Ir para conteúdo

Transporte de varas como bagagem de mão


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Senhores,

Semana passada viajei boa parte da Patagônia levando como bagagem de mão uma varinha de

quatro partes.Não tive nenhum tipo de restrição.Fiz os trechos,Bariloche/El Calafate/Ushuaia/

Buenos Aires/Rio de Janeiro.

Nem olharam para minha cara !!!!

Metia o tubo junto com a mochila de mão e não acontecia nada !!!

Tudo certo !!!

Como anda este assunto no embarque aqui no Brasil ???

Abraços

Fabio Pinto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Ola Fabio,

Para evitar problemas, tenho uma bolsa de viagem com

comprimento de 36" onde é possivel carregar/despachar

tubos para varas de 4 partes e 3 partes (8'6").

Considero um pouco incomoda (sarcófago... :ph34r: )

Tambem gostaria de saber se existem restrições

para transporte como bagagem de mão.

Abraços

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fabito, acho que vc deu foi pura sorte. Nas ultimas tentativas minhas de embarcar com tubinho, tive que regressar do raio-x e despachar o tubinho à parte. Além da chatice, aí é florida pq sabe-se lá onde vão parar com o tubinho assim livre leve e solto, e mandado muito em cima da hora, pode muito bem não voar junto no seu vôo, só no próximo (ou pra outro canto qq). Além do que, com essa onda de abrirem o tubo pra roubarem as varas como aconteceu com o Serginho, melhor mesmo hj em dia acho que é enfiar o tubinho dentro da mala de roupas (que caiba o tubinho). Aí ninguém fica sabendo que tem vara cara ali. Melhor precaver que correr risco ou sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Aliás, do tubinho já desisti de embarcar faz tempo, mas sempre carregava comigo ao menos as carretilhas. Mas na última, barraram tb as carretilhas e molinetes alegando que tinha linha junto (quer dizer que linha é arma potencial e tacar carretilha ou molinete de 500g na cabeça do sujeito não é arma potencial, sei, entendi). Tá ficando complicado viajar pra pescar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Japinha :

Não conte com segurança escondendo suas varas na bagagem despachada.Quando cheguei no Galeão,

minhas malas estavam violadas.Os lacres arrancados.

Chamei o cara da INFRAERO na hora.Fiz ele ficar aguardando eu buscar um Policial para abrir as

malas comigo,pois assim como podiam faltar coisas,poderiam ter colocado algo dentro.Por sorte

nada foi roubado e o tal cara disse que isso é normal.Segundo ele,a autoridade aeroportuaria

pode violar sua bagagem sem sequer dar satisfação !!!!!!

Será mesmo ?????

A bagagem é identificada.O responsavel não tem que estar presente ????

Alguém já passou por algo assim ???

Existem orgãos onde fazer reclamações ou cobrar satisfações sobre este assunto ???

Lamentavelmente,não sei se a merda foi feita aqui ou em Buenos Aires !!!

Abraços

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Cruz Credo Fabito, que coisa estranha, parece coisa de outro mundo,como vou fazer para levar erva mate para os ermanos? :(

Sergio,

Leve na bagagem de mão.Diga que é para seu consumo !!!!

Melhor olharem na hora !!!

Abraço

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Japinha :

Não conte com segurança escondendo suas varas na bagagem despachada.Quando cheguei no Galeão,

minhas malas estavam violadas.Os lacres arrancados.

Chamei o cara da INFRAERO na hora.Fiz ele ficar aguardando eu buscar um Policial para abrir as

malas comigo,pois assim como podiam faltar coisas,poderiam ter colocado algo dentro.Por sorte

nada foi roubado e o tal cara disse que isso é normal.Segundo ele,a autoridade aeroportuaria

pode violar sua bagagem sem sequer dar satisfação !!!!!!

Será mesmo ?????

A bagagem é identificada.O responsavel não tem que estar presente ????

Alguém já passou por algo assim ???

Existem orgãos onde fazer reclamações ou cobrar satisfações sobre este assunto ???

Lamentavelmente,não sei se a merda foi feita aqui ou em Buenos Aires !!!

