Ir para conteúdo

Making and Fishing the Bamboo Fly Rod


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Há + de 20a., qdo nem me imaginava casteando (exceto tvz por uma leve fantasia ), vi, numa revista de pesca, artigo sobre varas de bamboo Tonkin, importado do oriente; mas fabricadas por alguém do sul do País; e que teriam encantado os gringos num evento no exterior, onde talvez tenham se sagrado campeãs. Me perguntei por que não se "conseguia" :innocent: umas mudinhas pra se plantar, aqui, esse..."bambuzinho".

Apaixonada por madeira e coisas naturais, lembro ter ouvido ou lido sobre as bamboos o comentário + ou - de que "..ainda estava para ser inventada uma fibra melhor que o bambu natural para as varas...que ganhavam ( além de incomparável beleza) características mágicas...". Não duvido.

E a magia da arte de sua confecção ( especialmente naquele formato sextavado) me parece algo indescritível.

Editado por Ilza
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

A uns 8 anos , consegui umas mudas de Arundinaria Amabilis, foram plantadas em SP, RGS e aqui em Teresópolis. Os bambus cresceram muito mas infelizmente nunca passaram de um diâmetro de uns 2 cm. Não da para fazer varas com eles. Para quem quiser fazer suas varas é melhor usar Madake que se encontra com facilidade em SP, ou que melhor ainda arrumar uma maneira de trazer o bambu dos Estados Unidos – Por falar nisso, se alguém souber como, me avisem – meu estoque esta no fim e não tenho mais quem traga o dito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ilza,

Também li a matéria a que se refere na antiga revista Trofeu.

O autor usou uma plaina convencional ao invés de "block plane"normalmente utilizada no desbaste e acabamento dos strips de bambu.
Também usou pita ao invés de cortiça para construção do cabo (cork grip).
Mas o fato é que construiu uma vara que estimulou muitas pessoas entre as quais me incluo.
Segundo o autor, foi utilizado bambu Tonkin (Arundinaria amabilis), plantado por seu avo em sua propriedade.
Isto pode ser questionável pelas razões expostas pelo Beto Saldanha.
Segundo Wayne Cattanach em seu livro "Handcrafting Bamboo Fly Rods", o bambu Tonkin é cultivado em uma pequena área de apenas 20/30 milhas quadradas nas províncias de Kwangsi e Kwantung as margens do rio Sui na China, local único que propicia o desenvolvimento adequado desta planta para a confecção das estimadas varas de bambu.

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grandes complementos históricos trazidos pelos Mestres Odimir e B. Saldanha.

Marido não gosta muito que eu relembre estes fatos hilários....rs. Mas após alguns anos de casada, ainda não tínhamos carro. Em feriadões e férias, viajávamos de ônibus pra terrinha ( interior e litoral No do RJ). Numa destas, marido deu um pulo em Friburgo ( onde foi visitar parentes), donde chegou na minha terrinha com uns bambus que pareciam de ouro, de tantas recomendações de cuidados para não os machucarmos.

Ainda praticando pesca rústica e simplória, construímos ( sempre ajudei...rs) com eles algumas varas de pesca de praia, que assustavam colegas de costões, pelo que chamavam de "galeio" fácil, com que arremessavam iscas artificiais, etc. Pra trazê-los p/ SP, tivemos de cerrá-los. Mas na remontagem com encaixes padrão, perdeu a gostosa "ação". Depois surgiu até varinha bamboo/bait , curiosamente efetiva, até acidentar-se. Ainda estávamos na pré-história da pesca...kkk

Na época em que conhecemos o Artigo da revista sobre montagem das varas de fly, ficamos intrigados...e boquiabertos. De repente, um dia, se realizar sonho de mudar do micro-apertamento para uma casa térrea, quem sabe não nos informaremos mais à respeito pra arriscar "lascar" uns "bambuzinhos"? rs . Sequer dominamos as ferramentas citadas por M. Odimir e as fases do processo. Mas sem dúvida é arte fascinante .

Qto à citada falta de condições brasileiras para cultivo e desenvolvimento de bambus de qualidade aproveitável às flyrods, pensamos que, com os conhecimentos hoje existentes em botânica , talvez seja apenas uma questão de real vontade, pesquisa e implementação com tenacidade criar as condições para. ;)

Sabia dos elogiáveis trabalhos de montadores ( há um adjetivo específico, que me foge) Dilvo e Beto Saldanha ( perdoem-me os que eu tiver esquecido) . Falta de censo :frusty: não imaginar que Sir Odimir também já teria surfado nesta praia, com aquele..."padrãozinho :graduado: " tão conhecido... :mestre:

Não sei se já temos um subfórum "Rodbuilders" ou "Bricolagens" ( mais geral), diferenciado em "travessuras em geral" e "Rodbuilders". Talvez fosse interessante, por concentrar informes relativos. Saber fazer a ppia vara, a ppia linha ( Rubens Gorbem tem excelente artigo, que não compreendemos de todo, sobre linhas de seda, acho), e as ppias ferramentas, é algo mágico!, pensamos em família.

abç.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
  • Mosqueiro

Gde Beto,

No momento seria impossível por todos os motivos; mas quem sabe no futuro ? Pelo que, os "links" já foram pra "pastinha específica" .

