Ir para conteúdo

Lambaris em Penedo RJ


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Fim de semana de 3 dias com a família e futura nora comemorando os 26 anos do mais velho.

Minha Tenkara foi junto na esperança de poder ser usada. Faz um bom tempo que não uso a vara (maldosos dirão ...).

Penedo é cortada por um riacho raso no centro da cidade, com poluição já aparente e pelo que observei sem vida.

Mas acima, próximo Pousada Santa Fé, fica o lugar conhecido como três Cachoeiras onde pesquei (povo bobeou e dei um perdido de 40 min.).

O rio é bonito e de fácil acesso e fora dos dias quentes não tem banhista. Aparece sempre alguém para bater foto, mas não entra na água.

Fiquei num poço com bons pontos para vadeio e notei com certa surpresa que os Lambaris do local são arredios e demoram muito para atacar a mosca. A semelhança com os de outros rios no quais costumo pescar com o Fausto é o tamanho (uso o dedo mindinho como fita métrica).

Depois de um tempo insistindo, começaram a aparecer no visual e finalmente um suicida foi pego.

Aí começou a pescaria. Como ele foi solto depois da foto contou pra galera que era só uma picadinha e uma foto como na vacina.

Assim consegui me divertir e me lembrar de como se pesca.

 

Resize_20220428_195058_8035.jpg.56c58434808cbd026857ed50224e9ebb.jpg

Resize_20220428_195058_8960.jpg.2a9680512c4b39b0858a6551a7c5b003.jpg

Resize_20220428_195057_7365.jpg.3d8ab9ca651b7e7ef1181dde0314f026.jpg

 

https://youtu.be/ke-JtmWzVB4

 

Editado por Cazes
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
1 hora atrás, Cazes disse:

povo bobeou e dei um perdido de 40 min.

Nada mais justo. :D

 

1 hora atrás, Cazes disse:

próximo Pousada Santa Fé, fica o lugar conhecido como três Cachoeiras onde pesquei

Vou encontrar no Google Maps para entender por onde esteve pescando. 

 

1 hora atrás, Cazes disse:

Fiquei num poço com bons pontos para vadeio e notei com certa surpresa que os Lambaris do local são arredios e demoram muito para atacar a mosca.

Estamos acostumados numa dinâmica de pesca de lambaris muito grande. Num bom dia é comum pescar mais de 100 lambaris no rio Bananeiras ou Pirineus. 

 

Bom te ver pescando Cazes. 👏

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Bem top.... tem um riozinho bacana também, aparentemente com lambas que fica ao lado do Hotel Corona em Itatiaia, mas nunca pesquei alí. Quando visitei o local, estava desacompanhado da tralha. Se tiver alguém por perto pode dar uma olhada lá.
Muito bom, Cazes... Tenkara é diversão garantida.
Valeu.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 12/05/2022 at 22:59, João Rabelo disse:

AULO AQUI NO LAGO PARANOÁ TEM MUITO LAMBARI. 

 

Nunca tive a oportunidade ainda de poder pescar no lago.
Mas sei que tem tilápia, jacundá, tucuninhas...
Deve ser bacana mesmo, ainda mais pertinho de casa.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
15 horas atrás, Aulo disse:

 

Nunca tive a oportunidade ainda de poder pescar no lago.
Mas sei que tem tilápia, jacundá, tucuninhas...
Deve ser bacana mesmo, ainda mais pertinho de casa.

O Jost quando morava em Brasília pescava bastante nesse lago num lugar que ele chamava "nos trapiches". O Mariz também estou bastante nos trapiches. Vi muitos relatos deles aqui no fórum pescando tucunarés e tilápias por lá. 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Acredite @Cazes, estive em Penedo no dia 12 de maio de 2022 e pesquei de cima da ponte do centro de Penedo, aonde esta a Pousada Viking, acredite, além de lambaris tem umas piabanhas graúdas hein! Para as piabanhas são mais indicados o sagu e a minhoca.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Patrono
Em 27/05/2022 at 18:54, Nilson Miranda disse:

Acredite @Cazes, estive em Penedo no dia 12 de maio de 2022 e pesquei de cima da ponte do centro de Penedo, aonde esta a Pousada Viking, acredite, além de lambaris tem umas piabanhas graúdas hein! Para as piabanhas são mais indicados o sagu e a minhoca.

Piabanha ou pirapitingas? Terias fotos delas?

