Ir para conteúdo

www.ovoodamosca.com


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Quem Somos:

Nós, do O Voo da Mosca, somos um grupo de amigos que possuem em comum a paixão pela pesca com mosca, dedicando boa parte do nosso tempo para essa atividade, seja pescando, atando moscas e também planejando aventuras de pesca pelo mundo afora.

Pescamos com mosca há bastante tempo, o que já proporcionou fazermos aventuras de pesca em diversos países atrás das mais variadas espécies de peixes, porém, a truta sempre ganha uma atenção especial, pois ela é a grande paixão do O Voo da Mosca. Como bem diz um dos integrantes do nosso grupo, 'somos movidos a trutas'!

Isto reflete o nosso espírito de aventura: onde existerem peixes e novos lugares para serem desbravados, nós nos empenharemos ao máximo para lá estarmos e lá colocarmos nossas moscas em voo.

O Voo da Mosca surgiu com o propósito de compartilharmos nossas aventuras com a comunidade de pescadores do Brasil e do mundo, incentivando assim tanto aos que desejam conhecer melhor este esporte quanto, aos que já praticam a pesca com mosca e apreciam vídeos e imagens sobre este tema.

Os vídeos, bem como o site, não abordarão questões técnicas, pois não nos sentimos 'mestres' neste assunto. Nós simplesmente gostamos de pescar e procuramos fazê-lo da melhor maneira possível. É este o prazer que pauta nossas vidas, e é ele que procuraremos transmitir em vídeos e imagens, com o desejo de levar entretenimento e informação aos que se interessam por essa modalidade de pesca.

Mas nada disso seria possível sem o apoio de uma produção profissional e de qualidade. Felizmente, uma produtora acreditou em nosso trabalho e engajou-se como colaboradora na criação de vídeos, com qualidade em gravação e edição. Falamos aqui da Ocuspocus Imagens e Produções LTDA., uma produtora que possui uma experiência muito forte em transmitir o ponto de vista cultural e social de um documentário, ou seja, não apenas mostrar a imagem, mas sim passar o sentimento que move os personagens que dele fazem parte.

Em suma, O Voo da Mosca é um projeto cultural, ligado fortemente à sociabilidade dos amigos, sem fins lucrativos, apenas com parcerias que permitam manter a produção de nossos vídeos com uma boa freqüência, com o intuíto de divulgar, expandir e compartilhar aventuras, além transmitir entretenimento sobre pesca com mosca em vídeos e demais tipos de mídias.

Acesso direto ao link:

http://www.ovoodamosca.com/institucional/q...oo-da-mosca.php

ocus-mosca-200-bg.jpg

Parabéns aos amigos! ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Recebi um e-mail no dia 18 de junho do Guilherme Deporte de Porto Alegre me informando que em breve disponibilizaria um site destinado a vídeos de qualidade. Hoje às 16h43min recebi o e-mail divulgando o lançamento. Não sei dizer quanto ao amigo Zagato estar participando. Creio que os demais amigos envolvidos poderão dar melhores informações quanto ao uso do mesmo nome.

Parte do e-mail recebido:

"Um grupo de amigos mosqueiros (eu, Arno, Gabriel e Zorrer), todos aqui do Sul, sempre teve em mente a idéia de criar e disponibilizar vídeos de pesca das nossas aventuras, as situações de uma pescaria, os peixes, a sociabilidade, o círculo de amizade, etc. Porém, vídeos de qualidade, que pudessem reunir cultura e entrenimento para o usuário"

Blog de nosso amigo Zagatto:

http://voodamosca.blogspot.com/

Site dos amigos do Sul (Deporte, Arno, Gabriel e Zorrer)

http://www.ovoodamosca.com/

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Srs,

De fato nada tenho de comum com o site http://www.ovoodamosca.com/,

Mantenho o BLOG O Vôo da Mosca em http://ovoodamosca.blogspot.com desde 2007, o qual é uma iniciativa pessoal, livre, com o único objetivo de nutrir minha paixão pela pesca com mosca.

Apesar de acreditar veementemente que toda iniciativa que promova a pesca esportiva e as boas práticas a esta associadas são válidas, muito me abisma a seleção do nome da iniciativa. Meu Blog está sempre entre os primeiros resultados de pesquisa do google/yahoo e bing. Logo não creio que seja desconhecimento.

