Ir para conteúdo

Patagônia 2010 - onde estão as trutas?


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Foi uma temporada difícil... Estranha... Muito poucas trutas mesmo naqueles lugares consagrados como o corredor das trutas do Chimehuin ou o alto Malleo junto á ponte amarela. Entretanto estávamos pescando e, mesmo com poucos peixes, fizemos grandes pescarias.

Nosso programa de pesca consistiu em três dias de pesca de vadeio com guia, uma flotada com acampamento e três dias de pesca de vadeio sem guia.

Eu e Sérgio saímos de Macaé às 4h30min do dia 11/02/2010 e chegamos em San Martin de los Andes em torno das 23h00 juntamente com o Fausto e o Marcelo Pescador. Time completo, bife de chorizo e quilmes.

Na sexta-feira, 12/02, seguimos em direção ao Aluminé onde ficaríamos por três dias. Lá perto tomamos o rumo do rio Quillén.

A expectativa era muita.

Na beira do rio formamos as duplas, eu e Sergio com o Mario Chico (pequeno) e Fausto e Marcelo com o Alejandro.

No rio víamos muito pouca ação ou sinais ou subidas de trutas comendo. Infelizmente este fato foi uma constante ao longo de toda a nossa temporada.

Eu orientado pelo Mario "corrije grande" comecei com ninfa (pheasant tail) atada por mim... Nada.

O Sergio, se bem me lembro, já havia capturado umazinha...

Mudo de nifa para ninfa, uma prince com bead head e capturo uma arcoíris pequena que solto sem fotografar, esquecendo da máxima eu eu havia estabelecido no ano passado de sempre fotografar a primeira turta capturada não importanto do tamanho. Contribuiu e muito o fato de eu ter entregado minha Canon para o Mario carregar.

Entao, um grande tranco. Uma boa briga na vara #3 (parece que vocês não querem pescar grandes trutchas disse o Mario ao ver eu e sergio com varas #3...). A vara enverga, a carretilha canta, o sol brilha. Tudo certo. Uma grande arcoiris que não cabe no net...

quillen_00.png

mas consigo a foto!

quillen_01.png

Liberando a truta....

quillen_02.png

E foi só... capturei uma ou outra truta bem menor que não foram fotografadas.

Noutro dia seguimos Aluminé acima até a confluencia com o rio Pulmari. Dali fomos margeando o Pulmari até o Lago Ñorquinco (laguna del apio). Cruzando pelo pasto ás margens do lago viámos montes de saltamontes. É esta a isca! O Mário nos distribui na margem e um arroio que desagua no lago. O Serginho mais acima e eu mais abaixo usando atractors... Nada. Nadica. Do outro lado vi e ouvi um ataque de truta grande. Sigo até a barra do lago e pesco com linha #5 sinking (150 g) e "gatos" como eles chamam os "streamers". Nada. Passo para linha flutuante com madame-X e depos gafanhoto e nada. O Fausto viria a pegar trutas ali mais tarde...

Seguimos para umas pedras nas margens do lago e o Serginho briga com uma grande, gorda, lenta e pouco brigadora marron (gastou toda a energia no primeiro salto quando colocou todo o corpo para fora d´água). Ela escapa quando o guia tenta ensaca-la.

Almoçamos e seguimos para pescar no rio. Não me lembro ao certo mas devo ter pego duas ou três miudinhas. O que me recordo perfeitamente foi minha tentativa de capturar uma truta em apnéia! :p Claro que fiquei molhado. Enquanto eu e minha roupa secavam, o Mário foi atender o Sergio. Depois vi umas fotos que ele fez da minha pessoa lagarteando no sol mas vou poupá-los destas imagens.

No terceiro o programa era pescar de vadeio no rio Aluminé (reluciente en el fondo). Paramos no ponto que o Fábio chama de caixa de abelhas onde ele capturou uma grande marrom no ano passado. Atravessamos o Aluminé com grande dificuldade formando uma corrente (eu, Sergio e Mario). Esta foi outra constante da temporada. rios bem mais cheios que os das temporadas passadas especialmente se comparar com minha primeira pescaria na Patagônia em fevereiro de 2008. Em 2009 pesquei em março com nível bem baixo.

