito, ai acho que vale a pena o investimento – como diz o anuncio – pescar com uma vara de bambu feita por você não tem preço.

Primeiro pré-requisito – gostar de trabalhar com as mãos.

Segundo pré-requisito – uma bancada firme e um local onde você possa fazer uma certa sujeira. É inacreditável a quantidade de raspas de bambu que você vai fabricar.

Pequeno lembrete – use o sistema centesimal de polegada – toda literatura sobre o assunto é americana e se usar o sistema métrico vai ter um trabalhão convertendo medidas. Leia quantas vezes foir necessário e se tiver dúvidas pergunte. Os americanos costumam recomendar Think twice cut once

Também é bom saber que esta série não vai ser um curso de artesanato – uma certa prática no uso de ferramentas manuais é desejável, e por fim não existe uma única maneira de se fazer as coisas – experimente, compre livros, pesquise na internet e faça uso do método que você se sinta mais confortável.

Vamos começar pelo gabarito.

Material necessário:

2 barras de aço de ¾” com um comprimento mínimo de 150cm ( mas se tem espaço faça com 170cm – ferro para construção mecânica funciona muito bem – pode ser laminado a quente ou a frio – dizem que o laminado a frio é passível de empenar quando você retificar a barra em compensação são mais bem acabados - não compre aços muito duros – alem de não ser necessário, o trabalho vai ser muito maior. Assegure-se de que a barra não esta empenada.

Existem barras retificadas – mas custam bem mais caras e não acho que valha a pena.

Lima murça de 12”

Lima triangular de 10 “

Parafusos Allen com cabeça cilíndrica de 1”3/4 – se encontrar com corpo retificado melhor ainda

Parafuso Allen com cabeça cilíndrica 1” – rosca no corpo inteiro – pode ser o sem cabeça

12 pinos guia

Brocas novas , ou muito bem amoladas

Punção para marcar os furos

Broca de centro pequena

Calibre de folga

Paquimetro digital – pode ser esses chineses que custam uns 100 reais – não precisa ser um Mitutoyo

ATENÇÃO – Não compre limas baratas – vá em uma loja séria e compre limas da melhor qualidade, são bem mais caras, mas fazem o que devem fazer.

Furadeira de bancada – se não tiver arranje uma emprestada ou pague a um torneiro para ele fazer as furações. Explique bem o que você quer e não se canse de dizer da importância dos furos serem paralelos e ortogonais as barras. É possível fazer as furações com uma furadeira manual e uma engenhoca daquelas que simulam uma furadeira de bancada, mas pouco aconselhável.

Vira macho

Macho para rosca igual ao dos parafusos . Se encontrar pode ser macho de aço carbono, afinal vai ser usado para poucas roscas e são muito mais baratos.

Alargador cilíndrico para os furos dos pinos guia

Grampos para prender a barra durante a furação – pelo menos uns 4

Pedra de amolar nova

O procedimento:

Esta foi a maneira que eu fiz o meu, a uns 25 anos, manualmente sem ajuda de máquinas, a não ser uma furadeira de bancada – se você tem a disposição uma Bridgport enorme e uma retifica também de proporções descomunais, faça uso delas e claro não vai precisar de ler nada do que eu vou escrever em seguida.

Com solda elétrica ponteie as extremidades das 2 barras o mais bem alinhado possível – use os grampos para segurar as barras em posição.

Com uma caneta tipo paper maker (prefiro azul ou vermelha) pinte as laterais das barras – onde vão ser feitos os furos.

Com um riscador marque cuidadosamente os furos e em seguida usando a ponteira – bem amolada é claro – marque os furos conforme o desenho.

form10.jpg

Untitled-a1.jpg

Antes de furar certifique-se que a bancada da furadeira está ortogonal ao eixo da broca. Uma maneira boa de fazer esta verificação é furar um pequeno pedaço de barra, levantar a broca e girar, com a mão, broca e o pedaço da barra furada - se o furo não estiver ortogonal a barra vai oscilar na horizontal.

Comece pelos furos guias –fixe as barras com os grampos - use lubrificante – o ideal é óleo de corte. Não force a furação . O furo devera ser retificado com o alargador – portanto use uma broca um pouco menor do que o diâmetro do pino – 1/64” a menos é razoável. Faça um furo – retifique ( use óleo de corte ou querosene) e coloque um pino antes de prosseguir para o próximo furo.

form35.jpg

Em seguida faça os furos para os parafusos e abra as roscas – esta é uma operação que deve ser feita com cuidado – se o macho entrar desalinhado vai quebrar – se não tem prática neste tipo de operação é bom fazer na furadeira, desligue da tomada e use a mão para rodar a furadeira – depois de uma meia dúzia de voltas é fácil prosseguir com o vira macho.

