Ir para conteúdo

Pesca em Lages - Reflexões


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Amigos,

Recentemente nos foi apresentado aqui no Mosqueiros do Rio o projeto RANCHO DE PESCA COM MOSCA REFÚGIO DO LAGO. Para quem não leu ou não recorda do tópico, eis a apresentação do projeto, que reproduzo abaixo, em itálico e na cor azul:


Prezados mosqueiros,

Neste último encontro de fly em Canela-RS, ocorreu o lançamento de uma nova oportunidade para a pesca de trutas em rios, localizada na serra catarinense. Nós lançamos o RANCHO DE PESCA COM MOSCA REFÚGIO DO LAGO

Queremos que todos os mosqueiros usufruam deste espaço e que nos ajudem a mantê-lo integro, proporcionando a todos seus usuários momentos muito prazeirosos com a pesca de trutas na modalidade "pesca com mosca".

O Rancho de Pesca com Mosca Refúgio do Lago nada mais é do que a união de 3 elementos que ja existiam na região, adaptados para oferecer condições de pesca de trutas aos mosqueiros envolvendo pousada e acesso aos pontos mais remotos dos rios, além dos rios com trutas evidentemente.

A união destes 3 elementos (pesca em rios, pousada e apoio à pesca) foi trabalho nosso, sem perspectivas de qualquer retorno financeiro de nossa parte. Nós investimos tempo e dinheiro para criar este Rancho com o único objetivo de consolidar um modelo de pesca viável aos mosqueiros.

Pretendemos que este modelo sirva de balizador para quem quiser criar novos "points" de pesca naquela região, impedindo o surgimento de novos empreendimentos que visem tão somente a exploração irracional do mosqueiro, como ocorreu no passado recente.

O Rancho de Pesca com Mosca Refúgio do Lago é o primeiro de vários Ranchos de Pesca com Mosca que pretendemos implantar em toda a região serrana de Santa Catarina.

Nossa visão de futuro é que toda aquela região se torne a "Patagônia" para os mosqueiros brasileiros, com inúmeros pontos de pesca, tanto públicos como privados (com preços acessíveis), e a unica maneira de conseguirmos isso é criando condições que permitam a TODOS os mosqueiros dirigirem-se para la para praticarem o que mais gostam, que é a pesca de trutas em rios de montanha.

A operação deste rancho de pesca está agora a cargo da empresa TerrAlta, do nosso amigo mosqueiro Sauri Nunes de Liz, e da pousada Refúgio do Lago, de propriedade do Sr. Domingos Valente. Nós continuaremos apoiando e ajudando estas empresas a manterem um bom atendimento aos mosqueiros, para que eles possam consolidar este modelo de serviço de pesca em toda a região. E pedimos também aos que utilizarem estes serviços que nos ajudem a aperfeiçoá-lo com sugestões e novas idéias.

Maiores informações podem ser obtidas no endereço: www.ovoodamosca.com/refugiodolago

Agradecemos a atenção de todos e desde já estamos abertos a prestar todos os esclarecimentos sobre este novo empreendimento.

Um abração e boas pescarias de trutas a todos.

Rancho de Pesca com Mosca

Realização:
Deporte - www.ovoodamosca.com
Lorenzi - www.agapia.com.br
Demarchi - www.lojadepesca.com.br
Podolano - www.woodbox.com.br
Zorrer - www.Zpopper.com.br

Apoio:
Dilvo Favreto
Arno Egon

O tópico foi saudado por respostas positivas, tanto aqui, quanto em outros fóruns de pesca. Talvez a única voz discordante - em outro fórum - tenha sido a minha. Aqui no Mosqueiros do Rio ainda não havia me manifestado, o que faço agora.
Retiro do texto acima as seguintes frases, reproduzindo-as em itálico e na cor azul e colocando em letras maiores o que quero ressaltar.



O Rancho de Pesca com Mosca Refúgio do Lago nada mais é do que a união de 3 elementos que ja existiam na região, adaptados para oferecer condições de pesca de trutas aos mosqueiros envolvendo pousada e acesso aos pontos mais remotos dos rios, além dos rios com trutas evidentemente.
A união destes 3 elementos (pesca em rios, pousada e apoio à pesca) foi trabalho nosso, sem perspectivas de qualquer retorno financeiro de nossa parte. Nós investimos tempo e dinheiro para criar este Rancho com o único objetivo de consolidar um modelo de pesca viável aos mosqueiros. Pretendemos que este modelo sirva de balizador para quem quiser criar novos "points" de pesca naquela região, impedindo o surgimento de novos empreendimentos que visem tão somente a exploração irracional do mosqueiro, como ocorreu no passado recente.


Ou seja, pelas afirmações acima o projeto é expressamente anunciado como um empreendimento não comercial, no qual se investiu tempo e dinheiro, mas do qual não se busca lucro financeiro. Cheguei a ficar tocado quando li...E pensei: que bacana, finalmente uma atitude altruísta em relação à pesca com mosca!

No entanto, consultando sobre as condições para se pescar no local, soube que a coisa é bem diferente. Na verdade, trata-se da venda de pacotes de pesca, onde são cobrados o transfer até ao hotel e deste aos pontos de pesca, a alimentação, a hospedagem e os guias. Ou seja, um pacote de pesca como tantos outros, existentes pelo Brasil e pelo mundo afora...Nada demais, é assim que o mundo é tocado! Só que esse veio embalado para presente, com uma capa de iniciativa generosa...Para que isso? Seria mais fácil, ético e simpático anunciar que é iniciativa comercial! Quem quiser que a compre! Eu provavelmente a compraria!

Mas, o pior, é que também é cobrada uma "TAXA DE ACESSO" a cada pesqueiro do rio. O valor dessa TAXA é de R$10,00 por pescador e por ponto de pesca. Ou seja, os pontos de pesca do rio - um bem público, com acesso garantido em lei - foram loteados (similar ao Rio Grande, na Terra do Fogo). Que direito de cobrança é esse? Disseram-me que essas taxas seriam repassadas aos donos das terras por onde se transita para chegar ao rio. Ou seja, vamos privatizar os acessos, como no Chile! E, embora seja mais uma questão de princípio do que de valor, também é uma questão de valor, pois quem garante sua manutenção nesse patamar?!
À propósito, vou aqui transcrever um techo do recém lançado livro de nosso amigo Paulo Cesar Domingues, Histórias de um Pescador, que vem bem a calhar:

"...e Puttkammer era o sobrenome dos donos de enorme casa na beira do rio que mais parecia um castelo mal assombrado. Seus donos eram mal encarados e de pouca conversa. Foram os primeiros a cobrar para se poder pescar em suas terras, Naquele tempo, o preço era de 10 dólares por pessoa. Ali, o Chimehuin corria junto a alto e vertical barranco onde, uma vez, vi um puma caminhando..."
Página 72, conto La Boca


Bem, o projeto foi lançado (o primeiro deles, segundo o texta de apresentação, que afirma pretender fazer o mesmo em toda a serra catarinense - Que Deus nos livre!) e já temos o primeiro relato, feito pelo companheiro Eduardo. Aliás, o relato está interessante, com lindas fotos. Realmente é uma beleza de região!