Começamos a pescar no meio de uma ilha. Ninguém tem ação. Alejandro propõe encerrarmos a pescaria no Aluminé e seguirmos para o alto Malleo. Proposta aceita por aclamação. PAra mostrar que tem peixe no rio, o Alejandro saca uma trutinha com uma ninfa usando o conjunto do Marcelo.

Apenas para marcar presença ás margens do Aluminé, segue uma composição de luz e cor.

alumine_01.png

Duas horas de carro chegávamos ao alto Malleo onde fizemos nosso almoço perto da ponte amarela.

o Lanin nos recebe com uma vista esplêndida e muito mais vestido de branco do que no ano passado...

malleo_01.png

Cheios de espectaativas, afinal o Malleo é o Malleo, o rio com todos os rios (Alejandro e JGZR). Até o momento pensávamos que poderíamos estar pagando o preço por inventar em demasia. Para que mudamos? para que ouvimos o fábio e fomos pescar no Aluminé? O Malleo seria o tira-teima. Caso arrebentássemos a boca do balão também arrebentaríamos o fábio em xingamentos. Agora, se o Malleo também estivesse difícil... e esteve. Muito difícil. A temporada é que foi difícil. Aluminé, Quillén e Pulmari mantiveram as suas reputações.

Mantendo as mesma duplas, nos distribuimos pelo Malleo e fomos pescar. A prova de que o Serginho foi está ai...

malleo_02.png

Apesar do dia quente, da água fria, de incontavéis mayflies e caddis e outros bichinhos voando, tocando e pousando na água somente de vez em quando víamos uma truta comendo os bichinhos.

Uso uma tiberline e "trutcha"!!!

malleo_05.png

Olha a cara deste vivente!

malleo_02-5.png

malleo_03.png

Obrigado e até ano que vem... Vejam como a água esta límpida. clara e cristalina!

malleo_04.png

Depois, perto de ir embora e sempre com tiberline capturo uma marronzinha em um braço do Malleo bem ao lado de onde paramos para almoçar. Esta fica como boato pois não a fotografei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Flotada com acampamento no Chimehuin, dias 15 e 16/02/2010.

Depois da dificuldade do Malleo, fomos para Junin de los Andes e nos hospedamos na Hosteria Chimehuin esperando que as lembranças dos muitos mosqueiros que ali passaram mudassem o nosso karma.

Para mim, no dia 15/02, em dupla com o Sergio e o Mario Chico como guia o karma continuou... Acreditem ou não, em toda a flotada desde a ponte do Manzano até o acampamento só ferrei duas trutas e pequenas que não foram fotografadas.

As condições de pesca pioraram. O vento aumentou, o rio caudaloso e rápido faz com que um observação do Mario se torne uma espécie de mantra: corrije grande, corrije grande, corrije grande... Secas, ninfas, atractors e gatos se sucedem... Nada.

No final do dia, o Mario, muito gentilmente pede que eu descanse um pouco pois meus arremessos "estan horribles". Ele falou com cuidado mas meus arremessos estavm uma bosta, eu estava arremessando como quem joga polenta para os cachorros...

Enfim, o churrasco (vazio e um tal corte americano - costela com contrafilé), vinho, água e mate e mais umas goladas de conhaque (brandy na verdade pois conhaque é agora denominação de origem) Osborne da Miolo, a camaradagem e umas boas risadas salvaram o dia. Apesar de poucos peixes, uma grande pescaria me fez dormir tranquilo, corpo moído mas mente sã! O local do acampamento foi o mesmo do ano passado com uma diferença. Havia bem mais água em volta do ponto onde foi montada a barraca o que me fez fazer um reconhecimento do perímetro para saber por onde ir no caso de alguma emergência noturna.

