Ir para conteúdo

Viajamos para Coyhaique em outubro


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Olá pessoal,

É com muita alegria e satisfação que me assento outra vez em meu escritório para descrever mais esta viajem que fizemos em busca das grandes trutas chilenas.

Tudo começou quando eu e meu cunhado Clóvis estávamos à beira-mar em janeiro de 2014.

Entre uma taça de vinho e outra, recordávamos as aventuras vividas nos anos anteriores naquela region de Aysen, Chile.

Não deu outra. Decidimos que iríamos novamente sentir as maravilhosas emoções de passar alguns dias aos pés daquelas montanhas cobertas de neve com uma vista particular para o tão bonito lago Mysterioso.

No mesmo momento me lembrei do amigo Odimir, que já fazia muito tempo que não pescávamos juntos. Inclusive o Clóvis também estava curioso por conhecê-lo, já que ele utiliza a morsa fabricada pelo Odimir.

Uau! Quando ficou decidido - pronto! Já começou aquela gostosa ansiedade. Coisa boa é ficar naquela expectativa do "antes"!!

Apesar dos muitos problemas que a vida nos apresenta, pelo menos tendo uma coisa boa marcada para acontecer; já fica tranquilo!

É claro que qualquer viagem marcada inclusive em companhia da esposa e amigos é sempre muito bom. Sem dúvidas.

Porém, agora estamos falando de pescar com amigos. De passar alguns dias totalmente desprendidos, esquecendo de tudo. Voltando a brincar como criança. Brincar de acertar a mosca no cantinho. De vencer o vento. De se equilibrar no barco mesmo com neve e vento. E por aí afora!

Bem, o tempo passou e chegou a hora! Aeroporto de Guarulhos, lá fomos nós!

Lá mesmo nos encontramos com o Odimir e o Luiz Sérgio, seu amigo de pescarias.

Depois iríamos confirmar claro, quão bacana ele também é. Mosqueiro aplicado sô. Sabe das coisas que só vendo! Brincalhão, bacana. Bom, amigo do Odimir só podia dar nisso não é mesmo?

Pousamos em Santiago e já seguimos prá onde? Prá onde? Quem adivinha?

Bidú:

Pro Fly shop. Ir lá sem ir ao Flyshop é bobeira!

DSC07648_zps6c55cd62.jpg

DSC02867_zps5cb6c64e.jpg

DSC02887_zps69bf53d0.jpg

DSC02885_zpsdfbf6fa0.jpg

DSC07649_zpsf7878407.jpg

Bom, depois seguimos para uma deliciosa “cena”, seguindo aos conselhos do mais experiente do grupo (Odimir), fomos a um restaurante comer peixe acompanhado de um bom vinho Nacional kkk.

Conversa vai, conversa vem, escolhemos um vinho para celebrarmos. Celebrar é sempre preciso.

....Tim, tim.....”que esses sejam os nossos piores momentos”, a famosa frase já patenteada rsrs...

DSC02875_zpsa6fae395.jpg

DSC02877_zps6ed6e604.jpg

No outro dia voamos para Balmaceda. Seguimos para Coyaique de camionete onde passeamos um pouco para apresentar a cidade ao novo amigo Sérgio, que ainda não conhecia a cidade. À tardezinha já estávamos instalados no Rodeo Los Palos.

Coyaique:

DSC02891_zps00874cfa.jpg

DSCN1065_zps8fb54c31.jpg

Ali vento, neve, lareira, vinho tinto seco, buena comida e trutas foram o que se seguiram nos próximos dias hehehe.

DSC00422_zps4a1b2e2f.jpg

DSC07623_zps4b5ee674.jpg

DSCN1116_zps1a8508ce.jpg

DSC07621_zps4e519253.jpg

DSCN1110_zpsaac5afcd.jpg

DSCN1109_zpsa1b3f9be.jpg

DSC07619_zps3ff85e7b.jpg

DSC00392_zps21100519.jpg

DSC00391_zps4bcf3b14.jpg

DSC00379_zpse3a34418.jpg

DSC00372_zps24d186e2.jpg

DSC00372_zps24d186e2.jpg

DSC00361_zps0f5bdc77.jpg

DSC07597_zps4151945b.jpg

Logo pela manhã seguimos Clóvis e eu para o lago Los Juncos pescar trutas com gammarus artificiais (scuds).

Sempre pescamos trutas nesse lago com as famosas chernobyls. Porém o nosso amigo Julio nos sugeriu irmos prá lá com scuds, e assim foi feito.

Arremessar o gammarus à margem, junto às pedras. Aguardar um tico que se “ela” estiver por perto, nhactch. E foi o primeiro nhactch no visual mesmo meu!