Lendo o relato aprendi outras coisas sobre o projeto, inclusive sobre o período de defeso, decretado para os meses de junho e julho. Engraçado é que na vizinha Ausentes, esse justamente é o período de pesca. A justificativa é a de que em Ausentes as trutas são colocadas a cada ano...E na serra vizinha elas se reproduzem e o período de reprodução seria nesses meses...Como diria o Anselmo Góis aqui no "O Globo": ...Ah, bom...
O que é isso? Quem definiu que o período é exatamente esse? Até creio mesmo que o inverno seja período de reprodução das trutas brasileiras (como na Argentina e Chile)...Mas porque junho e julho? Por que não julho e agosto? Há algum estudo sério a respeito? Eu desconheço! Além disso, não matamos trutas em nossos rios por questão de consciência ecológica e porque queremos que elas estejam sempre por lá, objeto de nossa diversão. Mas a truta é um peixe exótico (que já ganhou status de introduzido e, em alguns locais, gozando de proteção limitada) e para o qual não existe período de defeso nem limites de captura. Se alguém quiser chegar em nossos rios de serra aqui no RJ e fazer uma grande fritada com sua captura, não estará contrariando qualquer lei de proteção ambiental. Ou seja, não pode um grupo, por melhor intencionado que seja, se arvorar em fazer o papel do Estado e dizer quando se poderá pescar e, ainda, cobrar TAXAS para isso.


O que está ocorrendo seria como se nós, mosqueiros cariocas, utilizando-nos do lindo MDC (um bem público)e de prévio acordo com as pousadas, nos puséssemos a vender pacotes de pesca, com orientação e transfers e, ainda por cima cobrássemos pelos pontos de pesca...Nesse caso, os Porquinhos teriam taxa extra: R$30,00!!! Junto da Pousada, pelo conforto, também seria R$30,00!!! Os outros seriam R$10,00 mesmo! E, de tudo isso, uma percentagem teria que ir para os mosqueiros que moram região, afinal feudo é feudo, né?
Só que aqui, pode pescar no inverno todo!!!! Só brincando mesmo!!!

Luiz


PS: e que fique claro que é brincadeira, pois a qualquer mosqueiro do Brasil em visita ao RJ, terei o maior prazer em apresentar nosso riacho, de trutas pequenas (às vezes grandes)e lindas paisagens...Sem qualquer custo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Também prefiro que seja um comunicado de uma agência que vai explorar a região e assim todos poderiam avaliar a questão de forma mais clara. Também estou disposto a pescar na região.

Estive em Ausentes em 2005 e fiz minhas pescarias, inclusive paguei por uma taxa arrecadada de modo a manter o estoque de peixes da região. Considerei justo e colaborei, como também colaboraria estando lá novamente, afinal desejo que haja peixes na região e estando lá, acho justo colaborar.

Estou somente agora tomando mais conhecimento dos acontecimentos da região e devo aguadar a manifestação dos amigos que estão participando de tudo isso. Os pontos que está focando devem ser realmente avaliados.

T+ ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Estimado amigo e conterrâneo Tio Liuz!

Acho muito válidas suas reflexões e a sua opinião, e se me permite gostaria de expressar a minha também.

Quero deixar claro que não estou defendendo ninguém e muito menos não estou do lado de ninguém, estou do lado de todos que gostam de pescar com mosca.

Tenho muitos e bons amigos e em vários fóruns de mosqueiros.

Como disse anteriormente, se me permitem ,gostaria somente de expressar minha opinião já que conheço a região, pesquei por lá e pretendo voltar em breve!

Antes do lançamento, durante se não me engano um ano, alguns mosqueiros iam constantemente à região para verificar a existência de trutas, a época de reprodução, os melhores lugares p/ se pescar as trutas, lugares p/ se hospedar etc, etc....

Resumindo, eles se dedicaram p/ que outros mosqueiros que quisessem ir pescar por lá pudessem ter uma estrutura pronta para atendê-los.

Vou ser bem sincero aos amigos, conheço muiiiiiiiiiitos pescadores inclusive mosqueiros que conhecem muitos points excelentes para pesca, com muitos peixes, que não contam p/ ninguém, e além disso são sempre os mesmos grupos que vão pescar, ninguém entra, ninguém sai, a famosa "panelinha", inclusive aqui na minha região existe muito disso, eu simplesmente ignoro e como também conheço os points também vou pescar nos mesmos locais, aliás em geral sempre ignorei as "panelinhas".

No caso específico da Serra Catarinense, eles fizeram justamente o contrário, se dedicaram e formaram uma estrutura e fizeram ainda mais mostraram a todos que esse lugar existe e que todos podem pescar lá e além do mais, todos pescam com todos, todos fazem parcerias, formam-se grupos de pescadores que não se conheciam pessoalmente e ali fazem grande amizades.

Eles poderiam simplismente ficar quietos e não contar nanda p/ ninguém!

Mas, meu grande amigo Tio Luiz, eles fizeram justamente o contrário.

Quiseram mostrar a todos porque lá como em todo o Brasil a matança de peixes é indiscriminada, independente de espécie, tamanho, defeso, etc.

No Brasil práticamente todos os pescadores não pagam a licença de pesca e ainda reclamam quando raramente perdem os materiais......

Na minha opinião eles mostraram a todos mosqueiros, visto que os mesmos são preservacionistas, inclusive dos insetos, com a intenção de que quanto mais mosqueiros forem lá maior será a conscientização dos donos das propriedades em não deixar matar as trutas, ou seja maior será a preservação do local.

Um dos nossos guias há onze anos pescava por lá e matava trutas como várias pessoas ainda o fazem, pelo que sei foi difícil mudar a opinião dele, hoje ele é um dos maiores defensores dos peixes.

Ou seja eles pretendem através de nós mosqueiros que se conscientizem as pessoas locais que é melhor manter as trutas vivas.

Então, quanto ao lado comercial, o meu ponto de vista é o seguinte:

Na maioria das regiões pelo mundo afora inclusive no nosso Brasil os rios passam por propriedades particulares, é necessário pedir aos proprietários permissão p/ entrar, conheço as leis, mas o problema como já comentei em outro tópico seu em outro fórum são os "pescadores" que arrebentam cercas, deixam lixo, sacos plásticos (obs.:se o gado comer um saco plástico morre), enfim os destruidores, sem contar aqueles que furtam os peixes dos açudes particulares.

Sempre pedi aos proprietários das terras em que passam rios que na minha opinião existem pontos bons p/ a pesca, permissão p/ entrar em suas terras e pescar.

Nunca recebi um não como resposta, inclusive sempre faço o comentário que não levo os peixes do rio embora, aos poucos vou fazendo minha parte de conscientização também.

Creio que a taxa paga aos proprietários das propriedades das Terras Altas, não seja com interesse comercial, os caras nem precisam disso, mas sim com o interesse de começar uma conscientização de que os peixes, no caso as trutas valem mais vivas do que mortas, assim eles percebem que quando os matadores de peixe vão pescar lá não ganham nada e por sinal perdem as trutas.

