Ir para conteúdo

Alguém quer rachar uma DT?


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Quero comprar uma DT F #4 e uma #5. Pretendo cortá-las ao meio para ficar duas pontas, cada uma com 15 metros. A marca vai depender das disponíveis, dentre a SA, Cortland ou Rio.

Alguém quer rachar essa compra comigo? Cada um ficaria com uma metade de cada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

biggrin.gif Acredite, Scotti, é verdade!

Tá cheio de gente aqui no fórum que faz isso. O Gérson, por exemplo, não corta no meio não, mas em três partes (a do meio, penso que ele usa para treinamento) e usa a DT como se fosse uma Shooting, acoplada a uma running line feita com monofilamento simples.

Nunca usei esse sistema de dividir no meio, mas penso que faz sentido, pois ficamos com duas linhas (mais curtas) mas com o mesmo formato (ponta mais grossa e running line mais fina), pq, como você sabe, a DT originalmente tem duas cabeças e um corpo fino entre elas (cortando-a ao meio, a pessoa ficará com duas WF curtas).

Mas no meu caso, creio que vai dar certinho: É para usar com uma varinha de bambú que o Beto fez pra mim (oba, tá pronta, não vejo a hora de chegar!). Ela é curtinha (6'6'') e super delicada, ideal pra riozinhos como o Macaé de Cima ou Aiuruoca, onde não vou fazer arremessos muito longos, seja em função do lugar e do peixe alvo (trutinhas), seja pelas características da vara mesmo (segundo um texto que o Beto me mandou, ela arremessa bem até 50 pés - para um bom pescador, é claro; comigo ela não deve passar de uns 35... hahaha).

Assim, penso que a metade de uma DT vai cair como uma luva para aquilo que eu preciso (só uns 15 metros mesmo).

O que você achou da idéia?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Gerson faz isso pq é mó turco kkkkkkkkk laugh.gif E além de cortar em 3 só compra ponta de estoque de linhas velhíssimas pegando 10 anos de poeira na loja !!! laugh.giflaugh.gif

Mas faz sentido sim, todos os motivos que o Alexandre citou, afinal é impossível o sujeito lançar 27m com uma varinha 3~4, e nem se pesca com mais do que 15m (no MDC máx 10m...) e no caso do Gerson, em particular, tinha mais um motivo. Ele q costuma(va) pegar só trutonas atletas tomadoras de linha em NZ, e que exigiam tippets ultra finos pq são muito ariscas, a coisa fazia mais sentido ainda pq evitava ter muita linha grossa do fly sendo arrastada na água durante a briga, o q poderia causar rompimento do tippet só pela pressão do arrasto da linah grossa. Mesma razão leva alguns pescadores de grandes peixes tomadores de linha como o tarpon a cortar parte do running line, deixando a linha mais curta, apenas o suficiente para distancia normal de pesca, uns 20~25m (as linhas SW costuma vir com 30 ou mais mts).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Alexandre e todos,

Cuidado para não comprar linhas com alma(core) em monofilamento, pois complica na junção da sua running... A Scientific Angler Ultra 4 possui um taper super bacana e sua alma é em dracon, bem como um excelente vida de fluatuabilidade...

Eu uso apenas 9(nove)metros da DT, pois fica bem pratica para pescar, tanto em rios fechados como em lagos abertos, porque apenas 9m??? Porque em qualquer situação(tanto rio a abaixo como rio acima etc..) consigo fazer um pick-up sem problemas... Porque não 15m?? 1) Por que sou pobre hahahahah meus clientes adoram sapatear em cima de minhas linhas, observando vi que eles preferem pisar justamente a partir dos 10metros, pois a parte que usamos para pescar esta fora da vara hahahah, Usando apenas os 9 metros , eles pisam na mono, que basta cortar a parte estragada que terei minha linhasinha de volta hahahaha

2) A parte sem taper(central) eu até uso para pescar, basta esticar um pouco mais meu leader, só que dai fica dificil para outros usar hahahah Tenho usado para treinar em locais pouco favoraveis...

3) A linha com 15m fica mais pesada obviamente(mas não perde a sutileza da DT) e ocupa espaço de quase 50m de backing line, e na NZ pesco com no minimo 120m de backing(já perdi peixe porque a carretilha esvaziou com apenas 100m heheh - 31/dez/2001 - Flexy Lake - NZ/Ilha do Norte)

Note que 9m de DT 4 equivale aos 9m da WF 3, ou seja, a DT cortada é bem mais leve que uma WF, se for para usar na vara de bambu, sugiro vc testar DT 4, 5 e 6 nela para ver que peso lhe agradará melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A idéia é justamente possibilitar ter uma quantidade maior de linhas em numerações diversas para testar e usar e diferentes situações. Ficaria com duas pelo preço de uma!

Além do que poderia relatar mais frequentemente: "Meu, a truta tomou linha até o backing!" - hahahahahaha.