Abraços

Fabio

É, infelizmente a nova norma aeroportuária é assim, a bel prazer eles arrombam os cadeados e lacres pra bisbilhotar se não estamos carregando coisa que não devíamos. Aí ficamos sem saber se foi pura rotina ou se foi violação de amigos alheios. Já aconteceu várias vezes comigo e com conhecidos. Mas é aleatório, pelo que parece, vai da sorte. E não temos direito a reclamações. Se vc for passar por States então, esquece lacre. Só embarca se for com lacre autorizado por eles e que sejam "abríveis" (tem código que só eles sabem, dizem), ou se vc tiver posto cadeado ou lacre, arrombam e depois colocam selo dizendo que foi vistoriado. Mas depois não recolocam lacre. Aí fica tudo vulnerável né. Como disse, tá cada dia pior pra se viajar com conforto e segurança. Melhor ir pescar aqui perto mesmo, sem depender de avião kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fábio, eu levantei esta questão no FFB e realmente a acho tormentosa, porque, lendo linha por linha as restrições da TAM por exemplo, não achei nada proibindo. Até instrumento musical pode!

O problema é que quando estamos indo pescar tudo o que não queremos ter problemas já no aeroporto.

Por isso, eu que já levei na mão algumas vezes, hoje despacho, mas é realmente muito estressante.

Penso que poderíamos mobilizar os foruns de pesca com mosca e, conjuntamente, enviar uma correspondência sobre a questão às cias aéreas. Ou mesmo e mails inúmeros. Não acho provável, mas também não seria impossível conseguir algo. O ideal é que constasse dos sites das cias aéreas expressamente a permissão da vara de fly no tubo... (sonho meu).

abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Melhor ir pescar aqui perto mesmo, sem depender de avião

Que nada Ken, vale tudo por uma semana ou mais semanas de pescarias na Patagônia Argentina! :D

Dessa vez vou levar uma mala maior! :ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Voei dentro dos EUA (3 embarques diferentes) com 4 tubos de varas Scott na mão e nem me falaram nada.

Na mochila as Abel passavam pelo raio-x e o que ouvi foi "caramba, quantas fly reels vc tem aí ! daonde vc é ? Brazil ? PEACOCK BASS !! tenha uma boa viagem.."

Nunca que irei despachar uma carretilha ou vara. Prefiro queimar na fogueira do que despachar nesses aeroportos brasileiros ou qqer outro do planeta.

Minha mulher trabalhou em aeroporto (GRU) sessão das bagagens internacionais e as histórias que contou.... vara na mão e dane-se, é instrumento de trabalho. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Como já bem disse o Mau Velho,aqui no Brasil depende da otoridade do dia,se ele estiver querendo mostrar trabalho não vai deixar passar.Fortuitamente,a maioria das vezes estão distraidos e não fazem nada.Quando estiver com tempo suficiente,é só reclamer,pedir pra chamar a otoridade mor,questionar os motivos... que pra poupar o trabalho,eles acabam permitindo.No embarque internacional em SP nunca consegui passar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Voei dentro dos EUA (3 embarques diferentes) com 4 tubos de varas Scott na mão e nem me falaram nada.

Na mochila as Abel passavam pelo raio-x e o que ouvi foi "caramba, quantas fly reels vc tem aí ! daonde vc é ? Brazil ? PEACOCK BASS !! tenha uma boa viagem.."

Nunca que irei despachar uma carretilha ou vara. Prefiro queimar na fogueira do que despachar nesses aeroportos brasileiros ou qqer outro do planeta.

Minha mulher trabalhou em aeroporto (GRU) sessão das bagagens internacionais e as histórias que contou.... vara na mão e dane-se, é instrumento de trabalho. ;)

Quanto aos EUA é exatamente isso, pois os caras tem a "cultura" da pesca...Todo americano pensa que nasce pescador, caçador e guerreiro ( e tem certa razão ) Então, quando você entra num avião, com varas de pesca, é a coisa mais natural do planeta...tão natural quanto o garoto entrar com o carrinho ou a menina com a boneca. Pois os comissários pescam, o comandante do avião pesca e o pessoal de terra também pesca - ainda que esporadicamente, pescam ou sabem bem do que se trata. E o que pode ocorrer é isso: perguntas sobre onde pescou, se a pescaria foi boa...E isso até do sisudo pessoal da imigração. Inclusive é bem comum, na Flórida, americanos embarcarem com os caniços na mão, sem qualquer proteção ou capa...Nunca tive e nunca vi ninguém ter problemas.

Agora, que tanto lá, quanto cá podem abrir a bagagem, isso podem. Faz parte das novas regras de segurança e, uma dica: quando nos EUA coloque os cadeados ABERTOS e solicite aos funcionários da esteira que os tranquem depois...Para mim sempre fecharam. No Brasil coloque os cadeados fechados, pois dificilmente destrancam ou arrebentam os cadeados. Quando isso acontece, é para roubar mesmo!

