Ir para conteúdo

Alguém quer rachar uma DT?


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Olha Carlos, esse assunto do overhang e peso a mais necessário nas linhas shooting head já foi discutido várias vezes no passado por aqui. Mas custa nada relembrar. Tudo bem.

Overhang é aquele pedaço a mais de linha que a gente costuma deixar pra fora da ponteira da vara, além da própria cabeça "pesante", com seus 9m determinados pela AFTMA que dão o peso especificado à linha, para facilitar o seu manuseio qdo se faz as puxadas duplas durante os arremessos falsos. Se a cabeça tem peso x AFTMA em seus 9m, e se esse overhang (literalmente coisa pendurada a mais) tiver digamos 2m, logo os tais 2m adicionais pra fora da ponteira acrescentarão um peso extra ao peso da cabeça, na hora de carregar a vara. Uma linha #8 p.ex, tem especificação de peso AFTMA médio de 210grains em seus primeiros 9m (há uma faixa de tolerância ao redor desse valor médio). Então, se o overhang tiver 2m e a linha continua com a mesma grossura (ou peso específico) em sua parte posterior aos 9m (hj em dia é comum as linhas terem cabeças bem longas, além dos 9m padrão AFTMA, tipo 12~15m), pela simples aritmética os tais 2m a mais significariam grosso modo 47grains a mais de peso (2/9x210grains). Portanto, o peso total da linha toda que está fora da ponteira da vara seria de 210+47=257grains. Uma linha #9 tem peso AFTMA médio de 240grains e uma #10 280grains. Então a nossa linha #8 com o overhang de 2m e seua 257grains estaria carregando a vara com peso equivalente a linha digamos AFTMA #9,5. Ihhhh vai quebrar a vara!!!! Calma, não se preocupe pq o fabricante dessa vara #8 já embutiu esse peso extra da prática comum do overhang qdo desenhou a vara. Na realidade, o que ocorre é justamente o inverso. Como a vara já foi projetada embutindo o tal acrêscimo de peso, se vc pegar uma linha shooting com apenas o peso correto AFTMA da vara em uso (tipo shooting #8 com apenas 210grains de peso para usar na vara #8), ela não terá na prática o peso suficiente para carregar direito a tal vara #8 que foi projetada pra carregar já com o peso extra do overhang, pq o overhang de running line de nylon mono, tem peso desprezível e portanto com ou sem overhang de mono, o peso total da linha+overhang continua de apenas 240grains, insuficiente pra carregar direito a vara projetada pra carregar melhor com ~257grains. Então, qdo se usa uma linha shooting head, é prática comum lançar mão de linha shooting um ou dois números acima da especificada para a vara justamente para compensar a falta de peso do overhang de mono. Daí usar na vara #8, uma shooting #9 ou mesmo #10. No teu caso, se vc cortou a sua linha para ter exatamente o peso da vara #8, pode estar subcarregando a sua vara #8. Mas como vc disse que deixou uma pequena sobra e com isso tá carregando legal sua vara, acho que tá tudo no esquema.

A complicação na escolha de linhas shooting heads começa qdo alguns fabricantes em alguns de seus produtos passam já a embutir o peso extra do overhang em suas linhas shooting. A Rio, p.ex, em sua linha Rio Max de shooting heads, diz lá na sua especificação que essas linhas já embutem um peso um pouco acima de 2 numerações AFTMA a mais que a designada para a linha, portanto não há necessidade de comprar uma SH Rio Max #9 ou #10 para usar na vara #8, basta neste caso comprar a SH #8. Já outros fabricantes/modelos, não acrescentam nada mais de peso extra a suas linhas shooting. Portanto, deve-se comprar uma SH #9 ou #10 pra usar com a vara #8. Vê-se que tá ficando complicado simplesmente comprar uma linha, sem ler direito antes o que ela tem de peso.

Desculpe se me alonguei demais.

