Ir para conteúdo

The Elk Hair Caddis - in memory Al Troth...


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

O sucesso da Elk Hair Caddis se deve ao fato de que as caddisflies são dos insetos mais abundantes nos cursos de água.

Muitos mosqueiros defendem que as caddis deveriam ser as moscas do flyfishing ao invés das efêmeras, tal a sua importância.
Esta mosca desenvolvida por Al Troth certamente deve ser a melhor imitação de adultos de insetos deste gênero.
Curiosamente foi desenvolvida com a intenção de ser uma mosca úmida, mas lançada na água flutuou como uma rolha, nos brindando com uma das secas mais eficazes que possamos ter em nossas caixas de moscas !

Abração

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bacana Seu Odimir! :ok:

Desde o último intercâmbio de atado estou motivado em atar uma boa coleção dessa mosca para Patagônia 2016 e agora me motivei ainda mais. :yes:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

;) O Willian Marini está certíssimo: Rock é legal; mas "não casa" com o suave entorpecimento e/ou transcendência do Fly ..., que está mais p/ " Debussy" (Claude) que p/ "Iron Maiden"

Linda e, me parece, muito justa homenagem ! Ainda enriquecida pelos comentários de nosso Mestre, após primeiras manifestações dos colegas. :bs-aplauder: .

Vlw, por repartir!

abção.

Editado por Ilza
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Também está em meus planos atar a receita tradicional. :ok:

http://www.charliesflyboxinc.com/flybox/print.cfm?parentID=44

DSC05153.JPG

:):):)

Este atado da foto está maravilhosamente bem proporcionado !

Editei o cabeçalho do tópico acrescentando uma foto de Al Troth, desta forma a homenagem fica mais completa.

Fausto, torço para que captura algumas trutas como a mostrada na foto de Al Troth.

Abração

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

:):):)

Este atado da foto está maravilhosamente bem proporcionado !

Editei o cabeçalho do tópico acrescentando uma foto de Al Troth, desta forma a homenagem fica mais completa.

Fausto, torço para que captura algumas trutas como a mostrada na foto de Al Troth.

Abração

Odimir

Mestre, ano que vem vou comemorar 10 anos de pesca na Patagônia ( :ok:), Foi em 2006 que lá estive pela primeira vez e no decorrer desse tempo acumulei muitas observações e experiência de pesca ( :book:). Posso dizer que já pesquei com tudo quanto é mosca desenvolvida para as trutas (claro que estou exagerando), bem como usei diversas técnicas e hoje, depois de estar mais "calmo" em relação a necessidade de pescar muitas trutas, estou mais adepto de curtir a pescaria de forma mais gentil comigo mesmo e para essa "gentileza" as moscas secas serão minhas selecionadas para mais uma vez ser feliz pescando nos rios Quillén, Pulmarí, Malleo, Chimehuin, Caleufú e outros mais. :)

Fica ligado nos relatos da próxima temporada e espero contar muita história. :graduado:

Prometo que vou mentir o mínimo possível. :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A melhor maneira de homenagearmos esses "caras" é atando e pescando com as suas moscas...

Com certeza, maneira "das melhores"..., Neumann. Mas parece que certos fatos , ainda que importantes em nossas vidas; teem sua ppia importância e significados diminuídos, se não vierem, ainda que esporadicamente, acompanhados de outros como, no caso: seu histórico e explícito reconhecimento/homenagem a seu criador.

Editado por Ilza
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Isso André, faça o atado com anzol #12 e depois #14 para somente então partir para o #16. Controlar esses pelos é complicado e tenho uns três pedaços desse pelo apropriado para o atado de Comparadun, pois são curtos e finos.

Eles chamam na venda de Comparadun Hair.

NSComparadunDeer2x348Natural.jpg

IMG_6119.jpg

São muito bons também para atar as Elk Hair Caddis ou Emerger com CDC em tamanho #16 ou #18.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Na minha humilde inexperiência com esses pelos, acho que você está apertando o fio demais na base das "asas"... me parece que a tensão do fio de atado deve ser levemente menor na base das asas (pra não espanar demais o pelo) e depois vai crescendo em direção à cabeça pra realmente segurar os fios por lá...