No Brasil, como já foi comentado pelo Fábio e demais amigos, tá complicado viajar com caniçoes. Depende do cara da Infraero, depende do cara do DAC, depende da Polícia Federal e depende do comandante do avião...E isso, sem qualquer critério objetivo. No ano passado a Infraero implicou (na esteira)com a única vara que não coube na mala despachada e tentei argumentar. Mas acoisa descambou para discussão. Ele chamou o agente federal. Mas o agente era pescador de bait, ia sempre pro pantanal, etc...e ficou perguntando onde eu ia pescar e liberou e aí a discussão foi entre os dois...Enfim, surreal!

Na verdade, a Gol é a única que específica o transporte de caniço como bagagem. Eis o que fala o site:

.:: GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES :: > Informações Úteis > Bagagem > Bagagem a Ser Despachada

A bagagem despachada é a que vai no porão do avião. Para estes casos, cada cliente adulto tem direito a até 2 malas com peso total de 23 kg, conforme a Alínea B do Artigo 37 da Portaria 676, de 13 de novembro de 2000 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Todas as bagagens especiais, independente de estarem ou não dentro da franquia permitida ao cliente, sofrem taxação exclusiva. Por se tratar de bagagem de difícil acomodação, taxa extra de transporte de R$ 100,00 que será convertido na moeda do país em que a bagagem especial está sendo embarcada.

• Itens que são considerados como bagagem especial:

- vara de pescar (por porta-vara)*;

- prancha de surf (por unidade);

- bicicleta (por unidade);

- ski / snow board (por unidade);

- arco e flecha – por bolsa (se despachado);

- kitesurf (por unidade);

- patinete (por unidade).

* O transporte do primeiro porta-vara será gratuito. A cobrança da taxa será realizada a partir da segunda unidade.

• Itens que não são considerados bagagem especial e que são inclusos na franquia de bagagem (será cobrado excesso normalmente, caso ultrapasse a franquia):

- bolsa de golf;

- skate;

- boliche;

- bodyboard;

- bolas (têm que estar vazias);

- patins.

• Itens que devem ser despachados como carga separada:

- caiaque;

- windsurf.

Crianças até 2 anos incompletos viajam gratuitamente, sem direito a bagagem, desde que viaje no colo de uma pessoa maior de 12 anos, que a esteja acompanhando. Crianças entre 2 e 12 anos incompletos têm direito a até 2 malas com peso total somado de 11,5 kg de bagagem.

A bagagem que exceder a franquia permitida será considerada excesso, sendo cobrado 0,5% da tarifa econômica normal (Y) para voos domésticos ou 1% da tarifa econômica normal (Y) de ida para voos internacionais, por kg em excesso e poderá ser despachada como carga desacompanhada em um próximo voo.

Ou seja, dá para colocar um porta-varas na bagagem despachada e gratuita e, se sumir alguma coisa, temos como reclamar com mais propriedade.

Particularmente comprei uma mala esportiva onde cabem as varas (de forma muito discreta) equipamentos e roupas e depois disso não tive mais problemas.

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É, infelizmente a nova norma aeroportuária é assim, a bel prazer eles arrombam os cadeados e lacres pra bisbilhotar se não estamos carregando coisa que não devíamos. Aí ficamos sem saber se foi pura rotina ou se foi violação de amigos alheios. Já aconteceu várias vezes comigo e com conhecidos. Mas é aleatório, pelo que parece, vai da sorte. E não temos direito a reclamações. Se vc for passar por States então, esquece lacre. Só embarca se for com lacre autorizado por eles e que sejam "abríveis" (tem código que só eles sabem, dizem), ou se vc tiver posto cadeado ou lacre, arrombam e depois colocam selo dizendo que foi vistoriado. Mas depois não recolocam lacre. Aí fica tudo vulnerável né. Como disse, tá cada dia pior pra se viajar com conforto e segurança. Melhor ir pescar aqui perto mesmo, sem depender de avião kkkk

Japinha,

Acho que a coisa não pode ser tão simplista assim !!!!

Violação de bagagem é coisa séria.Pode ser para simples vistoria ou incrimina-lo por porte de substancias entorpecentes.

Não existe qualquer órgão onde possam ser encaminhadasw reclamações neste sentido ???

Quem mete o nariz não tem que se identificar ????

Abraço

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Colegas,

Como relatei em outra oportunidade aqui no fórum, já passei por tudo quanto é situação no pertinente a segurança de aeroporto.

Nos Eua, já tive a bagagem aberta, sendo a mala danificada no processo, umas 2 ou 3 vezes, uma vez ainda tive material (deer hair) retirado da bagagem,com uma nota da segurança do JFK me informando do ocorrido e do por que. já tive que jogar medicamento, fly line, e coisas de atado fora (pq poderia ser arma ou coisas para fazer bombas) fora e etc...