Monte tudo, solte as barras ( o ponteio deve ter sido feito raso) lime a solda e verifique se as barras estão se movendo corretamente. Se os furos não forem feitos rigorosamente paralelos a barra não vai abrir e fechar direito.

Com as barras juntas, parafusos apertados e usando primeiro a lima e depois a pedra de amolar retifique as faces das barras que não foram furadas – use óleo de corte ou querozene Lave constantemente a pedra com querozene – a idéia é produzir faces planas e alinhadas uma com a outra.

Repita tudo na a outra face. Verifique tudo mais uma vez – só passe para a outra fase quando tiver absoluta certeza que tudo está correto e funcionando.

No livro do Cattanach , ele recomenda você retificar as faces das barras antes de furar. Não acho boa idéia – não é difícil que durante a furação as barras desalinhem. Se as barras que você comprar não estiverem em boas condições então será preciso retificar as faces onde foram feitos os furos – parte interna do gabarito. De modo que as 2 barras assentem perfeitamente uma na outra.

Ele também aconselha o uso de uns gabaritos para fazer a furação – nunca usei, mas desconfio que você não vai conseguir fazer a furação corretamente usando aqueles jigs. Acho mais fácil e mais garantido da maneira acima.

Agora vem a parte que começa rápido, mas não termina nunca.

Vamos começar preparando um cabo especial para a lima triangular – use madeira dura e seca de 5 x 4 x 15 cm e faça um berço como no desenho. É importante que a base do rasgo onde a lima vai se apoiar esteja perfeitamente paralela a face da madeira, de forma que a lima não se incline para um lado. Se a lima não estiver assentando perfeitamente seu gabarito vai ficar torto e terá que começar tudo de novo.

Arredonde os cantos para que fique confortável – você vai usar esta engenhoca por um tempo infinito e se não quiser ficar com as mãos arrebentadas é bom fazer alguma coisa confortável. Corte a lima – com disco de corte – aqueles da Dremel servem – cuidado com os olhos – use óculos. É, na melhor das hipóteses, um suplicio ter um caquinho de disco de corte cravado no olho. Pergunte como eu sei disso.

Untitled-1-1.jpg

Se ficar meio folgado use uma gota de super bonder.

O objetivo é limar um sulco triangular cuja profundidade cresça aproximadamente 0.005” a cada 5”.

Para isto vamos afastar as barras tanto quanto seja preciso, de modo que a lima não encoste nas arestas – o quanto as barras vão ter que serem afastadas vai depender a largura da parte exposta da lima. Vamos agora ajustar o 1º parafuso – coloque a ferramenta de limar em cima das barras e cuidadosamente ajuste os parafusos de modo que a aresta das barras encoste na lima. Meça com cuidado (usando o paquímetro) a distancia entre as barras. Digamos que a leitura foi 0.250 . Vá para o próximo parafuso ( 5” adiante) e ajuste a distancia entre as barras para um valor 0.005 menor – no caso 0.245 e assim por diante. Verifique as medidas e assegure-se que a distancia entre as barras decresça 0.005 a cada 5”. O importante é a uniformidade, ou você vai limar um sulco com barrigas.

Com a ferramenta suporte da lima comece a limar até que a parte de baixo do

porta lima se apóie nas barras

form22.jpg

Diminua todas as medidas 0.005 e continue limando.

Repitir tudo até que o sulco fique com as medidas desejadas.

Se você deseja fazer varas com a ponteira fina como as do Leonard a parte mais rasa do gabarito vai ter que medir aproximadamente 0.020” – Mas garanto que vão ter problemas – as varas ficam muito frágeis. Mas também não lime uma profundidade maior do que 0.030” na parte mais fina.

Pode acontecer de um lado da lima estar limando mais do que o outro, ou você pode estar fazendo mais pressão de um lado. Para evitar que o sulco não fique simétrico lime um pouco, inverta a barra e lime mais um pouco. Ou seja lime da direita para esquerda e depois da esquerda para direita.

Outra medida aconselhável é manter o porta lima o mais na horizontal possível.

Faça 1º o lado mais fino se alguma coisa sair errado sempre se pode continuar limando e transformar este lado no lado mais grosso.