E Carlos, sobre a running line mono, se puder, invista um pouco mais e pegue a Rio Slick Shooter, bem menos dor de cabeça com novelos na hora de usar do que a Amnesia. Vale a pena pagar a diferença. O perfil de fita da Slick Shooter dá menos problemas de novelos que o perfil ovalado da Amnesia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Kensuke,

Este negocio de peso é muito relativo, AFTMA é apenas uma referencia, no Japão podemos seguir como podemos criar nossa própria referencia.... Obviamente o mercado possui o vicio da referencia americana e criar uma referencia própria requer muiiiito cartucho eheheh

Para entender melhor este negocio de overhang, AFTMA e shooting taper, a melhor forma é vc pegar sua vara e ver com que peso vc se mais se adapta durante o carrego e descarrego... A maioria das varas são capazes de lançar todo peso de uma linha WF (barriga+running) no peso em que foi designada, pois um fabricante nunca sabe se seu cliente usa apenas 9 metros ou 27 metros durante o false cast.... Shooting Taper ou linhas cortadas quando dentro do peso designado(os primeiros 9 metros) tende a ser mais pratico na pescaria, eu gosto de usar o peso designado....

Régis,

Quando unir a mono com a linha de fly cortada se for uma WF corte onde inicia o running que a bitola é menor, se for uma DT a diferença da bitola é contornada com aparamento das bordas da DT(4 cortes com um cortador de unha) mas caso a diferença seja imperceptivel durante a pescaria deixo do jeito que fica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Putz...fiz o bagulho!!!

Peguei um linha #8, (que veio num combo), passei a faca no peso certo (de acordo com o peso da AFTMA para uma vara 6) e coloquei uma linha mono 0,50mm (conforme o flyseiro Matsumoto indicou)...pulei a etapa de testar antes de cortar tongue.gif ...hehehehe...

Ficou MUITO BOM!!!! Gostei bastante!! Acho que ganhei agilidade!!!

É como alguns disseram: serve pra uns e não serve pra outros.

No meu caso foi bom pra caramba, a varinha tá um foguete.

Vale lembrar que a linha de mono já recebeu alguns apelidos, nada bonitos, devido a sua memória, mas mesmo assim acho que vale a pena!!!

Muito boa dica!!!

Grande e corajoso Carlos Gomes

Estou lendo e relendo toda essa positva "discussão" e aprendendo pacas ( só em teoria, pois nunca vou colocar isso em prática biggrin.gifbiggrin.gifbiggrin.gif afinal física e matemática nunca foram meu forte, por isso fiz Classico e Ciências Humanas. De qualquer forma, já não farei feio numa roda de flyseiros em nenhuim lugar do mundo ).

Mas estou curioso com uma coisa: como você lidou com sua "running line"?

A minha experiência com uma shooting taper atada a uma amnésia foi desastrosa. Foram duas pescarias para serem esquecidas. De 6 horas de pesca, devo ter pescado uma hora...As outras 5 eu passei desembolando a Amnésia até que, da última vez, tasquei a tesoura na Amnésia, que virou confete! A shooting, já anunciei e vendi aqui mesmo no site. smile.gifsmile.gif

Como já disse em outras vezes: ST para mim só prontinha de fábrica, sem emenda e com a running coberta por um polímetro qualquer. Mando longe prá caramba e sem stress de estar desembolando linha...Afinal, tô ali prá relaxar!!!

Abração

Luiz

PS: não esquece de relatar sua experiência com a running de monofilamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mas Batman, tudo tem seus prós e os contras né. Uma ST integrada de fato dá bem menos dor de cabeça e muito melhor manuseio, possibilita mending e tals, mas não deixa a cabeça afundar tanto nem arremessar tanto quanto uma mono. Mas se vc tá dentro da água, realmente uma integrada acho muito melhor, no geral. Me atrapalho muito tb pra lidar na água com a mono afundando, carregado pela correnteza e tal. A alternativa seria uma cestinha mas aí tb são outros quinhentos de encheção. Alternativa correta seria eu aprender a arremessar bonito e clean com a linha em belas laçadas na mão como o competente Nelson, que faz isso sem pensar, desde antes de nascer, no automático, mas a pecinha não ajuda muito huh.giflaugh.gif

