Ir para conteúdo

Para Patagônia 2016


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Seguindo:

Bead headed PTN em Tiemco 3761 #14. Bead 7/64" de latão, linha UNI 8/0 Dk Brown, Pavão natural, cobre 30AWG, Hare's Ice Dub na cor preta.

post-1089-0-06079800-1446486855_thumb.jp

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu acho o gap do 3761 meio estreito demais... prefiro o do 9300, mas tenho dúzias desse 3761 e do 3769 (mais curto que 3761) que quero terminar de usar, antes de investir em anzóis novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Hare's Ear modificadas: Tiemco 3761 #14, UNI 8/0 Dk Brown, ribbing Dourado, faisão natural, Dubbing Hare's Ear natural para abdômen e Olive Brown para tórax:

post-1089-0-63981900-1447005400_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pronto atei minha versão da mosca mostrada pelo Jost. :ok:

post-1-0-64337500-1447083005_thumb.png

post-1-0-13262200-1447083008_thumb.png

  • Anzol Tiemco TMC 5212 #16
  • Linha SHEER 14/0 Marrom Escuro (Dk Brown)
  • Ribbing Oval Tinsel Dourado
  • Tail Faisão Marrom
  • Abdômen Dubbin Hare's Ear Natural Fur Light
  • Tórax Dubbin Hare's Ear Plus Chocolate Marrom
  • Wing Case Faisão Marrom

post-1-0-51673500-1447083811_thumb.png

E vamos atando para Patagônia 2016. :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Hare's Ear (variante).

  • Tiemco 3761 #16
  • UNI 8/0 Dk Brown
  • Ribbing de Cobre 31AWG
  • Pena de faisão natural
  • Abdômen de linha de pesponto Corrente Y227
  • Tórax de dubbing de esquilo natural

post-1089-0-86362400-1447089804_thumb.jp

Ficaram muito boas. Bem leves e franzinas, muito similar aos bichos, no quesito delicadeza. Controlar dubbing nesses tamanhos é algo chato, de modo que a linha de pesponto é um adianto no atado. Vale experimentar.

Sigamos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Nada... só uma bolha de atado: o Fausto "tem" que ir para a Patagônia daqui uns dias e precisava de moscas... já eu estava de férias e nada mais que a obrigação atar algumas :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É isto ai os arsenal de moscas para temporada de vocês estão ótimas para as Trutas da Patagônia. :ok:

Tenho a certeza que as Trutas vão comer as moscas de vocês isto é fato. :yes:

As moscas estão preparadas para voar e cai nas bocas de algodão as escorregadias as Trutitas. :yahoo:

Sucesso absolutas de vocês. :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não sei o que está acontecendo que estou "ninfeiro" demais esses dias. :D

A mesma versão Hare's Ear agora em anzol #14.

post-1-0-93556900-1447535207_thumb.png

Lado a lado em anzol #16 e #14.

post-1-0-89289800-1447535204_thumb.png

Me animei e resolvi atar uma versão da Copper John tipo Hot Wire com fio de cobre nas cores Hot Yellow e Black.

post-1-0-81284400-1447535213_thumb.png

Na rolha para não perde o charme. :)

post-1-0-97697200-1447535210_thumb.png

Essa também está atada em anzol #14.

Seguindo pesquisando e atando... :book:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Fausto é que esta é uma doença que pega. :yes:

Fausto eu também peguei a doença e só tem uma cura ir pescar bastante. :blush:

O nome da doença é Ninfasjost muitas as vezes não tem cura. :eek:

Mais também faz parte do nossos arsenal, se a Truta não sobe chumbo dese. :unsure:

Chara é uma brincadeiriiiiiinha. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Atados de primeira. Mas eu tenho uma dúvida: não é necessário lastrear as ninfas nos rios que vocês tão planejando pescar? Mesmo que as ninfas amostradas contenham por baixo do dubbing, não me parece suficiente pra levar a ninfa rapidamente para o fundo em lugar de corredeiras. Ou a intenção é usar com algum peso externo à isca, ou mesmo em time com ninfas com beads.

