Ir para conteúdo

Três Marias Patagônico


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Foi mais uma vez ótimo!!! Muita ação de matrinxãs e douradinhos, com direito a algumas boas surpresas, como sempre. E em ótima cia de ótimos amigos. Só de ver aquela água patagônica, já era dez, com muita ação então... Tudo maravilha!! No fly, poppers e streamers eram destroçados pelos bichinhos, que atacavam em dezenas. Maioria miúdos, menos de meio kilo, mas nos dois últimos dias, achamos trechos com peças melhores, matrinxãs de 0,5~1kg e douradinhos 1~2kg. No fly, mais uma vez só bati na trave com dourados melhores de 3~4kg. Devo ter fisgado meia dz desse porte, mas nenhum quis saber de fotos. Saltavam e davam tchau. Snif snif. No bait, belos douradões de 3~10kg fizeram-se presentes em iscas de meia-água. Mas novamente, os maiores, de 9~10kg (2), deram tchau tb. Mas tudo isso só serve de deixa pra uma próxima vez hehehe.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Devo ter fisgado meia dz desse porte, mas nenhum quis saber de fotos. Saltavam e davam tchau.

Anzol farpado Ken? :mellow:

Qual a marca do anzol usado? :mellow:

De 1 a 2 Kg é tudo de bom, ao menos p/ a criança aqui é, pois p/ gente grande é pouco! :D

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Parece que a turma anda culpando os meus anzóis sem farpa pelo alto índice de fuga, mas garanto que não é o caso. É que essas duas espécies em particular, são, em primeiro lugar, muito caolhos, erram demais o bote, nunca acertam o anzol. E nos poucos casos em que acontece de serem fisgados, seja COM ou SEM farpa, escapam monte mesmo, pq tem boca dura e saltam montes. Não tem jeito. O lance é curtir os ataques e as brigas (ou seus saltos), e não as fotos de capturas. E isso até é bom pq no fim já íamos soltá-los mesmo, e neste caso, maltrata menos os coitados.

Anzol SEM FARPA ALWAYS!!!! Seja bait, linguiça ou fly. Isso não é questão de purismo, é mera questão de raciocínio lógico. Em primeiro lugar, se somos esportistas, devemos prezar pelos nossos peixes que vez em qdo fogem carregando brincos, e com certeza sem farpa se livram mais fácil do incômodo presente de grego. Em segundo lugar, se estamos pagando (e caro) por uma pescaria, quero mais é pescar, não quero ter que parar para ir parar ou levar alguém para pronto socorro, só pq ficou um penduricalho agarrado no infeliz (seja eu ou algum parceiro/piloteiro). Já aconteceu isso várias vezes comigo e com colegas e a partir do momento que passei a usar anzóis e garatéias sem farpa, esse problema acabou. Nunca mais deixei de pescar pq aconteceu algum acidente imprevisto. Perder pescaria, nunca mais!! Simplesmente puxamos o anzol que sai fácil e continuamos a pescar. Se tivesse com as farpas, a pescaria que estava boa teria que ter sido interrompida para levar o acidentado ao hospital. Mas já que tou pagando (e caro) pela pescaria, quero é tar pescando, não perdendo tempo em hospital por conta de fomiagem de alguém. E não pensem que com farpa se pega mais peixe (ou sem farpa menos peixe). Já tem um bom tempo que uso sem farpa e garanto que nunca deixei de pegar menos peixe que os parceiros com farpa. Isso é mera suposição do time dos contras, que não tendo coragem de encarar fatos, se baseiam em suposições, sem nunca nem terem experimentado a coisa. Segurança pro peixe pro pescador, antes de mais nada. E vamu pescar que é melhor!!! Aliás, todo anzol já deveria vir sem farpa. Menos trabalho pra amassar. E mesmo qdo bem amassadas, ainda fica alguma rebarba, que atrapalha. Pena que são pouquíssimas as opções de anzóis sem farpa de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fotos pag 1:

Dr.Luciano, Kensuke, Paulo César e César (Serginho chegaria só na segunda)

IMG_5486_1.jpg

Apartamentos aconchegantes da Pousada Canto do Rio (www.pousadacantodoriotm.com.br - tel 38-3563-3100 - diária normal a R$136 o qto duplo c/ varanda, mas o Dr. Luciano conseguiu negociar a R$100). Não conheço as demais pousadas ao redor (tem monte), mas acredito que esta seja uma das mais confortáveis. Conta com qtos limpos com ar e varandinha com rede, frigobar, sauna, piscina, deck para pesca, churrasqueiras, quadras esportivas, brinquedos para crianças, um ótimo restaurante que serve um café farto e ótimas refeições (mas cuidado, tem que ser da Dona Sebastiana, que é craque no fogão, e não uma eventual substituta qualquer dela, que fica longe), e o mais legal, é que a pousada fica lado a lado com a casa do Sr. Norberto, onde pegamos o barco para ir pescar.