Mas qdo se está dentro de um barco no mar, p. ex, onde a questão da linha mono afundando deixa de existir, e onde qualquer 5m a mais na distância e outros tantos na fundura alcançada fazem toda a diferença entre pegar aquela anchova encaracada na pedra, ou aquele badejo no meio das pedras do fundão, e considerando tb a durabilidade da mono perante os milhões de pisões que a linha leva no sambar dentro do barco chacoalhando o tempo todo, aí vc vai ver que as mono tem sim sua vez, e como. Como já disse pro Gomes, experimenta a Slick Shooter. Muito menos dor de cabeça que a Amnesia (em termos de formar teia de aranha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos

Com certeza, se eu tivesse paciência e habilidade, tentaria todas essas composições...Mas não tenho! É um fato! biggrin.gifbiggrin.gifbiggrin.gif E como não pesco no mar com fly, a ST é para pescar nos lagos ou rios fundos, quando o peixe tá lá embaixo. E não quero passar de novo pela situação que passei com a tal ST amarrada na Amnesia (?)...Que Amnésia? biggrin.gifbiggrin.gifbiggrin.gif. Estávamos pescando salmões, os bichos estavam no fundo, todos os barcos tirando peixe e só o babaca aqui embolado...Até trocar o equipamento - eu sou lento - parar de tremer, parar de ficar p. da vida, baixar a adrenalina e me concentrar...Só tirei um mísero salmão naquele dia...enquanto todos os barcos tiveram pelo menos 4 ou 5 por pescador. Assim, ST só integrada!!!! Pode ser mais cara, pode mandar menos ( jogo de 22 a 25 metros com uma vara #8, acho que tá ótimo! biggrin.gifbiggrin.gif ), mas não me estresso...eh eh eh

Abraços a todos

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

GERSON... gostei do assunto, achei muito interessante. Porque será que os fabricantes não fazem as linhas nessas classificações e colocam à venda? Seria um problema da AFTMA ou um tipo de ISO?

Outra coisinha... quando você falou em corte da linha, como nunca ví isso, teria como indicar algum site ou literatura que mostra esses procedimento em fotos ou algo mais visíveis???

Desculpe minha ignorância, hê, hê....

Abraço

Régis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Luis,

pesco com amnésia (onde estou!!!!!) faz mais de dois anos. E não tem jeito, para esse tipo de dispositivo o pescador tem que calmamente, no barco ou na beira do rio, esticar a linha, não há outro jeito, se não fizer isso vai ficar embolado o tempo todo. No início eu não esticava a linha, certa vez o peixe entrou e minha linha saiu como um torpedo, só que toda embolada, não passou pelas guias, e só não perdi o peixe pq era pequeno e deu para trazê-lo na mão. Hj faço isso como um ritual, vou esticando metro a metro, e só depois que a linha estiver bem esticada começo a pescar. Aí vc dirá – então vou ter que fazer isso toda vez que mudar de pesqueiro - não, para isso uso um macete que ajuda bastante a retirar linha: faço pressão com a palma da mão no carretel, e puxo a linha fazendo com que ela volte a ficar esticada, com isso evito ter que ficar esticando metro a metro novamente. Qt ao vento, linha integrada é a melhor opção. No Chile onde os ventos são fortes e incansáveis, fiz o seguinte, pois não levei linha integrada, recolhia a linha o máximo possível na mão, e só soltava q tivesse linha suficiente para ficar deita no fundo do barco, demorou um pouco para me adequar às circunstâncias, mas consegui e depois já estava fazendo isso sem perceber. Ou seja, tem que continuar a usar, tive a sorte de já estar usando esse dispositivo há um bom tempo, no mar, isso fez com que me adequasse com facilidade às circunstâncias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá REgis,