Num domínio de conhecimento tão vasto de informação, é de fato necessário copiar ?

Mas enfim, boa sorte aos Srs do http://www.ovoodamosca.com/, espero que a iniciativa tome corpo e também venha a se tornar referência.

Att,

Gustavo Z. Rosa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Também aguardo considerações.

Até o momento a resposta que a então empresa, me direcionou via email, é incosistente e evasiva.

É por isso que nos dias atuais, não se pode fazer nada original, nada que se destaque da mediocridade a lá "novela das 8".

Quem faz é descaradamente, copiado, sem reservas, sem considerações.

Repito minha pergunta acima : "Precisa copiar ?"

É isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caro amigo Zagatto,

Como você bem sabe, assim que vi o anúncio no Mosqueiros do Rio, lhe escrevi, em primeira hora, uma MP comentando minha estranheza pela coincidência ou cópia dos nomes.

Bem, em primeiro lugar, quero lhe dizer que sou totalmente solidário com sua insatisfação.

Gostaria, inclusive, de me manifestar de uma forma mais profunda sobre esse episódio, mas só vou fazê-lo quando souber se o plágio foi fruto de uma mera coincidência ou se foi intencional...Aliás, caso tenha sido provovado por uma coincidência, com certeza as pessoas que - queremos supor - involuntariamente adotaram o nome de seu Blog para batizar o novo "Site", deveriam estar prontas a publicamente explicar o que aconteceu, pedir desculpas e alterar o nome...Pelo menos essa é a minha expectativa e de algumas dezenas de companheiros da comunidade de pescadores com mosca com quem me relaciono.

Abraços fraternos

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tenho amizade por todos que estão envolvidos nessa questão e quando vi o nome, acreditei realmente que o Zagatto estava envolvido de uma forma direta. Acreditei que o Zagatto estava deixando de lado seu Blog e desenvolvendo em parceria com os demais um Site.

Devemos realmente aguardar que todos os envolvidos se manifestem, da mesma forma que o Zagatto se manifestou.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caros pescadores,

No papel de atual diretor do departamento de flyfishing da AGAPIA ( Associação Gaucha de Pesca com Iscas Artificiais ), gostaria de deixar registrado que estamos apoiando o projeto do site voo da mosca , como apoiamos todas as iniciativas que desenvolvam a pesca esportiva em nosso país, mas que também nos chama a atenção o uso deste nome já utilizado em outro veículo de informação de propriedade do Sr. Gustavo Z. Rosa .

Aguardamos como todos alguma explicação e acredito realmente que não houve nenhuma má intenção dos envolvidos pois conheço pessoalmente todos os participantes e são todos pessoas de boa fé que tem comprometimento com a verdade e ética .

Abraços cordiais a todos

Alexandre Lorenzi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim Lorenzi também conheço os amigos, alguns pessoalmente e outros apenas virtualmente e certamente são pessoas íntegras. Também fiquei surprezo com o nome. Considero a todos e certamente haverá uma manifestação dos amigos sobre esse assunto.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Antes de mais nada: Alê sua filhota está uma bonequinha, linda!

Dei uma lida no site em questão e gostei muito da proposta do mesmo.

Espero que o sucesso venha rápido para os amigos.

Quanto ao nome aguardo resposta dos criadores do site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Meu grande amigo e mosqueiro Gustavo!

Quero registrar aqui a minha total decepção com a resposta dada pelo Sr. Lorenzi. Ao ver uma resposta dele, eu imaginava que iriam reposicionar-se a respeito do nome do site com o nome muito parecido com o seu.

Manifesto o meu total apoio a voce Gustavo. E tenho absoluta certeza que ou está havendo um grande equívoco da parte do Sr. Lorenzi, ou não leram tudo o que foi postado aqui.

Com certeza isso será revertido logo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Prezados,

O Sr. Gustavo Rosa detem um termo, o qual reconhecemos como seu, em um endereço da internet caracterizado como um BLOG. www.voodamosca.blogspot.com O Site blogspot.com, pela sua própria grafia, identifica claramente o tipo conteúdo publicado nele.

