Ir para conteúdo

Represa de Balbina: tucunaré açu e paca


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

853264169_Amazonia12.JPG.8931f8f5650a115b2cb16449cbcc1249.JPG

 

Olá amigos, como vão vocês? Eu sou novato aqui no fórum e gostaria de compartilhar com vocês a emoção que senti no último fim de semana, entre 10 e 12 de agosto de 2018, na represa de Balbina, no Estado do Amazonas.

Não faz muito tempo que passei a me dedicar a pesca com fly, que aprendi na minha cidade natal (Rio de Janeiro) e fui aperfeiçoado no Rio Grande do Sul com os maravilhosos Pescadores Urbanos. Já fazia muito tempo que eu pescava em lagos, rios e pesque e pague nesta modalidade e já buscava a algum tempo uma pescaria mais bruta, então, a dois meses eu recebi de um amigo o convite para esta pescaria e lá fomos.

A Amazônia é fantástica, exatamente como detalharam vários pescadores que passaram por lá, desembarcamos em Manaus, viajamos por mais 170 Km até a represa e mais uma hora de barco até a cabana onde ficamos hospedados. Pela manhã, bem cedo, entramos no barco e navegamos entre aquela pauleira, que um dia foi floresta, fazendo arremessos perto dos troncos e não demorou muito até o primeiro tucunaré paca atacar a clouser minnow do companheiro de pesca, o que nos entusiasmou de imediato a pescar por ali. Meia hora depois sentimos que o sol esquentava muito o ambiente e nesse momento percebemos vários ataques dos grandes tucunarés açus abocanhando as piabas com sua fúria, porém nós seguimos capturando os bons peixes de cerca de 1 ou 2 Kg, quando perto das 10:00 h o companheiro engatou um "paquinha" muito violento, que fez sua vara beber água. Aquele era um bom sinal, estávamos sobre um cardume, víamos os outros peixes seguindo o fisgado e eram cerca de uns 6, foi quando observei um tronco submerso e meu instinto me fez tentar ali a minha sorte. Arremessei um streamer atado em anzol 3/0 cujo peso fazia o papel do lastro para lhe dar um nado errático, permiti que a linha afundasse um pouco e por fim recolhi com puxadas curtas, rápidas e contínuas: uma, duas, três, quatro e ... vaput! O gigante abocanhou com toda sua fúria e disposição, iniciando uma bela briga, eu pescava com um equipamento #8 que sofreu para frear aquele bruto, a carretilha cantou, a linha queimou a dedeira que eu usava e por muito pouco não rasgou ela, o peixe tentava o tempo todo correr para o pau, o líder de flúor carbono 0.60 mm que eu usava me dava a garantia de que aquele titã não escaparia, até que finalmente ele cansou e eu pude embarcá-lo: que monstro!!!! Com 4 kg e medindo 45 cm eu levantei o meu troféu e o maior tucunaré da minha vida, visto que aqui no Sudeste os tucunarés raramente alcançam esse tamanho. Foi uma emoção indescritível que valeu cada centavo investido nela, em seguida fiz o registro em fotografias e lhe mandei de volta para seu reinado aquático, a fim de dar a mesma alegria aos próximos visitantes da represa.

Amigos, esse é o meu relato e digo a vocês: visitem a Amazônia, vale muito a pena! Sintam essa emoção pelo menos uma vez na vida, pois vocês jamais a esquecerá.

Boas pescarias a todos.

Editado por Nilson Miranda
erro de concordância verbal [Sintam essa emoção pelo menos uma vez na tua vida]
  • Like 3
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Nilson Miranda

 

Conte mais sobre a contratação dos serviços do guia e hospedagem. Compartilhe conosco um pouco mais sobre essa pescaria, principalmente o material usado. 

 

Gostei de ver meu camarada e parabéns pela pescaria.  :ok:

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Show! É muito bom ouvir um relato detalhado de como opera a pesca do tucunaré nessas represas. Parabéns pelas capturas!

 

Qual streamer era esse que estava usando? Quais modelos tiveram mais sucesso?

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 19/08/2018 at 12:04, Fausto disse:

@Nilson Miranda

 

Conte mais sobre a contratação dos serviços do guia e hospedagem. Compartilhe conosco um pouco mais sobre essa pescaria, principalmente o material usado. 

 

Gostei de ver meu camarada e parabéns pela pescaria.  :ok:

@Fausto,

Tucunaré no mais estratégico ponto do Lago de Balbina! E o melhor, o ano inteiro! (11) 9 9400-7500   http://www.cabanaquata.com/

A CABANA QUATÁ está situada no lago de Balbina - AM, mais precisamente na Serra do Quatá, ponto do Lago estratégico, com navegação em média de 15 minutos para ótimos pontos e grandes oportunidades de capturar belos exemplares. O espaço da CABANA é composto por 4 suítes com banheiros privativos para duas pessoas, uma varanda com uma linda vista para o lago em um ambiente rústico, simples e muito aconchegante, sem contar no atendimento personalizado, feito de pescador para pescador!

Por se tratar de uma área represada, a pescaria no lago de Balbina é feita o ano inteiro, são capturados os Tucunarés das espécies VAZZORELI e PACA, podendo chegar até 6 kilos, sem contar as Aruanãs, Traíras e piranhas, e o melhor, na maioria do tempo na SUPERFÍCIE, pertinho da CABANA, é uma explosão atrás da outra! Os materiais indicados são varas se 17 a 20 lbs, carretilha com linha de multifilamento de 50 lbs, Equioamento de fly #8 com linha floating e/ou sinking, um bom Leader de 0.60 mm e snap. A região é repleta de estrutura, fazendo a exigência de um material bem reforçado para os duelos com os peixes.As iscas mais utilizadas são as de superfície, zaras, sticks, poper's e hélices, com tamanhos de 7 a 15 cm.

