Ir para conteúdo

The Elk Hair Caddis - in memory Al Troth...


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Pois é xará...

Isso deve ser um veneno pros lambaris. Mas ainda vou demorar um pouco pra chegar nesse nível!

Por enquanto vou ficar com as elks #12 ou #10 e com as parachutes #16 e #18...

Logo mais me aventuro em umas menores...hehehehe

Certamente é, mas no nível de "cegueira" que eu estou isso é um veneno pros olhos! :laugh::laugh::laugh:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Certamente é, mas no nível de "cegueira" que eu estou isso é um veneno pros olhos! :laugh::laugh::laugh:

Te entendo bem...pelo que vejo, logo logo chega a minha vez de usar lupa para atar!

hehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Claro que sim e controlar esses pelos não é fácil não. :ok:

Quanto ao hackle, as fibras estão longas demais e ficaram muito espetadas para trás as que estão próximas do gancho do anzol. Procure nessa capa de galo que tem as penas que tenham as fibras mais curtas, as que ficam mais próximas do pescoço do galo. A aplicação do Dubbing e do rib ficou legal. Diminua um pouco a quantidade de pelo das asas para ver se fica menos espetado, mas garanto que as trutas não verão esse detalhe, somente nós mesmo. A quantidade de linha que usou para estrangular os pelo ficou larga demais. Tente fazer um "cinturão" de linha mais estreito e assim a cabeça da mosca aparecerá melhor.

Também tenho a mesma dificuldade para atar as Elk Hair e só treinando é que melhoramos no atado. Por isso que não paro de atar e dá dó passar o estilete em algumas de minhas moscas, mas confesso que não me sinto mais culpado por causa disso, pois vejo como fazendo parte da minha aprendizagem. :ok:

Grande mestre Fausto.

Eu estava vendo novamente o vídeo e percebi uma coisa.

Na parte que ele aparece atando a mosca e fazendo hackle (próx. aos 2 min), as cerdas parecem serem um pouco maiores que o gap do anzol. E no final do vídeo, eles mostram uma mosca atada e dizem ser "a original".

Pela imagem, as cerdas do hacle também ultrapassam levemente o tamanho do gap do anzol.

Não sei se a receita original ele usou uma pena com cerdas maiores de propósito...

elk%20hair%20original_zpshz3ldovg.jpg

Seria esse um estilo diferente, algo do gênero?!

:unsure2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mas é isso mesmo André, as cerdas podem ultrapassar pouca coisa o gap, apenas fica como opção escolher as cerdas mais curtas para cobrir somente o gap e não ultrapassar ele. Essa é minha opção. :ok:

Quanto a atar uma Elk Hair em anzol #20 ou #22 a coisa se torna bem crítica... Primeiro porque já complica arrumar um hackle com cerdas bem curtas, para isso tem que ter um bom cape grade #1 ou grade #2 para tirar as penas próxima ao neck ou comprar um pack 100 com penas de rooster saddle adequadas para o tamanho do anzol. Segundo pelo pedaço de Elk Hair que tem, pois estará minimizando o tamanho do anzol e mantendo os pelos que seriam adequados para um anzol #12 ou #14, nesse caso teria que ter um pedaço de Elk Hair com pelos mais finos e consequentemente mais macios. Terceiro que a maioria dos amigos que atam uma Elk Hair em anzol #20 ou #22 fazem o tamanho das asas como se fosse para anzol #16 e sendo assim, as moscas ficam fora das proporções da receita original. Mas tudo isso é bobagem, as trutas não carregam régua para medir esses detalhes e partem para dentro. O problema está no olhar do pescador, que se torna exigente com o tempo de experiência que tem ao pescar trutas e ver o atado dos mestres atadores. Quarto que a linha de atado tem que ser mais fina. Pode não parece, mas uma linha 14/0 seria a adequada para atar uma mosca tão pequena.