Obrigado de antemão por qualquer esclarecimento.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Atados de primeira. Mas eu tenho uma dúvida: não é necessário lastrear as ninfas nos rios que vocês tão planejando pescar? Mesmo que as ninfas amostradas contenham por baixo do dubbing, não me parece suficiente pra levar a ninfa rapidamente para o fundo em lugar de corredeiras. Ou a intenção é usar com algum peso externo à isca, ou mesmo em time com ninfas com beads.

Obrigado de antemão por qualquer esclarecimento.

[]'s

Agora em dezembro é "chumbo" para baixo, os rios estão cheio e as ninfas bem lastreadas podem trazer uma bela marrom. Nesse caso, por opção minha, tenho preferência pelas Copper John, pois além do bead head, tem o tórax com fio de chumbo (ou lead free) e o abdômen de cobre. Ainda não atei as Copper John em anzol #12, mas é uma ótima opção, mesmo grandona.

Já as ninfas sem bead head que estou mostrando, as Pheasant Tail e as Hare's Ear, não estou colocando nem mesmo peito de chumbo, elas estão leves mesmo e isso porque pretendo usar elas em março, onde os rios estão 20~25 cm mais baixos que agora em dezembro. Esse ano em março foi o fator diferencial ter na caixa moscas sem lastro algum e o sucesso com a Wet MDR e Crunchers foi muito grande. Os rios estavam tão secos, algo anormal no últimos 10 anos, que uma ninfa pouco lastreada já era o bastante para agarrar limo. Nesse caso excepcional, eu procurava por trechos muito menos rasos para "garimpar" trutas maiores. Teve um caso tão impressionante que o Carlito (Carlos Gomes) pegou no rio Malleo uma enorme truta marrom por observar seu dorso fora d'água e estava na espreita de grilos (hoppers) colada num barranco, praticamente com a pança encalhada no cascalho e para abocanhar a Attractor que ele ofereu o movimento foi o mínimo possível, uma simples levantada de cabeça para abocanhar a mosca. Foi a truta dele da temporada. :ok:

Não gosto de associar peso ao líder, nem mesmo pescar com duas ninfas, embora tu saiba que não sou contra, pelo contrário, eu faço uso sim de dropper, mas na maioria das vezes uma seca e uma Wet ou uma ninfa e uma Wet. Um dia o guia Andrés Hermosilla se dedicou uma ou duas horas em me ensinar a pescar com a técnica upstream usando três ninfas e te conto que de agradável não tem nada e sendo assim, valeu para ver como montar, mas para pescar não. A situação foi tão inusitada para mim, que enquanto ele fazia a montagem em dropper, por duas vezes pescou trutinhas enquanto unia uma ninfa na outra, ou seja, no pé dele. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Continuo atando as Copper John para usar mês que vem. :)

post-1-0-56502300-1447622415_thumb.png

Uma delas está com o bead head escuro e o tórax com Ice Dub Peacock da Hareline e as outras quatro estão com bead head bronze e tórax na cor Rust da Orvis. O restante mantive a mesma receita.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Estas Copper John estão bem chamativas.

Se eu fosse uma Truta já tinha engolido estas moscas.

Estão ótimas e bem brilhosas.

É isto ai Fausto atando e fazendo as moscas voar.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Atados de primeira. Mas eu tenho uma dúvida: não é necessário lastrear as ninfas nos rios que vocês tão planejando pescar? Mesmo que as ninfas amostradas contenham por baixo do dubbing, não me parece suficiente pra levar a ninfa rapidamente para o fundo em lugar de corredeiras. Ou a intenção é usar com algum peso externo à isca, ou mesmo em time com ninfas com beads.

Obrigado de antemão por qualquer esclarecimento.

Ano retrasado nada que tinha beadhead estava pegando peixe. Nossa temporada lá fundamentou-se pesadamente em wets relativamente tradicionais, afora as cores, pois o laranja era o que mais pegava peixe.