IMG_5487_1.jpg

Piscina da pousada

IMG_5488_1.jpg

A dupla Dr.Luciano & Paulo César em ação

IMG_5493_1.jpg

Cachoeirão (fica a uns 15min descendo o rio), um ótimo pesqueiro de douradões, mas o lugar requer muito cuidado na pilotagem. No fly, é meio complicado pescar ali pq a correnteza é forte demais. Mais propício para bait. Ali fisgamos vários bitelos, inclusive dois na casa dos 9~10kg (vimos o tamanho qdo saltaram), que eu e o Cesar acabamos perdendo depois de um pouco de briga. Conseguimos tirar para foto somente dois, sendo um de 7kg do César e um meu de 3kg (fotos mais abaixo)

IMG_5501_1.jpg

Almoço típico à beira do rio, sempre uma delícia de comida caseira. Este no Sr. Neri (não sei se é assim que escreve), um pouco abaixo do Cachoeirão, simples mas delicioso e barato R$10pp

IMG_5504_1.jpg

Os melhorzinhos do primeiro dia, este com 1,5kg (streamer Gregs SW deceiver sintético chartreuse/bco, na linha 10 sinking fator 6, running line de mono chato da Rio Slick Shooter 50lb, em vara 9)

IMG_5508_1.jpg

Logo em seguida mais um, este de um pouco menos de kilo. Foram 3 arremessos seguidos, 3 peixes, para finalizar bem o dia hehehe. O terceiro foi ainda menor, nem foto tirei.

IMG_5509_1.jpg

Segundo dia começou quente pro parceiro César, que engatou este bitelo de 7kg na meia-água, ali no Cachoeirão.

IMG_5517_1.jpg

O que sobrou da coitada da rapala

IMG_5520_1.jpg

Almoço agora na Dona Vera/Seu Preto, mais um rango caseiro de ótima qualidade e preço (R$10pp), perto do Pontal

IMG_5529_1.jpg

Deck da D.Vera/Seu Preto. Na margem oposta, água meio turva por causa do córregozinho que desagua logo acima, que sujou por causa da chuva forte que caiu de noite, mas não afetou a transparência do resto do rio.

IMG_5530_1.jpg

Dr.Luciano & Paulo

IMG_5532_1.jpg

Água patagônica

IMG_5541_1.jpg

Almoço de novo no Sr. Neri, agora em cia tb do Serginho, que chegou cedo, vindo do Rio de busão, e neste dia pescou sozinho (lá nunca levam 3 a bordo, pq fica perigoso, os barcos são pequenos e instáveis, ainda mais em trechos de cachoeiras fortes). Serginho que queria somente muita ação de miudeza, logo mostrou a verdadeira face, qdo cedo engatou e tirou no Cachoeirão um belo dourado de seus 2kg com fly, além de monte de miudezas com seus poppers de EVA. O cara é perigoso kkkk. Logo mais ele relata sua façanha, ele próprio.

IMG_5550_1.jpg

Após o rangão, voltamos pro cachoeirão e achamos um cardume de grandes dourados. Depois de panelar alguns bitelos usando meia-água, já que fly ali ficava muito complicado, finalmente consegui pôr as mãos nesse "filhotinho" de 3kg, menos mal. Mas eu e o César cada um perdeu já fisgado dois enormes, estimados em 9~10kg cada (vimos os seus tamanhos qdo saltaram de corpo inteiro, e que corpão!!!). Mas isso tá ficando praxe. Toda ida lá, perco um ou dois desse porte, e nunca consigo posar pra foto com eles, snif snif. Assim vou ser forçado a ir lá de novo, que coisa kkkk.

IMG_5552_1.jpg

César que é baiteiro convicto, após muito insistir, consegui fazer que experimente um pouco do fly, e claro, rumamos para a miudeza que tem aos milhares logo acima da ponte. E não é que o pescador somente de bigs, gostou de brincar com os tricks hehehe !?!?

IMG_5554_1.jpg

Até que pra primeira vez, o hômi tava arremessando super bem. Mas marinheiro de primeira viagem, só faltou mesmo é decidir se puxa pela linha ou pela vara kkkk. Complicações do lado prático da coisa, que só vivencia quem de fato vai pescar. Treino nenhum em gramado ensina o cara a duelar com peixe, mesmo que este seja pequeno. Apanhou feio dos tricks. Teve mais de 50 ações em menos de meia hora (nada mais que normal naquele trecho) mas acho que só conseguiu pôr as mãos em meia dz, se tanto kkk. Mas graças ao fly, mesmo com miudeza ele se divertiu à beça. E gostou da brincadeira.

IMG_5560_1.jpg

O meu novo parceiro, o Serginho (César foi embora e no lugar entrou o Serginho como meu parceiro), entrou arrepiando. O cara diz que só quer miudeza, mas os bichinhos um pouco maiores parece que gosta muito dele rsrs.