A empresa Occus, após muita pesquisa e estudos, verificou que o termo ovoodamosca é o mais adequado aos tipos de produtos que pretende lançar. dentre eles um site (não um blog) com conteúdo bem específico, e direcionando para a produção de vídeos de pesca com mosca, conforme foi descrito no inicio deste tópico.

Quando da decisão de dar inicio ao projeto, APÓS JA DEFINIDO O NOME OVOODAMOSCA.COM, foram realizadas pesquisas na internet para saber como esta sendo utilizado o termo ovoodamosca, e encontramos o blog do Sr. Gustavo Rosa, cujo blog apresentava um termo quase igual ao definido, e também com conteúdo diferente. ATÉ ENTÃO, NÃO CONHECÍAMOS TAL SITE. Alem disso todos os domínios do termo em questão estavam livres para registro.

A decisão foi a de que um blog e um site não são concorrentes entre si, e que ambos endereços poderiam conviver mantendo seus usuários específicos. Assim a Occus registrou este termo, e o registrou também como marca no INPI. Pratica essa que é a correta para alguém que quer ter a propriedade legal do domínio.

O Sr. Gustavo Rosa, mesmo dispondo do termo semelhante em um blog gratuito (voodamosca, e não ovoodamosca) nunca registrou legalmente esse domínio.

Adotar um termo em um blog gratuito não confere a ninguém a propriedade do mesmo. E se ele não registrou nos órgãos competentes, é porque, mesmo depois de 2 anos de uso em um blog gratuito, é facil deduzir que ele NÃO QUERIA ter a propriedade deste domínio. Ele sempre esteve ciente de que alguem um dia poderia registrá-lo.

Acreditamos que este projeto virá trazer muitos benefícios para todos que curtem a pesca com mosca, pois ele proporcionará um dinamismo maior na divulgação desta modalide, e gerará um incremento de negócios a todos que prestam serviços ligados ao fly, seja no comércio de equipamentos, na produção de moscas e na oferta de locais para a pratica desta modalidade de pesca, entre outros tantos.

Zorrer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Prezados,

O Sr. Gustavo Rosa, mesmo dispondo do termo semelhante em um blog gratuito (voodamosca, e não ovoodamosca) nunca registrou legalmente esse domínio.

Adotar um termo em um blog gratuito não confere a ninguém a propriedade do mesmo. E se ele não registrou nos órgãos competentes, é porque, mesmo depois de 2 anos de uso em um blog gratuito, é facil deduzir que ele NÃO QUERIA ter a propriedade deste domínio. Ele sempre esteve ciente de que alguem um dia poderia registrá-lo.

Zorrer

Mesmo vocês sabendo que o nome já existia, independentemente de ser um blog ou não, e mesmo sabendo que esse blog trata da pesca com mosca vocês foram e registraram o nome?

Me desculpem meus amigos mosqueiros do www.ovoodamosca.com, mas achei falta de ética atitude de vocês.

Se achavam que o dono do blog não iria registrar a marca, por quê não fizeram contato com ele antes de vocês registrarem a marca? Ou por quê não procuram criar um outro nome?

Respeito muito a iniciativa de vocês em criar um site onde vários assuntos sobre a pesca com mosca são abordados, inclusive com a inclusão de vídeos. Muito bacana tudo isso, mas ficou algo estranho no ar, digo, na rede, digo, no rol dos amigos ligados ao fly.

Abraços e espero que reflitam um pouco mais sobre essa atitude tomada: A atitude de se registrar um nome que já existe mesmo sabendo que esse nome já estava sendo utilizado, e, mais ainda, por um parceiro nosso.

João Emilio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sinceramente as explicações não me convenceram.

Concordo com o João Emílio, faltou ética. Deveriam, no mínimo, ter pedido uma autorização ao Zagato, o que não foi feito.

Agora, sem adentrar no mérito do conteúdo ou o que a iniciativa irá trazer ao esporte, o site nem bem nasceu e já tem o nome manchado, o que não é nada bom para um veículo que tem pretensões comerciais.

Impotante salientar que os destinatários da proposta apresentada pelo site em comento são justamente os usuários deste e de outros sites voltados a pesca com mosca, que por sinal reprovaram o plágio.

Pensem nesse aspecto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Sinceramente as explicações não me convenceram.

Concordo com o João Emílio, faltou ética. Deveriam, no mínimo, ter pedido uma autorização ao Zagato, o que não foi feito.