Amanhece o dia e lá pelas 10h00 começamos a pescar mudando as duplas. Fausto e Neumann com Alejandro e Sergio e Marcelo com o Mario "corrije grande" Chico.

Antes de continuar, devo dizer que esta foi a primeira vez que pesquei com o Alejandro. O que posso dizer. Espero que me entendam. Ele é o metro pelo qual os outros guias devem ser medidos. Que guia! Ele é o "cara"!!! E ainda tem olhos de águia, avisando "trutcha!" trutcha"!

O Boss começa o dia muito bem. Várias capturas. Eu tomo uma goleada: trutas 8 x 0 Neumann. Perco 8 piques e, penso eu, julgando pelo que o Fausto ia recolhendo, boas trutas.

O Alejandro para o bote em uma corredeira e eu vou a forra depois de um inicio meio fraquinho. Usando uma timberline empato o jogo: Trutas 8 x 8 Neumann. Deixo escapar a maior, uma arcoiris...

Depois disso o encanto se quebrou auxiliado por umas goladas de conhaque para mim e para o Alejandro; Ele me falou: ... firmar o pulso. Achei que era só para mim e dei uma talagada no conhaque e já o vou guardando quando do Alejandro avisa, ei, eu também preciso firmar o pulso!!! :cool2:

Dá tão certo que eu e fausto fazemos um dublê. As fotos estão com o Boss. E logo depois, outro duble.

O Alejandro, animado, nos chama de "Bote de los Cormoranes"...

Logo depois, de fato, o pulso continua firme e capturo uma bela marron com uma parachute. Aliás, neste dia, as parachutes foram "a isca". A foto é marrom em homenagem à marron...

chimehuin_01_sepia.png

Uma outra pose minha e da marrom...

chimehuin_03.png

E um close da liberação da marrom

chimehuin_04.png

A pesca continua e as capturas também e em lugares não experimentados na flotada com o Mário. Por vezes, o Alejandro deixava o bote vogando com a correnteza e nos orientava a arremessar para a frente do bote. Trutcha na parachute.

chimehuin_06.png

E a sua liberação

chimehuin_07.png

e outra truta, com o tempo mais quentinho...

chimehuin_08.png

O vento aumenta, chove um pouco e adentramos o Collon Cura.

Bem perto do final da flotada, pego esta última arcoíris.

collon_cura_01.png

Na minha visão, duas coisas ocorreram: as trutas estiveram mais ativas e o Alejandro fez a diferença!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Do dia 17/02 até 20/02 a liberdade abriu as asas sobre nós... Finalmente livres, sem guias, para fazer a pescaria do nosso jeito, errando ou não!!!

De minha parte, eu já não aguentava mais ser guiado. Ano passado disse que queria fazer ao menos um vadeio com guia para saber como era. Fiz três e no final do segundo dia já estava totalmente satisfeito, e farto, com a experiência. Ainda mais que o Serginho, mais esperto, ou desabalava longe do guia ou o guia sugeria seca e o Sergio colocava ninfa. O mario dizia ninfa e o sergio seca... Sobrava para mim com o Mário ao meu lado 80% do tempo do vadeio... Nas próximas temporadas, guia de vadeio somente um dia e em rios novos.

Falando em vadeio, o Alejandro nos disse que, por ele, terminava já com as saidas de vadeio ficando só com as flotadas. segundo ele, no médio e longo prazo, o vadeio é contraproducente pois ele já cansou de ver ex-clientes saindo sózinhos nos pontos vadeados com ele ou com os seus guias em outras temporadas. Este chapéu também nos serve!!! Devo dizer que o Alejandro falou isto na boa, sem nenhuma segunda intenção, em uma conversa bem legal.

Na quarta-feira, 17/02/2010 fomos até San Martin para pegar o carro que alugamos, o mesmo Renault Kangoo de dois anos atrás. Demos um giro pelos flyshops, almoçamos e seguimos para o Filo Hua Hum para pescar. Em San Martin chovia. Muito. Passando pelo Melequina garoava. No filo Hua Hum ventava, fazia sol e caia uns pingos de chuva...