Na america do sul nunca tive problemas, e rezo pra não ter... pq acho que vai ser broca. Ultimamente despachava os tubos em separado e levava as carretilhas na bagagem de mão.

Agora, este fim de semana, vi uma Mala na decathlon de levar equipamento de surf, achei o tamanho legal para levar os caniços, mais wader e tudo mais... O preco até q tava bem razoável (menos de 200 contos) to pensando em tentar usar um treco assim na proxima viagem de pesca... assim vai com uma mala de roupa, uma de equipamento e a mochila de mão...

Até mais !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Estimados Mosqueiros do Rio

Mesmo atrasado vou comentar sobre este assunto

Em uma viagem ao Rio de janeiro em setembro/2009

Levei um tubo com 3 varas , enrolei em papel pardo

como fiz nas 10 viagesn antesriores dentro do brasil e

para a argentina.

Embarquei sem problemas no aeroporto de curitiba

Na conexao em Sao Paulo, os "oficiais "pediram para que eu despachasse

o tubo pois eu noa poderia embarcar com o memso em maos

Eu sai do embarque e me submeti novamente ao raio x para embarque

Passei sem problemas.

Na viagem de retorno, embarquei no Santos Dumont sem problemas.

Porem em Congonhas(Sao paulo)o chefe de fiscalização criou a maior confusao

principalmente quando eu pedi que ele me falasse o motivo e comentei com ele

que havia viajado no dia anterior e nao havia tido problemas .

Pulando a parte da discussao e ameaças que recebi

ao chegar em Curitiba eu fiz uma reclamação formal e uma consulta

A Infraero tinha uma regra aonde varas de pesca eram aceitas a bordo

desde que os ficais do raio X entendessem que nao era PERIGOSO

Em janeiro de 2010 fuia porto alegre levando um tubo com duas varas e novamente tentei embarcar

ao ser impedido questionei o motivo e me mostraram uma nova resolução em que consta da lista

o item VARA DE PESCA, ou seja nao dá para embarcar.

Um abraço todos

Beto Vaucher

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Em janeiro de 2010 fuia porto alegre levando um tubo com duas varas e novamente tentei embarcar

ao ser impedido questionei o motivo e me mostraram uma nova resolução em que consta da lista

o item VARA DE PESCA, ou seja nao dá para embarcar.

Beleza Beto

Você tem o nº dessa resolução?

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

A UNICA MANEIRA QUE ENCONTREI PARA NÃO TER PROBLEMAS E ABORRECIMENTOS FOI COMPRAR

UMA MALA EM QUE AS VARAS DE 4 TRAMOS COUBESSEM NA DIAGONAL DENTRO DE UM TUBO COM

ESPESSURAS MÍNIMAS DE TAMPA E FUNDO. LOGO NÃO SABEM SE VOCE É UM PESCADOR OU

UM TURISTA COMUM. DEIXEI DE TER ABORRECIMENTOS.

ABRAÇO

CARLOS ANDRIOLLI

Senhores,

Semana passada viajei boa parte da Patagônia levando como bagagem de mão uma varinha de

quatro partes.Não tive nenhum tipo de restrição.Fiz os trechos,Bariloche/El Calafate/Ushuaia/

Buenos Aires/Rio de Janeiro.

Nem olharam para minha cara !!!!

Metia o tubo junto com a mochila de mão e não acontecia nada !!!

Tudo certo !!!

Como anda este assunto no embarque aqui no Brasil ???

Abraços

Fabio Pinto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Consegui levar para ARG um Boga Grip dentro do avião apesar da chiadeira no raio x de que era uma ferramenta, um alicate, por parte dos operadores do equipamento em GRU. Teimei que era uma "balança" e até mostrei que não cortava (se bem que se der na cabeça do maluco capaz de fazer um arregaço, kkk) e não um alicate e depois de um tempinho consegui convence-los e embarquei com o Boga.

Fica uma pergunta, os amigos que usam, levam alicates e boga dentro do avião também ou despacham na mala, eis que alguns deles não são nada baratos.

Abraços,

Caio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O problema mesmo é despachar nosso querido material e nunca mais ver. Mais não tem como o melhor mesmo é uma mala dura onde os tubos fiquem protegidos, mais normalmente pesam mais do que as roupas.