Agora, sem adentrar no mérito do conteúdo ou o que a iniciativa irá trazer ao esporte, o site nem bem nasceu e já tem o nome manchado, o que não é nada bom para um veículo que tem pretensões comerciais.

Impotante salientar que os destinatários da proposta apresentada pelo site em comento são justamente os usuários deste e de outros sites voltados a pesca com mosca, que por sinal reprovaram o plágio.

Pensem nesse aspecto.

Gênero, número e grau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Meu grande amigo e mosqueiro Gustavo!

Quero registrar aqui a minha total decepção com a resposta dada pelo Sr. Lorenzi. Ao ver uma resposta dele, eu imaginava que iriam reposicionar-se a respeito do nome do site com o nome muito parecido com o seu.

Manifesto o meu total apoio a voce Gustavo. E tenho absoluta certeza que ou está havendo um grande equívoco da parte do Sr. Lorenzi, ou não leram tudo o que foi postado aqui.

Com certeza isso será revertido logo!

Sr Mario

acho que o senhor está confundindo "apoiador" com "criador" . Eu não tenho nada a ver com a criação do site ou escolha do nome . Apenas participo da diretoria da associação que está apoiando o projeto do site .

Mesmo com toda a polêmica continuo desejando sucesso aos criadores e que estes demonstrem com trabalho suas boas intenções .

Alexandre Lorenzi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Também acho que pouco importa se o nome era ou não registrado no INPI ou no registro.br. Por uma questão ÉTICA, deveriam os autores ter entrado em contato com o Zagatto e verificar previamente se o uso de nome absolutamente igual (já, inclusive, devidamente divulgado nos fóruns de pesca com mosca) lhe causaria algum desconforto ou não. Na verdade, acho que nem precisariam desse contato, pois parece mais do que evidente que ninguém gostaria ou aprovaria esse uso.

Não acho que se trate de fazer uma tempestade num copo d'água, como podem eventualmente pensar alguns. Imaginem se amanhã alguém resolve montar um blog chamado "mosqueiros do rio"? Seria uma justificativa plausível (ou ética) dizer que site é site, fórum é fórum, blog é blog? E que se o Fausto não registrou (apenas uma hípótese exemplificativa) é porque ele não se importaria na utilização de nome idêntico? Claro que não!

Coisa diversa seria se o blog do Zagatto versasse sobre flyfishing e alguém criasse um site "ovoodamosca.com" para tratar de outro assunto, como biologia, entomologia, fanatismo pelo CQC ou divagações diversas. Sendo sobre o mesmo tema, a ética fica inegavelmente comprometida.

Claro que o registro existe justamente pra evitar esse tipo de problema. Legalmente, como o nome de fato não havia sido registrado, podem os autores do novo site fazê-lo e utilizá-lo. O problema aqui é outro: RESPEITO E CONSIDERAÇÃO para com colegas de fóruns destinados a um público específico que procura se unir. Noto que ao menos parte dos autores do novo site é colega de fórum do Zagatto, seja aqui no Mosqueiros, seja em outro fórum de pesca com mosca.

Parabenizo ao Zagatto e ao Fausto por não se furtarem a que esta questão fosse aqui debatida e discutida, pois indubitavelmente é, sim, importante e de interesse de todos nós. Se não fosse por isso, não teríamos tido acesso às explicações (mesmo que não convincentes) dos autores do site.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sou linguiceiro e adoro pescar com bait também, mas a maioria das minhas pescarias é feita com fly.

E sabem por que pesco com fly?

Porque, além de ser um apaixonado pela modalidade, a graaaande maioria dos pescadores com fly é formada por pessoas educadas.

Abraços aos meus amigos educados. (se não fossem educados não seriam meus amigos)

João Emilio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Srs,

De fato não fiz registro do nome no escritório de marcas e patantes.

De fato não faço e não pretendo fazer uso comercial do nome. O dinheiro gerado pelo google ads do Site é convertido em doações ao Hospital do câncer infantil de minha cidade.

O fato do blog ser gratuito ou não nada acrescenta a discução. Do ponto de vista de criação e disponibilização de conteúdo, Blogs e demais formatos são meramente veículos de midia digital.

O fato é que o termo de disposição do mesmo já era empregado a aproximadamente 3 anos.