Nessa primeira manhã pesquei a primeira uma linda arco-iris, seguidas de três marrons. Todas com scuds meu!

Veja que beleza!

DSC02894_zpsab038538.jpg

DSC02895_zps121e0e4a.jpg

DSC02898_zps95a61c95.jpg

DSC02907_zps9d88d515.jpg

DSC02908_zps112fe090.jpg

À tarde pesquei duas trutas com ninfa de dragon fly.

DSC02920_zps0dde8e5e.jpg

DSC02910_zpsb8a785ea.jpg

Parecia um sonho, como sempre.

Quando voltamos das nossas pescarias para nossas casas, parece mentira que tudo acontecera. Que fomos tão longe. Que vimos tudo aquilo. Que as trutas pegaram, brigaram. Que tiramos fotos. Que bebemos muito vinho. Que fizemos inúmeros tins-tins. Que enfim festejamos a vida!

Isso é pescar. Para mim, pescar é viver intensamente. O tempo voa!! Quando menos se espera bau bau. Já estamos em casa de volta à rotina, e querendo agendar uma próxima...

SEGUNDO DIA:

Como o nosso amigo Odimir já disse em outro relato, as trutas estavam meio arredias aos gammarus artificiais.

Assim sendo, decidi pescar durante todo o segundo dia com uma linha S.Tip, devido aos fortíssimos ventos, junto com o guia Alejandro.

Nesse método, pesquei seis trutas. Uma arco-iris com a mosca zonker na cor black. Tres trutas marrons de bons tamanhos, sendo uma que mediu 60 cm.

Uma marron com a mosca wolly bugger oliva arremessando no visual. Acompanhou a mosca como acompanharia o gammarus.

À tarde pesquei duas marrons com a mesma mosca acima, porém no fundo do lago.

PA113303_zps00d45dc7.jpg

DSC02922_zpsfe828a97.jpg

DSC07636_zps4e44d60a.jpg

TERCEIRO DIA:

Amanheceu caindo neve pra variar rsrsrs. Nesse dia pesquei sozinho com o guia Andre

Entretanto o italiano aqui é teimoso. Pensa num caboclo teimoso. Pensou? Então multiplica por dois, três. Esse cara aí sou eu kkkkk. Teimoso que nem uma porteira véia, como dizia o meu avô.

Botei na cabeça que as trutas gostavam sempre de gammarus, e que elas teriam que morder prá valer. Por que não oras?

Então fui persistente.

Apresentei o gammarus até dizer “chega” . Bom, e elas morderam? Bem, morderam menos do que morderam noutras vezes, mas morderam um pouco, e valeu a pena.

Saimos pela manhà no Lago Mysterioso e já falei pro André. Tem que ser com gammarus, mesmo que pegue menos tá?

Beleza, vamos nessa.

Ao apresentar um gammarus pela manhã uma baita duma bichona começou a seguir a minha mosca.

O meu coração foi a mil. Dois mil.

Pernas bambas, recolhendo bem devagar. Pábuf! Tá ferrada!

Vai bichona, briga aí sua lazarenta duma figa! Faz o papai aqui rir feito bobo vai?.....yyyyésss!

“Atento, tipetreséquix hãã?” me alertava o André. Dá-lhedá-lhe bitela! Briga aí. Foram horas e horas de vôo, de carro, etc. para poder sentir você dobrar la mia canha. Então vai! Dobra e puxa sua ordinária!

63 cm de belezura. Tudo bem, que na foto prá mostrar a beleza dela, está mais aproximada. Mas, pegue uma régua e meça: 63 cm de pura marron. Rãããnnnhhh, taí.

É boa, é muito boa. É grande!

PA113295_zps6b824fb9.jpg

A outra:

DSC07611_zps3143073a.jpg

DSC07614_zpsb66b6e47.jpg

Ansiedade totalmente dominada. Sentimento de vitória. Diversas sensações que fazem a gente ter motivação pra pescar. Dormiu zzzzz.....

E era só alegria. Eram na hora do almoço com as piadas do Clóvão, as brincadeiras do Sérgio. As tiradas sorrateiras do mestre Odimir. Até vinho ele bebeu!! E brindou com a gente: Ele que nem bebe, não resistiu à nossa alegria contagiante.

Odimir e sua bela truta-macho. Vento gelado da cachorra né Odimir?