Mas, esclarecido o porquê, resta a pergunta: Alguém quer rachar umas DTs? wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Waldick,

Agora que você lançou o novo modelito "Cuequinha do Homem-Aranha pescando no Macaé de Cima (feita só com teias)" tá faturando horrores e ficou rico, não precisa mais economizar. Mas eu ainda não tô nessa fase não. 

Quem mandou não estudar, agora corta linha..... tongue.gif

E o que vc economizar com linhas gaste em cuecas!!!

quer quantas?? só não tem rosa...

PROIBIDO PRA MENORES....

KKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Alexandre,

Faça com a Rio. É bem macia.Já estou usando meio a meio.Dá muito certo.

Pesquei lá na Patagônia este ano sem qualquer problema.

Abraço

Fabito, qual é o modelo da Rio que você usa e recomenda (classic, etc)?

Jota,

Não fala assim "tira isso aí". Explica direito senão o Russlon tira só a cueca e deixa a foto do modelo pelado. KKKKKKKKKKK laugh.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

PÔ GALERA... cuecas à parte, alguém poderia nos explicar melhor ,se possível rolar uma materiaizinha sobre esse negócio de cortar linha, etc, etc?? Achei curioso a encrenca...

Régis

Régis, leia o comentário do Gerson, que está num post um pouco acima, onde ele esvaziou o assunto sobre o uso do corte em linha DT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Alexandre,

Vc chegou a ver o Skagit Cast??? Fiz com a vara da Liliam que tinha um pedaço de shooting (4m) sinking... Pois bem, se vc tiver linhas WF velhas vc pode ajeita-las da mesma forma que sabe sobre as DT... O negocio é vc saber o peso que sua vara carrega para preparar suas linhas de fly... Dai vc forma linhas em diversos tamanhos para lhe ser util em diversas condições.... O negocio é não disperdiçar nada hahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

PÔ GALERA... cuecas à parte, alguém poderia nos explicar melhor ,se possível rolar uma materiaizinha sobre esse negócio de cortar linha, etc, etc?? Achei curioso a encrenca...

Régis

Régis,

Eu acho que não sou a pessoa mais indicada para isso (acho que Gérson, LFP, Kensuke, etc, teriam maiores condições técnicas para falar sobre a questão).

Como a DT é formada por duas cabeças iguais, cada uma delas em uma de suas extremidades (daí o nome Double Taper) com uma running line mais fina no centro, do meu ponto de vista, e para a minha necessidade, bastaria cortar a DT exatamente ao meio, gerando duas partes, cada qual com uma cabeça normal de DT e uma running line mais curta. Ficariam duas "WTs" mais curtas pelo preço de uma única linha maior. Acho que é isso.

Quem aqui do fórum utiliza esse sistema?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Alexandre,

Vc chegou a ver o Skagit Cast??? Fiz com a vara da Liliam que tinha um pedaço de shooting (4m) sinking... Pois bem, se vc tiver linhas WF velhas vc pode ajeita-las da mesma forma que sabe sobre as DT... O negocio é vc saber o peso que sua vara carrega para preparar suas linhas de fly... Dai vc forma linhas em diversos tamanhos para lhe ser util em diversas condições.... O negocio é não disperdiçar nada hahahah

Agora a coisa ficou difícil... Lembro de você fazendo tudo que é arremesso maluco, mas lembrar dos nomes de cada um deles, não lembro não... hahahahaha. Brincadeiras a parte, lembro de você falar do Skagit, mas preciso rever algum vídeo com esse arremesso para lembrar-me como ele é.

Agora, nessa hipótese, você está sugerindo usar só a cabeça de uma WF velha? Ela teria que ser uma WF indicada para varas com numeração bem superior à dela, não? Por exemplo, pegar uma cabeça de WF # 7 ou 8 e fazer Shooting Tapers para varas # 5, #4 ou #3, tudo dependendo do comprimento que você deixar cada um dos pedaços dessa cabeça. É isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Na minha opinião é besteira fazer isso.

Mas porque você pensa assim, Maurício? Vamos trocar as idéias. wink.gif

Beleza Alexandre

Besteira pelo seguinte:

Uma DT dura anos, como todos sabem são duas linhas em uma. Se estragar uma ponta é só inverter e terá uma linha nova. Cortar e emendar linhas dá trabalho.

Qual a necessidade de cortar a linha? Voce precisará de backing? Com certeza não. Quais são as vantagens? Economia? Hoje com o real valorizado uma linha não sai caro. Se for dividir a linha com alguém voce terá gastos de tempo e dinheiro(correio, corte da linha etc). Comprando as duas, a 4 e a 5 voce terá 4 linhas. Elas durarão praticamente a vida toda.

Agora se voce quiser testar sua varinha e ver com qual linha ela vai melhor, peça emprestado a alguém, faça o teste e depois compre a numeração que voce achar melhor. Se quiser uma DT#4 posso te emprestar.

O Gerson saiu com essa visto que para ele em algum momento se fez necessário. Usou em situações muito específicas. Para pescar aqui no Brasil isso não faz o mínimo sentido.