 

 

SERVIÇOS OFERECIDOS NA CABANA

 

Transfer com horário agendado (aeroporto x comunidade do rumo certo / comunidade do rumo certo x aeroporto) obs: Média de 2 horas e 15 minutos de viagem);

Barco plataformado para dois pescadores (dupla) com gasolina e óleo inclusos para todos os dias de pesca e deslocamento até a CABANA (55 minutos) no dia de entrada e no dia de saída;

Guia de pesca por dupla, com enorme experiência no local, os mesmos ficarão hospedados na CABANA para todo tipo de atendimento necessário;

Cozinheira para todos os dias de hospedagem na CABANA, ela será responsável pela alimentação dos pescadores e pela limpeza geral das dependências;

Refeições completas, composta de café da manhã, almoço e janta, ao estilo regional (Obs: o almoço pode ser feito na mata ou na própria CABANA);

As bebidas oferecidas são 24 latas de cervejas, 4 litros de água mineral e 2 litros de refrigerante, esses itens são por dia e por dupla. Obs: Os mesmos são levados no barco com armazenamento em coolers.

 

Os valores da CABANA QUATÁ são calculados por DUPLA e por tempo de pesca:

 

3 dias - R$ 3.200.00       ( R$1.600,00 por pescador)

4 dias R$ 4.200,00         (R$2.100,00 por pescador)

5 dias R$ 5.100,00         (R$2.550,00 por pescador)

6 dias R$ 6.000,00         (R$3.000,00 por pescador) + R$200,00 (POR PESCADOR) do transporte ida e volta.

 

Não está incluso no pacote as passagens aéreas da cidade de origem a Manaus e vice e versa, além de material de pesca e gorjetas.

O Checkout é sempre realizado até as 20:00 do último dia de pesca, caso deseje pernoitar, será acrescentado o valor de R$120,00 por pescador com café da manhã.

 

A forma de pagamento é 30% de sinal e o restante pago até 7 dias antes da data da pescaria.

 

Whatsapp     (11) 99400-7500

Tweeter        @CABANA_QUATA

Facebook     Cabana Quatá Pesca Esportiva

 

www.cabanaquata.com

 

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 19/08/2018 at 13:10, Guilherme Benevenutti disse:

Show! É muito bom ouvir um relato detalhado de como opera a pesca do tucunaré nessas represas. Parabéns pelas capturas!

 

Qual streamer era esse que estava usando? Quais modelos tiveram mais sucesso?

@Guilherme Benevenutti, obrigado pelo comentário, eu usei a isca streamer casca grossa com anzol 3/0 atada pelo amigo Sebastião Rigues de Friburgo, o peso do anzol funcionou como lastro ajudando a isca a nadar como se tivesse halteres, na verdade as iscas clouser minnow são as mais eficientes nessa pescaria, mas como neste momento estamos atravessando meio do inverno no país, os peixes estão se concentrando mais no fundo, é recomendado usar além dessa isca, um líder fluor carbono 0.60 mm e linha sinking, com trabalho lento da isca, o que parece absurdo em se tratando de tucunaré, mas é assim que estamos pescando nessa ocasião lá, e pra completar essa informação, use cores vibrantes, de preferência o amarelo, verde limão, rosa, laranja ou até mesmo o branco pois a represa de Balbina recebe água do rio negro e só assim tornamos estas iscas visíveis para aqueles peixes.

Editado por Nilson Miranda
correção ortográfica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
20 horas atrás, Samuel Antero disse:

Belo açú Nilson, parabéns meu amigo!

Obrigado @Samuel Antero, espero fazer muito mais para relatar aqui entre os amigos pescadores. Um grande abraço!

1578481802_TucunarPowerPoint.jpg.73999a22e1c1a245bf6dac1543c82792.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
6 horas atrás, Odimir disse:

Parabéns pela captura do lindo exemplar e obrigado por compartilhar informações bastante detalhadas !

Abração

Muito grato @Odimir, espero fazer novas e memoráveis pescarias, em breve, para compartilhar aqui entre os Mosqueiros do Rio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 23/08/2018 at 15:25, Luis Vilhena disse:

Olá Nilson

Parabéns pela pescaria a obrigado pelas informações. 

Será um ponto de pesca a ser visitado!

Abraço

Você vai gostar muito, não duvide disso @Luis Vilhena, Fica uma dica para você e para os demais colegas do grupo:
O barqueiro me disse, que na época em que esta represa fica com nível de água baixo, as traíras e as aruanãs ficam impacientes nadando atrás de tudo o que se mexe, além das piranhas pretas; isso acontece entre setembro e começo de novembro. O que eu estou informando é um plus da pescaria na represa de Balbina, que deixa todo pescador com sorriso no rosto por um mês. Muito obrigado e um grande abraço para você também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 23/08/2018 at 15:25, Luis Vilhena disse:

Olá Nilson

Parabéns pela pescaria a obrigado pelas informações. 

Será um ponto de pesca a ser visitado!

Abraço

Você vai gostar muito, não duvide disso @Luis Vilhena, Fica uma dica para você e para os demais colegas do grupo:
O barqueiro me disse, que na época em que esta represa fica com nível de água baixo, as traíras e as aruanãs ficam impacientes nadando atrás de tudo o que se mexe, além das piranhas pretas; isso acontece entre setembro e começo de novembro. O que eu estou informando é um plus da pescaria na represa de Balbina, que deixa todo pescador com sorriso no rosto por um mês. Muito obrigado e um grande abraço para você também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.