PA133311_zps79c9158e.jpg

E mais fotos dos meus amigos:

x036_zpsdafc58e1.jpg

DSC02892_zps03efd74b.jpg

DSC00301_zps1b9972fa.jpg

DSC00301_zps1b9972fa.jpg

x104_zps8adcef33.jpg

x102_zps9127c458.jpg

DSC07626_zps0ab298bf.jpg

Guia Tapia:

DSC00429_zps65eb5e64.jpg

x060_zps9065e161.jpg

x059_zps83ede4c7.jpg

x057_zpsb895cdac.jpg

x056_zps3460c2dd.jpg

x053_zps83357783.jpg

x050_zps8ee707e4.jpg

x043_zps30d1ae7e.jpg

Vou ter que abrandar por aqui e mostrar bastante fotografias, senão não vou parar de relatar e postar fotos.

QUARTO DIA:

Saimos com o Julio Meyer tranquilos. Eu fui somente com scuds. Seja o que Deus (digo, as trutas) quiser.

Vimos muitos peixes às margens do lago, porém nada queriam com as moscas. Foi quando o mestre Odimir nos explicou que no caso, com a temperatura de 7 graus celsius, as trutas se alimentam a cada 24 horas. Já com 14 graus celsius, alimentam-se a cada quatro horas.

Tudo bem, já estávamos pescados e cheios de tanta neve, vinho, vento.

E assim retornamos no quinto dia para Santiago.

Até uma próxima!

Abraços a todos.

Editado por Mário Cardin
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bela truta esta.O Nino diz que elas desovam no arroio da entrada do lago,mas acho que estas grandes não tem como entrar naquele arroio.Talvez as pequenas entrem e possam desovar,uma vez que la sempre tem juvenis.Veja que curioso,está da sua foto está desovando,e só com o fato de você estár a segurando,ela já está eliminando ovas,mas estão no meio do lago e se alimentando.Uma truta deste porte em época de desova não comeria,só afugentaria os invasores de seu território de desova e estaria em algum rio e não no meio do lago.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Nota 1000!!! Peixes lindos, em tamanho, cores, cenário, sem palavras!!!

Parabéns pela pescaria!!! São relatos e fotos como estas que alimentam ainda mais o desejo de ir atráz destas trutas marrons!!

Muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Luciano,

Muitas trutas que pescamos tanto neste ano, como nos anos anteriores, nessa mesma época, sairam desovando nas fotografias.

ANO DE 2012:

DSCN0026_zps83ccd0bd.jpg

Repare o meu dedo tampando o orificio da truta, aconselhado pelo Julio. Muitas fotos se voce notar tem o meu dedo lá.

DSCN8310_zps50d72d97.jpg

É comum ocorrer isto lá nessa época.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

No lago misterioso as trutas arco-íris começaram a completar seu ciclo,e como não se reproduziram,estão desaparecendo.O mesmo não acontece com as marrõns ,que tem de todo tamanho no lago,e no arroio tem umas pequenas.Mas acho mesmo que estas grandes,não tem como desovar,apesar de estarem biologicamente aptas pra isso.Este lago além de misterioso e maguinifico.O vento,e uma constante em toda a região e quando combina o frio,aí fica difícil,mas quando pegamos um fim de tarde com pouco vento e estas trutas pegando no chernobil,vale tudo compensar.

Fiquei com muita vontade de fazer uma caminhada ao rio Norte,que fica a uns 4 Km de caminhada ali do lago.Todos dizem que o rio e muito pouco pescado e que tem trutas de bom porte e água muito cristalina,e ainda daria pra aproveitar e pescar no lago,no retorno e no horário mais produtivo,de fim da tarde.

Outro local próximo que da pra fazer o mesmo,seria ir pela manhã e tarde a rio Nihuau(acho que e assim que se escreve)que fica a uns 20/30km no máximo e retornar pra pescar no lago no fim de tarde.Este rio também e maguinifico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Outro local próximo que da pra fazer o mesmo,seria ir pela manhã e tarde a rio Nihuau(acho que e assim que se escreve)que fica a uns 20/30km no máximo e retornar pra pescar no lago no fim de tarde.Este rio também e maguinifico.

:):):)

Luciano,

O nome do rio é Ñirehuao que também empresta o nome à região na qual se localiza os lagos Misterioso, Loguno e Los Juncos, conhecida como Alto Ñirehuao.

Abração

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Grande Mario,

Muito obrigado por ter relatado nossa aventura de maneira brilhante e emoldurada por lindas fotos e comentários !
Apesar do clima inclemente, fizemos boas capturas que bem atestam a riqueza e o potencial pesqueiro destas águas patagônicas.
Contudo, para mim o mais importante foi desfrutar da tua amizade e da tua companhia como também dos companheiros Clóvis e Luiz Sérgio.
Foram momentos felizes de muita tranquilidade, harmonia, emoções e permanente alegria !
Estes momentos não tem preço e por mais que escreva não tenho como agradecer !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Mário,

Meu bom amigo, você é pura emoção!