Quanto ao pacote de pesca, pode até ser, mas gostaria contar para os amigos que as estradas de acesso a esses lugares não é boa, são estradas de interior cheias de buracos, pedras, com várias bifurcações, fácil de se perder, além de que, tem que entrar com os veículos nas propriedades e em geral pasto à dentro.

Portanto se alguém quiser ir lá de carro, talvez um carro tipo caminhonete entre, quando não chove durante algum tempo, no nosso caso fomos uns dias depois das fortes chuvas que aconteceram no estado, o pasto fica encharcado, aí só 4x4.

Quanto aos guias, além de conhecerem muito bem a região e os melhores points p/ pesca, ficam à disposição dos mosqueiros durante toda a pescaria.

Para vcs terem uma idéia no primeiro dia de pescaria no sábado eles ficaram das 07:30 às 19:30 à nossa disposição, nos mostrando os melhores lugares p/ pesca, sem contar que além do transporte, forneceram comida, bebidas, fizeram churrasco, no final da tarde uma sapecada de pinhão, enfim fizeram de tudo nos dois dias de pescaria, menos pescar.

Se eu tivesse que ir com meu carro e ainda por cima me preocupar com a alimentação, etc., provavelmente nem iria.

Para falar a verdade, nessa pesca de vadeio como ficaria sem o suporte de alimentação, bebidas, etc, nós íamos longe vadeando, como fazer isso e ainda se preocupar com alimentação, etc.

Fica aqui uma pergunta aos amigos conterrâneos que se ofereceram como guias:

Vocês deixariam suas famílias durante um final de semana, sábado e domingo, 12 horas por dia, para transportarem, serem guias, fazerem churrasco, tirarem fotos, etc, de graça, free, só por amizade?

Quanto ao período de desova, reprodução, defeso, etc, não saberia informar acho que um biólogo seria mais indicado, talvez alguém que conheça bem as trutas daquela região poderia nos informar melhor.

As trutas não são nativas de lá, mas foram introduzidas há 40 ou 50 anos atrás, elas já estão lá e se adaptaram muito bem, porque matá-las?

Quantas espécies exóticas e não nativas da fauna brasileira foram introduzidas e hoje existem em quantidade, isso nos dá o direito de matá-las só porque não existe legislação à respeito?

Quantas leis existem e quantas delas são realmente efetivas e/ou produzem algum efeito e/ou são respeitadas?

Acho que os amigos que iniciaram o projeto não tem e nunca tiveram intenção de fazer papel de Estado, o interesse deles é na preservação do local e das trutas!

Obrigado por poder expressar minha opinião e meu ponto de vista!

Um grande abraço aos amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Na pratica, acontece assim: enquanto um tenta construir, 10 ou mais tentam destruir, pelo simples fato que eh mais facil. Eh muito mais facil criticar e tocar pedra do que construir algo positivo.

Conheco o Zorrer, principal envolvido neste empreendimento de Lages. Ele estudou junto ao Sauri( residente em Lages ) os acessos, rios e tudo que possa envolver pescar na regiao, durante no minimo um ano. O que eles fizeram foi organizar ou melhor, juntar uma pousada, acessos privados de donos de terra junto ao rio e como se chegar la em um unico pacote. Aplicaram seu conhecimento de ano ou mais, para tornar viavel a alguem como eu, por exemplo, que nada conheco da regiao, ir la pescar com mais facilidade. Ate onde sei, isso nao eh uma iniciativa comercial deles, mas sim, uma maneira de difundir a regiao e a atividade prazer deles, pesca com mosca.

Evidente que a pousada cobra pela estadia ( nao conheco nenhuma que nao o faz). Evidente que acesso privado eh privado. O rio eh publico, mas o acesso a ele, nao. Para garantir o acesso ao rio, se paga uma taxa ao dono da terra. Lembro, eles prospectaram esses acessos, negociaram com os donos das terras, nos estao tornando publico esse conhecimento e nohs, que estamos recebendo este conhecimento de lambuja, tocamos pedra.... Isso porque eles ( donos de terra) cobram absurdos, 10 reais!!!! Por ultimo, pelo que sei o acesso eh dificil ( tanto pelo terreno quanto pela direcao) e o Sauri, por ter um carro 4x4 e conhecer o local, leva o interessado ate o local. Ele tambem, esta fazendo o crime de cobrar por isso.

O Zorrer eh fanalisat de sistemaso, bem sucedido e bem de vida. O Sauri, advogado. Ninguem precisa deste projeto. O fizeram por hobby, utopia, sei la... Por pura paixao pela pesca mesmo. Diriamos que eh uma brincadeira, uma diversao deles.

Enquanto isso, SEM NENHUM MAIOR ESCLARECIMENTO, ha quem esta sentado no sofa tocando pedra. Nada contra a critica. Sou contra a critica pela critica, sem fundamento ou embasamento. No minimo, deveriamos antes de atirar a pedra, procurar nos informar melhor a respeito.

Caso contrario podemos estar criticando uma boa iniciativa, de pessoas integras, que so querem incentivar a pesca com mosca e ainda inibindo aqueles que pensam no futuro fazer o mesmo.

Lembro, construir leva tempo, exige conhecimento e persistencia. Destruir basta saber escrever e ter acesso a internet!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Refletindo:

são palavras minhas que foram postas em destaque e que de certa forma gerarm alguma dúvidas sobre comércio ou benemerência, então vou tentar esclarece-las.

"foi trabalho nosso, sem perspectivas de qualquer retorno financeiro de nossa parte. Nós investimos tempo e dinheiro para criar este Rancho com o único objetivo de consolidar um modelo de pesca viável aos mosqueiros."

Quem se apresenta no texto não são as empresas que operam os serviços, mas nós que estruturamos este negócio la.

Nós 5, identificados no texto, agimos no sentido de formatar um serviços aos mosqueiros. O serviço de transporte e hospedagem. nós 5 não ganhamos nada com essa "consultoria". Nós 5 não estamos tendo nenhuma participação financeira na operação deste negócio que construimos la.

Como dissemos, trabalhamos gratuitamente para consolidar esse modelo de pesca, que oferece serviços aos mosqueiros para pescarem naquela região.

Nosso principal público alvo nesse empreendimento é o cara que tem o fly no coração, mas cujo bolso não corresponde. Por isso buscamos os menores valores possíveis para a prestação destes serviços. 160 pilas para um final de semana com transporte, alimentação e vinho, não nos parece que seja um valor exorbitante. Mal paga os custos dos prestadores deste serviço. A pousada a 50 pilas a diária com café da manhã também não nos parece aviltante.

Os 10 pilas pros proprietários não é uma licença, mas pode ser transformado na aquisição de um pote de mel, algum queijo, ou qualquer produto colonial que o cra esteja oferecendo. é apenas simbólico e encanta os proprietários das terras. É uma cortesia apenas. E não é obrigatório.

E como o Eduardo bem citou, nós queremos evitar panelinhas e secrets points onde só alguns mosqueiros mais privilegiados podem usufruir.

Nossa visão de futuro é a de tornar a região serrana de SC um verdadeiro polo de pesca com mosca, com locais públicos e privados, e entendam aqui que os locais públicos serão públicos e gratuitos. Que ela seja um local de aprendizado para todos os mosqueiros de coração, não somente aqueles abonados de bolso.