Procede isso?

tipo assim o gráfico de tensão:

ASAS I I I I I I I I I I I I I I I I CABEÇA

TENSÃO CRESCENTE ----------------->

:bag:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Está no caminho certo. :ok:

A mesma dificuldade que está passando também passo nesse atado, os pelos tendem a arrepiar bastante quando estrangulo a linha de atado. Vejo que seguiu a receita padrão, inclusive respeitou o comprimento das cerdas do hackle de modo que não ultrapasse muito o gap do anzol, mas nesse caso prefiro usar o GAP como limitador e quando seleciono a pena para fazer o hackle, escolho de modo que suas cerdas não ultrapassem o gap do anzol, mas isso é gosto do pescador e seu atado não está fora da receita.

Gosto de medir o comprimento das asas assim:

winglength.jpg

Gosto de prender a pena para fazer o hackle assim:

hackle2.jpg

As cerdas com essa medida:

needle.jpg

E quando estrangulo os pelos prefiro fazer assim:

wing2.jpg

Mas antes de prender os pelos eu laço eles com duas voltas para somente então fixar sobre a haste do anzol. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Na minha humilde inexperiência com esses pelos, acho que você está apertando o fio demais na base das "asas"... me parece que a tensão do fio de atado deve ser levemente menor na base das asas (pra não espanar demais o pelo) e depois vai crescendo em direção à cabeça pra realmente segurar os fios por lá...

Procede isso?

Procede sim Jost e se ele usar um pelo menos espesso e mais curto esse efeito diminui bastante, por isso que prefiro usar Comparadun Hair para fazer as asas das minhas Elk Hair. O pelo de Elk Hair é mais grosso e mais oco e ao estrangular a linha de atado acontece esse efeito, que é bem desejável numa Humpy ou até mesmo numa Stimulator, mas para montar as Elk Hair eu não gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Esse foi um material que ainda não usei nos meus atados... ele não afunda :D

Mas tenho isso comigo... qualquer hora dessas faço umas secas e dou pra você testar, Fausto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Esse foi um material que ainda não usei nos meus atados... ele não afunda :D

Mas tenho isso comigo... qualquer hora dessas faço umas secas e dou pra você testar, Fausto.

Manda ver! :okok:

Aproveita que estaremos juntos na Patagônia ano que vem e estou "seco" de vontade de pescar com secas. :laugh:

Estou até com medo de abrir minha caixa de moscas no meio daquela ventania toda!!! :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Está no caminho certo. :ok:

A mesma dificuldade que está passando também passo nesse atado, os pelos tendem a arrepiar bastante quando estrangulo a linha de atado. Vejo que seguiu a receita padrão, inclusive respeitou o comprimento das cerdas do hackle de modo que não ultrapasse muito o gap do anzol, mas nesse caso prefiro usar o GAP como limitador e quando seleciono a pena para fazer o hackle, escolho de modo que suas cerdas não ultrapassem o gap do anzol, mas isso é gosto do pescador e seu atado não está fora da receita.

Gosto de medir o comprimento das asas assim:

winglength.jpg

Gosto de prender a pena para fazer o hackle assim:

hackle2.jpg

As cerdas com essa medida:

needle.jpg

E quando estrangulo os pelos prefiro fazer assim:

wing2.jpg

Mas antes de prender os pelos eu laço eles com duas voltas para somente então fixar sobre a haste do anzol. ;)

Foi bem esses passos que segui para atar a minha.

A forma de atar a pena, o comprimento e fixação dos pelos...

Apenas as cerdas da pena que acabei não medindo muito, mas busquei uma que fosse de tamanho o mais próximo possível do gap do anzol.

Acredito que, se atar essa isca com um thread mais grosso (6/0 ou 4/0) os pelos ficarão mais acomodados, devido a expesura da linha.

Lei da física: quanto menor a área, maior a pressão. Logo, quando mais fina a linha, mais pressão sobre o pelo, mais ele eriça...

Correta essa minha lógica?!

:unsure2:

É claro, o tanto que se estrangula o pelo também faz diferença...

Editado por André Vergara
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Aqui ó, sobre isso de não apertar de uma vez para não espanar o pelo:

O atador é meio esquisito, mas transmite a mensagem... :bag:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Antes de fechar com o whipfinish eu faço um bom "colar" para acamar as cerdas e com pouca tensão.

elkhaircaddis2.jpg

Depois disso sou generoso com esse head cemente que já vem com aplicador.