Este é o meu ponto de vista, nada impede que voce tente fazer.

Qualquer dúvida é só falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Alexandre,

O negocio é vc saber com quantas gramas sua vara foi projetada pra lançar, ou seja, sua vara para linha peso #4 por exemplo, ela foi projetada dentro das normas do AFTMA que serve como uma referencia para os fabricantes de pesca(aqui no Japão estamos querendo formar nossa propria referencia baseada no nosso patio industrial e cultura), ou seja, o fabricante dela recomenda vc usar entre 7.4gramas a 8.2gramas de peso... se vc comprar uma linha WF4 cujo fabricante levou como referencia o AFTMA notará que a cabeça dela estará entre 7.4 a 8.2gramas...

Muito bem... como no bait ou qualquer assunto que envolve FISICA, tudo é pura matematica..

Se sua vara lança legal 8gramas, basta vc cortar qualquer linha em qualquer formato que tenha este peso para faze-la envergar e desenvergar....

Se tiver uma linha WF10 velha (peso entre 17.5 e 18.8) que irá jogar fora, cortando a cabeça dela pela metade provavelmente terá cerca de 8 gramas... sendo a cabeça de 9metros, vc teria uma linha de 4.5m pesando o mesmo que sua linha WF4 inteira...

A vantagem é que com esta linha curta, vc precisará de pouco espaço para fazer sua vara carregar, em caso de pescarmos em locais sem nenhum espaço atras, usando as técnicas de roll cast, spey, underhand, skagit ou shooting spey vc tem como colocar sua isca nos locais onde somente os BAITEIROS conseguem pescar...

Quando pesco nos costões ai no Brasil, não tenho muito espaço para back cast, logo uso pedaços de linha DT10, 11 ou 12 feitas para pesca de Salmão ou para o Spey tradicional... os arremesso para tras, para envergar a vara requer um certo espaço... posso tentar arremessar para cima e encurtando a linha consigo evitar as porradas quase que inevitaveis nas pedras hahaha... Se estivesse pescando dentro da agua poderia usar spey e suas ramificações, mas pescando em cima das pedras complica a ancoragem....

Eu estou projetando e fabricando algumas linhas de fly desenvolvidas para nossas varas e nossas técnicas de pesca(será lançada no Fly Fishing Festa deste ano), posso lhe mostrar varias linhas, mas antes de encontrar um fabricante para fabrica-las agente emendava varias linhas de fly para faze-la no formato e peso desejado.... Vc poderá alguns artigos na internet sobre como fazer sua propria linha de fly dentro das suas habilidades.... É interessante e economicamente ótima hahahah

Mes que vem já estarei na terrinha, podemos dar uma esticadinha lá em Cananeia.. basta manter contato..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Mauricio,

Na verdade eu aprendi com varios amigos hahahah Sou burro demais para inventar estas coisas hahahah

Para mim que guiava diariamente veio bem a calhar....

Meus amigos, que me ensinaram, usam assim pela diversidade de situações que este tipo de linha cobre, tal como excelente mending, excelente distancia quando requerida, ótima manutenção de deriva quando se lança do outro lado do rio e principalmente pela facilidade de troca de linha de fly, ou seja, não usamos bobinas extras... carregamos apenas as linhas de fly que provavelmente poderemos utilizar numa pescaria... a emenda usamos o nó de agulha, que em 2 minutos atamos... com a grana de uma bobina extra da para pescarmos ou comprar outra carretilha hahahah

Todos nos temos nossa propria ciencia de pesca, o que'pode servir para mim pode não servir para outros e vice versa....

No meu caso, ou eu gasto grana com equipamento ou com pescaria, optando em economizar nos equipamentos agente tem que se virar com o tem né???

No momento só estou gastando com fraldas e leite ninho hahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Alexandre,

O negocio é vc saber com quantas gramas sua vara foi projetada pra lançar, ou seja, sua vara para linha peso #4 por exemplo, ela foi projetada dentro das normas do AFTMA que serve como uma referencia para os fabricantes de pesca(aqui no Japão estamos querendo formar nossa propria referencia baseada no nosso patio industrial e cultura), ou seja, o fabricante dela recomenda vc usar entre 7.4gramas a 8.2gramas de peso... se vc comprar uma linha WF4 cujo fabricante levou como referencia o AFTMA notará que a cabeça dela estará entre 7.4 a 8.2gramas...

Muito bem... como no bait ou qualquer assunto que envolve FISICA, tudo é pura matematica..

Se sua vara lança legal 8gramas, basta vc cortar qualquer linha em qualquer formato que tenha este peso para faze-la envergar e desenvergar....

Se tiver uma linha WF10 velha (peso entre 17.5 e 18.8) que irá jogar fora, cortando a cabeça dela pela metade provavelmente terá cerca de 8 gramas... sendo a cabeça de 9metros, vc teria uma linha de 4.5m pesando o mesmo que sua linha WF4 inteira...

