Ir para conteúdo

Moscas Bonito


Moura

Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Esse verão encontrei duas vezes cardumes de sardinha sendo atacados por bonitos, consegui apenas uma ação em uma gummy minnow e uma outra seguida na isca. Tentei de tudo , clouser, leftys deceivers, gummy, schminnow, ep fibers etc.. Entao resolvi atar algumas específicas para bonitos e espero que na proxima oportunidade tenha melhor resultado.

Espero críticas e sugestões.

Bonito Bunny com flashbou pearl

4354463778_641d984dc5_o.jpg

Bonito Bunny com flashbou prata

4353723387_ec0ab7c3de_o.jpg

Deceiver branco

4353685053_56554ab771_o.jpg

Deceiver com dorso escuro

4353697519_a392ab756a_o.jpg

Moscas

4354423738_2b2de9ecb9_o.jpg

Abrçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Moura, ótimas iscas!

Só uma sugestão: Faça sua parte, coloque as n´agua!

O resto é com Deus e com os peixes!

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Belas moscas Moura!!

Vlw Vasconcellos.

:D

Moura, ótimas iscas!

Só uma sugestão: Faça sua parte, coloque as n´agua!

O resto é com Deus e com os peixes!

Boa sorte

Obrigado Blatt.Tem que molhar né, mosca que funciona é mosca na n'água.

Abrçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esse peixe é um dos meus sonhos de consumo. São peixes extremamente seletivos e nas oportunidades que encontrei o cardume ocorreu exatamente o mesmo, tentei de tudo e nada.

Certa vez li em um livro do Left Kreh que a mosca mais efetiva para bonito é um clouser minnow de 5cm de comprimento (anzól #4) atado com super hair branco translúcido no ventre e super hair verde no dorso e alguns fios de kristal flash. Além disso nos halteres (obrigatoriamente prata) tem de desenhar as pupilas pretas. Não sei se funciona, ainda não tive oportunidade de testar, mas fiz direitinho seguindo a receita do mestre.

Além disso, suas moscas estão excelentes.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

O bonito é sempre super difícil paka de morder no arremesso, seja com que equipamento for (seja bait ou fly), ainda mais quando estão em frenesi na comedoria, aí o bicho pega!!! Mas por outro lado, tem dias que tão mordendo qq coisa, é super raro mas às vezes acontece. Mas no geral, são muito chatos sim e aí é mais loteria que pesca. Vai da sorte de um cair enganado pela artificial. Não sei se tem mosca "certa", eu tb nunca consegui acertar um no fly, mas de todo modo, iria tb de coisa pequena de no máx 5cm tentando imitar sua comida predileta que são manjubinhas do tamanho de mindinho, e puxar a linha em altíssima velocidade (talvez com as 2 mãos, se bem que sou contra isso, aí vira simples pesca de linhada de mão com um plastico de 500 dolares atrapalhando no meio das pernas kkkkkk). Já se botar a isca (qq uma, seja bait ou fly) atrás do barco, a reboque, é batata, pegam na hora kkkkk agora se isso é pesca.... são outros quinhentos. Mas há gente que acha que vale, e usa a tática inclusive pra pegar marlins, dizendo que o que vale é a briga na varinha longa kkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado Mauricio, vou atar alguns pra testar, quero muito um bonito na mosca, devem correr absurdo.

O problema é que ou afundam com a aproximação do barco, ou estão comendo tudo menos a mosca.

Pesquisei um pouco de moscas pra albies e bonito que os caras usam nos Eua, que não deve ser muito diferente pois são todas minnows pequenas.Ai fiz os Slim deceivers brancos e as bunny minnows. Outra coisa que li é sobre o brilho que deve ser pouco do pérola.Numa não aguentei e meti flashbou prata.

Abrçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Kensuke são chatos mesmo. Esse dia ainda consegui uma ação numa gummy, recolhendo em alta velocidade.Eu lembro que pegava muito no sorinho, acho que vou "atar"alguns, hahahaha.Mais devia pegar porque era puxando atrás do barco. A velocidade realmente é cruel, eles querem velocidade de molinete mesmo, impossível mesmo com a vara embaixo do braço. Vi alguns seguindo a isca até perto do barco mais sem dúvida faltou velocidade.Haja braço.

Abrçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

De fato os bonitos são muito difícies de se ter na ponta do tipet de mosca. Mas contudo a maior dificuldade que eu e Irineu Tivemos foi conseguir atirar nossas moscas adiante dos mesmos, visto que nadam numa velocidade impressionante. Acho que capturamos uns 4 ou 5 e a mosca que capturamos todos foi o Gummy Minnow médio (5-6 cm). Achei a foto de dois deles e anexo aqui.

Um abraço a todos

Carlos Andriolli

normal_DSC01003.JPG

normal_IMGP3921~0.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

gostei da iscas

não acho que os bonitos sejam tão difíceis de pegar no arremesso, não

tem dias que eles só querem mesmo entrar no corrico, mas muitas vezes, nem tão raras assim, eles entram no arremesso de iscas de meia água, jumping jigs, jigs de penas ou cerdas, gotchas/tube lures etc ... e certamente entrarão nessas moscas

isso vale para os bonitos cachorros e para os serras, e tb se aplica de certo modo às sororocas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

O problema que eu vejo, em relação as iscas que voce falou, é que essas iscas se pode arremessar 70 metros em qualquer direção e a qualquer momento. Na mosca é um pouco diferente

Geralmente o arremesso é com barco em movimento, com muito vento e tem que se atirar a frente da correria dos bonitos. Não é muito facil não, é só perguntar para o Mestre Kensuke

ele sabe bem o que é isso.

Um abraço

Carlos Andriolli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Shooting taper sinking + Clouser minnow branco, dorso azul com muito brilho + recolhimento rápido do tipo "braçada".

Essa foi a fórmula usada por um amigo aqui do RJ.

Eu, no dia, estava apenas com linha flouting e só peguei quando o barco saia de perto das pedras "corrico", em suma, fiquei guiando o barco pro parceiro pescar hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Carlos,

nesse dia só tive ação na gummy, vou "atar"umas menores com no máximo 5cm.

O arremesso realmente não é fácil, mais esse dia acho que a mosca certa e velocidade que fizeram falta, já que tive diversas chances de colocar a mosca na cara do bixo, o cardume não afundava e ficou bastante tempo atacando as manjubas.Mais se as condições estivessem pouca coisa pior, com ondas e vento confesso que se torna quase impossível acertar um arremesso.

Celio, qual seria o bonito cachorro? Onde pesco tem o bonito e o bonito baquara que é a sarda se não me engano.Ambos ignoram minhas moscas hahahha.

JR,

no mar dificilmente uso linha floating, a floating balança d+ com as ondas e o recolhimento fica muito comprometido. Talvez com a floating as moscas não tenham tido velocidade.

Abrçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

O problema que eu vejo, em relação as iscas que voce falou, é que essas iscas se pode arremessar 70 metros em qualquer direção e a qualquer momento. Na mosca é um pouco diferente

Geralmente o arremesso é com barco em movimento, com muito vento e tem que se atirar a frente da correria dos bonitos. Não é muito facil não, é só perguntar para o Mestre Kensuke

ele sabe bem o que é isso.

Um abraço

Carlos Andriolli

Carlos

Vc tem total razão no que diz respeito a essa facilidade a mais das iscas com maior capacidade de arremesso, mas, como eu disse, certas vezes eles entram tb no jumping jig e em gotchas, por exemplo, exatamente debaixo do barco e a poucos metros

Aliás, na última pescaria que fiz com o JR nas ilhas daqui, peguei um bonito num jumping jig até grandinho, com uns 120g e uns 15cm, debaixo do barco, entrando numa profundidade de uns 6 a 8 metros. Já fiz algumas outras boas pescarias de bonitos com jumping jigs, em todos os casos tentando olhetes e OB's

Há uns bons anos atrás, pescando no costão (do Arpoador) com jigs de pena, era muito comum acertar dezenas de bonitos em poucas horas, mas tinha dias que eles só ficavam abrindo mesmo e não entravam de jeito nenhum

Numa outra pescaria que fiz recentemente nas Cagarras, com um outro companheiro, pegamos bonitos-cachorro em boa quantidade com iscas de meia água de 10cm, arremessando poucos metros à frente do barco

Mas, é inegável que a única forma que realmente funciona na absoluta maioria das vezes é o corrico, que eu nem gosto de praticar

Diante desse quadro, creio que, na pesca com mosca, talvez a fórmula utilizada nessa pescaria que vc fez, com as gummy, e aquela sugerida pelo JR, com linha sinking e clouser's, sejam boas opções para tentar esses peixinhos enjoados, mas, dependendo do dia, tenho certeza que eles tb entrarão bem nesses streamers, especialmente quando houver cardumes de sardinhas finas e manjubas bem junto da superfície, como agora está acontecendo nas praias daqui

Celio, qual seria o bonito cachorro? Onde pesco tem o bonito e o bonito baquara que é a sarda se não me engano.Ambos ignoram minhas moscas hahahha.