O vento, como se verá, separou os homens dos meninos... ou os gauchos dos cariocas para ser elegante. :yahoo:

Fomos até o belo lago Filo Hua Hum, e tiramos umas fotos da estonteante paisagem. No terço superior esquerdo da foto pode-se divisar a boca do filo Hua Hum.

filo_hua_hum_01.png

filo_hua_hum_01-5.png

Aproveitamos e fotografamos nosso quarteto. Eu, finalmente, de camisa nova!!!

filo_hua_hum_02.png

Descemos por uma trilha bem marcada até a boca do Filo hua Hum.

Sem guia, fiquei a vontade para usar as moscas que eu havia atado. Coloquei uma bead head soft hackle (a pena de galinha - hen - do hackle veio de uma penosa que deu mole para Thor, meu pastor branco...). No segundo arremesso uma bela arcoiris toma a ninfa. Começo a pelejar. A truta salta mais de meio metro fora da agua e eu esqueço de baixar a vara (bend to the king como se diz ou se faz para o tarpoon). A truta dá-me adeus e eu fico extasiado. Uma bela truta na boca de um rio e com uma mosca que eu atei!!! Não tem preço. Pena que meu cartão é Visa ou poderia escrever para o mastercard...

Também pude observar uma grave falha no meu atado. seguindo a risca a instrução do livro (Orvis - Fly-tying Guide) fixei o bead head somente com cola em três moscas. Na última mudei. Fiz um montinho com a linha e fixei o bead head contra este montinho. Resultado, nas três primeiras mosca o bead head correu. Na última ele mateve posição. Em outras palavras, além do futebol,o morrinho artilheiro existe no atado...

Na boca o vento nos tortura, rajada pos rajada. Os arremessos são feitos nas pequenas calmarias entre as rajadas ou então erguendo a linha e deixando o vento leva-la.

o quarteto se espalha e se distancia pelo rio.

Pouco mais abaixo uma trutinha arcoiris premia meu esforço... Vejam como ela se confunde com o seu ambiente.

filo_hua_hum_03-5.png

Mais abaixo, já com uma timberline, em um pocinho comprido após uma corredeira capturo uma duas os três trutinhas das quais mostro esta marronzinha. Guiem-se pelo lider para achar a danada. No canto inferior direito o borrão escuro é a alça da camera e no centro inferior, parece ser bico da minha bota de vadeio... Coisas de fotografar sózinho!

filo_hua_hum_05.png

Depois olho o céu e vejo como estava ameaçador, uma grande mudança desde a primeira foto do lago Filo Hua Hum!

filo_hua_hum_04~0.png

As ações cessam e encerramos a pescaria.

Decidimos jantar em San Marin na parrilla Caranegra, "la mejor parrilla de San Martin" disse o Alejandro. Eu abro a carteira e comando um vinho de 250 pesos (Trapiche Gran Medalha, Malbec 2005), uma extravagância certamente mas que valeu cada gole, pelo vinho e pela maneira como foi tratado, 15 min no deacanter. Já a parrilla... muita vísceras :angry: e pouca carne mas era por isso que o Alejandro gostava!!!! :p

No dia seguinte dividimos a pescaria em duas partes. Pela manhã, corredor das trutas no Chimehuin. Almoçamos pão, presunto cru, copa e lombo defumado na pousada e dali seguimos para o Malleo na reserva Mapuche. O Fausto, meio estropiado pela correnteza do Chimehuin ficou na pousada e o Marcelo, ressabiado, só foi assitir. Arrependeu-se, por certo.

O Chimehuin estava alto mas vadeável e, incrível, muito pouca ações junto aos sauces da margem direita, que sempre foi garantia de belas trutas.

começo com seca (parachute) e nada. Coloco uma pequena caddis e nada. Coloco a minha valente bead head soft hackle com pena de galinha capturada pelo thor e bingo. Trutchita!!!

alamos_03.png

E foi só...