A vantagem é que com esta linha curta, vc precisará de pouco espaço para fazer sua vara carregar, em caso de pescarmos em locais sem nenhum espaço atras, usando as técnicas de roll cast, spey, underhand, skagit ou shooting spey vc tem como colocar sua isca nos locais onde somente os BAITEIROS conseguem pescar...

Quando pesco nos costões ai no Brasil, não tenho muito espaço para back cast, logo uso pedaços de linha DT10, 11 ou 12 feitas para pesca de Salmão ou para o Spey tradicional... os arremesso para tras, para envergar a vara requer um certo espaço... posso tentar arremessar para cima e encurtando a linha consigo evitar as porradas quase que inevitaveis nas pedras hahaha... Se estivesse pescando dentro da agua poderia usar spey e suas ramificações, mas pescando em cima das pedras complica a ancoragem....

Eu estou projetando e fabricando algumas linhas de fly desenvolvidas para nossas varas e nossas técnicas de pesca(será lançada no Fly Fishing Festa deste ano), posso lhe mostrar varias linhas, mas antes de encontrar um fabricante para fabrica-las agente emendava varias linhas de fly para faze-la no formato e peso desejado.... Vc poderá alguns artigos na internet sobre como fazer sua propria linha de fly dentro das suas habilidades.... É interessante e economicamente ótima hahahah

Mes que vem já estarei na terrinha, podemos dar uma esticadinha lá em Cananeia.. basta manter contato..

Vou fazer arte....

Tenho uma linha #8 que tá jogada e uma #7 tb, depois falo se deu certo e peço mais dicas, Gerson.

Muito interessante !!!! Muito mesmo!!!

Tenho muita dificuldade em arremessos longos, geralmente fico com um "mundo véio " de linha no ar...acabo me atrapalhando ...e o tiro sai xoxo!!!

Acredito que com uma quantidade menor de linha , minhas chances de errar diminuem.

Abração,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tenho muita dificuldade em arremessos longos, geralmente fico com um "mundo véio " de linha no ar...acabo me atrapalhando ...e o tiro sai xoxo!!!

Carlos, após assistir o DVD - e prestar atenção nesse ponto - treine e em pouco tempo "seus pobrema terminaram"! biggrin.gifbiggrin.gifbiggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Grande Mauricio,

Na verdade eu aprendi com varios amigos hahahah Sou burro demais para inventar estas coisas hahahah

Para mim que guiava diariamente veio bem a calhar....

Meus amigos, que me ensinaram, usam assim pela diversidade de situações que este tipo de linha cobre, tal como excelente mending, excelente distancia quando requerida, ótima manutenção de deriva quando se lança do outro lado do rio e principalmente pela facilidade de troca de linha de fly, ou seja, não usamos bobinas extras... carregamos apenas as linhas de fly que provavelmente poderemos utilizar numa pescaria... a emenda usamos o nó de agulha, que em 2 minutos atamos... com a grana de uma bobina extra da para pescarmos ou comprar outra carretilha hahahah

Todos nos temos nossa propria ciencia de pesca, o que'pode servir para mim pode não servir para outros e vice versa....

No meu caso, ou eu gasto grana com equipamento ou com pescaria, optando em economizar nos equipamentos agente tem que se virar com o tem né???

No momento só estou gastando com fraldas e leite ninho hahahahaha

Lhe atribuí a técnica visto que foi a primeira pessoa (que conheço) a falar no assunto. Com toda certeza, nas situações de pesca que voce enfrentou tal técnica foi extremamente útil, já nas minhas pescarias ela não faz o menor sentido. Não que não respeite sua posição, pelo contrário, respeito muito, bem como sua pessoa. Mas chega um ponto que temos que escolher entre o útil e o inútil. O que serve uso, o que não serve não uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se vc nao quiser gastar muito e nao conseguir um parceiro p/ linha, a cortlland tem um modelo de linha de fly ultra-light com somente 9pes, comprei uma p/ minha varinha #3 de 5'6" e particularmente nao gostei e acabei utilizando a parte de tras de uma linha wf4f com a mesma medida e ficou 10, vale tentar as vezes algumas mudanças podem te atender ....

e por acaso que nº de vara vc comprou se vc quiser posso mandar esta linha p/ vc ver e depois se vc gostar nos acertamos smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

0,50 tá de bom tamanho, que seja de pouca memória. Gostava da Araty Titanium na côr amarela, mas não sei se ainda fabrica. Mas é claro que com uma linha mono específica para shooting line como Amnesia, Rio Slickshooter, etc, de perfil achatado ou ovalado e desprovido de memória, a coisa flui melhor, com menos estresse (de tanta embolação). Mas com mono comum, a vantagem é o bolso, primeiro, e depois a facilidade de trocar qdo começa a embolar. Não perde tempo, mete faca e põe outro pedaço. smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Há um espaço em nosso fórum destinado a possíveis matérias, mas não tenho como fazer matérias, meu tempo é restrito ao meu trabalho e aqui apenas administro.