Como apontei anteriormente faço por que gosto do esporte.

Porém, reservo a propriedade intelectual de tudo que é publicado no site sob uma licença tipo "Creative Commons", a qual está identificada ao fim da página do mesmo. A mesma aponta que o conteúdo pode ser copiado e distribuído sem prévio aviso, porém o autor original deve ser creditado como autor do conteúdo.

Enfim, minhas conclusões são as seguintes :

1 - De maneira nenhuma, tenho intenção de gerar qualquer desavença com os Srs, pois os pescadores de mosca são tão pouco no Brasil. Não vejo porquê, polarizar ?

2 - Portanto, e com o único intúito de distinguir as iniciativas, sugiro, como já sugeri por e-mail, que um link seja estabelecido logo na primeira página do site o qual em seu texto, deixa claro ao visitante que isto não é aquilo e vice-versa. No email que enviei 5a. feira da semana passada, ainda solicitava que eu fosse creditado pela criação do nome. Não precisa neim disto. Apenas uma distinção clara e respeitosa é suficiente. De minha parte agirei reciprocamente.

Att,

Gustavo Z. Rosa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, independentemente das considerações que o Zagato venha fazer, a mim, ficou bastante óbvio que, tendo os donos do novo site conhecimento sobre o blog do Zagato e mesmo assim, sem consultá-lo decidiram por utilizar um nome praticamente idêntico, depuseram contra a ética tão esperada entre um grupo tão pequeno quanto o de mosqueiros. Como outros colegas já disseram, não se trata de um problema legal, mas moral, de respeito e consideração. Infelizmente uma iniciativa com boas intenções que nasce deficiente desses bens tão subjetivos.

Assim como o Alexandre, gostaria de parabenizar o Zagato e o Fausto por permitirem este debate neste espaço, demonstrando absoluta confiança em seus frequentadores na certeza de que o fariam de forma adulta e educada, permitindo a livre manifestação do pensamento de seus frequentadores, coisa que nos foi negada em outros veículos do mesmo seguimento.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Srs,

Como não gosto de editar posts, vou apenas adicionar a minha resposta anterior :

Boa sorte aos Srs do ovoodamosca.com, espero sinceramente que o site gere retorno e principalmente bom capital criativo.

Att,

Gustavo Z. Rosa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Sinceramente as explicações não me convenceram.

Concordo com o João Emílio, faltou ética. Deveriam, no mínimo, ter pedido uma autorização ao Zagato, o que não foi feito.

Agora, sem adentrar no mérito do conteúdo ou o que a iniciativa irá trazer ao esporte, o site nem bem nasceu e já tem o nome manchado, o que não é nada bom para um veículo que tem pretensões comerciais.

Impotante salientar que os destinatários da proposta apresentada pelo site em comento são justamente os usuários deste e de outros sites voltados a pesca com mosca, que por sinal reprovaram o plágio.

Pensem nesse aspecto.

:mellow::mellow::mellow:

Alem do que disse o Mauricio, eu acrescentaria que o procedimento foi muito deselegante, o que não deve ocorrer em nosso meio.

Levaram muito tempo para arquitetar uma desculpa, que a meu ver é muito esfarrapada.

Salvei em "Favoritos" e aguardei pela resposta. Já foi deletado....

Abraços aos bons amigos que tenho cultivado neste forum.

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Prezados,

O Sr. Gustavo Rosa detem um termo, o qual reconhecemos como seu, em um endereço da internet caracterizado como um BLOG. www.voodamosca.blogspot.com O Site blogspot.com, pela sua própria grafia, identifica claramente o tipo conteúdo publicado nele......

Acreditamos que este projeto virá trazer muitos benefícios para todos que curtem a pesca com mosca, pois ele proporcionará um dinamismo maior na divulgação desta modalide, e gerará um incremento de negócios a todos que prestam serviços ligados ao fly, seja no comércio de equipamentos, na produção de moscas e na oferta de locais para a pratica desta modalidade de pesca, entre outros tantos.Zorrer

Não trará qualquer benefício entre boa parte de nossa comunidade, como demonstram as respostas acima.

Aliás, formamos uma das maiores, sérias e ativas comunidades de pescadores com mosca do Brasil, a quem deveriam ser justamente direcionados os produtos e serviços mencionados.