Na hora do almoço, fotografo o meu chapéu coroado por várias, mas não todas, mosca usadas...

alamos_02.png

No Malleo, $ 15,00 de peage e na nossa frente um carro branco (Picasso, Zafira, Meriva?) com placa de Novo Hamburgo-RS e que depois vi parado em um ponto de pesca. UM ou uns de nossos colegas mosqueiros do Brasil...

Capturo varias trutinhas mas que fotografei e cometi alguma barbeiragem. Acho que somente premi o botão do obturador até a metade, escutei o barulhinho do foco e assumi que a foto fora feita. Para minha surpresa e transformação em boato, nada de fotos das trutas. Devo ter capturado umas 4 ou 5 trutinhas. Para marcar presença, outra foto de "merchandising" explícito!

malleo_II_01~0.png

E chegou o dia 19/02/2010, último dia inteiro de pesca. Nosso destino: Filo Hua Hum e Caleufu.

O vento continuava implacável. E bem mais frio.

Fizemos a primeira parada no filo hua hum em um ponto no meio do caminho entre a ruta 63 (64?) e a boca do Filo Hua Hum.

Ninfa, prince e esta mediana mas muito bela marrom pousa para muitas fotos das quais escolhi esta embaixo.

filo_hua_hum_II_01~0.png

Seguimos para o Caleufu. No caminho de ida (ou volta?) paramos para fotografar a Garganta do diabo!

caleufu_03.png

Saquei algumas trutas. Acho que vacilei na foto da maior pelo mesmo motivo acima... mas tenho esta outra aqui para escapar da boataria.

caleufu_02.png

Encerramos a pescaria. Vamos embora. O Fausto dirige o carro e, em um gesto grandioso, pura magnanimidade do Boss, ele para no Melequina. vamos pescar? Eu, Sergio e Fausto fomos.

Homenageio o Boss mostrando um dos seus arremessos no Melequina:

melequina_02.png

Cada um de nós capturou a sua trutinha. Eu capturo uma com uma seca que eu atei, uma "quase Adams".

melequina_01.png

Seguimos para Junin com uma dúvida: pescar ou não por duas horas na manhã do dia 20/02 pois o avião sairia as 14h00? Com este frio e vento, tendo de levantar as 6h30 e ficar sem café? Decidimos deixar que o clima decidisse. Caso estivesse ventando ou chovendo, ficaríamos na pousada. Com tempo bom, toca a pescar.

felizmente, o dia amanhece sem vento mas com uma super cerração e valeu o dito: "cerração que fecha, so que racha".

Saímos bem cedo. um frio de separar homens de meninos na beira do malleo. dois decidem não pescar. Dois pescam. um dos pescadores vai ao rio e volta correndo para colocar luvas... Só um, que em guri caminhava ao lado de gramados branquinhos de geada, árvores vestidas de noiva e, por vezes, tinha de jogar uma chaleira de água no parabrisa de um fusca para soltar o gelo que ali havia se formado... Este pesca sem luvas, sem hesitar. é premiado com duas belas trutas.

Não vou dizer quem foi o vivente... só direi que não é carioca!!! :yahoo:

Caminho Malleo (no campo das ovelhas na reserva Mapuche perto da escola) acima e vou em direção a um tramo onde o rio se divide em três braços sendo que um deles carreia a maior parte da água formando uma corredeira que se espreme contra a margem direita e forma um poção contra a ilha na margem esquerda. Estou nesta ilha. Arremesso. No segundo lance, a ninfa, minha grande, bela e valente bead head soft hackle com pena de galinha capturada pelo Thor é violentamente atacada. Truta! Boa, grande e valente. trabalho a truta. vara para a esquerda, trago a truta para a margem. ela toma linha, novo recolher de linha e nova corrida da truta. Até que, finalmente a tenho pousando para foto. uma bela arcoíris para bem encerrar esta temporada difícil.