Qualquer duvida é só perguntar.

Bom divertimento, se bem que o mais provável é que você nunca mais queira pegar uma lima.

No próximo capítulo – como testar se tudo saiu como deve e fazer o outro sulco.

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  • Patrono

Vocês já ouviram falar que:

"Quem sabe faz ao vivo!"

e

"Vaca boa não esconde o leite!"

taí o exemplo.

No papel até parece ser fácil! Mas já ví oferta de ferramental por falta de tempo ou habilidade manual. :o

Baita abraço!

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  • Administrador

Beto o capitulo dois coloca em outro tópico, depois que tudo estiver concluído e debatido, faço algo por aqui para organizar. Esse tópico está sendo muito bem acessado e motivando os amigos.

T+ ok:

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  • Mosqueiro

Parabens pela iniciativa Beto, e por compartilhar conosco...

Montar varas de Bamboo, dá um trabalhão, inclusive as ferramentas, que não tem por aí.

No aguardo dos próximos capitulos.

Dilvo

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  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...
  • Patrono

Parabens Beto,so' agora estou podendo ler este to'pico com mais calma e como ja' disse o J,vc e' o artista.Eu acompanhei a confecc;ao da minha canha e constatei o trabalho artistico que e',desde a talha do bambu ate' o verniz,tudo minucioso e com o cuidado de quem gosta do que faz.

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  • 3 meses depois...

:natal_w00t: OMG, tão tá né... agora eu vi que o equipamento de fly não é tão caro assim...

Meus parabéns.

Ah, natal está chegando e eu ainda não ganhei minha tão desejada vara de fly, que tal você fazer um teste ai com seu equipamento para ver se ficou realmente bom e me presentear? Depois falo se ficou bom ou não. kkkkk. :natal_thumbup:

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  • 1 ano depois...
  • Mosqueiro

Parabéns, Sr. Beto Saldanha, pelas descrições de suas experiências
com a arte de construções de varas para pesca com mosca.

Há um tempo tenho deixado o livro Handcrafting Bamboo Fly Rods,
[CATTANACH, W. Handcrafting Bamboo Fly Rods. Guilford, Connecticut: The Lyon Press, 2005. 210 p.],
sobre minha mesa e raramente leio poucos trechos do mesmo, sempre imaginando como passarei
do teórico para o prático.

Ainda não tive a experiência de experimentar o uso de varas de bambú para
a pesca com mosca, sendo este ainda o principal motivo de não ter me aventurado
na fabricação das minhas próprias varas.

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  • 2 meses depois...

Primeiro é bom saber que se o problema de custo é o que esta te motivando a fazer sua vara é bom lembrar que apesar do bambu e as ferragens (ao menos as normais) não serem caros, você vai ter que investir uma grana bem razoável em ferramentas e principalmente vai ter que dispor de um tempo bastante grande. Para umas 2 ou 3 varas sai mais barato comprar as varas prontas.

Mas se o que esta lhe motivando é o prazer de um artesanato bem feito, ai acho que vale a pena o investimento – como diz o anuncio – pescar com uma vara de bambu feita por você não tem preço.

Primeiro pré-requisito – gostar de trabalhar com as mãos.

Segundo pré-requisito – uma bancada firme e um local onde você possa fazer uma certa sujeira. É inacreditável a quantidade de raspas de bambu que você vai fabricar.

Pequeno lembrete – use o sistema centesimal de polegada – toda literatura sobre o assunto é americana e se usar o sistema métrico vai ter um trabalhão convertendo medidas. Leia quantas vezes foir necessário e se tiver dúvidas pergunte. Os americanos costumam recomendar Think twice cut once

Também é bom saber que esta série não vai ser um curso de artesanato – uma certa prática no uso de ferramentas manuais é desejável, e por fim não existe uma única maneira de se fazer as coisas – experimente, compre livros, pesquise na internet e faça uso do método que você se sinta mais confortável.

Vamos começar pelo gabarito.

Material necessário:

2 barras de aço de ¾” com um comprimento mínimo de 150cm ( mas se tem espaço faça com 170cm – ferro para construção mecânica funciona muito bem – pode ser laminado a quente ou a frio – dizem que o laminado a frio é passível de empenar quando você retificar a barra em compensação são mais bem acabados - não compre aços muito duros – alem de não ser necessário, o trabalho vai ser muito maior. Assegure-se de que a barra não esta empenada.

Existem barras retificadas – mas custam bem mais caras e não acho que valha a pena.