IMG_5582_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fotos pag.2:

E o parceiro continua arrepiando.... e na varinha 5 com linha de truta, pra se ver!!

IMG_5583_1.jpg

Esse já de quase 2kilos

IMG_5585_1.jpg

Lá pra baixo do Pontal, achamos vários cantos repletos de boas matrinchãs, que batiam loucas, mas poucas posavam para fotos, como sempre.

IMG_5590_1.jpg

E no meio, sempre vinha um ou outro douradinho melhor tb, beleza pura!!

IMG_5592_1.jpg

2 kilinhos de puro ouro!!

IMG_5595_1.jpg

IMG_5598_1.jpg

Apesar de muito ataque de ótimas matrinchãs, alguns parecendo ter tranquilamente 2 kg ou mais (com a água clara, dava pra ver fácil seu vulto, apesar delas saltarem pouco, principalmente as maiores), a maior que posou para foto foi essa, de apenas 1kg, mas já bem bonita, e pegou certeira no popper, numa ilha de capim, no meio do rio

IMG_5602_1.jpg

IMG_5604_1.jpg

De volta à liberdade

IMG_5606_1.jpg

E segue mais matrinchãs de bom porte, entre 0,5 e 1kg tanto nos streamers...

IMG_5635_1.jpg

...como nos poppers

IMG_5636_1.jpg

Serginho, o rei do material light (#5) e seus poppers de EVA fazendo terror nos douradinhos e matrinchãs. Pena que cada mordida praticamente ía um popper, mas tudo bem, faz parte, e tb, é facinho recuperá-lo, basta um pingo de superbond rsrs

IMG_5659_1.jpg

IMG_5660_1.jpg

E dá-lhe hômi!!

IMG_5662_1.jpg

IMG_5673_1.jpg

Close no estado de calamidade do pobre popper de EVA vazado dele

IMG_5674_1.jpg

Desse porte, tem pra lá de muito, ponte arriba, em ambas as margens. A cada arremesso vem dezenas deles disputando qualquer isca que caia na água. Mas a média é por aí, 200~300g, qdo muito 500g, raro chegarem a 1kg, mas a diversão é muito boa, ainda mais no material light como a do Serginho (#5). Eu, como OG que sou, só usei vara 7 no mínimo hehehe, nunca se sabe o que vai entrar né hehehe. E é vero isso, fisguei umas meia dz de bons dourados 3~4kg nesse material, pena que nenhum quis saber de fotos, mas faz parte. E tb, se tirasse tudo que entra, perdia graça kkkk. (Desculpa de mau perdedor, será ??)

IMG_5677_1.jpg

E tome mais Serginho, o hômi tava inspirado!!

IMG_5679_1.jpg

IMG_5681_1.jpg

IMG_5683_1.jpg

Os poppers de EVA do amigo Rusllon tb fizeram bonito. Pena que o anzol era fracote e um bonitão de seus 4kg abriu e foi embora, bem na hora de meter no puçá, sem querer saber de foto. E claro, foi devidamente mandado lembranças boas até a 15ª geração de seus herdeiros kkkk.

IMG_5685_1.jpg

O Biguá pediu emprestado minha máquina e disse que faria boas tomadas de ataques das matrinchãs, que estavam denso nesse pontinho. Tá aí a sequência, que até ficou bacana mesmo.

IMG_5686_1.jpg

IMG_5688_1.jpg

IMG_5690_1.jpg

IMG_5694_1.jpg

E pra variar, o nosso super fominha de plantão, que como de habitué, mais uma vez não deixou passar em branco, com um belo dourado, catado no finzinho do último dia. O cara é flórida. Bastou um arremesso com meia-água lá na divisa de águas do Pontal, após a gente ter derivado desde sua cabeceira arremessando em vão moscas infrutíferas, só pra mostrar que peixe tem, e do bom, basta saber pegar kkkkk. Esse cara sempre me tira do sério.... E como é fominha..... qdo vê, tá lá ele filando alguma varinha minha dando sopa e tá lá ele arremessando de fininho. E pegando bitelos, o que é pior. Mas tb não deixei barato. Descontei da gorjeta as 2 iscas que ele zuniu longe kkkk, pra ver se toma vergonha na cara kkk. Será que vai dar efeito kkk ? Só eu mesmo pra aguentar um mala daqueles kkkk. Mas acho que é minha sina, aqui aguento o outro mala do Firmino, lá o Biguá.... E vamu levando na esportiva.... :wacko:

IMG_5698_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Detalhes do meu empate de aço (cabo trançado sem capa, côr marrom escuro, marca OCR Japan, #41~30lb, 10~15cm, à venda na Maripesca/Bairro da Liberdade/SP + peq snap caseiro que faço em aço duro 0,60mm)