Um ótimo hackle tem cerdas uniformes e muitas fibras por centímetro.

dry-fly2-350.jpg

Um cape como esses você aproveita as penas próximas do pescoço.

whiting-high-dry-hackle-cape-6.gif

Já um saddle você aproveita muito mais.

Saddle-Web.jpg

Você pode comprar meio saddle.

post-1-0-92646400-1437164190.gif

A questão é que queremos e nem sempre podemos e quando podemos nem sempre tem e quando tem nem sempre podemos. Comprar no eBay vem, mas como nosso "magnífico" sistema de correio... É um tiro no escuro, mas todos os tiros que dei, tive a sorte de acertar com os capes que comprei.

Porque compro capes ao invés de saddles?

Preço, apenas isso.

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Realmente estas Elk Hair Caddis pequenas são criticas quanto aos materiais, e grande parte no sucesso do atado dependerá deles.
Mas pode-se adotar algumas variações, substituindo-se os pelos de Elk por CDC.
Os saddles de penas genéticas da Whiting também podem ser adquiridos na versão de 1/4 de saddle ou mesmo em pacotes com uma quantidade de penas em numerações selecionadas suficientes para atar 100 moscas, conhecidos como "Whiting 100 packs".
Estas numerações alcançam até #22.

whitings_100s.jpg

Na vegetação e arbustos marginais dos rios e lagos da Patagônia é possível encontrar miríades de minúsculas caddis adultas, bastando bater o boné sob as ramagens.
Já fiz lindas capturas com estas mosquinhas minúsculas.

Abaixo algumas que coletei, não tão pequenas...

Jan-2011102.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

"...

Jan-2011102.jpg

..."

Estarei delirando, ao supor que no meu micro-apto., no 15º andar, embora c raridade, às vezes recebo visita de umas irmãs destas ? Só por dó, não meti-lhes um inseticida para observá-las à Lupa... :innocent::devil2:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Só para completar o que o amigo Fausto colocou.

Isto de atar moscas do tamanho de anzol 20 e 22 tem outro motivo a visão do atador e conseguir as proporções dos matérias que vai empregar.

Cansa bastante os olhos podendo afetar no futuro mesmo com as lupas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olha a elk enganando mais um aqui....
Um "pequeno monstro" que deu um trabalho danaaaaado pra tirar no #4... :whistle::bleh:

(a parte do trabalho é brincadeira...hehehehe)

IMG_20150718_115945_zps2lnlh7fi.jpg

Abraços!!

Editado por André Vergara
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Estarei delirando, ao supor que no meu micro-apto., no 15º andar, embora c raridade, às vezes recebo visita de umas irmãs destas ? Só por dó, não meti-lhes um inseticida para observá-las à Lupa... :innocent::devil2:

Questão complicada Ilza... não sei dizer e posso escrever uma tremenda besteira, mas vamos lá... :(

Existem insetos muito semelhantes as Caddis e pode de fato nos confundir.

post-1-0-80309000-1437478778_thumb.jpg

No caso acima é uma traça e se cair na margem do Macaé de Cima a truta vai devorar numa boa. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aos mestres, queria tirar uma dúvida...

No sábado, quando peguei esse "gigantesco" ( :bag: ) tucuna, minha elk hair não estava flutuando, mas sim, vindo praticamente pela sub-superfície.

Isso seria normal?

É necessário adicionar flotante para que ela seja uma dry fly efetivamente?!

Em qual parte é preciso fazer essa adição, caso for necessário?!

Editado por André Vergara
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É anormal ela afundar e o correto é flutuar mesmo sem aplicar flotant. O uso do flotant auxilia bastante e como hábito passamos sempre nas moscas secas antes de começar a usar. Pode passar nas asas e corpo da mosca seca sem problema algum. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É anormal ela afundar e o correto é flutuar mesmo sem aplicar flotant. O uso do flotant auxilia bastante e como hábito passamos sempre nas moscas secas antes de começar a usar. Pode passar nas asas e corpo da mosca seca sem problema algum. :ok:

Valeu Grande Mestre!!

