Ir para conteúdo

EP BAITFISH


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Opa, pessoal

É a minha primeira tentativa de passo-a-passo

Acredito que a maioria daqui já saiba como atar essa mosca, mas o curioso é que, embora popularíssima, tive alguma dificuldade para achar um tutorial que me desse um resultado satisfatório. Até no site do Enrico Puglisi, o homem esconde o jogo. Pra ter acesso aos tutoriais dele é preciso se cadastrar e pagar por isso. Sei lá ... achei meio contraditório para quem vende fibras ...

Então, fui aproveitando uma dica ali e outra aqui e cheguei àquilo que para mim ficou melhor até agora

Material:

- EP Fiber mais claro, para a barriga;

- EP Fiber mais escuro, para o dorso;

- EP Fiber de uma terceira cor, mais ou menos neutra (opcional)

- EP Fiber vermelho, para as guelras (pode ser outra fibra ou material de brilho vermelho);

- Algum brilho fino (opcional. Usei EP sparkle chartreuse)

- Fio de atar de monofilamento transparente;

- Anzol Gamakatsu Wide Gap 2/0 (claro que pode usar outros)

- olhos EP (usem qualquer um 3D)

- fio vermelho, preto ou laranja ou outra cor de sua preferência para o acabamento

- epoxy ou super cola gel ou outra que não escorra, para colar os olhos

- head cement ou equivalente, se quiser dar acabamento no final do atado

Importante: as fibras EP têm como principal característica o fato de não perderem volume quando na água. Ao contrário, até ganham volume. Então, para que o excesso de fibra não deforme o peixinho e para que o volume ganho não faça a mosca tender a flutuar, é preciso ser bem moderado no uso. É para usar bem pouco mesmo

ep1s.jpg

1. Com um pouco do EP vermelho ate uma guelra de cada lado junto ao início da curva do anzol, mair ou menos no ângulo dessa foto. Exagerei um pouco no tamanho, mas gosto assim. Pode ser bem menor e também dá pra diminuir no corte. Aliás, é importante atar sempre com alguma folga de fibra, porque só assim é possível ajeitar durante o corte. Já o contrário ....

ep2u.jpg

2. Pegue um chumaço (sempre) de espessura moderada da EP escolhida para a barriga e, sem cortar, ate junto ao ponto em que foram atadas as guelras, mas (mesmo fazendo parte da barriga) na parte superior da haste do anzol e sem deixar as fibras envolverem a haste. Desde o ponto de atado e até o final das fibras deverá haver um comprimento um pouco maior que aquele que você deseja para o tail da mosca. Dobre o chumaço que sobrou por cima do anterior e corte em tamanho um pouco menor que o do anterior, como na foto. Ate firmemente.

ep2b.jpg

3. Agora uma operação que irá se repetir em todos os passos seguintes. Com uma escova ou pente fino, penteie até fundir os chumaços de EP atados um sobre o outro. Gosto de usar uma escova comprada em casa de ferramentas, mas não aquela com cerdas de aço, e sim de nylon duro, como na foto.

ep3.jpg

4. Agora selecione mais um chumaço de EP, um pouco menos espesso (tipo uns 70%) que o utilizado no passo 2. Junto ao ponto onde você acabou de atar o chumaço do passo 2 e em cada uma das laterais inferiores da haste do anzol, ate um pedaço de EP da cor da barriga com o mesmo comprimento da parte mais longa das fibras do passo 2. Esses dois chumaços irão começar a cobrir as guelras, o que dá um efeito muito legal, tendo em vista a ótima transparência da EP Fiber. Lembre-se sempre de, ao final de cada passo, pentear e fundir as fibras.

ep4i.jpg

5. Agora volte para a parte superior do anzol, mas com um chumaço de EP Fiber na cor escolhida para o dorso. Repita exatamente o mesmo procedimento descrito no passo 2, sendo que a parte mais longa das fibras deverá ser do mesmo tamanho da parte mais longa da fibra usada no passo 2. Escove.

ep5a.jpg

6. Se desejar, a partir daqui você já pode acrescentar um pouco do material de brilho escolhido, sempre com moderação. Faço isso apenas na parte superior e nos 3 passos seguintes, pois como o próprio Enrico Puglisi diz, "o menos é mais".