Meu pai foi num flyshop comprar umas coisinhas pra min em uma viagem e como ela precisava de uma mala se encantou com uma fishpond e acabou comprando, ela tem uma metade dura onde cabem uns 5 tubos perfeitos e ficam muito bem protegidos, fora oque a malinha é resistente, normalmente minhas malas depois de uma ou duas passadas nas esteiras, onde são suuper bem tradadas, já voltam no mínimo com um ziper estorado e uma rodinha faltando, essa da fishpond ja rodo pelo menos umas 6 viagens internacionais e tá interinha, as rodas ainda rodam, todos os zipers perfeito, nenhum rasgo, se não estivesse suja passava por nova, claro que não custa muito barato, mais estou impressionado com a qualidade, fora que eles ainda tem uma bela garantia(oque no Brasil não vale nada, imagina mandar uma mala pra garantia).

Abrçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fica uma pergunta, os amigos que usam, levam alicates e boga dentro do avião também ou despacham na mala, eis que alguns deles não são nada baratos.

Abraços,

Caio

Tudo isso levo na mala. Na bagagem de mão só roupa, nada que possa dar dor de cabeça.

A tal cruzada contra o terror dos gringos fudeu com nosso esquema.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,

à respeito disso, aqui na Noruega, nunca pude viajar com minhas varas de pesca como bagagem de mão, mas molinetes e carretilhas não tive problemas ainda.

Quanto a abrirem a bagagem desachada, fui informado por um venderdora da loja onde comprei minha mala que comprasse a mala com código e trava de seguraca. por que essa trava de seguranca pode ser aberta em qualquer aeroporto do mundo (sem danificar a mala) principalmente EUA e Reino Unido (lá, se nao tiver essa trava eles arrombam a mala pra ver o que tem dentro sem avisar ao proprietário).

Portanto, o melhor mesmo pra mim é despachar tudo e reclamar depois se tiver faltando alguma coisa.

Abs, Flávio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Fica uma pergunta, os amigos que usam, levam alicates e boga dentro do avião também ou despacham na mala, eis que alguns deles não são nada baratos.

Tudo o equipamento de pesca vai na mala, nada na bagagem de mão a não ser documentos e algumas possíveis roupas. Vale sim levar uma bagagem de mão, pois querendo ou não querendo, poderá guardar algumas compras que venha a fazer.

Mais não tem como o melhor mesmo é uma mala dura onde os tubos fiquem protegidos

Sim estou pensando nisso também, pois essa malas são mais difíceis de serem arrombadas, ao ao menos não são tão simles assim de serem arrombadas. Podendo até mesmo usar cadeados.

normalmente minhas malas depois de uma ou duas passadas nas esteiras, onde são suuper bem tradadas, já voltam no mínimo com um ziper estorado e uma rodinha faltando

Realmente essa malas mais baratas, que nem sempre são tão baratas, se arrebentam muito mais facilmente que as malas rígidas. Uma mala rígida vale o investimento.

fishpond

http://www.fishpondusa.com/

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Acho que já foi postado no fórum, mas "vale a pena ver de novo":

http://www.youtube.com/watch?v=Djz8hpkZ3WY

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/watch?v=Djz8hpkZ3WY&hl=pt_BR&fs=1&color1=0x2b405b&color2=0x6b8ab6"></param><param'>http://www.youtube.com/watch?v=Djz8hpkZ3WY&hl=pt_BR&fs=1&color1=0x2b405b&color2=0x6b8ab6"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/watch?v=Djz8hpkZ3WY&hl=pt_BR&fs=1&color1=0x2b405b&color2=0x6b8ab6" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Por isso que as malas rígidas trazem um pouco mais de segurança.

Bem... Talvez sim... Não sei dizer.

Se não trouxer mais segurança, ao menos traz mais dificuldades p/ abrir.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vi isso hoje no informativo Pesca e Companhia. Parece que há uma luz no fim do túnel.

"Companhia aérea decreta fim da taxa adicional para transporte de varas de pesca

Benefício passará a valer a partir do dia 9 de março para vôos nacionais e internacionais

Por: Lielson Tiozzo e Pepe Mélega

Publicado em: 03/2010

Uma boa novidade para os pescadores que costumam viajar de avião até os pontos de pesca favoritos. A partir do dia 9 de março, a companhia aérea Gol não irá mais cobrar a taxa adicional de carga para o transporte de varas de pesca, tanto em vôos nacionais como internacionais.

No entanto, isso não significa que o pescador poderá abusar da carga nas viagens feitas com a companhia. A bagagem que exceder a franquia permitida será considerada “excesso”, o que implica na cobrança de 0,5% da tarifa econômica normal para vôos domésticos ou 1% da tarifa econômica normal de ida para vôos internacionais, por quilo em excesso, podendo ser despachada como carga desacompanhada em um próximo vôo."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.