Ir para conteúdo

Mais um gigante morto...


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Sinceramente, eu juro que gostaria de entender o que se passa na cabeça dessas pessoas!!!!

Isso aqui no Triângulo Mineiro é normal demais!!! Um absurdo!!!

Conheço uma figura que matou um tucunaré que pesava mais de 5kg (um peixe desse porte em nossa região não era visto desde uns 6 anos atrás).

Tem dono de loja de pesca matando pintado com 30kg, o melhor de tudo o peixe estava com ovas!!!!

Comprem máquinas digitais e filmadoras, nossos filhos e netos irão adorar !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fiquei sabendo hoje pelo porteiro e agora acabo de confirmar...

Menos um... e parece que foi vendido por R$ 800,00 não posso afirmar, pois foi informação dada pelo porteiro.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ignorancia porque? Scottinho, de onde voce acha que saem os peixes da peixaria ?. Este cherne é bem grandinho mas é comum . No Iate Clube ta cheio de gente que pesca esses bichos em lajes fundas - já vi lancha chegando com 10 - 15 com mais de 100 kilos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Ignorancia porque? Scottinho, de onde voce acha que saem os peixes da peixaria ?. Este cherne é bem grandinho mas é comum . No Iate Clube ta cheio de gente que pesca esses bichos em lajes fundas - já vi lancha chegando com 10 - 15 com mais de 100 kilos.

Ignorancia é um cara do Iate Clube fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É meio complicado essa pescaria - Se voce vai pescar em laje funda , acho que muito poucos peixes, se soltos, sobriviveriam - os bichos chegam todo estropiados.

O pessoal do iate mata muito peixe - eles acabam todos na peixaria ou no restaurante do iate ( onde se come muito bem ) - No fim não faz muita diferença se o peixe veio de uma lancha de 500.000 dolares ou foi comprado no mercado. A não ser pelo fato que o peixe pescado pelos sócios é muito mais fresco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Beto!

Cara, eu continuo achando uma pena matar um peixe deste tamanho... Como acho também uma BARBARIE o que fazem com os peixes de bico...

em nome do "esporte"... ou para pendurar um troféu ou um bico na parede. Acho que nos dias de hoje isso não pode ser mais aceito.

Sou totalmente a favor de comer peixe! Adoro! Mas a coisa tem limite. Os barcos atuneiros estão acabando com o atun no mundo. TODOS afirmavam que atun jamais poderia ser criado em cativeiro. Ano passado conheci um oceanografo australiano que é responsavel por uma fazenda de cultivo de atum gerado em "laboratório" e criado em gigantescos tanques rede no oceano. Eles tão fazendo tudo aquilo que as empresas de pesca de atun diziam impossivel.

Tu ve, temos belas trutas e salmões pra consumo, que vem de fazendas que produzem em quantidade e qualidade maravilhosa.

Cara, desculpa discordar, mas esta é minha opinião. Além de que a carne de um peixe velho destes deve paracer esponja de tão velha... Sou totalmente a favor de fazendas de criação de pescado. Extrativismo puro, pra mim ja não tem mais vez!!

abraços mosqueros,

Scotti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Citei a pesca que o pessoal do Iate faz só para mostrar que cherne de 170 kilos não é tão extraordinário assim. Peixe de bico não matam não. Mas Dourado, atum, cherne....os bom de comer matam todos. De qualquer forma não defendo nem condeno ninguem, mas acho que se é permitida a pesca, se existem peixarias, se existe gente que vive dela , principalmente pescadores miudos, como é o caso do cherne de 170 kilos, não acho que seja barbárie não.

As trutas e os salmões do chile vão bem obrigado, mas dizem que estão causando danos irrecuperaveis ao meio ambiente - assim como as criações de camarão acabam com os mangues, enfim assunto bastante complicado.

Quanto ao gosto do cherne voce esta muito enganado - é uma delícia.

Sobre as varas de bambu, me liga - a noite estarei em casa.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza grande Beto!