malleo_III_01.png

Logo depois, no mesmo local, a última arcoíris da temporada. Esta um pouco menor. Na sua boca ve-se a bead head soft hackle com pena de galinha capturada pelo Thor.

malleo_III_02.png

De alma lavada, mente sã, encerro esta difícil temporada com outra vista do Lanin onde podemos ver que a cerração se dissipava e que o dia seria, e foi, magnífico...

malleo_III_03.png

É tempo de voltar para casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Esse é o conterrâneo, grande Nóiman, não deixou por menos, e o chimarrão compartilhado com os ermanos, vou ver se levo um pouco de erva mate para o Lobo.Como foi o churrasco,acompanhado com um bom vinho no acampamento? as atractors pegaram bem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Como foi o churrasco, acompanhado com um bom vinho no acampamento?

FANTÁSTICO! :yahoo:

E frio!! :ph34r:

Tem que levar roupas adequadas p/ um bom sono, se bem que eu não tenho problema de sono, durmo que qualquer condição, basta querer dormir.

Aconselho alguns ítens ao se dirigir p/ a barraca p/ dormir:

  • Lanterna (pequena ou de cabeça)
  • Ceroula (de preferência inteira)
  • Meião de futebol (até a altura do joelho)
  • Moleton (calça e blusão)
  • Máscara (algo que possa cobrir o rosto)
  • Papel higiênico em seus bolsos (p/ não ter que pedir depois)

Esse ano a temperatura chegou a quase 5 °C.

Estou atento aos seus relatos Neumann! ok:

Pode me enviar uma cópia da fotografia original da mosca, sem sofre edição? :D

fausto@mosqueirosdorio.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meu doce e delicado Gaúcho !!!!!!

Quem mandou esquecer o gatinho ???????

Trocou a parceria dançou !!!!!!

Depois do dia 20 de março voltamos a conversar !!!!

Rsrsrsrsrsr

Agora,não pegar nada na caixinha das abelhas,é ser mesmo um nabo !!!!!

As trutas de lá estão amestradinhas por mim . Basta passar uma montaninha atada em anzol 8, na

côr marron e amarela que tudo se resolve !!!!!

Vou dar um puxão de orelhas no Alejandro.Haviamos combinado que ele levaria vcs apenas em

lugares ruins,mas acho que exagerou !!!

Rsrsrsrsrsrsrsr

E o acampamento ????? Rolou aquele clima do ano passado ????

Rsrsrsrsrsr

Abraços

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Parabéns Nóiman, lindo relato. E pra quê peixe se vc tá ali com excelentes amigos, num excelente visual, e comendo do melhor ?? Suas fotos estão soberbas!!! Lindas mesmo!! Agora, cá entre nós, daí se vê a fama dos gaúchos kkkkkk vivem pegando na vara, até adoram morder kkkkk !!!! Essa não pude perdoar kkkkk amigo, amigo kkkkk. Mas hein, qdo começam a pintar monte de fotos bonitas de montanha, florzinha, carninha, é pq faltou foi PEIXE na LINHA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!! Mas como disse, pra quê peixe??? São só detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Felicidade mesmo foram os dois dias de flotada, pois arrebentei nas trutas! :ok

Já os seis dias de vadeo... Não somam sequer 50 trutas capturadas por mim! <_<

Dias difíceis que espero não se repetir! -_-

Creio que a manhã mais ativa (produtiva) capturei 6 trutas no vadeo! :blink:

Ou será que estou mal acostumado... :huh:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pô japa, achei que o fabito faria o comentário sobre vara e boca... Et tu, brutus!!!

Fausto, eu adiciono um item na lista de acampamento... um reconhecimento do terreno em volta e a escolha da melhor rota para uma eventual "telegrafada" noturna!

Sergio, paisano, mateei com os castilhanos (erva amarga, amarga) e mateei comigo mesmo, erva da buena mas já um pouco velha...