Sua narrativa e as fotos fizeram-me viajar novamente ao Misterioso, sentir o vento cortante e a força das grandes trutas de coloração ímpar.

Parabéns a todo o grupo!

Um abraço a todos.

Luiz

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grande Odimir,

Obrigado pela sinceridade.

A recíproca é verdadeira.

Eu gosto muito de viajar em sua companhia, pois além de ser divertido, sempre aprendo muito com voce.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grande Luiz,

Valeu pelo sincero comentário.

Algumas fotos ficaram mais coloridas por terem sido tiradas quando o tempo estava bem limpo.

Estou sem boné ou chapéu, mas somente eu e Deus sabemos quão cortante e frio estavam os ventos brrrrrr.

ô lugar prá fazer frio sô!

Saudades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Opa só hoje tive tempo para ficar online e ler com calma esse relato. :ok:

Um relato de dar inveja (boa é claro) em qualquer um para um dia pescar no Chile. Fiquei impressionado como estão bem agasalhados e o frio foi forte mesmo. Muito bacana ver o grupo e imaginar os bons momentos que tiveram nessa trip. Pelas fotos todos tiveram boas capturas e fico animado também em um dia fazer uma pescaria dessas.

Bela truta! :okok:

PA113295_zps6b824fb9.jpg

Muito bacana essa foto. :ok:

DSC02914_zpsda4eacc9.jpg

Rostos novos para mim, quem são?

DSC02892_zps03efd74b.jpg

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ola Fausto,

Da esquerda é o Julio Meyer, dono do Rodeo Los Palos.

O da direita como falei no relato é o Clóvis meu cunhado e grande parceiro de pescarias. Porém ele não se adastrou ainda aqui no fórum.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ni-ré-hu-ao muito obrigado pela correção sr Odimir.Não vou me esquecer como se escreve o nome de um dos lugares onde habitam algumas de minhas boas lembranças.

Realmente estão todos de parabéns pelas fotos e momentos vividos.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ni-ré-hu-ao muito obrigado pela correção sr Odimir.Não vou me esquecer como se escreve o nome de um dos lugares onde habitam algumas de minhas boas lembranças.

Realmente estão todos de parabéns pelas fotos e momentos vividos.

Luciano,

Escreve-se Ñirehuao e se lê Nhirehuao...

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom! Trutas gordas, saudaveis e lindas! Pescaria de qualidade, fiquei muito curioso com a regiao, nao tenho duvida tratar-se de mais um dos ultimos paraisos na terra!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Meu amigo Mario; parabéns pelo relato e pela aventura! Esta virando residente no misterioso!!! Abraço

Caro amigo Orzil.

Você me ajudou demais a conhecer aquela beleza!!!

Para mim é motivo de alegria ver uma resposta sua em meu post.

Como já disse outrora por aqui, você foi um grande amigo quando me repassou tudo sobre aquele paraíso. Essas

Coisas a gente nunca esquece. Guardamos conosco.

Um grande abraço do seu amigo,

Mario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Patrono

Caro Mario e amigos, que belíssima aventura!!

Lindas paisagens, peixes e bons amigos.

Querer mais o que?

Abraçao

Uma maravilha Gui. Quando estamos pescando nem parece verdade.....Depois que vemos as fotos, ficamos admirando.

Feliz 2015 a voce e a sua família.

Um grande abraço.

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

Sensacional...Com uma turma dessas em um local desses, não poderia ser diferente...

Ainda pego a minha marron :D

Parabéns a todos, aquele abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sensacional...Com uma turma dessas em um local desses, não poderia ser diferente...

Ainda pego a minha marron :D

Parabéns a todos, aquele abraço!

Almeida,

Você vai pegar a sua marrom, eu tenho certeza disso.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Quele beleza!!

Fazia tempo que não lia os relatos dos amigos.

Assim só aumenta a vontade de que abril chegue logo... rsrsrs

Vou ter que colocar o chile na minha lista de pescarias futuras... muito bacana!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Patrono

Sensacional...Com uma turma dessas em um local desses, não poderia ser diferente...

Ainda pego a minha marron :D

Parabéns a todos, aquele abraço!

Grande Aulo,

Acredite, você vai adorar pegar as marromzonas. Uma delicia!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Quele beleza!!

Fazia tempo que não lia os relatos dos amigos.

Assim só aumenta a vontade de que abril chegue logo... rsrsrs

Vou ter que colocar o chile na minha lista de pescarias futuras... muito bacana!!

p

Isso mesmo Luis Gustavo, coloque mesmo essa pescaria no seu currículum peixis rsrsrs. Você vai gostar, eu garanto!!!

Editado por Mário Cardin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.