O que diferencia um fórum de um site é a possibilidade de todos participarem e exporem sua criatividade, nesse caso, qualquer um dos amigos pode criar uma matéria e me enviar. Apenas preciso de um bom texto explicando detalhadamente e as imagens que devem ser enviadas p/ meu e-mail, o restante é por minha conta.

T+ smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

GURIZADA MOSQUERA!!!

NÃO POSSO LER ESTE TÓPICO E NADA RESPONDER....

POR FAVOR, NÃO QUERO GERAR A DISCORDIA NEM A CONFUSÃO MAS VOU ME POSICIONAR...

Acho que voc6es estão meixendo com algo que não se deve mexer...

Estas em presas de equipos de pesca estudam anos a fio, com engenheiros, e tudo o que existe em tecnoligia pra nos fornecer um material de qualidade e vocês com simples ACHOMETROS, ou clálculos matemáticos de primeira série acham que podem fazer melhor!?!?!?!

Por favor... economizar em nosso esporte... em nossa paixão!?!?!?!

AUma linha não tem só peso e comprimento.. ela tem diametros distintos a cada metro e a cada numeração ou modelo.

Claro, lança.... lança sim!!! Até um barbante encerado funciona quando não tivermos uma linha...

A final na história antiga do fly, trançavam crinas de cavalo e seda pra chegar em uma linha grossa que era encerada com cebo de cordeiro...

Será que precisamos fazer estas "provas" todas pra pegar nossos peixinhos?!?!?!!?

Sei que muitos me consideram purista, mas acho que este não é um caso de purismo.

Acho que se por algum acaso falta uma linha em uma pescaria, vale tudo pra continuar pescando... mas fazer ENGEMBRINAS em casa e achar que fazemos melhor que os próprios fabricantes de linhas, é loucura...

A mais de 15 anos me formei instrutor nos EUA após 2 longos anos de escola. Desde lá sempre mantive contato com empresas da área, e tenho a certeza que eles condenariam de qualquer forma esta prática de cortar linhas.

Fora no risco de começar a quebrar varas...

Acho que não precisamos disto!

Vamos pescar e deixar pra eles que só estudam isso nos dizer o que é melhor!

desculpem- me mas esta é minha opinião!

abraços mosqueros,

Scotti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
se vc nao quiser gastar muito e nao conseguir um parceiro p/ linha, a cortlland tem um modelo de linha de fly ultra-light com somente 9pes, comprei uma p/ minha varinha #3 de 5'6" e particularmente nao gostei e acabei utilizando a parte de tras de uma linha wf4f com a mesma medida e ficou 10, vale tentar as vezes algumas mudanças podem te atender ....

e por acaso que nº de vara vc comprou se vc quiser posso mandar esta linha p/ vc ver e depois se vc gostar nos acertamos smile.gif

Valeu, Matos! Muito obrigado pela oferta! Mas penso que não servirá pra minha varinha, pois ela é #4/5 (apesar de pequenina e fininha) e linha #3 eu já tenho. Mas fico muito agradecido pela sua disponibilidade de simpatia. wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Maurício,

Sua opinião também é bem interessante. No meu caso, cuja intenção seria cortar a linha ao meio e usar com a running da própria linha, talvez valha a pena seguir seus conselhos, pois poderia ter mais linha pra usar e pinchar caso necessite, além do que poderia usar a linha inteira com outras varas maiores, projetadas para arremesso mais longo. Mas ainda fico em dúvida, seja pela questão financeira, seja pelo peso que uma linha inteira agregaria ao meu pequeno conjunto bambuzístico (rs). Ainda não decidi exatamente o que fazer, muito embora ainda esteja propenso a cortar a DT ao meio.

Scotti,

No meu caso, eu não precisaria fazer cálculos nem tampouco experiências. Bastaria cortar a linha o meio e pronto (afinal, penso que a segunda ponta da DT não serve pra muita coisa, salvo inverter o lado da linha quando a primeira usada estiver gasta). wink.gif

A todos os demais amigos que aqui postaram mensagens,

Foi muito legal que várias pessoas - com as mais diversas opiniões - tenham participado deste tópico, que começou de maneira absolutamente despretensiosa (jamais imaginei que fosse dar tanto pano pra manga smile.gif ). Penso que é esse o espírito do fórum: Suscitar o debate - desde que respeitoso - e a troca de idéias para que todos possamos aprender e refletir sobre o vasto (ou melhor, infinito) universo do fly.

Só faltou que aqueles que usam esse sistema (cortar a DT ao meio) se apresentem. Penso que talvez o Kensuke faça isso (posso estar errado). Quem mais usa e o que acha? JR, Beto? Quem mais?