IMG_5651_1.jpg

Detalhe do nó

IMG_5648_1.jpg

Detalhe de montagem dos poppers de EVA do Serginho que fizeram baita sucesso. Porém, praticamente cada ataque (mordida das matrinchãs e douradinhos), uma cabeça era cortada, pq é feita de folha fina de EVA, muito frágil. Ainda bem que é super hyper fácil de refazer. O lance era deixar pronto um monte e ir trocando. E na hora do almoço, hospital neles kkk. Nada que um superbond não resolva em 2 segundos. Cauda qualquer, e chenille como base para colar com superbond o triânculo de EVA de baixo. Depois, mais dois pingos do superbond em suas abas laterais para a colagem do triângulo de cima, e prontinho!! Super fácil de fazer, super fácil de lançar pq é leve e vazado, e super eficaz. E super fácil de recuperar. Ele usa deles tb com muito sucesso com seus robalinhos de BSJ tb.

IMG_5610_1.jpg

IMG_5625_1.jpg

IMG_5626_1.jpg

IMG_5627_1.jpg

IMG_5632_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Hiiiii, tava escondendo o jogo né panela sam, beleza, agora sim Kensukão matou a páu e mostrou o páu, Serginho como sempre, não deixa dúvidas, por isso que o Nóiman tá nervoso, DEVOLVAM o CAMPANHA :p , se Deus quiser logo logo vamos conferir se é tudo verdade. Parabéns rapaziada. :ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Hiiiii, tava escondendo o jogo né panela sam, beleza, agora sim Kensukão matou a páu e mostrou o páu, Serginho como sempre, não deixa dúvidas, por isso que o Nóiman tá nervoso, DEVOLVAM o CAMPANHA :p , se Deus quiser logo logo vamos conferir se é tudo verdade. Parabéns rapaziada. :ok

Kensuke,

show de pesca! Água fantástica. Parábens. Abraços, Caio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que pescaria espetacular. :lol: :ok

Parabéns ao Kensuke, Serginho, Sr Paulo e Luciano esta é

para ficar na mente por muitos anos, muito bom ver os amigos realizando os sonhos. :rolleyes::yahoo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito muito bom Kensuke!! Mas pode ficar tranquilo meu amigo, dourados são assim mesmo, não gostam de posar pra fotos. Nos fascinam e não é a toa que são chamados de"Rei dos Rios". E vou te falar uma boa: Acho que em Cuiabá está tramitando uma lei pra acabar com a matança de dourados. E essa de pescar sem farpa é a melhor forma de se evitar acidentes e sofrimentos.

Abraço

Mauriciok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Kensuke você não perde tempo, já fez um relato completíssimo. Fiquei muito impressionado com a produtividade da pescaria, principalmente dos pequenos acima da ponte, é arremessar um poper ou um streamer e os bichinhos voam em cima. A água do rio estava cristalina, realmente lembrando os rios patagônicos.

Há possibilidade de pesca divertida nas margens com muitas ações, sendo que mais lá para baixo a produtividade depende do trecho escolhido, em alguns pontos é um ataque atrás do outro e em outros não há ataques, mas os peixes são de tamanhos mais expressivos. Para quem sonha com peixes maiores e prefere insistir na busca dos troféus, sim eles existem, mas na minha opinião de pescador de quantidade, preferi a pesca nas margens com popers.

Segue algumas fotos:

Meu primeiro dourado pescado na natureza:

PA180003.jpg

O meu troféu capturado no cachoeirão com um steamer e linha float #8.

PA180022.jpg

Teve um trecho do rio em que havia cardumes imensos de matrinchãs facilmente visíveis de óculos polarizados em raseiras junto as margens, mas se não conseguíssemos arremessar antes do barco passar, elas pareciam nos ver e não atacavam a isca.

PA180029.jpg

Eu não podia perder a oportunidade !!!

PA180032.jpg

Ken e Cesar descansando na margem

PA180038.jpg

Mais lá para baixo as matrinchãs estavam mais crescidinhas

PA190051.jpg

Este dourado bateu aos 49 do segundo tempo, quando vinha recolhendo a linha na carretilha para mudar de ponto e o Biguá já estava até com o motor ligado, mas a cada monte de voltas na manivela eu dava uma catucada no poper com a ponta da vara e de repente o bicho explodiu na isca

PA210104.jpg

Esta foto da soltura de um dourado dá para se ter a noção da transparência da água.

PA210112.jpg

O interessante encontro entre o São Francisco e o rio Abaeté, ponto dos grandes dourados

PA210122.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Kensuke e Sérgio,

Parabéns pela pescaria.

O Chico naquele trecho é um rio muito especial.

Pena que os caras não deixam os dourados crescerem.

Já pensou se fosse bem cuidado.

Teria douradões enormes e aqueles piloteiros estariam ricos e com as agendas lotadas. Mas, fazer o que...

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Kensuke e Sérgio,

Parabéns pela pescaria.

O Chico naquele trecho é um rio muito especial.