E não queremos exclusividade nesse projeto, por isso convidamos todos aqui a nos ajudarem nisso. Indo la para pescar e contribuindo de seu jeito para a preservação de um espaço que é de todos. E também para oferecerem críticas como esta, pois elas sempre nos oportunizam um debate saudável e o resultado sempre será o desenvolvimento da pesca com mosca, que todos nós queremos.

Portanto, para deixar claro que se trata de um negócio: SIM, é um negócio onde as empresas TERR'ALTA e POUSADA REFÚGIO DO LAGO atuam em conjunto para oportunizar aos mosqueiros a pesca de trutas naquela região. Não fossem eles, com perços acessíveis, aquela região ficaria só no sonho de muitos mosqueiros.

Boas pescas a todos.

Zorrer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu iría colocoar minha analíse sobre a questão colocada pelo Luiz, porém depois de ver as 3 respostas anteriores e concordar com os pontos de vista colocados pelo Eduardo,Gabriel e pelo Zorrer, não acho ser necessário . POrque descreveram exatamente o que penso.

Como se diz no popular: Assino embaixo.

Porém considero importante a colocação do Luiz sobre a época da reprodução das trutas em Junho e Julhoem Lages, será que pelo fato de estarmos indo pescar em Ausentes nesta mesma época não interfere na possível reprodução das resistentes de lá??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ola De Bortoli,

O ambiente que encontramos lá tem essa característica, em junho e julho as trutas estão ovadas, e a desova ocorre tambem dentro destes 2 meses, podendo se extender até meados de agosto. O clima é quem dita essa regra la, e não nós. Essa informação é passada pelos caras que pescam la ha vários anos. Os biólogos de plantão por aqui poderiam passar mais informações técnicas sobre isso.

Porque recomendamos o fechamento da pesca nestes meses? Para não causar um stress a ponto de quebrar o equilibrio natural que se estabeleceu naquela região. Notem bem: Não existe introdução de trutas la. As que existem são sobreviventes graças a sua adaptação àqueles rios e clima. Então queremos que aquilo se perpetue no seu ciclo natural.

O Sauri (Terr'Alta) é quem fará uma avaliação prévia no inicio de agosto para saber se as trutas ja desovaram, e só aceitará pescadores la após isso ter ocorrido. Portanto, nos primeiros dias de agosto, ele poderá recusar pescadores la caso as trutas ainda não tenham desovado. Ele tem contatos com os moradores da região para obter essa informação.

Ausentes é uma situação completamente distinta do que existe na serra catarinense.

Abração,

Zorrer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ola De Bortoli,

O ambiente que encontramos lá tem essa característica, em junho e julho as trutas estão ovadas, e a desova ocorre tambem dentro destes 2 meses, podendo se extender até meados de agosto. O clima é quem dita essa regra la, e não nós. Essa informação é passada pelos caras que pescam la ha vários anos. Os biólogos de plantão por aqui poderiam passar mais informações técnicas sobre isso.

Porque recomendamos o fechamento da pesca nestes meses? Para não causar um stress a ponto de quebrar o equilibrio natural que se estabeleceu naquela região. Notem bem: Não existe introdução de trutas la. As que existem são sobreviventes graças a sua adaptação àqueles rios e clima. Então queremos que aquilo se perpetue no seu ciclo natural.

O Sauri (Terr'Alta) é quem fará uma avaliação prévia no inicio de agosto para saber se as trutas ja desovaram, e só aceitará pescadores la após isso ter ocorrido. Portanto, nos primeiros dias de agosto, ele poderá recusar pescadores la caso as trutas ainda não tenham desovado. Ele tem contatos com os moradores da região para obter essa informação.

Ausentes é uma situação completamente distinta do que existe na serra catarinense.

Abração,

Zorrer

Seria bom esperar um pouco mais - os ovos levam uns 25 dias para eclodir e andar no rio provoca o maior estrago. Ja aconteceu comigo no Macaé de Cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Refletindo:

são palavras minhas que foram postas em destaque e que de certa forma gerarm alguma dúvidas sobre comércio ou benemerência, então vou tentar esclarece-las.

"foi trabalho nosso, sem perspectivas de qualquer retorno financeiro de nossa parte. Nós investimos tempo e dinheiro para criar este Rancho com o único objetivo de consolidar um modelo de pesca viável aos mosqueiros."

Quem se apresenta no texto não são as empresas que operam os serviços, mas nós que estruturamos este negócio la.

Nós 5, identificados no texto, agimos no sentido de formatar um serviços aos mosqueiros. O serviço de transporte e hospedagem. nós 5 não ganhamos nada com essa "consultoria". Nós 5 não estamos tendo nenhuma participação financeira na operação deste negócio que construimos la.

Como dissemos, trabalhamos gratuitamente para consolidar esse modelo de pesca, que oferece serviços aos mosqueiros para pescarem naquela região.

Nosso principal público alvo nesse empreendimento é o cara que tem o fly no coração, mas cujo bolso não corresponde. Por isso buscamos os menores valores possíveis para a prestação destes serviços. 160 pilas para um final de semana com transporte, alimentação e vinho, não nos parece que seja um valor exorbitante. Mal paga os custos dos prestadores deste serviço. A pousada a 50 pilas a diária com café da manhã também não nos parece aviltante.

Os 10 pilas pros proprietários não é uma licença, mas pode ser transformado na aquisição de um pote de mel, algum queijo, ou qualquer produto colonial que o cra esteja oferecendo. é apenas simbólico e encanta os proprietários das terras. É uma cortesia apenas. E não é obrigatório.

E como o Eduardo bem citou, nós queremos evitar panelinhas e secrets points onde só alguns mosqueiros mais privilegiados podem usufruir.

Nossa visão de futuro é a de tornar a região serrana de SC um verdadeiro polo de pesca com mosca, com locais públicos e privados, e entendam aqui que os locais públicos serão públicos e gratuitos. Que ela seja um local de aprendizado para todos os mosqueiros de coração, não somente aqueles abonados de bolso.

E não queremos exclusividade nesse projeto, por isso convidamos todos aqui a nos ajudarem nisso. Indo la para pescar e contribuindo de seu jeito para a preservação de um espaço que é de todos. E também para oferecerem críticas como esta, pois elas sempre nos oportunizam um debate saudável e o resultado sempre será o desenvolvimento da pesca com mosca, que todos nós queremos.

Portanto, para deixar claro que se trata de um negócio: SIM, é um negócio onde as empresas TERR'ALTA e POUSADA REFÚGIO DO LAGO atuam em conjunto para oportunizar aos mosqueiros a pesca de trutas naquela região. Não fossem eles, com perços acessíveis, aquela região ficaria só no sonho de muitos mosqueiros.

Boas pescas a todos.

Zorrer

Zorrer e demais companheiros, permitam-me dar um pitaco.

Compreendo e concordo com tudo que você, tão magistralmente expôs neste teu post.

Data venia, permitam-me comentar algo acerca do que o Luiz escreveu.

Não se pode esquecer, em nenhum momento, do que ele muito bem citou.

A legislação federal (Estatuto das Águas, Código Civil et alii) estatuem que todos os cursos dágua e suas margens, até o limite máximo de suas cheias, são de propriedade da União, através da Marinha do Brasil.