73bc8a46e4513a2a5558b15c9bd57b52.jpg

Eu fecho bem com os dedos as asas ao aplicar esse head cemente e aguardo alguns instantes antes de soltar. Esse líquido é bem absorvido quando aplicado sobre a cabeça da mosca, ele sela tudo, linha, pelos e o que estiver por baixo, inclusive mantendo as asas "coladas" em seu devido lugar. Outrora, lá pelas bandas de 2002/2003 eu pescava com uma mosca Elk Hair umas duas ou três trutas e ela de desmanchava, atualmente eu pesco dezenas de trutas com a mesma mosca. :happy:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O atador é meio esquisito, mas transmite a mensagem... :bag:

Achei também...meio esquisito o cara.

hehehehehehehe

Brincadeiras a parte, nesse vídeo achei que ficou um pouco mais fácil do pelo não arrepiar pois ele tem "espaço de pelo" para fixa-lo melhor e apertar mais pra frente, sem precisar apertar na base onde ele começa o atado.

No caso da Elk Hair, se começa a atar os pelos quase no olho do anzol, então, em pouco espaço, você tem que fixa-los e, em geral, com poucas voltas de fio...

Apenas a minha opinião... :bag:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O que você acha que essa pessoa está fazendo antes de apoiar as asas sobre a haste do anzol?

needle.jpg

Observe que o atador deixa um gap largo o bastante para apoiar as asas e depois reforçar com nova colagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bem, eu não sei bem o que dizer então me calarei... provavelmente você tem razão.

Que nada mestre Jost!!

Cada pitaco conta pra melhorar nossos atados!

Eu que, com apenas 2 anos de fly e talvez 1 de atado ( :bag: ) estou dando pitaco demais...

É que vejo os vídeos e, como penso muito pela lógica, vejo o que pode ter influenciado e mostro meu ponto de vista, que, pelos meus atados, na maioria das vezes está errado...hehehehehe

O que você acha que essa pessoa está fazendo antes de apoiar as asas sobre a haste do anzol?

needle.jpg

Observe que o atador deixa um gap largo o bastante para apoiar as asas e depois reforçar com nova colagem.

Em relação ao grifo, você diz para deixar a haste do anzol um pouco mais livre, não atando as asas tão próximas ao olho do anzol?

:unsure2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

 


Em relação ao grifo, você diz para deixar a haste do anzol um pouco mais livre, não atando as asas tão próximas ao olho do anzol?
:unsure2:


Digo para deixar um espaço livre próximo do olho do anzol, sem levar o dubbing até o olho do anzol, e sobre esse espaço que será somente de linha de atado, preparar para receber as asas apoiadas. Quando eu estrangulo a linha de atado o faço sobre o local livre, sem dubbing, somente com linha, que será a cama e depois "colo" tudo.

wing4.jpg
A única diferença neste atado para o meu é que já consigo cortar as cerdas de Comparadun Hair fazendo a cabeça da mosca antes de apoiar sobre a haste do anzol. ;)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Digo para deixar um espaço livre próximo do olho do anzol, sem levar o dubbing até o olho do anzol, e sobre esse espaço que será somente de linha de atado, preparar para receber as asas apoiadas. Quando eu estrangulo a linha de atado o faço sobre o local livre, sem dubbing, somente com linha, que será a cama e depois "colo" tudo.

wing4.jpg

A única diferença neste atado para o meu é que já consigo cortar as cerdas de Comparadun Hair fazendo a cabeça da mosca antes de apoiar sobre a haste do anzol. ;)

HUUUUUUUMMMMMM!

Agora sim está entendido!

hehehehehe

(iniciante é fogo... :blush: )

Vou tentar atar com um fio um pouco mais grosso (pois na minha usei um 8/0) e deixar essa parte da haste livre pra receber as asas.

Tendo o novo resultado, posto aqui!