Pena que os caras não deixam os dourados crescerem.

Já pensou se fosse bem cuidado.

Teria douradões enormes e aqueles piloteiros estariam ricos e com as agendas lotadas. Mas, fazer o que...

Abraços,

Marcelo Longo

É vero. O que impressiona mais lá é como que ainda tem peixe, com aquela pressão toda de "pescadores". Com a água transparente como tava, tinha toda sorte de "esportistas" atuando em massa. Uns de fisga (isso mesmo, fisga!!!, usando facho de luz de noite para embicheirar douradões e surubins enormes que ficam bobos nas raseiras sob o facho). Assim que chegamos na pousada, vimos turma indo embora com isopores enormes só de peixões pegos na fisga. Dourados de 8~10kg e surubins 10~20kg, todos pegos na fisga. Vimos também muito mergulhador em tudo que é trecho do rio (kkkkk o Rusllon ía se dar bem lá kkkk). Ficava até perigoso navegar pq tinha uns loucos mergulhando sozinhos, e em meião do canal, e sem nenhuma sinalização. Por pouco não atrapelamos um. Que perigo!! Logicamente nenhum deles deixa escapar nada, matam tudo que fisgam ou arpoam, claro. Mas o abate indiscriminado não se restringe a eles. A quase maioria dos pescadores de anzol tb não solta nada, nem mesmo os miudinhos. São muito poucos os que pescam de artifical e que pesquem só por esporte, a maioria é linguiceiro (ou carniceiro melhor dizendo), que levam tudo que pegam. E tudo isso sem falar em redes e anzóis de galho. Enfim, nem sei como que ainda tem peixe lá, e em qtd até razoável, e algums até bem grandes, que ainda nos permite brincar de bait e de fly. Imagina aquilo lá devidamente protegido, como que seria ? Águas lindas, patagônicas, o que é raro no nosso país, um fácil acesso de quase todos os grandes centros urbanos e com muito peixe bom. Não precisaria mais irmos torrar verdinhas em países vizinhos para pescar. Incrível é que há sim fiscalização permanente lá, coisa até rara em nosso país vermos eles atuando, mas infelizmente na prática não funciona, pq só pegam os que pescam de "acordo". Por 2x vimos a polícia patrulhando pelo rio desta vez (mas não nos perturbaram desta vez, ainda bem). Mas eles só conseguem pegar quem tá dando bobeira (como nós). Não pegam nem incomodam os "matadores", pq eles só atuam na moita, em horários e nos momentos que não há fiscalização. Eles são espertos paca, sabem fugir dos olhos dos fiscais. E por mais incrível que pareça, pesca de mergulho tb é permitido lá, pela lei. Nunca vi isso em legislação de nenhum país sério. :angry:

Mas apesar de todos os problemas e de toda a matança que presenciamos, a pesca lá ainda é boa e farta e dá pra gente brincar à vontade. O problema todo eu acho que é questão de representatividade das categorias. Se ao menos, a nossa massa de pescadores mais conscientes fosse mais representativa, talvez os piloteiros e pousadas não dessem tanta trela aos linguiceiros, fisgueiros e mergulhadores, mas como eles são a grossa maioria, e são eles que sustentam seu leitinho de cada dia, para eles continuarem vivendo, precisam servi-los e deixarem que atuem como queiram. A partir do momento que tiver mais pescadores esportivos indo lá, e dando sustento a eles, com certeza os matadores terão mais restrições, mas acho que esse dia está muito longe de acontecer, pq olha, digo uma coisa, nós esportistas, aqueles que viajam só pra praticar a pesca como esporte, não matando além do consumo local, simplesmente não existimos. Somos ínfimos, quase um João ninguém. Andando pelo rio o dia todo, durante uma semana, vimos muitos e muitos barcos pescando, mas dente essa massa toda de gente pescando, só vimos um ou outro pescando de artificial, e desses, qtos será que praticam o pesque e solte ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caramba que relato ... Parabens Kensuke pelo relato e parabens a todos pela pescaria, realmente show de bola, eu só escuro historias e relatos desse lugar, ainda postarei um relatinho desses aqui ... valeu Kensuke e Seginho poe colocar suas pescaria para todos ...

Abraço,

Alessandro Pereirão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Caramba que relato ... Parabens Kensuke pelo relato e parabens a todos pela pescaria, realmente show de bola, eu só escuro historias e relatos desse lugar, ainda postarei um relatinho desses aqui ... valeu Kensuke e Seginho poe colocar suas pescaria para todos ...