Faço aqui mais uma perguntinha aos amigos: Que marca e modelo de DT vocês recomendariam para eu usar com a minha bambuzinha?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Uso apenas uma DT3 cortada que o turcojapa me deu, com ~15m e nem isso consigo tirar toda fora, quer dizer, tá sobrando ainda, acho que bastariam mesmo os tais 9m no meu caso. Numa outra carretilha, acabei de colocar uma DT3 Rio Selective Trout novinha e ficou cheia demais na miúda carreta Marquis 4. Só que tou com pena tanto de cortar o backing como a linha e já ganhei até bronca do tio turco para cortar logo ela mas sei não hahaha, quem sabe a linha não encolhe com o tempo tongue.gif .

Agora qual linha DT usar, aí complicou. Aí vai o gosto, a vara, o jeito de jogar, o bolso..... Se fosse um advogado rico e famoso, eu botaria uma phenix de seda com uma bellinger hehehe. Já se for pão duro igual ao nosso representante turcojudeujapa, pegaria uma ponta de estoque de qq linha, botava numa carretilha tb qq a mais baratex xing possível e o resto compensava no braço, e que braço kkkkkk laugh.gif

PS: experimenta a Cortland Sylk, SA XPS, Sage Quiet Taper, Rio ST, Wulff Triangle Taper, Rio Classic. Gostei de todas essas (tem muito mais por aí mas ainda não tive o prazer de futucar), cada qual a seu modo, se bem q há controvérsias com opiniões alheias...como tudo na vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Scotti,

Inicialmente eu tb pensava da sua maneira, mas acabei aprendendo muito conhecendo varios pescadores com suas diferentes maneiras de encarar o fly fishing... Como eu comecei recentemente com fly fishing, sempre procuro opiniões dos mais experientes... Um dos mais experientes profissionais do Japão, Kenji Sugisaka, foi quem primeiro me ensinou alterar as linhas de fly....

Apesar de estar no Japão(um dos maiores produtores de material de pesca) e da facilidade encontrarmos todos e quaisquer tipo de material produzido em qualquer parte do mundo, ainda se faz necessario adaptações de varios produtos para se adequar as novas técnicas e materiais que vem surgindo no mercado...

Técnicas como a UNDERHAND CAST inventada pelo Scandinavo Gore Anderson e a SKAGIT CAST desenvolvida pelo nortes americanos, requerem linhas diferentes da que exitem no mercado, a Rio rompeu com a tradição AFTMA e tem se lançado no mercado com novos pesos e medidas preenchendo estas carencias...

Pensando da maneira que eu pensa antes, Pescadores como Henrik Mortensen, Gore Anderson, Lee Wulff, Kenji Sugisaka, Ken Sawada, jamais teriam conseguido desenvolver suas técnicas sem alterar o que existe na atualidade, ERRONEAMENTE acreditado que tudo produzido por engenheiros e estudiosos não podem ser alterados...

Alterar uma linha de fly e configura-la da maneira pessoal de cada um é muito comum entre os profissionais da pesca(mas principalmente entre os iniciantes, de uma olhadinha em PWF), apesar de eu não ter tantos anos de formação como você, também tento aprender um pouquinho para não entrar no ACHOMETROS como menciona, tive sorte de largar a vida de guia de pesca e permanecer na ponta de produção de material de pesca, tornando o gerente e um dos designers dos produtos patenteados e produzidos do meu mestre/amigo/sócio KENJI SUGISAKA(produtos como as varas produzidas pela Tenryu modelos K-Bullet(de #2 a #12 varas de 9 pés, #5 a #13 varas de 11 a 15 pés de mão dupla), anzois TP, varios produtos quimicos destinados ao fly fishing na próxima feira de pesca japonesa exclusiva de fly fishing, lançaremos nossa marca de linha de fly....

Opiniões como a sua sempre e será ótima para todos nós pescadores, não ha que se descuplar, pois como mencionei anteriormente, cada um de nós temos nossa própria ciencia de pesca, as vezes o que serve bem para mim, não terá serventia para os outros...

Você estando no Canada, terá varias oportunidades de conhecer as novas técnicas de pesca (caso vc já não conheça, alias, não existe nada novo na verdade, só vieram a tona agora) principalmente para pesca de Steelhead que ai é abundante...

Tendo oportunidade procure aprender mais sobre o Spey, Underhand e Skagit cast com os professores dai, pois eles tem uma excelente ciência de pesca, quando você retornar ao Brasil eu gostaria muito de que você me ensinasse....

A todos,

O bacana de topicos como este é que agente sempre aprende descobre diferentes maneiras de pensar e pescar, quando opino ou relato minha forma de pescar, acho que não estou IMPONDO nada, beleza?? Tento manter minha mente aberta para entender diferentes pensamentos e posições, pois só assim tenho como fazer up grades em minhas pescarias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Faustão,

Acho que uns 5 anos atras, eu escrevi um relato para o Geraldo do www.tbftt.com.br (http://www.tbftt.com.br/dicastruques/economizando.htm) não me lembro direito, a pagina não esta brindo, mas acho que armazenar os topicos que interessa com depoimento de diferentes pescadores é mais interessante que MATÉRIA escrita hahah Agente só lê e não da para saber das diferentes opiniões...