Ou seja - só quem pode legislar e taxar a respeito desses meios fluviais é a União.

O acesso às águas está em terreno particular? Sim!

O proprietário pode cobrar uma taxa pela permissão de acesso? Sim! Mas ela não está estatuída em nenhum dos nossos codex...e "ninguém pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer nada, a não ser em virtude da lei" (Constituição Federal/88).

A minha pergunta é: eu, todo pilchado de mosqueiro, estou num curso dágua desses, tendo vindo vadeando, pelo álveo do rio/riacho.

Serei impedido de pescar?

Concordo absolutamente com vocês que, pelo fato de ser cobrado o acesso, o proprietário vai se interessar em conservar a ictiofauna, bem como o habitat...mas a pergunta do Luiz ainda é pertinente - e se, como no Chile e em outros lugares, aumentarem absurdamente o valor da taxa (para a qual não existe nenhuma previsão legal), como é que ficamos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Achei legal quando senti a sensação de eu e meu filho fazer uma pescaria em um fim de semana, em rios tão bonitos, com guias que poderiam garantir nossa segurança e até o sucesso em uma pescaria desfrutando de hospitalidade, e com custo baixo, tomára que as críticas não criem nos criadores a vontade de engavetar o esquema.

160 pratas é barato sim, quero ver ir lá abrir picada, descobrir poço, correr de cachorro e quiçá até levar chumbo pra convencer os donos a deixar a gente dar uma "varadinha".

Se os caras começarem a explorar, é só deixar de ir.

Fui, pescar é melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ola Beto Saldanha,

excelente contribuição, vou levar isso ao Sauri para que seja veita uma reavaliação deste período.

João Nicácio,

ninguem está impedindo ninguem de ir pescar la. Apenas formatamos um serviço que permite ao mosqueiro ir a lugares onde jamais iriam. Os 10 pilas não são licença de pesca, mas uma cortesia com os proprietários das terras. apenas isso. Quando pescamos la, os proprietários sempre nos ofereciam seus queijos, mel e outros produtos, por cortesia sempre compramos algo deles. A idéia aqui não foi instituir uma TAXA obrigatória, mas passar a informação aos pescadores que seria de bom tom eles comprarem algo dos proprietarios para agrada-los. Isso foi esclarecido no III encontro de fly do RS. quem esteve la pode confirmar isso.

Alfredo Negaça

O que você deseja é exatamento o que pretendemos que aconteça. Nós desejamos que aquela região seja um espaço livre para todos os mosqueiros irem la para pescar trutas. Hoje temos que usar isso que está ai a nossa disposição para aprenderemos a utilizar um local assim. Para aprenderemos a pescar com mosca, para aprendermos a atar moscas, para aprendermos a ser mosqueiros...

Por isso reforço o convite a todos aqui para que contribuam com sugestões sempre visando o aperfeiçoamento deste espaço que não existia, e de repente surge a nossa disposição, e que não é meu, não é de ninguem, mas de todos os mosqueiros. Vamos aprender a usufrui-lo com respeito e responsabilidade. E no futuro nossos filhos e netos saberão agradecer aos seus pais por estes terem lhes deixado uma bela herança.

Abraços,

Zorrer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Explicados os diversos pontos de vista acho que seria justo clarear um que aparentemente ficou esquecido. Os Secrets Points foi criado não com a idéia de guardar para uma minoria bons pontos de pesca, mas para dar um pouco mais de trabalho para uma turma que anonimamente freqüenta o Mosqueiros em busca de informações sobre onde estão as trutas no Macaé de Cima e principalmente onde foram feitos os repeixamentos e em seguida matam tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá pessoal

não sou um grande participante deste espaço, não tenho nada contra, é por pura falta de tempo ou organização mesmo que não participo mais.

Estou na diretoria de uma associação de pesca à 4 anos, com isso me acostumei a conviver com críticas, sugestões e a grande dificuldade de agradar a todos, porém fico muito chateado quando vejo que as pessoas não param pra pensar nas coisas boas, sempre procuram achar algum defeito e malhar os envolvidos sem ao menos conhecê-los , sem ter vivenciado o projeto , sem ter ido ao local e conferido o que está acontecendo e então sim , com todo direito, fazer suas observações , críticas e sugestões .

São comentários deste tipo que me fazem parar e pensar : porque largar família, colocar seu carro na estrada, arcar com gastos pessoais e de manutenção , para fazer um bem ao esporte, à pratica do pesque e solte se as pessoas não reconhecem o mínimo do esforço ?

Agradeço a todos que se posicionaram em favor do projeto e peço mais respeito aos críticos pois ninguém é mercenário da pesca por aqui não ,somos cidadãos respeitados e pescadores com mosca , o nosso dinheiro é ganho com trabalho, no meu caso odontologia, não com exploração .

Alexandre Lorenzi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos,

Agradeço a todos que postaram esclarecimentos e opiniões, inclusive com o aprofundamento do debate sadio. Com isso, todos aqueles da comunidade mosqueira que acompanharam ou ainda acompanham o tópico, já tem informações capazes de lastrear suas conviccções sobre o tema em tela.

Agradeço especialmente ao Eduardo, pela detalhada explanação (evidentemente que concordo com vários argumentos e discordo de outros)e, sem querer polemizar, gostaria apenas de responder a uma pergunta direta do amigo, transcrita abaixo, em azul:

Fica aqui uma pergunta aos amigos conterrâneos que se ofereceram como guias:

Vocês deixariam suas famílias durante um final de semana, sábado e domingo, 12 horas por dia, para transportarem, serem guias, fazerem churrasco, tirarem fotos, etc, de graça, free, só por amizade?

Com certeza nossa oferta foi prá valer e está valendo para qualquer mosqueiro que queira conhecer nosso riacho. Quando em visita ao Rio e querendo pescar trutas na serra carioca, será com grande prazer que seremos (eu e Sérgio) anfitriões, pegando e deixando no hotel (inclusive ajudando nas reservas), mostrando e levando aos pontos de pesca e tirando fotos. E tudo isso com o prazer de apresentar a nossa serra e riachos e buscando a amizade verdadeira com nossos pares. Só não faremos churrasco, pois essa não é nossa tradição em pescarias...Um lanche rápido, é o que fazemos sempre. Mas o jantar, esse terei prazer de convidar para que seja em minha casa, após a pescaria.

Bem, e como eu tenho o privilégio de ter em minha esposa uma grande companheira de pesca, eu não tenho esse problema de "deixar a família durante um final de semana". Ao contrário, a pesca por aqui é fator de união familiar.

E sem desmerecer outras respostas (as quais não farei a tréplica, mesmo nos pontos de discordância) agradeço especialmente o post do Zorrer, esclarecedor e muito honesto. Destaco as linhas abaixo, em azul e itálico, um dos pontos cruciais desse esclarecimento:

E não queremos exclusividade nesse projeto, por isso convidamos todos aqui a nos ajudarem nisso. Indo la para pescar e contribuindo de seu jeito para a preservação de um espaço que é de todos. E também para oferecerem críticas como esta, pois elas sempre nos oportunizam um debate saudável e o resultado sempre será o desenvolvimento da pesca com mosca, que todos nós queremos.