O cachorro o que tem pintas e estrias sinuosas, como esses do amigo Carlos. O serra é aquele que tem as estrias no dorso bem retas e equidistantes. Vou ver se acho uma foto e posto*

*achei:

Esse é o bonito-serra:

cimg0554reddz6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Moura, tem um filme chamado "Chasing Birds" da Beattie Outdoor Productions. Os caras pegam bem as False Albies, tudo com umas Clouser Minnows. O bixinho é endiabrado...rs

Nunca vi mais desse ser animal, essas "blitz" que tem nos Eua são d+, horas de água fervendo pra todo lado, aqui quando acontece não chega nem perto da quantidade e ainda fica só a sobra do arrasto.

Abrçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Esse do Celio é bonito-serra (atlantic bonito) e tem bastante dente fino. Dos bonitos todos eu acho o menos fresco, tem dias que até pegam super bem no arremesso. E tem carne melhor pra comer tb, branca, diferente dos demais bonitos que é vermelhão sangue puro. Chega a mais de 5kg, comum 1~3kg. É dos mais comuns por aqui.

cimg0554reddz6.jpg

Outro bonito bem comum é o pintado (little tunny ou albie como chamam os gringos), que como o nome diz, tem meia dúzia de pintinhas redondas na barriga, logo abaixo da nadadeira. Chega a mais de 10kg, sendo comum 1~3kg, e é dos mais chatos de pegar no arremesso.

bonitopintado.jpg

O bonito-cachorro é o menor dos bonitos, dificil passar de 1kg. Bem parecido no aspecto com o bonito-pintado só que sua barriga não apresenta pintinha nenhuma. Sua cabeça, ou melhor, seu bico, é diferente tb, mais truncado que o pintado, olhando de cima (o bico do pintado é mais alongado). E tem a pior carne. Péssima, impossível de comer kkkk, sangue puro. Mas é o melhor bonito para isca, deve ser pelo excesso de sangue.

(não arrumei foto. Se alguem tiver, posta aí please!!)

Tem também o bonito-oceãnico (skipjack tuna), que tem várias listas na barriga que vão da cabeça ao rabo. Mas são mais de oceano, raro junto á costa.

skptunsnow155b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Os que eu encontro são os serras e o cachorro mesmo. esse skipjack dizem que é uma delícia.

Legal o bonito Mauricio, sábado ia sair mais devido a virada de tempo e a robalões imensos que persegui madrugada a dentro acabei abortando, no fim não vi nem bonito e nem os robalos, os robalos até vi, muitos e bem grandes, eles é que não quiseram nada comigo duas noites trocando mosca recolhimento e tudo mais e só um fisgado que não era grande e escapou.To precisando aprender a pescar com urgência.

Abrçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

A sarda eu conheço aqui também como sororóca, não me lembro como os pescadores chamam lá em Los Roques.

Mas o comportamento e caracteristica de como esses peixes caçam é diferente dos bonitos. Vou anexar aqui uma

foto de uma que o Irineu capturou lá, só pra comparar.

Um abraço

Mauricio onde pegou esse bonito?

normal_DSC00983.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Outro bonito bem comum é o pintado (little tunny ou albie como chamam os gringos), que como o nome diz, tem meia dúzia de pintinhas redondas na barriga, logo abaixo da nadadeira. Chega a mais de 10kg, sendo comum 1~3kg, e é dos mais chatos de pegar no arremesso.

bonitopintado.jpg

O bonito-cachorro é o menor dos bonitos, dificil passar de 1kg. Bem parecido no aspecto com o bonito-pintado só que sua barriga não apresenta pintinha nenhuma. Sua cabeça, ou melhor, seu bico, é diferente tb, mais truncado que o pintado, olhando de cima (o bico do pintado é mais alongado). E tem a pior carne. Péssima, impossível de comer kkkk, sangue puro. Mas é o melhor bonito para isca, deve ser pelo excesso de sangue.