Abraço,

Alessandro Pereirão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
É vero. O que impressiona mais lá é como que ainda tem peixe, com aquela pressão toda de "pescadores". Com a água transparente como tava, tinha toda sorte de "esportistas" atuando em massa. Uns de fisga (isso mesmo, fisga!!!, usando facho de luz de noite para embicheirar douradões e surubins enormes que ficam bobos nas raseiras sob o facho). Assim que chegamos na pousada, vimos turma indo embora com isopores enormes só de peixões pegos na fisga. Dourados de 8~10kg e surubins 10~20kg, todos pegos na fisga. Vimos também muito mergulhador em tudo que é trecho do rio (kkkkk o Rusllon ía se dar bem lá kkkk). Ficava até perigoso navegar pq tinha uns loucos mergulhando sozinhos, e em meião do canal, e sem nenhuma sinalização. Por pouco não atrapelamos um. Que perigo!! Logicamente nenhum deles deixa escapar nada, matam tudo que fisgam ou arpoam, claro. Mas o abate indiscriminado não se restringe a eles. A quase maioria dos pescadores de anzol tb não solta nada, nem mesmo os miudinhos. São muito poucos os que pescam de artifical e que pesquem só por esporte, a maioria é linguiceiro (ou carniceiro melhor dizendo), que levam tudo que pegam. E tudo isso sem falar em redes e anzóis de galho. Enfim, nem sei como que ainda tem peixe lá, e em qtd até razoável, e algums até bem grandes, que ainda nos permite brincar de bait e de fly. Imagina aquilo lá devidamente protegido, como que seria ? Águas lindas, patagônicas, o que é raro no nosso país, um fácil acesso de quase todos os grandes centros urbanos e com muito peixe bom. Não precisaria mais irmos torrar verdinhas em países vizinhos para pescar. Incrível é que há sim fiscalização permanente lá, coisa até rara em nosso país vermos eles atuando, mas infelizmente na prática não funciona, pq só pegam os que pescam de "acordo". Por 2x vimos a polícia patrulhando pelo rio desta vez (mas não nos perturbaram desta vez, ainda bem). Mas eles só conseguem pegar quem tá dando bobeira (como nós). Não pegam nem incomodam os "matadores", pq eles só atuam na moita, em horários e nos momentos que não há fiscalização. Eles são espertos paca, sabem fugir dos olhos dos fiscais. E por mais incrível que pareça, pesca de mergulho tb é permitido lá, pela lei. Nunca vi isso em legislação de nenhum país sério. :angry:

Mas apesar de todos os problemas e de toda a matança que presenciamos, a pesca lá ainda é boa e farta e dá pra gente brincar à vontade. O problema todo eu acho que é questão de representatividade das categorias. Se ao menos, a nossa massa de pescadores mais conscientes fosse mais representativa, talvez os piloteiros e pousadas não dessem tanta trela aos linguiceiros, fisgueiros e mergulhadores, mas como eles são a grossa maioria, e são eles que sustentam seu leitinho de cada dia, para eles continuarem vivendo, precisam servi-los e deixarem que atuem como queiram. A partir do momento que tiver mais pescadores esportivos indo lá, e dando sustento a eles, com certeza os matadores terão mais restrições, mas acho que esse dia está muito longe de acontecer, pq olha, digo uma coisa, nós esportistas, aqueles que viajam só pra praticar a pesca como esporte, não matando além do consumo local, simplesmente não existimos. Somos ínfimos, quase um João ninguém. Andando pelo rio o dia todo, durante uma semana, vimos muitos e muitos barcos pescando, mas dente essa massa toda de gente pescando, só vimos um ou outro pescando de artificial, e desses, qtos será que praticam o pesque e solte ?

isso é no país inteiro

ontem qdo voltamos da pescaria o piloteiro da marina que aluga os barcos estava tirando os filézinho de pelo menos 40 robalinho micro.

tomara que acabe tudo mesmo de uma vez. :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

A nossa pescaria Luciano/PC foi bem difícil,pela opção que fizemos de tentar os grandes dourados,mas antes ,quero deixar algumas informações que podem ser úteis a alguém que queira ir de avião até BH.

Partimos do Rio às 13:40h chegando em Confins as 15:00,levamdo em consideração o tempo de desembarque.Alugamos um carro na Locamig(tem outras 6 locadoras no aeroporto)ao custo de 70-80 reais/dia.De Confins até TM são 280km,via Sete Lagoas,que percorremos em +/- 3h e meia,chegando na pousada quase as 19:00 horas.A estrada está em bom estado,com apenas alguns desvios em trechos de obras e em alguns pontos mal sinalizados.Dentro de Sete L. nos perdemos algumas vezes,pois também é muito mal sinalizado.Saindo do Rio,a viagem durou 5h na ida.Na volta,perdemos um pouco mais de tempo,pois com todo este trecho de estrada,ficamos cautelosos com o horário de saída do avião,mas,assim mesmo,pescamos até meio dia,com avião às 19:00h