Esse ano estou atando basicamente ninfas sem lastro, apesar de ter uma ou outra com bead. Já faz um tempo que estou pensando exatamente no que fazer e minha estratégia primeira será duas moscas, sendo a primeira provavelmente uma pesada ninfa tcheca ou com bead mais chumbo. Dessas eu ainda não comecei a atar... logo logo vou iniciar essa parte pesada do atado.

Enfim, estou dando foco em moscas leves e pequenas para seguirem atrás dessa primeira pesada: ninfas pequenas e sem lastro, wets, flymphs, etc.

Se os rios estiverem muito baixos, o que tenho a impressão de que não será o caso, talvez não faça diferença a mosca ter ou não lastro. Se a caixa estiver um pouco alta, acho que essa estratégia de duas moscas em tandem vai render bons frutos...

No fim é aquilo: chegando lá e olhando pras fussa do rio é que você vê o que vai funcionar ou não... :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Caramba Jost, acessei o tópico e estou rindo até agora. :D

Muita ingenuidade minha fazer uso da fibra de pavão para fazer o Wing Case, é frágil demais e me lembro que arrebentou muito rápido quando usei numa de minhas idas na Patagônia.

Nessa época me lembro bem que eu estava investindo bastante na compra de livros via Amazon e também comprando material de atado correto aos poucos, e isso fez total diferença. Lembro-me bem que nem espessura de linha de atado eu sabia escolher. :p

Bom rever minha aprendizagem. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Uma coisa é certo iniciar no atado é um aprendizado que só com o tempo vai melhorando cada vez mais e mais, pesquisa, literatura, vídeos, observar e analisar tudo que com tempo melhora muito os atados praticados frequentemente.

“Como o Fausto falava a mosca que fiz esta um monstrinho vou passar a gilete.”

E agora ele reduziu não fala mais porque esta cada vez melhor no atado.

Isto acontece com todos atadores que pratica muito.

Quem ver a mosca que começou a atar logo no comeso fica com a boca aberta vendo as primeiras moscas e agora fica feliz de ver a melhora no atado.

Um simples conhecimento de um atador ata perfeitamente uma mosca, quando um pescador fala qualquer mosca a truta come mais para o atado precisa ser uma mosca no visual dele totalmente perfeita, da gosto de ver a mosca que ele fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Me permitam participar da brincadeira, afinal as monstrinhas também precisam ser representadas :D

Anzol: 2x heavy, 4x long, straight eye, algum Tiemco da vida
Cauda: Marabou blood quils
Hackle: Aqueles pacotes de woolly bugger
Corpo: Dubbing de lã, alguns creme com preto outros só preto

15 voltas de fio de chumbo 0.15 nos pretos e 0.20 nos cinzas, beads de metal normal

O que vocês acharam?

sGlHDUN.jpg

ut0NbLE.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Me permitam participar da brincadeira, afinal as monstrinhas também precisam ser representadas :D

Anzol: 2x heavy, 4x long, straight eye, algum Tiemco da vida

Cauda: Marabou blood quils

Hackle: Aqueles pacotes de woolly bugger

Corpo: Dubbing de lã, alguns creme com preto outros só preto

15 voltas de fio de chumbo 0.15 nos pretos e 0.20 nos cinzas, beads de metal normal

O que vocês acharam?

Muito bom Guilherme! :okok:

Você se preocupou em vários detalhes, desde manter o padrão de tamanho da cauda, o espaçamento do arame de cobre, o colar de linha para finalizar o atado e principalmente a colocação do Hackle que está muito bem feito. Você fez um bom trabalho e certamente será do agrado de qualquer pescador ou peixe. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jost, Fausto e Cacosa, muito obrigado pelo incentivo :)

Venho tentando melhorar o meu atado e está sendo uma jornada muito divertida, mesmo que as vezes frustrante.