Puts se vc conseguir reunir todas dicas e relatos dos mosqueiros do rio vai ser show, do PDI master, com suas ultras pesquisa de mercado teriamos dias para ler tudo hahaahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Gerson!

Ídeias e posições distintas sempre são favoráveis sim!!! Estimula a curiosidade e o desenvolvimento comum!

Eu continuo achando errado cortar linhas. Depois das ultimas mensagens deste tópico, ficou claro que alguns fazem para que caiba nas carretilhas pequenas. Neste caso, eu prefiro trocar por um reel maior. Durante muito tempo eu também usei carretilhas diminutas, que foram moda ai no BR, e larguei de mão. Hoje prefiro carreteis maiores, o que não significa mais peso. Os large arbors, são um exemplo.

As carretilhas pequeninas, além de não caber nem a linha e backing direito, produzem na linha uma memoria incrivel, o que dificulta o lançamento. Sem falar que compromete em muito o recolhimento.

Após as ultimas mensagens, ficou claro que alguns cortam a linha para caber nas carretilhas, e que uma DT ao meio poderia ser usada em duas vezes. Nesta caso, até não vejo problema, mesmo sem participar da mesma ídeia.

Questiono sim a sobrecarga com linhas mais pesadas... Como tu falaste em cortar uma #8 para chegar em uma #4. Ai realmente sou contra. Pode sim chegar ao peso, mas não teras a sutileza ou apresentaão de uma linha 4. Todo o desenho da espiga é diferente.

Sei também que muitos utilizam linhas mais pesadas que a vara, e acho que isso em alguns casos pode ajudar sim. Algumas vezes admito um número maior que a vara, mas mais que isso não acho prudente.

Como sempre digo, estou aprendendo fly desde que toquei a primeira mosquinha! Aprendo a cada curso, a cada mosca que ato, a cada conversa com cada pescador.

Sem dúvidas vou aprender um pouco mais sobre spey. A anos sou apaixonado e pratico esta modalidade.

Aqui é possivel aprender muito todo o tempo!!

Sobre ensinar, bem eu costumo dizer sempre que me questionam sobre isso, o que eu aprendi com o meu grande mestre NELSON BORGES...

... DE NADA VALE APRENDER SEM PASSAR A DIANTE! NINGUÉM É FELIZ SOZINHO!!!

Sem dúvidas, quando voltar estarei como sempre a disposição de todos, como de costume, para ajudar e passar conhecimento a diante!

NINGUÉM É TÃO RICO QUE NÃO TENHA NADA A RECEBER, NEM TÃO POBRE QUE NÃO TENHA NADA A DAR!!!

assim encaro as coisas, de forma humilde e sempre disposto a ajudar!

abraços mosqueros,

Scotti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Scotti,

Para minhas pescarias de trutas que uso linha peso #3 as carretilha não suportam quantidades de backing necessarias para os peixes que capturo, mesmo elas sendo large arbor, somente agora algumas empresas, (LOOP por exemplo) vem lançando carretilha com bitolas e capacidade melhores(precisou eu pescar e guiar trutas diariamente durante 3 anos na Nova Zelandia para, aceitar o fato que uma linha leve faz menos barulho que uma linha pesada, logo se eu conseguir aprensendar minha mosca com menor peso de linha possivel, menos trutas eu espanto e tenho melhores resultado...)

No entanto, o que tenho tentado passar aos demais pescadores NÃO é apenas o aumento da capacidade de backing, MAS SIM UM AUTOMENTO DA VERSATILIDADE de uma linha de fly DT e UM APRIMORAMENTO DA PESCA NA PRATICA. É uma junção de shooting head com a sutileza de uma DT.... As mesmas caracteristicas oferecidas pela tradicional DT são obtidas num sistema de shooting head que lhe oferece uma enorme cobertura de variações de condições de pesca, bem como, obviamente ECONOMIA

Quanto a reutilização de linhas velhas, tipo alterar uma linha #8 para usar nuna vara #4, basta fazer CALCULOS MATEMATICOS DE PRIMEIRA SERIE, para não prejudicar as recomendações do fabricante da vara... Note que o que é preciso PESAR a linha para conseguir obter o mesmo peso de uma linha #4...

Sendo o peso igual, a unica diferença será no comprimento e bitola... Se você já pratica o SPEY CAST, verás que o MODERNO Spey é bem similar ao UNDERHAND CAST onde usam shooting head, ai no norte, pescadores provenientes do Spey que migraram para versatilidade do Underhand e quiseram TURBINAR suas pescarias de Steelhead, desenvolveram o SKAGIT CAST...

Notará que a versatilidade do Skagit cast esta um usar uma linha shooting head no mesmo conceito do Underhand, porém com apenas 1.5 x o tamanho da vara, ou seja, se eles pescam com uma vara de 15pés, a linha shooting head tem cerca de 22.5pés de comprimento... Traduzindo isto para nossas varas de 9pés(2.7m) para nos beneficiarmos das vantagens desta técnica de pesca, precisamos ter uma linha de aproximadamente 4metros...