:D

Abraços Boss e obrigado pela paciência!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sugiro a leitura da Matéria Especial: "Atando com Pelos" dividida em 4 partes, nas edições número 5, 8, 9 e 11 do Notícias ABPM, com texto do Marcelo Morales e tradução do JP:

http://www.youblisher.com/p/1018034-Noticias-ABPM-ano-1-volume-5-novembro-2014/

http://www.youblisher.com/p/1084070-Noticias-ABPM-8a-edicao-fevereiro-2015/

http://www.youblisher.com/p/1107159-NOTICIAS-ABPM-9a-EDICAO-MARCO-de-2015/

http://www.youblisher.com/p/1155715-Noticias-ABPM-11a-edicao-Maio-2015/

É um verdadeiro tratado sobre o tema. :)

Dá pra entender porque os pelos arrepiam, o que fazer pra não arrepiar, pra arrepiar e um monte de dicas pra que tipo de pelo escolher em função de cada atado. Os pelos possuem características diferentes em função da parte do animal, do sexo, da idade, etc. Leiam, vale muito a pena.

Uma dica boa (não sei se estou chovendo no molhado), com relação ao alinhamento, é retirar todo o sub-pelo e usar um hair-stacker adequado em funçào do volume do tufo. A melhor maneira de retirar o sub-pelo é com pequenos pentes, como esse:

combandhair.jpg

Um substituto barato é uma escova/pente de sombrancelhas/cílios, facilmente encontrada em lojas de cosméticos, dê preferência para os de metal, pois os de plástico tendem a ser muito frágeis. :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O pior é que vocês nem me escolheram como Administrador!!! :laugh:

Me tornei Administrador por osmose de tanto querer uma casa arrumada. :pipe:

Quem mandou ser o Boss...hehehehe

Na verdade, eu q comecei a discussão no tópico errado...

Mas agora vai servir para mais colegas mosqueiros!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sugiro a leitura da Matéria Especial: "Atando com Pelos" dividida em 4 partes, nas edições número 5, 8, 9 e 11 do Notícias ABPM, com texto do Marcelo Morales e tradução do JP:

http://www.youblisher.com/p/1018034-Noticias-ABPM-ano-1-volume-5-novembro-2014/

http://www.youblisher.com/p/1084070-Noticias-ABPM-8a-edicao-fevereiro-2015/

http://www.youblisher.com/p/1107159-NOTICIAS-ABPM-9a-EDICAO-MARCO-de-2015/

http://www.youblisher.com/p/1155715-Noticias-ABPM-11a-edicao-Maio-2015/

É um verdadeiro tratado sobre o tema. :)

Dá pra entender porque os pelos arrepiam, o que fazer pra não arrepiar, pra arrepiar e um monte de dicas pra que tipo de pelo escolher em função de cada atado. Os pelos possuem características diferentes em função da parte do animal, do sexo, da idade, etc. Leiam, vale muito a pena.

Uma dica boa (não sei se estou chovendo no molhado), com relação ao alinhamento, é retirar todo o sub-pelo e usar um hair-stacker adequado em funçào do volume do tufo. A melhor maneira de retirar o sub-pelo é com pequenos pentes, como esse:

combandhair.jpg

Um substituto barato é uma escova/pente de sombrancelhas/cílios, facilmente encontrada em lojas de cosméticos, dê preferência para os de metal, pois os de plástico tendem a ser muito frágeis. :ok:

Perfeito Xará!

Vou ler com mais calma as matérias!

Eu tive o imenso prazer de conhecer o senhor Marcelo Morales, na loja dele em Buenos Aires.

Eu, em plena lua de mel, fui duas vezes na loja dele para comprar materiais. Ainda bem que a esposa entendia a minha necessidade e me acompanhou em toda a trajetória...hehehehehe

Mas o senhor Morales (mera coincidência de sobrenome, pois me chamo André Morales Vergara) é um mosqueiro daqueles exemplos pra todos.

Mesmo eu sendo um pescador EXTREMAMENTE inexperiente e maravilhado por ter entrado em uma fly shop pela primeira vez ( :bag: ) teve toda a paciência de em atender, me explicar muitas coisas básicas sobre atado, linhas de fly, dicas, enfim, aquele pescador que, como muitos aqui no fórum, merecem ser conhecidos pessoalmente e, de preferência, sem hora marcada para terminar a conversa!!!

hehehehe

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O pior é que vocês nem me escolheram como Administrador!!! :laugh:

_ Se dependesse de votação....Sem chances !! :D Bricadeira ; afinal :

Me tornei Administrador por osmose de tanto querer uma casa arrumada. :pipe:

_ A isto se chama: " v o c a ç ã o " !! :ok: :)

Editei.

Boss, como é o uso deste bico injetor de cement mostrado acima, para que o produto não seque e endureça dentro dele ? A tampinha vermelha impede que o ar seque o produto dentro da agulha?