A pescaria começou já meio tarde,no primeiro dia,mas até o horário do almoço,já tinhamos visto o ataque de dezenas de douradinhos e embarcado alguns.Decidimos então,que iriamos,apartir dai,tentar os grandes,nos pontos de corrediras.Seria calça de veludo ou b... de fora.Tentamos,sem sucesso,todas as iscas de cores claras e escuras,tamnhos,formas de recolhimento,profundidades diferentes...e foi b.. de fora.O nosso peixe ficou para uma outra oportunidade.Pode ser que com água um pouco turva,ou um galho de arruda na orelha...pé de coelho,sei lá,para tentar uma próxima vez com mais eficiência.Desta vez fica as estórias contadas por amigos que viajaram pelo mundo todo,e a certeza que tenho que melhorar muito.Vale muito ir lá conhecer o São Francisco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se ao menos, a nossa massa de pescadores mais conscientes fosse mais representativa, talvez os piloteiros e pousadas não dessem tanta trela aos linguiceiros, fisgueiros e mergulhadores, mas como eles são a grossa maioria, e são eles que sustentam seu leitinho de cada dia, para eles continuarem vivendo, precisam servi-los e deixarem que atuem como queiram. A partir do momento que tiver mais pescadores esportivos indo lá, e dando sustento a eles, com certeza os matadores terão mais restrições, mas acho que esse dia está muito longe de acontecer, pq olha, digo uma coisa, nós esportistas, aqueles que viajam só pra praticar a pesca como esporte, não matando além do consumo local, simplesmente não existimos. Somos ínfimos, quase um João ninguém. Andando pelo rio o dia todo, durante uma semana, vimos muitos e muitos barcos pescando, mas dente essa massa toda de gente pescando, só vimos um ou outro pescando de artificial, e desses, qtos será que praticam o pesque e solte ?

Defendo esta teoria Kensuke, e já até coloquei esta questao no forum. Acho até que fui mal interpretado. E posso afirmar que seria uma boa alternativa, por morar no Pantanal Sul Matogrossense e conhecer de perto a vida dos piloteiros e pescadores profissionais, que com certeza se eles tivessem outra opção trocariam.

Certa vez, conversando com amigo e dono de uma pousada no pantanal comentei sobre esta idéia de trabalhar só com o pesque e solte. Ele me disse: "Aqui ainda não dá! Aqui ainda não veio desse pescador. Vc acha que eu não queria isto Mauricio? Eu não teria problema com isca, freezer para amarzenar, o piloteiro não teria que fazer a cansativa e chata limpeza de peixe". Tive que concordar com ele! Mas sugeri que pelo menos fizesse um preço diferenciado, já que ele tinha me dito as vantagens do pescador esportivo. Hoje ele tem um preço 20% mais barato para quem pratica o pesque e solte.

Ele me disse tem recebido alguns pescadores de Curitiba. Por isto sou a favor de pescarmos um pouco mais aqui no Brasil, não sou contra nada pescar fora. Até eu quero conhecer outros lugares do mundo pescando! Assim penso que prestigiando só mundo afora não estarei ajudando em nada aqui. Como posso querer que eles mudem se eles nem sabem que eu, vc e muitos mais somos deste tipo de pescador? Nunca fomos na pousada deles mostrar que no Brasil tem pescador assim. E para eles nós não existimos mesmo, porque nunca veio alguem de fora com esse perfil. Eles ficam admirados quando presenciam eu e alguns amigos pegando peixes de medida e soltando. E me perguntam o porquê fazemos isso, digo que simplesmente é o meu hobby, não posso destruir o que curto. Se eu gasto com equipamentos é pra poder ir aos rios e curtir, se quisesse o peixe iria na peixaria que sairia bem mais barato.

É isso aí, vamos pescar mais no Brasil para tentar mudar essa historia. Tem muita gente que nao conhece os prazeres e a dinamica da pescaria com a artificial (tanto de bait como de fly) e permanecem na matança. Mas essa consciencia já é um outro assunto a ser tratado...

Um grande abraço a todos

MauricioKaeru

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Kensuke, Serginho, Luciano, Cesar e Paulo Cesar (Que timaço!!!!)

Mais um relato nota 10, pleno de informações relevantes, fotos marcantes e a narrativa honesta das venturas e desventuras (aquele que se perdeu...e sempre fica na lembrança...Como me lembro dos que perdi ao longo da vida, dos que vi e dos que só imaginei) normais nas jornadas de pesca. BACANA!

Juntando esse relato (e comentários que agregam) aos relatos anteriores sobre o local, já temos um belo guia de viagem/pesca a ser utilizado por todos os pescadores/companheiros que queiram visitar a região.

De minha parte, passarei a ir muito para lá, pois tem tudo que aprecio para pescar: águas claras e lindas (quesito fundamental para eu jogar uma linha na água...E também me jogar na água, como fez o Serginho); hospedagem decente, com preços razoáveis; barcos/piloteiros à mão e com preços razoáveis; acesso fácil de ônibus e, ainda por cima tem tanto peixe (apesar de todos os matadores já descritos) que, como diria o Kensuke, vale o ingresso fácil...Vale o ingresso mesmo com pouco peixe!