Se observar os pescadores de Steelhead ai, notará que a linha SKAGIT não tem taper e é super grossa para poder ter o mesmo peso de uma linha de ST de 13m...

Uma linha com a versatilidade da Skagit com formato(taper) e bitolas menos expressivas das que existem no mercado atual, esta na minha linha de fabricação e testes, pretendo deixa-la pronta para o lançamento oficial no inicio da temporada deste ano, antes de embarcar definitivamente ao Brasil.

Enquanto não se fabrica as linhas adequadas, podemos transformar as linhas atuais da maneira que precisamos...

Cortar uma linha #8 para usar numa vara #4 realmente requer um certo conhecimento, apesar da gente ter cortado a linha #8 para manter o mesmo peso recomendado pelo fabricante da vara #4, as vezes a falta de pratica do pescador, não o deixa aprensentar a mosca com suavidade, pois o peso esta concentrado em pouca linha e perto da mosca... Dai é que entra a outra ENORME vantagem de usar leader com mais de 18pes(o leader é o dobro do comprimento da vara) e apartir dai atar o tippet....

Eu gosto de ver e aprender a maior variedade de CIENCIA DE PESCA possivel, gostaria muito de um dia poder passar algumas temporadas ai na America do norte pescando em agua doce, o povo ai tem muito peixe e consequentemente uma diversidade grande de CIENCIAS.

Aproveite sua estadia ai e quando voltar, ensine para gente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Gerson,

eu também sou fã incondicional das shooting! A unica coisa que acho é que aqui no site temos muita gente iniciando, e portanto tento ajudar sem dificultar muito, ao menos de inicio. Linhas muito curtas, e leaders com mais de 9 pés para alguns pode ser um ENORME complicativo... quem dirá 18 pés...

Mas é isso ai! talvez eu seja um pouco mais tradicionalista... As diferenças se somam para o aprendizado de todos!

Pode deixar que vou aproveitar sim aqui no CA.

abraços mosqueros,

Scotti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pô Regis,

Se vc não entendeu nadinha do topico, complicou hahahah

De uma olhada na lista dos participantes dos ultimos cursos que ministrei NO MEU BLOG e se for amigo de algum deles, contate-os, que com certeza poderão explicar melhor, bem como demonstrar na pratica (estou rezando por isto hahaha)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Patrono

Putz...fiz o bagulho!!!

Peguei um linha #8, (que veio num combo), passei a faca no peso certo (de acordo com o peso da AFTMA para uma vara 6) e coloquei uma linha mono 0,50mm (conforme o flyseiro Matsumoto indicou)...pulei a etapa de testar antes de cortar tongue.gif ...hehehehe...

Ficou MUITO BOM!!!! Gostei bastante!! Acho que ganhei agilidade!!!

É como alguns disseram: serve pra uns e não serve pra outros.

No meu caso foi bom pra caramba, a varinha tá um foguete.

Vale lembrar que a linha de mono já recebeu alguns apelidos, nada bonitos, devido a sua memória, mas mesmo assim acho que vale a pena!!!

Muito boa dica!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Legal, só acho q vc devia ter cortado com peso de linha 7 ou mesmo 8 para compensar o overhang agora inexistente, como faria com uma shooting, ou melhor ainda, ir cortando aos poucos até ficar na medida (o + recomendado), mas, já que já foi, foi-se e se divirta. Próximo passo vai ser meter a mão na carteirinha e pegar logo uma Rio Slickshooter (só 10 doletas) ou uma Amnesia (metade disso) que vai dar banho nessa massaroca que vc arrumou, pra não dizer teia de aranha igual q o nosso spiderman de fuscón costuma fazer hehehe. Mas um bom mono macio e com pouca memória como aquela Araty q citei, já é bem menos encheção que os normais. E procura comprar um que venha em carretel um pouco maior. Tb ajuda a evitar o efeito memória inerente aos nylons. E tb ajuda se trocar toda hora, afinal é super baratex. Tipo a cada pescaria ou a cada novelão bravo que der.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que legal que serviu para vc hhahaha

Eu trouxe umas running especificas para este sistema, 100m custa R$ 200,00, no entanto, vc pode comprar 1 carretel de mono Araty (R$ 3,00 100m) e usar em apenas 1 pescaria, depois joga fora, sai bem mais barato....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Pô Regis,

Se vc não entendeu nadinha do topico, complicou hahahah

De uma olhada na lista dos participantes dos ultimos cursos que ministrei NO MEU BLOG e se for amigo de algum deles, contate-os, que com certeza poderão explicar melhor, bem como demonstrar na pratica (estou rezando por isto hahaha)

Valeu GERSON... vou consultar algum deles e também ler melhor seu artigo pra compreender melhor.

Grato pela preocupação...

Abração

Régis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Outra coisinha GERSON.... quando se corta a linha em determinado ponto, além do fator peso, deve-se analisar as espessuras (com ajuda de um micrômetro talves) para se ter as bitolas corretas????

Abraço

Régis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.