:D

Infelizmente, algumas horas depois dessa captura, vim a perder minha elk hair pra um mato que estava na água...

:(:surly:

Fazer o que, faz parte da pescaria!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Assim justifica atar mais e mais! :D

Passo por isso também com certeza e não é por isso que vou me aborrecer, mas que tem horas que fico chateado eu fico. Principalmente quando é a mosca do dia e a última! :D:p

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olha a elk enganando mais um aqui....

Um "pequeno monstro" que deu um trabalho danaaaaado pra tirar no #4... :whistle::bleh:

(a parte do trabalho é brincadeira...hehehehe)

IMG_20150718_115945_zps2lnlh7fi.jpg

Abraços!!

E veja só, nem só de peixinhos vivem os tucas. :)

Aí sim xará! :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Questão complicada Ilza... não sei dizer e posso escrever uma tremenda besteira, mas vamos lá... :(

Existem insetos muito semelhantes as Caddis e pode de fato nos confundir.

attachicon.gifimg-01.jpg

No caso acima é uma traça e se cair na margem do Macaé de Cima a truta vai devorar numa boa. :)

Gde Boss, Grata p atenção!

No caso aqui, não é traça pq, felizmente, não as temos. Mas trata-se de umas mosquinhas ( geralmente 01 ou 02 que transitam entre flores da sacada, passando pelas da sala, passam p cozinha ( onde tvz sejam atraída por algumas frutas) ; e vão até área de serviço onde há outras flores, bem como um mínimo lixinho ( antes de serem descartados). Muito simpáticas, com asas um pco escurecidas...As vezes somem, pra retornar dias depois a . Tvz compatíveis com atados de anzóis #16 a #18 . Edu queria capturá-las e examiná-lás à lupa. Mas não deixei :innocent:. Acho bacana examiná-las de pertinho, qdo elas deixam...mas sem magoá-las :wub:

Vlw!

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

E veja só, nem só de peixinhos vivem os tucas. :)

Aí sim xará! :ok:

Pois é xará!!

E depois desse, no mesmo ponto, tive mais uma investida, mas como a água estava muito fria e o lago subiu demais, eles estavam muuuuito manhosos.

Mais tarde eu até coloquei um streamer de bucktail, que tive uns rebojos, mas sem uma investida "mais séria", tamanha a letargia dos bocudos. E olha que eu insisti no ponto onde tive o rebojo...

Quem sabe, se final de semana esquentar mais, eu dou um pulo lá de caiaque!! Ai a briga vai ser outra!! hehehehehe

Abração!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

E veja só, nem só de peixinhos vivem os tucas. :)

Aí sim xará! :ok:

Olha a elk enganando mais um aqui....

Um "pequeno monstro" que deu um trabalho danaaaaado pra tirar no #4... :whistle::bleh:

(a parte do trabalho é brincadeira...hehehehe)

IMG_20150718_115945_zps2lnlh7fi.jpg

Abraços!!

E veja só, nem só de peixinhos vivem os tucas. :)

Aí sim xará! :ok:

Bacana, heim? A. Vergara e Prof Ribeiro !

Parece que uma Cadis ou outro inseto meio grandinho, que habitem suas águas, não são enjeitados messss pelos tucas. Vide este vídeo do Zenzinir:

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/J3rhtMtgFjk"frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ilza esses insetos que tem pelos nas asas, os tais Tricópteros, ultrapassam milhares e confesso que só chamo de Caddis porque estão voando sobre o rio. Fora isso estou por fora. :D

Sábado agora capturei um com o Diogo Pedriali em sua primeira visita ao rio Macaé de Cima e era bem pequeno, tipo esses do relato de Seu Odimir. Suas asas em forma de delta ela marrom com manchas e seu abdômen era amarelado, inclusive com que gosto de usar em meu atado quando quero imitar um.