Portanto, para deixar claro que se trata de um negócio: SIM, é um negócio onde as empresas TERR'ALTA e POUSADA REFÚGIO DO LAGO atuam em conjunto para oportunizar aos mosqueiros a pesca de trutas naquela região. Não fossem eles, com perços acessíveis, aquela região ficaria só no sonho de muitos mosqueiros.

Boas pescas a todos.

Zorrer

O debate ocorreu e, nesse ínterim, tomei conhecimento do texto abaixo, por intermédio do amigo João Nicácio.

Por oportuno, o reproduzo:

'SER FELIZ OU TER RAZÃO?'

Para reflexão....

Oito da noite, numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que ele vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem. Percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado.

Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. Mas ele ainda quer saber: -Se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais... E ela diz: -Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!

MORAL DA HISTÓRIA:

Esta pequena história foi contada por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. Desde que ouvi esta história, tenho me perguntado com mais freqüência: 'Quero ser feliz ou ter razão?' Outro pensamento parecido, diz o seguinte: 'Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam.'

... Eu já decidi... EU QUERO SER FELIZ e você?

Abraços Fraternos

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bom dia!

Conheço bem a serra carioca, mas há muiiiito tempo que não vou lá, aliás faz muiiiito tempo não vou ao Rio, compromissos do dia-a-dia e a distância são os principais fatores.

Sempre vamos concordar e discordar uns dos outros, mas acho fundamental isso ser feito com educação como foi feito aqui, afinal de contas somos pessoas educadas e todos temos um interesse comum, a pesca com mosca.

Fico satisfeito em saber que o convite foi p/ valer, principalmente o do jantar, quanto ao churasco, sem problemas, entendo perfeitamente, cada região tem suas características.

Espero que um dia desse possamos pescar juntos, quem sabe?

Só não vou fazer fritadas com os peixes,:nono:, mesmo com parcimônia, vc já conheçe há tempo meu posicionamento quanto à isso, mas respeito seu ponto de vista.

Caro Luiz, já vi seus tópicos em companhia de sua esposa que também pesca.

Bom, por aqui tem esposas de pescadores que também pescam, mas posso afirmar que por aqui as esposas não são vistas pescando com freqüência. Eu particularmente nuca vi.

Entendo por pescaria o que nós mosqueiros dos fóruns entendemos, se vc levar em consideração as varinhas de bambu com massinha no anzol p/ pescar lambaris, até tem uma ou outra esposa que se arrisca.

Quis explicar detalhadamente porque eu conheci pessoalmente o projeto, o lugar, os locais de pesca, a estrutura e algumas pessoas envolvidas , não conheço todas as pessoas que se envolveram nesse projeto, mas conheço toda a história.

Não houve e não existe nenhum interesse comercial, os amigos Zorrer entre outros criaram uma estrutura e condições p/ que outros mosqueiros independente de região ou estado pudessem ir pescar trutas por lá a um custo acessível.

Como já expliquei em outra citação, essa estrutura ficou muito bem montada! :yahoo:

Meu grupo foi o primeiro a ir pescar lá após o lançamento no III Encontro de Fly em Canela, :yahoo:, o grupo não foi montado por mim mas por um amigo de Porto Alegre.

Fizemos boas pescarias e demos boas risadas, enfim fizemos novas e boas amizades e pretendo continuar mantendo as amizades antigas e fazendo novas amizades! :yahoo:

Achei interessante seu questionamento à respeito da época de reprodução das trutas, talvez isso deva ser mais estudado .

Gostaria de abrir um parêntesis sobre os questionamentos seu e do João Nicário à respeito das leis.

Creio que os dois conheçam mais e melhor as leis do que eu, na minha opinião não adianta ficar questionando sobre leis de acesso a rios, águas, etc.

Todos sabem que existem muitas normas contraditórias e muitas que práticamente incentivam as pessoas de má índole e fazerem o que é errado certos da impunidade, contam com recursos, com agravos, com "testemunhas", com circunstâncias, etc,....

Salvo alguns casos de repercussão nacional e até internacional é que se nota algum efeito da lei.

Logo creio que ninguém impedirá ninguém de ter acesso aos rios, riachos, mares, etc, p/ pescar.

Talvez existam em alguns casos problemas de impedimento de acesso aos rios, etc., por parte dos donos de propriedades, em casos como comentei na ciatação, acima de pessoas que sujam, estragam, depredam, furtam, etc.

Em relação a preocupação dos custos, creio que aqui não será igual a Patagônioa ou em outros lugares, mas só o tempo dirá!

Me desculpe por perguntar João mas em outro fórum vc me fez um questionamento sobre informações e eu respodi, acho que aquele episódio ficou esclarecido, mas me lembro que vc comentou que as informações não seriam úteis p/ vc por morar no extremo oeste do Brasil.

Aqui vc mostrou dúvida referente à pescaria embasado nas leis da CF, ou seja se vc estiver pescando, se alguém iria impedí-lo, tem sentido, pois o amigo também pesca por aí.

Mas a outra dúvida, sobre os custos, se os mesmos aumentassem como aconteceu no Chile, eu sinceramente não entendi, já que o amigo comentou em outro fórum que as informações não seriam úteis p/ vc, logo se aquelas informações não seriam úteis para o vc, porque se eventualmente, por um acaso, algum dia, os custos aumentassem por aqui, o amigo se preocuparia?

Me desculpe por questioná-lo mas sinceramente não entendi.

Sinta-se à vontade.

Quanto a questão da felicidade, discordo do João, acho relativo, pois todos nós, se quisermos seremos felizes, cada um à sua forma, cada um pensando da sua forma, ou seja, podemos estar pescando juntos, almoçando, jantando, tomando umas cervejas ou vinho juntos, conversando, rindo, etc.

Num clima de muita cordialidade e amizade, porém pensando de forma diferente um do outro. E somente demonstrando uma felicidade aparente, externa e momentânea.

No caso citado pelo João, em que a moça preferiu se calar, será que por dentro ela estava feliz?

Talvez sim, talvez, não, já vi e assisti muitas palestras sobre liderança, gerenciamento, etc, etc, e são todas muito parecidas com estórias muito parecidas também.

Baita abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Sempre vamos concordar e discordar uns dos outros, mas acho fundamental isso ser feito com educação como foi feito aqui, afinal de contas somos pessoas educadas e todos temos um interesse comum, a pesca com mosca.

Até em casa discordamos e em todos os fóruns é assim. São pontos de vista que devemos respeitar! ok:

Quis explicar detalhadamente porque eu conheci pessoalmente o projeto, o lugar, os locais de pesca, a estrutura e algumas pessoas envolvidas , não conheço todas as pessoas que se envolveram nesse projeto, mas conheço toda a história.

Algo que desejo fazer a muito e como é difícil. Tenho amizade virtual com o Zorrer desde 2002, creio eu, e de fato será uma satisfação pescar com ele, da mesma forma que foi a me encontrar com o Gabriel (mosqueiros.com.br) em Ausentes. A Internet é de fato algo que aproxima as pessoas, mesmo estando a distância, como é o caso de mimha amizade com o Zorrer e outros amigos. Pode não aproximar fisicamente, mas aproxima no conhecer das pessoas.