Em teoria, pirapitngas deveriam habitar esse rio se as condições são propícias. 

  • Like 2
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

São piabanhas mesmo, @Diego Thomas, aonde tem a pousada Vikking, ali é muito movimentado e pelo que me consta, pirapitingas não são chegadas a barulho de carros, buzinas e etc. Se você for por lá, observe bem, na parte da manhã, que verá as molecas.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
23 horas atrás, Diego Thomas disse:

Piabanha ou pirapitingas? Terias fotos delas?

Em teoria, pirapitngas deveriam habitar esse rio se as condições são propícias. 

Isso mesmo Diego a pirapitinha-do-sul habita os rios da região. Sempre pesquei elas entrando em Porto Real, seguindo para Quatis e indo para a Cachoeira da Fumaça. 

 

Quanto a habitar o rio em Penedo, não tenho relato de amigos, mas poderia sim ser elas. 

  • Like 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
2 horas atrás, Nilson Miranda disse:

São piabanhas mesmo, @Diego Thomas, aonde tem a pousada Vikking, ali é muito movimentado e pelo que me consta, pirapitingas não são chegadas a barulho de carros, buzinas e etc. Se você for por lá, observe bem, na parte da manhã, que verá as molecas.

 

De fato é o peixe mais arisco que já pesquei, basta ferrar uma que o cardume se ofende e se dispersa. Nunca vi em minhas investidas mais do que duas capturas. Uma captura já é difícil, duas um prêmio, três terá que ser em outro posso. Nunca foi fácil pescar no rio Preto onde fui algumas vezes, porém o rio era cheio de lambaris que já dava uma grande alegria. 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

@Fausto, das várias vezes que estive em Penedo, muitos foram os relatos de haverem trutas naquele rio, teriam sido as que um dia fugiram de trutários lá no alto Penedo e foram se criando ali naquele rio, que de certa forma se mantém numa temperatura onde ela consegue sobreviver. Quando busquei pescaria ali, eu já vinha observando os lambaris há muito tempo e notei que entre eles haviam algumas piabanhas, porém não tão abundantes assim. Tive mesmo foi curiosidade de talvez pescar uma truta dos contos que aos moradores locais me disseram, porém não foi desta vez que tive essa sorte, talvez mais pra frente, agora com tenkara, eu consiga.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que beleza Cazes!

Também estive em Penedo agora em Junho e visitei as cachoeiras em que você pescou. O lugar é bem bonito mesmo e dá para estacionar do lado do poço. Infelizmente não levei nem um anzol, fui com a minha filha e esposa.

 

Quanto a presença de pirapitingas do sul e piabanhas, posso afirmar a existência de pirapitingas do sul em várias vertentes do parque nacional de itatiaia. Quanto a presença de piabanhas é bem verossímil, tendo em vista se tratar de afluente do rio paraíba do sul e as constantes solturas do projeto piabanha em vários trechos desse rio. A piabanha prefere as baixadas, enquanto a pirapitinga prefere as paredes da serra, com o rio encachoeirado.

Também estive em Maringá, distrito de Visconde de Mauá, e me impressionei com a melhora na qualidade do Rio Preto. Há uns 15 anos ele estava com mal cheiro e muito lixo, atualmente encontra-se sem lixo e com ótima água. Alguns moradores relataram que tem bastante gente pescando trutas por lá.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Rio Preto lá no alto da serra tem trutas, eu mesmo vi. Estou há tempos querendo voltar lá, mas.....

@Beto, tu pode indicar em que vertentes ocorre as pirapitingas? Eu as pesco um pouco longe do PNI, mas já li ou ouvi que elas ocorrem no Rio Campo Belo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
17 horas atrás, Diego Thomas disse:

Rio Preto lá no alto da serra tem trutas, eu mesmo vi. Estou há tempos querendo voltar lá, mas.....

@Beto, tu pode indicar em que vertentes ocorre as pirapitingas? Eu as pesco um pouco longe do PNI, mas já li ou ouvi que elas ocorrem no Rio Campo Belo.

Pesquei pirapitinha-do-sul várias vezes no rio Preto logo abaixo da Cachoeira da Fumaça. Pescaria insólita deve ser. Nada de parceiro próximo, a água deve ser só tua. 

 

Alfinete inserido
https://maps.app.goo.gl/vMPDHqKdUreWyqYK8

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.