De momento não me lembro de nenhum site com imagens, assim que lembrar te aviso, no entanto, procure na internet por customized fly line que provavelmente achará alguma coisa, a turma que vem 'personalizando as linhas de fly são os pescadores que usam varas de mão dupla (spey cast, skagit cast, perry poke, underhand cast entre outras técnicas)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Luis,

pesco com amnésia (onde estou!!!!!) faz mais de dois anos. E não tem jeito, para esse tipo de dispositivo o pescador tem que calmamente, no barco ou na beira do rio, esticar a linha, não há outro jeito, se não fizer isso vai ficar embolado o tempo todo. No início eu não esticava a linha, certa vez o peixe entrou e minha linha saiu como um torpedo, só que toda embolada, não passou pelas guias, e só não perdi o peixe pq era pequeno e deu para trazê-lo na mão. Hj faço isso como um ritual, vou esticando metro a metro, e só depois que a linha estiver bem esticada começo a pescar. Aí vc dirá – então vou ter que fazer isso toda vez que mudar de pesqueiro - não, para isso uso um macete que ajuda bastante a retirar linha: faço pressão com a palma da mão no carretel, e puxo a linha fazendo com que ela volte a ficar esticada, com isso evito ter que ficar esticando metro a metro novamente. Qt ao vento, linha integrada é a melhor opção. No Chile onde os ventos são fortes e incansáveis, fiz o seguinte, pois não levei linha integrada, recolhia a linha o máximo possível na mão, e só soltava q tivesse linha suficiente para ficar deita no fundo do barco, demorou um pouco para me adequar às circunstâncias, mas consegui e depois já estava fazendo isso sem perceber. Ou seja, tem que continuar a usar, tive a sorte de já estar usando esse dispositivo há um bom tempo, no mar, isso fez com que me adequasse com facilidade às circunstâncias.

Grande JR

Agradeço muito seus ensinamentos, pois além de tudo são práticos e de quem sofreu na pele o problema...Talvez me municie de paciência e comece a praticar...Aprender sempre é estimulante...ou desesperador... biggrin.gifbiggrin.gif

Mas, como vc. mesmo falou

Qt ao vento, linha integrada é a melhor opção.
nessa próxima ida à Patagônia e ao Chile vou com as integradas.

Mais uma pergunta: quais seriam as vantagens ( além de menor custo ) de amarrar uma ST na Amnésia em relação a usar uma ST integrada? Maior lançamento? De quantos metros a mais? Alguma outra?

Abração

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim faça isso por favor! wink.gif

Não sou muito amigo das coisas complicadas, tenho pouco tempo p/ complicar as coisas e preciso entender isso de forma que venha a fazer uso de forma mais simples, rápida e eficiente. Quero uma linha assim! biggrin.gif

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Alguém pode me explicar mais detalhadamente e mostrar uma linha integrada?

Fausto,

Integrada significa que na linha Shooting, que tem aproximadamente 09 m, vem outra linha, fundida uma na outra na fabrica, que servirá como running line.

Os bons fabricantes oferecem essa opção, com custo pouco maior, o que facilita muito os arremessos e diminuem sensilvelmente os transtôrnos, tais como, memória e back lash. Além disso, uma running feita com monofilamento, se usada para pescar peixes com mais de 5 kg com disparam - mais de 30m - no momento da fisgada, poderá provocar ferimentos sérios nos dedos do flyfisher, cortando ou estrangulando. Nesses casos o uso de protetores para os dedos se faz obrigatório.

user posted image

Geralmente as linhas Shooting taper não vem com running line integrada e fica a critério do flyfisher adicionar. A escolha poderá recair sobre os exemplos já mencionados neste post e cito mais um, o meu preferido, que é a Level, uma linha floating com o mesmo diâmetro do começo ao fim e 30' de comprimento. No entanto, unir a Level à Shooting exige técnica e produtos específicos para que a junção não prejudique os passadores da vara, funcionando como ariete. Uso a Level quando não há opção de Shooting integrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Level, uma linha floating com o mesmo diâmetro do começo ao fim e 30' de comprimento.

Corrigindo a informação: a linha Leve possui 100' de comprimento, aproximadamente 30 m. A Shooting é que possui 30'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado LF! wink.gif

Agora tenho uma idéia melhor sobre o que estão comentando e fico com minha opinião formada, de que é mais prático comprar a linha shotting já com o running line integrado a ela.

Tem como me listar algumas linhas desse tipo que podem ser adquidiras com mais facilidade?