Fabito, acho que houve uma armação entre ti e o Alejandro, a pescaria tava braba!!! Aquele clima de acampamento não rolou... As camas de campanha de lona foram trocadas por colchões infláveis. O do Serginho vazou bem antes dele se deitar...

Eu esqueci de fechar a porta de lona do quarto, fechei só o mosquiteiro e passei um frio no alto do coco!!!!

Mesmo assim, show de bola. Ano que vem será uma flotada de três dias no Aluminé, da ponte do rincão de las pistolas até a confluência com o malleo.

Neumann

PS: algumas das fotos foram anabolizadas no computador mas somente cores. O enquadramento é sempre original, by Neumann.

PS II; Fausto, que foto de mosca? ou te referes a da mamangava ou abelha crescida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:yahoo:

Amigos eu acho que foi regular a nossa temporada na Patagônia

acho também que algo da natureza fez que pegássemos poucas trutas,

para mim que é a primeira fez observei muitos detalhes para

próxima temporada se vocês estiverem na próxima não vai me reconhecer.

Eu acho que pelo menos enganei nove trutas miúdas, pequenas, medias

e grandes, este ano para mim foi mais um estudo, a final só sabendo

que esta lá é uma pescaria maravilhosa, vou de novo dez dias com poucas

trutas é muito pouco. Agradeço aos amigo Neumann, Fausto, Serginho, Mario,

Alejandro e as poucas trutas que enganei e pela experiência de todos amigos.

Abraço a todos. :ok :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nóiman,

Acho que vocês tão mal acostumados pelas últimas temporadas. O Fausto falou que pegou no vadeio quase umas 50. Não dá pra dizer que isso é pouco! Tudo bem, tem ano que sai uma atrás da outra. Mas quase 50 tá de bom tamanho!

E as fotos estão belas. Independentemente da edição. Qual é a máquina que você usou?

Essa abelha peluda é igual a aqui conhecida como mamangava ou mamangá?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

DR Nóiman,

Tá muito legal o relato !

Por vezes, parece que é o relato da pescaria que eu e o Dr. Luciano tivémos ano passado... Trutas pegas na batalha !!

E digo denovo hehe ! Malleo é o Malleo !

Continua que tá joia !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande relato Neumann,

Realmente a vida não estava fácil, melhorou no quesito qualidade em relação ao ano anterior, que foi minha primeira pescaria na patagônia, desta vez peguei trutas maiores, mas a quantidade foi menor.

Também senti muita dificuldade com o nível dos rios, tomei um capote de respeito no Malleo, pra sair na outra margem tive que usar a técnica da "dança do siri".......rssssssssssssssssss

Ano que vem vou mais no final da temporada, prefiro usar uma tralha mais leve e pescar na seca com trutas menores, pra pescar de streamer fico nos tucunas aqui do Brasil.

Parabens

Brown

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Neumann

Parabéns pelas fotos! Muito bonitas!!!

Sobre a temporada, fiquei surpreso... estive lá com amigos e clientes em dezembro e arrebentamos!!!!!

Todas as notícias que tenho de lá até agora é que foi uma super temporada, de muito peixe...

Mas pesca é assim mesmo. Uns dias mais... outros menos.

Belas fotos e belo relato!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Neumann,

Olá Fausto, Sérgio e Pescador

Meu amigos, esse relato está muito bacana e as fotos então, que show! Mesmo que realçadas por algum trabalho de cores, isso só faz transmitir às fotografias a real dimensão da beleza que só é possível ao vivo.

Quanto às trutas, decerto não foram grandes e nem em muita quantidade. Mas tenho certeza que o prazer de pescar as que foram possíveis, no ambiente de sonho da Patagônia, já vale o ingresso. Aliás, se pescaria (qualquer uma) fosse algo previsível, seria uma atividade um tanto chata. Uma das coisas que encanta na pescaria é a surpresa, é a possibilidade de estarmos num riacho com um palmo d'água, pescando peixinhos e, sem avisar, entrar um tremendo peixão. E é a lição de humildade que todos já viveram de pescar à rodo num dia e, ao voltar, no dia seguinte, não ocorrer um único ataque.