Putzzz este tópico é de refletir... mundinho dificil este que estamos vivendo... Muitas vezes não se sabe o que é mais certo ou mais errado...

pobre dos que ainda estão por nascer... e pior todavia se quiserem ser pescaores esportistas!!!

Te ligo sim!!!

Baita abraço!!

Scotti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Não vejo nada de mal em matar um peixe, seja que tamanho for. Absurdo mesmo é o que vi semana passada, voltando de uma pescaria, no cais vimos 4 containers de lixo cheios até a boca de corvinotas de 5~10cm aos milhares jogados simpelsmente no lixo, que devem ter vindo como subprodutos em redes de arrasto de camarão que não perdoam nada, dizimam com tudo que tem no fundo do mar, acaba com toda a vida do fundo do mar. Isso sim é revoltante!!!! E ao lado, chegavam caixas e mais caixas de outros peixes miúdos que mal dão carne nem preço de venda, como douradinhos recém nascidos de meio kilo (um dourado do mar cresce muito rápido e alcança vários kilos em um ano). Pena que não tirei fotos. Ficamos tão chocados com as cenas que só deu vontade de sair logo dali perto. Depois vem os eco-chatos condenando os pescadores amadores saboreando seus 10~20 peixinhos em sua família ou com seus amigos, ou mesmo um bom cherne...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, minha ideia era só mostrar uma matéria e é claro que isso tem varios pontos de vistas das pessoas.

Eu não concordo com varios pescadores que trazem p casa de 20 a 30 peixes ou mais, como disse o Kensuke, acho que uns 2 ou 3 se o cara quiser levar já é mais que suficiente, eu particularmente não levo mais nada a tempos, tudo que pesco solto e acho que estou ajudando dessa forma.

Não sei se todos pescadores que pescam nos mares soltam ou não, as vezes dúvido disso, principalmente as matérias que vejo nas revistas, não sei o peixe não aguentaria, não sei se eles consomem os peixes, enfim não sei como funciona, ainda mais que pescar em mar não é minha especialidade e não tenho tanto conhecimento assim p discutir esse assunto.

Mas acho que se cada um de nós fizermos nossa lição de casa, seja em agua doce, salgada, dentro do Brasil ou fora dele, podemos ter um mundo melhor e que pode aguentar por mais uns anos.

Em uma das ultimas pescarias que fiz em Minas, depois de Porto Colombia, soltar um peixe para o Piloteiro era quase um absurdo, ele ficava com uma cara de espanto, e quando chegamos na pousada o limpa peixe estava lotado de caras tomando suas cervejas e mostrando seus trofeus.Seja eles pescados de maneira tradicional(varas) ou aos que não conseguiam essa proesa, pescavam de joão bobo e tirando muitos barbados, douradinhos e etc.Eu não concordo, mas é a linha de vida deles, e não adianta falar que eles nem sequer perdem tempo para ouvir vc, de outro lado conversamos com um médico e seu filho e no segundia de pesca deles lá, voltaram para a pousada e fizeram questão de nos mostrar seu barco sem peixes, e sua camera forrada de fotos dos danados, nem tudo está perdido.

Bom pessoal como disse minha ideia era compartilhar a matéria com vcs e não causar discusão alguma ou diferença em pontos de vista, me desculpem se isso ocorreu.

Abraços

Ivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ivo,

Esse tema sempre será controverso, e com certeza todos aqui tem a mesma opinião (não matar os peixes), mas só que com pontos de vista diferentes. Discutir é uma das características de um fórum, logo não se desculpe, pois estamos aqui para isso mesmo, debater.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pescador

É isso aí Maurício, gostei da sua abordagem, ha,ha...

Peço licença para complementá-la.

Não sou contra, nem a favor, muito antes pelo contrário...ha,ha,ha...

Agora, confesso que lendo o que o Beto falou me deu agua na boca só de pensar num filézinho de cherne grelhado, hum...