Se improviso uma tampinha do tipo p uma seringa, será que conseguimos usar o método com colas C.Acr ( de diferentes velocidds de secagem) e outras ?

Grata.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Se dependesse de votação eu estava frito!!! :laugh:

O "pequeno ditador" segue firme no comando do fórum. :happy:



Boss, como é o uso deste bico injetor de cement mostrado acima, para que o produto não seque e endureça dentro dele ? A tampinha vermelha impede que o ar seque o produto dentro da agulha?

Se improviso uma tampinha do tipo p uma seringa, será que conseguimos usar o método com colas C.Acr ( de diferentes velocidds de secagem) e outras ?

Grata.

Essa foto acima não é minha, peguei na Internet para demonstrar alguns procedimentos que sigo. No meu caso uso o bico aplicado que veio com o Head Cement da Loon.

73bc8a46e4513a2a5558b15c9bd57b52.jpg

O bico aplicador vem com uma tampinha emborrachada que impede da cola secar dentro dele. O Head Cement que uso é a base d'água e o acabamento não fica como se fosse resinado. Quando quero um acabamento como se fosse resinado uso esse Head Cement abaixo.

loon_tie_hard_head_lgx.jpg

Uso a versão CLEAR e ainda não precisei comprar a BLACK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Claro que sim e controlar esses pelos não é fácil não. :ok:

Quanto ao hackle, as fibras estão longas demais e ficaram muito espetadas para trás as que estão próximas do gancho do anzol. Procure nessa capa de galo que tem as penas que tenham as fibras mais curtas, as que ficam mais próximas do pescoço do galo. A aplicação do Dubbing e do rib ficou legal. Diminua um pouco a quantidade de pelo das asas para ver se fica menos espetado, mas garanto que as trutas não verão esse detalhe, somente nós mesmo. A quantidade de linha que usou para estrangular os pelo ficou larga demais. Tente fazer um "cinturão" de linha mais estreito e assim a cabeça da mosca aparecerá melhor.

Também tenho a mesma dificuldade para atar as Elk Hair e só treinando é que melhoramos no atado. Por isso que não paro de atar e dá dó passar o estilete em algumas de minhas moscas, mas confesso que não me sinto mais culpado por causa disso, pois vejo como fazendo parte da minha aprendizagem. :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Agora deu mais vontade de atar!!

:D

Amanhã vou tentar uns tucuninhas e to levando as duas junto (a primeira e esta).

As mais "bonitinhas" vou deixar pras trutas!

hehehehe

Abração e obrigado pela opinião!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Uma pequena dica :
Elks atadas em anzóis pequenos como #20 e #22 são muito eficientes.
Com corpo verde fluor e asas em deer hair cor laranja, transforma-se em uma atractor venenosíssima !

Abração

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Uma pequena dica :

Elks atadas em anzóis pequenos como #20 e #22 são muito eficientes.

Com corpo verde fluor e asas em deer hair cor laranja, transforma-se em uma atractor venenosíssima !

Abração

Odimir

Opa!!

Boa dica!!

Só me faltam duas coisas pra ter essa mosca que o mestre descreveu: experiência e materiais adequados, ou seja, tudo praticamente!

uiohaoiuhaoiuha

Mas vontade eu tenho bastante!

Apenas pra complementar, essa elk que postei a foto ai em cima é a minha segunda elk atada até hoje. A primeira foi a anterior, que o mestre Fausto me deu algumas dicas de como melhorar (a foto está neste mesmo tópico).

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Isso sem mencionar que trata-se de um anzol #20 ou #22! :eek:

Coisinhas diminutas desse tamanho tornam bem mais difícil várias tarefas, até mesmo estabalecer a proporcionalidade das partes (asa, corpo, cabeça, etc). :unsure2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Isso sem mencionar que trata-se de um anzol #20 ou #22! :eek:

Coisinhas diminutas desse tamanho tornam bem mais difícil várias tarefas, até mesmo estabalecer a proporcionalidade das partes (asa, corpo, cabeça, etc). :unsure2:

Pois é xará...

Isso deve ser um veneno pros lambaris. Mas ainda vou demorar um pouco pra chegar nesse nível!

Por enquanto vou ficar com as elks #12 ou #10 e com as parachutes #16 e #18...

Logo mais me aventuro em umas menores...hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.