Devo não nego e vou pescar com vocês assim que possível for! :ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meus amigos, gostaria de acrescentar algo aqui ao que já foi dito pelo Beto Saldanha. Trabalho com peixes em uma Instituição de Ensino e durante algum tempo, fiz desovas e incubação de trutas em laboratório. O período de incubação dos ovos de truta, depende diretamente da temperatura em que se encontra a água. A temperatura ideal é em torno de 11 graus centígrados e leva em torno de 30 dias.[/b] Durante este período de desenvolvimento embrionário, os ovos ficam no fundo, entre os seixos do rio. Após este período, as larvas eclodem e apresentam um saco vitelino muito grande, elas ainda permanecerão sobre o fundo do rio MAIS 8 DIAS para a completa absorção! Somente após este período é que os alevinos irão começar a nadar livremente pela coluna de água. Nós mosqueiros, vadeando pelos rios durante este período, iremos causar um enorme estrago. Acho importante observar isso.

Espero que de alguma forma estas informações possam contribuir para o trabalho dos amigos! Qualquer coisa é só falar! Grande abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O que é sapecada? :unsure:

Pinhão na brasa (tostado) ou pinhão cozido (assado)? :mellow:

É um doce ou é salgado mesmo! :huh:

T+ :bye:

Buenas Fausto!

Nada mais é do que uma "fogueira" que dentro dela são colocados os pinhões, por sinal colhidos ali na hora.

A fogueira é composta principalmente por folhas secas da árvore que produz o pinhão o Pinherio Araucária, e também são colocados uns gravetos de madeira.

Início do fogo:

DSC03274.jpg?t=1273272152

Fogo bem "alto":

DSC03275.jpg?t=1273272207

Fogo já baixando:

DSC03276.jpg?t=1273272259

Finalzinho do fogo:

DSC03277.jpg?t=1273010755

As folhas secas queimam rápido,proporcionando o ponto exato de cozimento do pinhão.

Então,não é adicionado sal nem açúcar, o pinhão fica com seu sabor natural, porém percebe-se um leve sabor tipo defumado, devido a fumaça (diga-se de passagem, pouquíssima fumaça) produzida pela fogueira.

Posso te dizer que, este sabor ao fundo tipo defumado realça bastante o gosto do pinhão. :yahoo:

Realmente fica muito saboroso. :yahoo:

Ainda tem mais uma vantagem, o calor produzido pela fogueira, neste final de tarde estava bem frio e a fogueira ajudou bastante a esquentar! :yahoo:

Imagina só sair do rio gelado, tirar o wading shoe, tirar o wader, comer pinhão, acompanhado por um vinho ou cerveja, se esquentar ao lado da fogueira e conversar sobre o dia de pescaria. :yahoo:

É muito bom mesmo! :yahoo:

Baita abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal esta discussão sadia a cerca da pesca em Lages...

Dia 22 estou chegando por lá para conhecer este belo lugar...

Cada relato, foto, discussão que vejo a respeito vai me deixando cada vez mais ansioso, pois será minha primeira pescaria de trutas em rio...

Esta sapecada de pinhões me deixou com água na boca...

Baita abraço,

Jr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito legal esta discussão sadia a cerca da pesca em Lages...

Dia 22 estou chegando por lá para conhecer este belo lugar...

Cada relato, foto, discussão que vejo a respeito vai me deixando cada vez mais ansioso, pois será minha primeira pescaria de trutas em rio...

Esta sapecada de pinhões me deixou com água na boca...

Baita abraço,

Jr

Gabirú, não vais te arrepender! :yahoo:

Boa sorte na pescaria!

Leve a guaica cheinha de mosquitas!!!!!

Baita abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto

Galhos de pinheiro = grimpa

PInhão no "sapeco" tem gosto de infância.

é exatamente como foi descrito... Junta um monte de "grimpa" (nada de plural...), espalha os "pinhão" no meio das grimpa e taca fogo. Espera o fogo baixar, pega os pinhão, descasca e come. Uns estarão um pouco queimados, outros meio crus bem por dentro mas a maioria estno ponto... mas tem de mastigar bem senão dá um "churril"... (no popular, caganeira).

Outro problema vem mais tarde, pois piá que brinca com fogo, mija na cama...

Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Seria bom esperar um pouco mais - os ovos levam uns 25 dias para eclodir e andar no rio provoca o maior estrago. Ja aconteceu comigo no Macaé de Cima.

Valeu pela observação!

Grato Beto.

Meus amigos, gostaria de acrescentar algo aqui ao que já foi dito pelo Beto Saldanha. Trabalho com peixes em uma Instituição de Ensino e durante algum tempo, fiz desovas e incubação de trutas em laboratório. O período de incubação dos ovos de truta, depende diretamente da temperatura em que se encontra a água. A temperatura ideal é em torno de 11 graus centígrados e leva em torno de 30 dias.[/b] Durante este período de desenvolvimento embrionário, os ovos ficam no fundo, entre os seixos do rio. Após este período, as larvas eclodem e apresentam um saco vitelino muito grande, elas ainda permanecerão sobre o fundo do rio MAIS 8 DIAS para a completa absorção! Somente após este período é que os alevinos irão começar a nadar livremente pela coluna de água. Nós mosqueiros, vadeando pelos rios durante este período, iremos causar um enorme estrago. Acho importante observar isso.

Espero que de alguma forma estas informações possam contribuir para o trabalho dos amigos! Qualquer coisa é só falar! Grande abraço a todos!

Obrigado pela aula Jorge!

Baita abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É isso ai gurizada, tudo que foi colocado aqui soma positivamente para que este rancho de pesca seja cada vez melhor, e de todos os mosqueiros.

Durante minhas idas àquela região no ano passado, passei mais tempo filmando do que pescando, e pretendo publicar em breve diversos vídeos sobre o local. Mas como ja tinha elaborado um no final do ano passado, vou apresenta-lo aqui, pois ele mostra que existe, alem da pesca e da diversão, um pouco de aventura também.

Abraços,

Zorrer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Patrono

PELEIA ACABADA...

ACHEI A PROPOSTA MUITO LEGAL. CONHEÇO O SAURI E SÓ TEMOS O QUE AGRADECER ESTA INICIATIVA.

PRECISAMOS TER MAIS E MAIS LUGARES DE PESCA DE TRUTA AQUI NO BRASIL E ACHAR SOLUÇÕES PARA LUGARES QUE EXISTEM E ESTAO COM PROBLEMA. A SERRA CATARINENSE JÁ TEVE MUITA TRUTA E AGORA TAVA COM SERIOS PROBLEMAS. A "MAO" DO ZORRER E DO SAURI TALVEZ DESENCADEIE UMA MELHORA GERAL NA REGIAO, GERANDO RENDA, DESENVOLVIMENTO - E O MELHOR - MAIS PESCA PARA NÓS.