Fazer o quê?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

unsure.gif A questão provocada pelo tópico "mais um gigante morto" realmente é bastantes complexa e a sua análise implica os questionamentos que estão associados à nossa pergunta : "Afinal, porque gostamos tanto de pescar". O que nos move tão intensamente na direção dessa atividade ?

Eu estou convencido de que a pesca, tal como a caça, expressa uma espécie de atavismo cultural. O homem, apesar de ter-se tornado cativo do mundo racional e tecnico-científico contemporâneo, não sepultou de todo as suas tendências institinvas, que incluem a busca pelo alimento animal e vegetal e que compõe a sua dieta polífaga e oportunista. Temos dentes caninos para dilacerar a carne animal e dentes molares para triturar matéria vegetal. Caçar e pescar para alimentar a si e aos seus, inclusive para reservar nutrientes para períodos desfavoráveis, como seca ou inverno, fez parte do rol das ações esenciais do animal homem. A diferença é que hoje não saimos mais pelas matas e pelos rios para garantir o nosso filé a pé ou o salmão grelhado. Nos balcões dos MacDonald´s da vida, nos supermercados e em milhares de mesas de restaurantes, temos tudo isto disponível. Por isso o homem se realiza animicamente quando retorna à Natureza para simular o ancestral processo de ir a caça e a pesca, porque alí se sentirá inteiramente realizado no resgate e na reconstrução de sua herança cultural.

Eu me permito sugerir que os amigos dêem uma olhada em dois textos que inclui no site do nosso clube (Anzol de Ouro), http://www.anzoldeouro.org.br/porque_pescar.htm onde autores consagrados se manifestaram sobre o tema em pauta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
É isso aí Maurício, gostei da sua abordagem, ha,ha...

Peço licença para complementá-la.

Não sou contra, nem a favor, muito antes pelo contrário...ha,ha,ha...

Agora, confesso que lendo o que o Beto falou me deu agua na boca só de pensar num filézinho de cherne grelhado, hum...

Fazer o quê?

Esta do Nelson e do Mauricio, me lembram um grande amigo advogado.

Alias os dois também o são! Conhecidencias...

Acredito que a unica carne que ainda se come em grande escala, que não vem de criatórios é a do peixe. Porque ainda tem-se uma visão tão arcaica sobre isto? Ou seria ganancia?

Ninguém come carne de gado ou frango ou porco que não seja criado, e porque não intensificar a criação de peixes e parar de explorar um recurso cada vez mais escasso?

Claro que isto envolve um tema social, pois muitos que vivem da pesca são populações ribeirinhas ou caiçaras que têm da pesca sua unica atividade profissional(por muitas vezes explorados e achatados por intermediários). Mas a medida que se crie condições para estes criarem peixes de forma sustentável ou trabalhar com isto em criatórios, o social se resolve.

Já vi alguns exemplos de sucesso na amazonia, com especies nativas onde a comunidade não quer nem saber de voltar ao rio para buscar seu sustento. Aliás ele está atrás das casas em tanques e pequenos lagos.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pessoal, quanto mais homem, menos natureza...

Quando era garoto, na escola falava-se em controle demográfico, ou controle de gente... eu sempre achava que era coisa de um futuro muito distante. Hoje, com 40 anos, essa realidade já é presente.

Abração à todos.

Vamos refletir sobre o que será de nós se a coisa andar desse jeito!

Régis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Pessoal, quanto mais homem, menos natureza...

Quando era garoto, na escola falava-se em controle demográfico, ou controle de gente... eu sempre achava que era coisa de um futuro muito distante. Hoje, com 40 anos, essa realidade já é presente.

Abração à todos.

Vamos refletir sobre o que será de nós se a coisa andar desse jeito!

Régis

Já controle demográfico ou planejamento familiar(como queiram) sou totalmente favorável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Meu Deus - isto esta complicando muito -

RECEITA p/PEIXADA c/CHERNE ou qualquer outro peixe de carne firme.