Valeu pessoal! Uma viagem para você guardarem para smepre!

O mais importante pode ser resumido nessa frase do Neumann:

De alma lavada, mente sã, encerro esta difícil temporada com outra vista do Lanin onde podemos ver que a cerração se dissipava e que o dia seria, e foi, magnífico...

É tempo de voltar para casa.

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ser Vivente,

Ano que vêm tu vais comigo,mas,sem este chapeuzinho esquisito !!!!

Vamos arrebentar de pegar trutas !!!!!

Rsrsrsrsr

Teus relatos estão supimpas.Parecem capítulos de novela do Manoel Carlos.Se algum dia pensares

em sair da Petrobrás, quem sabe a GLOBO .........

As fotos então ..... Padrão Globo !!! Não aparece miséria em hipótese alguma !!! rsrsrsr

Teu cãozinho se chama THOR ????? É branquinho ???????

Mantenha as unhas dele sempre bem aparadas.Pode descobrir que viestes dos pampas !!!

Se não soberes esta piada,avise !!!!! Rolou numa clinica veterinaria em VIAMÃO !!!!!

Rsrsrsrsr

Abração

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ser Vivente,

Ano que vêm tu vais comigo,mas,sem este chapeuzinho esquisito !!!!

Vamos arrebentar de pegar trutas !!!!!

Rsrsrsrsr

Teus relatos estão supimpas.Parecem capítulos de novela do Manoel Carlos.Se algum dia pensares

em sair da Petrobrás, quem sabe a GLOBO .........

As fotos então ..... Padrão Globo !!! Não aparece miséria em hipótese alguma !!! rsrsrsr

Teu cãozinho se chama THOR ????? É branquinho ???????

Mantenha as unhas dele sempre bem aparadas.Pode descobrir que viestes dos pampas !!!

Se não soberes esta piada,avise !!!!! Rolou numa clinica veterinaria em VIAMÃO !!!!!

Rsrsrsrsr

Abração

Fabio

Ajoelhou, tem de rezar! Conta loga a piada pra todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Obrigado a todos pelos comentários.

Algumas respostas:

Camera fotográfica: Canon PoweShot S3IS

Edição de fotografia: redução do tamanho, correção de cores, aumento do contraste e saturação com IrfanView (pequeno e de graça na rede).

O chapéu veio para ficar, comprado lá no RS. Usa-se assim mesmo, baixo na testa. Eu me garanto... O barbicacho original arrebentou e eu atei outro usando ferramentas de atado e Plyobond...

Thor é um pastor branco. NUNCA aparou as unhas pois é pegador de galinhas. O nome completo é Thor von Borell, pedigre da zorra. Em tradução livre, Thor do Boréu pois comprei em uma rua da Tijuca que termina na base do morro do Boréu ou Borel...

Eu conheço a piada mas deixo para o fabito contar pois parte da graça da piada depende do contador. Assim quando me perguntam se eu conheço determinada piada, eu sempre, invariavelmente respondo que não... Agoras, anedotas envolvendo cachorros eu prefiro a do Bernardão, um mitológico cachorro mineiro caçador de onças... mas ela fica melhor falada do que escrita. E eu já escutei uma versão canadense da mesma piada envolvendo brasileiros e ursos polares!!!

NEumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meu amigo,

Deixou-me deveras preocupado com suas afirmativas !!!!

- Que o Thor "nunca aparou as unhas", pois é pagador de galinhas !!! rsrsr.

- Nesta condição,melhor usar casaco de couro !!!! rsrsrsr

-Cuidado com o costado !!!!!!!

_ São protagonistas da piada um gato e um cachorro, e o fato passa-se em uma clínica

veterinária.Vou contá-la na proxima reunião dos mosqueiros, ou no CTG mais próximo,

como preferíres !!!!

Abração

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.