(não arrumei foto. Se alguem tiver, posta aí please!!)

esse com as pintinhas eu sempre chamei de cachorro mesmo :p

olha um agarrado numa X-Rap 10 (se bem que tem menos pintas)

1bonito.jpg

Nesse dia pegamos alguns no plug "baitcasteado", no meio de um monte de sororocas, e curiosamente não entrou nenhum no corrico. Mas foi um dia relativamente atípico, onde até um douradinho veio na meia-água

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

A sarda eu conheço aqui também como sororóca, não me lembro como os pescadores chamam lá em Los Roques.

Mas o comportamento e caracteristica de como esses peixes caçam é diferente dos bonitos. Vou anexar aqui uma

foto de uma que o Irineu capturou lá, só pra comparar.

Um abraço

Mauricio onde pegou esse bonito?

normal_DSC00983.JPG

Lá chamam de carite, mas tb chamam de carite a cavala-verdadeira (kingfish pros gringos). É uma espécie parente da nossa sororoca/sarda, mas diferente pq tem pintas em traço ao invés de bolotinhas redondas. Em inglês é cero mackerel. Só temos por aqui no nordeste. É uma delícia no prato (peguei e experimentei comer lá em Roques)!! Sororocas eu acho que pegam bem mais fácil que os bonitos, são bem menos afrescalhados, e exigem menos velocidade. É bom botar empate de aço pq tem dentadura respeitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

esse com as pintinhas eu sempre chamei de cachorro mesmo :p

olha um agarrado numa X-Rap 10 (se bem que tem menos pintas)

1bonito.jpg

Nesse dia pegamos alguns no plug "baitcasteado", no meio de um monte de sororocas, e curiosamente não entrou nenhum no corrico. Mas foi um dia relativamente atípico, onde até um douradinho veio na meia-água

Esse é Bonito-pintado. Bonito-cachorro, como disse, é SEM pintas e não cresce, máx 1~2kg, geralmente <1kg. Carne mais escura, e focinho diferente tb. Acho q vc chamava erroneamente o bichinho rsrsr.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza Andrioli

O bonito peguei em Ubatuba no sábado. Esqueci de falar que a mosca era branca com dorso cinza.

Kensuke

Você disse que a cavala verdadeira só sai no nordeste, mas pegamos esse peixe na outra pescaria e o Guia falou que é a tal (king mackerel), confere?

aGalos034.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Beleza Andrioli

O bonito peguei em Ubatuba no sábado. Esqueci de falar que a mosca era branca com dorso cinza.

Kensuke

Você disse que a cavala verdadeira só sai no nordeste, mas pegamos esse peixe na outra pescaria e o Guia falou que é a tal (king mackerel), confere?

aGalos034.jpg

Vixi, vc entendeu errado ou eu que escrevi mau. Quis dizer que aquele cero-mackerel (aquela parente roqueña de sororoca do Andriolli) é que por aqui só temos lá pro NE. Aqui pelo SE só temos a sororoca comum, com bolotas redondas. Já a cavala verdadeira (king mackerel) temos sim senhor por aqui no SE, apesar que qto mais formos pra riba tem mais. Aqui no meu estado do RJ, de Cabo Frio pra cima tem bastante, mas vez em qdo pessoal pega tb no litoral sul, até mesmo na baía de Angra. Legal, quer dizer que vc conseguiu pegar cavala de fly ? É outro peixe, junto com os bonitos, que são meio enjoados de pegarem no arremesso. Geralmente só entram bem corricando. Deve ter brigado muito, são grandes corredores!!! Eu ainda não peguei o meu no fly (nem tentei pra falar a verdade), mas sei de um lugar em Arraial que ano passado fisguei vários e gdes (até ~20kg), então este ano tou pensando em tentar tb de fly. Sabendo onde costumam passar, fica menos loteria hehehe. Que tipo de mosca vc usou e que tipo de trabalho ? No molinete, usei iscas tipo twich bait gigantes de 18cm 80g trabalhado lento como twich mesmo, dando toques pra dançar na sub superfície. O ataque muitas vezes era sensacional, aéreo. O maior de todos, com uns 20kg veio voando de longe e se atirou na isca por cima. Tive ataques tb em zaronas (paus caseiros de 18~20cm) e poppers gdes mas definitivamente o nado errático do twitchzão era o que mais seduzia as cavalonas. Agora, no fly, nem imagino o que deva usar. Daí, qq dica sua seria bem vinda, seja na mosca como na linha usada, tipo de trabalho, etc.