Use a parte perto do rabo (onde não tem, barriga ) corte em postas grossa - 2 ou 3 dedos de espessura.

Cebolas em rodelas - Tomates idem - Coentro em folha (pouco) - Azeite - um pouquinho de leite de côco e menos ainda de dendê ( eu não uso nem um nem outro, mas os baianos...)

Um fio de azeite no fundo da panela - espalhe rodelas de cebola e tomate - coloque as postas e salpique com um pouquinho de coentro. Repita até acabar o peixe ( no caso de cherne a panela acaba antes). O mais importante de tudo - não coloque nem um pingo de agua. Fogo baixo, panela tampada e só. O tempo de cozimento vai depender de quanto peixe - e quanto de fogo - quanto mais baixo melhor.

Com o caldo sempre se pode fazer um pirão muito bom.

Bom proveito

OBS. Estava me esquecendo - para esta receita é indispensavel matar o peixe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos,

Mesmo tendo soltado muitos peixes,

muitos peixes eu matei.

Comecei a matar no dia 14 de janeiro de 1957, as 05h30min.

Exatamente no dia em que nasci.

Muita coincidência !

Não só peixes matei, mas também passarinhos, macacos, rios, praias, oceanos...

E sem consciência, fui crescendo e destruindo.

Pra plantar comida, muito mato derrubado.

Pra abastecer o carro, muito óleo derramado...

E muitos olhos lacrimejados.

Pra ligar a TV e o PC, muita água barrei...

E muitos rios assoreei.

Nos que ainda jorram um fio d’água,

junto jorram a espuma do meu banho e a espuma da louça e da roupa que lavei.

E nisso nem pensei.

E muitos peixes nem fisguei... Mas matei.

E isso eu nem notei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu acho que o caminho é esse mesmo Salles, pois já há várias fazendas de ostras espalhadas pelo litoral, aqui na Baía de Sepetiba está surgindo uma a cada mês. Já temos os camarões do nordeste, e se não me engano já há estudos no Paraná do robalo em cativeiro.

Beto estou nessa, sei que vc é bom no preparo, então eu levo a gelada, ok.

obs: advogado não entra, só pescador tongue.giftongue.giftongue.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

quero ver quem vai levar a panela....

Use a parte perto do rabo (onde não tem, barriga ) corte em postas grossa - 2 ou 3 dedos de espessura.

se vcs compraram o tal cherne de 170kg esta posta vai ter 3 dedos por 1 metro de diametro.... laugh.giflaugh.giflaugh.gif

Não tenho a panela mas levo a barriga pra encher...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

AAAEEEEE João Emílio!!!

És Poeta????? Não sabia, mas gostei. Levas jeito!!!!

Aliás o que vc. escreveu é a mais pura verdade.

Mas... acho que vou continuar pescando mesmo assim, hê, hê, hê...

Abração.

Santa Isabel continua de pé.

Régis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Oi pessoal, desculpem, ando bastante ausente, muitas pescarias sabem como é né, mas não pude deixar de ver esse artigo e pasmem, isso não é nada diante dos desmandos da direção e de alguns associados do clube de pesca de Pirai, além de estarem utilizando filhotinhos de tucunaré para servirem de isca para a pesca, não satisfeitos os estão capturando para servi-los como tira gosto, como se faz com lambaris. É MOLE OU QUEREM MAIS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
AAAEEEEE João Emílio!!!

És Poeta????? Não sabia, mas gostei. Levas jeito!!!!

Aliás o que vc. escreveu é a mais pura verdade.

Mas... acho que vou continuar pescando mesmo assim, hê, hê, hê...

Abração.

Santa Isabel continua de pé.

Régis

Pois é Regis...

Nem banho tomo mais que é pra não poluir mais nada. biggrin.gif

Quanto à Santa Izabel, nós somos uns vagabundos... A gente só fala mas nunca combina nada. He he he he

Vamos falar com o GayLias, porque ele é que é o guia do lago (e conhece o dono, claro)

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.