Lima murça de 12”

Lima triangular de 10 “

Parafusos Allen com cabeça cilíndrica de 1”3/4 – se encontrar com corpo retificado melhor ainda

Parafuso Allen com cabeça cilíndrica 1” – rosca no corpo inteiro – pode ser o sem cabeça

12 pinos guia

Brocas novas , ou muito bem amoladas

Punção para marcar os furos

Broca de centro pequena

Calibre de folga

Paquimetro digital – pode ser esses chineses que custam uns 100 reais – não precisa ser um Mitutoyo

ATENÇÃO – Não compre limas baratas – vá em uma loja séria e compre limas da melhor qualidade, são bem mais caras, mas fazem o que devem fazer.

Furadeira de bancada – se não tiver arranje uma emprestada ou pague a um torneiro para ele fazer as furações. Explique bem o que você quer e não se canse de dizer da importância dos furos serem paralelos e ortogonais as barras. É possível fazer as furações com uma furadeira manual e uma engenhoca daquelas que simulam uma furadeira de bancada, mas pouco aconselhável.

Vira macho

Macho para rosca igual ao dos parafusos . Se encontrar pode ser macho de aço carbono, afinal vai ser usado para poucas roscas e são muito mais baratos.

Alargador cilíndrico para os furos dos pinos guia

Grampos para prender a barra durante a furação – pelo menos uns 4

Pedra de amolar nova

O procedimento:

Esta foi a maneira que eu fiz o meu, a uns 25 anos, manualmente sem ajuda de máquinas, a não ser uma furadeira de bancada – se você tem a disposição uma Bridgport enorme e uma retifica também de proporções descomunais, faça uso delas e claro não vai precisar de ler nada do que eu vou escrever em seguida.

Com solda elétrica ponteie as extremidades das 2 barras o mais bem alinhado possível – use os grampos para segurar as barras em posição.

Com uma caneta tipo paper maker (prefiro azul ou vermelha) pinte as laterais das barras – onde vão ser feitos os furos.

Com um riscador marque cuidadosamente os furos e em seguida usando a ponteira – bem amolada é claro – marque os furos conforme o desenho.

form10.jpg

Untitled-a1.jpg

Antes de furar certifique-se que a bancada da furadeira está ortogonal ao eixo da broca. Uma maneira boa de fazer esta verificação é furar um pequeno pedaço de barra, levantar a broca e girar, com a mão, broca e o pedaço da barra furada - se o furo não estiver ortogonal a barra vai oscilar na horizontal.

Comece pelos furos guias –fixe as barras com os grampos - use lubrificante – o ideal é óleo de corte. Não force a furação . O furo devera ser retificado com o alargador – portanto use uma broca um pouco menor do que o diâmetro do pino – 1/64” a menos é razoável. Faça um furo – retifique ( use óleo de corte ou querosene) e coloque um pino antes de prosseguir para o próximo furo.

form35.jpg

Em seguida faça os furos para os parafusos e abra as roscas – esta é uma operação que deve ser feita com cuidado – se o macho entrar desalinhado vai quebrar – se não tem prática neste tipo de operação é bom fazer na furadeira, desligue da tomada e use a mão para rodar a furadeira – depois de uma meia dúzia de voltas é fácil prosseguir com o vira macho.

Monte tudo, solte as barras ( o ponteio deve ter sido feito raso) lime a solda e verifique se as barras estão se movendo corretamente. Se os furos não forem feitos rigorosamente paralelos a barra não vai abrir e fechar direito.

Com as barras juntas, parafusos apertados e usando primeiro a lima e depois a pedra de amolar retifique as faces das barras que não foram furadas – use óleo de corte ou querozene Lave constantemente a pedra com querozene – a idéia é produzir faces planas e alinhadas uma com a outra.

Repita tudo na a outra face. Verifique tudo mais uma vez – só passe para a outra fase quando tiver absoluta certeza que tudo está correto e funcionando.

No livro do Cattanach , ele recomenda você retificar as faces das barras antes de furar. Não acho boa idéia – não é difícil que durante a furação as barras desalinhem. Se as barras que você comprar não estiverem em boas condições então será preciso retificar as faces onde foram feitos os furos – parte interna do gabarito. De modo que as 2 barras assentem perfeitamente uma na outra.

Ele também aconselha o uso de uns gabaritos para fazer a furação – nunca usei, mas desconfio que você não vai conseguir fazer a furação corretamente usando aqueles jigs. Acho mais fácil e mais garantido da maneira acima.