PS: Caio me chamou pra pdi com vcs atrás de bijus, tou nessa!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ah, me esqueci da sua cavala. É que aqui bloqueiam photobucket, não consigo ver fotos. Depois tento ver lá em casa. Agora, se é sororoca ou cavala o que vc pegou, aí é fácil. Qdo pequena (menos de 10kg), a cavala costuma apresentar pintinhas amarelas igual sororoca, embora um pouco menos vivo (que vai desaparecendo à medida que cresce), dificultando a distinção. Mas aí, basta olhar a sua linha lateral. Na sororoca a linha é quase reta, já na cavala a linha tem um vinco bem forte no meio. Olha essa foto de uma cavala de 7~8kg que peguei. Repare que ainda tem umas pintinhas amarelas pelo corpo, dando falsa impressão de ser sororocona, mas a linha lateral que apresenta um vinco profundo na altura da nadadeira anal não deixa dúvidas que se trata de uma cavala verdadeira. Aprendi essa com o capt. Tuba, qdo falei que tinha pego baita sororocona quase recorde mundial kkkkkk (dificilmente as sororocas passam de 5kg...).

IMG_5823t.jpg?t=1267125380

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vixi, vc entendeu errado ou eu que escrevi mau. Quis dizer que aquele cero-mackerel (aquela parente roqueña de sororoca do Andriolli) é que por aqui só temos lá pro NE. Aqui pelo SE só temos a sororoca comum, com bolotas redondas. Já a cavala verdadeira (king mackerel) temos sim senhor por aqui no SE, apesar que qto mais formos pra riba tem mais. Aqui no meu estado do RJ, de Cabo Frio pra cima tem bastante, mas vez em qdo pessoal pega tb no litoral sul, até mesmo na baía de Angra. Legal, quer dizer que vc conseguiu pegar cavala de fly ? É outro peixe, junto com os bonitos, que são meio enjoados de pegarem no arremesso. Geralmente só entram bem corricando. Deve ter brigado muito, são grandes corredores!!! Eu ainda não peguei o meu no fly (nem tentei pra falar a verdade), mas sei de um lugar em Arraial que ano passado fisguei vários e gdes (até ~20kg), então este ano tou pensando em tentar tb de fly. Sabendo onde costumam passar, fica menos loteria hehehe. Que tipo de mosca vc usou e que tipo de trabalho ? No molinete, usei iscas tipo twich bait gigantes de 18cm 80g trabalhado lento como twich mesmo, dando toques pra dançar na sub superfície. O ataque muitas vezes era sensacional, aéreo. O maior de todos, com uns 20kg veio voando de longe e se atirou na isca por cima. Tive ataques tb em zaronas (paus caseiros de 18~20cm) e poppers gdes mas definitivamente o nado errático do twitchzão era o que mais seduzia as cavalonas. Agora, no fly, nem imagino o que deva usar. Daí, qq dica sua seria bem vinda, seja na mosca como na linha usada, tipo de trabalho, etc.

PS: Caio me chamou pra pdi com vcs atrás de bijus, tou nessa!!!!!

Depois de reler algumas vezes entendi o que você quis dizer.

O Nick disse que era cavala, até explicou a diferença entre ela e a sororoca. Nesse dia tinha muita na área, não eram grandes como as suas (quem me dera), tudo do tamanho do peixe da foto. Estava pegando bem, em tudo quanto é isca. Essa primeira peguei em uma mosca full flash grande 2/0, mas também peguei com clousers menores sem falar nas linhas cortadas. Não teve segredo, era arremessar sobre o parcel, deixar afundar e vir recolhendo rápido.É um peixe que gostei de pegar, briga muito, imagina uma de seus 3kg up (não precisa ser de 20 como a sua).

