Ir para conteúdo

Atherton #2 Nymph


Odimir

Postagens Recomendadas

  • Moderador

Então... esses dias recebi esse livro da Amazon: Fly-Fishing Soft-Hackles

softhackleflies.jpg

Ele já tinha escrito um livro sofre Flymphs e não faz um mês publicou esse.

A teoria do sujeito, com a qual concordo integralmente, é de que essas moscas com soft-hackle são muito subutilizadas e que a efetividade de qualquer mosca é enormemente aumentada simplesmente pela adição de um colar.

Para Patagônia 2017 está nos meus planos atar uma série de ninfas como essas do vídeo, Odimir. Bem desgranhadas, usando um dubbing bem "spiky" e com colares a torto e a direito.

:)

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
14 minutos atrás, Jost disse:

Para Patagônia 2017 está nos meus planos atar uma série de ninfas como essas do vídeo

Já estão no forno e chamo de Hare's Ear Soft Hackle.  :D

Tem também a American Pheasant Tail Soft Hackle.  :headsetsmiley:

Tudo "Variant" é claro!  :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
27 minutos atrás, Jost disse:

 

:dry:

A capa de perdiz está "pelada" de boas penas e daí não tenho opção a não ser variar a receita.  :ph34r:
Vou usas India Hen Saddle mesmo.  :headsetsmiley:

51 minutos atrás, Jost disse:

A teoria do sujeito, com a qual concordo integralmente, é de que essas moscas com soft-hackle são muito subutilizadas e que a efetividade de qualquer mosca é enormemente aumentada simplesmente pela adição de um colar.

Tolo é quem não pensa assim, basta ver o sucesso da MDR só pelas asas de Mallard Duck e as patinhas de pena de faisão. Se as trutas contassem as perninhas não "comeriam" uma de minhas moscas.  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 minutos atrás, Fausto disse:

Tolo é quem não pensa assim, basta ver o sucesso da MDR só pelas asas de Mallard Duck e as patinhas de pena de faisão. Se as trutas contassem as perninhas não "comeriam" uma de minhas moscas.  :D

É Fausto, minha experiência acumulada (não muita segundo alguns) indica que perfil é tudo no que se refere à isca submersa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu iria de tradicional. Se for pra fazer a carapaça dorsal de uma cor exótica eu compraria linha de bordado da Corrente na cor desejada. :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Um colar de wet é um gatilho para truta, certo, e eu mesmo sempre carregoa algumas na caixa. Aqui na Europa se usa estas ninfas taticamente, quando não se sabe bem onde os peixes estão e  o que comendo.  Aqui na Alemanha são chamadas de "suche nymph". 

Mas ninfas com colar podem também ser taticamente inadequado quando a ninfa tem que descer fundo em corrente muito forte, já que o colar vai funcionar como um para-quedas. Pode-se apelar para uma bead parruda, claro. E se uma micro-flymph for necessária, pode-se apelar para uma ninfa pesada na ponta e montar a micro-flymph no dropper. O problema aparece mesmo quando se está numa água onde somente o uso de uma ninfa é permitido (caso bem comum). Aí, se você tem que usar uma micro, não tem como usar colar, e o melhort mesmo é um perdigão.  A tática manda.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado pelo video mestre Odimir. :bs-aplauder: 

Achei curioso como uma pena pode ser tão colorida de um lado e do outro ser bem parda. :yes:

No final o colar é rebatido para os lados, permanecendo as fibras somente pra baixo e pros lados, acho que a montagem poderia ser feita com a retirada da ponta da pena, deixando as fibras em "v" e atando-as posicionadas dos lados (como no atado da copper john). :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
19 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

Mas ninfas com colar podem também ser taticamente inadequado quando a ninfa tem que descer fundo em corrente muito forte, já que o colar vai funcionar como um para-quedas. 

O lastro me pareceu bem pouco pra esse tipo de situação, certamente um (ou mais) bead head(s) ou um corpo pesado de um perdigón seria bem mais adequado.

Ainda mencionaria que se esta mosca (eventualmente) for usada com swing no final da deriva, a própria correnteza deverá fazê-la subir na coluna d'água, pois o colar funcionaria como uma "barbela" afastando-a do fundo. E dado que o destaque da mosca é o wing case, imagino que o objetivo seja mesmo colocá-la bem lá no fundo, de tal forma que o peixe a veja por cima. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
On 10/26/2016 at 11:20 PM, Guilherme Benevenutti said:

Será que vale a pena comprar cauda de faisão azul para atar essa belezura?

A outra opção é usar cores mais tradicionais..

Pelo que se vê por aí, o azul é uma das cores que mais atiçam a steelhead, mas eu não  consegui notar preferência por esta cor por parte de marrom, grayling e mesmo arco-íris.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Minha parca experiência com marrons e arco-íris sugere que laranja é uma boa tentativa.

Segundo me consta parece que rosa é bem seletivo pra Grayling...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
1 hora atrás, Jost disse:

De novo a história do contraste :)

A propósito: http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?/topic/13147-magneto-stone-fly/ :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Moderador

Pode ser... e ate ninfas com o colar atrás da Bead e outras na frente na frente. A diferença de posição da conta modifica completamente o perfil de uma ninfa com relação à outra e uma pode ser mais efetiva num pedaço do rio e outra noutro. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.