Fiquei aguardando a resposta antes de me pronunciar...Aguardava por um sincero pedido público de desculpas...Algo como: "DESCULPEM, FOI UM EQUÍVOCO! INCLUSIVE NOSSO SITE JÁ TEM OUTRO NOME!" (aliás, a demora na resposta, creditei a estarem bolando um novo nome...E como tem nomes significativos não usados por ninguém...)

Seria bacana! Todos aplaudiriam a humildade e, certamente, iriam colaborar com a iniciativa!

Mas não! Surge uma desculpa com o mesmo sabor das respostas dos políticos quanto às nomeações cruzadas para evitar o nepotismo, quando o senador A nomeia o filho de B...Não é ilegal! Mas não é ético, para dizer o mínimo.

Não posso falar por todos, mas quanto a mim, jamais irei ver esse site, jamais comprarei uma mosca, jamais o recomendarei a quem quer que seja.

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

CARÍSSIMO AMIGO GUSTAVO,

DEIXO REGISTRADO AQUI O MEU TOTAL, INCONDICIONAL, SINCERO E CARINHOSO APOIO a voce meu amigo Gustavo. Inclusive quero te dizer que o nome escolhido por voce, na época, foi-me motivo de alegria e satisfação. Sempre acessei o seu site e já aprendi muitas coisas sobre fly com voce! Parabéns!

Doravante vou até acessá-lo mais tá?

Quanto ao novo nome, manifesto aqui publicamente a minha aversão total ao raciocínio de que se o nome não estava ainda registrado, então qualquer um poderia registrar esse mesmo nome. Isso, a meu ver, é uma postura antiética e indevida, notadamente a quem pretende iniciar um negócio no já tão pequeno mercado da pesca com mosca aqui no Brasil.

Para mim que conheço o Gustavo pessoalmente, lembro que:

1- O Gustavo é uma pessoa simples, humilde, bacana e sabe muito sobre a pesca com mosca. Pesquei com ele na patagônica e em Ausentes então digo isto com fundamento de quem conviveu junto com ele por alguns dias;

2- A postura dele em sua última manifestação (anterior a esta) está em consonância com a sua notória e louvável personalidade;

3- Ele agiu conforme eu já imaginava: Não agrediu ninguém. Apenas pediu para que a diferença entre os nomes ficasse explicada no novo site: Não sei se eu agiria assim, com essa categoria Gustavo!

Parabéns Gustavo! Você cresceu em meu conceito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Espero sinceramente que a situação se resolva pacificamente e que a união que os pescadores com mosca do Brasil não seja abalada, união essa que não existe em nenhum outro país.

(nestes outros países aonde todos são donos da verdade pescativa, é chato conversar com aqueles caras)

Todo esforço para popularizar nosso Esporte amado é bem vindo, tropeços ocorrem para quem está caminhando adiante.

Resolvam essa parada pacificamente e depois vão pescar. ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Thiago,

Não é uma briga, sequer uma discussão. É uma conversa sobre uma situação que se apresenta, ainda sem uma resposta final devo ressaltar, a qual será conduzida, ao menos em meu entendimento, sempre de maneira educada, pacífica e procurando sempre o bom negócio para ambas as partes.

Inclusive, deixo aqui meu agradecimento a todos que de uma forma ou de outra ao menos expressaram o que pensam sobre o assunto.

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vivemos num país onde não se respeita a propriedade intelectual. Vide os enlatados copiados, pirataria de CDs, DVDs, quebra de patente de medicamentos, etc.

Espero que este não seja mais um triste exemplo.

Apoio ao Sr. Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Gustavo, acessei e achei muito agradável o seu blog, bem como interessante o ovoodamosca.com.

Confesso que fiquei curioso com toda essa celeuma, como não poderia deixar de ser, tanto quanto aos demais.

Li com atenção o que escreveu o Zorrer:

Não encontrei elementos que me autorizem inferir nada mais que isso. Achei de boa-fé e verdadeiro o que disse abertamente o Zorrer. Que teve a idéia, pesquisou na internet, constatou a existência do blog, checou se havia registro de domínio, e, em não havendo, registrou e levou adiante o seu projeto. Agiu muito corretamente a meu ver.

