Ir para conteúdo

[INTERCÂMBIO] Moscas Parachutes [lista fechada]


Postagens Recomendadas

  • Administrador

As asas não são nada simples e achei que a montagem ficou muito tosca. A cauda é desajeitada e não gostei. Daí em diante já achei que é muita complicação para um atado tão simples.

Nesse caso prefiro atar logo uma Royal Wulff. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Atar uma Royal Wulff em anzol 14 é ainda mais complicado, tem que dividir o abdômen em 3 partes (pavão-floss-pavão), reforçar com arame de cobre e depois fazer um colar duplo (grizzly e marrom) atrás (mais um pedaço do abdômen) e na frente da asa, e ainda tem que sobrar espaço pra fazer a cabeça. :blink:

Bom, de qualquer maneira, não é essa receita que vamos atar né? Então vamos deixar quieto. :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Se eu atar algumas Royals será em anzol #12. Mas Te digo que não é uma mosca que me impressiona, mesmo sabendo que impressiona as trutas. Prefiro muito mais pescar com Humpy. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Humpy também tem a mesma "asa" (mesmo tipo) a diferença é o material e sinceramente não sei dizer qual deles é mais difícil. :hum:

Adoro Royal Wulff! :) Impressionam até lambari, os danadinhos quase que engasgam:

Lambari%2B2.JPG

:happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Para atar bem uma Humpy o atador tem que observar muito bem as medidas para não criar um monstrinho. Se errar na cauda, erra na medida do pêlo de Elk Hair e se erra essa medida, erra no tamanho das asas. O pior e que mesmo errando essa danada pega muitas trutas. :D

Para mim, por não enxergar bem, a Humpy se destaca muito em águas rápidas em comparação com a Royal Wulff, mas ambas são "matadeiras" de primeira na Patagônia. :okok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fui desviar o tema do tópico, olha no que deu. :blush: Se quiser poder me moderar Boss. :p

Mas vamos lá... :D

Quando fiz o passo a passo da Humpy peguei uma boa dica, toma-se como medida para a cauda o comprimento da haste, depois pra medir o pelo das asas, o comprimento é novamente a haste + a cauda. Na prática, duas vezes o comprimento da haste. ;)

Mas voltando pro tópico... Seria melhor então que pelo menos cada um informe a cor que vai atar, pois se seguirmos fielmente a receita, pelo menos teremos um elemento de diferenciação. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vamos dar um tempo para a lista crescer e depois que fechar mando MP para os participantes de modo que as cores e materiais usados sejam diferentes. Muitas vezes uma simples troca de cor do abdômen faz uma bela diferenciação, sem precisar mudar de material. Isso sem falar na cauda e no Hackle, poste e tórax.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

(Fausto estou conhecendo esta foto do Avatar, é muito legal não acha?)

As moscas Parachutes já estão prontas, aqui algumas fotos.

DSC01445_zpsodhega21.jpg

DSC01443_zpsubrbfr9a.jpg

DSC01444_zps1klptnra.jpg

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Atar uma Royal Wulff em anzol 14 é ainda mais complicado, tem que dividir o abdômen em 3 partes (pavão-floss-pavão), reforçar com arame de cobre e depois fazer um colar duplo (grizzly e marrom) atrás (mais um pedaço do abdômen) e na frente da asa, e ainda tem que sobrar espaço pra fazer a cabeça. :blink:

É muito mais simples do que está descrevendo. O abdômen pode ser feito de uma vez só, sem fio de cobre e usando a técnica trançando a linha de atado com as fibras da pena de pavão. Essa técnica basicamente trava as fibras trançadas e fica muito resistente. Não é necessário dividir o abdômen em três segmentos, basta finalizar o atado da mosca e simplesmente atar um cinturão de floss vermelho sobre o abdômen, vi num vídeo do YouTube é fica perfeito, e melhor, pois não fica estrangulado entre as duas montagens com Peacock Herl. Quanto ao colar dupla com penas Grissly e marrom fica lindo e enche muito bem o tórax. Esse assunto está me motivando em atar essa mosca, que não me agrada tanto assim. :D

Tentei...

O resultado foi os 3 monstrinhos da foto.

Vou praticar... e na próxima quem sabe...

Edson tu achas que eu também não passei por isso? Comigo foi pior meu amigo, a informação era dita como "secreta" em muitos meios virtuais. O fórum Mosqueiros do Rio foi criado com a finalidade de acabar com isso (quem dera), e mesmo eu (o tal do Administrador) não sendo um atador profissional para informar melhor, temos um grupo de amigos que aprendeu e faz questão de informar para acabar com essa "palhaçada" de manter a informação em segredo. Veja que tal atitude é muito agressiva e você pode até mesmo não ver assim, mas é.

No teu atado vejo as fibras do hackle muito longas para o tamanho do anzol, bem como mal arrumadas e logo você vai melhorar isso. :ok:

Veja nesse passo a passo a técnica usada pelo Charlie Craven usa para montar o poste da Parachute e para prender a pena de hackle.

DSCN5771.jpg

DSCN5775.jpg

O poste não é curto e a pena do hackle é presa no poste de modo a aumentar sua rigidez. Esse procedimento facilita enrolar o hackle em volta do poste que começa a ser enrolado de cima para baixo.

DSCN5783.jpg

Essa técnica é usada aqui também:

http://www.charliesflyboxinc.com/flybox/print.cfm?parentID=32

DSC04349.JPG

DSC04355.JPG

Se você não tem um hackle gauge pode medir o comprimento das cerdas da pena observando essa imagem.

Parachute-Porportions.jpg

Veja que o comprimento das cerdas é basicamente o comprimento do abdômen mais 1 mm. Outra forma bem legal para medir qual a pena que usará para o hackle é circular ele no eixo da haste do anzol e as cerdas são do tamanho do GAP do anzol ou pouco maior.