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ah, me esqueci da sua cavala. É que aqui bloqueiam photobucket, não consigo ver fotos. Depois tento ver lá em casa. Agora, se é sororoca ou cavala o que vc pegou, aí é fácil. Qdo pequena (menos de 10kg), a cavala costuma apresentar pintinhas amarelas igual sororoca, embora um pouco menos vivo (que vai desaparecendo à medida que cresce), dificultando a distinção. Mas aí, basta olhar a sua linha lateral. Na sororoca a linha é quase reta, já na cavala a linha tem um vinco bem forte no meio. Olha essa foto de uma cavala de 7~8kg que peguei. Repare que ainda tem umas pintinhas amarelas pelo corpo, dando falsa impressão de ser sororocona, mas a linha lateral que apresenta um vinco profundo na altura da nadadeira anal não deixa dúvidas que se trata de uma cavala verdadeira. Aprendi essa com o capt. Tuba, qdo falei que tinha pego baita sororocona quase recorde mundial kkkkkk (dificilmente as sororocas passam de 5kg...).

IMG_5823t.jpg?t=1267125380

Aí, Panela, sororoca quase recorde foi a minha. Pena que não foi no fly:

IMG_2677_9760.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

img022.jpg

Foi pescado a muitos anos quando em uma viagem de camamu para o rio. Estavamos usando um anzol de palmo com um chumaço de estopa ( seria mosca?)

Que diabo de peixe é este?

creio que seja uma cavala wahoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Beto, vi a foto no mail. É uma wahoo sim. Agora não te achei. qual deles é vc na outra encarnação 100 anos atrás kkkk ?

Panealex, pensei q tivesse sido na catiguria do arremesso kkkkkk :lol:

100 anos não tem não, mas foi a mais de 50. Não apareço na foto - fui o fotografo, e um dos que ajudou a trazer esse bicho - não me lembro muito bem , mas era uma linha muito, mas muito grossa mesmo e foi preciso fazer fila para arrastar o diabo - Voce que gosta de ficar fazendo força com OB ia adorar atracar com um desses. Nunca vi nada correr como ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

img022.jpg

Rapaz... Isso que é peixe

Bela foto, merece um quadro

Depois dessa a minha ficou pequenina

Cavala002.jpg

Ps: o bonito aqui serviu de isca.

E você só percebe que vai sofrer o ataque quando o bonito, que nada no fundo, começa a subir desesperadamente. A cavala simplesmente salta fora d'agua na vetical e corta o bonito ao meio, neste momento vem a manha dessa pescaria, pois o pescador tem que liberar imediatamente a linha de forma que a outra metade do bonito afunde naturalmente, pronto, é só aguardar, pois a qualquer momento vem o segundo ato do ataque, ou seja, a porrada final... e vrum... 200m de linha mole

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Ps: o bonito aqui serviu de isca.

E você só percebe que vai sofrer o ataque quando o bonito, que nada no fundo, começa a subir desesperadamente. A cavala simplesmente salta fora d'agua na vetical e corta o bonito ao meio, neste momento vem a manha dessa pescaria, pois o pescador tem que liberar imediatamente a linha de forma que a outra metade do bonito afunde naturalmente, pronto, é só aguardar, pois a qualquer momento vem o segundo ato do ataque, ou seja, a porrada final... e vrum... 200m de linha mole

Cool! cool2.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Só peixão heim?

Que bela sosoroca Alexandre.

Beto,

essa foto está linda, imagino a mão do pessoal depois de tirar um bixo desse na linhada.

Jr,

a alguns anos via muito pescador artezanal sacar uns bitelos desses na lambreta ali na região da Joatinga, tem tempo que não vejo umas grandes assim.

Abrçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Mosqueiro

Belas moscas amigão, sem volume, bem faceis de arremessar...

achei legal a cor também...

Parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vlw Bata.

As mosquinhas são magrinhas pq dizem que os bonitos gostam mais, fiz os deceiver com bem pouco material como indicado. E de quebra ajuda bastante no arremesso.

A verdade é que esses bixos são muito enjoados, esse fds fui pescar em cima de um parcel e durante duas horas um cardume deles feiz a água pipocar, muitos eram enormes, com mais de 6 kilos e eu tive várias oportunidades colocando umas 10 moscas diferentes na cara deles, no final só uma ação na gummy não confirmada, e a volta pra casa sapateiro.

Abrçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É.... esse peixe é flórida mesmo!!! Pensava que com gummy que imita tão bem uma micro manjubinha que eles tanto adoram a coisa desse mais resultado, mas pelo que o amigo disse, nem isso funciona. Que coisa.... Acho que o jeito é torcer por um dia D daqueles em que tão comendo qq coisa. Raro mas acontece. Teve um dia que eles tavam mordendo até isconas de hélice de 20cm, dessas de pescar tucunão amazônico, pra vc ver que tem dia deles tarem crazy tb. Raríssimo mas acontece... Ou então dá uma engrenadinha na máquina que pega na hora kkkk!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É Kensuke, to ficando traumatizado. Esse fds tive várias oportunidades, até teve um ataque na gummy mais panelei e não fisguei.

Eu pesquei com uma shooting sinking e amnésia, devia ter colocado a wf intermediate, ia conseguir mais controle nos arremessos e nas fisgadas.Os arremessos não estavam precisando de distância.Com aquele cardume enorme eu só pensava em pinchar e mudar de isca. Em relação a isca, usei de tudo que tinha pequeno, bonito bunny, half and half, clouser minnow, deceivers, gummy, ep minnow, surf candy, todas em diversas cores, talvez tenha sido outro erro, devia ter escolhido 2 ou 3 já consagradas e acreditar mais.

E no fim devia ter insistido mais na gummy mesmo, mais acho que a velocidade é o diferencial, e da-lhe braço.No fim da tarde até engrenei lembrando desse post, hahahaha, e tbm mandei umas meia água no molinete :blush: , mais ai o sol já tava se pondo e eles subiam muito pouco.Na próxima vou estar preparado, e tentar pensar bem nas condições pra escolher linha e isca com calma, mesmo achando difícil, quando a água ferve da medo de acabar e vou logo pinchando com oque tá na mão.Dessa vez vacilei.

Abrçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Patrono

Pessoal

Embora já tenha postado essa foto num relatinho, vou postar aqui pra engrossar o tópico, ficando provado que os bonitos pegam e muito bem na surf candy bem pequena. Repito aqui que nesse dia eles estavam extremamente enjoados, não entrando em qualquer isca de arremesso, incluindo plugs, jigs e tube jigs (gotcha). Na surf candy entraram dois seguidos e depois eu parei. Na lefty deceiver branca e com dorso azul não entraram

foto3bonito.jpg

Ficha técnica:

Conjunto #10

Shotting head sinking 8 ips 420 grains

Running intermediate

Líder de 6' em 3 partes (45/20/35) com but de fluorcarbono, meio de nylon 0,45mm, tippet de nylon 31mm, e shock tippet de 40cm de fluorcarbono +ou- 0,45mm, sem empate de aço ou snap

Surf candy atada em anzol tiemco 811S #2, com ultra hair (dorso oliva, meio chartreuse e barriga transparente), bem ralo (muita transparência), algum flashabou prata fino (uns 4 fios de cada lado) e olhos 3D prata/preto de uns 2 ou 3mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom Celio,

eu tbm não tive resultados com os deceivers azuis, nem com os bonitos nem com outros pexies e até desanimei um pouco com a cor.

Vou atualizar meu estoque de surf candy, é sempre bom estar preparado.

Não perguntei no relato então vai aqui mesmo e o recolhimento da mosca como foi? Velocidade máxima?

Abrçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Muito bom Celio,

eu tbm não tive resultados com os deceivers azuis, nem com os bonitos nem com outros pexies e até desanimei um pouco com a cor.

Vou atualizar meu estoque de surf candy, é sempre bom estar preparado.

Não perguntei no relato então vai aqui mesmo e o recolhimento da mosca como foi? Velocidade máxima?

Abrçs.

Fala, Moura

já tinha tentando a surfcandy com eles várias vezes, mas nunca tinha tido sucesso. A diferença dessa vez foi com certeza o tamanho dessas últimas, que não passou de uns 7cm, e o pouco volume de fibras, ao passo que as que usei antes eram razoavelmente mais volumosas e longas

O recolhimento foi exatamente o mesmo que faço para praticamente todos os peixes de água salgada no mar e na costeira, que é, digamos assim, médio-rápido, com "stripadas" de mais ou menos 0,5 a 1 metro, quase sem interrupção entre elas. É um tanto mais rápida que a puxada que uso em mangues, baías etc, para robalos, mas não chega a ser a mais rápida possível

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.