O que mais esperar honestamente de alguém? Se não houve o registro não lhe compete perquirir o porquê. Também não se pode exigir que solicite permissão a quem não detem o registro, ou seja, o direito.

Entendo, com base no que leio, que sou obrigado a acreditar na coincidência de idéias dos dois lados, até porque não me vejo na posição, neste forum, de julgar ninguém. Seria muita pretenção da minha parte emitir juizo de valor ou pretender que alguém se explique num assunto privado como esse.

Também, me sentiria cometendo uma imprudência, uma injustiça, em desacreditar no que disse o Zorrer, apenas por presunção.

Não diria que houve falta de criatividade de ninguém também, porque nesse caso poderia estar acusando o próprio Gustavo da mesma falta de criatividade. É plenamente possível que pessoas diferentes concluam por nomes semelhantes como é o caso. E é para isso que serve a norma de direito material aplicável à hipótese. Afinal, para se chegar a voodamosca ou ovoodamosca como tema ligado ao restrito mundo da pesca com mosca, não demanda uma carga intelectual ou criativa considerável.

Não se pode espererar de quem não efetiva um registro como esse nada mais que a despreocupação com a possibilidade de que mais alguém venha a utilizar domínio semelhante, e que venha a registrá-lo.

Qualquer julgamento ou retaliação desferida a partir desse forum - mesmo com toda educação - ainda assim seria uma ofensa muito mais abusiva e odiosa que a pretensa violação que não restou configurada, apenas presumida. Não estamos aqui para julgar, nem para punir ninguém.

Sucesso aos dois lados.

Cada um no seu quadrado!

Nelson, data venia, no mínimo é estranho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Data maxima venia, o que é que é estranho, João Nicácio?

O que vou falar não é uma Opinio iuris doctorum (opinião jurídica dos doutores) - é meu sentimento pessoal, ab argumentandum tantum - somente para argumentar...

Bona fides semper praesumitur nisi mala adesse probetur - ou seja, sempre se presume a boa-fé, se não provar-se existir a má.

E Actus agentum nunquam ultra eorum intentionem operantur - o ato nunca produz os efeitos além da intenção dos agentes.

Não creio, de maneira nenhuma, que a intenção dos pescadores-donos do novo sítio da internet seja uma animus domini ou animus dolandii.

Não creio, sinceramente, que tenha havido a intenção de se assenhorear do nome do blog ou de prejudicar o Gustavo.

Mas somos flyfishermen - uma modalidade que já pressupõe a ética e a cautela (não estou chamando ninguém de aético, note-se - estou dizendo que nossa modalidade pressupõe...).

Como se vê por este tópico, a grita praticamente é geral. E vox populi, vox Dei – A voz do povo é a voz de Deus.

Quero finalizar meu comentário com algumas pérolas de meu falecido professor de latim, o querido prof. Aramô Paschoal (in memoriam). Uma, é muito conhecida; outra, ele copiou, mudando a ordem das palavras. E a última, creio que retrata bem a situação. Ei-las:

Abundans cautella non nocet (cautela abundante não prejudica).

Admiror nec verborum solum, sed rerum elegantiam (Admiro não só a elegância das palavras, mas também a das coisas).

Apices juris non sunt jura (As culminâncias do direito não são os direitos).

Abraços a todos e já fui correndo registrar o meu modesto blog.

João

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nelson / demais senhores,

Me falta o conhecimento em latim, apesar de ser filho de jurista & professor de latim, por formação estou muito mais próximo da física, da matémática e da lógica computacional.

Logo, de certa maneira, concordo com boa parte de sua argumentação.

Porém se cada um está em seu quadrado, e se cada quadrado é diferente (em função de sua área por exemplo), é necessário apontar que o quadrado A é um e o quadrado B é outro. em minha última resposta a este tópico é apenas isto que pedi ao grupo/empresa que registrou o domínio.

Não espero, por parte de ninguém, nenhum tipo de ação a favor ou contra esta ou aquela iniciativa. A discussão começou aberta e seguiu desta maneira. Inicialmente com a expressão de meu descontentamento, uma vez que emprego o termo em questão desde 2007, e seguiu com cada membro expressando sua opnião.

Do meu ponto de vista, é uma conversa aberta, sobre uma questão apresentada. Apenas isto.

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.