Abração

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

PUTZ! Bom demais! Um grande encontro num grande rio regado à muitos peixes! :yahoo: :yahoo:

Parabéns Kissuco e equipe! Espero que esse ponto ainda dure mais um pouco pra eu poder esticar minha linha lá! O pessoal de lá que opera pesca deveria se juntar e fazer uma associação, defendendo a pratica do 1 exemplar por pescador e tal, mas isso é um sonho de um Brasil que ainda não conheço...

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Kensuke,

Super relato e lindas fotos como sempre, gostei de ver a galera que foi só gente boa asiim que é legal de viaja com bons amigos um belo visual e muitos peixes.

Valeu panela por dividir mais uma vez suas experiências pescativas.

Forte Abraço,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Kensuke, Serginho, Luciano, Cesar e Paulo Cesar (Que timaço!!!!)

Mais um relato nota 10, pleno de informações relevantes, fotos marcantes e a narrativa honesta das venturas e desventuras (aquele que se perdeu...e sempre fica na lembrança...Como me lembro dos que perdi ao longo da vida, dos que vi e dos que só imaginei) normais nas jornadas de pesca. BACANA!

Juntando esse relato (e comentários que agregam) aos relatos anteriores sobre o local, já temos um belo guia de viagem/pesca a ser utilizado por todos os pescadores/companheiros que queiram visitar a região.

De minha parte, passarei a ir muito para lá, pois tem tudo que aprecio para pescar: águas claras e lindas (quesito fundamental para eu jogar uma linha na água...E também me jogar na água, como fez o Serginho); hospedagem decente, com preços razoáveis; barcos/piloteiros à mão e com preços razoáveis; acesso fácil de ônibus e, ainda por cima tem tanto peixe (apesar de todos os matadores já descritos) que, como diria o Kensuke, vale o ingresso fácil...Vale o ingresso mesmo com pouco peixe!

Abração

Luiz

Luiz, infelizmente aquela água patagônica não existe o ano inteiro, vai somente de meados de junho até novembro ou dezembro, dependendo do nível do reservatório. Segundo o Buigá e o seu Norberto este ano deverá ir até dezembro. Pescar na água clara é outra coisa !!!

Um abraço !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que equipe em!!! Não podia dar em outra coisa a não ser uma grande pescaria, muito bacana mesmo, bem parecida com a que a gente faz aqui no Rio Paraná, tanto o ambiente como a pressão exercida sobre os recursos pesqueiros.

Mas é aquilo que o Mauricio Kaeru falou, só quando nós pescadores esportivos aparecermos em maior numero nesses locais, que ainda a meu ver são pouco explorados (percebo que a galera que tem mais consciencia vai mais no Black bass, robalo, trutas e pra fora do Brasil) e baratos se comparados aos locais com estrutura de pesca esportiva (pousadas para gringos).

Aqui mesmo no Paraná quase não se ve a galera da Liga Paranaense de Pesca Esportiva, que tem um dos campeonatos mais antigos e organizados do Brasil ir para o Rio Paraná pescar dourados e piracanjubas com artificiais, é só bass, robalos e tilapias, que são os peixes alvo das etapas. Será que uma etapa no Rio Paraná da liga não incentivaria a ida de pescadores com uma nova consciencia a estes locais? Incentivando o comércio e turismo locais? Imaginem aqueles 50 bass boats sendo desembarcados no Rio Paraná, só isso já chamaria a atenção para a força do pesque e solte....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show de pescaria, dourados no popper!!!!!!!!!!!!!!!! :blink: :blink: :blink: :blink:

Loucura...

Relato completo...

Quem quiser ir pescar tem tudo aqui.... Um dia estico minha linha neste local...

Parabéns Kensuke e Sergio....

Abração e linhas tensas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza Pessoal

Acabei de chegar da pescaria, apesar de muita chuva, redes, tarrafas, mergulhadores, matadores, vara e motor quebrado foi nota 10. Muita diversão nas matrinchas, varinha #4 e no melhor estilo Kaeru.

Quanto a matança, voces não viram nada, ultima semana de pesca aberta e água suja foi um deleite para os redeiros e tarrafeiros.

Estou cansado pra c., só dei uma passada de olho no relato depois vou ler com atenção e fazer meus comentários.

Abraços a todos.

Ps.- Os maiores, uma matrincha de 2kg e um dourado de 4kg sairam exatamente na varinha #4, simplesmente um tesão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

falllllllllllllllaaaaaaaaaaaaaa kisuco e serginho

ses num são facil mermo heeee

tão deixando or dourados do velho xico cheio de ematoma na fuça kkkkkkkkkkkkk

parabens pessoal

mes que vem estou indo lá com uma turma aqui do rio

consegui uma van muito boa preço muito bom

será que tem ainda algum douradinho pra mim heeee

e a propozito como estão os tucunas lá da represa

abraçosssssssssssssssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.