Continuem mandando os atados que estão fantásticos!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Guilherme,

No meu entender ficaram ótimas, e como já comentado, bem proporcionadas e primorosamente atadas inclusive o lastro aplicado.
A semelhança entre elas e o mesmo "bulk", denotam capricho e habilidade no atado.
Parabéns, continue progredindo !

Abraços

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É isso aí... o Beto Saldanha sempre fala que você pode identificar um bom atador pela semelhança PROPOSITAL (:happy:) entre iscas do mesmo tipo. Sorte não vale.

As suas iscas estão todas muito parecidas e todas com uma aparência ótima.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu não costumo atar Copper Johns, pois pra atar uma vc tem uma lista de material do tamanho de uma lista de compras de mês do Pão de Açúcar. :dry:

Mas para o ano que vem elas me pareceram uma boa opção para ninfas muito pesadas, de forma que resolvi atar umas dez, apesar da irritação prévia.

O Biot da cauda é o cú da cobra de atar... pedacinho de pena maldito e retardado que não obedece nem no grito... :facepalm:

Enfim, depois de umas 6 eu pelo menos peguei o jeito de fazer um tórax mais bem proporcionado. Atei uma variante que não leva gosma em cima:

post-1089-0-83032200-1448146807_thumb.jp

Atei com o que tinha em casa, pois não tinha anzol 2XL de comprimento conforme a receita. Assim, fiz em anzol Partridge SH2 que é 1XL, de forma que elas ficaram meio nanicas... mas definitivamente ficaram pesadas, que era meu objetivo.

  • Partridge SH2 #10
  • Bead 3,3mm de latão
  • Uni 8/0 Black
  • Biot ( :censored::furious::facepalm: ) Marrom
  • Cobre 27AWG
  • Flashabou Pérola
  • Scudback preto
  • Cerdas de pavão (outra coisa que não costumo usar)
  • Hackle de India Hen natural

:happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu não costumo atar Copper Johns, pois pra atar uma vc tem uma lista de material do tamanho de uma lista de compras de mês do Pão de Açúcar. :dry:

Mas para o ano que vem elas me pareceram uma boa opção para ninfas muito pesadas, de forma que resolvi atar umas dez, apesar da irritação prévia.

O Biot da cauda é o cú da cobra de atar... pedacinho de pena maldito e retardado que não obedece nem no grito... :facepalm:

Enfim, depois de umas 6 eu pelo menos peguei o jeito de fazer um tórax mais bem proporcionado. Atei uma variante que não leva gosma em cima:

attachicon.gifDSC00742.JPG

Atei com o que tinha em casa, pois não tinha anzol 2XL de comprimento conforme a receita. Assim, fiz em anzol Partridge SH2 que é 1XL, de forma que elas ficaram meio nanicas... mas definitivamente ficaram pesadas, que era meu objetivo.

  • Partridge SH2 #10
  • Bead 3,3mm de latão
  • Uni 8/0 Black
  • Biot ( :censored::furious::facepalm: ) Marrom
  • Cobre 27AWG
  • Flashabou Pérola
  • Scudback preto
  • Cerdas de pavão (outra coisa que não costumo usar)
  • Hackle de India Hen natural

:happy:

Bom demais. :yes::okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Hoje foi mais um dia de grandes ninfas lastreadas, para compor o time do peso-pesado:

O abdômen dessa primeira é muito bom. Nunca havia atado. Scudback marrom por baixo e Flashabou pérola por cima, com ribbing de fio de nylon. Fica um efeito iridescente sobre o marrom translúcido muito interessante.

post-1089-0-52770300-1448221360_thumb.jp

Essa é bem simples de atar e muito pesada.

post-1089-0-35858800-1448221365_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sei que é apenas a minha primeira experiência na Patagônia, mas esta foi a mosca do dia pra mim, no Río Meliquina:

post-1241-0-76049600-1448328527_thumb.jp

Caddis Pupa, atada na casa do Boss, durante o workshop de Janeiro de 2015. Já me rendeu boas capturas também no Brasil. Façam algumas. :ok:

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.