Agora vem a parte que começa rápido, mas não termina nunca.

Vamos começar preparando um cabo especial para a lima triangular – use madeira dura e seca de 5 x 4 x 15 cm e faça um berço como no desenho. É importante que a base do rasgo onde a lima vai se apoiar esteja perfeitamente paralela a face da madeira, de forma que a lima não se incline para um lado. Se a lima não estiver assentando perfeitamente seu gabarito vai ficar torto e terá que começar tudo de novo.

Arredonde os cantos para que fique confortável – você vai usar esta engenhoca por um tempo infinito e se não quiser ficar com as mãos arrebentadas é bom fazer alguma coisa confortável. Corte a lima – com disco de corte – aqueles da Dremel servem – cuidado com os olhos – use óculos. É, na melhor das hipóteses, um suplicio ter um caquinho de disco de corte cravado no olho. Pergunte como eu sei disso.

Untitled-1-1.jpg

Se ficar meio folgado use uma gota de super bonder.

O objetivo é limar um sulco triangular cuja profundidade cresça aproximadamente 0.005” a cada 5”.

Para isto vamos afastar as barras tanto quanto seja preciso, de modo que a lima não encoste nas arestas – o quanto as barras vão ter que serem afastadas vai depender a largura da parte exposta da lima. Vamos agora ajustar o 1º parafuso – coloque a ferramenta de limar em cima das barras e cuidadosamente ajuste os parafusos de modo que a aresta das barras encoste na lima. Meça com cuidado (usando o paquímetro) a distancia entre as barras. Digamos que a leitura foi 0.250 . Vá para o próximo parafuso ( 5” adiante) e ajuste a distancia entre as barras para um valor 0.005 menor – no caso 0.245 e assim por diante. Verifique as medidas e assegure-se que a distancia entre as barras decresça 0.005 a cada 5”. O importante é a uniformidade, ou você vai limar um sulco com barrigas.

Com a ferramenta suporte da lima comece a limar até que a parte de baixo do

porta lima se apóie nas barras

form22.jpg

Diminua todas as medidas 0.005 e continue limando.

Repitir tudo até que o sulco fique com as medidas desejadas.

Se você deseja fazer varas com a ponteira fina como as do Leonard a parte mais rasa do gabarito vai ter que medir aproximadamente 0.020” – Mas garanto que vão ter problemas – as varas ficam muito frágeis. Mas também não lime uma profundidade maior do que 0.030” na parte mais fina.

Pode acontecer de um lado da lima estar limando mais do que o outro, ou você pode estar fazendo mais pressão de um lado. Para evitar que o sulco não fique simétrico lime um pouco, inverta a barra e lime mais um pouco. Ou seja lime da direita para esquerda e depois da esquerda para direita.

Outra medida aconselhável é manter o porta lima o mais na horizontal possível.

Faça 1º o lado mais fino se alguma coisa sair errado sempre se pode continuar limando e transformar este lado no lado mais grosso.

Qualquer duvida é só perguntar.

Bom divertimento, se bem que o mais provável é que você nunca mais queira pegar uma lima.

No próximo capítulo – como testar se tudo saiu como deve e fazer o outro sulco.

Beto, boa noite. Eu entendi perfeitamente, graças a sua lúcida explicação. Eu estava confuso com a explicação do Thomas Penrose. Gostaria de saber se há mais algo a acrescentar, como você disse no próximo capítulo. Obrigado.

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  • Patrono
  • Patrono

O prazer deve mesmo ser indescritível de pescar com uma bamboo rod feita por você mesmo (aliás, já é com uma feita pelo Beto :p ). Porém, acho mesmo que, a não ser que seja encarado como um projeto pessoal MUITO importante (o que acho até super válido), é preciso ter MUITA disposição, em todos os sentidos, pra montar um instrumental complexo como esse para produzir uma ou duas canas, isso sem falar na escolha e obtenção dos materiais e no trabalho de produção em si. Meus parabéns antecipados a quem decidir se aventurar ...

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  • 1 ano depois...
  • 4 meses depois...

Galera boa noite meu nome é vinicio e quero fazer esta ferramenta mais estou com dúvidas na parte de usar a lima eu preciso fazer essa cava de modo uniforme exemplo começo com 60c no início até o final com 60 ou vai sendo afinada quem puder me enviar imagem dela pronta ficaria muito grato até achei muitas na net mais nem uma com um ângulo da foto q dei pra sanar essa minha dúvida

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  • 1 ano depois...

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