A partir daí, repita os passos 4, 5 e, se for o caso, 6, alternadamente, 1, 2 ou no máximo 3 vezes, dependendo do tamanho e do formado do anzol. Nessa mosca da foto eu só atei mais duas vezes dessa forma, até começar a atar conforme abaixo. A cada um desses passos, tanto os da parte superior (dorso), como os da parte inferior (barriga), você deve diminuir um pouco o comprimento da fibra. Sempre lembrando de escovar ...

ep6q.jpg

7. Ocorrerá uma única mudança desse ponto em diante. Todos os demais chumaços duplos de EP que forem atados na parte superior do anzol (com a cor do dorso), terão a parte inferior menor que aquela que será dobrada sobre ela. Isso serve para fazer com que as fibras fiquem "armadas" num ângulo mais aberto em relação à haste do anzol, para que, com o posterior corte, se atinja o formato da cabeça.

ep7.jpg

8. Na parte de baixo continue a atar a EP da barriga como no passo 2, com chumaços cada vez menos longos e com menos volume. Siga assim até chegar na distância desejada do olho do anzol. Os passos 7 e 8 são repetidos alternadamente.

ep8o.jpg

9. Com a escova, ou pente, dê uma espichada nas fibras mais ou menos como na foto. Reparem como ficam feios os pontos de atado, junto à haste do anzol, mas isso será facilmente resolvido no passo seguinte.

ep9.jpg

10. Separe dois chumaços com tamanho levemente menor que o do comprimento total da mosca (sempre de espessura moderadas) de EP Fiber de uma das cores escolhidas ou de outra que possa agregar um efeito diferenciado, mas sem prejudicar a combinação escolhida. Nesse caso, escolhi cinza claro. Ate um chumaço de cada lado, a partir do ponto do final do atado. Escove.

ep10.jpg

11. Aqui, chegou o momento do corte. Corte sempre o mínimo possível. Escove. Repare bem. E vá cortanto. Repita isso tantas vezes quantas achar necessário. Nunca corte muito profundamente, pois pode ser irremediável. Sempre ao poucos.

ep11.jpg

12. Então, depois daquela última caprichada na tesoura e na escova, cole os olhos na altura da haste do anzol, sempre se preocupando em não obstruir o gap do anzol. Aqui está a mosca pronta, já com acabamento junto ao olho do anzol

Quaisquer críticas ou dicas serão de extrema valia

abração

Celio

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Gosto muito das iscas de EP,e tenho tentado a um bom tempo atar alguma coisa.

Uma das melhores dicas vieram do Thiago,que faz a EP manjuba,atando com bem pouco material e colocando uma faixa de material prateado lateral.Na prática,funcona muito bem.

O Paulo Cesar também tem atado iscas bem legais com este material.Vi algumas iscas atadas pelo Maurício Velho,que usamos para pescar dourados que foram muito efetivas,sem falar naquelas atadas pelo Katiuscio que ficaram muito boas também

A isca atada com muito material conforme você atou,fica bem bonita,mas tem pouco movimento.

Sugiro que faça uma experiência;ate uma isca com a mesma tecnica que usou,porém colocando bem pouco material,de forma que fique translúcida.Ate com os pelos de EP bem longos e vá cortando aos poucos para achar o tamanho que a fibra mantenha movimento.De vez em quando,quando estiver cortando os pelos,tire da morsa,a isca,e faça movimentos ondulatórios para ver os movimentos das fibras.

Pesque em local de água clara com uma e outra isca e veja a diferença de movimentos entre uma e outra.Vai ver o resultado de uma e outra em pescarias de robalos e tucunarés.

Vamos ver as dicas dos amigos que atam muito bem com este material também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Grande Célio, muito bom esse teu passo a passo,mais um aprendizado. valeu. :natal_thumbup:

valeu, meu amigo

Gosto muito das iscas de EP,e tenho tentado a um bom tempo atar alguma coisa.

Uma das melhores dicas vieram do Thiago,que faz a EP manjuba,atando com bem pouco material e colocando uma faixa de material prateado lateral.Na prática,funcona muito bem.

O Paulo Cesar também tem atado iscas bem legais com este material.Vi algumas iscas atadas pelo Maurício Velho,que usamos para pescar dourados que foram muito efetivas,sem falar naquelas atadas pelo Katiuscio que ficaram muito boas também

A isca atada com muito material conforme você atou,fica bem bonita,mas tem pouco movimento.