Na imagem abaixo a ferramenta hackle gauge mostra que essa pena é adequada para atar o poste de uma parachute em anzol #14.

gauge.jpg

Outra maneira de fazer essa medida é usar o próprio anzol como gabarito, basta colocar a haste do hackle vertical rente a farpa do anzol e medir o comprimento das fibras, de modo que sejam longas o bastante para chegarem próximas do olho do anzol e não sobre o olho do anzol. Achou uma pena assim, achou a pena adequada para enrolar no poste da Parachute. :ok:

14Whiting100b.jpg

Na foto a haste do hackle não está absolutamente vertical, nem tão pouco absolutamente nobre a farpa do anzol, mas já é o bastante para ter ideia do que estou me referindo. A questão agora é você encontrar aqui no Brasil alguém que lhe venda as penas de modo que possa montar suas Parachutes de forma proporcional, mas aí é outra história... :happy:

Tirando um cape Grizzly que tenho comprado aqui, todos os demais vieram por eBay, mas aí também é outra história e querendo correr o risco te explico como comprar. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Obrigado pelos comentários, tentarei seguir as dicas e vou tentar novamente.

Os materiais que utilizei, não sei se corretos, foram:

Anzol - DRY FLY HOOK, MUSTAD 16 (80000BR);

Linha - ULTRA THREAD 70 (UTC) marrom;

Penas pescoço (HACKLE) -Marron e GRIZZLY (OLIVA);

GOOSE BIOT MARROM (comprei muito deteriorados parecem podres) usarei outras, e

para ASA Fibra Sintética Branca.

Vou atar outras, sem cerveja, he he, e seguindo as dicas.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É muito mais simples do que está descrevendo. O abdômen pode ser feito de uma vez só, sem fio de cobre e usando a técnica trançando a linha de atado com as fibras da pena de pavão. Essa técnica basicamente trava as fibras trançadas e fica muito resistente. Não é necessário dividir o abdômen em três segmentos, basta finalizar o atado da mosca e simplesmente atar um cinturão de floss vermelho sobre o abdômen, vi num vídeo do YouTube é fica perfeito, e melhor, pois não fica estrangulado entre as duas montagens com Peacock Herl. Quanto ao colar dupla com penas Grissly e marrom fica lindo e enche muito bem o tórax. Esse assunto está me motivando em atar essa mosca, que não me agrada tanto assim. :D

É, variantes são sempre mais fáceis e práticas. :whistle:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pode colocar meu nome aí vou atar uma parachute em anzol #22 ou #24 :eek:, tô precisando voltar a atar.

A foto do avatar ficou muito bonita Fausto, Marcelo mandou bem :ok:

Deixa dilso, para com wilso! :D

Anzol #14 ou #16. :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É isto ai Fausto, depois de atar umas mil, ata ate no anzol 22 e se torna pratico de atar moscas pequenas.

Esta menor é uma 18 que esta na caixa das miúdas moscas.

Com hastes longo fica mais fácil de atar moscas minúsculas.

A primeira é no anzol 18 e na segunda é anzol 16.

DSC01447_zpswaqilgvr.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Só com uma fibra de cada lado segurando? acho que não dá conta de equilibrar isso... além do que é dois arremessos e a cauda foi pro beleléu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Assisti esse vídeo quando saiu e não gostei mesmo, esse poste com cola é um exagero e desnecessário, parece que o pessoal não tem mais o que inventar. :dry:

Complicar o que não tem que complicar... :ko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu até acho que ajuda quem não tem muita intimidade com a linha de atado, mas não sei muito bem se fica boa... a gente pode tentar, não custa nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo chara mesmo com duas haste de pena como calda o que vai equilibrar é a pena Hackle envolta do post. :yes:

Assim a formiga parachute não iria ficar reta na superfície, não acha.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Quem será.

Os atadores que começar a atar este é o momento de contribuir e praticar o atado. wiggle.gif

Quem, quem vai ter a vontade de fechar Intercâmbio de moscas e praticar.

Fomos lá. rolleyes.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A lista de participantes desse intercâmbio será fechada segunda feira de manhã dia 3 de agosto. :ok:

Até dia 3 de setembro podem enviar as moscas para mim.

Fausto Parreira Pinto

Rua Barão de Vassouras, 30-401

Bairro: Andaraí

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20.541-118

Como são moscas Parachutes terão que ser devidamente embaladas para não amassar no transporte. Não confiem em nosso "magnífico" sistrema de correio e embalem dentro que uma pequena caixa plástica como, por exemplo, um tubo de SORINE, que vai caber todas as moscas.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Senhores a lista está fechada. :)

São 11 atadores e sendo assim cada um terá que enviar para mim 13 moscas Parachutes seguindo a mesma receita. De hoje até o dia 3 de setembro preciso ter as moscas comigo. Se alguém ainda tiver algum tipo de dúvida quanto ao atado dessa receita é só postar aqui e vamos ajudar no que for possível. O importante é essa troca de experiências e informações. :ok:

Cazes e Brandileone temos que nos reunir para atar as moscas desse intercâmbio. :okok:

Jost confirma seu nome na lista? :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O cara não consegue nem tomar café da manhã em paz e lá vem mais um atazanar a vida com essa história de mosca seca... te contá, viu?

Pode deixar meu nome... :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Fausto, fui sentar agora para começar as parachutes e descobri que bisonhei feio na hora de trazer os anzóis para o Rio e não tenho nenhum anzol de dry comigo... só anzol de arame grosso para wets e ninfas... :bag:

Acho melhor tirar o meu nome.

Foi mal a idiotice... :facepalm:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.