T+ smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Oi Fausto...algumas opções:

Essa priemira é uma running que quase não embola e que você pode ir trocando as ST de forma prática: loop to loop

1- Airflo Ridge Running Line

The perfect complement to any shooting head. The ridges reduce surface friction to increase distance. The loose coils of line slide over each other easily to eliminate tangles. Low stretch power core and oversized flexi loop complete this line.

Available:

20-lb. Floating Yellow

30-lb. Floating Orange

30-lb. Intermediate Translucent Blue

2 - Essa já vem integrada, não conheço a performane:

Airflo Forty Plus Extreme Distance Fly Lines with Ridge Running Line

Enhanced with Ridge running line, an addition that makes the line cast even farther. Power Core maximizes energy transfer. Has a short head and long front taper design. Each line's density is individually balanced to make the most of modern fly rods. PolyFuse XT dual-layer system combines a supple inner layer for low memory and a hard, highly lubricated outer layer for slick casting performance. 123-ft. length.

3 - Essa é a que eu uso. É uma MARAVILHA!

RIO Outbound Integrated Shooting Taper Fly Line

Outbound® Integrated Shooting Taper fly line allows you to launch casts farther than ever before. Taper efficiently loads high-performance rods with the help of a 37-1/2-ft. shooting head that is heavier than AFTMA standards. Combines a supple, Powerflex core and coating with a thin, tangle-free running line. Available in floating, intermediate and sinking lines. Welded loops.

Please select from the following:

RIO® Outbound® Integrated Shooting Taper - Type F

Allows you to launch casts further than ever before. Taper efficiently loads high-performance rods with the help of a 37-1/2-ft. shooting head that is heavier than AFTMA standards. Style: Weight Forward. Type: Floating. Line Weight: 5, 6, 7, 8, 9, 10. Color: Yellow/Green. Item: IH 319743

$69.95

RIO® Outbound® Integrated Shooting Taper - Type F/I

Allows you to launch casts further than ever before. Taper efficiently loads high-performance rods with the help of a 37-1/2-ft. shooting head that is heavier than AFTMA standards. Style: Weight Forward. Type: Floating/Intermediate. Line Weight: 5, 6, 7, 8, 9, 10. Color: Yellow/Clear. Item: IH 319744

$69.95

RIO® Outbound® Integrated Shooting Taper - Type 8

Allows you to launch casts further than ever before. Taper efficiently loads high-performance rods with the help of a 37-1/2-ft. shooting head that is heavier than AFTMA standards. Style: Weight Forward. Type: 8. Line Weight: 6, 7, 8, 9, 10. Color: Green/Black. Item: IH 319745

$69.95

Tem outras, mas essa RIO vc. pode comprar de olhos fechados. Vale cada um dos 70 dólares que ela custa. Eu que não sou grande lançador mando 22/25 metros sem estresse e sem ficar embolando a running.

Apenas para aproveitar, se você tiver com dim-dim e não tiver tempo ou paciência para fazer as experiências integrativas de customização de linhas como aprendemos ( e muito ) nos debates acima, também recomendo a melhor linha que já usei para trutas:

Cortland 555 High Floating "Dyna" Tip Fly Line

The 555 High Floating "Dyna" Tip is a low-memory freshwater fly line with a 4-ft. high-floating white tip for quick pick up, gentle turn over and easy mending. Built on a braided nylon core and coated with advanced plastics and active lubricants to create a super-supple line for cold-water conditions. Excellent choice for trout, salmon and steelhead anglers. 90-ft. length.

Fausto, embora seja WF é de uma tremenda delicadeza e permite arremessos extremamente precisos...é muito, muito fácil para lançar. Também tá cara: 62 a 65 dólares dependendo da loja. Mas vale! Compre e verá a diferença em sua viagem!!! É muita diferença, MESMO!

Como você sabe, não sou expert em pesca com mosca, apenas gosto muito de pescar com mosca. Assim, talvez nem use as coisas mais corretas, mas aquelas que, pelo menos comigo, melhor funcionam...e de forma prática e fácil.

Espero ter ajudado

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.