Sugiro que faça uma experiência;ate uma isca com a mesma tecnica que usou,porém colocando bem pouco material,de forma que fique translúcida.Ate com os pelos de EP bem longos e vá cortando aos poucos para achar o tamanho que a fibra mantenha movimento.De vez em quando,quando estiver cortando os pelos,tire da morsa,a isca,e faça movimentos ondulatórios para ver os movimentos das fibras.

Pesque em local de água clara com uma e outra isca e veja a diferença de movimentos entre uma e outra.Vai ver o resultado de uma e outra em pescarias de robalos e tucunarés.

Vamos ver as dicas dos amigos que atam muito bem com este material também.

Opa, Luciano

Valeu pelas dicas. Eu realmente me preocupei em atar sempre o menos possível de fibras, mas daí a conseguir já são outros quinhentos :natal_tongue:

Essa foi a terceira EP bait fish que atei. Na próxima vou economizar ainda mais no material

abração e valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns, ficou muito bom o passo a passo.

Quando comecei a atar com Ep a dica foi pegar um tufo de ep que vc ache que é pouco ai dividir na metade e atar, mais eu não gosto de Ep pra atar e acho meio chato de pescar, até mantenho algumas minnows, estilo as do Thiago que o Luciano citou, porque são iscas matadoras.Nas minhas eu capricho no epoxi no acabamento e nos olhos pra durar o máximo.Pra terceira mosca atada tá perfeito, minhas 10 primeiras pareciam um tufo de algodão e só nadavam de lado em cima d' água.

Arbçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Valeu, JR

Opa, Moura

A minha primeira tb ficou quase um "hair ball" e só não nadou de lado pq o anzol era pesadinho. Essa aí já testei na banheira e, aparentemente, nadou bem legal e ficou muito transparente.

Uma coisa que os amigos não sabem é que a EP da barriga dessa mosca do tópico é glow :rolleyes: Tô louco pra testar ...

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Fiquei curioso quanto a esse glow, até vi na loja do Thiago, mais como não sou fã de ep deixei passar, depois conta os resultados.

Abrçs.

gosto muito de isca glow para os robalos e xaréus, mesmo quando a pesca é em água clara e com muita luz. Acho que vai funcionar muito bem, sim

Tb acho ótimo para pampos, pq os pesco muito com jumping jigs glow. Depois vou atar um tatuí com a barriga glow, pq aquele do outro tópico tem apenas as pernas glow

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande amigo Célio. :yahoo:

Muito bom.

Deste que eu estou aprendendo cada dia que passa eu aprendo um pouquinho, a tua mosca esta excelente.

Você esta de parabéns o seu passo a passo. :ok :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Ótimo passo a passo!!!!!!!!!!!! Parabéns!!!!!!!!!! vou atar umas!!!!!!!!!!! :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Patrono

valeu, Bruno e demais

Confesso que atualmente ato essa mosca com pequenas diferenças em relação a esse passo a passo

Em resumo, diminuí bastante o tamanho das guelras, não uso anzóis com olho torto (como o do passo a passo), preferindo os do tipo SC-15 da Gamakatsu e de tamanho proporcionalmente menor, uso uma técnica diferente para esconder a amarração da linha na haste e, por último, procuro finalizar obtendo um shape mais alongado

Mas na essência é isso mesmo e esse passo-a-passo ainda funciona normal

Na minha opinião, é, ao lado da seaducer, a melhor mosca para tucunarés, robalos e baby tarpons

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Celio e amigos!

Tem um anzol da mariner sports maruseigo preto bem semelhante a este. Para usa-lo é só corrigir a curvatura. Muito forte e afiado! Como aqui no Brasil temos pouco acesso aos bons anzóis, é uma boa opção! Tem um prateado, mas não é bom. O bom é o preto.

Segue:

IMG_05921_zpsdbf32d61.jpg

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Patrono

Celio e amigos!

Tem um anzol da mariner sports maruseigo preto bem semelhante a este. Para usa-lo é só corrigir a curvatura. Muito forte e afiado! Como aqui no Brasil temos pouco acesso aos bons anzóis, é uma boa opção! Tem um prateado, mas não é bom. O bom é o preto.

Segue:

IMG_05921_zpsdbf32d61.jpg

abs

Oi, Flavio

não tinha visto esse teu post. Realmente parece um ótimo anzol. No formato pelo menos é muito interessante. Qual é o nome desse modelo?

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Pra nós, que engatinhamos nos atados, p-passos com tamanha didática são como um chocolate quente em meio à friagem ...

:mestre::ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 11 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.