Vlw ! :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A Universidade Federal de Santa Catarina tem projetos e área de manejo rural para o cultivo de bambu em território nacional.

Talvez fosse interessante se eles tivessem algumas mudas de bambu Tonkin para manejo e aprendizado...

http://fazenda.ufsc.br/descricao-fisica/areas-didaticas-experimentais/silvicultura/bambu/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pela quantidade de trabalhos científicos sobre bambu, inclusive nas universidades brasileiras, a conferir no final deste link; parece que o bambu está despertando grande interesse nas industrias, desde a produção de laminados de madeira e móveis, até na alimentação e produção de energia...

Uma pena que o Tonkin seja de tão difícil manejo, as industrias acabam se interessando pela maior viabilidade financeira e facilidade de manejo...

http://uenf.br/pos-graduacao/gmp/files/2014/05/Tese-MS-Andressa-Leal-Generoso.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

SE NÃO ME ENGANO O NOME DO RAPAZ QUE MONTOU A VARA LÁ NO SUL CHAMA KAKO E O CABO ERA DE IPÉ ROXO. :hum:

Lembro vagamente de elogios também ao cabo; embora me fuja o detalhe.

Os links trazidos pelo Rinaldo reforçam minha hipótese dos avanços científicos , pelos quais, " havendo interesse ", pode-se criar as condições necessárias ao cultivo do Tonkin Br , com a qualidade do oriental; ainda que demande selecionar regiões e, mesmo nestas, intervir. :hum:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Quem sabe tudo sobre a vara do Caco Fleck é o Tinho Kessler ( sobrinho do dito) - foi feita com um bambu que ninguem sabe ao certo qual seja. Estive com esta vara nas mãos - não era nenhuma Brastemp mas dava para pescar. Quanto a plantar Arundinaria Amabis acho que seja esforço inutil - isto ja foi tentado em várias partes do mundo com resultados bem ruinzinhos. Melhor usar Madake, como fazem o Gregório e o Dilvo. Madake é o bambu mais comum no japão e o preferido por muitos fazedores de varas por aquelas bandas.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Interessante o vídeo mesmo Mestre.

Recordo que em 2009, tive a satisfação de experimentar algumas varas confeccionadas ( se não me engano ), pelo senhor mesmo.

Se atar uma mosquinha e com ela ficar tão realizado de poder pegar alguma coisa, quem dirá construir a própria vara. :book:

Quem sabe um dia...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muitos de nós nem se imaginavam casteando, e os "Mestres Odimir e Beto" já estavam, a tanto, envolvidos com a produção das Bamboos :ohmy::blush: ; ora enriquecendo-nos , ambos, com gdes esclarecimentos relativos. :mestre:

Nem tudo compreendi ; mas copiei todos os textos para qdo for mais oportuno; qdo se somarão a outros informes sobre o tema. . O conj. dos tópicos listados; cada um deles e seus conteúdos certamente demandaram tempo, esforço e gde auto-doação ou generosidade . Ganham o Fórum e todos com desejo de aprender

Nossa profunda gratidão e reconhecimento, Mestre Beto. :mestre:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu faço a minha parte. Eu honro a tradição dos fazedores de varas de bamboo pescando com uma vara de bamboo feita pelo Beto Saldanha.

Também tenho honrado a receita de "rilletes" dele mas isso é outra história

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu faço a minha parte. Eu honro a tradição dos fazedores de varas de bamboo pescando com uma vara de bamboo feita pelo Beto Saldanha.

Também tenho honrado a receita de "rilletes" dele mas isso é outra história

2x :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu faço a minha parte. Eu honro a tradição dos fazedores de varas de bamboo pescando com uma vara de bamboo feita pelo Beto Saldanha.

Também tenho honrado a receita de "rilletes" dele mas isso é outra história

Patagônia 2016 com a vara de bambu do Beto Saldanha modelo Macaé de Cima Especial. :pipe:

Só peço licença para pescar algumas vezes com minhas Tenkaras. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Odimir que vídeo a inda mais na pesca tradicional, gostei.

Grande Fausto você sabe que admiro muito os seus arremessos, chego a parar de pesca para ver você arremessando fico no paraíso.

Um amigo na região da patagônia. smiley-shocked016.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu também tenho as minhas, #4 Macaé de Cima Especial e #7 personalizada, não tenho palavras para descrever o que essas varinhas mudaram em minha maneira de encarar cada pescaria.

Para mim é quase como se eu tivesse uma Ferrari para passear nos finais de semana, essa é a sensação que tenho quando pesco com minhas joinhas..,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.