O legal seria tu fotografar um desses insetos e assim podemos, quem sabe, pesquisar e descobrir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O legal seria tu fotografar um desses insetos e assim podemos, quem sabe, pesquisar e descobrir.

Qdo a gente chega bem pertinho ela voa...Como nossa maq fotográfica é antiguíssima e s recursos, só anestesiando a bichinha...Tenho dó. Mas um dia a gente põe umas gotas de vinho numa fruta, e vejamos o resultado :D . Vlw!

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nosso amigo Leandro Vitorino pesca tucas com gafanhoto. E o Vitinhow pesca robalos! :laugh:

Ontem, fim de tarde, tentei por 1:30h um robalinho no fly ( desembarcada). Maré correu mt pouco, água fria, e quase sem ação local. Mas já quase indo embora ( escurecendo em local perigoso) , marido insistiu pra eu dar uns arremessos com pluguinho e molinetinho. Stricke!! Puxou até meu coração pela boca!...Fotografado, liberado; ...mas ficou um "gosto amargo" p não ter saído no fly...Se achar um poste iluminado, atraindo insetos que caiam nágua, arrisco umas flutuantes "debatentes".....Relevem o desabafante desvio ao tópico :giveup:.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Já que falamos em tricópteros, penso que não será demais acrescentar algumas palavras.
Como todos sabemos, o "drag" ou arraste de uma imitação de mosca seca sobre a superfície, é fatal no sentido de comprometer a investida de um peixe, sendo que alguns chegam a refugar a isca no último instante do ataque.
No caso das tricópteras esta situação pode ser vantajosa especialmente quando saídas da vegetação ribeirinha para depositarem seus ovos, saltitam sobre a superfície ou mergulham em direção ao fundo, conforme a espécie.
Pequenos toques na linha que as façam "patinar", imitam esse comportamento durante a deposição de ovos.
Também não é raro que peixes ataquem moscas secas "afogadas" por qualquer motivo.

Outro aspecto que muitas vezes causa certa confusão com as tricópteras é saber se a sua presença ou aparição se deve a uma eclosão ou ao seu retorno a água para depositarem seus ovos, já que se abrigam sob as ramas da vegetação marginal por vários dias e ovipositam várias vezes.
No site de Águas Patagônicas podemos ler uma matéria interessante sobre este tema, que pode ser vista no link abaixo :

http://aguaspatagonicas.com/entomologia/como-pescar-oviposiciones-de-insectos-acuaticos

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que aula....

primeiro de atado, pêlos etc

depois de insetos,moscas,até gafanhoto saiu uma hora...

fico bravo comigo mesmo quando nao prestava atençao nas aulas de biologia do segundo grau...

agora tenho que ficar procurando no wikpedia as fotos dos nomes aqui citados...

cara eu acho que nunca vou conseguir chegar ao conhecimento que voces tem...

é encorajador e frustrante ao mesmo tempo..

vejamos.

Quando comprei a minha primeira vara de fly eu queria colocar uma spinner pra tilapia e pronto

nao pesquei 2x com a dita spinner e ja parti pra comprar uma morsa pra fazer as proprias iscas...

materiais paralelos, moscas horriveis, e se achando o maximo

dai conheço o forum.. GLORIA A DEUS..

Estilete em todas as "monstras" da caixa e vamos que vamos

encomendas do Ebay

cartao de credito bufando

shipito.com cada vez mais rico comigo

melhorou e muito meu atado...

mas nao é o suficiente..

mas tenho embaixo do meu teclado uma lista de coisas que faltam ainda comprar

fica pro mes que vem que esse o cartao inchou muito....

creio que nunca será .. sempre terá tecnicas desconhecidas e novidade

eu agradeço a paciencia e a vontade de repassar conhecimento que voces "MESTRES" tem com os novatos

obrigado mesmo

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.