AUSENTES TEM ALTO INVESTIMENTO ANUAL MAS PODE MELHORAR MUITO, INCLUSIVE, COM TRUTAS EM OUTROS RIOS DA REGIAO, E QUEM SABE, UM ESTUDO MAIS DETALHADO PARA "AJUDAR" A TRUTA E REPRODUZIR NO RIO. VI ISTO EM CORDOBA NA ARGENTINA E ITALIA. FUNCIONA. A TRUTA TEM DIFICULDADE E GRUPOS FORMADOS EM CLUBES AUXILIAM A REPRODUCAO.

JÁ ESTOU COM A MINHA DATA MARCADA PARA AGOSTO EM LAGES. QUERO CONHECER LOGO O LUGAR.

JAMANTA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Mosqueiro
...Me desculpe por perguntar João mas em outro fórum vc me fez um questionamento sobre informações e eu respondi, acho que aquele episódio ficou esclarecido, mas me lembro que vc comentou que as informações não seriam úteis p/ vc por morar no extremo oeste do Brasil.

Aqui vc mostrou dúvida referente à pescaria embasado nas leis da CF, ou seja se vc estiver pescando, se alguém iria impedí-lo, tem sentido, pois o amigo também pesca por aí.

Mas a outra dúvida, sobre os custos, se os mesmos aumentassem como aconteceu no Chile, eu sinceramente não entendi, já que o amigo comentou em outro fórum que as informações não seriam úteis p/ vc, logo se aquelas informações não seriam úteis para o vc, porque se eventualmente, por um acaso, algum dia, os custos aumentassem por aqui, o amigo se preocuparia?

Me desculpe por questioná-lo mas sinceramente não entendi.

Sinta-se à vontade.

Eduardo, primeiro me desculpe por só responder agora. É época do verão amazônico (temporada seca) na minha região, e passei muito tempo fazendo aceiros em todo o perímetro de minha propriedade - e foi bem na hora, porque o caseiro do vizinho pôs fogo na propriedade dele (campos velhos e secos) e foi embora :diablo: ; quase que todas as propriedades em redor se queimaram. Graças a Deus, foi só uma outra, devido à direção do vento (os outros) e ao aceiro (meu caso).

Segundo, quanto a você questionar :bs-aplauder: :bs-aplauder: ...sempre que não entendemos, devemos fazê-lo! Meu antigo instrutor no curso de Guerra na Selva sempre, após as instruções, perguntava se alguém tinha dúvidas. Um dos alunos (militar da Legion Étrangere) não compreendia bem o nosso idioma - mas também não se manifestava. Aí o instrutor disse "Não havendo dúvidas, só há dívidas" (ou seja, se não entendemos bem, alguém pode sofrer dano). :2guns: :2guns:

Bem, passemos ao teu questionamento...Inicialmente, não me preocupei quanto a isso. Se, realmente, eu quisesse pescar trutas, tem a 600 km de mim, já na cordilheira peruana, num rio que corta uma das cidades peruanas.

Mas aí, quando o assunto foi se esticando, e mais informações foram surgindo, comecei a ver as coisas de outra maneira. Sim, pois, como meu querido professor de Filosofia (um poço de conhecimentos) no Seminário nos dizia, "somente os loucos e os mortos não mudam de opinião". :yahoo:

Acontece que, duas vezes ao ano, tenho que participar de conferências internacionais em Sumaré-SP. Na maioria das vezes, vou muito corrido - mas, uma ou outra vez, tenho tempo de sobre (mesmo aposentado, kkkk).

E, o mais importante - descobri que na serra catarinense a temporada de pesca não é nos "dog months" (é, meses de cão) - o inverno aí do sul já não é mais nem lembrança prá mim, de tantos anos na Amazônia. Prá voc~e ter uma idéia - o Exército me condecorou com uma medalha, a do Serviço Amazônico por "excepcionais serviços prestaods ao Exército na região amazônica, durante mais de 22 anos, indo além do estrito cumprimento do dever, em atos de...com sacrifício e risco da própria vida...". Imagina que só de serviço ativo na Amazônia são mais de 22 anos (23, precisamente). Sabendo que a pescaria PODE ser feita nos meses de primavera e até de verão, aí (como se diz por aqui "são mais quinhentos"!!! :ok :ok :lol: :ok

Por isso minha mudança de opinião.

Quanto a questão da felicidade, discordo do João, acho relativo, pois todos nós, se quisermos seremos felizes, cada um à sua forma, cada um pensando da sua forma, ou seja, podemos estar pescando juntos, almoçando, jantando, tomando umas cervejas ou vinho juntos, conversando, rindo, etc.

Num clima de muita cordialidade e amizade, porém pensando de forma diferente um do outro. E somente demonstrando uma felicidade aparente, externa e momentânea.

No caso citado pelo João, em que a moça preferiu se calar, será que por dentro ela estava feliz?

Talvez sim, talvez, não, já vi e assisti muitas palestras sobre liderança, gerenciamento, etc, etc, e são todas muito parecidas com estórias muito parecidas também.

Baita abraço!

Não creio que seja uma questão de "muitas palestras sobre liderança, gerenciamento, etc, etc, e são todas muito parecidas com estórias muito parecidas também".

É uma questão mais íntima. Sou cristão praticante e, como tal, o pilar, o fulcro de minha fé está em Mateus 16:24 (não estou fazendo propaganda religiosa, entenda-se):

"Então Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me".

É uma questão de negar-se a si mesmo (o que pode até, um dia, ser uma cruz), mas sem isso, não consigo segui-Lo!

PAra você ter melhor compreensão: há pouco fui chamado para atender uma urgência na casa de achegados meus. A esposa tinha tomado um montão de comprimidos de Diazepan. Por quê? Ela tem um filho que se envolveu em um latrocínio daqueles muito bem tipificados como "crime hediondo" (pegou 48 anos de prisão, sendo pelo menos 2/3 em regime fechado). E o seu esposo (não é pai do garoto) todos os dias "fala a verdade" (ou seja, "está certo") e "desce a lenha" nela e no filho (e "não é feliz" - ela já está para se separar porque não aguenta mais [a bobagem que fez indica tudo] viver assim com ele).

Segunda passada, fiz um mau acordo, para vider feliz e satisfeito, mesmo com o prejuízo (aparente) de quase 600 pilas mensais, até dez/11 - mas estou feliz e satisfeito (é só dinheiro - minha tranquilidade é o que conta).

Um baita abraço

João Nicácio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

SO PRA AVISAR O PESSOAL.

TIVE EM LAGES PESCANDO NESTE FINAL DE SEMANA. O RIO ESTAVA SUJO E A PESCARIA DIFICIL. BELAS TRUTAS.

O LUGAR E SENSACIONAL.

VALE A PENA CONFERIR.

ABC

JAMANTA

E dae vivente?? BLZ???

Baita pescaria, teve atá toyota-cross he he he

Baita parceria, foi um findi perfeito,

Abraço

Dilvo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Dilvo,

espero em breve podermos marcar umas pescarias na vizinha Lages!

Talvez até já esteja com um bamboo #3 by Dilvo! :bs-aplauder:

Baita abraço tchê!

Eduardo.

Pretendo voltar ainda essa ano, quem sabe nos encontramos por lá,

O meu Bamboozinho embodocou varias vezes he he he, quase que fecha um curto com as duas pontas he he he, rapá, as Trutas adoraram

Baita abraço

Dilvo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.